Vous êtes sur la page 1sur 121

Universidade Federal do Rio de Janeiro Museu Nacional

A PISTA E O CAMELDROMO
CAMELS NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Patrcia Delgado Mafra

Rio de Janeiro 2005

A PISTA E O CAMELDROMO
CAMELS NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

Patrcia Delgado Mafra

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-graduao em Antropologia Social, Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Antropologia Social

Orientador: Prof. Dr. Gilberto Cardoso Alves Velho

Rio de Janeiro Fevereiro de 2005

A PISTA E O CAMELDROMO
CAMELS NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO
Patrcia Delgado Mafra
ORIENTADOR: PROF. DR. GILBERTO CARDOSO ALVES VELHO

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-graduao em Antropologia Social, Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Antropologia Social.

Aprovada por:

_____________________________ Presidente, Prof. Dr. Gilberto Cardoso Alves Velho.

______________________________ Prof. Yonne de Freitas Leite

______________________________ Prof. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

Rio de Janeiro Fevereiro de 2005

Helena e Mara

AGRADECIMENTOS

Nos ltimos dois anos tive o privilgio de ter como meu orientador de mestrado o Prof. Gilberto Velho, sempre muito atencioso e disposto a incentivar-me. Alm da gentileza e carinho, deu crdito e apoio s minhas idias. Sua dedicada orientao foi o que de melhor poderia receber. Ele sabe o quanto o considero, mas ainda assim, muito obrigada.

Ao Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social do Museu Nacional atravs do seu corpo docente, agradeo por ter proporcionado-me ambiente de estudos e cursos do mais alto nvel, fundamentais para minha formao. Agradeo tambm s bibliotecrias Carla Regina de Freitas e Cristina Coimbra e secretria do programa Tnia Lucia Ferreira. Todas particularmente atenciosas, ajudando-me sempre com presteza e delicadeza.

Ao CNPq, concedeu-me bolsa durante todo o mestrado, viabilizando minha dedicao exclusiva aos estudos. Sou muito grata esta instituio.

Aos colegas do Museu Nacional, agradeo especialmente Fernanda Delvalhas Piccolo pelas longas conversas, livros emprestados e preciosas sugestes. Virna Plastino, Luciana Lombardo, Maria Paula Miller, Deborah Bronz, Paula Siqueira, Antonio Holzmeister e Gustavo Vilela, nunca esquecerei o incentivo e os momentos agradveis que compartilhamos no laborioso cotidiano das aulas, nas festinhas e nos animados encontros. Aos colegas Bruno Cardoso e Thiago Coutinho, do Instituto de Filosofia e Cincias Sociais, agradeo pela fora e carinho. Todos foram sempre divertidos e amveis.

Ao Prof. Marco Antonio da Silva Mello, meu ex-professor, agradeo por ter me apresentado, ainda na graduao, no Instituto de Filosofia e Cincias Sociais da UFRJ, trabalhos e pesquisas que me despertaram para o estudo da cultura popular urbana. Atravs da sua pessoa agradeo tambm ao Nufep Ncleo Fluminense de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal Fluminense, pela oportunidade de dilogo que me ofereceu, no incio do curso de mestrado, ao me convidar para participar dos seminrios e reunies com o grupo de pesquisa Cidades & Mercados. A todos do grupo agradeo sinceramente.

Hrcules Quintanilha, tem sido um amigo inigualvel. Agradeo pelos livros emprestados, leituras compartilhadas e por sua contagiante paixo pela cidade do Rio de Janeiro. Um grande abrao.

Minha famlia, como sempre, me deu muito carinho. Helena Delgado, minha me foi, como sempre, simplesmente fantstica. Ajudou-me a cuidar de minha filha e de minha casa. Muito obrigada por tanto amor e dedicao. Sem sua fora e encorajamento essa dissertao no existiria. Everaldo Costa, meu bravo companheiro, sempre acreditou nos meus sonhos e, desde o incio do mestrado, neste projeto. Acompanhou todo o processo com muita compreenso e solidariedade. Mara Mafra, minha filha, se mostrou muito amiga e compreensiva s minhas ausncias. Uma pessoa realmente muito especial. Obrigada por fazerem parte da minha vida.

Finalmente, deixo aqui registrada a minha gratido a todos os camels que gentilmente colaboraram para a realizao dessa pesquisa. A todos muito obrigada.

Mafra, Patrcia Delgado. A pista e o cameldromo Camels no Centro do Rio de Janeiro/ Patrcia Delgado Mafra Rio de Janeiro: UFRJ/ Museu Nacional, 2005 x, 106f.: il.; 31cm. Orientador: Gilberto Cardoso Alves Velho. Dissertao (mestrado) UFRJ/ Museu Nacional/ Programa de Ps-graduao em Antropologia Social, 2005. Referncias Bibliogrficas: f. 97-99. 1.Antropologia Urbana. 2. Cidade do Rio de Janeiro. 3. Camels. 4. Carreiras na camelotagem. I. Velho, Gilberto Cardoso Alves. II. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Ps-graduao em Antropologia Social. III. A pista e o cameldromo Camels no Centro do Rio de Janeiro.

A PISTA E O CAMELDROMO
CAMELS NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO
Patrcia Delgado Mafra
ORIENTADOR: PROF. DR. GILBERTO CARDOSO ALVES VELHO

Resumo da Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-graduao em Antropologia Social, Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Antropologia Social.

Esta dissertao fruto da pesquisa que desenvolvi junto aos camels nos anos 2003 e 2004. Nesta etnografia apresento o universo da camelotagem, tal como praticada no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, descrevo o cotidiano dos camels no Centro, explicitando as situaes vivenciadas por eles nas trs possibilidades de exerccio dessa ocupao na pista, no cameldromo e nas barracas. Atravs de oito personagens, cujas trajetrias so paradigmticas, aponto as possveis carreiras que podem ser desenvolvidas na camelotagem carioca.

Rio de Janeiro Fevereiro de 2005

A PISTA E O CAMELDROMO
CAMELS NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO
Patrcia Delgado Mafra
ORIENTADOR: PROF. DR. GILBERTO CARDOSO ALVES VELHO

Abstract da Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-graduao em Antropologia Social, Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Antropologia Social.

This dissertation is product of the research done with street vendors in the years 2003 e 2004. In this ethnography I present the street vendors universe, as it is praticed in Rio de Janeiros downtown. Therefore, I describe their day-by-day in downtown, explaining the activities that they experience into the three possibilities of praticing this occupation in the street (pista), in the market (cameldromo) and at the stands (barracas). Through eight characters, whose trajectories are paradigmatics, I point out the possible careers that can be developed in the Rio de Janeiros street vendors scene.

Rio de Janeiro Fevereiro de 2005

NDICE

INTRODUO .................................................................................1 CAPTULO 1

A rua Uruguaiana e a cidade ........................................................10


CAPTULO 2

O cotidiano dos camels no Centro do Rio de Janeiro .............34


CAPTULO 3

Carreiras na camelotagem carioca ...............................................76


CONSIDERAES FINAIS .......................................................... 92 BIBLIOGRAFIA CITADA ..............................................................98 ANEXOS ........................................................................................100

10

INTRODUO

Na cidade do Rio de Janeiro, em todo e qualquer lugar onde circule ou para onde convirja uma grande quantidade de pessoas seja nas ruas, nos sinais de trnsito, no interior dos transportes coletivos, nas sadas das estaes de metr, nos terminais de nibus ou nas beiradas das feiras livres , os camels esto presentes, oferecendo diversos tipos de mercadorias. As cenas de violncia ocorridas quando h confrontos durante aes de represso policial so comumente noticiadas e comentadas, revelando de forma dramtica a dimenso ubqua da camelotagem no cotidiano da cidade. Ao definir os camels como objeto de pesquisa, fui obrigada a rever os termos da proximidade que os tornava muito familiares nos meus percursos como carioca e moradora da cidade. Transformar essa familiaridade foi o primeiro desafio da pesquisa. A busca de uma estratgia de observao que me aproximasse, de fato, de suas prticas me conduziu rua com outro olhar. Um olhar j prevenido por certas leituras que me permitiram constatar que, na experincia urbana, o anonimato e a distncia so to fortes e marcantes quanto a prpria proximidade. A construo de objetos de investigao no meio urbano, portanto, no impede o distanciamento to necessrio para o conhecimento antropolgico. Ao contrrio, mostra que, por no fazermos parte de um grupo exclusivo, possvel haver constantemente um movimento de estranhamento crtico diante do prximo (cf. Velho, 1987 [1981] e 2003). O carter diverso da camelotagem carioca ficou ntido para mim, tornando a pesquisa ainda mais desafiadora. Resolvi comear pela percepo dessa diversidade, deixando-a conduzir o processo de estranhamento. Paralelamente s leituras, iniciei

11

caminhadas dirias pelo Centro do Rio, procurando conversar e estabelecer contato com os camels. Nesses percursos, as situaes que se apresentaram foram indicando, pouco a pouco, algumas diretrizes para o trabalho de campo. As imediaes da rua Uruguaiana, o cameldromo ali localizado e as lojas da Saara1 so referenciais evidentes para os vendedores com os quais conversei. As ruas que compem essa rea, com suas praas, patrimnios da arquitetura urbana, instituies pblicas, galerias comerciais, lojas, escritrios, bancos etc., criam um setting privilegiado para a atuao dos camels, que ora circulam pelas ruas ou fixam-se nas esquinas e ao longo das caladas, ora se assentam no interior do cameldromo da Uruguaiana. Decidi estabelecer um raio de percurso etnogrfico a partir dessa rua, em direo s avenidas Passos, Presidente Vargas e Rio Branco, e ao Largo da Carioca, abrangendo uma rea especfica do Centro da cidade. Durante cerca de dez meses, freqentei assiduamente o cameldromo da rua Uruguaiana, observando e registrando o que acontecia. No princpio, vagava por suas quadras e corredores, tentando apreender seu ritmo dirio, seu colorido e toda a sua diversidade. Depois, tornei-me cliente de um salo de cabeleireiro situado no interior do cameldromo, num canto peculiar que conjugava um bar, o salo, um boxe de jogos eletrnicos, caa-nqueis e diversos comerciantes atacadistas, com os quais os camels que vendem nas ruas adquirem suas mercadorias. Como cliente, utilizava os servios de manicuro e, aos poucos, fui deixando claro o meu interesse.2 No incio, eu ia ao salo somente s sextas-feiras; depois, passei a ir regularmente para bater-papo.

Sociedade dos Amigos das Adjacncias da Rua da Alfndega. Chamo a ateno para o fato de ter sido proibida a prestao de servios de barbearia, cabeleireiro, manicuro e pedicuro no cameldromo logo aps o trmino da pesquisa.
2

12

Nesse canto, todos se conhecem: a dona do bar, as moas que trabalham no salo, os donos dos boxes atacadistas, o rapaz que toma conta do boxe de jogos eletrnicos, o relojoeiro e os freqentadores mais assduos, principalmente alguns dos camels que vendem nas ruas e que fazem do cameldromo seu ponto de apoio no Centro da cidade. Em momentos de pouco movimento comercial ou no final do dia de trabalho, essas pessoas costumam se reunir entre o bar e o salo de beleza para conversar, e um clima de brincadeira e jocosidade se instala no ambiente. Passei vrias tardes e noites entre eles, participando dessas conversas, e as relaes que estabeleci ali me inseriram numa rede de pessoas ligadas s atividades da camelotagem, dentro e fora do cameldromo. Certo dia, ainda no incio da pesquisa, em agosto de 2003, cheguei no cameldromo por volta das nove horas da manh e resolvi me sentar num dos bancos localizados no largo que fica na quadra C. Um rapaz, com uma prancheta e uma caneta na mo, sentou-se ao meu lado e pediu para dar uma olhada no caderno de esportes do jornal que eu estava lendo. A partir da, comeamos a conversar sobre algumas notcias. Enquanto isso, diversos rapazes passavam e o cumprimentavam. Ele ento olhava o relgio e fazia anotaes no bloco preso na prancheta. Esse movimento se repetiu inmeras vezes. Ao ser perguntado sobre o que estava anotando, ele me respondeu que estava marcando o horrio de chegada do pessoal que trabalha para ele na pista. Indaguei: Na pista? E ele: , na rua, a fora do cameldromo. Sem querer entrar em detalhes, conferiu os nomes na lista, marcando um por um, se despediu e saiu. Essa breve conversa revelou que a camelotagem pode ser desempenhada na pista e/ou no cameldromo. Por evocar uma diviso nativa desse universo, recuperei essas denominaes na etnografia para indicar situaes gerais, com caractersticas e ritmos diferenciados apesar de envolvidas em certas continuidades , nas quais os camels 13

desempenham

suas

atividades

diariamente.

Assim,

identifiquei

camel

do

cameldromo e o camel da pista. Logo me chamou a ateno um terceiro tipo de camel: aquele que dispe de barraca de ferro e lona, e se fixa ao longo de determinadas caladas. Apesar de estarem fora do cameldromo, esses camels no esto na pista. Sendo assim, pode-se dizer que h trs situaes gerais nas quais a camelotagem carioca se desenvolve: na pista, no cameldromo e em barracas armadas nas caladas. No transcurso da pesquisa, tive a oportunidade de presenciar, no s no interior do cameldromo, mas tambm na pista, uma srie de eventos importantes para a compreenso desse universo. Batidas policiais, dentro e fora do cameldromo, para reprimir o comrcio de mercadorias consideradas falsificadas, e confrontos decorrentes de aes da Guarda Municipal, em represso aos camels considerados irregulares, foram alguns dos acontecimentos que pude acompanhar. Realizei poucas entrevistas formais; preferi deixar as conversas flurem para, em determinados momentos, introduzir os temas de interesse da pesquisa. Optei principalmente por estar entre os camels, observando e acompanhando seus dramas, fofocas e afazeres dirios. Dessa forma, consegui depoimentos relevantes sobre diversas questes pertinentes ao universo da camelotagem. A rua aparece nas conversas como uma categoria fsica e simblica de importncia fundamental na vida dos sujeitos pesquisados. O Centro do Rio surge tambm nos discursos dos camels como uma categoria significativa, sendo considerado um local que oferece muitas oportunidades. Frases como o Centro onde tudo acontece e aqui [no Centro] que t a grana revelam suas percepes sobre os lugares e os seus percursos na cidade. O fato de a camelotagem ser praticada no Centro de uma cidade como o Rio de Janeiro abre, para os atores sociais nela envolvidos, possibilidades nicas de interao. Isso nos obriga a uma srie de reflexes sobre a rua, a cidade e os estilos de vida urbanos. 14

A cidade como plano de reflexo antropolgica A Revoluo Industrial criou um tipo de sociedade cuja complexidade est associada crescente diviso do trabalho, ao aumento da produo e do consumo e a um rpido crescimento urbano. A existncia de cidades com milhes de habitantes somente possvel num quadro de desenvolvimento das foras produtivas, articulado a um mercado mundial e associado ao aperfeioamento de tcnicas aplicadas agricultura, medicina e s comunicaes. A modernizao e a disseminao desses recursos fazem com que determinadas cidades atinjam um nmero crescente de indivduos. O alto ndice populacional, por si s, no as diferencia de outros tipos de sociedade complexa, mas constitui um atributo marcante das sociedades industriais moderno-contemporneas. A cidade metropolitana, portanto, se coloca como o lcus das realizaes desse tipo de sociedade. A cidade norte-americana de Chicago se apresentou como caso limite para se pensar a cidade metropolitana. A partir de meados do sculo XIX, a regio dos Grandes Lagos comeou a sofrer a expanso das redes ferroviria e de navegao. Dentro do contexto histrico dos Estados Unidos, em que o sistema capitalista se fortaleceu aps a Guerra Civil Americana, Chicago foi uma das cidades que mais cresceu em populao e densidade, recebendo povos de diversos lugares. A partir de ento, comeou a ocorrer um intenso fluxo migratrio, de origem europia, de escala sem precedentes na histria. Aportaram na regio irlandeses, italianos, alemes, poloneses, russos, escandinavos, hngaros e judeus de diferentes procedncias e, em menor nmero, srvios, croatas, austracos e asiticos, alm dos migrantes nacionais, como negros ex-escravos e pessoas do sul do pas. Esse fluxo perdurou at meados do sculo XX, quando se foram avolumando os mexicanos,

15

colombianos, porto-riquenhos e caribenhos. Mais recentemente, portugueses e brasileiros tambm tm acorrido em maior escala.3 Chicago, na poca da fundao de sua universidade, em 1892, era considerada uma cidade rica e desordenada, que enfrentava uma srie de problemas sociais ligados criminalidade, imigrao e assimilao de milhares de estrangeiros. A preocupao em produzir conhecimento sobre essas situaes marcou a produo socioantropolgica de sua universidade, transformando-a num importante centro de pesquisas nessa rea (cf. Becker, 1996). Inspirado na sociologia alem e, em particular, na obra de Simmel, um crculo de pesquisadores do Departamento de Antropologia e Sociologia da Universidade de Chicago tomou a cidade como tema de pesquisa das cincias sociais e elaborou mtodos orientados para uma investigao qualitativa que valorizava a pesquisa emprica, o trabalho de campo e a explorao de diversas fontes documentais. A produo da chamada Escola de Chicago, principalmente a partir das figuras de W. Thomas, Robert Park e Louis Wirth, considerada ainda hoje referencial terico para a compreenso de fenmenos que tm a cidade contempornea como contexto. Na Berlim do incio do sculo XX, Georg Simmel (1967 [1903]), autor que lhes serviu de inspirao, assinalou, no artigo A metrpole e a vida mental, as especificidades da vida metropolitana referentes extrema fragmentao e diferenciao de papis e domnios, que do contornos particulares vida psicolgica individual. Na sua perspectiva, indivduo e sociedade constroem-se e reconstroem-se mutuamente, como num jogo tenso entre foras objetivas, que emanam da exatido calculista da vida metropolitana, e as
Notas de aula. Curso de Antropologia Urbana, professor Gilberto Velho, 1 semestre de 2004, PPGAS/MN/UFRJ.
3

16

subjetividades e o desejo de expresso dos indivduos nessa realidade. A vida na metrpole, portanto, se coloca no pensamento simmeliano como um exemplo paradigmtico dessa relao, em funo da heterogeneidade das interaes sociais e da diversidade nelas produzida. Robert E. Park (1967 [1916]), num clebre artigo, mostrou que a cidade um laboratrio para a investigao da vida social e sugeriu uma srie de tpicos de pesquisa, muitos dos quais foram empreendidos por seus alunos. A mobilidade fsica e social das pessoas e a questo dos fluxos so percebidas como problemas interessantes para a compreenso do fenmeno da cidade vivido por ele no incio do sculo XX, em plena Chicago. Muito mais que um ambiente fsico, para ele, a cidade a expresso da natureza humana. A organizao moral, bem como a organizao fsica da cidade, interagem reciprocamente de maneira caracterstica, moldando e modificando uma a outra (cf. Park, 1967 [1916]: 32). A questo dos tipos vocacionais, indicada por Park nesse artigo, chama a ateno para uma definio interessante: A cidade antiga era principalmente uma fortaleza, um lugar de refgio em tempo de guerra. A cidade moderna, pelo contrrio, principalmente uma convenincia de comrcio e deve sua existncia praa do mercado em volta da qual foi erigida. A diviso do trabalho e o surgimento de novas profisses, na escala ininterrupta em que se encontram, somente so possveis sob a condio da existncia de mercados, dinheiro e outros expedientes para facilitar os negcios e o comrcio (Park, 1967 [1916]: 39-40). Na percepo desse autor, todos os tipos de trabalho tendem a assumir o carter de profisso sob condies citadinas, ou seja, h, na cidade, uma tendncia explcita de especializar e racionalizar as ocupaes ao desenvolver e realizar uma tcnica consciente e 17

especfica (cf. Park, 1967 [1916]: 41). Park enfatiza, deste modo, que os talentos especficos dos indivduos e as novas profisses urbanas oferecem elementos para se pensar como os sujeitos expressam e constroem sua subjetividade na relao com um mundo social estabelecido. Segundo Park (1967 [1916]: 42), cada um, com sua experincia, perspectiva e ponto de vista especficos, determina sua individualidade para cada grupo vocacional e para a cidade como um todo.4 No Brasil, o interesse por prticas culturais e modos de vida de diferentes classes sociais que vivem em sociedades urbanas expandiu-se, sobretudo, a partir da dcada de 1970. Das comunidades faveladas s classes mdias, foram estudados temas como consumo de drogas, marginalidade, carnaval, violncia, religiosidade popular, minorias sociais e sexuais. Alguns desses trabalhos se tornaram referenciais de grande importncia na antropologia brasileira.5 Antes, porm, na obra de Gilberto Freyre, nos anos 1930, j se encontra a problemtica urbana, mais precisamente em Sobrados e mocambos, de 1936, onde, entre outros pontos, a temtica da rua, central para este trabalho, analisada. No primeiro captulo desta dissertao, procuro compreender a importncia do Centro para a cidade do Rio de Janeiro e, especificamente, para a camelotagem. Para tanto, descrevo o seu cotidiano, com o objetivo de demarcar a especificidade das imediaes da rua Uruguaiana com relao a outros logradouros do bairro. Essa rua aparece, nos registros de cronistas de tempos passados, como o local onde acaba a cidade. Hoje, nos noticirios,

Essas idias sero retomadas no captulo 3, em que discutirei as carreiras na camelotagem a partir das noes de Everett Hughes e Howard Becker pesquisadores pertencentes a duas geraes subseqentes de Robert Park. 5 Cf. a produo de Gilberto Velho, sobretudo a partir de A utopia urbana (1989 [1973]) e de Nobres e anjos (1998) originalmente tese de doutoramento defendida na USP, em 1975. Ver tambm, entre outros, Zaluar (1985), Vianna (1988) e Cavalcanti (1995).

18

no muito diferente: a rua Uruguaiana aparece como a arena do confronto entre camels e guardas municipais, simbolizando o limite da civilidade. No captulo seguinte, apresento de incio uma viso geral sobre o universo da camelotagem, tal como praticada nessa rea do Centro. Em seguida, procuro explicitar as situaes vivenciadas pelos camels nas trs possibilidades de exerccio dessa ocupao: na pista, no cameldromo e nas barracas armadas ao longo das caladas. Uma temtica recorrente nas conversas dos camels a questo do seu trabalho e das condies da sua realizao. Subliminarmente, eles tratam de temas relacionados identidade que desenvolvem em funo de sua ocupao. O terceiro captulo consiste, portanto, num exerccio de anlise das percepes que os camels desenvolvem sobre a atividade que realizam e do modo como essas percepes so articuladas no todo de sua vida social. Comparando as possibilidades de exerccio da ocupao de camel na cidade, busco identificar os tipos de carreira possveis na camelotagem carioca.

19

CAPTULO 1

A rua Uruguaiana e a cidade

Oh! Sim, as ruas tm alma! H ruas honestas, ruas ambguas, ruas sinistras, ruas nobres, delicadas, trgicas, depravadas, puras, infames, ruas sem histria, ruas to velhas que bastam pra contar a evoluo de uma cidade inteira, ruas guerreiras, revoltosas, medrosas... (Joo do Rio, A alma encantadora das ruas)

A situao estratgica da rua Uruguaiana, que constitui um ponto de convergncia e de irradiao de numerosas ruas e redes de transporte coletivo, coloca-a numa posio central e faz dela passagem obrigatria para grande parte da populao da cidade. Parte dessa rua destinada somente aos pedestres. Os passantes esbarram-se por toda a sua extenso, tomada por religiosos que pregam em altos brados, por artesos que manipulam seus artigos e por artistas de rua que fazem brincadeiras. Pedintes, engraxates e panfleteiros misturam-se s ciganas de vestidos coloridos, s baianas que jogam bzios e aos biscateiros. Entre eles, avistam-se ainda grupos de colegiais, trabalhadores, executivos engravatados e estudantes de msica com seus instrumentos a tiracolo. Diariamente, de segunda a sexta-feira, no horrio comercial, suas imediaes so tomadas por uma intensa vitalidade, concentrao e diversidade. Seu carter de referncia, como ponto de encontro de pessoas de vrias camadas e grupos sociais, a inscreve de maneira muito particular no mapa do Centro.

