Vous êtes sur la page 1sur 5

1

A ESPECIALIZAO DO TRABALHADOR Caroline Barros1


Resumo: Esse artigo relata como surgiram as indstrias. E com isso a passagem do arteso para o trabalhador especializado. Tendo a necessidade de diferentes tipos de organizao e de produo. Palavras chave: funcionrios, indstrias, produo, trabalhadores, peas, linha de montagem, funcionrios especializados, tarefas.

INTRODUO

Os captulos Prometeu desacorrentado e Sob o signo da ruptura, do livro O futuro de trabalho. Essa leitura possibilita o questionamento e a anlise direta do tema proposto. Com as idias e dos pensadores e administradores, Taylor, Fayol e Ford, a especializao, onde os empresrios visavam apenas finalidades lucrativas, sem se preocupar com as condies trabalhistas dos homens que trabalhavam para eles. Assim que surgiram as indstrias, trabalhadores migraram para as proximidades delas, criando pequenas cidades. Essas sem condies ambientais e muito menos higinicas. Com o surgimento das indstrias, os artesos e camponeses foram trabalhar nelas, sem nenhum conhecimento. Trabalhavam doze horas por dia, crianas acima de 5 anos tambm j trabalhavam. Devido aos constantes erros e pouca qualidade dos produtos fabricados, acabava tendo que muitos chefes por setor, o que dificultava o crescimento das indstrias. Tudo isso contribuiu para a formao de sindicatos, estabelecendo leis trabalhistas. No sculo XX, Ford quis revolucionar. Criou a indstria automobilstica, com linha de montagem puxada, visando ainda mais lucratividade para sua empresa. Porm com diminuio de carga horria para os trabalhadores e maior salrio. Ma tinha um contra, j que agora os trabalhadores exerciam apenas uma tarefa e sem sair de um espao determinado, tornando-os especializados apenas nesta tarefa, sem saber fazer qualquer outra. Isso motivava os funcionrios a ficarem trocando de emprego com muito mais freqncia. 2 DESENVOLVIMENTO
1

Acadmica do Curso de Administrao da Faculdade da Serra Gacha- FSG. Artigo apresentado disciplina de Portugus instrumental PIN. do prof. Eduardo DallAlba.

2.1. O incio das Indstrias Antigamente, os artesos tinham seu prprio espao, as guildas, onde eles eram os donos e no tinham muita concorrncia. Tinham tambm um funcionrio, chamado na poca de jornaleiro. Ele recebia seu salrio por peas fabricadas. Porm cada pea levava um pouco mais d uma semana para ser produzida e por ser um produto fabricado todo manualmente, seu preo era bastante elevado. No sculo XVI, comeou a surgir as indstrias com seus maquinrios. Seu objetivo era produzir rpido, em bastante quantidade, assim baixando o valor da mercadoria. Rapidamente, as indstrias foram tomando o lugar doa artesos. Os que queriam sobreviver se juntavam as indstrias e iam trabalhar nelas. E os que queriam arriscar, continuando com sua produo acabaram fechando, devido concorrncia. J que os consumidores estavam procurando produtos com preos mais acessveis e que ficassem pronto rapidamente. Como os novos funcionrios das indstrias eram praticamente todos de zonas rurais ou artesos, sabendo produzir apenas o que produziam em suas guildas, no tinham conhecimento de seu trabalho na indstria. Devido esse motivo, havia muitos supervisores de linha de produo. Tinha tambm muitos nveis hierrquicos, que na poca e at pouco tempo era vertical. Causando dificuldades de comunicao entre os setores, ou at mesmo ela no existia.Isso acabava prejudicando o rendimento da indstria. Porque os chefes, ou responsveis no sabia como estava a linha de montagem, a superviso, as vendas, o estoque ou at mesmo se o produto estava saindo da empresa com qualidade. Tambm por haver muitos funcionrios ocorriam muitos conflitos inter-pessoais. Onde os trabalhadores acabavam levando o lado pessoal para o profissional.

2.2 .

Taylor e Faylol No incio do sculo XX, Taylor e Fayol, que so pensadores e administradores trouxeram

para as indstrias a linha de montagem empurrada, os cronmetros, a produo por peas

intercambiveis, que o sistema padronizadas para caber em qualquer produto fabricado naquela indstria. E conseqentemente trouxeram consigo a especializao dos trabalhadores. A linha de montagem empurrada e o cronmetro ainda hoje so usados por algumas indstrias. Taylor pensava que se o trabalhador fosse especialista em poucas tarefas e fizesse o mnimo de movimento e o menor tempo possvel para executa-la, a produo iria render mais. Assim podendo diminuir os nveis hierrquicos, j que os funcionrios estariam mais especializados e conseqentemente o nmero de erros ira diminuir. Nessa poca, no existia treinamento ou os empreendedores tentarem colocar um funcionrio para fazer as tarefas no qual estaria mais capacitado. Como um homem de porte pequeno e fraco descarregar mercadorias e um homem forte apenas anotar quais mercadorias esto chegando. Ou nos dias de hoje, uma pessoa que sabe organizar documentos, trabalhar com programas complicados de computao. At um certo momento, as idias e sistemas de Taylor e Fayol deram certo e lucros para as indstrias. Ma com o passar dos anos os funcionrios ficaram cada vez mais especialistas e comearam a cansar do trabalho rotineiro e falta d respeito por eles. Eles comearam a sair de seus trabalhos e procurar outros, onde seriam mais respeitados e saberiam fazer mais funes. Mas como na poca, praticamente todas as indstrias seguiam o sistema de Taylor e Fayol, os funcionrios acabaram no tendo muita escolha.

