Vous êtes sur la page 1sur 7

Sensores de Proximidade Indutivos

Introduo
Princpios de Operao para Sensores de Proximidade Indutivos Alvo Padro para Sensores de Proximidade Indutivo
Alvo

O tamanho e a forma do alvo pode afetar o alcance. Utilize as seguintes orientaes gerais ao corrigir o tamanho e a forma de um alvo: S Alvos com superfcies planas S Alvos redondos podem reduzir o alcance S Materiais no-ferrosos geralmente reduzem o alcance de modelos de deteco de todos os metais S Os alvos menores do que a superfcie de deteco geralmente reduzem o alcance S Os alvos maiores do que a superfcie de deteco podem aumentar o alcance S Blindagens podem aumentar o alcance

Bobina Oscilador Circuito de Circuito Disparo de Sada

Seletor de Proximidade Direo do Movimento Superfcie Ativa 1 mm

Os sensores de proximidade indutivo so projetados para operar gerando um campo eletromagntico e detectando as perdas das correntes parasitas geradas quando objetos do alvo de metal ferroso e no-ferroso penetram no campo. O sensor consiste de uma bobina em um ncleo de ferrite, um oscilador, um detector de nvel de sinais de disparo e um circuito de sada. Conforme um objeto de metal avana para dentro do campo, as correntes parasitas so induzidas no alvo. O resultado uma perda de energia e uma menor amplitude da oscilao. O circuito de deteco reconhece, ento, uma alterao especfica em amplitude e gera um sinal que acionar a sada do estado slido para ENERGIZADO ou DESENERGIZADO.
Posio do alvo

A superfcie ativa de um seletor de proximidade indutivo a superfcie onde emerge o campo eletromagntico de alta freqncia. Um alvo padro um quadrado de ao doce com 1 mm de espessura, com comprimentos laterais equivalentes ao dimetro da superfcie ativa ou 3X a distncia do valor nominal da comutao, a que for maior.

Fatores de Correo do Alvo para Sensores de Proximidade Indutivo


Para determinar o alcance de outros materiais diferentes do ao doce padro, utilizado um fator de correo. A composio do alvo causa um grande efeito no alcance de sensores de proximidade indutivo. Se um alvo construdo com um dos materiais descritos acima for usado, multiplique o alcance do valor nominal pelo fator de correo relacionado, para determinar o alcance do valor nominal para o alvo. Observe que os sensores ferrosos seletivos no detectaro metal, alumnio ou cobre, enquanto que os sensores no-ferrosos no detectaro ao ou aos inoxidveis do tipo ferrosos. Os fatores de correo listados abaixo podem ser usados como uma orientao geral. Os materiais de ponto comum e seus especficos fatores de correo esto relacionados em cada pgina de especificao do produto. (Faixa de Deteco do Valor Nominal) x (Fator de Correo) = Faixa de Deteco.
Fatores de Correo Material do Alvo
Ao Doce Ao Inoxidvel Lato Alumnio Cobre

Histerese (Percurso Diferencial)


A diferena entre os pontos de operao e liberao chamado de histerese ou percurso diferencial. O tamanho do percurso do alvo exigido para a liberao depois da operao deve ser considerada ao se selecionar o alvo e os pontos de referncia do sensor. A histerese necessria para ajudar a evitar a trepidao de contatos (ligando e desligando rapidamente) quando o sensor fica sujeito a choque e vibrao ou quando o alvo fica imvel no alcance do valor nominal valor. As amplitudes de vibrao devem ser menores do que a banda de histerese para evitar oscilaes.
Direo do Movimento Alvo

Resposta do Oscilador

Ponto do Seletor ao se Afastar Ponto de Comuta ao se Aproximar

Tenso de Sada
Nvel da Operao Sada ENERGIZADO Nvel de Liberao

Alcance

Histerese

DESENERGIZADO DESENERGIZADO

Um alvo de metal ao se aproximar de um sensor de proximidade indutivo (acima) absorve a energia gerada pelo oscilador. Quando o alvo est muito prximo da faixa, o fluxo de energia interrompe o oscilador e altera o estado da sada.

