Vous êtes sur la page 1sur 10

INSTITUTO DE CINCIA HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA ESTTICA PROFESSOR DR.

HUBERT JEAN FRANOIS CORMIER

ARTE NA CARNE: UMA REFLEXO ESTTICA SOBRE A MODIFICAO CORPORAL

SRGIO DARAGO daragaophi@gmail.com @daragaophi

Braslia Junho, 2008

2
Ce quil y a de plus profonde dans lhomme, cest la peau. Isso que h de mais profundo no homem, a pele. (Paul Valery)

1. INTRODUO Onde termina o mundo e comea o eu? Cpsula, membrana, casca ou pele: aqui nos separamos do resto, aqui nos diferenciamos dos outros. O corpo realiza a individualidade fsica do ser, a pele mais do que um limite um veculo fenomnico, aparecemos por ela e nela nos ex-plicamos, retomando o sentido latino (explicare) de desdobrar-se. o lugar das marcas do tempo, das lutas e das vontades. Na pele recrudescem as dores e resplandecem as realizaes. Ela recebe o afago e o tapa. Por ela entramos em contato com o mundo e com o outro, nela somos to profundos quanto podemos ser. Esta reflexo pretende problematizar, no campo da Esttica, as modificaes corporais invasivas e radicais como se apresentam na contemporaneidade por meio das vises antropolgica, psicanaltica e esttica, buscando uma fundamentao filosfica que justifique tais escolhas, para demonstrar que o bizarro e anormal apenas artstico, livre e humano.

2. ANTROPOLOGIA DA MODIFICAO CORPORAL A modificao corporal, em sentido amplo, relaciona-se, estreitamente, entrada do homem na cultura, confundindo-se com o incio do processo civilizatrio. Tal a viso antropolgica deste fenmeno:
O corpo humano perfurado, esticado, decepado; modificamos a colorao de partes como unhas, dentes ou cabelo como recurso de afirmar o distanciamento da natureza e o predomnio da cultura. De acordo com a nossa viso de mundo, ao imaginar um corpo natural, como construmos esse corpo? Um corpo nu? Um corpo sem tatuagens e brincos? Um corpo sem cuidados de higiene e conforto?[...] As modificaes corporais so, portanto, um atributo universal da cultura humana, sem as quais retornamos ao mundo dos instintos. (KEMP, 2005, p.44 e 45)

Presentes em todos os tempos e povos, as modificaes podem ser categorizadas em: no invasivas, que se referem a cortar unhas, cabelo e quaisquer atitudes que nosso organismo tenha a capacidade de regenerar e tornar reversvel (KEMP, 2005), o que inclui toda espcie de embelezamentos, como maquiagem, penteados e ampla gama de procedimentos ditos higinicos ou estticos no sentido comum; e invasivas, modificaes irreversveis tais como tatuagens, perfuraes, alargamentos, escarificaes e amputaes. Estas ltimas esto bem mais prximas da nossa cultura ocidental e civilizada do que se

