Vous êtes sur la page 1sur 4

EXERCCIO DE SOCIOLOGIA

Discente: Jssica Kellen da Silva

201110638

Turma: 13A

Docente: Dbora Cristina de Carvalho

Ler Max Weber (pgina 49 a 54) e elaborar um resumo.

Max Weber estudou o capitalismo ocidental, estudou sua perspectiva histrica, econmica, ideolgica e sociolgica. Weber faz uma crtica ao pensamento Marxista e ao monismo causal, que a nica causa para explicar todos os fenmenos sociais. Para Weber, os valores so um guia para a escolha de um certo objeto pelo cientista, o prprio cientista quem atribui aos aspectos do real e da histria que examina uma ordem atravs da qual procura estabelecer uma relao causal entre certos fenmenos. Assim, produz o que chama tipo real. O alvo de estudo para Weber captar a especificidade dos fenmenos estudados e seus significados. Sendo a realidade cultural infinita, uma investigao exaustiva, que considerasse todas as circunstncias ou variveis envolvidas inatingvel. O mtodo de estudo de que se utiliza baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que dispe e nas normas de pensamento vigentes, o que lhe permite obter resultados vlidos no apenas para si prprio. A explicao do fato significativo em sua especificidade nunca estar livre de pressupostos porque ele prprio foi escolhido em funo de valores. Com isso, Weber rejeita a possibilidade de uma cincia social que reduza a realidade emprica a leis. Para explicar um acontecimento concreto, o cientista agrupa uma certa constelao de fatores que lhe permitam dar sentido a esta realidade particular. num determinado acontecimento, torna-se uma pretenso

O princpio de seleo dos fenmenos culturais infinitamente diversos subjetivo, j que apenas o ponto de vista humano capaz de conferir-lhes sentido, assim como de proceder imputao de causas concretas e adequadas ou objetivamente possveis, destacando algumas conexes, construindo relaes, e elaborando ou fazendo uso de conceitos que pretendem ser fecundos para a investigao emprica, embora inicialmente imprecisos e intudos. O que d valor a uma construo terica a concordncia entre a adequao de sentido que prope e a prova dos fatos, caso contrrio, ela se torna intil, seja do ponto de vista explicativo ou do conhecimento da ao real. Somente as aes compreensveis so objeto da Sociologia. As construes elaboradas por Marx sobre o desenvolvimento do capitalismo tm, para Weber, o carter de tipos ideais e, embora teoricamente corretas, no se lhes deve atribuir validez emprica ou imaginar que so tendncias ou foras ativas reais. Cabe Sociologia e a Histria, como parte das cincias da cultura, reconstruir os atos humanos, compreender o significado que estes tiveram para os agentes, e o universo de valores adotado por um grupo social o por um indivduo enquanto membro de uma determinada sociedade e, por fim, construir conceitos-tipo e encontrar as regras gerais do acontecer. A ao definida por Weber como toda conduta humana (ato, omisso, permisso) dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta essa ao. Compreender uma ao captar e interpretar sua conexo de sentido, que ser mais ou menos evidente para o socilogo. Em suma: ao compreensvel ao com sentido. Para compreender uma ao atravs do mtodo cientfico, o socilogo trabalha ento com uma elaborao limite, essencial para o estudo sociolgico, que chama de tipos puros ou ideais, vazios de realidade concreta ou estranhos ao mundo, ou seja: abstratos, conceituais.

Weber constri quatro tipos puros, ou ideais, de ao: a ao racional com relao a fins, a ao racional com relao valores, a ao tradicional e a ao afetiva. Em sntese: somente a ao com sentido pode ser compreendida pela sociologia, a qual constri tipos ou modelos explicativos abstratos para cuja construo levam-se em conta tanto as conexes de sentido racionais, cuja interpretao se d com maior evidncia, quanto as no-racionais, sobre as quais a interpretao alcana menor clareza. A ao de um indivduo ser classificada como racional com relao a fins que, para atingir um objetivo previamente definido, ele lana mo dos meios necessrios ou adequados, ambos avaliados e combinados to claramente quanto possvel de seu prprio ponto de vista. A conduta ser racional em relao a valores quando o agente orienta-se por fins ltimos, por princpios, agindo de acordo com ou a servio de suas prprias convices e levando em conta somente sua fidelidade a tais valores, estes, sim, inspirados de sua conduta, ou na medida em que cr na legitimidade intrnseca de um comportamento, vlido por si mesmo como, por exemplo, ser honesto, ser casto, no se alimentar de carne. Uma ao afetiva aquela orientada pelo cime, pela raiva ou por diversas outras paixes. A ao afetiva distingue-se da racional orientada por valores pelo fato que, nesta, o sujeito elabora conscientemente os pontos de direo ltimos da atividade e se orienta segundo estes de maneira conseqente, portanto age racionalmente. Quando hbitos e costumes arraigados levam a que se aja em funo deles, ou como sempre se fez, em reao estmulos habituais, estamos diante da ao tradicional. Assim como a ao estritamente afetiva, a estritamente tradicional situa-se no limite ou alm do que Weber considera ao orientada de maneira significativamente consciente.

O socilogo procura compreender o sentido que um sujeito atribui sua ao e seu significado. H que se ter claro, porm, o alerta de Weber de que muito raras vezes a ao, especialmente a social, est exclusivamente orientada por um ou por outro destes tipos que no passam de modelos conceituais puros, o que quer dizer que em geral as aes sofrem mais de um desses condicionamentos, embora possam ser classificados com base naquele que, no caso, o predominante.

Vous aimerez peut-être aussi