20

O Centro No contexto carioca, o Centro o local preferencial para a camelotagem. Em outros bairros, encontram-se tambm reas em que se desenvolvem atividades comerciais e que se configuram em centralidades interessantes aos camels. Entretanto, o Centro traz consigo a peculiaridade de comportar boa parte do maquinrio que move toda a cidade o lugar onde est sediada grande parte das empresas nacionais e multinacionais, das instituies financeiras e dos escritrios da administrao pblica, alm de instituies de ensino, museus, centros culturais, cinemas, casas de shows, teatros, consulados, instituies religiosas e polticas, salas comerciais, lojas, camels e magazines , constituindo-se na City que, nas palavras de Max Weber (1967 [1921]), vem a ser um bairro quase exclusivamente de negcios.6 A estrutura metropolitana da cidade do Rio de Janeiro segue um modelo de ncleo hipertrofiado, concentrador da maioria da renda e dos recursos urbansticos disponveis, cercado por estratos urbanos perifricos cada vez mais carentes de servios e de infraestrutura medida que se afastam do ncleo, servindo de moradia s grandes massas de populaes de baixa renda (Abreu, 1997: 17). A cidade do Rio est dividida em quatro faixas de limites imprecisos mas que pelas caractersticas do espao e face ao desenho da estrutura viria, condicionamento da expanso urbana, so mais ou menos circulares e concntricas (Abreu, 1997: 17). O ncleo composto pela rea comercial e financeira

Entre os bairros cariocas, alguns desenvolveram reas centrais importantes, concentrando setores de comrcio e servios. Tijuca, Mier, Madureira (na Zona Norte), Catete, Botafogo, Copacabana e Ipanema (na Zona Sul) so os exemplos mais significativos.

21

central: o core histrico da cidade o que considerado o Centro do Rio e suas expanses em direo orla ocenica (Zona Sul) e ao interior (Zona Norte), cujos limites so os bairros da Tijuca, de Vila Isabel, de So Cristvo e do Caju, o Centro de Niteri e a sua Zona Sul. Por falta de uma distribuio equnime dos recursos geradores de infraestrutura urbanstica, do sistema de transportes e de equipamentos sociais que incluam a periferia da cidade, o ncleo se tornou o lugar por excelncia da busca por recursos e de acesso ao mercado de trabalho, moradia, ao lazer e sociabilidade (cf. Abreu, 1997: 18). No Rio de Janeiro, essa diviso desigual dos recursos tambm ocorre, em algum nvel, no interior do prprio ncleo, e se expande, refletindo-se na existncia de uma hierarquia simblica do espao organizada pela oposio entre Zona Sul e Zona Norte. A Zona Sul foi associada modernidade, riqueza e ao cosmopolitismo, enquanto Zona Norte e aos diferentes subrbios foi atribuda uma conotao moral de natureza mais tradicional e conservadora. Segundo Heilborn (1999: 101), tal associao sempre esteve articulada s representaes atribudas aos segmentos sociais intermedirios e inferiores das camadas mdias e populares e s formas de controle da vida social em tais locais. Essa hierarquia simblica do espao pode ser percebida de diversas maneiras, inclusive pela ausncia ou presena de camels em determinados locais. Em Copacabana e Ipanema, bairros da Zona Sul, por exemplo, no existem cameldromos; a maior parte dos camels no tem autorizao da Prefeitura e costuma ficar ao longo das caladas da avenida Nossa Senhora de Copacabana, apesar da presena da Guarda Municipal, que freqentemente reprime a camelotagem nessa rea.7 Os artigos ofertados nas banquinhas e aramados dos camels nessas imediaes no so muito diferentes dos que so oferecidos
7

Cf. captulo 2, seo Cameldromos na cidade. Nota-se que os primeiros cameldromos foram instalados na Zona Norte e nas reas suburbanas da cidade.

22

no Centro. Ocasionalmente, encontram-se artigos voltados para turistas. Em Ipanema, a presena dos camels mais dispersa e, entre as mercadorias expostas, algumas so mais sofisticadas, como pratarias, toalhas de mesa rendadas e falsificaes de perfumes, bolsas, relgios e culos de grifes famosas. Outros locais da Zona Sul que so importantes para a camelotagem da cidade so o Catete e o Largo do Machado. Ali, h barracas de ferro e lona instaladas nas ruas transversais e, nos dias de semana e nos sbados, aps as 18 horas, ou nos domingos e feriados, pela manh, chegam os livreiros, os vendedores de discos de vinil e os camels que armam seus pra-quedas no cho das caladas, formando um extenso mercado. Em Botafogo, h um cameldromo na sada da estao do metr. Nele, so utilizadas barracas galvanizadas e so oferecidas diversas mercadorias e servios, como os de sapateiro, costureira e assistncia tcnica de bicicletas. H tambm camels que se instalam, mesmo sem autorizao da Prefeitura, nas entradas dos dois shoppings existentes no bairro. Na Zona Norte, nos bairros da Tijuca, Mier e Madureira, a presena dos camels ostensiva. Na Tijuca, por exemplo, eles ficam no cameldromo ou expem as mercadorias nas caladas sem autorizao, principalmente na Praa Saens Pena. Em Madureira, eles ficam em torno do Mercado de Madureira. interessante notar que h pouco trnsito de camels entre essas reas da cidade. Porm, em certas situaes, pode haver deslocamentos com mais freqncia, como nos casos mais ofensivos de represso num determinado local, quando os camels migram para outros bairros da cidade. mais comum ocorrer afluxo de camels das reas da Zona Sul da cidade para o Centro. O Centro se diferencia dos demais bairros, entre outras razes, por ser aglutinador das funes administrativas, polticas e econmicas da cidade. Talvez no seja toa que, na fala corrente do carioca, o Centro se confunde com a cidade, no s por ser o core de sua 23

evoluo urbana, mas tambm por ser o local onde se realizou e concentrou, a partir do sculo XIX, e mais intensamente aps o incio do sculo XX, um projeto de cidade e de nao. O Rio de Janeiro foi capital do pas durante muito tempo, constituindo-se em modelo urbano para as demais cidades brasileiras, e o Centro uma de suas vitrines.

Cidade do Rio de Janeiro. Limites de bairros

No decorrer do processo de estruturao urbana do Rio, mais precisamente a partir do incio do sculo XX, com as obras realizadas sob o comando do prefeito Pereira Passos, o Centro foi se configurando num bairro comercial e administrativo, relegando as residncias a locais determinados.8 O valor comercial dos terrenos do Centro, com as

As famlias mais pobres migraram para as reas que se organizam em torno da Praa Cruz Vermelha, do bairro de Ftima e da Lapa, nos morros do Pinto, da Providncia e da Conceio, ou

24

reformas urbansticas, atingiu nveis insuportveis para as camadas mais modestas da populao. Essas pessoas foram se acomodando em regies perifricas do bairro ou migrando para outras reas da cidade (cf. Abreu, 1997). O Centro acabou por expressar, no seu espao, os discursos e as contradies desse modelo adotado para a cidade, chegando a passar, na dcada de 1980, por um suposto processo de esvaziamento econmico e cultural. Nessa poca, as imediaes da rua Uruguaiana e o Largo da Carioca apareciam nos noticirios como locais de insegurana, em funo dos roubos freqentes aos pedestres e de sua ocupao especialmente da rua Uruguaiana pela camelotagem. A insegurana, nesse caso, estava sendo provocada basicamente por camels, mendigos, ambulantes e crianas que, sozinhas ou com suas famlias, tinham passado a morar nas ruas e praas do bairro (cf. Carvalho, 1997). No incio dos anos 1980, a Prefeitura Municipal, com o objetivo de recuperar sua identidade cultural, considerada ameaada, lanou o projeto Corredor Cultural, para atuar na preservao e revitalizao do bairro. Esse projeto foi desenvolvido pela Prefeitura da cidade em conjunto com associaes comerciais, empresas privadas e organizaes da sociedade civil, e destinava-se preservao e restaurao do centro histrico e cultural do Rio (cf. Carvalho, 1997). No incio dos anos 1990, a regio da Uruguaiana era identificada como territrio livre e reduto da camelotagem no Centro.9 A proposta de estudo da cidade elaborada por Park (1967 [1916]) coloca, entre outras questes, o problema da identidade dos lugares. O sentido de regio moral est associado aos encontros de semelhantes nos mesmos lugares ou eventos. No se trata,

para o interior da cidade. As outras migraram para reas mais valorizadas, como os bairros da Glria, Catete e Botafogo. 9 Cf. captulo 2, seo Cameldromos na cidade.

25

necessariamente, de um local fisicamente delimitado, e sim de pontos caracterizados pelo encontro de determinados sujeitos com interesses comuns. Uma observao mais detalhada do Centro do Rio permite identificar regies morais demarcadas a partir dos traados da rua Uruguaiana, da avenida Rio Branco e da avenida Presidente Vargas. Embora no se possa dizer que existam fronteiras rgidas entre essas reas, pois o trnsito entre elas fluido e aberto a todos os seus usurios, possvel identificar certas predominncias de perfis ocupacionais, estilos de vida e freqncia em cada uma delas, em funo dos setores de atividades ali localizados, de seus referenciais urbansticos e dos usos atribudos ao lugar pela populao.10 A planta do Centro do Rio limitada pelos seguintes bairros fronteirios: Sade, Gamba, Cidade Nova, Santa Teresa e Glria. O Centro possui 5,67 Km e tem duas artrias principais: a avenida Rio Branco e a avenida Presidente Vargas. Uma grande quantidade de vias corta essas avenidas, constituindo o traado bsico do bairro, com suas praas, largos e viadutos. Para se ter uma idia do volume e intensidade do fluxo que imprime ritmo ao lugar, h, na rea administrativa do Centro, exatamente cinco estaes de metr, um terminal ferrovirio e dois rodovirios, um aeroporto, uma estao de barcas e inmeras linhas de nibus e vans, por onde desembarcam pessoas vindas de diferentes localidades da cidade, do grande Rio de Janeiro e at mesmo de outras cidades brasileiras. Isso evidencia a densidade e o teor cosmopolita do bairro.11

Sobre a noo de regio moral cf., por exemplo, os trabalhos de Heilborn (1999) e Kuschnir (1999). 11 Estaes de metr recebem o seguinte fluxo dirio de pessoas: Cinelndia, 50 mil; Carioca, 82 mil; Uruguaiana, 65 mil; Presidente Vargas, 17 mil; Central, 42 mil. Fonte: http://www.metrorio.com.br/Estaes.

10

26

Internamente, o Centro possui uma organizao composta pelas seguintes reas: Praa XV, Esplanada do Castelo, Cinelndia, Lapa, Praa Cruz Vermelha, Largo da Carioca, Largo de So Francisco, Praa Tiradentes, Campo de Santana, Praa Onze, Central e Praa Mau. Nas imediaes da Praa Mau, por exemplo, predomina a movimentao ligada s atividades porturias. ali que se encontram a sede do Servio de Polcia de Fronteira da Polcia Federal, a Alfndega, o Cais do Porto e inmeros hotis e boates voltados para um pblico composto, em sua maioria, de turistas, marinheiros e porturios. A vida noturna da Praa Mau, que conhecida como reduto de inferninhos, est fortemente associada prostituio. A maior parte dos camels ali localizados instala-se em barracas e concentrase perto do terminal rodovirio Mariano Procpio e na travessa do Liceu. Durante o dia, h ali uma movimentao intensa de turistas, trabalhadores e despachantes que, com prancheta na mo, abordam os passantes, oferecendo facilidades

Estao D. Pedro II da Rede Ferroviria Federal, a Central do Brasil possui 89 estaes distribudas entre os seguintes municpios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nilpolis, Mesquita, Queimados, So Joo de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Paracambi e Mag. Fonte: http://www.supervia.com.br. Terminais rodovirios Coronel Amrico Fontenelle: localizado junto Central do Brasil, nele movimentam-se mensalmente cerca de 11 milhes de passageiros, distribudos em 200 mil viagens com as 14 empresas de nibus que controlam as 90 linhas intermunicipais. Meneses Cortes: de onde partem nibus especiais com ar condicionado, que ligam os diversos bairros da cidade, alm dos que tm como destino as cidades de Petrpolis, Terespolis e Maric. Nos andares superiores, h um estacionamento amplo, pblico e rotativo. Fonte: http://www.sectran.gov.br. Aeroporto Santos Dumont serve a vos da ponte area entre Rio e So Paulo, e a companhias com avies de menor porte, que atendem a cidades do Rio de Janeiro e do interior do Brasil. Estao de Barcas Praa XV de Novembro faz conexo com Niteri, Paquet e Ilha do Governador. Volume dirio do trfego de passageiros em dias teis: entre Niteri e Rio de Janeiro, 75 mil; Ribeira (Ilha do Governador) e Praa XV, 1,5 mil; entre Paquet e Rio, 2 mil. Fonte: http://www.barcas-sa.com.br.

27

para a consecuo de passaportes e vistos junto aos consulados e Polcia Federal. Na travessa do Liceu, h bancas de pilhas, radinhos am/fm e headphones, e barracas de souvenirs, cangas e toalhas de praia estampadas com motivos brasileiros. Como quase todas as praas do Centro do Rio, a Praa Mau era, originalmente, um grande alagadio que recebia as guas de uma lagoa situada onde hoje fica o Largo da Carioca. As guas eram trazidas por um crrego, que deu origem ao desenho da atual rua Uruguaiana (cf. Gerson, 2000). A avenida Rio Branco, considerada o corao financeiro da cidade, inicia nessa praa e faz um traado em direo Cinelndia, cruzando a avenida Presidente Vargas e vrias ruas transversais, ao longo de quase dois mil metros de extenso. Por trs de seu lado mpar, encontram-se a Praa XV de Novembro e a Esplanada do Castelo. Essa regio possui tambm uma caracterstica peculiar no mapa do Centro. A Praa XV, ptio surgido da necessidade do encontro da cidade com o mar, antes de ganhar esse nome, em memria data da Proclamao da Repblica, era chamada de Largo do Pao. Nas suas imediaes, entre outros estabelecimentos, esto situados a Bolsa de Valores, a Estao das Barcas, a Universidade Cndido Mendes, o Tribunal Regional Eleitoral e a sede da Assemblia Legislativa do Estado. O Arco do Teles, o Pao Imperial e o complexo monumental que rene a igreja de Nossa Senhora da Ordem Terceira do Carmo, o antigo convento do Carmo e a igreja So Jos, entre outros, indicam que essa rea foi o epicentro da vida econmica, cultural e poltica da cidade.12

O Arco do Teles consiste em ruelas estreitas que, no final do sculo XIX, eram contguas ao mercado da Candelria, um dos primeiros mercados da cidade. Possui prdios de fachadas preservadas que, atualmente, abrigam bares e restaurantes freqentados todo final de tarde, ao fim do expediente dos escritrios. conhecido, entre os trabalhadores de diversas ocupaes, como o lugar onde acontece uma das happy hours mais animadas do Centro. O Pao Imperial um

12

28

A Esplanada do Castelo, rea contgua Praa XV, conhecida por reunir estabelecimentos ligados a importantes instituies e por concentrar escritrios de respeitveis e renomados profissionais liberais, principalmente de advogados. Trata-se de uma rea ensolarada do Centro, bem prxima ao mar, formada por caladas amplas e avenidas monumentais. Essa rea surgiu na dcada de 1920, no lugar do morro do Castelo, ncleo original da colnia. O desmonte, que botou abaixo parte da histria da cidade com o argumento de se tratar de encosta sob risco de desmoronamento, incorporou rea central uma grande esplanada que, ao longo da dcada de 1930, se expandiu sob a inspirao e o patrocnio do Estado Novo (cf. Abreu, 1997: 73). Nessa rea central, esto sediados a Associao Brasileira de Imprensa, o Palcio Gustavo Capanema o Ministrio da Educao , o Ministrio da Fazenda, a Academia Brasileira de Letras, a Academia Brasileira de Cincias, o Palcio da Justia, o Frum do Rio de Janeiro, a Santa Casa de Misericrdia, o Consulado dos Estados Unidos e o Aeroporto Santos Dumont. Essa regio, que engloba a Praa XV e o Castelo, concentra determinadas atividades e tipos ocupacionais, sendo identificada, em virtude da presena desses prdios e instituies, como um importante plo financeiro, administrativo e empresarial da cidade, uma rea nobre do Centro. A presena de camels da pista nessa rea se restringe s esquinas das ruas transversais avenida Rio Branco. Nas suas ruas internas, h camels instalados em barracas. Entre outros passantes, tipos ocupacionais que provavelmente exercem cargos de
prestigiado centro cultural da cidade: alm das salas que servem a exposies, peas de teatro e seminrios, o Pao tem cinema, livraria, cafeteria e biblioteca. Construdo em 1743 para ser a casa dos governadores, tornou-se palcio dos vice-reis quando a cidade foi elevada a capital da colnia. A partir de 1808, serviu famlia real portuguesa, que o transformou em Pao Real, tornando-o em 1815 a sede administrativa do Reino Unido de Portugal Brasil e Algarve. Para mais informaes sobre a histria desses lugares, cf. Edmundo (1938) e Coaracy (1988).

29

alto e mdio escalo em instituies e empresas importantes podem ser identificados nos restaurantes, nas charutarias e nos cafs. Tambm possvel v-los entrando em txis, saindo de amplos automveis oficiais ou nas portarias dos prdios monumentais da esplanada. Trata-se, portanto, de uma regio moral onde predomina um universo de profissionais liberais e executivos. Na camelotagem, esse um ponto valorizado pelo poder aquisitivo dos passantes. Isso se reflete nos tipos de mercadoria oferecidos pelos camels das barracas e por alguns da pista, tais como imitaes de canetas da marca Mont Blanc, gravatas de seda e bolsas femininas da grife Louis Vuitton. Na Cinelndia, o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Cine Odeon, o Palcio Pedro Ernesto a Cmara Municipal e a sede do tradicional Cordo do Bola Preta formam uma moldura em torno de sua praa. Em frente s escadarias da Cmara, h constantemente manifestaes e eventos comemorativos, bem como so armadas barraquinhas de partidos polticos e de movimentos sociais, nas quais so expostos materiais de propaganda, bandeiras e outros artigos. Essa praa abriga tambm meninos de rua, que fazem dela um de seus lugares na cidade. Os camels dessa rea, assim como os do Castelo, no ficam nas esplanadas geralmente ocupadas por duplas de guardas municipais , limitando-se s ruas internas e transversais.13 A camelotagem na Lapa est ligada s caractersticas do bairro. A Lapa considerada reduto da vida noturna e parte do circuito universitrio da cidade, e os camels presentes nessa redondeza se voltam para o comrcio de bebidas e comidas, particularmente de cerveja e espetinhos de carne assados em churrasqueiras montadas nas
Sobre formas de ocupao dos espaos pblicos da cidade do Rio de Janeiro, ver, por exemplo, os trabalhos de Carvalho (1997) e Travassos (1995).
13

30

caladas. forte a presena de hippies confeccionando artesanato ao longo da rua Joaquim Silva, nas noites de quinta e sexta-feira, e de camels servindo doses de usque com bebida energtica e gelo em bandejas, como se fossem garons de rua. Em direo ao bairro de Ftima e Praa Cruz Vermelha, os camels se concentram nas caladas, em barracas, e as mercadorias variam desde frutas, verduras, ervas, farinhas e queijos do Nordeste, at servios de assistncia tcnica de bicicletas. As mercadorias vendidas nessa rea refletem, de certa forma, sua caracterstica residencial. O Largo da Carioca parece ser um espao parte do Centro, por se colocar na cidade numa permanente situao de espetculo. O fluxo intenso de passantes faz dele um espao improvisado e bricolado e um domnio provisrio do camel e do artista de rua, em torno do qual formam-se rodas de espectadores (Carvalho, 1997). Vale destacar que a transformao do largo em local de reunio de guardas municipais, h cerca de quatro anos, tem afugentado os espetculos, que vm se irradiando para a alameda central da rua Uruguaiana. O Largo da Carioca se insere nessa diviso moral do bairro como uma espcie de umbral para a rua Uruguaiana. uma regio considerada perigosa ou at mesmo extica e um tanto aventuresca para outros segmentos mais elitizados do Centro do Rio.

A alma da rua Uruguaiana A densidade a marca da rua Uruguaiana, e pode ser experimentada no dia-a-dia de suas principais ruas e avenidas transversais e paralelas, como Presidente Vargas, Rio Branco, Sete de Setembro, Ouvidor, Rosrio, Buenos Aires e Alfndega. Alm de serem ocupadas por estabelecimentos comerciais, instituies financeiras, rgos pblicos, estao de metr, terminais de nibus intermunicipais, universidades, igrejas e edificaes 31

pblicas, as imediaes da rua Uruguaiana so citadas como o lugar referencial da camelotagem no Centro, no s por se encontrarem em intensa densidade, mas tambm por sua qualidade e vitalidade em termos de povoamento e atribuies. O comrcio varejista predomina alm dos estabelecimentos em galerias, h um extenso e tradicional mercado de lojas conhecido como rua da Alfndega ou Saara14 e compe uma rea do Centro marcada por um carter dinmico e popular. A forte presena de seguranas particulares contratados pelos lojistas, de olheiros a servio dos camels e de guardas municipais revela uma atmosfera de violncia latente e a possibilidade iminente de tumulto. De modo semelhante ao que acontece nos bazares marroquinos descritos por Clifford Geertz (1979), uma espcie de fear of nefra adeja toda a rea.15 A qualquer momento, todos sabem, pode acontecer um confronto entre camels e guardas municipais nessas imediaes. Aqueles que freqentam a regio conhecem a precariedade da ordem nessas ocasies e percebem que no h mecanismo de controle da violncia que no revele ainda mais a sua iminncia. Mesmo aqueles que nunca viram de perto uma contenda envolvendo guardas e camels sabem da sua possibilidade. A imprensa da cidade se encarrega de relatar em detalhes os confrontos ocorridos, e, nessas notcias, a rua Uruguaiana aparece como a arena principal.16

Trata-se de um complexo de 11 ruas que recebe diariamente um fluxo de milhares de pessoas. Fundada em 1962 pelos comerciantes da regio, tornou-se de tal maneira popular que passou a identificar todo esse trecho do centro do Rio. Para saber mais sobre a Saara, cf. Ribeiro (2000) e Worcman (2000). 15 In the marketplace, where individuals from all sorts of back-ground, with all sorts of loyalties, and possessed of all sorts of intentions meet in an atmosphere of hectic interaction, the possibility of discord mounting to explosion (...) is clearly much enhanced (Geertz, 1979: 196). 16 A reportagem intitulada Cuidado, voc est no Centro (Jornal do Brasil, 21/12/2003) um exemplo.