2.3 .

A chegada da empresa automobilstica A partir do sculo XX, mais precisamente em 1914, Ford veio para revolucionar a

administrao e as indstrias. Foi ele quem criou a primeira indstria automobilstica, a Ford. Ele apresentou ao mundo, um novo estilo de produo. A produo em massa, onde o trabalhador no precisa mais ir em busca das peas para a montagem dos veculos. Ma sim as peas vo at os trabalhadores, atravs de esteiras mecanizadas. Esse sistema de produo foi criado para reduzir custos, trabalho dos funcionrios e at mesmo funcionrios. Porm esse estilo de montagem , deixou os funcionrios ainda mias especializados. Ma como foi dito, Ford veio para revolucionar. Ele reduziu a jornada de trabalho, crianas que antes comeavam a trabalhar com 5 anos, agora comeavam com 10 anos.

Ford foi o primeiro administrador a admitir pessoas deficientes para algumas tarefas especficas, onde suas deficincias no iriam prejudicar a produo. Ele tambm aumentou o salrio dos funcionrios, que era o maior do mercado, 5 dlares por dia. Com o propsito de o trabalhador poder comprar o produto que ele mesmo fabricava e tambm para o funcionrio ficar contente com a empresa e no querem mudar de emprego. Antigamente com os funcionrios especializados tendo que ir buscar as peas para a montagem do carro, a concluso levava 514 minutos. Aps a linha de produo em massa, o tempo foi reduzido para 2,3 minutos. O que fez muitas indstrias de ramos variados aderirem a linha de produo em massa para aumentarem sua produo. Hoje, vrias indstrias ainda usam a produo em massa, porm os trabalhadores so muito mais especialistas. J que com a evoluo da tecnologia, as mquinas esto cada vez mais substituindo o trabalho humano. Restando a ele apenas a tarefa de ligar e desligar as mquinas j que elas fazem tudo sozinhas.

2.4 .

O fim das indstrias Com o maquinrio substituindo desde ento o trabalho humano, os empresrios foram

demitindo seus funcionrios. Com eles so especialistas em apenas uma pequena tarefa, no conseguem emprego. Aumentando, assim o nmero de desemprego. E algumas vezes at causando a falncia de algumas indstrias. A maioria da indstrias que fecham ou vo falncia, mas no de toda a rede, e sim em alguma regio, por um determinado produto no ter dado certo, ou ainda pelos empresrios, donos das empresas no saberem lidar com a cultura dos trabalhadores daquela regio. Nascendo assim as cidades fantasmas. J que a maioria das pessoas que trabalhavam nessas indstrias, moravam em suas proximidades. E com suas demisses foram em busca de cidades que tinham emprego oferecer. Como ocorreu na Costa do Pacfico, com uma filial da GM em 1982. Esta fechou suas portas, tanto por ter trabalhadores muito especializados com a produo em massa e pelos veculos criados no serem de contendo do consumidor. 3 CONSIDERAES FINAIS

Com o profissional to especialista, ser que ele ter um futuro promissor no mercado de trabalho? Uma soluo que j est sendo empregada em algumas empresas, seria a criada por Toyoda e Ohno, de nacionalidade japonesa, resolveram investigar as indstrias americanas. Eles observaram que as indstrias eram enormes, com muitos funcionrios andando de um lado a outro por corredores largos, que o defeitos dos produtos eram grandes e que armazenavam um estoque para mais de uma semana. Como os japoneses tem o costume de construir e comandar coisas pequenas, compactas, em 1970, Toyoda e Ohno montam a Toyota, indstria automotiva.. Eles no queriam funcionrios especialistas. Mas sim, qualificados; isto ; que saberiam fazer e resolver todos os problemas e funes da empresa onde trabalhavam. Eles faziam com que os funcionrios dessem valor ao seu servio. Toyoda e Ohno Criaram tambm um sistema de qualidade, onde quando houvesse um defeito o funcionrio deve parar a produo e resolve-lo, perguntando porque isso ocorreu e tentar resolver. Assim diminui quase zero o nmero de defeitos. Em sua empresa, o estoque durava no mximo duas horas, para no haver prejuzo de o produto no ter demanda. E sua variedade de automveis e cores era bastante elevada. Nenhuma outra empresa tinha tanta opo assim. Em poucos anos, seu sistema de produo, organizao e de liderana estava sendo empregado em muitas outras indstrias de todo o mundo. Deixando de ser apenas um modelo Japons de administrao e sim, modelo universal de administrao.

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho. Tradutor: Yadyr A. Figueiredo. 9 edio. Cidade: Editora Jos Olympio, 2000. JONES, T. Daniel; ROOS, Daniel e WOMACK, P. James. Trad. :A mquina que mudou o mundo. Tradutos: Ivo Karytowiski. 5 edio. Editora Campus, 2004. MAXIMIANO, C. Antonio. Teoria geral da administrao. 6 edio. Editora Atlas, 2006. .

Vous aimerez peut-être aussi