Vous êtes sur la page 1sur 30

SUMRIO

PRTICA DE MEDIO ........................................................................2 1 INSTRUMENTOS DE MEDIO ................................................................2 2. PRECAUES GERAIS NA MEDIO ......................................................2 3. UNIDADES DE COMPRIMENTO ...............................................................5 4. CRITRIO DE SELEO DE INSTRUMENTOS ............................................5 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS .....................................................................7 PAQUMETRO .........................................................................................8 1- PARTES DE UM PAQUMETRO ................................................................8 2- APLICAES DOS PAQUMETROS ....................................................... 10 EXERCCIOS ......................................................................................... 13 MICRMETRO EXTERNO ........................................................................ 14 EXERCCIOS ......................................................................................... 19 RELGIO COMPARADOR ........................................................................ 20 EXERCCIOS ......................................................................................... 22 RELGIO APALPADOR ........................................................................... 23 EXERCCIOS ......................................................................................... 26 COMPARADOR DE DIMETROS INTERNOS ................................................. 27 EXERCCIOS ......................................................................................... 30

Elaborado: Naelson Silva

Prtica de Medio
1. Instrumentos de Medio
Nas fbricas, muitos produtos so fabricados diariamente e fornecidos aos clientes. Para que possamos fabricar produtos que satisfaam as necessidades dos clientes e que sejam de boa qualidade. Os dois fatores seguintes so necessrios: (1) As pessoas que fabricam as peas dos produtos, devem freqentemente estar inspecionando o trabalho efetuado, para se assegurar que bons resultados sejam alcanados e as peas sejam de boa qualidade, como se deseja. (2) As pessoas que inspecionam as partes devem se assegurar que apenas produtos de boa qualidade cheguem as mos dos consumidores. As ferramentas utilizadas para inspecionar os resultados finais do processo de fabricao, so chamadas de Instrumentos de Medio. Se h algo errado com os instrumentos, ou se o inspetor utiliza os instrumentos incorretamente, ou no os l corretamente, produtos defeituosos vo chegar ate o mercado no importando o quo cuidadosamente eles foram fabricados ou quanto esforo os empregados colocaram para obter boa qualidade. Isto resulta no fato de que o consumidor tem sua confiana abalada, levando a perda da confiana nos nossos produtos. Para evitar este tipo de situao, as pessoas que trabalham diariamente com instrumentos de medio, tem que ter um conhecimento minucioso e compreenso de seu trabalho, e tm que se assegurar que estejam utilizando os instrumentos corretos e da maneira certa. Neste texto, estudaremos alguns dos instrumentos de medio mais utilizados nas fbricas.

2. Precaues Gerais na Medio


A diferena entre o valor real do objeto sendo medido e o valor realmente mensurado chamado de erro de medio. As seguintes precaues devem ser observadas quando se efetuar a medio, com a finalidade de reduzir a margem de erro da mesma, e para que se obtenham resultados to precisos quanto possveis.

(I) Os efeitos da temperatura


O Metal se expande quando aquecido e se contrai quando esfriado. A quantidade de expanso e contrao varia dependendo do tipo de metal. Por esta razo, quando se estiver medindo, a diferena de temperatura entre o objeto que esta sendo medido e o instrumento

Elaborado: Naelson Silva

de medio, dever ser minimizado tanto quanto possvel. Tambm necessrio, prestar ateno de como o instrumento esta sendo manuseado quando estiver realizando a medio.

(2) Os efeitos das vibraes


As mquinas em operao vibram muito. Este tipo de vibrao pode fazer com que instrumentos sensveis e complexos, tais como micrmetros e relgios comparadores, produzam resultados confusos ou errneos, ou possam fazer com que o ponteiro vibre, e ento, as leituras corretas no podero ser obtidas. Evite tirar medidas quando o objeto a ser medido estiver vibrando, ou em locais que haja muita vibrao. Alm disso, suportar um choque agudo ou impacto pode substancialmente encurtar a vida de um instrumento de medio.

(3) Desgaste dos Instrumentos de Medio


Pelo falo de que freqentemente existe frico entre as superfcies dos instrumentos de medio e os objetos que esto sendo medidos, ha uma grande probabilidade de que os instrumentos sofram desgaste rapidamente. A continuao da medio com instrumentos gastos pode resultar em dimenses erradas, ento, observe as superfcies dos instrumentos de medio para se notar sinais de desgaste devido ao uso. As partes que so mais provveis de serem gastas, so as superfcies de medio dos micrmetros, o final O das rguas, e os elementos de medio dos Relgios Comparadores.