poderia supor de antemo, basta lembrar a circunciso judaica ou a perfurao de lbulos de orelhas femininas em recm-nascidos. Identificado nos Estados Unidos como body art e/ou body modification, o Movimento de Modificaes Corporais surge, de modo organizado, na Califrnia, durante as dcadas de 80 e 90 do sculo XX; seus integrantes, intitulados neotribais ou primitivos modernos, buscam, segundo Pitts apud Kemp (2005): reviver ou reatualizar rituais corporais indgenas ao redor do mundo todo, tentando entrar em contato com uma experincia espiritual mais autntica do corpo. Inseridos neste contexto h os praticantes das modificaes corporais radicais, as ditas cirurgias eletivas, a saber: subinciso, amputao de membros, bipartir a face, lngua ou rgos genitais, implantar objetos, pequenos aparelhos aparentes ou arte hologrfica e castrao. Os radicais renem-se no Modcon, uma conveno mundial, realizada anualmente, em Ontrio, Canad, para expor suas tcnicas, histrias e experincias singulares como modcons. A modificao corporal expande-se acompanhando as exigncias estticas da psmodernidade no ritmo veloz do processo cultural e tecnolgico que a divulga e a refina:
O termo body modification se refere a uma longa lista de prticas que incluem o piercing, a tatuagem, o branding, o cutting, as amarraes e inseres de implantes para alterar a aparncia e a forma do corpo. A lista dessas prticas poderia ser estendida para incluir a ginstica, o bodybuilding, a anorexia e o jejum formas pelas quais a superfcie corporal no diretamente desenhada e alterada por meio de instrumentos que cortem, perfurem ou amarrem. Nessas prticas, o corpo externo transformado por meio de uma variedade de exerccios e regimes alimentares, que constituem processos mais lentos, com efeitos externos, tais como o ganho ou a perda de massa, gordura ou msculos, que s se tornam observveis aps longos perodos de tempo [...] Adicionalmente, devemos considerar os modos pelos quais o corpo modificado pelo uso de formas variadas de prteses e sistemas tecnolgicos. (FEATHERSTONE, 1999, p. 1 apud BRAZ, 2005)

Para Pires apud Braz (2005), a body art nasce onde o artista se coloca como obra viva, usando o corpo como instrumento, destacando sua ligao com o pblico e a relao tempo-espao. Durante estas performances de atividades cotidianas ou processos biolgicos como digesto e excreo, tais artistas buscavam expor e potencializar o corpo, fazendo dele um instrumento do homem, a chamada desfetichizao do corpo, muitas vezes causado repulsa no espectador (BRAZ, 2005). A body modification originar-se- deste movimento esttico, porm em uma nova relao sujeito/corpo dado que, no h distino entre o artista e a obra, entre o sujeito criador e o objeto criado [...] Alm disso, o tempo da exposio deixa de ser delimitado, sendo constitudo pelo tempo de vida do indivduo transformado, e o local

de exibio no mais demarcado, sendo todos os espaos por onde ele circula. (BRAZ, 2005) Destacam-se, ainda, paralelamente aos modcons, manifestaes artsticas nas quais tcnicas cirrgicas e auto-modificao corporal so utilizadas de modo performtico ou forma ritual de exposio, bem como prticas extremas de sadomasoquismo em clubes fechados de sexo, alm do movimento transgnero. O corpo aparece, desta forma, como para Kemp (2005): um suporte de smbolos, uma vez que ele deve expressar para si mesmo e para o outro certa condio de estar no mundo. Ainda que os objetivos perseguidos por este espectro de prticas paream dspares primeira vista, todos acabam por referirem-se s representaes corporais dos sujeitos e construo de uma identidade, quer individual, quer social, e que , sobretudo, um processo, pois, conforme assinala Kemp (2005): No corpo inscrevemos nossa experincia corporal, revelando nosso pertencimento. A este sentimento existencial de pertena a si mesmo ou a um grupo que se vincularo, de maneiras amplamente diversa e em muitos casos, particular, o ideal de belo e o conceito de arte, objetos da Esttica, associados ao corpo.

Modificaes corporais invasivas

3. CORPO E ARTE Necessria se faz, portanto, a investigao do conceito de corpo. Segundo Abbagnano (1982) sua mais antiga e difusa concepo como instrumento da alma e, como tal, pode ser tanto apreciado e exaltado pela funo que cumpre como criticado por no responder bem ao seu objetivo ou porque implica limites e condies.