14

32

Antes mesmo de vir a ser uma rua, o traado da Uruguaiana marcava o limite da velha cidade, provavelmente porque havia ali um crrego que ligava o morro da Conceio e o morro de Santo Antonio, dois dos quatro morros referenciais na formao da antiga rea urbana. Depois de uma tentativa de invaso francesa e da idia mal sucedida de construir muralhas entre os quatro morros, o crrego foi lajeado, e s suas margens criou-se uma via de passagem, a que deram o nome de rua da Vala. Pouco a pouco, a populao daquelas imediaes passou a utiliz-la para o despejo de lixo; era como uma cloaca mxima, nas palavras do cronista Vivaldo Coaracy (1988). Para alm da Vala, iniciava-se a rea rural, que comeou a ser ocupada a partir de ento. O marco de ocupao da Uruguaiana foi a construo, no incio do sculo XVIII, da igreja do Rosrio, um templo levantado beira da fossa (Coaracy, 1988: 112). Mesmo depois de um incndio, a igreja continuou no mesmo lugar, sendo hoje contgua quadra A do cameldromo da Uruguaiana. Em meados do sculo XIX, o cotidiano das imediaes do Largo da Carioca j era marcado por agitados episdios protagonizados por uma legio de pobres que perambulavam pelas ruas e por alguns tipos elegantes da alta sociedade carioca (Carvalho, 1997: 28). A diversidade, j bastante evidente nesse largo, se refletia no intenso movimento de pedestres, que atraa para l as pequenas profisses, como bem denominou Joo do Rio (1987): os vendedores de bilhetes de loteria, de jornais, de jogo do bicho e engraxates, cada qual a apregoar em altos brados o que lhe traz dinheiro, as turcas vendedoras de miudezas, o vendedor de guarda-chuvas, o vendedor de mocot, o funileiro, o vassoureiro e a revoada dos moleques que, com a ligeireza acrobtica do capoeira colonial, vendiam balas nos bondes em movimento (Edmundo, 1938). Nessas crnicas que relatam o cotidiano das imediaes do Largo da Carioca e da Uruguaiana, fala-se de um Rio de Janeiro bas-fond. Uma cidade suja, mas pitoresca, com 33

uma estrutura urbana velha e ultrapassada, de valas e pontes toscas, ruas estreitas e sobrados coloniais infectos, por onde circula uma gentalha, alvoroada e suja, cujos hbitos e costumes, identificados com a barbrie e o primitivismo, deveriam ser, naquela virada do sculo, extirpados. Afinal, essa era a cidade que Pereira Passos, ento prefeito, desejava modernizar (Edmundo, 1938: 142). As pessoas que ali circulavam aparecem nesses relatos como objeto de encanto e, ao mesmo tempo, de repugnncia (cf. Carvalho, 1997: 31). Os cronistas dedicam-lhes amplos espaos em suas notas sobre o Rio de Janeiro, relatando as artimanhas dessa legio de esquecidos da cidade (Carvalho, 1997: 32). interessante notar o que Luiz Edmundo pensa, por exemplo, sobre os quiosques daquela poca. Para ele, os quiosques so como monstros e constituem um insulto ao sopro civilizador de Pereira Passos: Do kiosque e sua freguesia reclamam as famlias, reclamam os homens de negcio, reclamam at as gazetas (Edmundo, 1938: 119). O prefeito Pereira Passos, na nsia de fazer da cidade suja e catica a rplica tropical da Paris reformada por Haussmann, baixou vrias posturas que interferiram no cotidiano dessas pessoas:

Tenho procurado pr termo praga dos vendedores ambulantes de bilhetes de loteria, que, por toda parte, perseguiam a populao, incomodando-a com a infernal grita e dando cidade o aspecto de uma tavolagem. Muito me preocupei com a extino da mendicncia pblica (...) punindo os falsos mendigos e eximindo os verdadeiros contingncia de exporem pelas ruas sua infelicidade. (Pereira Passos apud Carvalho, 1997: 31)

34

Com seu projeto poltico, Pereira Passos procurava criar um novo espao urbano e um novo modo de viver, ambos centrados no que ele entendia por civilizar. Nesse contexto, a cidade comeou a se modernizar e a se diversificar. Uma das conseqncias mais marcantes desse processo foi a transformao dos papis da casa e da rua, que se tornaram esferas separadas e at inimigas. A casa deveria ser o local das trocas ntimas, da famlia, do privado, em contraposio rua, que passaria a ser o local das trocas impessoais, da atitude blas, das multides, do anonimato, do pblico (Freyre, 1968 [1936]). A despeito do projeto de civilizar e revitalizar a cidade ou, at mesmo, apesar da posterior criao de cameldromos, os vendedores ambulantes, mendigos, artistas de rua etc. continuaram por toda parte com seus preges, splicas e acrobacias. Tais indivduos nunca deixaram em definitivo as ruas e praas da cidade, principalmente as mais movimentadas, como a rua Uruguaiana. Pode-se dizer que o que caracteriza o ethos (cf. Geertz, 1989) dessas pessoas justamente o que se entende por cultura da rua, ou seja, uma viso de mundo que teria como trao marcante a opo pela liberdade, pela mobilidade e pelo anonimato. A escolha da rua e da liberdade, porm, deve ser entendida dentro de um contexto especfico, pois no se trata de algo puramente interno, subjetivo. Essa opo elaborada dentro de um campo de possibilidades circunscrito socialmente (cf. Velho, 1987 [1981]: 27). As sucessivas crises econmicas ocorridas em mbito nacional, principalmente nas trs ultimas dcadas, e as mudanas no perfil do sistema produtivo acarretaram a diminuio da capacidade industrial e a intensificao do setor de servios na cidade do Rio de Janeiro. De modo geral, essas mudanas alteraram o mercado de trabalho e geraram altos ndices de desemprego. Diante desse quadro, a camelotagem se apresentou e ainda 35

se apresenta como uma alternativa de trabalho e de consumo. Ser camel nos dias de hoje , portanto, uma escolha que deve ser entendida nesse contexto de crise.17

Tumulto e happy hour na rua Uruguaiana Entre o vaivm dos passantes, nas ruas estreitas das imediaes da Uruguaiana, os camels buscam, afoitos, pontos movimentados para se instalar durante os momentos de ausncia da Guarda Municipal. Apreensivos, querem expor a todo custo o que trazem para vender. Carregam os produtos em suas mos ou montam frgeis bancas de caixa de papelo, forram-nas rapidamente com tecido e espalham as mercadorias. Com euforia e um certo nervosismo, apregoam suas ofertas em meio aos passantes, at ser dado o alerta da volta dos guardas municipais.18 A ao da guarda, pelo que pude observar, segue uma lgica que varia de acordo com o calendrio comercial da cidade e com os significados e valores dos lugares na situao de mercado. O calendrio comercial est relacionado com os rituais da sociedade como um todo: do pice no Natal, passando pelos ciclos promovidos pelo dia de pagamento, at a sexta-feira, que celebra o fim da semana de trabalho. Essas ocasies dinamizam as compras e geram uma maior incidncia de investidas da guarda nos locais mais movimentados. A maior parte das investidas da guarda no gera grandes confrontos; os vendedores conseguem escapar, pois seus sistemas de comunicao muitas vezes impedem que sejam

Cf. captulo 3. Normalmente, o alerta dado, por meio de radiotransmissores, para alguns camels, que avisam os demais. Uma outra forma de alertar sobre a chegada dos fiscais, da polcia ou da Guarda Municipal a utilizao de fogos de artifcio. Mas, o mais comum dos alertas mesmo o grito: o rapa!
18

17

36

pegos. Essas situaes foram cotidianizadas pelos prprios camels e guardas, que passaram a cham-las de gato e rato. A maneira como a guarda exerce seu poder pode ser um dos fatores que potencializa a probabilidade de um confronto mais srio. No trabalho de campo, pude notar que algumas aes de represso realizadas pela Guarda Municipal so consideradas exageradas e geram revoltas e mobilizao de recursos para o enfrentamento. H ocasies em que alguns camels reagem individualmente ao da guarda, e o prprio tumulto se encarrega de sorver quem est de fora. Em outras circunstncias, os camels fogem, se organizam, se munem de paus e pedras, e retornam momentos depois para uma revanche. Em geral, as lojas cerram as portas, e seguranas particulares e policiais militares se envolvem na contenda. Em meio confuso, algumas vezes, ouvem-se tiros de origem indefinida e estouros de morteiros. Assustados, os passantes correm em todas as direes, buscando refgio em lojas e galerias, e os camels, em grande parte, se refugiam no interior do cameldromo da Uruguaiana. Foi numa dessas situaes que conheci Adriano, um dos camels, cuja trajetria apresentarei mais adiante.19 Era sexta-feira, dia 5 de dezembro de 2003. Cheguei no cameldromo por volta das trs horas da tarde. O movimento estava muito intenso no Centro, e vrios camels se arriscavam na rua Uruguaiana, tentando vender de tudo, principalmente papis de presente, cartes de natal e lmpadas decorativas. No interior do cameldromo, o vento quente produzido pelos ventiladores no aplacava, de jeito nenhum, o calor que estava fazendo. Boa parte dos homens estava sem camisa, principalmente os mais jovens. O canto do salo de cabeleireiro estava especialmente animado naquela tarde. Todos j estavam tomando cerveja e, assim que cheguei, a cabeleireira fez questo de
19

Os nomes de alguns personagens tratados nesta etnografia so fictcios.

37

providenciar um copinho para mim. A fila no salo estava grande e era formada apenas por homens, que aguardavam a sua vez no balco do bar da Raquel. Trs deles, enquanto esperavam, bebiam e brincavam fazendo provocaes mtuas, atendiam ou manipulavam freqentemente seus telefones celulares ultramodernos e ficavam de um lado para o outro, fazendo mil brincadeiras em alto e bom som. Enquanto fazia as unhas, pude observar tudo ao meu redor. Havia trs homens mais velhos, por volta dos cinqenta anos, vestidos alinhadamente, com blusas de seda, um deles com cordo e pulseira dourados e cala de linho, todos com sapatos limpssimos. Mais contidos, eles bebiam na companhia do relojoeiro, apoiados na sua vitrine. No salo, um segurana do cameldromo estava sentado no local onde so lavados os cabelos dos clientes. Ele havia acabado de recolher a taxa semanal dos comerciantes. Portava um mao de notas de dinheiro na mo e aguardava a dona do salo chegar, para receber a parte dela. Ao fundo, eu podia ver Raquel sentada no lado de dentro do balco de seu bar, fumando um cigarro e ouvindo a msica altssima que saa do seu aparelho de som, enquanto servia os fregueses. Passou um vendedor de rodelas de abacaxi, outro de ovos de codorna, e ainda outro de amendoins. O movimento de pessoas no corredor da quadra, em meio vozearia e confuso de sons, era muito grande. No salo, a freqncia era de muitos homens fazendo a barba, as unhas e cortando cabelo. Quando acabei de fazer as unhas, fui conversar com a Raquel no seu bar. De repente, numa correria, vrias pessoas adentraram o local. Alguns rapazes carregavam aramados e tabuleiros, os mostrurios das mercadorias. Seus rostos expressavam sobressalto. Perguntei o que tinha acontecido, e eles me disseram que a Guarda Municipal estava partindo pra cima. Eles, ento, resolveram relaxar e tomar uma cerveja. Sentada

38

no balco do bar em que eles comearam a beber, pude notar que eles chegaram um pouco nervosos, mas logo comearam a rir, fazendo comentrios sobre a situao. Eles deram seus mostrurios para a dona do bar guardar e pediram uma cerveja. Adriano, um dos rapazes, cujo nome eu ainda no conhecia, combinou com a manicura que faria as unhas das mos e aguardou sua vez no bar. Os rapazes comearam a conversar comigo e, depois de algum tempo, indaguei se eles costumam interromper definitivamente as vendas do dia nesses momentos. Adriano respondeu: Tem dia que, quando d duas horas da tarde, j consegui tirar mais de cem reais. A aproveito pra comear a me divertir. Hoje vou ficar a no pagode. Tu j viu como isso aqui noite? muito bom... Fica lotado! Hoje, ento, que t todo mundo com dinheiro, vai ser o bicho! Adriano estava se referindo data especialssima que era aquele dia: tratava-se de uma sexta-feira dia cinco, isto , alm de ser sexta-feira, era o quinto dia til do ms, uma das datas em que se convencionou acertar pagamentos e receber salrios, o que obviamente dinamiza o comrcio. Somava-se a isso o fato de que era ms de dezembro e, portanto, tratava-se do dia de pagamento do esperado dcimo terceiro, o pice do ciclo comercial que conduz multides s ruas para as compras de Natal. Com a chegada da noite, as lojas e os escritrios do Centro encerram seus expedientes, e os boxes do cameldromo tambm comeam a fechar, ficando abertos apenas os bares e as lanchonetes.20 No interior do cameldromo, alm do bar da Raquel, h muitos outros bares espalhados por todas as quadras. Os bares, em geral, se situam em cantos e vos sem sada, os quais, ao final do dia, se transformam em pequenos largos para
20

Os bares tm permisso para ficar abertos at as 22 horas, enquanto os demais boxes so obrigados a fechar at as 20 horas. Esses limites, entretanto, podem ser negociados e estendidos em algumas situaes. O fato de uma loja de acessrios para celular, por exemplo, permanecer aberta at as 22 horas est relacionado sua localizao prxima a um bar.

39

onde converge uma quantidade relativamente grande de pessoas. Nesse momento, entram em cena os vendedores ambulantes de tira-gostos, que oferecem castanhas de caju, frios embalados em pequenas pores, ovos de codorna cozidos, amendoins torrados etc. Entre outros freqentadores, costumam se reunir em torno dos bares camels da pista, comerciantes dos boxes vizinhos e pessoas da associao. Como h pouco espao para mesas, alguns deles bebem na entrada de seus prprios boxes, apoiando os copos em seus balces, dividindo a cerveja com um cliente ou amigo.21 Assim como Adriano, essas pessoas passam o tempo todo combinando, com um e com outro, encontros l fora, mais tarde, no pagode de fulano ou na barraca de sicrano. s dez horas da noite, um cordo de isolamento passado em volta de cada uma das quadras, para impedir a entrada de estranhos nos corredores do cameldromo, e seguranas noturnos rondam toda a sua extenso.22 A festa, ento, se transfere para a rua. Na alameda central da rua Uruguaiana, grupos de msicos, cada qual reunido em torno de uma mesa, tocam sambas consagrados. Em outras barracas, novos hits das rdios de pagode so emitidos de aparelhos de som precariamente instalados sobre fios que se espalham pelo cho, quase sempre empoado. As pessoas se divertem alegremente em volta das mesas e em meio fumaa das chapas de sanduches e das churrasqueiras que assam carne, milho, queijo e camaro. As tendas dispem de infra-estrutura de cobertura, mesas e cadeiras, e transformam a rua em um corredor de bares e restaurantes. Isso se reflete num dos nomes que seus freqentadores costumam, em tom de brincadeira, atribuir ao local: Cameldromo Grill.

muito comum um comerciante oferecer um copinho de cerveja ao cliente nesses momentos. Como as mercadorias dos comerciantes ficam armazenadas nos prprios boxes, preciso controlar a rea durante a noite.
22

21

40

O que me chamou a ateno, particularmente, foi a realizao de festas de aniversrio de crianas ali na rua. Presenciei o aniversrio de uma menina que estava fazendo seis anos de idade. Enfeitaram a tenda da festa com bales coloridos e arrumaram a mesa do bolo. Os convidados chegavam, e a famlia da menina recebia-os como se estivesse em sua casa, acomodando-os nas cadeiras e mesas e servindo-lhes bebida e comida. Inusitadamente, aquele lugar, que durante dia era palco de perseguies e tumultos em virtude da represso ocupao da rua pelos camels, estava agora cheio de crianas, os filhos dos camels, correndo e brincando ao redor das mesas ocupadas por seus pais, tios e avs. A rua Uruguaiana freqentada noite por muitos camels da rea e por suas namoradas, noivas, mes, filhos, mulheres, tias e tios. Mas a rua tambm faz parte de um circuito de happy hour do Centro do Rio, atraindo pessoas de camadas mdias e populares que trabalham no Centro e que elegeram esse lugar para celebrar o final de sua jornada de trabalho. Independentemente do tipo de ocupao, a happy hour que se instala na rua Uruguaiana confere msica, cerveja e comida um papel de destaque, congregando desde biscateiros at funcionrios pblicos, passando por camels e secretrias, office-boys e universitrios, bancrios, comerciantes e balconistas.23 Esses eventos, que so aparentemente espontneos e caticos, apresentam caractersticas organizadas, antecipadas e programadas, assim como fases recorrentes. No mundo dos camels, possvel identificar uma seqncia nos confrontos e nas happy hours, e verificar quem so os seus atores e quais so os locais onde eles se iniciam, se espalham e terminam. Nesse sentido, quero sugerir que esses eventos so, de certa forma,
23

Sobre as formas de sociabilidade e de ocupao do espao no interior da metrpole, cf. Frgoli (1989).

41

ritualizados e, portanto, implicam atitudes que demarcam um sistema de contrastes prprio construo do espao como coisa concreta e visvel (DaMatta, 1985: 29). Ou seja, nesses eventos, o tempo medido e quantificado substitudo por uma durao vivida e concebida como emocional. No se fala mais em horas ou minutos, e sim naquele momento em que a guarda partiu pra cima, por exemplo. Ocorre, portanto, uma mudana no modo de conceber e medir a durao do tempo, como tambm se faz uma modificao concomitante do espao (DaMatta, 1985: 32). A rua Uruguaiana, nessas circunstncias, passa por um processo de (re)significao dos seus espaos concebidos como privado e pblico. noite, a rua Uruguaiana se refaz. Sem o controle do Estado atravs da Guarda Municipal, o tempo e o espao adquirem tambm uma linguagem da casa, da famlia, dos amigos e da festa, com a qual se celebram as prprias relaes sociais. De dia, local de ganhar dinheiro, de individualizao e de luta, onde cada um est por si. Os significados da casa e da rua parecem, ento, adquirir um carter complementar, apesar da oposio que os define. A inimizade dos espaos concebidos dessa maneira, mencionada por Gilberto Freyre (1968 [1936]), tem um carter especial para Roberto DaMatta (1985: 47), segundo o qual esses espaos se reproduzem mutuamente, pois h espaos na rua que podem ser fechados ou apropriados por um grupo, categoria social ou pessoas, tornando-se sua casa, ou seu ponto. Em suma, o que estou sugerindo que a rua Uruguaiana se configura num espao singular. Ela se assemelha aos locais transitrios citados por DaMatta (1985), onde a presena conjunta da terra e da gua marca um espao fsico, confuso e necessariamente ambguo. Um espao liminar, que, entretanto, faz parte de uma estrutura social que necessariamente inclui espaos e temporalidades permanentes que operam em todos os nveis da sociedade (DaMatta, 1985: 39). 42

43

CAPTULO 2

O cotidiano dos camels no Centro do Rio de Janeiro

Como foi visto, cada localidade tem seu fluxo e freqncia prprios, e se configura num mercado especfico. O camel percebe as caractersticas de cada localidade, utilizando-a da forma mais rendosa possvel. Pode-se dizer que o uso dos espaos pela camelotagem varia em funo do ritmo dos fluxos e dos usos dos lugares da cidade. Nesse sentido, para que se realize o trabalho do camel, fundamental que o ponto, a mercadoria e o fregus se compatibilizem. No mundo do comrcio, o local onde a mercadoria oferecida quase to importante quanto a prpria mercadoria. Obviamente, a escolha recai sobre os locais de maior fluxo de pessoas. No caso dos camels, os pontos preferenciais so os terminais de nibus, os arredores das estaes de trem e de metr, as esquinas das ruas principais, as entradas de shopping centers, as festas e eventos realizados em locais pblicos, os blocos carnavalescos, os shows na praia, as praas, ou qualquer lugar para onde convirja uma grande quantidade de pessoas.

O ponto No contexto da camelotagem carioca, o Centro uma rea privilegiada. Como foi visto no captulo anterior, esse bairro concentra a vida comercial, financeira, cultural e poltica da cidade e, portanto, cria uma situao favorvel prtica do comrcio de rua. Durante o dia inteiro, forte a presena dos camels por toda a extenso do bairro, porm,

44

h pontos especficos que sobressaem nesse contexto. As imediaes da rua Uruguaiana so um dos locais do Centro bastante favorveis camelotagem. Esse potencial pode ser identificado a partir da sua configurao no mapa do Centro da cidade, pois, nessa rea, se destacam espaos referenciais a essa atividade, como a Saara e o cameldromo da Uruguaiana. Tais espaos fazem dessa regio uma rea voltada para o comrcio popular, com caractersticas de bazar,24 direcionada aos padres mais modestos de consumo.25 De modo geral, possvel identificar trs modos de ocupao dos espaos na camelotagem carioca: na pista (nas ruas, sem ponto fixo), nas barracas (nas caladas, com ponto fixo) e no cameldromo (em boxes de alvenaria, com ponto fixo).26 A situao das imediaes da rua Uruguaiana a seguinte: nas ruas que entremeiam a Saara, no h camels; elas so destinadas apenas aos pedestres, suas lojas vendem artigos diversificados no atacado e no varejo, e os espaos de suas caladas so ocupados pelas bancas com as mercadorias em oferta e destinados s encenaes de seus pregoeiros. Muitas dessas lojas fornecem mercadorias para os camels.27 Contguo a esse extenso mercado, em torno das sadas da estao de metr, fica o cameldromo da Uruguaiana, que concentra 1.600 comerciantes estabelecidos em boxes de alvenaria.28 Nas caladas das ruas ao redor do cameldromo, mais precisamente em direo ao Largo de So Francisco, esto presentes os camels estabelecidos em pontos licenciados

O carter de multiplicidade e de mistura de etnias, os sistemas prprios de abastecimento de mercadorias e de segurana, a flexibilidade dos preos e a possibilidade de barganha so alguns dos traos de um mercado com caractersticas de bazar, segundo Geertz (1979: 123). 25 Cf. captulo 1, em que identifico uma organizao moral do Centro e fao referncia a outros trabalhos sobre o bairro. 26 Essas maneiras de ocupar pontos, assim como o tipo de mercadoria comercializado, posicionam o sujeito na carreira da camelotagem. Sobre essa reflexo, cf. captulo 3. 27 Para mais detalhes sobre a Saara, cf. Ribeiro (2000). 28 Cf., neste captulo, a seo O cameldromo da Uruguaiana.

24

45

pela Prefeitura, com barracas padronizadas, feitas de ferro e lona. Esses camels autorizados, que se tornaram comerciantes com relativa estabilidade no uso do ponto, so os chamados barraqueiros. Nessas mesmas ruas, h ainda forte presena dos camels da pista. A rua Uruguaiana e as ruas do seu entorno compem um espao que visado pela camelotagem, mas fortemente controlado pela guarda do municpio. Os camels da pista costumam se posicionar nessas ruas, as mais movimentadas do Centro, nos momentos de ausncia da guarda, a fim de realizar, na passagem de milhares de pessoas, o maior nmero possvel de vendas. Eles no utilizam barracas, e sim tabuleiros, mostrurios aramados, caixas de papelo, ou quaisquer outros apetrechos que ofeream liberdade de movimento para as situaes de fuga. Esses camels no possuem autorizao da Prefeitura, e o nico mecanismo de controle do espao do qual dispem a mobilidade. Utilizando um termo empregado pelos camels com muita propriedade, eles realizam um circuito, como numa pista, percorrendo diariamente diversos pontos de diferentes reas do Centro da cidade. Os barraqueiros se posicionam em pontos fixos, geralmente em ruas secundrias. H duas maneiras de se obter um desses pontos, as quais so muito semelhantes aos modos de se conseguir um boxe no cameldromo da Uruguaiana. Uma delas preencher os critrios de concesso estabelecidos pela lei municipal. Entretanto, independentemente da pontuao atingida, o candidato deve entrar numa fila de espera, pois esto suspensas as concesses para o bairro do Centro.29 A outra maneira, mais utilizada, fazer contato com o presidente da associao de camels da rea almejada para se estabelecer, a fim de alugar ou comprar o ponto.
Para mais detalhes sobre os critrios de concesso e o nmero de camels em ponto fixo por regio administrativa, ver a Lei Municipal n 1.867/92.
29

46

Um barraqueiro fixado nas imediaes da Praa Cruz Vermelha me relatou que o mtodo mais utilizado o aluguel. A associao fornece a barraca e o ponto mediante a quantia semanal de 150 reais. Nesses casos, o camel no tem uma autorizao em seu nome; porm, est includo no acordo que nem a fiscalizao nem a Guarda Municipal iro impedi-lo de vender suas mercadorias no local, pois uma parcela do valor do aluguel destina-se ao pagamento de propinas e agrados, quando alguma coisa no t certa, como o prprio informante revelou. O barraqueiro, pelas caractersticas de seu ponto, precisa armar sua barraca e transportar a mercadoria at ela diariamente. A grande maioria desses camels contrata os servios de um montador e desmontador de barracas, que custam em torno de vinte reais por semana. A obteno de um ponto no cameldromo da Uruguaiana, em tese, segue as mesmas regras das barracas na calada: o candidato deve preencher os critrios elaborados pelo poder pblico municipal e aguardar a concesso, que pode demorar muito tempo ou at mesmo nunca sair.30 Ao conversar com d. Elzira, uma senhora que mantinha um boxe de artigos de Bali como ela mesma denominava num corredor isolado do cameldromo da Uruguaiana, ela me disse que j havia tentado conseguir um ponto por meio dos critrios de pontuao e da fila de espera. Sua solicitao no foi atendida, e ela ento resolveu alugar o ponto, tratando diretamente com a associao que administra o cameldromo da Uruguaiana.

