Vous êtes sur la page 1sur 7

Curso de Arquitetura e Urbanismo Paisagismo I

DO PAISAGISMO AO DESENHO AMBIENTAL

ACADMICA:

Tainara Sombrio Rocha


Balnerio Cambori, Agosto de 2011

Curso de Arquitetura e Urbanismo Paisagismo I

DO PAISAGISMO AO DESENHO AMBIENTAL

Trabalho apresentado disciplina de Paisagismo no curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade do Vale do Itaja, ministrada pela Professora Dalva Sofia Schuch e Josildete Pereira de Oliveira.

Balnerio Cambori, Agosto de 2011

A crescente valorizao do paisagismo Nas ltimas dcadas o paisagismo deixou de ser atividade perifrica do ramo principal da arquitetura. A fase atual do paisagismo deve seu ponto de partida a dois fatores: o primeiro consistiu na atividade de uma srie de profissionais que intermediaram o contexto do ps-guerra com o presente momento e deram as bases formais e tcnicas aos designers da paisagem ps-moderna, como Burle Marx, Kevin Lynch e Jane Jacobs entre outros. O segundo fator surge a partir do estudo acadmico da historia do paisagismo em meados da dcada de 1970 nos Estados Unidos. O paisagismo da dcada de 1950 dcada de 1970 Nesta dcada Burle Marx criou um elo fortssimo entre o seu processo criativo e o entendimento da natureza pela botnicao que se tornou inconfundvel em suas obras. Luis Barragn possui obras em constante colquio entre as formas arquitetnicas puras e as complexas formas da vegetao e da paisagem. Eckbo j expressou a idia no seguinte raciocnio: Nosso sentido da esttica provm da natureza, da vidncia desta sobre nossas reaes, no no plano pictrico, mas no plano biolgico. A Influncia Japonesa J na dcada de 1950 em diante surgiram no Japo outro estilo e outro enfoque da paisagem. medida que o jardim japons ficava mais conhecido, o paisagismo valia-se quase sempre de elementos encontrados na natureza, deixando claro que eram materiais naturais, mas separados do contexto natural de partida. O Paisagismo Ingls O enfoque do paisagismo ingls se expressa nas extensas paisagens que guarneciam os castelos, dando nfase e magnitude arquitetura, numa espcie de gesto herico das linhas clssicas e cerebrais. No desenho ingls, tambm presente o domnio sobre o natural, s que de forma mais perspicaz nas curvas e nos cenrios romnticos. Mudanas de Escala no Paisagismo A penetrao do pictoricismo na cidade e em grande escala d-se por iniciativa da coroa inglesa com o projeto de John Nash e Humphry Repton para o Regents Park. Essa interveno parece em algumas dcadas as intervenes de Haussmann em Paris no sentido da criao de reas verdes urbanas interligadas. Tratava-se da conexo entre o Regents Park, ao norte de Londres, e o Royal Crescent, no centro da cidade por meio da Regent Street.

O Surgimento do Desenho Ambiental O desenho da paisagem baseado apenas nos valores estticos e na funcionalidade perderam a razo de ser. McHarg inicia uma nova linha de trabalho, baseada nas questes ecolgicas do mundo, ficou conhecido por seus planos ambientais de nvel

regional baseados no conceito de desenvolvimento sustentado e na minimizao de impactos sobre recursos naturais e culturais. Halprin foi um dos primeiros a se preocupar com projetos de espaos pblicos no conceito de Qualidade Ambiental Urbana. Quem Desenha a Paisagem Ps-moderna? A partir da dcada de 80, a relao entre arquitetura e a paisagem mudou sem que isso signifique que os paisagistas no se lamentem ao fato de que o tratamento do entorno continue sendo uma interveno tardia sobrepostas dos edifcios. Mas em vrios casos, a funo do paisagismo centra-se em melhorar a baixa qualidade dos entornos e da arquitetura annima. A Arte Ambiental um trabalho de integrao do autor com o meio ambiente, que se d em territrios j existentes. A arte ambiental altera por completo as qualidades do lugar, abrindo s pessoas um novo horizonte de possibilidades de vivenciar espaos que utiliza no dia-a-dia. As obras dos artistas ambientais so chamadas de minimalistas e so permanentes fontes de inspirao para os atuais desenhistas da paisagem. A Desconstruo da Paisagem Chementoff realizou um jardim de bambus com um ponto de pausa e reflexo no movimento projeto do Parc de La Villete. Neste jardim pode-se ouvir sons musicais provenientes de uma estrutura cilndrica em cujo interior cai uma cortina dgua, produzindo sons harmnicos. Martha tornou-se uma das mais expressivas paisagistas desconstrutivista ao utilizar retculas sobrepostas e deslocadas entre si, alm de cores vivas e materiais contrastantes. Mito e Metfora na Paisagem Peter Walker um dos paisagistas que incorporou em suas obras o sentido metafrico e mitolgico da cultura. Veja-se a simplicidade e beleza da Tanner Fountain que com apenas um conjunto de pedras e jatos de gua vaporizada nos rebaixos do piso, Walter carregou o lugar de magia. Elyn Zimmerman faz aluses ao jardim japons utilizando pedras, gua e pedriscos midos, brincando com as sensaes visuais de quem atravessa o local. O arquiteto Emlio Ambasz parte da arte ambiental como fonte geradora de idias. Suas obras arquitetnicas so geralmente subterrneas, recobertas por colinas onduladas em que afloram formas geomtricas de metal e vidro por onde penetra luz e ventilao.

