Vous êtes sur la page 1sur 18

Unidade V MEDIO DE NVEL

O nvel uma varivel importante na indstria, no somente para a operao do prprio processo, como tambm para fins de clculo de custo e de inventrio. Costuma-se definir nvel como sendo a altura do contedo (lquido ou slido) de um reservatrio. Sua medio, apesar de relativamente simples, s vezes requer artifcios e tcnicas apuradas. Os sistemas de medio de nvel variam em complexidade desde simples visores para leituras locais at indicao remota, registro ou controle automtico. A unidade de nvel usual o metro (m). Este captulo explora conceitos tipos de medidores e processos de medio utilizados no ambiente industrial.

5.1

Princpios da medio de nvel

A medio do nvel de um reservatrio tem por objetivo de manter esta varivel em um valor fixo, ou entre dois limites determinados ou, ainda, conhecer o estoque (volume ou massa) do fluido em questo. A ao on/off de comutao normalmente usada para iniciar ou parar um processo, ou acionar dispositivos de alarme e de proteo (transbordamento ou esvaziamento), em conjunto com o equipamento de medio contnua. Existem muitas maneiras de se medir o nvel, as quais, por sua vez, requerem diferentes tecnologias e dados. Por exemplo, pode-se determinar o nvel a partir da presso do fundo de um tanque, desde que a densidade seja conhecida (permanea constante). Em geral, nos processos industriais, so usados dois mtodos de medio: Medio direta realizada tendo como referncia a posio do plano superior da substncia medida, utilizando rguas, visores de nvel, flutuadores etc. Medio indireta em que o nvel determinado em funo de uma outra varivel, por exemplo, empuxo, presso, capacitncia e peso. Um sistema de medio de nvel consiste basicamente num sensor e um instrumento para condicionamento do sinal. Na medio contnua, o nvel detectado convertido em um sinal a ele proporcional. Dispositivos baseados em microprocessador podem indicar o nvel ou deduzir o volume, se for conhecido o formato do tanque. Na medio descontnua os medidores fornecem indicao apenas quando o nvel atinge certos pontos desejados. 5.2 Medio direta

a medio que toma como referncia (nvel 0) a posio do plano superior do reservatrio que contm a substncia cujo nvel est sendo medido. 5.2.1 Medidor tipo rgua (fita ou gabarito) um instrumento simples e de baixo custo que fornece medidas instantneas. Uma rgua graduada com comprimento adequado introduzida no reservatrio, normalmente atravs de um mecanismo de prumo (Figura 5.1). A determinao do nvel se d atravs da leitura direta do comprimento marcado na rgua, pelo lquido. A graduao da rgua, feita a uma temperatura de referncia, pode ser em unidades de comprimento, volume ou massa.

Rgua ou fita graduada

Figura 5.1 Medidor tipo rgua (com mecanismo de prumo).

5.2.2 Visores de nvel Estes instrumentos aplicam o princpio dos vasos comunicantes. Um tubo de vidro especial, transparente, colocado a partir da base do reservatrio at o seu ponto mais alto, permitindo a leitura precisa do nvel do lquido (escala graduada), mesmo para altas presses (tanques fechados). Os visores de nvel se destinam exclusivamente monitorao do nvel de lquido ou da interface entre dois lquidos imiscveis, em vasos, colunas, reatores, tanques etc. submetidos ou no a presso. So simples, baratos, precisos e de indicao direta, mas so frgeis, no recomendados para o controle automatizado e requerem limpeza peridica. Os visores so aplicados na quase totalidade dos casos de monitorao local de nvel, devido ao seu baixo custo em comparao com outros tipos de instrumentos. As excees so os casos em que a presso e temperatura so to altas que impedem a sua utilizao. Devido s suas caractersticas construtivas, os visores de nvel so de fcil manuteno e oferecem segurana na operao. Para atender as mais variadas aplicaes em diversos processos existem atualmente os visores do tipo tubular, de vidro plano, magnticos e os especiais para uso em caldeiras. Visores tubulares Estes visores (Figura 5.2) so normalmente fabricados com tubos de vidro retos com paredes de espessuras adequadas a cada aplicao. O tubo do visor fixado entre duas vlvulas de bloqueio especiais (juntas de vedao apropriadas a cada especificao de projetos) com uma tubulao de bypass, para facilitar sua remoo para limpeza. Os tubos