Seletor de Proximidade

Fatores de Correo Aproximados


1,0 0,85 0,50 0,45 0,40

R2- 7 -

Sensores de Proximidade Indutivos

Introduo
Freqncia de Comutao
A freqncia de comutao a velocidade mxima na qual um sensor distribuir pulsos individuais discretos medida que o alvo entra e deixa o campo de deteco. Este valor sempre dependente do tamanho do alvo, da distncia da superfcie de deteco, velocidade do alvo e tipo de seletor. Isso indica o nmero mximo possvel de operaes de comutao por segundo. O mtodo de medida para determinar a freqncia de comutao com os alvos padres especificado pelo IEC 60947--5--2.
D

Consideraes de Montagem das Proximidades Imunes do Campo de Solda


A operao confivel depende da durabilidade do campo magntico e da distncia entre a linha da corrente e o sensor. Montagem Perpendicular Linha da Corrente
Linha da Corrente

Imunidade campos de solda


50 kA 40 kA Corrente ( l ) 30 kA 20 kA 10 kA 0 kA 0 mm 10 mm 20 mm 30 mm 40 mm 50 mm 0,50 pol. 1,00 pol. 1,50 pol. 2,00 pol. 2,50 pol. Distncia da Linha da Corrente (r)

Zona de Segurana

R Sensor Campo Magntico

Sensores Conectados em Srie


Os sensores podem ser conectados em srie com uma carga. Para uma operao adequada, a tenso da carga deve ser menor ou correspondente fonte de alimentao mnima, menos as quedas de tenso atravs dos sensores de proximidade conectados em srie. Esquema Eltrico para Sensores (NPN) de Corrente Sink Conectados em Srie
Vcc
+ --

Seletor de Proximidade Direo do Movimento Sn 2 Alvos de Fe 360 ou A570 Grade 36 R

Montagem Paralela Linha da Corrente


Sensor

2xm

+ M Material antimagntico e no-condutor Linha da Corrente

--

m=d

Ripple
Ripple a tenso alternada sobreposta na tenso de CC (pico a pico) em %. Para a operao dos seletores de voltagem de CC, uma tenso de CC com filtro e uma tenso ripple mxima de 10% necessria (de acordo com o DIN 41755).
U

Utilize o diagrama ou frmulas a seguir para determinar as especificaes de espaamento entre a linha da corrente e o sensor de proximidade. Selecione uma distncia que se encaixe dentro da rea de segurana.
+

Carga

Esquema Eltrico para Sensores (PNP) de Origem de Corrente Conectados em Srie


Vcc
+ Carga --

--

S H= S B=

I 2 r H 0, 796

S Gauss = 10* B onde: I = corrente de solda eltrica (em kA), H = resistncia do campo (em kA/m), B = fluxo (em mT) e

Uuss Ud

r = distncia entre o sensor e as linhas de conduo da corrente (em metros).

R2- 8 -

Sensores de Proximidade Indutivos

Introduo
Sensores Conectados Paralelamente
Os sensores podem ser conectados paralelamente para energizar uma carga. Para determinar o nmero mximo de sensores permitidos para uma aplicao, o total mximo da corrente de fuga dos sensores conectados paralelamente deve ser menor do que a corrente no estado de DESENERGIZADO do equipamento de carga.
Nota: Deve-se tomar cuidado ao projetar circuitos paralelos de proximidade. Se houver muita corrente de fuga fluindo para dentro da carga, ela pode fazer com que a entrada do estado slido altere o seu estado ou que um rel pequeno no se desligue. Os sensores conectados em paralelo no fornecem recursos de corrente de cargas mais altas.

Fiao lgica de transistor a transistor


( + ) 10 a 30 Vcc Marrom Preto Sink Azul ( -- ) ( + ) 10 a 30 Vcc (--) Terra de sinal por ponto comum TTL (+) 5 V

Fonte ( -- )

TTL

Esquema Eltrico para Sensores (NPN) de Corrente Sink Conectados em Paralelo


Vcc
+ Carga --

(--) 5 V Terra de sinal -Observao: Ao utilizar as sadas sourcing, o terra deve ser flutuante e no pode ser por ponto comum, ou resultar em curto circuito.