Em tese, somente a Prefeitura pode conceder os pontos aos camels j cadastrados, e a sua venda proibida. O interessado faz o cadastramento na Inspetoria de Licenciamento e Fiscalizao, rgo submetido Coordenadoria (ambas amparadas pela Secretaria Municipal de Fazenda), e passa por uma espcie de triagem, atravs do mecanismo de pontuao previsto pela Lei Municipal n 1.876/92. Feito o cadastro, a licena depender diretamente do prefeito, que a conceder ou no atravs da Secretaria Municipal de Governo.

30

47

Diversas vezes, tentei me aproximar das pessoas ligadas a essas associaes, mas as conversas no fluam depois que elas ficavam sabendo que sou pesquisadora, at mesmo quando eu me identificava como estudante. No queriam dar qualquer tipo de informao para aqueles que no fossem comerciantes querendo comprar ou alugar um dos pontos sob seu controle. No caso das barracas, muito difcil encontrar essas pessoas ou ao menos identific-las nas ruas. Um dia, uma senhora que tem uma barraca prxima Praa Cruz Vermelha me mostrou quem era o senhor que cuidava das barracas. Dessa vez, mudei a estratgia e cheguei pedindo informaes bsicas, antes de me identificar como estudante. Pensando que eu era uma pessoa interessada em alugar uma barraca, o senhor se prontificou a informar como eu deveria proceder se quisesse ter uma. No somente em razo da tica profissional, mas tambm em virtude da natureza das questes que eu precisava colocar, era importante que ele soubesse das minhas intenes. Assim que soube, porm, desconversou e se esquivou das minhas indagaes. No cameldromo da Uruguaiana, as tentativas de entrevistar pessoas ligadas s associaes tambm no foram bem-sucedidas. Nas ocasies em que tentei me informar sobre o procedimento a seguir para obter um boxe no cameldromo, recebi respostas controversas dos homens da associao e dos camels que me relataram sua entrada no cameldromo. Muitos camels no estavam no mercado desde a sua inaugurao, haviam comprado seu boxe por mais de vinte mil reais e revelavam que tudo feito com a associao. Nas duas vezes que perguntei sobre o que fazer para conseguir um ponto na associao, responderam-me: Aqui a gente s cuida do mercado, da limpeza e da segurana. O resto tudo na Prefeitura.

48

Resolvi procurar a Prefeitura no endereo que eles mesmos me deram. Era o lugar errado: tinham informado o endereo da Secretaria Municipal de Fazenda, na sede da Prefeitura localizada na Cidade Nova. Para minha surpresa, ao chegar l, fiquei sabendo que o local certo era contguo ao cameldromo, na divisa de uma das ruas pertencentes Saara, bem prximo sede da associao que fica no final da quadra C do cameldromo, na parte que d para rua da Alfndega. O sobrado onde funciona a Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalizao fica na rua Senhor dos Passos. L, obtive a informao de que estavam fechadas as inscries para o Centro, pois o prefeito assim tinha decidido.31 Todavia, pude constatar que novas barracas, padronizadas e ligadas s associaes, surgiam constantemente em determinadas reas do Centro. No cameldromo, tambm assisti intensa rotatividade no uso dos boxes. Sendo assim, tudo leva a crer que h uma rede de pessoas que liga as prerrogativas estatais de controle do uso das ruas pelos camels a uma elite dentro da prpria camelotagem, que controla os pontos nas reas da cidade. Devido ao limite de tempo da prpria pesquisa, no pude me empenhar em conquistar a confiana desses atores, de modo que eles contassem a sua histria, a sua verso dos fatos e, principalmente, a sua trajetria nesse universo. Tais dados seriam preciosos, pois, de certa forma, podem ser considerados como referncias nas possveis carreiras da camelotagem (Hughes, 1971).

A mercadoria No comrcio praticado na camelotagem, h uma infinita variedade de mercadorias venda. As mais freqentes nas ruas do Centro so as falsificaes de CDs de msicas,
De fato, o Poder Executivo tem a prerrogativa de suspender e conceder pontos no cameldromo e nas caladas, ou de criar cameldromos. Cf. Lei Municipal n 1.876/92, Captulo X, Artigo 44.
31

49

filmes e softwares, de relgios de pulso, de perfumes de grife francesa, de canetas e de culos, alm de acessrios para telefones celulares, cintos, bolsas, carteiras, aparelhos de barbear, calculadoras, lupas, relgios despertadores, pilhas, mini-rdios am/fm, bombons de chocolate, balas e bijuterias. No caso dos camels da pista, a exposio das mercadorias deve ser feita de forma porttil, para facilitar a sua remoo. A todo instante, os vendedores principalmente aqueles que comercializam falsificaes, caracterizadas como mercadoria ilcita precisam escapar da represso policial, pois a sua presena no permitida nas ruas do Centro. Dependendo do dia e do lugar, eles precisam se deslocar com freqncia, esperando a retirada dos guardas para retornar ao local de sua preferncia. Normalmente, esses camels utilizam lonas estendidas pelo cho das caladas,32 pequenas bancas desmontveis,33 mostrurios de arame34 e tabuleiros, ou penduram as mercadorias em seus pescoos e braos.35 No caso dos CDs de software, o camel expe apenas a fotocpia das embalagens dos programas e, mediante o pedido do fregus, se dirige ao fornecedor, que est sempre por perto com a mercadoria estocada. Segundo um camel que vende cpias de CDs de msica na rua dos Andradas, h trs tipos de acordo com o fornecedor. possvel comprar a mercadoria vista, com
32

Essas lonas so chamadas de pra-quedas porque possuem cordes amarrados nas pontas, os quais, ao serem puxados, salvam a mercadoria. Elas so usadas nas situaes em que as batidas policiais e fiscais so mais provveis. Nelas, geralmente, so expostas roupas, brinquedos, carteiras, bolsas e CDs. 33 Estruturas feitas de ripas de madeira, caixotes improvisados ou caixas de papelo, essas bancas normalmente so usadas para expor canetas, pulseiras, bombons, bijuterias etc. 34 Os mostrurios geralmente so usados para expor acessrios para celulares, culos, fotocpias das capas dos CDs de software e embalagens de DVDs e de CDs de msica. 35 As mercadorias expostas dessa maneira so os colares, cordes para crach, toalhas de mesa, colchas, redes, guarda-chuvas, caixas ou saquinhos de balas e cartelas de aparelhos de barbear, entre outros.

50

possibilidade de lucro de at cem por cento, ou pegar em consignao pagando somente o que for vendido por comisso meio a meio. O camel tambm pode levar a mercadoria para as ruas em troca de um pagamento fixo, uma diria. No caso desse camel que conversou comigo, o combinado foi ele receber 15 reais por dia, alm do transporte e do almoo, independentemente do montante de suas vendas. Por me parecer menos vantajosa essa ltima alternativa, indaguei o motivo de sua escolha, e ele respondeu: Tenho compromisso em casa, no posso chegar sem dinheiro. Preciso ter certeza do que vai entrar. Quando a gente divide o lucro, tambm tem que dividir o prejuzo. No decorrer da conversa, as vendas no pararam e, rapidamente, seu estoque acabou. Ento perguntei: E agora, voc vai pra casa? Ele respondeu: No, vou buscar mais mercadoria. Tenho que cumprir horrio. Hoje, s vou embora s oito. Antes que ele sasse, chegou um comprador que queria um determinado ttulo. Como ele no tinha, pegou com o vendedor ao lado e efetuou a venda. Em seguida, pediu a esse mesmo vendedor que tomasse conta da sua banca por alguns minutos e saiu. Permaneci no local, de onde era possvel v-lo entrando no cameldromo. Em menos de dez minutos, ele estava de volta. Abriu uma bolsa cheia de CDs e arrumou-os em cima da banca.36 O caso descrito remete a uma das maneiras de ser camel na pista. A mercadoria obtida mediante um acordo em que o camel, por no dispor de capital em espcie, oferece sua fora de trabalho ao fornecedor e, em vez de uma porcentagem do lucro, recebe em troca uma quantia preestabelecida. Sendo assim, o fornecedor, em alguns casos, torna-se tambm empregador. No exemplo citado, h ainda o diferencial de se tratar de mercadoria falsificada, cuja produo, porte e comercializao constituem crimes com penalidades
Os CDs so vendidos por cinco reais a unidade, ou por dez reais trs unidades. Esses camels dispem de um CD player com headphones, para o fregus testar a cpia.
36

51

previstas no Cdigo Penal.37 Nesse sentido, o camel que comercializa esses produtos exerce uma atividade duplamente ilcita, o que o torna ainda mais exposto represso e extorso policial. Quando perguntei a esse vendedor o porqu de trabalhar com cpias de CDs, ele me respondeu que no foi exatamente uma escolha, foi por acaso. Ele estava parado havia quase um ano, depois de ter sido office-boy num escritrio de advocacia. Viu um amigo vendendo CDs no Centro e, como estava precisando trabalhar, pediu a ele informaes sobre como fazer para conseguir a mercadoria. No mesmo dia, conheceu o fornecedor, e fizeram um acordo. Combinaram que ele chegaria no dia seguinte, por volta das nove horas da manh, munido de um tabuleiro ou de qualquer outro apetrecho para botar a mercadoria na pista.38 Um outro camel que entrevistei me informou que no trabalha com um nico artigo e que escolhe a mercadoria a ser comercializada quando chega no Centro. Perguntei como ele consegue a mercadoria, e ele me disse que, se tem algum dinheiro, compra uma pequena quantidade da mercadoria e sai por a oferecendo; se no tem dinheiro, pega a mercadoria em consignao com algum conhecido do cameldromo da Uruguaiana. Como pode ser visto, nem sempre o camel tem recursos financeiros para comprar o produto a ser comercializado. Muitas vezes, a aquisio da mercadoria segue uma lgica na qual so imprescindveis tanto uma rede de contatos na camelotagem quanto uma certa viso de mercado, para detectar qual artigo, onde, como e a que preo pode ser comprado e

Cdigo Penal, Artigo 175, Captulo VI, Da fraude no comrcio; Artigo 180, Captulo VII, Da receptao; Artigo 184, Ttulo III, Dos crimes contra a propriedade imaterial, Captulo I, Dos crimes contra a propriedade intelectual. 38 Sobre a personificao das relaes e a substituio do patro pelo consumidor de servios prestados no mercado de trabalho, cf. Silva (1971).

37

52

vendido, de modo que seja gerado um excedente satisfatrio. A mercadoria meramente um meio de troca, mas h situaes em que ocorre alguma identificao entre o camel e a mercadoria por ele vendida.39 Em outros casos, a escolha da mercadoria circunstancial, em funo do calendrio comercial ou de situaes climticas. O Natal e outras ocasies festivas, como a Pscoa, o dia das mes e a Copa do Mundo, e at mesmo as sextas-feiras noite e as happy hours, mobilizam o consumo e geram uma situao de mercado favorvel a determinados artigos. H tambm ciclos dirios que favorecem a oferta de determinadas mercadorias, como as primeiras horas da manh e o horrio do almoo, momentos em que ocorre maior procura por caf, refrescos, bolos, salgados, sanduches e quentinhas, ou a noite, quando incide a oferta de dropes, botes de flores, churrasquinhos, amendoins torrados, bebidas alcolicas, refrigerantes etc. Uma situao etnogrfica revelou uma outra forma de aquisio da mercadoria a ser comercializada pelo camel. Trs rapazes vestidos de terno e gravata, na faixa etria de 25 a trinta anos, se aproximaram de Adriano enquanto ele tomava uma cerveja no bar da Raquel, no interior do cameldromo da Uruguaiana. Todos se cumprimentaram e se trataram pelo nome. Um dos rapazes retirou de dentro de uma sacola uma caixa com um telefone celular e a ofereceu a Adriano, para que ele a vendesse por 150 reais em troca de cinqenta reais de comisso. Adriano pegou a caixa, conferiu a marca e o modelo do telefone, verificou se o kit estava completo, com carregador, bateria e manual de instrues, e tentou ligar o aparelho. O rapaz explicou que a bateria estava descarregada, mas que o telefone estava em perfeito estado. Adriano olhou desconfiado e pediu para a dona do bar ligar o carregador em alguma tomada, para ver se o aparelho estava realmente funcionando. Constatou que no estava. Retirou-o da tomada, colocou-o de volta na caixa e devolveu-o.
39

Cf. captulo 3.

53

O rapaz tentou dar explicaes, e Adriano respondeu: O cara, quando compra, quer ver o display acendendo, seno no leva. Sem chance, amigo. O rapaz insistiu, e Adriano disse: D a pra outro vender. As mercadorias da pista so adquiridas sem grandes deslocamentos por parte desses camels. Eles raramente viajam ou cruzam fronteiras entre cidades e localidades regionais para adquiri-las.40 Como o prprio informante declarou, a maior parte dos camels que a gente v a no compra a mercadoria, e sim pega em consignao com quem compra. A mercadoria vendida nessas condies adquirida em locais prximos, muitas vezes contguos, como os cameldromos e as lojas registradas do chamado comrcio formal. No cameldromo, a situao diferente. As mercadorias tm diversas origens, entre as quais as mais declaradas so a China, o Paraguai, Bali, So Paulo e Paran. H tambm mercadorias fabricadas aqui mesmo, no Rio de Janeiro. Parte das confeces de malhas de ginstica e de roupas de praia que fornecem seus produtos para os comerciantes do cameldromo caseira, e muitas delas esto situadas no subrbio carioca, como, por exemplo, uma que fica em Del Castilho. Seu Linhares, um comerciante do cameldromo, h trs anos deixou de mexer com mercadoria de fora e no vende mais artigos eletrnicos. Segundo ele, esse tipo de mercadoria d muita dor de cabea, pois chama a ateno da fiscalizao. Atualmente, seu Linhares comercializa artigos que vm do Paran. Ele no precisa se deslocar para adquirir os produtos, pois o representante de suas mercadorias vem ocasionalmente tirar o pedido. Para o comrcio nas barracas das caladas ou na pista, comum o camel adquirir a mercadoria no interior do cameldromo, principalmente acessrios para telefones celulares,
Ao contrrio dos camels do Centro do Rio de Janeiro, os camels de Porto Alegre - RS estudados por Machado (2003) viajam para o Paraguai para adquirir mercadoria.
40

54

relgios, culos escuros, bolsas e mochilas de lona colorida. Pode-se dizer que h mercadorias mais femininas e outras mais masculinas. Na pista, h muito menos mulheres do que em qualquer outra situao na camelotagem. Nas barracas e no cameldromo, as mulheres lidam com mais freqncia com artigos de interesse feminino, como roupas, cosmticos, maquiagens, lingeries, bolsas, bijuterias etc. Elas so tambm consumidoras desses produtos e, normalmente, usam as roupas, os perfumes e os brincos com os quais trabalham. Assim como acontece em Porto Alegre, nas barracas do cameldromo etnografado por Machado (2003), a montagem das bancas no Centro do Rio pode ser feita com muito esmero pelos camels que trabalham em pontos fixos. A autora comparou os arranjos feitos pelos vendedores ao trabalho de um bricoleur: O camel possui um nmero determinado de mercadorias com as quais tem que fazer um arranjo. Cada dia um arranjo novo com o mesmo repertrio de peas. O resultado final uma harmonia de cores e formas obtida atravs de um conhecimento prtico (Machado, 2003: 32). No caso do Rio de Janeiro, pode-se dizer que esse um trao forte entre as mulheres na camelotagem. H um tipo de mercadoria muito comum na camelotagem carioca: a novidade. Trata-se de artefatos que despertam a curiosidade dos passantes e que, geralmente, so adquiridos por seu contedo jocoso. Por exemplo, so vendidas imitaes perfeitas de fezes feitas de material sinttico e miniaturas de pnis movidas a corda. Ultimamente, tm sido vendidas miniaturas de monstrinhos coloridos, feitas de um tipo de material que, ao ser imerso na gua, aumenta de tamanho. Os camels costumam fazer demonstraes, colocando cada um desses bichinhos dentro de uma garrafa de refrigerante cheia dgua. Ao final de alguns dias, o monstrinho est do tamanho da garrafa.

55

H tambm rplicas de artigos lanados e patenteados por grifes famosas e produtos semelhantes aos usados como apregoam os camels por artista de novela. Tais artigos se repetem em diversas bancas, como uma espcie de fetiche que ganha popularidade nas ruas da cidade durante um determinado perodo. Atualmente, em muitas bancas de camels, tem sido vendido um tipo de pulseira que foi lanado originalmente por uma joalheria famosa. So pulseiras com mdulos nos quais esto gravadas letras do alfabeto e com as quais o cliente pode formar nomes e outras palavras. Alguns acessrios usados por personagens de novela tambm podem virar mania na camelotagem, como um modelo de brinco usado por uma personagem interpretada pela atriz Carolina Dieckman, que se popularizou nas ruas durante o perodo da novela eram os brincos da Edwiges. Na mesma novela, havia uma escola chamada Nova Era, na qual os personagens adolescentes estudavam. A blusa confeccionada para ser o uniforme da escola passou a figurar nas barracas dos camels. Cheguei a ver alguns jovens circulando pelo cameldromo com essas camisetas. As falsificaes de bons, camisetas, bermudas, tnis, culos, relgios, canetas, mochilas, bolsas e perfumes de marcas famosas so algumas das mercadorias mais comercializadas por camels. Esse tipo de artigo, chamado de pirata, de segunda linha ou de similar, bastante procurado no mercado da camelotagem, mesmo tendo qualidade questionvel. As etiquetas das grifes Adidas, Osklen, Nike, Mont Blanc e Louis Vuitton so as mais procuradas nesse mercado, e nem sempre so oferecidas a preos populares. Um exemplo o comrcio de falsificaes das bolsas da marca Louis Vuitton, em que um modelo simples pode ser encontrado por quinhentos reais, preo que corresponde, segundo uma compradora, a um quarto do valor da bolsa original. Essas mercadorias falsificadas so

56

oferecidas em todo o Centro; entretanto, esto mais presentes nos arredores de reas nobres, por onde circulam executivos e profissionais liberais. Os culos escuros, com design italiano como muitos camels anunciam , fazem um sucesso incrvel no interior do cameldromo. H boxes enormes, com diversos modelos ordenados em mostrurios giratrios e com espelhos espalhados por toda parte. Nesses boxes, ocorre uma intensa movimentao. Mesmo quem no est ali para comprar o produto experimenta algum modelo. Algumas pessoas chegam a fazer poses na frente do espelho, depois do que devolvem a mercadoria e vo embora. Os tnis tambm fazem muito sucesso no cameldromo. So rplicas de marcas famosas, vendidas por um quarto do valor de um modelo original. Assim como os tnis e os culos escuros, as correntes de ouro e prata, as camisetas de times de futebol e basquete e os relgios so mercadorias amplamente vendidas, alm de serem consumidas pelos prprios camels.

O fregus A relao do camel com a freguesia dotada de ambigidades. Ao mesmo tempo que vista como um fenmeno sintomtico de uma crise do mercado de trabalho e como uma atividade ligada a um mercado conveniente, acessvel, com produtos teis e mais baratos, a camelotagem associada tambm s idias de desordem, de concorrncia desleal e de extenso do crime organizado, e os camels so vistos tanto como trabalhadores quanto como pessoas perigosas e embusteiras, que comercializam produtos de qualidade e origem duvidosas. Apesar de todos esses adjetivos, h uma

57

demanda significativa pelos produtos oferecidos pelos camels: nos boxes dos cameldromos, nas barracas das caladas ou na pista, as ofertas atraem os fregueses.41 Lucinha, uma comerciante do cameldromo da Uruguaiana, me relatou que, na poca em que tinha uma barraca no Largo da Carioca, conheceu um rapaz que vendia chumbinho composio qumica venenosa, comercializada ilegalmente e muito usada para matar ratos e que, ocasionalmente, se posicionava perto de sua barraca. Certa vez, uma senhora, interessada em comprar o pequeno tubo com o contedo venenoso pelo valor de cinco reais, deu uma nota de cinqenta reais ao camel. Ele disse que no tinha troco, mas a senhora insistiu. O camel ento pediu a Lucinha que tomasse conta de sua banca enquanto ele sairia em busca de troco. O camel nunca mais voltou, e Lucinha acabou tendo de consolar a freguesa enganada, que, a essa altura, j havia descoberto que o contedo deixado pelo camel era areia tingida de cor grafite. Em tom anedtico, Lucinha finalizou o relato: Na rua tem de tudo... Tem que ficar ligada. P, essa mulher deu bobeira [risos]. Lucinha se estabeleceu no cameldromo h oito anos. Quando ela me contou a histria do vendedor de chumbinho, ns estvamos conversando sobre a imagem do cameldromo da Uruguaiana na cidade e, por extenso, sobre a imagem dos camels. Nessa conversa, ela fez questo de dizer que trabalha honestamente desde a poca em que vendia na rua, onde conquistou uma freguesia fiel, que at hoje compra com ela: O pessoal acha que, s porque t na rua, no t fixo, que pode fazer o que quer que ningum vai

41

Esses adjetivos que qualificam o camel sero discutidos no captulo 3, em que analisarei a identidade social do camel a partir das noes de carreira moral (Goffman, 1974 [1961]) e carreira desviante (Becker, 1963).

58

descobrir. Pode at ser... O cara se d bem e tudo... Mas se d bem s uma vez, porque no pode mais voltar. 42 Durante a pesquisa, conversei com alguns consumidores de artigos vendidos por camels. Nessas entrevistas, ouvi relatos interessantes para a reflexo sobre a relao do camel com o fregus. Um desses consumidores, um bancrio na faixa dos quarenta anos de idade, morador de Botafogo, se diz fregus de Adriano, um dos vendedores de cpias de software que acompanhei na pesquisa. Esse fregus me disse que toda semana passa no ponto em que Adriano costuma ficar, para saber se tem alguma novidade: Toda a minha mquina [referindo-se ao seu microcomputador] montada com os CDs dele. No tem erro: quando tenho dificuldades na instalao dos programas, ligo pra ele ou pro Reinaldo,43 e eles me passam os cdigos de instalao ou me ajudam a instalar. Perguntei: Voc j precisou trocar algum CD? E ele: J. Quando comprei um antivrus muito pesado [com configurao incompatvel com a capacidade de seu computador], voltei aqui e troquei por outro que ele mesmo me indicou. E t at hoje com ele instalado no meu computador. Esse mesmo fregus tambm relatou que, antes de comprar com Adriano, foi enganado por um camel que lhe vendeu um CD em branco, sem nada gravado, como se fosse a cpia de um programa. Ao voltar, no dia seguinte ao da compra, ele no o viu mais. No so apenas os passantes que compram em camels. Muitas pessoas vo at eles intencionalmente, para comprar. A freguesia do camel muito heterognea e varia, sobretudo, entre as camadas populares. Nota-se, porm, que h uma demanda significativa por mercadorias nas camadas mdias, a qual, como foi visto, est relacionada a um padro especfico de produto. Aos sbados, por exemplo, comum ver famlias inteiras circulando
42 43

Sobre a trajetria de Lucinha na camelotagem, cf. captulo 3. Reinaldo o fornecedor de CDs de Adriano.