Deparando-se com a prpria materialidade e conscincia o homem passa a problematizar a relao entre alma e corpo. A doutrina aristotlica da instrumentalidade resolve esta questo nas prprias definies, colocando uma em funo do outra. Afastandose aqui da disputa, ao longo da histria da Filosofia, pela primazia da alma ou do corpo, ou pela equivalncia de ambos, h que se considerar o corpo morada e sustento dos rgos dos sentidos, incluindo-se, por bvio, a pele como receptculo da sensao (conhecimento sensorial de uma qualidade) e da percepo (conhecimento sensorial de um objeto), portanto fonte (e instrumento) da (asthesis) em seu sentido originrio. Considerando os problemas estticos fundamentais, exploram-se, a fim dialogar com a body art/body modification, as seguintes solues: - sobre a relao entre arte e natureza: arte como construo, segundo a qual se tem um encontro entre a natureza e o homem. (ABBAGNANO, 1982). Assim o modcon constri sua arte sobre aquilo que a natureza lhe deu de mais prprio: o corpo; - sobre a relao entre a arte e o homem: arte como atividade prtica, tese explcita de Aristteles, que a constitui como objeto da potica, enquanto cincia da produo, retomada, sobretudo por Nietzsche que insistiu no seu carter prtico como manifestao da vontade de potncia, sendo essencial a ela a perfeio do ser, a preparao do ser plenitude; a arte essencialmente a afirmao, a divinizao da existncia. (ABBAGNANO, 1982). Toda modificao corporal visa um ideal de perfeio e plenitude existencial, ainda que sui generis; - sobre a funo da arte: arte como expresso, cuja teoria consiste em v-la como uma forma final das experincias, das atividades ou, em geral, das atitudes humanas. O conceito de expresso particularmente importante uma vez que a manifestao mediante smbolos ou comportamentos simblicos e ainda uma consecuo, um termo final, mais do que um instrumento ou um meio, ou seja, na arte, sob este prisma, os instrumentos comunicativos assumem um valor final. (ABBAGNANO, 1982). Neste contexto, tanto a body art, em carter provisrio, quanto a body modification, em carter permanente, ao tomarem o prprio corpo do artista como objeto de sua arte, so reflexivas, pois o ideal de belo buscado em si mesmo e auto-estticas, uma vez que o instrumento (e fonte) da asthesis modificado e, mudando a sensao e percepo de si, alimenta-se da sua prpria transformao em moto continum.

4. LEI, VIDA E LIBERDADE A radicalizao dos modcons aponta para uma explicao psicanaltica, a saber: o conceito de transgresso, pois, como observa Stoller (1985) os desejos erticos inconscientes se satisfazem ao ultrapassar certos limites impostos pela famlia, sociedade, cultura, pela lei em geral. O sinal modificador seria uma realizao disfarada e parcial da sexualidade, a qual, para a Psicanlise, liga-se muito mais ao conceito de corporeidade o corpo como fonte de prazer e dor do que ao ato reprodutor em si. H modcons que elegem os genitais como objeto das modificaes, mas a funo reprodutiva , em geral, negada simbolicamente ou inutilizada de fato, em uma clara tentativa de elaborar (repetindo) o complexo de castrao, o qual se trata da constatar, na segunda infncia, a diferena sexual e aceit-la, ou no. Mas por que modificar radical e invasivamente o corpo estaria associado ao ato de transgredir? A antropologia oferece uma pista, se considerarmos as tatuagens como primeiras modificaes corporais invasivas tomadas como emprstimo cultural:
Na tradio ocidental, iniciada na Grcia, as tatuagens eram utilizadas para marcar o corpo ou o rosto de indivduos que deveriam ser reconhecidos como escravos, portanto como coisas, ou como problema social. Impingir um stigma, uma marca infame a uma pessoa, era o recurso visual utilizado para discriminar, excluir do contato social. (KEMP, 2005, p.58)

No de se admirar, portanto, que as modificaes corporais invasivas contemporneas tenham surgido inicialmente em grupos marginalizados, como expresso afirmativa da pertena de um sujeito estigmatizado ao seu gueto. A idia justamente atacar a sociedade que os rejeitam contrariando o cnone da beleza. Segundo Foucault (1979) apud Kemp (2005), o corpo est sempre pronto a ser construdo pelo discurso do poder, mas, uma vez que a sociedade de consumo se apropria das modificaes e estas se tornam mainstream, ou seja, um pensamento corrente da maioria da populao, fazem-se necessrios novos estigmas cada vez mais radicais. Trata-se da busca da diferena como identidade pela transgresso, que sempre exigir novos limites para ultrapassar, como observa Umberto Eco:
Hoje, piercing e tatuagem podem ser vistos to somente como desafio geracional e, com certeza, no so compreendidos (pela maioria) como escolha deliqencial e uma jovem com um anel na lngua ou um drago tatuado no ventre descoberto poder participar de uma manifestao pela paz ou pelas crianas famintas da frica. E nem os jovens, nem os velhos parecem viver estas contradies de maneira dramtica. (ECO, 2007, p.430)