Fiao do Controlador Lgico Programvel


Esquema Eltrico para Sensores (PNP) de Origem de Corrente Conectados em Paralelo
Vcc
+ Carga --

--

Para informaes sobre a fiao do controlador lgico programvel para sensores Capacitivos e Indutivos, consulte a publicao 871--4.5, June 1996.

L1

Esquema Eltrico para os Sensores de CA Conectados em Paralelo


Vca
R R Carga

L2

Adicione um diodo conforme exibido acima para cada sada, para manter a funo do indicador de sada individual. Adicione um R nas sries com sensor para manter a tenso mnima quando o sensor estiver em comutao.

R2- 9 -

Sensores de Proximidade Indutivos

Introduo
Sensores Indutivos Blindados versus No-Blindados
Sensor Blindado Sensor No-Blindado

Blindagem de Metal

Blindagem de Metal

Ncleo de Ferrite A fabricao blindada inclui uma banda de metal que reveste o ncleo de ferrite e o sistema da bobina.

Ncleo de Ferrite Os sensores no-blindados no possuem esta banda de metal

Espaamento entre os Sensores Blindados (Embutidos) e Superfcies de Metal Prximas


Os sensores de proximidade blindados permitem que o campo eletromagntico fique concentrado na superfcie frontal do sensor.
Estilo Tubular
d d d

face. A fabricao blindada permite a proximidade para ser montado embutido


Estilo Chave Fim de Curso (871L e 872L)

em torno do metal sem causar um disparo falso.


Estilo Chave Fim de Curso (802PR)

3 Sn

d d d d 1,3 d

1,8 d 2d 2d

Deteco Estendida do Estilo Tubular (872C)


3 Sn

3 Sn

6 Sn

d=

dimetro ou largura da superfcie de deteco ativa Sn = alcance do valor nominal 802PR--LB ou 802PR--XB pode ser montado lado a lado.

R2- 10 -

Sensores de Proximidade Indutivos

Introduo
Espaamento entre os Sensores Blindados (Embutidos) e Superfcies de Metal Prximas (continuao)
Estilo Cubo (871P VersaCube)

Superfcie Ativa

d d d

Estilo Pacote Plano (871F)


Superfcie Ativa

Estilo Pacote Plano Miniatura (871FM)

3 Sn

d = dimetro ou largura da superfcie de deteco ativa Sn = alcance do valor nominal

R2- 11 -

Sensores de Proximidade Indutivos

Introduo
Espaamento entre os Sensores No-Blindados (Montagem No-Embutida) e Superfcies de Metal Prximas
Alcances mais longos podem ser obtidos atravs de um sensor no-blindado. Sensores de proximidade no-blindados
Estilo Tubular

exigem uma zona livre de metal em torno da superfcie de deteco. O metal imediatamente oposto superfcie de deteco no deve ficar
Estilo Chave Fim de Curso (871L e 872L)
0,4 d

mais perto do que 3 vezes o alcance da taxa de valor nominal do sensor.


Estilo Chave Fim de Curso (802PR)
0,4 d

3 d
3d d d

3 Sn

4d d

d d 0,4 d

1,5 d 4d

4d

Deteco Estendida do Estilo Tubular (872C)


3 Sn 3 Sn

6 Sn

R2- 12 -

Sensores de Proximidade Indutivos

Introduo
Espaamento entre os Sensores No Blindados (No Embutidos) e Superfcies de Metal Prximas (continuao)
Estilo Cubo (871P VersaCube)
Superfcie Ativa 0,75 d 4d d d d 0,75 d

0,75 d

d 4d d

Estilo Pacote Plano (871F)


Superfcie Ativa d 4d d d

Estilo Pacote Plano Miniatura (871FM)

Vista Lateral (quantidade de suspensos)


0,5 L

L 6 Sn

d = dimetro ou largura da superfcie de deteco ativa Sn = alcance do valor nominal 3d para modelos Imunes a Campo de Solda.

R2- 13 -

Vous aimerez peut-être aussi