59

pelo cameldromo, conversando com os conhecidos e comprando roupas, brinquedos para as crianas, utenslios domsticos, calados etc. Para falar da relao entre camel e fregus, preciso ter como referncia a relao entre os prprios camels, pois eles tambm so fregueses em potencial. A compra e a venda, nesse comrcio, pressupem uma lgica de confiana e de competio tanto entre camel e fregus quanto entre os prprios camels. H redes familiares, religiosas e comerciais de solidariedade entre os vendedores: relativamente comum um camel indicar outro vendedor, quando ele no tem a mercadoria solicitada. Geralmente, esses camels so parentes, amigos, irmos da igreja, ou trabalham com os mesmos distribuidores ou atacadistas. Isso no implica, porm, a ausncia de concorrncia entre eles. Ao contrrio, a competio pode ser percebida no ato da compra/venda, quando o fregus a aciona, jogando com a necessidade do camel de vender e buscando obter, assim, maiores vantagens. O camel, por sua vez, joga com o desejo do comprador de adquirir a mercadoria. Essas negociaes podem ter durao diversa. Na pista, a negociao rpida. Um dia, presenciei a seguinte cena: um camel anunciava uma promoo, repetindo em voz alta que um cinco, trs dez. Um comprador se aproximou e props: Faz a um por trs? O camel respondeu: Fao por quatro, quer? O comprador aceitou, entregou uma nota de cinco reais, pegou o troco e o CD e partiu sem se despedir. Tudo no durou mais que alguns segundos. H tambm casos em que a barganha pode se estender e implicar uma forma de sociabilidade, uma maneira de se comunicar e de trocar experincias.44 No raro ver, no

44

Sobre a barganha como forma de comunicao e sociabilidade nos bazares marroquinos, cf. Geertz (1979: 221-222).

60

cameldromo, ao anoitecer, o fregus sendo convidado pelo vendedor, aps realizar a compra, para tomar um copinho de cerveja, a fim de selar o negcio. Numa outra entrevista, um estudante universitrio que costuma comprar cpias de CDs de msica em camels do Centro me disse que s compra os CDs depois de test-los no CD player que o prprio camel oferece na hora da venda: S pago depois de saber que tem todas as msicas no CD. Com camel no se pode dar mole. Perguntei por que, e ele respondeu: Por qu?! Ora... Ele some no mundo, e a eu fico no prejuzo. Nessa relao, tanto o camel quanto o fregus jogam com o anonimato e a mobilidade prprios da vida urbana e dos contatos efmeros que se travam na rua. Nota-se que a possibilidade de desempenhar diversos papis em universos sociais distintos e, em alguns casos, estanques explica o carter relativo do anonimato vivido na metrpole.45 Robert Park (1967 [1916]) destaca a questo da mobilidade, mostrando que ela um elemento a ser examinado nas investigaes sobre as metrpoles modernas. Na sua viso, est subentendido que o anonimato uma maneira de lidar com o controle social. Deve-se notar, entretanto, que a liberdade, prpria da situao urbana, tanto originada quanto limitada pelas dimenses metropolitanas. Isto , ao mesmo tempo que se livre para desempenhar papis diferentes em situaes descontnuas, difcil, em funo da prpria mobilidade, haver reas exclusivas a determinados tipos de pessoas. Assim, todos esto sujeitos a se encontrar em contextos distintos. Na camelotagem, h diversas formas de abordar o fregus. As falas dos camels so sempre repetidas e so feitas num tom de voz especfico. De modo diferente do que ocorre em Porto Alegre (cf. Machado, 2003), no h prego no interior do cameldromo da Uruguaiana, nem nas barracas armadas nas caladas de suas imediaes. No contexto
45

Sobre anonimato relativo, cf. Velho e Silva (1976).

61

carioca, encontrei, na pista, alguns exemplos de falas constantemente proferidas pelos camels: um real a, um real a, um real! e Chumbinho pra matar rato, matar a sogra, matar o chefe! Esse original! O prego o tipo de abordagem mais usado na camelotagem, mas h tambm formas mais discretas de atrair o possvel comprador. A abordagem feita pelos camels tem um ar de seduo: eles antecipam o desejo e a necessidade do passante, se apresentam na sua frente com a mercadoria, oferecem um timo negcio e dizem que o comprador obter algum tipo de vantagem na compra. comum ver, na rua Uruguaiana, rapazes que no armam bancas nem carregam mostrurios abordando os passantes para oferecer jias ou relgios que so retirados de seus bolsos. Sorrateiramente, eles se aproximam do passante e oferecem a pechincha. H tambm as performances dos camels que fazem demonstraes dos seus produtos, realizando verdadeiros shows. Eles limpam o cho da rua com um saponceo miraculoso, cortam legumes de diversas maneiras com cortadores super-prticos, bordam tecidos com agulhas especiais ou manipulam brinquedos e objetos com habilidade, despertando a curiosidade dos passantes, que s conseguem descobrir os truques usados quando compram a mercadoria. Depois que o cliente se aproxima, o vendedor precisa atend-lo com simpatia, cordialidade e agilidade. Os camels tanto os estabelecidos em pontos fixos quanto os que esto na pista costumam entregar aos seus fregueses cartes de visita, nos quais esto impressos o tipo de mercadoria ou de servio oferecido, a localizao do ponto, o telefone celular do camel e um campo para o preenchimento do valor da mercadoria, da data da compra e do prazo para troca. Na pista, os cartes de visita so mais comuns entre os vendedores de software, que os entregam apenas com seu nome e o nmero do seu telefone celular. Para esses 62

camels, o carto de visita opera como um dos mecanismos de controle e manuteno da freguesia, pois eles no podem estar com regularidade em seus pontos.46

O cameldromo da Uruguaiana Entremeado por tradicionais ruas de comrcio com uma rea interna de dez mil metros quadrados e 1.600 boxes de comrcio atacadista e varejista de diversos artigos , o Mercado Popular da Uruguaiana est dividido em quatro quadras, denominadas, no sentido Sul-Norte, de quadras A, B, C e D. A quadra D encontra-se na esquina da rua Uruguaiana com a avenida Presidente Vargas. Entre as quadras D e C, fica a rua da Alfndega; entre as quadras C e B, a rua Senhor dos Passos e, entre as quadras B e A, a rua Buenos Aires.47 O terreno onde essas quadras esto situadas pertencia Companhia do Metr ligada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e foi concedido Coderte48 para o estacionamento de veculos particulares, logo aps a inaugurao da estao da Uruguaiana, em 1983. A partir de 1988, passou a ser divulgado na imprensa que havia intenes de se utilizar esse espao para receber os camels que ocupavam as principais ruas do Centro.49 Somente seis anos depois, em 1994, o terreno foi concedido Prefeitura,

Sobre modos de manipulao do mercado e laos de clientela, cf. Silva (1971). importante registrar que, nos trechos dessas ruas que ficam entre as quadras, antigas lojas vm se transformando em uma espcie de cameldromo. Esse o caso de uma tradicional loja de ferramentas localizada na rua Buenos Aires, que dividiu em estandes sua rea interna e alugou-os para pequenos comerciantes que trabalham com as mesmas mercadorias oferecidas no cameldromo. 48 Companhia de Desenvolvimento Rodovirio e Terminais do Estado do Rio de Janeiro. 49 Cf., por exemplo, Cameldromo: secretrio no sabe quando a obra comear (Jornal do Brasil, 4/4/1988).
47

46

63

para o remanejo dos vendedores que se haviam fixado irregularmente nas suas imediaes.50 No cameldromo, atualmente, no se encontram apenas os camels que participaram da sua implantao, h dez anos.51 Com o tempo, os lotes concedidos pela Prefeitura foram transformados em boxes de alvenaria,52 e alguns deles foram repassados a outros comerciantes. O comrcio varejista e atacadista que predomina no cameldromo o de acessrios para telefones celulares, CDs, bijuterias, bolsas, brinquedos, artigos de vesturio, de armarinho, de papelaria, de pesca e de tabacaria, alm dos servios de barbearia, cabeleireiro, manicuro, pedicuro, alimentao, bebidas e assistncia tcnica de relgios e telefones celulares. No so muitos os comerciantes que ainda utilizam a metragem original, de 2 m2. A maior parte dos estabelecimentos do cameldromo assemelha-se a pequenas lojas: a grande maioria dispe de portas de ferro e pontos de energia eltrica, e muitos aceitam carto de crdito e tm linhas telefnicas, principalmente os estabelecimentos especializados em artigos para pesca e os que vendem roupas. Alguns dos sales de cabeleireiro, bares e lanchonetes so, tambm, providos de gua encanada. No h banheiros. Os comerciantes e freqentadores mais assduos do mercado utilizam os sanitrios dos estabelecimentos comerciais das ruas em torno.

Cf. Csar quer cameldromo no lugar de estacionamento (O Globo, 1/6/1994). Cf. Machado (2003). A ttulo de comparao, gostaria de chamar a ateno para os camels do cameldromo da Praa XV, na cidade de Porto Alegre, que reivindicam um status diferenciado dos demais vendedores de rua, considerando camels somente aqueles que esto no cameldromo e que, portanto, esto regularizados junto ao poder pblico municipal. Isso no ocorre entre os comerciantes do cameldromo da Uruguaiana, na cidade do Rio de Janeiro. 52 Trata-se de compartimentos separados entre si por divises de alvenaria, aramados ou madeira, que substituram as barracas de ferro e lona aps a instalao da cobertura nos quatro terrenos do cameldromo.
51

50

64

Conversando sobre os percalos da camelotagem com alguns daqueles que esto no cameldromo desde sua fundao, percebi que o fato de no haver sanitrios no lhes parece gerar uma situao muito difcil de solucionar. Eles costumam dizer que isso o de menos e que as situaes mais difceis aconteceram no incio do mercado, quando o vento, a chuva e o sol intensos os impediam de trabalhar. H relatos sobre situaes dramticas decorrentes das intempries, as quais envolveram a perda de mercadorias e do dia de vendas. No cameldromo, a soluo para esses problemas foi a substituio das lonas protetoras, feita em 1995, como parte de um projeto da Prefeitura de padronizar as lonas usadas por camels em toda a cidade.53 Atualmente, est sendo instalada uma terceira cobertura uma para cada quadra do mercado , com p direito mais alto, material mais resistente, armaes de ferro, cabeamento das instalaes eltricas etc., o que parece ser a soluo de parte desses percalos da camelotagem. interessante notar que os comerciantes do cameldromo geram os recursos que viabilizam as obras e as transformaes desse espao. Quando conversei com uma outra informante, dona do bar que freqentei durante o trabalho de campo, ela me disse que a parede de alvenaria do seu boxe foi ela quem levantou tijolo por tijolo, e que os bicos de gua foram uma obra que ela e a dona do salo ao lado fizeram com dinheiro do prprio bolso alm disso, elas pagam taxas administrao para custear as despesas com manuteno, limpeza e segurana.54 Labirntico, sonoro e colorido, assim me pareceu o cameldromo quando passei a percorrer os seus corredores e recantos estreitos no incio do trabalho de campo. Sob luzes

53 54

Cf. Tendas bicolores substituem barracas azuis dos camels (O Globo, 27/9/1995). Toda sexta-feira, recolhe-se uma taxa de 25 reais em cada boxe de dois metros quadrados. Essa taxa, que recolhida pelos seguranas, paga de acordo com a metragem dos estabelecimentos.

65

incandescentes e fluorescentes, caminhos se cruzam num quadrilhado que abrange toda a rea do cameldromo e so rompidos por trs ruas transversais e por trs largos a cu aberto. Em dois desses largos, h bancos e telefones pblicos. A cada vaguear, em meio profuso repetitiva de sons e objetos, mercadorias inesperadas se apresentam, confirmando a multiplicidade das ofertas. Nos lugares onde se vendem os mesmos produtos, os boxes parecem amontoados, uns ao lado dos outros, em grupos que variam de trs a uma dezena, ocupando corredores inteiros, salvo algumas disposies nas quais mercadorias deslocadas interrompem uma seqncia, criando uma situao inusitada. possvel ver, por exemplo, entre uma sucesso de televisores, CDs e cartuchos de jogos eletrnicos, mulheres sentadas no interior de suas lojinhas, em meio a ervas frescas ou artigos de candombl. Mais adiante, seguindo por um corredor transversal que liga as duas ruas laterais que do acesso ao setor, radinhos am/fm, anis, cordes, presilhas, culos escuros, relgios, tops e biqunis, bons, headphones, diskmans, cangas e canetas so expostos de forma aleatria e ao alcance das mos dos passantes. Fazendo o retorno no final desse corredor, seguindo por outro, transversal, h uma seo inteira somente de artigos e roupas esportivas. De um lado e de outro, camisas de times de futebol e basquete, bandeiras, flmulas, taas e faixas formam um alegre colorido. Contgua a essa seo, inicia-se uma outra s de bolsas, com todos os modelos e utilidades. Nessa parte, possvel ver boxes inteiros sendo usados como depsitos. De to abarrotados, a luminosidade dilui-se quando se passa entre eles, dando a impresso de tratar-se de uma cavidade. Nesse corredor, no h sada para nenhum outro corredor transversal; a passagem fechada por um boxe, e preciso retornar pelo corredor paralelo, igualmente repleto de bolsas. No cruzamento seguinte, j se percebe a entrada da luz do dia,

66

vinda do acesso a um dos largos. Esse largo, que faz ligao com a calada da avenida Presidente Vargas, uma espcie de respiradouro do mercado.55 O bulcio contnuo, hits da msica pop internacional e rudos estridentes dos jogos eletrnicos e dos caa-nqueis sobressaem no rumor do ambiente, alterando-se de acordo os tipos de mercadoria e o fluxo de pessoas no mercado. Nas primeiras horas da manh, o cameldromo chega a ser um lugar sossegado: poucos boxes esto abertos, e o nico movimento que se v, dentro e fora do mercado, o de trabalhadores sonolentos ou apressados chegando para o trabalho. Os primeiros boxes a abrir so os de sucos e lanches. Com o passar das horas, cresce o fluxo de pedestres na rua, e o movimento no mercado se intensifica. Entre meio-dia e duas horas da tarde, o movimento comercial atinge o seu auge, para depois retomar o ritmo a partir das 18 horas. tarde, os estabelecimentos que vendem acessrios para telefones celulares, CDs, equipamentos de som e camisetas estampadas com cones do rock, bem como os bares, so alguns dos boxes mais movimentados. Uma das caractersticas atribudas ao espao do cameldromo da Uruguaiana pelo senso comum a de receptculo de mercadorias ilcitas. Em 1999, a Guarda Municipal divulgou na imprensa um relatrio fruto de uma investigao feita a pedido da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalizao, rgo responsvel pelo comrcio no municpio que indicava diversas irregularidades, entre as quais o comrcio de mercadorias contrabandeadas, roubadas e falsificadas. Alm da prtica de extorso por parte de policiais e de um sistema de segurana clandestino instalado no mercado, a investigao mostrou que o cadastramento, que deveria ser feito pela Prefeitura, estava

55

Justamente nesses largos esto situados os orifcios que servem para a entrada e a sada de ar da estao de metr da Uruguaiana. Na verdade, esses respiradouros tinham de ficar a cu aberto, o que favoreceu a criao de largos no seu entorno.

67

sendo realizado pelo grupo que administra o cameldromo, o qual estava vendendo os pontos.56 Nessa poca, sob o mandato de Luiz Paulo Conde, a Prefeitura, associada ao Governo do Estado, preparava uma operao de represso ao comrcio ilegal praticado no cameldromo. Alm disso, havia a inteno de substituir as barracas e os boxes improvisados por um centro de comrcio popular de estrutura metlica e com dois andares, e por prdios de salas comerciais. As denncias reveladas no relatrio da Guarda Municipal foram encaminhadas ao ento secretrio de Segurana Pblica, coronel Josias Quintal, o qual, na reportagem, declarou desconhec-las, prometendo iniciar uma investigao para apur-las.57 As acusaes de prticas ilegais no cameldromo no cessaram de estampar as pginas dos jornais. A ltima notcia que saiu na imprensa se refere priso, realizada no interior do cameldromo, de 12 homens acusados de interceptar telefones celulares roubados. Segundo a reportagem, nessa ao, foram apreendidos duzentos aparelhos e cerca de cinqenta baterias. Empreendida por policiais da 5 DP, situada na rua Gomes Freire, a investigao, chamada Operao Serial, estava sendo feita h um ms, perodo em que os acusados foram filmados enquanto negociavam, em boxes do cameldromo, a compra de telefones roubados por ladres que atuavam no Centro da cidade.
A entidade administrativa a que se refere a reportagem a Unio dos Comerciantes do Mercado Popular da Uruguaiana comumente chamada de associao. Segundo alguns dos comerciantes com os quais conversei, at meados de 1998, os comerciantes do cameldromo eram representados pela Associao dos Comerciantes Ambulantes do Centro do Rio, cuja comisso era a mesma desde a sua criao. A partir de ento, uma dissidncia ps fim gesto do presidente Antnio Perez Pvoa. Em desacordo com ele, membros da diretoria da associao fundaram a Unio dos Comerciantes do Mercado da Rua Uruguaiana, presidida por Alexandre Farias. Essas informaes foram confirmadas no material de imprensa consultado. 57 Cf. Prefeitura far blitz em cameldromo e polcia investiga denncias de extorso (O Globo, 21/6/1999).
56

68

Segundo os investigadores, em seis meses, mil telefones haviam sido roubados na rea da 5 DP. Nove dos detidos estavam trabalhando como camels em pontos no interior do cameldromo. A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Governo, ao ser consultada, afirmou que os boxes de venda do mercado eram permanentemente fiscalizados e que aqueles que tinham sido detidos teriam a licena cassada. A reportagem termina informando que os acusados tiveram sua priso decretada por cinco dias.58 Atualmente, o cameldromo tem sido objeto de sucessivas batidas, realizadas principalmente por policiais civis e federais, que so destacados para atuar contra o comrcio de mercadorias consideradas falsificadas. H tambm aes policiais de represso s vendas de contrabando; porm, durante minha permanncia no mercado, ao longo dos dez meses do trabalho de campo, percebi que o nmero de batidas para a apreenso de mercadorias pirateadas foi muito maior do que qualquer outro tipo de atuao policial. A batida que presenciei comeou logo pela manh, e s terminou s cinco horas da tarde. Nesse dia, quando cheguei no Centro, mais precisamente no Largo da Carioca, constatei que o efetivo da Guarda Municipal estava mais numeroso do que o comum. No percurso at o cameldromo, presenciei uma apreenso feita por guardas municipais numa rea que costumava ficar repleta de vendedores de cpias de CDs. Nessa ocasio, a rea estava vazia, e havia apenas um vendedor de essncias e um outro de flanelas, os quais tinham acabado de se instalar e ainda estavam comeando a expor a mercadoria. Quando um grupo de seis guardas se aproximou, esses camels abandonaram tudo e saram correndo pela rua Buenos Aires, em direo avenida Passos.

Cf. Polcia prende 12 pessoas e apreende 200 celulares no cameldromo da Uruguaiana (Extra, 17/7/2004).

58

69

Em seguida, ao entrar no cameldromo, percebi que a sonoridade do ambiente estava diferente. J passava das nove horas da manh, e a maioria dos boxes estava fechada. O movimento no Centro j estava intenso e, nos corredores do mercado, apenas determinados estabelecimentos estavam abertos. Os boxes de CDs e de jogos eletrnicos estavam todos fechados. Fui para o salo e, enquanto conversava com a manicura, comeou um corre-corre entre os comerciantes da quadra. Alguns fecharam as portas dos seus boxes, saram carregando sacolas de mercadorias e pediram s moas do salo e do bar para guard-las. Perguntei a elas o que estava acontecendo, e, tranqilamente, uma delas me respondeu: a Federal. De vez em quando eles vm a pra pegar o pessoal que no anda na linha. Durante todo esse dia, percorri o mercado acompanhando a operao, que era chamada de Presso Mxima. A ao no foi empreendida por policiais federais, e sim pelo Destacamento Anti-Pirataria da Polcia Civil. Alguns dos policiais, munidos de grandes alicates, se espalharam pelo mercado acompanhados de mais trs ou quatro policiais. Assisti ao de um desses grupos: diante da ausncia dos comerciantes, os policiais resolveram abrir os boxes com seus alicates. No consegui entender o critrio usado pelos policiais para escolher os boxes que seriam abertos. Aparentemente, eles olhavam para o interior dos estabelecimentos por uma fresta e decidiam entre si se iriam ou no abri-los. Depois que se decidiam, mandavam avisar os fotgrafos e cinegrafistas, que j estavam a postos desde cedo, circulando pelo mercado, e iniciavam a ao. Dava para perceber que os donos dos boxes acompanhavam toda a operao sem se identificar. Eles ficavam por perto, mas no demonstravam ser quem de fato eram. Ao longo do dia, circulei pelo mercado e conversei com diversas pessoas, muitas delas funcionrios dos boxes abertos pelos policiais. Presenciei uma situao dramtica: 70

uma mulher teve uma crise nervosa no momento em que os policiais comearam a ensacar a mercadoria apreendida no boxe em que ela trabalhava. Seu medo era perder o emprego e ser acusada pela polcia de cmplice do dono do boxe. Na ocasio, um grupo de mulheres tentou acalm-la, aconselhando-a a se retirar do local para no despertar a ateno dos policiais. A batida policial silenciou o cameldromo durante o dia inteiro. Por volta das cinco horas da tarde, tudo estava terminado, e a maior parte dos boxes reabriu. Nos bares, j cheios, no se falava em outro assunto. No dia seguinte, o jornal anunciava: Na chegada dos policiais, seguranas dos camels deram o alerta e os boxes foram fechados s pressas. Mesmo assim, os policiais abriram os boxes e apreenderam produtos falsificados. Ningum foi preso.59

Cameldromos na cidade No incio do ano de 1984, Marcello Alencar, prefeito indicado pelo governador Leonel Brizola, definiu os bairros onde seriam instalados os centros populares de comrcio, nos quais trabalhariam os camels que se espalhavam pelas ruas da cidade. Priorizando o bairro do Centro, ele resolveu que o primeiro centro a ser construdo seria o da Praa Onze. Os outros funcionariam na Zona Norte e em reas suburbanas da cidade, nos bairros de Higienpolis, Mier, Madureira, Marechal Hermes, Campo Grande, Penha e Pavuna.60 No decorrer do processo de regulamentao, o projeto foi ampliado, e foram

59

Policiais apreendem durante o dia mais de 10 mil CDs vendidos por camels (O Globo, 20/3/2004). 60 Cf. O Globo, 24/2/1984.

71

abertas 4.782 vagas, distribudas por 11 bairros.61 A lista dos documentos que deveriam ser apresentados no cadastramento para a utilizao dos espaos era composta de oito itens: comprovante de residncia de mais de dois anos no municpio do Rio de Janeiro; comprovante de pagamento da contribuio sindical; carteira de sade; carteira de identidade; trs fotografias; formulrio para recolhimento de impostos; vistoria sanitria, no caso de gneros alimentcios; carteira do cadastro de pessoa fsica (CPF), e comprovante de pagamento da taxa62 cobrada pela Prefeitura para a concesso da licena. Quando o perodo de inscries se encerrou, cerca de setecentas vagas ficaram ociosas. O local mais procurado foi a Praa Onze, mas h registros de que os camels que se inscreveram estavam cticos em relao freqncia de compradores em todos os pontos oferecidos.63 Com um destacamento de quarenta homens da Polcia Militar, um caminho provido de aparelhagem de som que servia de palanque para o governador e o prefeito, e a presena da bateria da escola de samba Estcio de S, de um grupo de repentistas e do proco da igreja de Santana, realizou-se, na tarde do dia 19 de julho de 1984, a festa de inaugurao do cameldromo da Praa Onze. A partir de ento, nenhum camel poderia se

As 4.782 licenas sero distribudas para as 11 reas. As de maior concentrao so as da Pavuna, com 8.518 m2 e 524 ambulantes; Campo Grande, ao lado do terminal rodovirio, com 577 ambulantes distribudos em 6.926 m2; Bonsucesso, com 5.346 m2, divididos nas avenidas Democrticos e Novo Rio, com 316 e 140 ambulantes, respectivamente. A Praa Onze concentrar 700 ambulantes em toda sua rea; e Madureira, com 8.518 m2, nas ruas Carolina Machado, Joo Vicente e Edgar Romero, com o total de 524 ambulantes; Marechal Hermes, com uma rea de 7.842 m2, localizada entre as ruas Joo Vicente, General Oswaldo Cordeiro de Farias, Praa XV de Novembro e Carolina Machado, com 918 ambulantes. Os demais pontos so a Praa da Bandeira, com 255 ambulantes; Penha, na avenida Brs de Pina, com 84 ambulantes; Mier com 412, avenida Amaro Cavalcanti; Cascadura com 219 ambulantes espalhados em 2.694 m2; e Bangu, com 106 ambulantes em 2.891 m2 (Jornal do Brasil, 3/5/1984). 62 O valor da taxa era de Cr$ 10.826,00. Para as barracas de alimentao, era cobrada uma taxa maior, de Cr$ 76.560,00 (cf. Jornal do Brasil, 3/5/1984). 63 Cf. Jornal do Brasil, 12/5/1984 e 16/5/1984.