(4) Os Efeitos da Ferrugem


Metal extremamente suscetvel a ferrugem. se deixado em um ambiente mido. Quando instrumentos de medio enferrujam, eles se movem com menor facilidade, se torna mais difcil de ler suas escalas e mais difcil obter medidas corretas e precisas. Sempre manuseie os instrumentos, de forma que. isto previna a ferrugem.

(5) Erro de Paralxe


Embora dimenses corretas possam ser indicadas pelos instrumentos de medio, estes valores so de pouco uso, a menos que sejam lidos corretamente, pela pessoa responsvel pela medio. Na figura 2.1 (I), a rgua foi colocada sobre a superfcie a ser medida, para que no haja possibilidade de erro de medio, a menos que o valor seja lido erroneamente. Na figura 2.1

Elaborado: Naelson Silva

entretanto, a rgua foi colocada encima do objeto a ser medido. A espessura da rgua pode por si mesmo, distorce a forma de como a medida ser lida, dependendo da posio do olho quando fazer a leitura. Isto chamado de 'erro de paralxe". Quando se efetuar a medio, importante se desenvolver o habito de ler os valores de um ponto perpendicular a borda assinalada da rgua.

Elaborado: Naelson Silva

3. Unidades de Comprimento
Geralmente, o metro a unidade sobre a qual a maior parte das medies de comprimento baseada.

Metro Padro
1m = 299.792.458
17 Le Bureau International Des Poids et Measures

Um metro a distncia percorrida pela luz, no vcuo, no intervalo de tempo de 1 segundo dividido por 299.792.458
Entretanto, para algumas operaes de fabricao delicadas, as medidas so feitas em milmetros (mm), e algumas vezes ainda em micrmetros (pm). A relao entre Milmetros e Polegadas Um "(polegada) = 25,4 mm". 0,00394 "= 1 mm". 1 m = (100 cm) = 1000mm 1 mm = 1000 microns (micrmetro).

4. Critrio de Seleo de Instrumentos


Condio Ideal (Resoluo) menor ou igual a IT/10 Condio Mnima (Resoluo) menor ou igual a IT/5 IT = Campo de Tolerncia

Elaborado: Naelson Silva

5 . Classificao dos Instrumentos, segundo sua aplicao, capacidade e exatido (preciso)

Elaborado: Naelson Silva

Principais instrumentos

Elaborado: Naelson Silva

Paqumetro
Pelo fato que medies precisas de dimenses exatas no podem ser obtidas com uma rgua, os paqumetros, que compreendem uma rgua em uma estrutura corredia, so utilizados. Este instrumento amplamente utilizado quando se est tirando medidas de dimenses exatas, utilizando-se ambas escalas.

1- Partes de um paqumetro

Resoluo do Paqumetro A resoluo de um paqumetro est definida pelo resultado da diviso do valor do menor trao gravado na escala principal pelo nmero de traos do nnio.

Escala principal

Nnio

Resoluo = 1mm /20 = 0,05 m m Menor trao da escala = 1 mm Nmero de traos do nnio = 20

Elaborado: Naelson Silva

Elaborado: Naelson Silva

2- Aplicaes dos Paqumetros

Elaborado: Naelson Silva

10

Elaborado: Naelson Silva

11

Elaborado: Naelson Silva

12

Exerccios
Paqumetro 0,05mm

01

02

03

04

05

06

Elaborado: Naelson Silva

13

Micrmetro Externo
O Micrmetro Externo um instrumento de medio similar aos paqumetros, pelo fato de que ele agarra o objeto a ser medido. Ele apresenta caractersticas combinadas de parafusos e roscas (uma rotao do fuso avana apenas o grau). Como o paqumetro, o micrmetro amplamente utilizado, porm mais preciso e leituras mais claras podem ser obtidas.