de vidro tm dimetros normalizados, sendo que para cada dimenso esto relacionados valores de presso e temperatura mximas permissveis. Para proteo do tubo de vidro contra eventuais choques externos (tem alta probabilidade de quebra acidental), so fornecidas hastes protetoras metlicas colocadas em torno do tubo de vidro ou com tubos ou chapas plstica envolvendo o mesmo.

Figura 5.2 Visores tubulares (inspeo visual).

Os visores de vidro tubular so recomendados para uso em processos que no apresentam presses superiores a 2,0 bar e sob temperaturas que no excedam 100 oC. No se recomenda o seu uso com lquidos txicos, inflamveis ou corrosivos, visto que a fragilidade destes instrumentos aumenta a possibilidade de acidente, com perda de produto contido no equipamento. Visores de vidro plano Os visores de vidros planos substituram, ao longo dos anos, quase a totalidade dos visores tubulares (90% das aplicaes de visores de nvel em plantas industriais, atualmente). Esse fato decorre da inerente falta de segurana apresentada pelos visores tubulares em aplicaes com presses elevadas. Os visores de vidro plano (Figura 5.3) podem ser compostos de um ou vrios mdulos (ou sees) onde se fixam barras planas de vidro. Cada seo tem uma altura variando de 100 a 350 mm (h fabricantes e modelos diferentes). Recomenda-se um mximo de quatro sees. Ultrapassado esse limite, o peso da unidade torna-se excessivo e o visor pode deixar de ser auto-sustentvel, necessitando de suportes adicionais. Caso sejam previstas variaes amplas na temperatura do fluido, o visor dever ser provido com loops de expanso para possibilitar a dilatao ou contrao resultantes. Os visores de vidro plano se subdividem em dois grupos ou tipos: os refletivos e os transparentes. Detalhes (corte) so apresentados na Figura 5.4.

Refletivo

Transparente

Figura 5.3 Visores de vidro plano com trs sees.

Refletivos (reflex) so constitudos por um corpo no qual se encava um canal por onde passa o liquido. O corpo pode ser usinado de uma barra (quadrangular) ou tubo (circular) de ao inoxidvel. Sobre o canal encontra-se um vidro plano com ranhuras prismticas. Em sua face e sobre o ele coloca-se o espelho. Entre o vidro e o espelho colocada uma junta almofadada para diminuir as tenses no vidro provocadas pelo aperto dos parafusos de fixao. As ranhuras prismticas produzem a refrao da luz quando esta passa do vidro para o lquido. Quando o canal do medidor est vazio, a luz incidente refletida pelas superfcies prismticas, fazendo com que o visor apresente colorao prateada. Quando o lquido comea a encher o canal, a parte por ele ocupada aparece escura, devido ao fato de a luz ser quase toda refratada, havendo, portanto, muito pouca reflexo. Desta forma, este tipo visor de nvel muito indicado para medies que envolvem lquidos incolores, pois a parte

ocupada pelo lquido aparecer escura e a parte ocupada pelo vapor ou gs aparecer prateada, tornando-se assim bastante visvel o nvel do liquido dentro do equipamento. Estes visores so inadequados para lquidos viscosos, pois estes podem escorrer pelo vidro vagarosamente, falseando a leitura. Estes visores so tambm inadequados para a monitorao de interface entre lquidos, pois todo o vidro se tornaria escurecido, devido presena de lquido em todo o canal. Transparentes possuem dois vidros planos montados sobre lados opostos do canal. Sobre cada vidro colocado o espelho, sendo o conjunto fixado por meio de parafusos, tendo almofadas de proteo (contra as tenses resultantes do aperto) colocadas entre o vidro e o espelho. So usados para indicar a variao de nvel, onde o fluido de processo pode ser colorido ou viscoso (permite a percepo da cor do fluido), em que se deseja detectar a interface de lquidos com cores diferentes. Para visualizar o nvel de fluidos corrosivos ao vidro, a superfcie interna do vidro protegida por uma pelcula de mica transparente. No caso do visor refletivo, a necessidade de ranhuras prismticas com caractersticas refletivas impede a aplicao de mica.