61

72

instalar nas ruas do Centro, pois a fiscalizao seria implacvel.64 Cerca de mil camels, munidos de cartazes de protesto, ouviam o discurso do prefeito, quando, irritados com os elogios feitos obra do cameldromo, comearam a vaiar, iniciando um certo tumulto. O tropel se completou com a chegada de um grupo de servidores da Secretaria Municipal de Sade, que resolveu aproveitar a presena do prefeito para reivindicar melhores condies de trabalho. Segundo uma reportagem publicada no jornal O Globo,65 tomates e ovos foram jogados no caminho onde se encontravam as autoridades sem, no entanto, atingir o alvo, e o prefeito teve que sair escoltado por policiais militares, sendo levado para a sede da administrao do cameldromo, enquanto o padre Joo, da igreja de Santana, benzia o local. A insatisfao foi motivada por diversos fatores. Primeiro, a localizao desse centro de comrcio no condizia com as caractersticas da prtica da venda ambulante. Alm disso, as obras estruturais tais como a construo de uma creche para os filhos dos vendedores e de um depsito para guardar as mercadorias, e a instalao de um terminal de nibus, para que o lugar recebesse um maior fluxo de pessoas no foram concludas antes da inaugurao, como havia sido prometido. Dois meses depois, os jornais comearam a divulgar os sinais do fracasso do projeto:

Livres da ameaa do rapa, [os camels] enfrentam, porm, uma situao que desconheciam quando ocupavam as ruas: a escassez de compradores para seus produtos. O cameldromo tem ainda 590 lugares vagos, mas muitos dos que se

64 65

Cf. O Globo, 19/7/1984. Cf. O Globo, 20/7/1984.

73

inscreveram para ter ali o seu ponto preferiram ficar pela cidade correndo do rapa.66

Trs meses aps a inaugurao, uma reportagem registrou que os vendedores que tinham ponto no cameldromo se reuniram em assemblia no auditrio da igreja de Santana e decidiram no utilizar o espao. Uma comisso foi formada, para solicitar ao governador Leonel Brizola a extino do ponto e uma soluo satisfatria em 48 horas. Caso contrrio, os camels voltariam s ruas do Centro da cidade. Segundo uma matria dO Globo, a opinio dos camels unnime: o cameldromo no prprio ao comrcio ambulante. Segundo eles, os camels devem ir ao encontro do pblico e no o contrrio.67 Como as tais 48 horas se passaram e nada aconteceu, um dos componentes da comisso, em entrevista concedida a um jornalista, disse que pretendia convencer o prefeito de que, nesse local, ns estamos falidos, j que no h fregueses. Queremos um lugar, mesmo provisrio, para trabalhar, antes do Natal.68 Em declarao ao jornal O Globo, Ozair Vieira, camel eleito para presidir a comisso, disse: At agora o prefeito no fez nada. Prometeu terminais de nibus, espao para nibus de turismo, cobertura, shows dirios, passarelas. No cumpriu nada disso. O pior de tudo o calor, no h quem agente. No temos uma s rvore.69 Nas vsperas do Natal, o movimento foi to fraco que, dos 820

Cf. Ambulantes reivindicam melhorias e mais fregueses no cameldromo (O Globo, 23/9/1984). 67 Cf. No cameldromo, vendedores param e ameaam voltar s ruas do Centro (O Globo, 31/10/1984). 68 Cf. Camel entra em greve na luta contra cameldromo (Jornal do Brasil, 2/11/1984). 69 Cf. Na assemblia, apenas um acordo: ningum quer ficar no cameldromo (O Globo, 4/11/1984).

66

74

camels cadastrados para trabalhar no local, apenas 23 armaram suas barracas.70 Obviamente, os demais vendedores estavam nas ruas do Centro. Nos anos seguintes, o problema da ocupao das ruas pelos camels se intensificou, e a idia de se criar centros de comrcio popular, formulada e implementada nesse governo, no foi posta de lado. A partir de ento, com a implantao de cameldromos na cidade, o poder pblico passou a operar com a justificativa de que, por existirem espaos legais para a atividade da camelotagem, no haveria motivo para o uso de locais imprprios. Em 1988, ltimo ano do mandato de Saturnino Braga, a Prefeitura iniciou as negociaes com a Secretaria Estadual de Planejamento, para a cesso dos terrenos de estacionamento pertencentes ao Metr, localizados na rua Uruguaiana, com o objetivo de transform-los em mais um centro popular de comrcio.71 Isso s aconteceu seis anos depois. Em 1989, Marcello Alencar voltou Prefeitura, dessa vez por meio de eleies diretas, e acionou a Procuradoria Geral do Municpio para que verificasse a constitucionalidade das leis promulgadas no mandato anterior.72 Marcello Alencar, em lugar de criar cameldromos, adotou outra estratgia para coibir a atuao dos camels: suspendeu as inscries e as renovaes de autorizaes para o uso da rea pblica e recorreu a uma medida que associa um plano de reformulao do Cdigo de Posturas do municpio a projetos de tratamento urbanstico. Para essas ruas [do Centro da cidade] pensamos em criar reas de circulao que naturalmente criem constrangimento para a fixao do comrcio ambulante, revela o secretrio de Fazenda Edgar Monteiro.

Cf. Cameldromo fica s moscas (Jornal do Brasil, 22/12/1984). Cf. Cameldromo: secretrio no sabe quando a obra comear (O Globo, 4/4/1988). 72 Cf. O Rio contra os camels: Prefeitura rev leis que espalharam 100 mil ambulantes pelas ruas (Jornal do Brasil, 4/7/1989).
71

70

75

No decorrer desse mandato de Marcello Alencar,73 obras urbansticas foram realizadas, uma nova lei que dispe sobre o comrcio ambulante no municpio foi promulgada74 e as ruas continuaram repletas de vendedores. Nesse perodo, a Uruguaiana, uma das ruas que passaram por reformas urbansticas, foi ocupada por quatro filas de barracas, reunindo cerca de oitocentos camels no trecho entre a rua Sete de Setembro e a avenida Presidente Vargas.75

A implantao do cameldromo da Uruguaiana


No incio de 1994, a Prefeitura, sob o mandato de Csar Maia, anunciou que faria uma grande operao no Centro da cidade.76 No dia 25 de janeiro, foi publicado no Dirio Oficial o Decreto n 12.644, no qual constava a nova regulamentao para o cadastramento dos camels que seriam alocados em reas determinadas, que estavam em fase de implementao na cidade, j em execuo na Tijuca e em Copacabana. Segundo esse decreto, os vendedores interessados deveriam declarar a origem de suas mercadorias e o seu local de depsito ou, do contrrio, no seriam cadastrados.77 No ms de abril, os detalhes dessa operao comearam a ser acertados entre o prefeito, o subprefeito do Centro, o coordenador de Licenciamento e Fiscalizao do municpio, o superintendenteO mandato iniciou em 1989 e terminou em 1992. Lei Municipal n 1.876, de 29 de junho de 1992, publicada no Dirio da Cmara Municipal do Rio de Janeiro, ano XVI, n. 118, 1/7/1992, p. 10. Nessa lei, constam um critrio de pontuao para a seleo dos comerciantes e um quadro com o nmero mximo de comerciantes com pontos fixos por rea administrativa. Na II Regio Administrativa (Centro), o nmero mximo de mil camels. 75 Cf. Camels vo ter que sair do Centro (O Globo, 2/6/1994). 76 Cf. Protesto de ambulantes obriga comerciantes a fecharem lojas (Jornal do Brasil, 14/1/1994). 77 Cf. Cadastramento (O Globo, 26/1/1994). Os outros critrios relacionados s mercadorias esto enumerados na reportagem intitulada Mercadorias sero limitadas: No se poder vender equipamentos eletroeletrnicos, relgios, inflamveis, medicamentos ou animais em geral (O Globo, 24/4/1994).
74 73

76

executivo da Guarda Municipal e o secretrio de Desenvolvimento Econmico.78 Mesmo sem ter sido fixada uma data para o incio da operao, foi acertado que a retirada dos camels seria anunciada com antecedncia e precedida da entrega de uma notificao a todos eles.79 O ano de 1994 foi expressivo na histria dos camels e dos cameldromos da cidade: ano de criao da Guarda Municipal e do cameldromo da Uruguaiana, constituiu um perodo marcado por muitos confrontos entre a guarda e os vendedores. Constatei, ao consultar os arquivos da agncia do jornal O Globo, que esse foi o ano com o maior nmero de reportagens sobre casos de violncia e conflito relacionados camelotagem. No ms de maio, a Secretaria Municipal de Fazenda empreendeu a Operao Ventania, com 25 guardas municipais e dez fiscais, na Tijuca e no Centro. Uma reportagem informa que, na avenida Presidente Vargas, nos dias 10 e 11 de maio, camels chegaram a interditar pistas com fogueiras, em protesto contra a operao de retirada.80 At o incio do ms de junho, no havia meno, nas reportagens dos jornais, inteno de se retomar o projeto de implantao de um cameldromo nos terrenos do metr da Uruguaiana.81 A Prefeitura mobilizou 150 guardas municipais, cem fiscais e quarenta policiais militares, para esvaziar a rea e dar incio s obras de reurbanizao, confirmando que a grande operao tinha como prioridade limpar e recuperar as ruas do Centro da cidade.82

Csar Maia, Augusto Ivan de Freitas, Ruy Csar Miranda Reis, coronel Paulo Csar Amndola e Paulo Maurcio Castelo Branco, respectivamente. 79 Cf. Presidente Vargas e Uruguaiana ficaro livres de camels (O Globo, 16/4/1994). 80 Cf. Polcia d proteo contra camels (Jornal do Brasil, 12/5/1994). 81 Cf. Sete de Setembro aberta ao trnsito (O Globo, 1/6/1994). 82 Cf. Prefeito vai retirar camels do Centro na prxima semana (O Globo, 29/7/1994) e Estado cede terrenos para Prefeitura fazer cameldromos (O Globo, 30/7/1994).

78

77

Diversas idias para coibir a camelotagem e concretizar a revitalizao dessa rea do Centro ocuparam as pastas da Prefeitura: a abertura de ruas de pedestres para o trnsito de veculos e o gradeamento da rua Uruguaiana foram algumas delas. Essas idias foram contestadas pelo ento secretrio de Urbanismo Luiz Paulo Conde e pelo subprefeito do Centro Augusto Ivan de Freitas. O prefeito, ento, reviu sua deciso, aceitando a proposta alternativa, encaminhada Prefeitura por dirigentes do PDT, de iniciar uma negociao com o Governo Estadual, para a liberao dos terrenos do Metr.83 No dia 29 de julho, o prefeito anunciou que o governador Nilo Batista havia liberado os terrenos. No mesmo dia, uma comisso de ambulantes se reuniu com o subprefeito do Centro e com o coordenador de Licenciamento e Fiscalizao, e concordou com a transferncia. A estimativa feita foi de duas semanas para a concluso da retirada dos camels das ruas da rea.84 Durante esse perodo, os jornais da cidade noticiaram uma sucesso de acontecimentos que marcaram o processo de implantao do cameldromo da Uruguaiana. Primeiro, o Governo do Estado cedeu Prefeitura uma rea que j era objeto de um contrato de comodato firmado entre a Light e o Metr. Sendo assim, liminares e rescises contratuais acaloraram ainda mais o processo. Ao final dessa etapa, o acordo entre a Prefeitura e o Governo do Estado foi firmado. O cadastramento, a alocao dos vendedores nos pontos e sua remoo das ruas foram etapas difceis de um processo marcado por impasses, violncia e resistncia.85 Muitos camels que haviam concordado com a remoo

83 84

Cf. Csar quer cameldromo no lugar de estacionamento (O Globo, 1/6/1994). Cf. Estado cede terrenos para Prefeitura fazer cameldromos (O Globo, 30/7/1994). 85 Cf. Ambulantes dizem que no vo mais aceitar remoo para terrenos do metr (O Globo, 10/8/1994) e Disputa por pontos vai acabar no sambdromo (O Dia, 11/8/1994). Sobre a

78

preferiram continuar nos seus pontos, pois no conseguiram se cadastrar. Outros no ficaram satisfeitos com os locais que lhes foram destinados no terreno. Os que no concordaram com a remoo tentaram permanecer na rua. Muitos deles estavam instalados em seus pontos havia mais de dez anos.86 A partilha do terreno e a necessidade de negociao entre os camels e o poder pblico municipal chamaram a ateno para um sistema de representao extremamente complexo, formado por inmeras associaes. A comisso encarregada de interceder em nome dos camels era composta por membros da Associao dos Ambulantes do Centro e da Unio das Associaes do Comrcio Ambulante do Rio, e por representantes de vrias ruas do Centro.87 A comisso encarregada de distribuir as senhas que definiriam os lugares a serem ocupados nos terrenos sofreu ameaas e foi acusada de guardar os melhores pontos para determinados comerciantes. Sendo assim, a distribuio foi anulada, e os pontos foram definidos atravs de um sorteio, no qual cada camel concorreu com o seu nmero de cadastro.88 Os camels, uma vez instalados no cameldromo, passaram a ser representados por quatro subcomisses uma para cada um dos quatro terrenos que, ligadas Associao dos Ambulantes do Centro, intercederiam junto Prefeitura na gesto das

resistncia por parte dos camels sem senha, ver tambm O Dia, 17/8/1994 e Prefeitura adia remoo de camels no Centro (O Globo, 11/8/1994). 86 A camel Balbina Carvalho da Silva, por exemplo, h 12 anos tinha a sua barraca de artigos importados do Paraguai instalada na rua Sete de Setembro, na altura do nmero 75 (cf. O Dia, 11/8/1994, 17/8/1994 e 28/8/1994). Cf. tambm Mulher que comandou camels diz que est pronta para outro confronto (O Globo, 10/8/1994). 87 Cf. Muitas associaes, nenhuma organizao (O Globo, 10/8/1994). 88 Cf. Disputa por pontos vai acabar no sambdromo (O Dia, 11/8/1994). Para saber mais sobre o sorteio, ver Camels tm que deixar caladas at amanh (O Globo, 15/8/1994).

79

quatro quadras do cameldromo. Isso ficou acertado numa reunio entre membros dessa associao e representantes do poder pblico municipal.89 O processo de remoo dos camels para os terrenos foi apenas uma das etapas da grande operao cujo objetivo principal era retirar os camels das ruas do Centro e iniciar um plano de revitalizao da rea.90 Esse processo foi marcado por graves situaes de violncia e confronto entre guardas municipais, policiais militares, fiscais e camels.91 Muitos camels estavam sendo obrigados a deixar seus pontos sem ter para onde ir. Ento, muitos deles resistiram, modificando a forma de exposio das mercadorias de maneira a possibilitar a fuga antes da chegada dos policiais e motivando outros vendedores a fazer o mesmo.92 Essa situao foi controlada por meio do aumento do efetivo policial no Centro da cidade, tanto para conduzir a remoo dos camels que j estavam cadastrados, quanto para reprimir os que haviam ficado excludos ou no aceitavam o assentamento, insistindo em ocupar as ruas.93

Cf. Acaba prazo para nova lista (Jornal do Brasil, 19/8/1994). Cf. Plano de revitalizao retomado (Jornal do Brasil, 20/8/1994) e Quando PM sai ambulante faz a festa (Jornal do Brasil, 19/8/1994). H informaes de que, com a possibilidade de assentamento nos terrenos da Uruguaiana, o Centro da cidade passou a receber um nmero maior de vendedores egressos de outras reas da cidade. Cf. Maia interrompe retirada de camel do Centro (Jornal do Brasil, 19/8/1994). 91 Cf. Protesto de ambulantes fecha 3.500 lojas e acaba em apedrejamento, saques e conflitos com policiais militares (O Globo, 9/8/1994). 92 Cf. Impedidos de montar as barracas alguns camels venderam suas mercadorias nas mos (Jornal do Brasil, 18/8/1994) e Eles agora vendem produtos nas mos ou sobre tabuleiros (Jornal do Brasil, 20/8/1994). Conforme publicado numa reportagem, agitadores sem senha para trabalhar no cameldromo fizeram um arrasto para intimidar os ambulantes que l trabalhavam e faz-los desmontar as barracas, mas foram contidos por policiais militares (O Dia, 17/8/1994). 93 Em maio de 1994, havia 25 guardas municipais, para garantir o esvaziamento da rua Uruguaiana e a remoo dos camels para o cameldromo (cf. Operao Ventania, Jornal do Brasil, 12/5/1994). Em julho de 1994, eram 150 guardas municipais e 40 policiais militares (cf. O Globo, 30/7/1994). Em agosto de 1994, havia 360 guardas municipais (cf. Jornal do Brasil, 19/8/1994).
90

89

80

A etapa de transferncia dos camels para o cameldromo foi concluda nos ltimos dias do ms de agosto, sob forte represso policial. A estratgia adotada para garantir a ausncia dos camels nas principais ruas de comrcio foi a ocupao de toda a rea com guardas e policiais antes da chegada dos vendedores.94 Sem conseguir inibir a ocupao das ruas, mesmo depois da criao do cameldromo, a Prefeitura fez outras tentativas de reprimir a resistncia dos camels, no decorrer do ano de 1994. Uma delas foi a sugesto da instalao de um sistema de segurana privado custeado pelos comerciantes lojistas que estivessem incomodados com a presena dos camels na porta dos seus estabelecimentos. O prefeito declarou, numa das reportagens consultadas, que o efetivo da Guarda Municipal no era suficiente para reprimir o comrcio ambulante e que seria mais eficaz a contratao de empresas particulares de vigilncia ou a liberao de policiais militares por parte do Governo do Estado, para o programa de segundo emprego.95 Outra tentativa de reprimir a camelotagem foi a elaborao de um decreto que determinava a priso de quem comprasse em camels fora dos cameldromos. O prefeito alegava que a compra e a venda de mercadorias em reas proibidas pela Prefeitura caracterizaria receptao.96 Antes mesmo de essa lei entrar em vigor, os jornais publicaram reportagens mostrando a dificuldade de sua aplicao, uma vez que at policiais militares eram flagrados consumindo essas mercadorias. Entre as reportagens pesquisadas, no h meno ao modo como a idia de punir os consumidores foi descartada. A ltima
Segundo a matria intitulada Camels tm que deixar caladas at amanh, amanh todas as ruas junto aos cameldromos amanhecero ocupadas por guardas municipais e PMs, que no permitiro que os ambulantes armem suas barracas (O Globo, 15/8/1994). Cf. tambm Prefeitura devolve tranqilidade ao Centro (Jornal do Brasil, 18/8/1994). 95 Cf. Csar sugere que comrcio contrate PMs (O Globo, 23/8/1994), Prefeito pressiona comerciantes do Centro: loja que no pagar taxa ter camel na porta (O Globo, 7/10/1994) e Polcia particular vai impedir ao de ambulantes no Centro (Jornal do Brasil, 4/11/1994). 96 Cf. Maia quer prender quem compra em camel (Jornal do Brasil, 20/9/1994, 2 ed.).
94

81

informao divulgada a de que o decreto que determinava a punio estava sendo estudado pela Procuradoria Geral do Municpio e pela Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalizao da Secretaria Municipal de Fazenda. Depois disso, no se falou mais no assunto.97 A cruzada contra os camels estava lanada e, no transcurso desses dez anos, foi sucessivamente provida de recursos. Na mesma proporo, os confrontos no Centro da cidade se agravaram, atingindo dimenses dramticas.98

A municipalidade, os jornais e os lojistas A Guarda Municipal a fora de segurana da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Criada no ano de 1994, ela originria do corpo de vigilantes da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb). Esse grupo ganhou autonomia para atuar na proteo de instalaes das empresas municipais, transformando-se, em 1990, na Gerncia de Vigilncia e Segurana Patrimonial. Trs anos depois, com o Decreto n 12.000, baixado pelo prefeito Csar Maia e amparado pela Lei n 1887/92, foi criada a Guarda Municipal, que administrada pela Empresa Municipal de Vigilncia S.A., tambm criada em 1994, sob o mesmo decreto. Essa fora de segurana municipal age em diversas frentes de trabalho, com oito grupamentos especiais: Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), Grupamento de Ronda Escolar (GRE), Grupamento de Ces da Guarda (GCG), Grupamento de Aes Especiais

Cf. Decreto de Maia no tira fregus de camel (Jornal do Brasil, 21/9/1994). Recentemente, uma reportagem trazia um guia de sobrevivncia, mostrando todo o declogo do front e ensinando como sobreviver em meio guerra que se instaurou no Centro. Cf. Cuidado, voc est no Centro (Jornal do Brasil, 21/12/2003).
98

97

82

(GAE), Grupamento Ttico Mvel (GTM), Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), Grupamento Especial de Praia (GEP) e Coordenadoria de Trnsito (Ctran). Na lei municipal que regulamenta o comrcio ambulante, no h meno de que a Guarda Municipal seja responsvel pelo controle dessa atividade nas ruas da cidade. Somente a partir da publicao do Decreto n 17.931, de 24 de setembro de 1999, a Guarda Municipal passou a atuar de forma legtima na desobstruo dos bens pblicos municipais, de forma a impedir o que considerado sua m utilizao. Para tanto, segundo o decreto, a Guarda Municipal poder recolher mercadorias que estejam ocupando indevidamente os bens pblicos municipais.99 O Largo da Carioca tornou-se uma espcie de quartel general da Guarda Municipal. Ali ficam estacionados os veculos utilizados em suas aes. relativamente comum ver os guardas municipais nesse local, nas primeiras horas do dia, reunidos em crculos ou se paramentando para iniciar as operaes nas ruas. Tambm possvel v-los, ao longo do dia, armazenando mercadorias apreendidas no interior de um veculo com as inscries Controle Urbano. Os guardas municipais utilizam, nas operaes, coletes antimotim feitos de policarbonato um tipo de plstico muito resistente e revestidos com lona, para amenizar a fora de golpes. Eles tambm usam capacetes de fibra de carbono com protetor de nuca, visores que cobrem todo o rosto, caneleiras, cotoveleiras, escudos e longos bastes.100 Sua presena no Centro ostensiva. Geralmente, eles se posicionam, em duplas, nas esquinas e nos locais mais propcios camelotagem. Em diversos pontos da rua Uruguaiana, costumam se organizar em grupos, para coibir a atividade dos camels. Em
99

100

Cf. Anexos. Cf. o site http://www.rio.rj.gov.br/gmrio/.

