Vous êtes sur la page 1sur 9

2

SUMRIO

1 INTRODUO ............................................................................................... 3 2 OBJETIVOS ................................................................................................... 5 2.1 Geral ........................................................................................................... 5 2.2 Especfico .................................................................................................. 5 3 PARTE EXPERIMENTAL .............................................................................. 6 3.1 Materiais ..................................................................................................... 6 3.2 Reagentes .................................................................................................. 6 3.3 Metodologia ............................................................................................... 6 4 RESULTADOS E DISCUSSES ................................................................... 8 5 CONCLUSO ................................................................................................ 9 6 REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS .............................................................. 10

INTRODUO

2 OBJETIVOS 2.1 Geral Realizar a extrao do lcool contido na gasolina atravs da adio de um solvente. 2.2 Especficos Determinar a percentagem de lcool presente na gasolina. Aperfeioar o manuseio do funil de decantao Aprender a reduzir os erros de mtodos.

3 PARTE EXPERIMENTAL 3.1 Materiais: Funil de Decantao; Becker de 500 ml; Proveta de 50 ml; Pincel para Vidro; Proveta de 100 ml

3.2 Reagentes: gua destilada; Gasolina;

3.3 Metodologia

Mea 50 ml de Gasolina com a proveta de 50 ml. Em seguida transfira a Gasolina da proveta para o funil de decantao. Marque com o auxilio do pincel o nvel da gasolina no funil. Adicione as 50 ml de gua destilada no funil, misture e deixe a soluo em repouso. Observe o nvel da Gasolina no funil. E transfira toda a gua + lcool para uma proveta de 100 ml, ate que contenha somente gasolina do funil. Analise o volume de gua + lcool obtido e calcule a percentagem de lcool na gasolina.

4 RESULTADOS E DISCUSSES

No experimento mediu-se 50 mL de gasolina em uma proveta e em seguida foi adicionado substncia em um funil de decantao. Com o pincel marcou-se o nvel da gasolina presente no funil. Em seguida em outra proveta foi se medido tambm 50 mL de gua destilada. Adicionaram-se as 50 mL de gua destilada no funil e foram misturadas as duas substncias com movimentes leves. Colocou-se a mistura em repouso. Notou-se a diviso da mistura em duas fases a superior onde se encontrava a gasolina e a inferior que continha uma substncia aquosa. Logo aps se foi observado que o volume de gasolina havia diminudo tendo como base o nvel marcado anteriormente. Aps o repouso transferiu-se a soluo aquosa de todo o funil para uma proveta de 100 mL, o volume obtido da soluo aquosa foi de 61 mL. Atravs do calculo de volume inicial de 100 ml de gasolina + gua 61 mL de soluo aquosa (gua destilada + lcool etlico) foi obtido o volume de gasolina de 39 mL. Esse experimento demonstra a extrao de uma substncia atravs de um solvente. A gasolina que contem em sua composio uma certa porcentagem de lcool, se apresenta em uma nica fase graas s ligaes dipolo instantneas. A gasolina e o lcool etlico so substncias apolares, mas que em certo momento apresentam uma polaridade dando assim condies a uma ligao, essas ligaes so de baixa intensidade. Ao adicionar a gua destilada a uma separao da mistura em duas fases, a gasolina que apolar e menos densa que a gua que por sua vez polar no se mistura dando origem a duas fases no funil. A gua destilada se uniu ao lcool etlico atravs das pontes de hidrognio, uma fora de ligao mais forte que a da gasolina + lcool etlico assim o lcool que estava contido na gasolina se desprende e se une a gua destilada. Essa ligao gua + lcool possvel, pois ambos possuem hidrognio em sua composio. Desta forma se extraiu o lcool da gasolina atravs do solvente gua.

Tendo como base os resultados obtidos calculou-se a porcentagem de lcool etlico na gasolina do seguinte modo.
Volume inicial de gasolina Volume de gasolina aps a extrao = Volume de lcool

50 mL

39 mL

= 11 mL

Obtido os volumes de gasolina e lcool etlico, foi se calculado a porcentagem de lcool na gasolina. 50 mL 11 mL 100% X X = 1100/50 = 22 % de lcool etlico.

5 CONCLUSO

De acordo com os resultados obtidos conclui-se as ligaes de hidrognio tem fora de intensidade maiores que as dipolo instantneas. Conclui-se tambm que na gasolina analisada foi obtido 22 % de lcool etlico um padro prximo ao recomendado pela ANP.

10

6 REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS RUSSELL, Jonh B. Qumica Geral, 2 Edio, volume 1, Pearson, 1994. VOGEL, Arthur Israel. Analise Qumica Quantitativa, LTC, Rio de Janeiro, 2002. BRANDY, James E. , HUMISTON, Gerard E. Qumica Geral, 2 Edio, volume 1, LTC, 1986.

Vous aimerez peut-être aussi