Parafuso em U (grampo) Juntas de vedao Cmara do lquido

Espelho

Cmara do lquido

Corpo Ranhura prismtica

Vidro refletivo

Corpo

Parafuso Vidro transparente

Espelho (capa)

Porcas

Juntas almofadadas

Porcas

Figura 5.4 Vista em corte dos visores de vidro plano refletivo (a) e transparente (b).

A principal desvantagem dos visores multissees so as regies de no-visibilidade entre sees adjacentes, que medem tipicamente 38 mm. Quando o desnvel a ser medido exigir um nmero de sees adicionais, os visores podem ter suas faixas de leitura sobrepostas, como mostra a Figura 5.5.

Figura 5.5 Visores sobrepostos.

5.2.3 Medidor de nvel tipo flutuador Flutuador interno Neste medidor, um dispositivo esfrico colocado para flutuar no tanque, (como mostra a Figura 5.6) e seu movimento vertical convertido por uma alavanca em movimento rotativo para um indicador externo.
Tanque Superfcie do lquido

Flutuador

Indicao

Figura 5.6 Medidor de nvel com flutuador interno.

A rotao da alavanca produz uma indicao direta ou aciona um dispositivo magntico. O flutuador tipo esfrico normalmente usado quando grande resistncia presso desejada. O flutuador desenhado de modo que a linha de centro da esfera coincida com o nvel da superfcie do lquido, proporcionando uma mxima sensibilidade na mudana de nvel. O medidor de nveis com flutuador interno usualmente utilizado em tanques abertos. Deve-se ter o cuidado para assegurar que no ocorram vazamentos quando estes so usados com presso ou em tanque de vcuo. Flutuador externo Neste medidor o flutuador colocado em uma cmara montada do lado de fora do tanque, como mostra a Figura 5.7. medida que o nvel varia, o flutuador movimenta-se verticalmente e, por sua vez, transmite esta variao ao elemento indicador atravs de um sistema de alavancas. Sua vantagem sobre o sistema com flutuador interno est no fato deste ser menos afetado por oscilaes na superfcie do lquido contido no tanque ou por sua vaporizao. Com este medidor pode-se obter o nvel em tanques sob presso ou vcuo, medir nvel de interface entre dois lquidos de densidade diferentes e medir nvel de lquidos corrosivos.

Tanque

Abertura para limpeza Superfcie do lquido Flutuador

Indicao

Figura 5.7 Medidor de nvel com flutuador externo.

Flutuador livre Indica a variao do nvel do lquido atravs do movimento ascendente e descendente do flutuador ligado por meio de uma fita metlica ou corrente a um peso (Figura 5.8). O deslocamento do flutuador utilizado neste medidor vai at aproximadamente 30m.

Figura 5.8 Medidor de nvel tipo flutuador livre (rgua externa)

5.3

Medio indireta

5.3.1 Medidor com deslocador (displacer) Este medidor de nvel provido de um detector que utiliza o princpio de Arquimedes, que diz: Um corpo imerso em um lquido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima igual ao peso do volume do lquido deslocado.

A esta fora exercida pelo fluido no corpo nele submerso denominada de empuxo, tanto maior quanto maior for a densidade do lquido por exemplo, nadar no mar mais fcil que nos rios porque a gua salgada possui maior densidade. O deslocador comumente utilizado como sensor de transmissores de nvel tem a forma de um cilindro oco (Figura 5.9), fabricado de materiais como ao inox 304 ou 316, Monel, Hastelloy e teflon slido. A escolha do material adequado determinada principalmente pela temperatura e poder corrosivo do fluido. No interior do cilindro, se necessrio, so depositados contrapesos granulados, a fim de ajustar o peso do deslocador. Uma vez que o empuxo aumenta com o percentual de imerso, segue-se que o peso aparente do deslocador se reduz com o aumento do nvel.