Elaborado: Naelson Silva

14

Micrmetros da srie mtrica geralmente tm rosca de passo de 0,5 mm e tambor com 50 divises, possibilitando assim resoluo de 0,01 mm. Resoluo do tambor = Passo da rosca = 0,5 mm Nmero de divises do tambor = 50 Resoluo = 0,5 mm / 50 = 0,01 mm Existem micrmetros que apresentam o nnio com 10 divises na bainha. Neste caso a resoluo calculada da seguinte forma: Resoluo do nnio = Resoluo do tambor N de divises do nnio Possibilitando assim uma resoluo de 0,001mm Para micrmetros da srie polegada procede-se da mesma forma. Passo da rosca N de divises do tambor

Bainha: Tambor: Leitura:

mm

0,37 mm 7,37 mm

Elaborado: Naelson Silva

15

1- Verificando e Corrigindo o Ponto O do Micrmetro Externo (O - 25


mm)
1- Deslize uma folha de papel em branco entre as superfcies do batente e do fuso. Remova o papel e sopre qualquer partcula aderida as superfcies.

2- Gire a catraca gentilmente at que as duas superfcies se toquem, e ento gire o por mais

duas ou trs vezes.

3- A linha base da escala e da linha O do tambor devem formar uma linha reta. Se no formarem uma linha:
4-Trave o micrmetro levemente.

5- Deslize a chave sobre o buraco da escala e corrija o alinhamento

6- Verifique novamente. Se o micrmetro ainda estiver mal alinhado, repita os passos (4), (5) e (6) at que o alinhamento seja alcanado.

Elaborado: Naelson Silva

16

7- Seqncia de Medio com o Micrmetro Externo 1- Limpe o objeto a ser medido e assegure-se que ele esteja livre de sujeira e fuligem. 2- Segure o arco do micrmetro externo na sua mo esquerda.

3- Verifique a distncia entre o batente e o fuso no objeto a ser medido. Se a diferena for grande demais, gire o tambor com a palma da sua mo. Nunca segure o tambor e gire o arco.

4- Coloque o batente contra o objeto a ser medido e gire a catraca at que o fuso toque o objeto. 5- Gire a catraca duas ou trs vezes enquanto balanando o arco para cima e para baixo. (6) Leia a escala. (7) Repita os passos (4). (5) e (6) duas ou trs vezes.

Elaborado: Naelson Silva

17

Elaborado: Naelson Silva

18

Exerccios
Micrmetro 0,01mm

01

02

03

04

05

06

Elaborado: Naelson Silva

19

Relgio Comparador
O relgio comparador se parece com um cronmetro. O mais leve movimento do elemento de medio aumentado, atravs de uma alavanca e uma unidade de engrenagem, em um movimento do ponteiro para que movimentos extremamente pequenos possam ser medidos e lidos na escala. Os relgios comparadores so utilizados para verificar a uniformidade das superfcies de produtos manufaturados por maquinas. Para medir erros de medio, centralizao de partes manufaturadas por maquinas, e para confirmar o corte e transferncias de ferramentas de corte. Eles so tambm amplamente utilizados para medidas comparativas na produo de grandes volumes e inspeo de produtos.

Resoluo est ligada ao grau de ampliao do deslocamento que experimenta a ponta de contato no processo de medio (o sistema de ampliao mais comum o do pinho e cremalheira, porm, existem outros sistemas, por exemplo por alavancas ou fitas de toro. Assim uma volta completa do ponteiro corresponde a um certo valor de movimento do fuso. Esta volta est dividida angularmente em fraes iguais. Leitura = 1 volta do ponteiro N de divises do relgio Elaborado: Naelson Silva 20

Se 1 volta do ponteiro equivale a 1 mm de deslocamento e se o relgio possui 100 divises, temos:

1 volta do ponteiro = 1 mm Nmero de divises = 100

Resoluo = 1 mm / 100 = 0,01 mm Exemplo: Contador de voltas: 3,00 mm Ponteiro Principal: Leitura: 0,15 mm 3,15 mm

2- Aplicaes do Relgio Comparador

Medindo o grau de igualdade, equilbrio.

Averiguando erros

Verificando centralizao dos produtos manufaturados por mquina

Elaborado: Naelson Silva

21

Exerccios
Relgio Comparador 0,01mm

01

02

03

04

Elaborado: Naelson Silva

22

Relgio Apalpador

Elaborado: Naelson Silva

23

Elaborado: Naelson Silva

24

Elaborado: Naelson Silva

25

Exerccios
Relgio Apalpador 0,01mm

01

02

03

04

05

06

Elaborado: Naelson Silva

26

Comparador de dimetros internos

Elaborado: Naelson Silva

27

Elaborado: Naelson Silva

28

Elaborado: Naelson Silva

29

Exerccios
Comparador de dimetros Interno - 0,01mm

01

02

03

04

Elaborado: Naelson Silva

30

Vous aimerez peut-être aussi