Vous êtes sur la page 1sur 3

Gesto Ambiental Lista I

1. Considerando a figura abaixo, qual a relao existente entre o meio ambiente do trabalho e a segurana do trabalho, nesse contexto? Pg 324 -14.1 Pode-se caracterizar o meio ambiente, definido e estabelecido nos mais diversos nveis da hierarquia, como o conjunto de vrios ambientes: cultural, natural, social e o meio ambiente de trabalho. Fere as leis do ordenamento peridico descritas na figura. O descumprimento de normas que protegem a sade do trabalhador em seu local de trabalho inflige culpa que gera sanes penais e administrativas inclusas na legislao ambiental. 2. A degradao no ambiente de trabalho est compreendida no principio poluidor/pagador e da responsabilidade objetiva quando se trata de poluio de trabalho. Art. 1, III, da Lei n 6.938/81. Explique o que quer dizer poluidor/pagador e d 2 exemplos. Pg. 327 14.4 Poluidor/pagador que paga ao governo um determinado valor para poder poluir. Focando no SST, resulta na insalubridade do trabalhador direto, no se restringindo aos trabalhadores do poluidor/pagador, podendo afetar trabalhadores de outras empresas. Exemplo: Concreteira e mineradora.

3. Os interesses de grupos so classificados de acordo com sua divisibilidade, abrangncia e origem. (Oliveira, 2011). Baseando-se na idia de titulares, qual a diferena entre interesses de grupos e interesses individuais? Quais so os titulares de ao civis pblicas ou aes coletivas que exercem defesa dos interesses individuais homogneos, coletivos e difusos? Pg 326 14.3 Os interesses de grupo podem ser difusos, quando os interesses no podem ser quantitativamente divididos entre os integrantes de um grupo indeterminvel de pessoas reunidas pela mesma situao de fato. Interesses individuais podem ser quantitativamente divididos entre integrantes de um grupo determinado ou determinvel de pessoas, unidas pela origem comum. Coletivos so aqueles que tambm no podem ser partilhados entre os integrantes de um grupo, j agora determinado de pessoas, que se encontram unidos por uma relao jurdica comum. Na rea de meio ambiente, para exerccio de defesa dos interesses individuais homogneo, coletivos e difusos, so titulares de ao civis pblicos ou aes coletivos e ministrio publico(MPF e MPT), as pessoas jurdicas de Direito Pblico Intimo, as associaes civis e outros colegitimados, de forma concorrente e disjuntiva. 4. O que torna uma prestao de servio insalubre? Riscos biolgicos so insalubres? Por que? O EPI elimina a insalubridade? Explique. Pg 332, 333 e 336

O que torna o servio insalubre a relao causa e efeito entre este e o agravo sade humana (previsibilidade), cujo desenvolvimento acontece com o passar do tempo (cronecidade). Seguindo uma probabilidade que permite afirmar acometimento a maioria dos expostos (certeza). Risco biolgico no insalubre pois no h a certeza de ocorrer o agravo. EPI no elimina insalubridade pois o ambiente se mantm insalubre.

5. Na Regra de Exceo, a empresa utilizar o EPI nos seus empregados se, e somente se, comprove-se o cumprimento de oito requisitos de admissibilidade. Cite 3 requisitos de admissibilidade do uso de EPI. Insuficincia do EPC, carter de emergncia e higienizao.

6. Segundo a NR-16, cite 2 atividades perigosas exercidas e rea de risco. Quais so os 3 fatores essenciais periculosidade que so opostos insalubridade? Explique as diferenas entre eles. Inflamvel tanque de inflamveis liquido Toda bacia de segurana Radiao ionizante segregao, manuseio e tratamento acondicionamento e estocagem de rejeitos radioativos. Laboratrios para descontaminao e coletas de rejeitos radioativos.

Riscos periculoso a relao de causa e efeito entre este e o acidente/trauma leso aguda/morte (imprevisibilidade), que acontece instantaneamente, ou prximo disso, (agudicidade) segundo uma aleatoriedade que no permite afirmar acometimento a maioria dos expostos(incerteza). 7. Por que o fornecimento pelo empregador de EPI ou a adoo de tcnicas de proteo ao trabalhador no eximem a empresa do pagamento do adicional? Deve-se aos elementos nucleares da periculosidade que, por natureza, impedem afirmar que o risco resultante da atividade do trabalhador em condies de periculosidade foi eliminado.

8. O que so atividades penosas? Cite 3 exemplos. So relacionadas s situaes com as quais se lida e que comportam uma carga psicolgica perturbadora, desconforto, alterao dos ritmos biolgicos: aquilo que exige em esforo fsico, psicolgico, social, espiritual, permanente-sofrimento, desgaste e medo.

9. Conceitue ato inseguro e condio insegura. Explique o mito do ato inseguro.

Ato inseguro produzido pelo ser humano, natureza comportamental. Condio insegura origem do meio ambiente do trabalho, natureza organizacional. O mito do ato inseguro e toda condio organizacional que permite, enseja, autorizza, consente, incentiva o trabalhador a tomar decises, como se patro fosse, capazes de provocar dano a si mesmo, aos seus companheiros ou as maquinas, materiais e equipamentos, decorrentes da falta de vigilncia (culpa in vigilando) ou por m eleio (culpa in elegendo) por parte do empregador que levem a situao (falha humana) relacionadas imprudncia, impercia ou negligncia do empregador quanto gesto do meio ambiente do trabalho. Alguns exemplos de condies organizacionais inseguras que levam o trabalhador a consumar o risco: excesso de trabalho; horas extras; pausas insuficientes; teimosia.

10. A existncia ou no de riscos ambientais em nveis ou concentraes que prejudiquem a sade ou a integridade fsica do trabalhador ser comprovada mediante a apresentao de documentos-programas. Cite 2 desses documentosprogramas e suas funes. O LTCAT uma pea pericial para fins previdencirio, esttico, emitido pela empresa que expe o trabalhador, assinado por especialista engenheiro ou medico do trabalho este servia apenas para facilitar a vida do INSS nessas excees, que com o laudo conseguia manter o reconhecimento do direito na esfera meramente cartrica. O PPRA constitui um dos programas que integram o programa de gesto do meio ambiente do trabalho e est estruturado em: antecipao/recolhimento dos riscos, avaliao ambiental; controle e medidas de preveno dos riscos ambientais, monitoramente; registros e divulgaes. Deve ser elaborado, implementado e atualizado pela empresa, por estabelecimento, nos termos da NRs do TEM.

Vous aimerez peut-être aussi