Figura 5.9 Deslocador.

O deslocador pode trabalhar diretamente no interior do equipamento ou dentro de um compartimento denominado cmara (Figura 5.10), dependendo das caractersticas dinmicas do processo, propriedades fsicas do lquido e facilidade de manuteno desejada.

Figura 5.10 Deslocadores e cmara.

Na realidade, a cmara constituda de duas partes conforme mostrado na Figura 5.11. A parte inferior abriga o deslocador e apresenta duas conexes flangeadas ou roscadas para sua fixao no equipamento. A parte superior encerra o brao de torque e, nos casos em que as duas conexes esto localizadas na cmara inferior, permite a remoo do deslocador sem que seja necessrio desmont-la do equipamento.

1 - Brao de torque 2 - Cmara superior 3 - Haste de deslocador 4 - Conexo flangeada para fixao no equipamento 5 - Conversor

Figura 5.11 Detalhes da cmara do deslocaor.

5.3.2 Medidor via presso diferencial Estes instrumentos, quando utilizados em medio de nvel, medem diferenas de presso que so provocados pela coluna lquida. Para tanque aberto O lado de alta presso do transmissor de presso diferencial ligado na tomada da parte inferior do tanque e o lado de baixa presso aberto para a atmosfera. Como a presso esttica do lquido diretamente proporcional ao peso do lquido, este pode ser obtido pela medida da presso e traduzido para nvel. Neste caso, o medidor de presso pode ser usado em vez do transmissor de presso diferencial. O transmissor de presso diferencial usualmente montado em uma posio que corresponde ao nvel baixo de medio. Se isto difcil, ele pode ser montado como mostra a Figura 5.12. Neste caso, a

10

supresso necessria desde que a presso adicional j esteja na parte baixa do nvel do lquido.

Figura 5.12 Medidor de nvel tipo presso diferencial (tanque aberto).

Para tanque fechado No tanque fechado se a presso dentro do tanque diferente da presso atmosfrica, os lados de alta e baixa presso so conectados por tubos na parte baixa e alta do tanque, respectivamente, para obter presso diferencial proporcional ao nvel lquido (Figura 5.13).

Tomada de presso

H L

Dreno

Figura 5.13 Medio de nvel com transmissor de presso diferencial (tanque fechado).

11

5.3.3 Medidor tipo borbulhador Neste tipo de medio, um tubo inserido no lquido em um reservatrio. Uma das pontas devidamente preparada submersa no lquido cujo nvel se deseja medir e atravs da ponta superior fornecido ar ou gs inerte continuamente. O princpio no qual se baseia este tipo de medio que ser necessria uma presso de ar igual da coluna lquida existente no tanque, para que o ar vena este obstculo e consiga escapar pela extremidade inferior do tubo. Para saber se a presso exercida pela coluna de lquido est sendo vencida ou no, observa-se o escape das bolhas pela ponta imersa no tubo. Isto representa um pequeno valor adicional na presso de ar, desprezvel, desde que o borbulhamento no seja intenso. A medida se faz atravs de um instrumento receptor que pode ser um manmetro ou qualquer outro instrumento transmissor de presso. A Figura 5.14 mostra um esquema deste tipo de medidor.

Figura 5.14 Medio de nvel tipo borbulhador.

Quando o nvel do lquido sobe ou desce a presso interna do tubo aumenta ou diminui, respectivamente, acompanhando o nvel; esta variao de presso sentida pelo instrumento receptor. Uma coluna de lquido maior requer maior presso de ar para que haja expulso de bolhas de ar e para colunas menores, presses menores de ar. Para se ter um bom ndice de preciso, necessrio que o fluxo de ar ou gs seja mantido constante em qualquer situao e para conseguir esta condio h diversas maneiras, por exemplo, pela utilizao de orifcios de restrio, vlvulas-agulha, rotmetros com reguladores de presso diferencial e borbulhadores regulveis, entre outros. As vlvulas-agulha e os orifcios de restrio so utilizados por constiturem limitadores de vazo. Podem ser regulados, no caso das vlvulas-agulha, at obter o borbulhamento ideal e calculado, no caso de orifcios de restrio. J os rotmetros com reguladores de presso diferencial apresentam tima preciso, pois, alm de permitirem vazo de ar ou gs, mantm o fluxo do mesmo constante regulando permanentemente a queda de presso montante e a jusante do rotmetro. 5.3.4 Medidor capacitivo Um capacitor consiste de dois condutores, denominados placas, separados por um material dieltrico. Este componente, muito utilizado em circuitos eltricos, tem como