Considerada esta carga moral que pesa sobre os modcons h como legitimar filosoficamente a sua transgresso contnua? As doutrinas pulsionais, vitalistas e existencialistas parecem oferecer algumas solues. A filosofia pulsional de Nietzsche coloca o bermensch (alm-do-homem) como meta, chamando ao inconformismo, ao questionamento constante e ao ultrapassamento pela transvalorao dos valores; em Ecce Homo, o filsofo responde como a gente se torna o que a gente :
Assumindo, pois, que a tarefa, a determinao, o destino da tarefa est bem acima de uma medida regular, nenhum perigo seria maior do que ver a si mesmo, cara a cara, atravs dessa tarefa. Que a gente se torne o que a gente pressupe que a gente no saiba, nem de longe, o que a gente . A partir desse ponto de vista, at mesmo as decises erradas da vida os desvios e descaminhos, os atrasos, as modstias, a seriedade esbanjada em tarefas que no fazem parte da tarefa tm seu valor e seu sentido peculiar... (NIETZSCHE, 1888, 9, p.63)

Bergson, em sua doutrina vitalista, defende o el vital como movimento da durao que se diferencia, impossvel de ser congelado em modelos pr-estabelecidos:
Pois a vida tendncia e a essncia de uma tendncia desenvolver-se em forma de feixe, criando, pelo simples fato de seu crescimento, direes divergentes entre as quais seu ela ir dividir-se [...] como cada um de ns vive uma vida s, foroso fazer uma escolha. Na verdade escolhemos sem cessar e tambm sem cessar abandonamos muitas coisas. A estrada que percorremos no tempo est juncada dos restos de tudo o que comeamos a ser, de tudo o que poderamos ter nos tornado. (BERGSON, 1907, p.97)

Tomando-se as modificaes corporais como uma evoluo pessoal, limit-las significa limitar a manifestao deste el. A transgresso contnua porque a vida contnua e o limite congelante. Mesmo a estabilidade da forma corprea uma iluso:
Como turbilhes de poeira levantados pelo vento que passa, os vivos giram em torno de si mesmos, suspensos pelo grande sopro da vida. So, portanto relativamente estveis, e contrafazem mesmo to bem a imobilidade que os tratamos antes como coisas que como progressos, esquecendo que a prpria permanncia de sua forma no mais que o desenho de um movimento. (BERGSON, 1907, p. 123)

Escolher modificar-se um privilgio humano, manifestao de liberdade, em funo de sua conscincia de si e do mundo:
Pois a conscincia corresponde exatamente ao poder de escolha de que o ser vivo dispe; coextensiva ao permetro de ao possvel que envolve a ao real: conscincia sinnimo de inveno e liberdade [...] Com o homem, a conscincia rompe a corrente. No homem, e somente no homem, ela se

8 liberta [...] Mas o homem no se limita a manter sua mquina; consegue servir-se dela como lhe agrade. (BERGSON, 1907, p. 133 e 134)

Em realidade as mudanas j esto ocorrendo e as modificaes corporais so apenas uma exacerbao do processo, pois: A verdade que mudamos sem cessar e que o prprio estado j mudana. (BERGSON, 1907). H tambm, no bergsonismo, a retomada da dialtica entre a materialidade do corpo (necessidade) e a alma (conscincia):
A matria necessidade, a conscincia liberdade; mas, apesar de elas se oporem uma outra, a vida encontra meios de reconcili-las. Isso porque a vida precisamente a liberdade inserindo-se na necessidade e transformando-a em proveito prprio. Ela seria impossvel se o determinismo ao qual a matria obedece no pudesse relaxar o seu rigor. (BERGSON, 1919, p.176)

