Vous êtes sur la page 1sur 5

TECLAS DE ATALHO DO MICROSOFT WORD 2003 (vale para as outras verses)

DICA: Caso queira ver outras teclas de atalho, acessar no menu Ferramentas \ Personalizar \ Boto Teclado...

TRABALHANDO COM DOCUMENTOS


Criar, exibir e salvar documentos
CTRL+O CTRL+A CTRL+W ALT+CTRL+S ALT+SHIFT+C CTRL+B Cria um novo documento do mesmo tipo do atual ou do mais recente. Abre um documento. Fecha um documento. Divide a janela do documento. Remove a diviso da janela do documento. Salva um documento.

Localizar, substituir e navegar pelo texto


CTRL+L CTRL+U CTRL+Y Localiza texto, formatao e itens especiais. Substitui texto, uma formatao especfica e itens especiais. Vai para uma pgina, um indicador, uma nota de rodap, uma tabela, um comentrio, um elemento grfico ou para outro local.

Desfazer e refazer aes


ESC CTRL+Z CTRL+R Cancela uma ao (quando uma janela est aberta) Desfaz uma ao. Refaz ou repete uma ao.

Alternar para outro modo de exibio


ALT+CTRL+P ALT+CTRL+O ALT+CTRL+N Alterna para o modo de exibio de layout de impresso Alterna para o modo de exibio de estrutura de tpicos Alterna para o modo de exibio normal

Imprimindo e visualizando os documentos


CTRL+P ALT+CTRL+I CTRL+SHIFT+E Imprime um documento. Entra no modo de visualizao de impresso e sai dele. Ativa ou desativa o controle de alteraes. Fecha o Painel de Reviso se ele estiver aberto.

Trabalhando com pginas da Web


CTRL+K Insere um hiperlink

EDITANDO E MOVENDO TEXTOS E ELEMENTOS GRFICOS


Excluir texto e elementos grficos
BACKSPACE CTRL+BACKSPACE DELETE CTRL+DELETE CTRL+X CTRL+Z CTRL+F3 Exclui um caractere esquerda. Exclui uma palavra esquerda. Exclui um caractere direita. Exclui uma palavra direita. Recorta o texto selecionado para a rea de transferncia do Office. Desfaz a ltima ao. Recorta para o AutoTexto Especial

Copiar e mover texto e elementos grficos


CTRL+C CTRL+C, CTRL+C ALT+F3 CTRL+V Copia texto ou elementos grficos. Exibe a rea de transferncia do Office. F2 (e, em seguida, mova o ponto de insero e pressione ENTER). Move texto ou elementos grficos. Cria AutoTexto Cola o contedo da rea de transferncia do Office.

Inserir caracteres especiais


SHIFT+ENTER CTRL+ENTER CTRL+SHIFT+ENTER ALT+CTRL+ - (SINAL DE MENOS) CTRL+ - (SINAL DE MENOS) CTRL+HFEN CTRL+SHIFT+HFEN CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAO ALT+CTRL+C ALT+CTRL+R ALT+CTRL+T ALT+CTRL+PONTO Uma quebra de linha. Uma quebra de pgina. Uma quebra de Coluna. Um travesso Um trao Um hfen opcional. Um hfen no separvel. Um espao no separvel. O smbolo de copyright - . O smbolo de marca registrada - . O smbolo de marca - . Reticncias...

Estender uma seleo


F8 F8 2x F8 3x F8 4x F8 5x SHIFT+F8 ESC Ativa o modo de extenso. Em seguida, pressione a SETA PARA A ESQUERDA, DIREITA, CIME E ABAIXO. Selecionar uma palavra. Selecionar uma sentena(frase). Selecionar um pargrafo. Selecionar todo o texto. Reduz o tamanho de uma seleo. Desativa o modo de extenso.

Selecionando Texto
SHIFT+SETA PARA A DIREITA SHIFT+SETA PARA A ESQUERDA CTRL+SHIFT+SETA PARA A DIREITA CTRL+SHIFT+SETA PARA A ESQUERDA SHIFT+END SHIFT+HOME SHIFT+SETA PARA BAIXO SHIFT+SETA PARA CIMA Um caractere para a direita. Um caractere para a esquerda. At o fim de uma palavra. At o incio de uma palavra. Para o fim de uma linha. Para o incio de uma linha. Uma linha para baixo. Um linha para cima.

CTRL+SHIFT+SETA PARA BAIXO CTRL+SHIFT+SETA PARA CIMA SHIFT+PAGE DOWN SHIFT+PAGE UP CTRL+SHIFT+HOME CTRL+SHIFT+END ALT+CTRL+SHIFT+PAGE DOWN CTRL+T

At o fim de um pargrafo. At o incio de um pargrafo. Uma tela para baixo. Uma tela para cima. Para o incio de um documento. Para o fim de um documento. At o fim de uma janela. Para selecionar o documento inteiro.

Selecionar texto e elementos grficos em uma tabela


TAB SHIFT+TAB ALT+5 no teclado numrico (com NUM LOCK desativado) Seleciona o contedo da prxima clula. Seleciona o contedo da clula anterior . (mantenha pressionada a tecla SHIFT e pressione repetidas vezes uma tecla de direo para selecionar mais clulas) Seleciona uma tabela inteira.