12

principal caracterstica a propriedade de armazenar cargas eltricas. A grandeza que caracteriza um capacitor a capacitncia, expressa em farads (F). Um capacitor de 1 F armazena 1 C de carga ao ser submetido a uma diferena de potencial de 1 V. A capacitncia funo da rea das placas, da distncia entre elas e da constante dieltrica do meio entre as placas. O medidor por capacitncia consiste de uma sonda vertical inserida no tanque do qual se deseja monitorar o nvel. A sonda pode ser isolada ou no e serve como uma das placas do capacitor. A outra placa formada pelas paredes do tanque e o fluido comportase como dieltrico. A capacitncia medida atravs de um circuito em ponte de corrente alternada (CA), excitado por um oscilador de alta frequncia (500 kHz a 1,5 MHz). Ao variar o nvel no interior do tanque, alteram-se as propores entre o lquido e o vapor. Como a constante dieltrica da maioria dos lquidos maior que a dos vapores as variaes de nvel se traduzem em variaes (quase) lineares de capacitncia. Consequentemente, as sondas capacitivas tambm podem ser utilizadas para detectar a interface de lquidos com constantes dieltricas (K) distintas. A Figura 5.15 ilustra a instalao de uma sonda capacitiva para medio do nvel de um lquido isolante em um vaso com paredes condutoras. mostrado, tambm, o circuito eltrico equivalente.

Figura 5.15 Transmissor capacitivo para lquidos isolantes.

13

No circuito da Figura 5.15, C1 representa a capacitncia parasita apresentada, pelo isolador da sonda e constante. As capacitncias C2 e C3 representam os efeitos das constantes dieltricas das fases de vapor e lquido, respectivamente. O valor do resistor R deve ser muito elevado (tendendo ao infinito) e representa a resistncia efetiva entre a sonda e as paredes do tanque. As condies de presso e temperatura determinam o tipo de isolador da sonda enquanto que as condies do fluido (corrosivo ou no) determinam o seu revestimento. 5.3.5 Medidor tipo ultrassom O ultrassom uma onda mecnica de frequncia acima da faixa sensvel pelo ouvido humano, isto , acima de 20 kHz. A propagao do ultrassom depende do meio (slido, lquido ou gasoso) e a componente longitudinal de sua onda propaga-se a uma velocidade caracterstica, funo exclusiva do material. Na gua, a 10 C, a velocidade de propagao do som de 1440 m/s, enquanto que no ar, a 20 C, 343 m/s. A velocidade do som a base para a medio atravs da tcnica de eco, usada nos dispositivos ultrassnicos, sendo afetada pela temperatura e presso (efeito desprezvel). Os transmissores de nvel ultrassnicos compactos so excelentes ferramentas para a medio de nvel de lquidos ou slidos. Baseados no princpio ultrassnico, a medio de nvel que utiliza esta tecnologia especialmente indicada para aplicaes onde por alguma razo, nenhum contato fsico pode ocorrer com o material que se est medindo. Estas razes incluir o ataque qumico do meio medido contra o instrumento (cidos), contaminao (esgotos/efluentes) ou partculas do meio que possam aderir ao equipamento (materiais aderentes). Princpio de operao A medio de nvel por ultra-som baseia-se na medio do tempo necessrio para um pulso de ultrassom percorrer a distncia entre o sensor e o material a ser detectado (ida e volta). Este trem de pulsos emitido pelo sensor (que est instalado acima do produto a ser medido) refletido pela superfcie do material. Um circuito eletrnico inteligente processa o eco recebido (sinal refletido pela superfcie do material) e calcula a partir do tempo de vo a distncia entre o sensor e a superfcie. Algumas recomendaes (Figura 5.16) Nenhum objeto (tubos, barras de reforo, escadas, termmetros, etc) deve projetarse para o interior do cone formado pelo feixe de ultra-som, inclusive as paredes laterais do tanque. A medio durante o enchimento possvel somente se o feixe do ultrassom no cruza o percurso do material que entra no reservatrio. Os efeitos causados por objetos mveis, como agitadores, so confiavelmente eliminados atravs de softwares especiais. A medio por ultrassom no indicada em aplicaes onde uma superfcie cnica seja formada devido a alta velocidade de rotao do agitador. Como a superfcie dos lquidos sempre horizontal, o sensor deve ser instalado com um desvio mximo de 2 a 3 (da horizontal). A estrutura deve ser rgida e sua borda interna (de onde o feixe de ultrassom do sensor emitido) deve ser arredondada. Um local deve ser encontrado onde a formao de espuma seja a menor possvel (o sensor deve ser instalado o mais distante possvel do ponto de entrada) ou onde um tubo de calma possa ser adotado.