83

outras circunstncias, chegam repentinamente, marchando enfileirados e erguendo seus escudos e cassetetes, formando uma espcie de bloqueio. Na maioria das vezes, os camels escapam. Independentemente da mercadoria comercializada, a camelotagem proibida para aqueles que no dispem de pontos concedidos pela Prefeitura. Para reprimir esses camels, h um aparato policial e fiscal, com estratgias e critrios especficos, registrados no decreto municipal acima citado e na Lei Municipal n 1.876, de 29 de junho de 1992. De acordo com essa lei, comrcio ambulante atividade profissional temporria, exercida por pessoa fsica em logradouro pblico, e comerciante ambulante ou camel a pessoa fsica que exerce essa atividade por sua conta e risco, com ou sem emprego de tabuleiro ou outro apetrecho. A lei no considera camel aquele que exerce sua atividade em condies que caracterizem a experincia de vnculo empregatcio com fornecedor de mercadoria comercializada. As autorizaes e a fiscalizao do comrcio ambulante, em tese, cabem ao rgo competente da Secretaria Municipal de Fazenda. Aquele que requer autorizao deve passar por um crivo de pontuao, que o classifica numa lista de espera, pois as regies administrativas j excederam o nmero de camels em pontos fixos previstos pela lei. A autorizao pessoal e intransfervel, concedida a ttulo precrio. Ou seja, passvel de suspenso por parte da autoridade competente da Secretaria Municipal de Fazenda ou por ordem do Poder Executivo. A concesso de autorizao para a utilizao de ponto fixo ou ambulante obedece a uma frmula, que prioriza aqueles que obtm maior pontuao, e a uma tabela, com o nmero mximo de comerciantes ambulantes por regio administrativa contido na lei.

84

Entre outros produtos comercializados pelos ambulantes apesar de serem proibidos por essa lei, h alguns que precisam ser destacados por serem os mais encontrados nas ruas da cidade: bebidas alcolicas somente a venda de cerveja permitida , alimentos preparados no local exceto pipoca, algodo doce, amendoim, milho verde, churros e sanduches em geral , relgios, culos e artigos eltricos e eletrnicos. Tambm proibido o estabelecimento sem autorizao, assim como o uso de caixotes como assento ou para exposio de mercadoria, a localizao a menos de cinqenta metros de estaes de embarque e desembarque de passageiros ou de estabelecimentos que vendam exclusivamente os mesmos produtos, e a localizao a menos de cinco metros das esquinas. A apreenso das mercadorias pode ser feita diante do no-cumprimento de qualquer uma dessas clusulas. A autoridade, no ato da ao fiscal, deve obrigatoriamente lavrar auto de apreenso, com as devidas informaes sobre a situao, deixando uma via com o infrator. As mercadorias perecveis no so devolvidas, e as demais devem ser recolhidas ao depsito da Secretaria Municipal de Fazenda, podendo ser devolvidas somente por deciso da autoridade competente dessa secretaria, mediante recurso dos respectivos titulares no prazo de trs dias. As mercadorias apreendidas que no tm comprovao aceitvel de sua procedncia ou que so requeridas aps o vencimento do prazo no podem ser liberadas. Percebe-se, entretanto, que existe uma distncia entre a lei e a prtica. A lei no cumprida risca. A camelotagem est, em certa medida, ligada troca de favores, presentes e facilidades. Alm disso, extorses e cumplicidades ligam agentes fiscais e policiais aos camels. interessante notar que a ordenao do comrcio ambulante na cidade do Rio de Janeiro, a partir da promulgao da lei municipal, passou a ser desempenhada por uma 85

comisso permanente, na qual, entre outros atores, destaca-se a presena de representantes de organizaes de lojistas. Essas organizaes estabelecem parcerias com a Prefeitura da cidade em diversos projetos de revitalizao do Centro. A relao entre camels e lojistas ambgua. Os lojistas da Saara, por exemplo, tm forte participao na camelotagem, oferecendo facilidades de compra no atacado. Outros lojistas estendem o seu comrcio para a calada das ruas atravs de camels, assim como os comerciantes dos boxes do cameldromo. Ao mesmo tempo, a noo de concorrncia desleal proferida por importantes rgos comerciais e industriais do pas. O discurso em prol da represso traz sempre consigo a idia da perda de tributos por parte do Estado e da movimentao de um dinheiro invisvel, advindo do comrcio de bugigangas e falsificaes, que financiaria o crime organizado. A partir do banco de dados que constru ao longo desta pesquisa, constatei que as notcias que envolvem camels so rotineiras. De uma forma ou de outra, elas acabam surgindo no noticirio da cidade. Mesmo em pocas mais tranqilas, fora das temporadas de festas, que propiciam esse tipo de consumo e a ocorrncia dos confrontos no Centro, os camels figuram em notas editoriais ou em colunas semanais.101 O tom dessas publicaes, em geral, depreciativo e acusatrio. Na maioria das vezes, o discurso alarmista: denuncia as rotas de um comrcio escuso e irregular, ligado contraveno e ao crime organizado, e apresenta os camels como causa da degradao, da sujeira, da insegurana e da violncia das ruas.

101

Cf., por exemplo, Pirataria S.A., coluna que sai toda quinta-feira no caderno de economia do jornal O Globo e que sempre contm alguma referncia camelotagem.

86

CAPTULO 3

Carreiras na camelotagem carioca

Neste ltimo captulo identifico as principais carreiras que podem ser desenvolvidas na camelotagem carioca. Devo, antes de tudo, voltar a frisar que realizei poucas entrevistas formais e que preferi deixar fluir as conversas, colocando, em determinados momentos, os temas de interesse da pesquisa. Portanto, a partir de fragmentos de conversas e de relatos espontneos das histrias dos camels, tomei conhecimento de alguns de seus dramas e dilemas. Agora, procurarei reuni-los e interpret-los, de forma a compreender como suas carreiras na camelotagem so vividas e sentidas em relao ao restante de sua vida social. Escolhi pessoas que ocupam posies diferentes em duas situaes de trabalho desse universo: na pista e no cameldromo. Acredito que essas situaes gerais, que possuem caractersticas e ritmos diferenciados, consistem em duas das trs escolhas possveis dentro do universo pesquisado.102 H dois personagens centrais neste captulo: Adriano, camel da pista, e Lucinha, camel do cameldromo. Tambm fao referncia a outras pessoas, cujas trajetrias podem ajudar a perceber a diversidade desse universo e a entender as variadas formas que os indivduos encontram de elaborar suas identidades ao longo de suas carreiras na camelotagem. Trata-se dos amigos de Adriano Jferson e Roberto, que tambm so camels, e Reinaldo, o fornecedor da mercadoria e dos colegas de Lucinha seu

Como foi dito anteriormente, o exerccio da camelotagem tambm pode ser realizado numa terceira situao: em barracas armadas ao longo das caladas (cf. Introduo).

102

87

Linhares, que tambm comerciante do cameldromo, P.R., proprietrio de boxes, agiota e cambista, e Tico, empregado num boxe no cameldromo.103 Hughes (1971) mostra que as situaes de trabalho so focos a partir dos quais pode-se observar a formao de identidades e a produo de papis e sanes sociais. Nesse sentido, a carreira pode ser tomada como um momento do ciclo de vida de uma pessoa que desenvolve suas atividades numa determinada sociedade, a qual, por sua vez, possui seus ciclos coletivos. A escolha e o desempenho de uma ocupao, portanto, devem ser entendidos como decorrncia da interao que o indivduo desenvolve com a sua sociedade. Procuro demonstrar que a carreira de camel est envolvida em ciclos, ritmos e problemas tpicos, que variam de acordo com a posio ocupada pelo sujeito no grupo ocupacional (cf. Hughes, 1971: 124). Como em qualquer outra ocupao, na camelotagem tambm se desenvolvem padres culturais, estilos de vida peculiares, e cdigos e linguagens prprias. Deve-se notar, porm, que a ocupao de camel possui um status na sociedade, e que esse status marca a imagem de quem a desempenha (cf. Hughes, 1971: 133). A camelotagem, tal como se pratica nas ruas do Centro da cidade, diante da legislao municipal uma atividade transgressora.

Na pista De segunda a sexta-feira, Adriano sai de Nilpolis, municpio fronteirio cidade do Rio de Janeiro, para trabalhar no Centro. Chegando por volta das nove horas da manh, ele passa no cameldromo da Uruguaiana para tomar seu caf da manh uma tigela de aa com granola , depois passa no boxe onde ficam guardados os CD-ROMs, pega seu
Estou pensando aqui na noo de network desenvolvida por Clyde Mitchell (1969). Nesse sentido, Lucinha e Adriano so usados como uma espcie de anchorage.
103

88

mostrurio um aramado com as fotocpias das embalagens dos programas e vai para o seu ponto de venda. Ali, em meio confuso de passantes e compradores, Adriano ocasionalmente anuncia sua mercadoria: Vai a? Corel, Autocad, Norton, Office? Tem dicionrio: ingls, portugus, alemo francs! Vai? Sempre muito atento, ele sabe o que fazer. Quando o fregus se interessa pelo produto, ele olha ao redor, para ver se o Reinaldo est por perto, e, se no o avista, ele mesmo vai pegar a mercadoria, pedindo ao Jferson ou ao Roberto para tomar conta do seu mostrurio. Essa estratgia de deixar o mostrurio sob os cuidados de um colega serve para segurar o fregus nas ocasies em que ele precisa se ausentar, o que relativamente freqente, pois ele no pode portar a mercadoria. Ele ento vai pegar o CD, tudo muito ligeiro, e em segundos est de volta. Ele entrega o CD, pega o dinheiro, e j tem que atender outro comprador. O movimento intenso, e h compradores para os trs. Adriano sempre o primeiro a chegar e mais assduo que os outros. Jferson e Roberto costumam chegar mais tarde e, s vezes, nem aparecem. Reparei que, quando no h ningum no ponto, Adriano vende sem o aramado que sustenta o mostrurio; ele apenas anuncia os produtos e mostra, num papel dobrado, as fotocpias das capas dos programas. Perguntei a ele como lidar com a represso. Ele me respondeu que preciso ficar ligado o tempo todo, pois a qualquer momento pode ser preciso sair correndo da Guarda Municipal: No enfrento esses guardas no. Pra enfrentar eles, s com ferro, pra valer. Camel e Guarda Municipal igual a traficante e PM... S que com pedra e pau. Ele disse que a freqncia de suas fugas diria, ocorrendo com mais intensidade por volta da hora do almoo, justamente no momento de maior fluxo de pessoas nas ruas do Centro. Disse tambm que, quando a represso est intensa, j encontra os guardas ao chegar, pela manh, na esquina: A no d pra fazer nada. Tem gente que fica revoltado. Eu fico tambm, mas 89

no vou fazer nada. Foi como eu te disse: se eu tiver que fazer, vai ser pra valer. A, espero eles sair; alguma hora eles tm que sair. A a gente volta. Nessas ocasies, Adriano costuma se refugiar no cameldromo: muito raro a guarda entrar aqui atrs de camel. Eles no entram, porque sabem que aqui tem o pessoal da segurana, que no deixa ter confuso. Com 28 anos de idade, seu domnio da situao prprio de quem, h oito anos, trabalha como camel no Centro do Rio. Adriano mora com a filha de nove anos e com a me. A aposentadoria da me e o que ele ganha com suas vendas so as nicas fontes de renda da famlia. Ele se diz o chefe da casa, pois, se no fossem os seus rendimentos, a me e a filha estariam passando por necessidades. Comeou a vender cpias de programas de computador h dois anos. Antes, vendia de tudo: vinha para o Centro, passava no cameldromo da Central ou da Uruguaiana e decidia o que ia vender. Assim, vinha sustentando sua me e sua filha. Certo dia, no Centro, encontrou Jferson, a quem conhecia do lugar onde ambos moram, e ele, camel de software, o recomendou a seu primo, que fornecedor da mercadoria. Adriano, se referindo s cpias, me disse que no gosta de trabalhar com pirataria por se tratar de mercadoria ilcita, e me relatou que, no tempo em que prestava servios ao comrcio ilegal de drogas estabelecido na rea onde mora, passou por situaes difceis. Ao escapar dessas situaes, prometeu sua me que trabalharia de forma honesta e no se envolveria mais em atividades arriscadas. Segundo Adriano, o trabalho do camel, mesmo sendo a maior pedreira, no to perigoso quanto o trfico. melhor do que sair por a roubando. Sendo camel, no preciso mexer com arma. Na rua, sempre d pra levar algum dinheiro pra casa. Por isso, resolvi ser camel, e h oito anos t aqui.

90

interessante notar que a ocupao de camel tem um status que constantemente negociado (cf. Becker, 1970). No se deve esquecer que se trata de uma carreira de difcil aceitao social, embora represente, para boa parte de seus integrantes, uma forma digna e honesta de sobrevivncia. Se, por um lado, o exerccio da camelotagem tem uma imagem que estigmatiza, por outro, um artifcio usado na defesa contra outras acusaes, como, por exemplo, a de ser ladro. Como Hugues (1971: 333) afirma, another important variable in occupations is the nature of the contact of its practioners with each other, and the nature of competition. Ao conhecer Reinaldo, primo de Jferson e fornecedor de CDs, Adriano viu a possibilidade de mexer com informtica e de obter maiores ganhos comercializando as cpias de software, pois esse negcio oferece vantagens, mesmo envolvendo a venda de mercadoria ilegal.104 Segundo ele, sem essa oportunidade, no seria possvel criar sua filha nem cuidar de sua me da maneira que considera satisfatria. Ele calcula que, num emprego formal, ganharia no mximo quinhentos reais por ms, o que inviabilizaria o sustento de sua famlia. Como camel de outras mercadorias, no conseguia tirar um bom lucro nas vendas, pois trabalhava com artigos de baixo valor, como balas, canetas, pilhas etc. Depois que comeou a comercializar software, aprendeu com Reinaldo e Jferson muita coisa de computao e, de acordo com seus clculos, sua renda melhorou. Adriano tira em mdia, por dia, entre cinqenta e cem reais, o que possibilita a manuteno do plano

104

Segundo Reinaldo, essas mercadorias tm baixo custo de produo e muita procura no mercado. Adriano disse que vende, em mdia, de vinte a trinta CDs por dia. O fornecedor vende a mercadoria por cinco reais vista e por sete reais em consignao para diversos camels, que a comercializam por dez reais nas ruas do Centro. O custo de produo da mdia no chega a dois reais por CD, j contando com o custo da embalagem. Sendo assim, esse negcio bastante lucrativo, principalmente para o fornecedor.

91

de sade de sua me e a educao de sua filha. Segundo ele, ainda sobra algum pra tomar uma cerveja. Adriano pega a mercadoria em consignao, ou seja, paga apenas pela mercadoria vendida. Ele me revelou que a maior parte desses camels que a gente v a faz desse jeito. Ningum quer empatar dinheiro. S aquele que quer vender no atacado. A sim, vale a pena, porque j tem os camels certos que vendem pra eles a na pista. Depois de ter vendido drogas e bugigangas, Adriano se sente mais correto e honrado por lidar com uma mercadoria que, apesar de ilcita, no causa danos fsicos a ningum diretamente e rende lucros satisfatrios, alm de se tratar de um tipo de produto que oferece a possibilidade de se familiarizar com computao. Reinaldo, o fornecedor, tem 24 anos, e tambm morador do municpio de Nilpolis. casado e tem uma filha de 4 anos de idade. No mais camel da pista e h dois anos abastece diversos camels com cpias de software. Segundo seu relato, muitas das cpias vendidas so feitas por ele mesmo, em seu prprio computador. Ele fica a maior parte do dia num boxe do cameldromo, onde vende tambm a varejo e guarda toda a mercadoria Reinaldo no me disse em que quadra fica o seu boxe. No incio, disse ele, eu vendia na rua as coisas que o meu cunhado trazia de So Paulo. Depois vim cuidar do boxe dele aqui no cameldromo, arrumando a mercadoria e atendendo os camels que vendem pra gente na pista. No incio do ano passado [2003], compramos dois computadores, e rapidinho peguei as manhas. Hoje, a gente s trabalha com programas de computador. Jferson primo de Reinaldo, tem 26 anos e tambm mora em Nilpolis. casado, tem dois filhos e, no momento, est vendendo cpias de CDs, pois est desempregado.

92

Certa vez, numa tera-feira tarde, estvamos no bar da Raquel, eu, Adriano, Roberto105 e Reinaldo. Eles costumavam beber e almoar ali com relativa freqncia. Nesse dia, Jferson chegou mais tarde; ele no estava na pista, tinha ido procurar emprego. Quando chegou no bar, portava um envelope com seu currculo, e isso virou motivo de brincadeira entre eles. Roberto disse: Olha s, Adriano... Ele foi procurar emprego de novo. Quantas horas na fila da CAT?106 Onde que voc vai trabalhar? Tu acha mesmo que vai conseguir trabalhar? Tu no tem nem o segundo grau. Adriano percebeu que Jferson no estava gostando muito da brincadeira, e tomou partido do amigo.

Adriano: Deixa o cara, ele t certo em tentar trabalhar com carteira assinada. Se conseguir, no precisa mais ficar nessa pedreira. Roberto: Mas tu no quer sair da rua pra ganhar quinhentos contos por ms, quer? Adriano: Agora tarde... A rua pra mim uma necessidade. Jferson: P, no sou camel, no... J trabalhei, tenho experincia, posso conseguir alguma coisa.

Jferson est desempregado h quase um ano. Teve diversos empregos, todos temporrios. Trabalhou no McDonalds e foi office-boy, balconista de papelaria, vendedor de assinatura da revista Veja etc. Seu ltimo emprego foi de entregador de remdios numa farmcia. No decorrer da conversa, ele revelou que nenhum desses empregos lhe pagou por ms mais do que ele ganha na rua em uma semana.

105 106

Roberto, de quem falarei mais adiante, um dos amigos de Adriano. Roberto est se referindo a uma agncia de empregos, a Central de Apoio ao Trabalhador, localizada em So Cristvo.

93

Quero chamar a ateno para o fato de que Adriano havia exercido uma atividade criminosa e, diante de uma situao de risco, a alternativa menos arriscada que encontrou foi tornar-se camel. importante mencionar que, de forma recorrente entre os informantes da pesquisa, a prtica da camelotagem aparece como alternativa ao trfico de drogas. Assim como na fala de Adriano, tambm se percebe em outros depoimentos, alm da recusa de uma atividade criminosa, a recusa de um emprego que no oferece condies de sustento nem a manuteno dos padres de consumo desejados.107 Roberto tem 27 anos e mora com a namorada e as duas filhas dela em Mag, um dos municpios banhados pelo fundo da Baa de Guanabara, na Baixada Fluminense. Sua me, jornalista, e seu pai, delegado, moram no bairro da Glria, que fica prximo ao Centro. Sua me vendeu dois terrenos que tinha em Maric e, com o dinheiro, Roberto comprou uma boa casa em Mag. Tive a oportunidade de conhecer sua me: numa das vezes que fiquei conversando com eles, ali no bar da Raquel, Roberto combinou de se encontrar com ela. Quando ela chegou, j passava das sete horas da noite, e ela foi logo dizendo que estava com pressa. Fomos apresentadas ela se chama Beth , e resolvemos sair de l juntas. Caminhamos da Uruguaiana at a Glria, pois tambm moro nessas imediaes. Beth sente o maior desgosto por Roberto ser camel. Disse que ele mudou muito e que s fala alto agora. Ela se diz jornalista e contou que est movendo uma ao contra a Rede Manchete, que faliu e no pagou aos funcionrios. Roberto diz que ela est obcecada com essa histria. Quando estvamos a ss, ela revelou que Roberto nunca deu pra trabalhar de verdade. Ele no agenta ficar mais do que quinze dias num servio. Roberto diz que j fez de tudo na vida. Trabalhou no Bobs e no McEscravo uma brincadeira com o nome da famosa lanchonete , trabalha como garom de vez em
107

Sobre fronteiras tnues entre trabalho e marginalidade, cf. Zaluar (1985).

94

quando e, como camel, vende qualquer coisa. Chega no Centro e resolve o que vai fazer: s vezes panfleto, outras vezes pego CDs com Reinaldo pra vender, se Pscoa vendo chocolate, se est chovendo vendo guarda-chuvas, se a novidade uma caneta diferente ou um brinquedinho, pego e vendo. Sempre que ele vem ao Centro, volta para casa com, pelo menos, dez reais no bolso. Segundo ele, o Centro onde t a grana. Perguntei como ele consegue a mercadoria, e ele me respondeu que, na maioria das vezes, pega em consignao com algum conhecido do cameldromo: Tenho muitos conhecidos por aqui. Quando no estou vendendo nada, consigo trocar um cheque para algum. A, ganho uma comisso. O modo como Beth encara o tipo de vida que Roberto leva revela que uma das conseqncias de se desempenhar uma atividade vista como desviante so os conflitos familiares. Esses conflitos representariam um dos pontos de contato do indivduo com os valores difundidos na sociedade (cf. Becker, 1963).

No cameldromo Lucinha uma comerciante estabelecida no cameldromo h oito anos. uma pessoa muito comunicativa e espirituosa. Em seu boxe de roupas esportivas, oferece conforto relativo e garantias aos fregueses. Dispe de provador com espelho, aceita carto de crdito e garante a troca em caso de problemas com a mercadoria. Lucinha mora no bairro de Cachambi, tem 34 anos e sempre mexeu com comrcio. Com o segundo grau completo, trabalhou em diversas lojas e butiques do Shopping Rio Sul e em outras lojas da Zona Sul da cidade. Seu marido tem um boxe de culos escuros e relgios no atacado, tambm no cameldromo. Eles se conheceram no bairro onde nasceram e onde moram at hoje. Antes de ser transferido para o cameldromo, Alex tinha uma barraca de 95

importados no Largo da Carioca, em frente rua Uruguaiana. Nessa poca, Lucinha trabalhava na Redley,108 das quatro horas da tarde s dez da noite. Na parte da manh, ficava na barraca do Largo da Carioca, para que seu namorado na poca eles no eram casados pudesse freqentar o curso de Direito que fazia na Universidade Estcio de S. Dois anos depois de seu namorado ter sido transferido para o cameldromo e ter abandonado a faculdade, Lucinha saiu do emprego e conseguiu um ponto prximo ao de Alex. Ao longo desses oito anos que trabalham juntos no cameldromo, Lucinha e Alex se casaram e ampliaram os negcios; hoje, esto construindo uma casa em Maric. Lucinha adora crianas, mas no pode ter filhos ela me revelou isso num dia em que levou para o cameldromo sua sobrinha de cinco anos, o que fez com que algumas pessoas que no a conheciam perguntassem se a menina era sua filha. Alex no gosta muito de conversar, mas Lucinha adora. Est sempre entre os vizinhos de boxe. Sua lojinha interessante, toda feita de ripas de madeira, com spots embutidos no teto e araras com as roupas organizadas por tamanho e cor. Na parede, tem uma cortia, onde coloca as fotos dos amigos, dos parentes e das farras entre os colegas do cameldromo. Tudo isso em meio a recortes de revista, com surfistas descendo ondas enormes e paisagens paradisacas, e ao som de reggae, que ela sempre coloca pra dar o clima das roupas, como ela mesma diz. Verifica-se, na atitude de Lucinha em relao ao clima que cria no seu boxe, um grau elevado de comprometimento com o seu trabalho e de esforo em manter uma autonomia relativa sobre suas condies. Essa uma das tenses que caracterizam as

Loja especializada em roupas do tipo surfwear e uma das marcas mais consumidas entre jovens de classe mdia, a Redley uma das grifes mais falsificadas no mercado da camelotagem carioca.