Uma Volta, a Ordem Clssica A arquitetura ps-moderna adotou a tradio clssica porque assim se faria entender por gente comum. O ateli de arquitetura de Ricardo Bofill aplicou esta

frmula na escala urbana semelhana da ordenao que apresentam as cidades que foram empregadas ao Plano de Cerd. Os Contextos Culturais e a Paisagem Para alguns designers o tema de seu trabalho prende-se a que o sentido de uma paisagem nasce da inveno das razes culturais do lugar. Portanto, essa paisagem precisa de um significado que pertena essncia cultural do passado, transmitindo de forma nica em conjunto de metforas significativas. O Parque de Tozozomoc pretende-se dar um sentido de lugar aos habitantes da cidade, que so imigrantes desrraigados. No Parc Del Clot, em Barcelona, Dani Freixes e Vicente Miranda, com o esprito de resgate cultural conservaram elementos das edificaes que ocupavam anteriormente o assentamento. A Polivalncia Paisagstica O paisagismo tem demonstrado ser uma arte flexvel, sendo aplicado tanto em usos comerciais na pequena escala, quanto ao projetos de renovao urbana, trabalhando com as mais diversos materiais e plantas das mais variadas partes do mundo, tendo hoje em dia uma aceitao melhor pelas diferentes culturas.

A Viso Dualista do Meio Ambiente Em seu livro, Tuan compara duas culturas diametralmente opostas: os pigmeus da floresta equatorial do Congo e os ndios do sudoeste americano. No primeiro caso, onde no h nenhuma marca visual importante (como uma colina ou uma arvora isolada), a cultura no d importncia s estrelas nem ao prprio sol. Por outro lado, os ndios Pueblo do sudoeste americano tem uma viso de mundo completamente estruturada no espao e no tempo na qual o lugar, a localizao e direo desempenham papeis fundamentais.

O Desenho das Mquinas e o Desenho da Natureza No sculo XV, Da Vinci faz criticas ao ver as pssimas condies de saneamento das cidades de sua poca e especialmente na de Milo, que o fez esboar o projeto de uma cidade assentada sobre um rio, ramificado em canais, o qual abasteceria de gua potvel e livraria de dejetos. Por cima dos canais se levantariam diversos nveis de circulao de pedestres, comercio e as habitaes. A paixo pela reta fez com que Le Corbusier escrevesse em seu livro Urbanisme, textos de extrema radicalidade: A rua curva o caminho dos asnos, a rua reta o caminho dos homens. A rua curva conseqncia da arbitrariedade, do engano, da brandura, da falta de disciplina, da animalidade. A reta a reao, uma ao, uma atuao, o efeito do domnio sobre si mesmo. s e nobre. As linhas curvas ganham mais destaque no teto da Capela Sistina nas figuras de Michelangelo, o qual consegue juntar as partes desconexas da Piazza do Campidoglio num s gesto elptico do desenho.

As formas irregulares podem ser vistas na forma urbana e na arquitetura dos trajetos sinuosos dos becos das cidades orientais, nas ogivas dos arcos gticos e nas cpulas bizantinas. O Sanitarismo Segundo Andrade, o modelo higienista no Brasil teve um intrprete criativo semi-encoberto pela histria que foi o engenheiro urbanista Saturnino de Brito, cuja criatividade deve-se ao fato de ele ter juntado, na realizao de suas numerosas obras no Brasil, especialmente nas cidade de Vitria, Santos e Recife, os princpios do urbanismo Frances e os princpios estticos de Camilo Sitte. Para Saturnino, o saneamento e o embelezamento das cidades constituam a via pela qual possvel atingir a melhoria social, elevando-se o padro moral das classes populares. O Parks Movement O antagonismo baixa qualidade de vida nas cidades por causa da urbanizao crescente originou o movimento conservacionista do Parks Movement, o qual teve como principal fonte de inspirao as obras de George Perkins Marsh e Henry David Thoureau. As idias de Marsh apresentavam um conceito de ecologia, explicando como a deteriorao do territrio era resultante do ignorante manejo dos recursos pelo homem. A criao de parques nacionais no Brasil, no esprito do Parks Movement foi muito tardia. O primeiro parque nacional surgiu em 1937 com a criao do Parque Nacional do Itatiaia que s foi possvel depois de uma longa luta do botnico Alberto Loefgren desde 1913. Ps-Modernismo e Ambiente Nesta fase da arquitetura a multiplicidade de manifestaes evidencia um momento em que as tendncias opostas entre o gosto pela reta ou pela curva parecem fundir-se num s movimento. E explorar o irregular e o curvo passa a ser exercido por matemticos, fsicos, arquitetos e engenheiros por meio da computao grfica. O Novo Paradigma Nas ultimas dcadas e em especial a partir do final da Segunda Guerra Mundial a teoria dos sistemas, formulada por matemticos e inspirada pela ecologia, vem assumindo lugar de destaque em todas as reas do conhecimento, tanto nas exatas quanto nas humanas. A Inveno da Palavra Ecologia Aparece pela primeira vez em uma nota de p de pgina de Generelle Morphologie der Organismen, substituindo o t ermo biologia, cujo sentido na poca era indevidamente restrito.

A Escola de Chicago

McMillan o responsvel pela orientao de estudos dinmicos de vegetao realizada desde 1894 e que se torna orientao dominante da ecologia americana durante toda a primeira metade do sculo XX. O Conceito Ecossistmico Em 1935, cria-se um conceito de ecossistema , onde define o complexo de fatores fsicos que formam o meio ambiente da bioma , os fatores do hbitat no sentido mais amplo, sendo de variadas naturezas e tamanhos.

Vous aimerez peut-être aussi