14

Figura 5.16 Algumas recomendaes relativas aos medidores ultrassnicos.

O intenso movimento de ar (gs) nas proximidades do cone formado pelo feixe de ultrassom deve ser evitado, pois pode provocar o enfraquecimento do sinal. Neste caso, sensores de baixa freqncia de medio (40 ou 20 kHz) so recomendados. Tanques fechados contendo lquidos (como produtos qumicos) que formam vapor sobre sua superfcie (especialmente aqueles expostos ao sol) provocam forte reduo da faixa nominal de medio do sensor. Este fato deve ser observado na instalao. Neste caso, sensores de baixa frequncia (40 ou 20 kHz) so recomendados, dependendo de sua faixa de medio. Recomenda-se proteger o transmissor da incidncia direta do sol para evitar um superaquecimento excessivo. 5.3.6 Medidor radioativo Os sistemas radiamticos so utilizados para medio de nvel de lquidos, polpas ou slidos granulados, em aplicaes onde nenhuma outra tecnologia disponvel pode ser empregada. Esses sistemas consistem de uma fonte de emisso de raio gama (d), um detector tipo cmara de ionizao (ou cintilao) e uma unidade eletrnica conversora e

15

transmissora de sinal. A fonte, normalmente de csio 137, alojada em cpsula de ao inox e blindada por chumbo ou ferro fundido, deixando desbloqueada para emisso do raio gama um ngulo de 40 (medio contnua) ou 7 (medio pontual). O detector mais utilizado formado por uma cmara contendo gs inerte (argnio, por exemplo) pressurizado, submetido a uma tenso contnua negativa (-15 V) e um coletor de eltrons (que so retirados da ltima camada do tomo pela incidncia do raio gama). A corrente eltrica, produzida pela passagem do raio gama diretamente proporcional intensidade da radiao e inversamente proporcional ao nvel do produto no silo ou tanque. Esse sinal convertido em tenso ou frequncia para, finalmente, ser transmitido pela unidade eletrnica atravs de sinal de corrente de 4 a 20 mA. Muitos arranjos so utilizados na instalao desses sistemas; o mais tpico pode ser visto na Figura 5.17, onde a fonte instalada de um lado do silo ou tanque e o detector no outro.

Figura 5.17 Arranjo tpico de um sistema medidor radioativo.