108

96

ocupaes em que a prestao de servio a pessoas de fora, a uma clientela, central (cf. Becker, 1970: 245). Comparando as trajetrias de Lucinha e de Adriano, possvel perceber as diferentes dimenses de elaborao do ethos na camelotagem, em funo de suas carreiras e das condies de sua realizao nessa ocupao. Adriano, h oito anos, um camel da pista que passa diariamente pela situao degradante de fugir da fiscalizao. Lucinha foi camel da pista e tambm fugia da fiscalizao, mas h oito anos tem uma lojinha no cameldromo, possuindo estabilidade relativa em seu ponto e ocupao. Atravs desse trabalho, ela realiza boa parte de suas aspiraes. Ela e seu marido esto construindo uma casa em Maric e pretendem pegar uma criana pra criar futuramente. Adriano mora numa favela no municpio de Nilpolis, precisa sustentar me e filha, no estudou, nunca trabalhou com carteira assinada, e tambm no faz muitos planos para o futuro. Ao ser indagado sobre seus projetos, Adriano mostrava no ir muito longe nas suas aspiraes; ele pretende poder continuar cuidando de sua me e de sua filha e se divertir quando sobrar algum para a cerveja. Lucinha j trabalhou em lojas e butiques de shopping centers. Adriano, por outro lado, j teve a sua carreira no trfico de drogas e viu na camelotagem uma maneira de sobreviver e de sair de uma atividade ainda mais degradante e perigosa. Lucinha viu na camelotagem uma possibilidade de ascender economicamente. Os projetos de Adriano e Lucinha, portanto, so formulaes inseridas num campo de possibilidades e delimitadas por ele. Ou seja, os indivduos tm de se movimentar dentro de num processo econmico, histrico e cultural que demarca as alternativas possveis de ao e realizao de seus projetos (cf. Velho, 1987 [1981]). Seu Linhares, colega de Lucinha, tem um boxe de frente para a rua Uruguaiana, num dos pontos mais privilegiados do cameldromo. Atualmente, vende pilhas, radinhos 97

am/fm, headphones, fitas cassete etc. Antes, vendia produtos mais sofisticados, como mquinas fotogrficas, walkmans, relgios, aparelhos de telefone sem fio, secretrias eletrnicas etc. Substituiu as mercadorias porque estava tendo muito prejuzo. Revelou que, por serem muito visados pela fiscalizao, esses produtos o deixavam na mo dos fiscais. Outro motivo o fato de que a associao cobra taxas mais caras queles que trabalham com mercadoria desse tipo. Segundo ele, hoje, suas mercadorias vm do Paran: Eu nem preciso ir l. Fao o pedido, e eles entregam aqui mesmo. Pernambucano da cidade de Garanhuns, seu Linhares veio para o Rio de Janeiro em 1970, indo morar na casa de um parente em So Cristvo. Nessa poca, vendia credirio uma espcie de mascateagem em que o vendedor passa nas casas das pessoas oferecendo roupas de cama, panelas, tapetes, toalhas e utenslios domsticos em geral. A venda feita a prazo e, nas datas do vencimento, o vendedor volta casa do fregus para receber o pagamento. Depois de dez anos trabalhando dessa forma, ele resolveu abrir uma birosca na porta de casa: Uma espcie de mercearia. Vendo de tudo um pouco pro pessoal da vizinhana: sabo, enlatado, refrigerante, pinga... Seu Linhares mantm esse negcio at hoje. Quando resolveu ser camel, colocou uma moa para trabalhar para ele. Essa moa cuida do comrcio, da casa e de suas roupas, e, segundo ele, uma pessoa de confiana. Seu Linhares nunca se casou e no tem filhos. Aposentou-se como autnomo e, como fez questo de dizer, h oito anos tem crdito especial de cinco mil reais no banco em que correntista. Segundo ele, o pessoal nordestino vem pro Rio e So Paulo e no constri nada. Eu no: posso me considerar bem de vida. Tenho minha casa prpria e ainda ajudo minha famlia, que t l em Garanhuns. Referindo-se aos camels e represso policial no Centro, seu Linhares disse: Tem mais que proibir mesmo. Eles so contra a lei e contra o patrimnio pblico. Indaguei sobre sua vida como camel e perguntei se ele sempre 98

trabalhou no cameldromo. Ele respondeu que, antes, ficava na rua Sete de Setembro, esquina com a rua Uruguaiana: Naquela poca, a gente ficava aqui na rua mesmo. Foi um tempo bom pra ganhar dinheiro. Foi quando consegui comprar a casa que eu moro. Seu Linhares est no cameldromo da Uruguaiana desde a sua inaugurao. Perguntei como foi o processo de transferncia para o cameldromo, e se ele no sofreu com a represso. Ele respondeu: No. Nunca precisei fugir da polcia por ser camel, porque sempre fui um camel honesto. E depois, assim que ficou pronto o cameldromo, eu vim logo. O pessoal que no quis vir que sofreu mais. Seu Linhares diz que tem uma vida estvel e que por isso no trabalha mais aos sbados e fecha o boxe antes das quatro horas da tarde: T bem. E quando eu no puder mais vir trabalhar, quando eu estiver velho, j tenho casa, e a minha aposentadoria vai dar pra comer e beber. No posso reclamar de nada. P.R., outro colega de Lucinha, tambm se diz muito satisfeito com a sua vida. Ele tem 44 anos e mora na Barra da Tijuca. Nunca foi camel, mas sempre contratou camels para vender suas mercadorias. dono de dez boxes no cameldromo e se diz rico. Passa o dia circulando pelos corredores e saudado nas quatro quadras por onde passa. Adora pagar tudo para todo mundo. Assim, quando ele passa, sempre h algum que faz uma brincadeira com ele: P.R.! Me arruma um dinheiro a!. No salo que freqentei, ele queridssimo. Assim que ele chega, as meninas tanto a manicura quanto a cabeleireira pedem a ele alguma coisa, e ele prontamente compra. Antes de sermos apresentados, presenciei uma cena interessante. Ele chegou e comeou a beber com dois rapazes; um era segurana e o outro, um comerciante dali mesmo. Logo chegou um homem que eu nunca tinha visto por ali, e, depois de algumas cervejas, P.R. tirou do pescoo uma corrente de ouro espessa e a estendeu a esse homem, que lhe deu um mao de dinheiro preso num 99

elstico. P.R. abriu o mao e conferiu o dinheiro ali mesmo, na frente de todo mundo. Os rapazes que estavam ao redor pareciam bastante impressionados com a opulncia expressa nos gestos daqueles homens. P.R. possui vrios negcios: compra e vende ouro, empresta dinheiro a juros para os comerciantes do cameldromo e cambista de ingressos de shows, de jogos de futebol, de desfiles de escolas de samba e de outros eventos. No momento, ele o patrocinador do uniforme do time de futebol dos comerciantes do cameldromo, que disputa torneios nos campos de futebol do Aterro do Flamengo.109 Pode-se dizer que, pelas caractersticas de suas posies, Lucinha, seu Linhares e P.R. fazem parte de um grupo de referncia. Suas atitudes podem influenciar nas carreiras dos demais indivduos, pois expressam, em certa medida, autonomia das condies de trabalho (cf. Becker, 1963: 102). De modo geral, como as chances de entrada no mercado formal so reduzidas, o grupo de referncia passa a delimitar o campo de possibilidades existente, representando para os demais camels as perspectivas de ascenso social e de status na camelotagem (cf. Velho, 1987 [1981]). Tico, outro colega de Lucinha, trabalha para um amigo de Alex num boxe de acessrios e de assistncia tcnica de aparelhos de telefone celular. Ele tem 19 anos e costuma ficar conversando no salo quando o movimento est fraco. Conheci Tico quando ele encomendava, a uma moa que estava no salo, bolo e salgadinhos para o ch de beb de seu filho, que estava para nascer. Dois comerciantes que estavam prximos e so seus colegas perguntaram se a sua namorada j havia voltado a morar com ele. Ele respondeu que no, e disse que no iria aparecer na festa; estava apenas ajudando nos preparativos.
109

P.R. me contou que, no Aterro do Flamengo, h torneios entre times de diversas ocupaes, tais como hoteleiros, bancrios, camels etc.

100

No resisti e comentei que era muito gentil da parte dele ajudar nos preparativos. E ele: Diz isso pra ela... Nesse momento, a manicura e os dois comerciantes comearam a fazer gozaes. Ainda sem entender direito, perguntei por que, afinal, ele no podia ir casa da namorada, que tambm trabalhava no cameldromo, numa quadra distante. No tive a oportunidade de conhec-la. Tico mora no morro da Providncia, perto do Centro, na casa de tios. No mora com a namorada porque ela no quer sair de perto da me, que mora numa das favelas do Complexo do Alemo, rea onde Tico viveu at os 17 anos de idade. Tico no pode mais voltar l porque, segundo ele, trabalhou a partir dos 13 anos de idade para os traficantes da regio. Perguntei por que deixou o trabalho no trfico, e ele me respondeu o seguinte:

Comecei comprando as coisas pra eles na rua, trazendo quentinha e avisando da chegada da polcia. Depois passei a ficar na boca; foi quando eu comecei a ganhar mais dinheiro. Mas tambm foi quando passei a no poder sair da favela, sair pra pista, dar um rol. P, ento pra que ter dinheiro se no d nem pra dar um rol? A sa fora logo, antes que fosse tarde, e vim pra rua trabalhar de camel.

Perguntei ao Tico como ele comeou na camelotagem, e ele respondeu: Sempre fui camel. Desde moleque, sempre ia com esse meu tio pra show na praia vender cerveja. Sempre tava com ele na rua, ajudando a vender as coisas que ele arrumava. Ainda hoje, quando tem um evento grande, a gente vai vender cerveja. Explicando seu trabalho no cameldromo, ele me disse: Sou tcnico de celular. Aprendi com o Andr, e ele me botou pra trabalhar no boxe com ele. Tico precisa cumprir horrio no boxe de Andr, que lhe

101

paga 75 reais por semana, alm de uma quentinha no almoo, diariamente. As ltimas notcias que tive desse rapaz foram de que seu filho, um menino, j havia nascido, sua namorada continuava morando com a me, e ele tinha sido preso pela polcia por estar participando de um esquema de clonagem de telefones celulares. Nessas trajetrias, interessante observar, especialmente, como essas pessoas manipulam sua ocupao e fazem dela um trabalho tolervel e, em alguns casos, at honroso (cf. Hughes, 1971: 342). Tudo isso revela que as carreiras no so lineares; elas so extremamente dinmicas e acompanham os indivduos em seus deslocamentos. Desse modo, so elaboradas no conjunto de sua vida, em meio aos seus dramas sociais e dilemas individuais.

102

CONSIDERAES FINAIS

Os camels da cidade do Rio de Janeiro so atores permanentemente apresentados nas notcias, conversas e comentrios como um problema. De longe, a face mais evidente da camelotagem justamente a que tangencia as atividades ilegais e criminosas. possvel enumerar uma srie de acusaes feitas, principalmente em jornais, contra esses atores: eles so classificados como os principais receptores de mercadorias ilcitas, desordeiros e recalcitrantes. Nessas circunstncias, a camelotagem no aparece como uma alternativa de trabalho. Todavia, preciso levar em conta que o universo da camelotagem muito heterogneo e possui nveis variados de adeso s atividades ilegais. Assim, ao iniciar a pesquisa, precisei desconhecer esse aspecto problemtico to disseminado no senso comum, para poder compreend-lo antropologicamente (Cavalcanti, 2003: 134). No decorrer do trabalho de campo, fui constatando que todos os camels, de alguma maneira, precisam lanar mo de estratgias que esto na fronteira entre a legalidade e a ilegalidade, na tentativa de manuteno da prpria ocupao, seja na pista, no cameldromo ou nas barracas. De fato, existe uma rede de corrupo e de crimes que envolvem contrabando, roubos de carga, e uso e partilha ilegal dos espaos pblicos. Por outro lado, h uma multido de pessoas que encontra, na camelotagem, a sua alternativa de sobrevivncia, extraindo dela os meios de realizar suas aspiraes. Como procurei demonstrar no decorrer deste texto, alguns interlocutores da pesquisa deixaram claro que intil tentar obter a concesso de um ponto indo diretamente Prefeitura, ou seja, agindo como o previsto pela lei. So as diversas associaes que fazem a mediao entre o indivduo interessado em ser camel e a Prefeitura. Os meandros

103

dessas negociaes so evidentemente velados, e os membros dessas associaes compem uma espcie de sociedade secreta. medida que a pesquisa avanava e que eu ficava mais prxima das pessoas, esse aspecto da camelotagem ia se revelando nas entrelinhas e nas contradies entre o que se dizia e o que de fato acontecia. A importncia desse aspecto tcito, como aquilo que sustenta o complexo sistema da camelotagem carioca, foi ficando evidente e, sem ignor-la, fui delimitando o foco da pesquisa que me propunha a desenvolver durante o mestrado. H um momento crucial no trabalho de campo, e na pesquisa como um todo, em que preciso definir o que queremos e o que podemos saber sobre o que pesquisamos (Cavalcanti, 2003). Mais do que conhecer os meandros dos acordos suspeitos, procurei conhecer aquilo que obscuro para o senso comum: as situaes vivenciadas pelos camels no seu dia-a-dia, suas aspiraes e seus projetos. Nessa perspectiva, a camelotagem aparece como uma soluo, pois, por meio dela, essas pessoas sobrevivem, realizam suas pretenses e elaboram suas identidades. A opo pela vida na camelotagem no trivial, por se tratar de uma atividade, at certo ponto, vista como transgressora. A realizao de uma carreira nessa ocupao, portanto, passa pela elaborao de uma carreira moral (cf. Goffman, 1974 [1961]), em que o sujeito desenvolve uma atividade desviante (cf. Becker, 1963), o que gera conseqncias especficas na elaborao de sua identidade. A maneira como Becker e Goffman lidam com as noes de desvio e estigma revela que a dinmica da vida social um processo complexo e contraditrio, no qual toda imposio de regras est ligada a uma relao de poder poltico e econmico. Vista dessa forma, a problemtica do desvio pressupe a existncia da diversidade de modos de concepo da realidade. Segundo Becker (1963: 8), a society has many groups, each with 104

its own set of rules, and people belong to many groups simultaneously. A person breaks the rules of one group by the very act of abiding by the rules of another group. Is he then, deviant? O desvio criado pelos grupos sociais quando eles estabelecem normas. Sendo assim, ele no deve ser entendido como a qualidade de uma ao, e sim como o resultado de um processo de acusao que estigmatiza quem transgride as normas. Becker (1963: 14) afirma que deviance is not a quality that lies in behavior itself, but in the interaction between the person who commits an act and those who respond to it. Partindo dessas noes, possvel refletir sobre a conduta dos camels, principalmente os da pista, e sobre o modo como a camelotagem se tornou uma atividade transgressora e passou a ser vista como caso de polcia. Becker (1963: 129) afirma que toda atitude desviante passa por etapas de acusao, at ser interpretada como tal. No caso dos camels da cidade do Rio de Janeiro, h um longo processo de acusao dessa atividade, cujos antecedentes podem ser encontrados nos ideais de civilidade do incio do sculo XX, em nome dos quais Pereira Passos perseguiu as pequenas profisses, usando a proposta de saneamento como base do discurso de represso. Porm, a represso camelotagem, tal como se apresenta hoje na cidade, tem, a meu ver, uma histria recente. No decorrer da etnografia, expus de forma sinttica uma srie de reportagens, publicada na imprensa carioca, sobre o processo de conteno da camelotagem. Esse processo foi realizado, ao longo dos ltimos vinte anos, por meio da implantao de cameldromos na cidade e da criao de uma guarda especial para a represso dos camels irregulares. Essas reportagens me ofereceram a possibilidade de identificar algumas etapas desse processo de acusao. Em 1984, quando havia a inteno de se criar centros de comrcio popular, os camels eram controlados por fiscais da Prefeitura e, somente em casos excepcionais, a 105

Polcia Militar entrava em ao. A criao de espaos para o exerccio da camelotagem parece ter sido um ponto importante nesse processo acusatrio. Com a implantao de cameldromos na cidade, o poder pblico passou a operar com a justificativa de que no havia mais motivo para o uso de locais imprprios e ilegais, legitimando assim a represso queles usassem as ruas para o comrcio ambulante.110 Com a criao da Guarda Municipal e a implantao do cameldromo da Uruguaiana, em 1994, a represso aos camels tomou novas propores.111 A figura do fiscal o rapa comeou a ser substituda pela do guarda municipal, o novo inimigo do camel. Nesse quadro, encontramos uma cruzada moral empreendida pelos criadores e os aplicadores das regras, alm da acusao pblica, cristalizada nos confrontos entre guardas e camels em pleno Centro da cidade, e na sua divulgao pela imprensa (cf. Becker, 1963). Isso tudo gera conseqncias especficas na elaborao das identidades desses sujeitos. O indivduo acaba internalizando a acusao, aceitando o estigma como real (cf. Goffman, 1974). No todo de sua vida social, em meio s acusaes, confrontos corporais com a polcia, situaes vexatrias, cervejas de fim de tarde e situaes prprias de sua ocupao, o camel vai levando sua vida e se definindo como pessoa. Nesse quadro de possibilidades, ele encontra as frestas que o levaro realizao de seus projetos individuais (Cf. Velho, 1987 [1981]). Muitas vezes, os camels falam em liberdade e independncia, e tentam encontr-las na camelotagem. Consideram-se escravos quando so submetidos a um
110

O prefeito acredita que, com essa medida, estar solucionado o problema dos camels: Vamos criar uma alternativa de oferta de trabalho e, a partir da, poderemos cumprir a lei em relao aos camels que estiverem instalados em locais imprprios (Jornal do Brasil, 3/5/1984). 111 Sobre o processo de implantao do cameldromo da Uruguaiana, cf. captulo 2.

106

emprego que no oferece as condies de sustento desejadas. Procuram uma liberdade de movimento e de uso de seu tempo que deve ser compreendida num contexto de tenso entre um trabalho que toma todo o seu dia por exemplo, no interior de uma lanchonete e um salrio que no sustenta suas aspiraes de consumo, mas que, ao mesmo tempo, no o estigmatiza como desviante e oferece garantias jurdico-institucionais, atravs da carteira assinada. Num dilogo entre Roberto, Adriano e Jferson,112 esse dilema ficou claro. Roberto, que j se sentiu um McEscravo, tem opinio formada sobre o que ter um emprego. Jferson no se v como camel, apesar de reconhecer que a rua lhe oferece mais retorno financeiro. Adriano, por sua vez, sintetiza as duas opinies, quando contemporiza deixa o cara; se arrumar um emprego ele sai dessa pedreira e, logo em seguida, diz que se sente obrigado a ser camel e a agentar essa pedreira.

112

Cf. captulo 3.

107

BIBLIOGRAFIA CITADA
ABREU, Maurcio de A. A evoluo urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLANRIO, 1997. BECKER, Howard S. Outsiders: studies in the sociology of deviance. Nova York: The Free Press, 1963. _______. Careers, personality and adult socialization. In: Sociological work: method and substance. Chicago: Aldine, 1970. p. 245-60. _______. A Escola de Chicago. Mana: Estudos de Antropologia Social, vol. 2, n. 2, outubro de 1996. CARVALHO, Luciana Gonalves de. Os espetculos de rua do Largo da Carioca. Rio de Janeiro, UFRJ, IFCS, PPGSA (Dissertao de Mestrado), 1997. CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Funarte/UFRJ, 1994. _______. Conhecer desconhecendo. In: VELHO, Gilberto e KUSCHNIR, Karina (orgs.). Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. COARACY, Vivaldo. Memrias da cidade do Rio de Janeiro. So Paulo: Edusp, 1988. DAMATTA, Roberto Augusto. A casa e a rua: espao, cidadania, mulher e morte no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1985. EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1938. FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos: decadncia do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. Rio de Janeiro, Jos Olimpio, 1968 [1936].

108

FRGOLI, Heitor. Os shopping centers de So Paulo e as formas de sociabilidade no contexto urbano. So Paulo, USP (Dissertao Mestrado), 1989. GEERTZ, Clifford. Suq: the bazar economy in Sefrou. In: Meaning and order in Marroccan society. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. _______. Ethos, viso de mundo e a anlise de smbolos sagrados. In: Interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1989. GERSON, Brasil. Histria das ruas do Rio. Rio de Janeiro: Lacerda, 2000. GOFFMAN, Erving. Manicmios, prises e conventos. So Paulo: Perspectiva, 1974 [1961]. HEILBORN, Maria Luiza. Corpos na cidade: seduo e sexualidade. In: VELHO, Gilberto. Antropologia urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. HUGHES, Everett. The sociological eye: selected papers. Chicago e Nova York: Aldine/Atherton, 1971. KUSCHNIR, Karina. Cultura, poltica e espao urbano. In: VELHO, Gilberto. Antropologia urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. MACHADO, Rosana Pinheiro. Vida de camel. Porto Alegre, UFRGS, PPGA (Dissertao de Mestrado), 2003. MITCHELL, J. Clyde. The concept and use of social networks. In: Social networks in urban situations. Manchester: Manchester University Press, 1969. PARK, Robert E. A cidade: sugestes para a investigao do comportamento humano no meio urbano [1916]. In: VELHO, Otvio G. (org.). O fenmeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

109

RIBEIRO, Paula. Saara: uma paisagem singular na cidade do Rio de Janeiro. So Paulo, PUC-SP (Dissertao de Mestrado), 2000. RIO, Joo do. A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentao e Informao Cultural, 1991. SILVA, Luiz Antonio Machado da. Mercado metropolitano de trabalho manual e marginalidade. Rio de janeiro, UFRJ, Museu Nacional, PPGAS (Dissertao de Mestrado), 1971. SIMMEL, Georg. A metrpole e a vida mental. In: VELHO, Otvio G. O fenmeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1967 [1903]. TRAVASSOS, Sonia Duarte. Jogo, praa pblica e sociabilidade masculina. Rio de Janeiro, UFRJ, Museu Nacional, PPGAS (Dissertao de Mestrado), 1995. VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contempornea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987 [1981]. _______. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1989 [1973]. _______. Nobres e anjos: um estudo de txicos e hierarquia. Rio de Janeiro: FGV, 1998. _______. O desafio da proximidade. In: VELHO, Gilberto e KUSCHNIR, Karina (orgs.). Pesquisas urbanas: desafios do trabalho antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. VELHO, Gilberto e SILVA, Luiz Antonio Machado. Organizao social do meio urbano. In: Anurio Antropolgico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976. VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. WEBER, Max. Conceito e categorias da cidade. In: VELHO, Otvio G. (org). O fenmeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1967 [1921].

110

WORCMAN, Susane. Saara. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2000 (Srie Cantos do Rio). ZALUAR, Alba. A mquina e a revolta: as organizaes populares e o significado da pobreza. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985.

ANEXOS
1. Camels da pista

111

112

2. Barracas.

113

3. Cameldromo da Uruguaiana.

Corredor interno da quadra D

Praa da quadra C .

114

Boxes

Fim de tarde na quadra C

Boxes da quadra D voltados para avenida Presidente Vargas

Bar da Raquel

4. Vista area do Cameldromo da Uruguaiana

115

Quadras A, B e C

Quadras D e C e parte das quadras B e A

5. Rua Uruguaiana.

116

6. Guarda Municipal.

7. Saara

117

DECRETO "N" N 17931, DE 24 DE SETEMBRO DE 1999

Dispe sobre procedimentos atinentes desobstruo dos bens pblicos municipais. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais, tendo em vista o que consta do processo administrativo n 01/005.027/99, CONSIDERANDO o disposto no artigo 30, inciso VII, alneas "a" e "c", da Lei Orgnica do Municpio, no que diz respeito s atribuies dos guardas municipais; CONSIDERANDO a ocupao ilegal dos bens pblicos municipais, o que impede o livre trnsito de pedestres, DECRETA: Art. 1 Fica a Guarda Municipal responsvel pela desobstruo dos bens pblicos municipais, de forma a impedir a m utilizao dos mesmos. Art. 2 Para proceder ao desimpedimento a que se refere o artigo 1, a Guarda Municipal poder recolher mercadorias que estejam ocupando indevidamente os bens pblicos municipais. Art. 3 No momento da reteno de mercadorias, a Guarda Municipal dever preencher um termo, a ser definido em resoluo do Superintendente da Guarda Municipal. Art. 4 As mercadorias recolhidas devero ser encaminhadas imediatamente ao rgo competente da Prefeitura para efetuar os autos de apreenso e infrao. Art. 5 Este Decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 24 de setembro de 1999 - 435 ano da fundao da Cidade LUIZ PAULO FERNANDEZ CONDE D.O. RIO 27/9/1999. Fonte: Portal da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro: http://www.rio.rj.gov.br/.

118

119

ERROR: syntaxerror OFFENDING COMMAND: --nostringval-STACK: /Title (camels no Centro do Rio de Janeiro ) /Subject (D:20051005105812) /ModDate (camel ) /Keywords (PDFCreator Version 0.8.0) /Creator (D:20051005105812) /CreationDate (Patrcia Delgado Mafra ) /Author -mark-

Vous aimerez peut-être aussi