Por fim, os conceitos heideggerianos de ser-a (Dasein), ser-no-mundo (in der Welt sein) e projeto (Entwurf) postulam a incompletude do homem e sua vocao para construir-se indefinidamente mesmo indo de encontro a modelos e regras; so escolhas em busca de uma autenticidade existencial. Isto fundamenta o relativismo antropolgico e assim Csordas apud Kemp (2005): entende a corporalidade como uma condio existencial da vida cultural.

5. CONCLUSO: A BELEZA Fundamentadas as escolhas existenciais dos modcons como manifestaes de vida e liberdade, resta o questionamento acerca do valor esttico das modificaes corporais. Para tanto preciso abordar o belo como conceito central em Esttica. A beleza das modificaes corporais aproxima-se do conceito de belo como perfeio expressiva ou acabamento da expresso, pois as obras produzidas pelos e nos artistas tendem a um valor simblico final, realizando e confundindo-se com a identidade deles; so o testemunho de um ideal particular de beleza, fora e muitas vezes contra os cnones, s compreensvel no contexto da singularidade de cada sujeito. Neste sentido, trata-se de um belo mais metafsico que esttico, se entendido como um transcendental do ser, sua sntese e esplendor. E o deleite produzido pela modificao corporal egocntrico, na medida em que antes para o prprio modcon que para o outro, mas nem por isso menos legtimo. O corpo modificado uma escolha difcil, definitiva e radical, por isso deve ser consciente e livre. No ter uma obra de arte, mas ser uma obra de arte, no contar com elogios ou crticas, mas muitas vezes com discriminao e repulsa, no ser considerado artista, mas insano pela maioria, ultrapassar-se pela diferena com todos seus custos,

renunciar beleza em favor da Beleza, portanto a arte ltima, digna de respeito e admirao, , na pele, profundamente, tornar-se o que se .

Modcon

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. 2. ed. So Paulo: Mestre Jou, 1982.

BERGSON, Henri. Memria e Vida: textos escolhidos por Gilles Deleuze. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRAZ, Camilo Albuquerque de. Alm da pele: reflexes sobre a extreme body modification em So Paulo in Os Urbanitas Revista de Antropologia Urbana, ano 2, v. 2, n. 3, dez. 2005. Disponvel em http://www.aguaforte.com/osurbanitas3/camilobraz.html. Acesso em: 15 abr. 2008.

CSORDAS, Thomas J. Introduction: the body as representation and being-in-the-world in Embodiment and Experience The existential ground of culture and self. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

ECO, Umberto. Histria da Feira. Rio de Janeiro: Record, 2007.

10

FEATHERSTONE, Mike. Body Modification: An Introduction, in: Body & Society, v. 5 (2-3), London: Sage Publications, 1999, pp. 1-13.

GOBRY, Ivan. Vocabulrio grego da filosofia. So Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 3. ed. Petrpolis: Vozes: Bragana Paulista: Editora Universitria So Francisco, 2008.

KEMP, Knia. Corpo modificado, corpo livre? So Paulo: Paulus, 2005.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulrio de Psicanlise. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Ecce Homo: de como a gente se torna o que a gente . Porto Alegre: L&PM, 2003.

PIRES, Beatriz Ferreira. Piercing, Implante, Escarificao, Tatuagem: o corpo como suporte da arte, Campinas: Dissertao de Mestrado, Instituto de Artes/UNICAMP, 2001.

PITTS, Victoria. In the flesh: The cultural politics of body modification. New York: Palgrave MacMillan, 2003.

STOLLER, R. Observing the Erotic Imagination. New Haven, CT: Yale University Press, 1985.

WELLDON, Estela V. Sadomasoquismo. Rio de Janeiro: Relume: Ediouro: SegmentoDuetto, 2005

Vous aimerez peut-être aussi