Vous êtes sur la page 1sur 4

XIV Encontro Anual da ABEM

Belo Horizonte, 25 a 28 de outubro de 2005

Projeto Pavulagem: msica e cultura na educao especial

Antnio Pdua Sales Costa Daniele Freitas de Arajo Instituto Arraial do Pavulagem

Resumo. Trabalho de educao musical aliado a cultura regional no atendimento ao deficiente mental, voltandose basicamente a estimulao neurolgica e ao desenvolvimento psicomotor e interpessoal, habitualmente to prejudicado. Buscou-se um olhar atencioso sobre as eficincias possveis de cada ser humano, partimos do pressuposto de que a capacidade intelectual da criana ocorre atravs das experincias sensrio-motoras, onde desde o inicio da vida, a criana percebe o mundo por meio destas experincias. O corpo reage aos estmulos e a comunicao com o mundo se inicia de forma prazerosa e eficaz. Visto por esse prisma a educao musical torna-se um coadjuvante ao desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais, e com valores significativos favorece as sensaes e percepes para poder agir nas atividades do cotidiano e nos relacionamentos scioafetivos, construindo assim, um maior conceito de auto-eficcia e auto-estima.

JUSTIFICATIVA O poder mgico e aglutinador que a msica nos oferece, visa integrar scioafetivamente as mais variadas diferenas existentes em nosso meio, quer seja, na faixa etria, na sala de aula, em casa, no trabalho, nas instituies religiosas, na comunidade e etc. Para a pessoa com necessidades especiais este poder se destina a aprimorar e estimular habilidades que se encontram inibidas ou reprimidas, por falta de incentivo ou no terem sido dados oportunidades de manifestao interior. A educao musical pode ser um coadjuvante no processo de incluso e no desenvolvimento das potencialidades de toda e qualquer criana compactuando com a Poltica Nacional de Educao Especial, onde se estabelece que: Toda criana tem direito fundamental a educao com possibilidade de atingir e manter um nvel adequado de aprendizagem. Toda criana possui caractersticas, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que so nicas. A educao especial fundamentando-se em experincias tericas e prticas visa promover o desenvolvimento global do processo de necessidades especiais, num processo de construo e reconstruo da estruturao do conhecimento. Um olhar por este prisma justifica os esforos ao estimulo do desenvolvimento cognitivo, afetivo e neurolgico do individuo com necessidades educativas especiais. Antunes (1998, p.18) coloca que os estmulos so o alimento das inteligncias. Sem esses estmulos a criana cresce com limitaes e seu desenvolvimento cerebral fica extremamente comprometido.

A educao musical contribui com este desenvolvimento no somente de forma teraputica ou ocupacional, por estar participando de uma atividade, mais indo mais alm, ampliando seu desenvolvimento motor e neurolgico, da forma que passa a contribuir no enriquecimento de conhecimentos sonoros e rtmicos, organizao de movimentos do aparelho motor e melhora da auto-estima por estar inserido, executando ou acompanhando em conjunto um ritmo ou melodia musical. A educao musical aliada a manifestaes folclricas possibilita ao individuo experincias e conhecimentos de sua regionalidade e cotidiano, e que possam desenvolver seu potencial de criao e criticidade, proporcionando sua socializao e auto-conhecimento de habilidades reprimidas na pessoa portadora de alguma deficincia, como tambm na realizao e na construo de condies de incluso social de forma autnoma.

OBJETIVOS Gerais Desenvolver por meio de atividades musicais o amadurecimento do sistema nervoso central

Especficos Melhorar o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo. Melhorar aspectos de auto-realizao e auto-estima. Potencializar habilidades musicais.

METODOLOGIA O projeto Pavulagem realiza oficinas de musicalizao (subdividida em percepo sonora, rtmica e construo de instrumentos percussivos com material alternativo), objetivando desenvolver no pblico-alvo o amadurecimento do sistema nervoso central, melhorando o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo de cada indivduo, destacando-se o aperfeioamento da coordenao motora (fina e grossa) e viso motor, lateralidade, flexibilidade, ritmo corporal, estimulao auditiva, psicomotricidade, estruturao corporal, equilbrio e estruturao espao-temporal. As oficinas atenderam 30 adolescentes e jovens, em duas turmas de 15 alunos cada. A oficina de musicalizao acontece em 144 horas/aula, sendo duas aulas na semana, de 1 hora e meia cada, ao longo de 12 meses. Para cada etapa da oficina destinou-se um total de 48 horas/aula. So utilizadas tcnicas de aquecimento de corpo e voz, Bits de informao,

mtodos Doman (voltado ao desenvolvimento neurolgico), Orff e Dalcroze, onde os trabalhos exigem uma participao ativa e efetiva do aluno, partindo sempre da vivncia para teoria, levando em considerao a criao e a improvisao como formas de participao do aluno, bem como a expresso de estruturas apreendidas. So apresentados os parmetros sonoros, como tambm se trabalha o acompanhamento rtmico sobre musicas regionais e do folclore popular. O projeto que acontece no Centro de Estudos Especiais Acreditar CESEA tem o apoio de parceiros como: Instituto Junia Rabello, Fundao Instituto para o Desenvolvimento da Amaznia - FIDESA, Banco Rural e o prprio Instituto Arraial do Pavulagem. Os resultados das oficinas culminam na confeco de instrumentos com material alternativo e nos cortejos dentro da Quadra junina, Boi-bumb, Crio de Nossa Senhora de Nazar e Cordes de Bichos (Peixe-boi).

ANALISE DOS DADOS As analises aconteceram dentro de relatrios bimestrais, acompanhados por anotaes feitas no modelo de dirio de bordo. Ao final do projeto apresentou-se um relatrio final da oficina e um relato do acompanhamento individual de cada aluno atendido, onde constam seus avanos e conquistas durante o projeto.

RESULTADOS E CONCLUSES Os resultados do projeto Pavulagem aconteceram de forma quantitativa e qualitativa, onde atendeu 30 adolescentes e jovens com deficincias neuropsicomotoras em oficinas de musicalizao, onde se estimulou a percepo sonora e rtmica, como tambm a socializao em oficinas de construo de instrumentos com material alternativo. Aes estas que culminaram com a melhora no desenvolvimento da capacidade sensrio-motora de deficientes cognitivos e com dificuldades de aprendizagem, ofertando condies de independncia nas atividades de vida diria dos deficientes. Exerccio da cidadania e condies de incluso social de forma autnoma. Apreenso e conhecimento da cultura regional. Participao nos folguedos e interao com a comunidade. Mais aproximao com a famlia e os levando a serem protagonistas da prpria historia de vida.

REFERNCIAS

ANTUNES, Celso, 1937 -. Jogos para a estimulao das inteligncias mltiplas. Petrpolis, Rj: Vozes, 1998.

BRASIL, Ministrio da Educao, secretaria de educao especial. (2000). Integrao. Ano12, edio especial/arte e educao. Braslia: Ministrio da Educao/Secretaria de Educao especial.

BRUSCIA, Kenneth E. Definindo Musicoterapia/ Kenneth E. BRUSCIA: traduo Mariza Velloso Fernandez Conde. 2 ed. Rio de janeiro; Enelivros, 2000. 332p

DOMAN, Glenn. Como multiplicar a inteligncia do seu beb / 2 edio / Glenn Doman e Janet Doman; traduo de Lourdes Norton. - Porto Alegre: Artes e Ofcios, 1993. 344p. : il. ; 14 x 21 cm.

Vous aimerez peut-être aussi