5.3.7 Medio pesagem A medio de nvel por pesagem consiste basicamente na instalao de clulas de cargas nas bases de sustentao do silo cujo nvel se deseja medir. Clula de carga um sensor constitudo por fitas extensiomtricas (strain gauges), fixado adequadamente em um bloco de ao especial com dimenses calculadas para apresentar uma deformao elstica e linear quando submetido a uma fora. Essa deformao detectada pelas fitas extensiomtricas atravs da variao de sua resistncia eltrica. As clulas de carga podem ser instaladas sob os pontos de apoio da estrutura do silo, de tal forma que o seu peso nelas aplicado. Para estas aplicaes necessrio que as clulas de carga sejam imunes a esforos laterais. Para isto seus encostos para a carga so constitudos de apoios especiais do tipo cncavo ou esfrico. O nmero de clulas de carga varia em funo da forma de silo, sendo que a soluo que apresenta melhor preciso apoiar o silo em trs clulas dispostas defasadas de 120 em relao projeo do seu centro de simetria. Sempre que possvel o silo deve ser projetado com seo transversal circular de forma a garantir uma distribuio estvel e equalizada do peso total entre as trs clulas de carga. Em algumas instalaes existem silos apoiados em uma ou duas clulas de carga sendo os outros apoios fixos; esta soluo no recomendada devido impreciso provocada pela distribuio desigual do peso entre os apoios.

16

Para silos pequenos podem ser usadas clulas de carga que so deformadas por trao, sendo neste caso o silo suspenso por uma nica clula, eliminando-se o problema de distribuio de carga (Figura 5.18).

Figura 5.18 Exemplo de sistema de medio de nvel por pesagem.

Os sistemas de medio de nvel atravs de pesagem exigem que o silo seja fisicamente isolado da estrutura do prdio, evitando, desta forma, que foras estranhas sejam aplicadas s clulas de carga, introduzindo erros na medio. Algumas alteraes do projeto estrutural do prdio podero ser necessrias, uma vez que o peso do silo no est mais distribudo em uma estrutura de sustentao, mas, sim, concentrando em pontos onde sero instaladas as clulas de carga. Os sistemas de enchimento e esvaziamento do silo devero ser cuidadosamente projetados tendo em vista minimizar sua interferncia no sistema de medio. Deve ser evitada a instalao de vibradores, motores e outras fontes de vibrao em contato direto com o silo. Em silos mais altos ou instalados em local sujeito a vibraes excessiva, recomenda-se a colocao de barras estabilizadoras nas laterais do silo para absorver os eventuais esforos horizontais que tendam a desequilibrar o silo prejudicando o desempenho do sistema. Bibliografia

17

Exerccios 1. O que nvel em instrumentao? 2. Para que se mede ou monitora nvel? 3. Descreva sucintamente os mtodos de medio de nvel. 4. Cite 3 medidores diretos e 3 medidores indiretos de nvel. 5. Descreva uma provvel medio do nvel de um tanque de combustveis de um posto. 6. Cite algumas vantagens e limitaes de visores de nvel. 7. Quais as diferenas principais entre visores refletivos e transparentes? 8. Como funciona um medidor de nvel com flutuador? 9. Como feita a medio de nvel indireta em tanques fechados e pressurizados? 10. Em que situao de instalao se deve fazer o ajuste de supresso de zero em um transmissor de nvel por presso diferencial? Explique. 11. Cite algumas grandezas ou propriedades fsicas que podem ser utilizadas na medio indireta de nvel. 12. Calcule a presso no fundo de um reservatrio cujo nvel da gua est a 2,5 m da base. 13. Calcule a presso no fundo de um tanque de leo cujo nvel esta a 3 m da base. A densidade do leo e 0,8 vezes a da gua. 14. Calcule o range do instrumento em mmH2O.

15. De que composto o sistema para a medio de nvel com borbulhador? 16. Para que valor de presso ajustado o borbulhador? 17. Em que se baseia a medio de nvel por empuxo? 18. Defina interface. 19. Em que consiste a medio de nvel por raios gama? 20. Em que situao se emprega a medio de nvel por raios gama? 21. Na medio de nvel capacitiva, como se forma o capacitor? 22. O que devemos fazer na medio capacitiva, quando os lquidos forem condutores de eletricidade? 23. Como so geradas e medidas as ondas do ultrassom? 24. Pesquise duas aplicaes onde utilizado o medidor tipo radar porque no poderia ser utilizado o medidor tipo ultrassom. 25. Quais os dispositivos mais utilizados na medio de slidos?

18

Vous aimerez peut-être aussi