Mover-se pelo texto (Mover o Ponto de Insero)


SETA PARA A ESQUERDA SETA PARA A DIREITA CTRL+SETA PARA A ESQUERDA CTRL+SETA PARA A DIREITA CTRL+SETA PARA CIMA CTRL+SETA PARA BAIXO SHIFT+TAB TAB SETA PARA CIMA SETA PARA BAIXO END HOME ALT+CTRL+PAGE UP ALT+CTRL+PAGE DOWN PAGE UP PAGE DOWN CTRL+PAGE DOWN CTRL+PAGE UP CTRL+END CTRL+HOME Um caractere para a esquerda. Um caractere para a direita. Uma palavra para a esquerda. Uma palavra para a direita. Um pargrafo para cima. Um pargrafo para baixo. Uma clula para a esquerda (em uma tabela). Uma clula para a direita (em uma tabela). Uma linha para cima. Uma linha para baixo. Para o fim de uma linha. Para o incio de uma linha. Para o incio da janela. Para o fim da janela. Uma tela para cima (rolando). Uma tela para baixo (rolando). Para o incio da pgina seguinte. Para o incio da pgina anterior. Para o fim de um documento. Para o incio de um documento.

Mover-se por uma tabela


TAB SHIFT+TAB ALT+HOME ALT+END ALT+PAGE UP ALT+PAGE DOWN SETA PARA CIMA SETA PARA BAIXO A A A A A A A A clula seguinte em uma linha. clula anterior em uma linha. primeira clula da linha. ltima clula da linha. primeira clula da coluna. ltima clula da coluna. linha anterior. linha seguinte.

Inserir pargrafos e caracteres de tabulao em uma tabela


ENTER CTRL+TAB Novos pargrafos em uma clula. Caracteres de tabulao em uma clula.

FORMATAO DE CARACTERES E DE PARGRAFOS


Copiar a formatao (A Ferramenta Pincel)
CTRL+SHIFT+C CTRL+SHIFT+V Copia a formatao do texto. Aplica a formatao copiada ao texto.

Alterar ou redimensionar a fonte


CTRL+SHIFT+F CTRL+SHIFT+P CTRL+SHIFT+> CTRL+SHIFT+< CTRL+] CTRL+[ Altera a fonte (acessa a caixa Fonte, na barra de ferramentas) Altera o tamanho da fonte. (acessa a caixa tamanho da fonte, na barra de ferramentas) Aumenta o tamanho da fonte. Diminui o tamanho da fonte. Aumenta em 1 ponto o tamanho da fonte. Diminui em 1 ponto o tamanho da fonte.

Aplicar formatos de caractere


CTRL+D SHIFT+F3 CTRL+SHIFT+A CTRL+N CTRL+S CTRL+SHIFT+W CTRL+SHIFT+D CTRL+SHIFT+H CTRL+I CTRL+SHIFT+K CTRL+SINAL DE IGUAL CTRL+SHIFT+SINAL DE ADIO CTRL+BARRA DE ESPAO CTRL+SHIFT+Q Altera a formatao dos caracteres (abre a janela do comando Fonte, menu Formatar). Alterna as letras entre maisculas e minsculas. Formata todas as letras com maisculas. Aplica negrito. Aplica sublinhado. Sublinha as palavras, mas no os espaos. Aplica sublinhado duplo ao texto. Aplica formatao de texto oculto. Aplica itlico. Formata as letras com caixa alta. Formata com subscrito (espaamento automtico). Formata com sobrescrito (espaamento automtico). Remove a formatao manual dos caracteres. Altera a seleo para a fonte Symbol.

Exibir e copiar formatos de texto


CTRL+SHIFT+* (asterisco) SHIFT+F1 (e, em seguida, clique no texto cuja formatao voc deseja revisar) Exibe caracteres no-imprimveis. Revisa a formatao do texto.

Definir o espaamento entre linhas


CTRL+1 CTRL+2 CTRL+5 CTRL+0 (zero) Aplica espaamento simples entre linhas. Aplica espaamento duplo entre linhas. Aplica espaamento de 1,5 linhas. Adiciona ou remove um espao de uma linha antes de um pargrafo.

Alinhar pargrafos
CTRL+E CTRL+J F11 CTRL+G CTRL+M CTRL+SHIFT+M Centraliza o pargrafo. Justifica o pargrafo. Alinha o pargrafo esquerda. Alinha o pargrafo direita. Recua o pargrafo esquerda. Remove o recuo esquerda do pargrafo.

CTRL+SHIFT+J CTRL+SHIFT+T CTRL+Q

Cria um recuo deslocado. Reduz o recuo deslocado. Remove a formatao do pargrafo.

Aplicar estilos de pargrafo


CTRL+SHIFT+U ALT+CTRL+K CTRL+SHIFT+B ALT+CTRL+1 ALT+CTRL+2 ALT+CTRL+3 SHIFT+F11 Aplica um estilo. Inicia a AutoFormatao. Aplica o estilo Normal. Aplica o estilo Ttulo 1. Aplica o estilo Ttulo 2. Aplica o estilo Ttulo 3. Aplica o estilo de lista.

Bem, acho que essas so as principais teclas de atalho do programa Microsoft Word (tiradas da prpria documentao de ajuda do programa). Se qualquer banca examinadora exigir teclas de atalho, daqui que as tiraro.

Vous aimerez peut-être aussi