Vous êtes sur la page 1sur 6

Quissam, 2011

II Gincana Tecnolgica da Dlfica 2011 Tema: Jovens conectados.com a PAZ Escola Municipal Dlfica de Carvalho Wagner Disciplina: Informtica Educativa Professora Responsvel: Ana Beatriz de Oliveira Rangel Participao Especial: ONG SERPAZ ( Projeto Educar para Paz) - Francisco Rafael, Marcelus Louzada, MC Natan Louzada, Felipe Bonfin, Felipe Irmo e Stevan. Pblico Alvo: A gincana ser realizada com os alunos do sexto ao nono ano de escolaridade da Escola Municipal Dlfica de Carvalho Wagner, pela professora de informtica educativa da escola Ana Beatriz de Oliveira Rangel (Bia), no perodo de 14/02/2011 25/04/2011. (1 bimestre)

JUSTIFICATIVA Tendo em vista o contexto globalizado e a era da informao e do conhecimento em que nossos jovens esto envolvidos, se faz necessrio fazer uma aproximao das tecnologias para despertar responsabilidade de sua utilizao proporcionando uma aprendizagem significativa, divertida e consciente. Um mundo repleto de situaes violentas que invadem nossos lares e escolas tornando essas aes em insultos banais e corriqueiras aos olhares do dia a dia, adormecendo o senso crtico tornando-o anestesiado diante dessa realidade. E se isto est sendo percebido hora de agir, hora de despertar nos jovens uma percepo da importncia de se viver em paz e de buscar um mundo sem violncia e mais solidrio, comeando por si mesmo e no esperando que o outro comece para se fazer tambm. Acreditando em uma educao focada na interdisplinaridade onde o aluno protagonista da construo de seu conhecimento, esta gincana prope atividades diferenciadas para que haja troca de experincia e socializao entre alunos e alunos, alunos e professores, promovendo assim um ambiente de respeito, considerao e aprendizagem. Para tanto, desenvolvi esta gincana tecnolgica, cujo tema : JOVENS CONECTADOS.COM A PAZ, onde alm de instigar o bom relacionamento, estar tambm motivando a participao mais ativa nas atividades escolares e extra escolares. Boff, deixa claro o conceito de Justia, afirmando:
Justia dar a cada um o que lhe compete. Justia ter relao adequada natureza de cada coisa. Justia portanto, uma relao e uma atitude corretas, exigidas por cada situao". ( BOFF, 1999: 42 e 43 ).

Assim sendo, justia uma proposta no corretiva, mas de atos corretos, ou seja, dar a cada ser o que lhe prprio, o que lhe devido. Desta forma ratifico a importncia desse trabalho, onde o eixo central a percepo da importncia dos valores morais e ticos. Com isso, se faz necessrio o envolvimento de toda comunidade escolar, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcanados. Alm da interao e desenvolvimento da gincana em toda comunidade escolar, a parceria com jovens de outra comunidade e uma ONG (EDUCAR PARA A PAZ- R.O.)que tem projetos relacionados com a paz far com que a nossa gincana tenha uma viso geral e especfica de outras realidades, sendo enfatizada a necessidade iminente de se promover a paz em qualquer mbito de vivencia.

A palavra educao do latim, que significa "tirar de dentro", sendo assim, a educao perpassa a escolarizao. Paulo Freire deixa claro que o educador e o educando aprendem juntos em uma relao dinmica, tendo como mtodo educativo a realidade no qual est vivenciando o educando.
Paulo Freire pensou que um mtodo de educao construdo em cima de uma idia de dilogo entre educador e educando, onde h sempre partes de cada um no outro, no poderia comear com o educador trazendo pronto, do seu mundo, do seu saber, o seu mtodo e material da fala dele. ( BRANDO, 1980: 21 )

Freire enfatiza a importncia do dilogo para a construo do saber, pois "Dialogar criar espaos para com que cada um possa dizer a sua palavra..." ( FREIRE, 1998: 38 ). Com isto, o educador refora o conceito de educao e a mesma transcende a escola.

OBJETIVO GERAL Propor aos alunos desafios que levem a perceber a importncia e a valorizao de atitudes e reaes, estabelecendo relao de sabedoria, respeito, amor e paz atravs de atividades ldicas, msica, dana, artes cnicas e meios tecnolgicos; OBJETIVOS ESPECFICOS Promover momentos de interao e socializao no ambiente escolar; Promover aprendizagem de forma ldica e momentos de descontrao; Desenvolver raciocnio lgico, criatividade e desenvolvimento corporal e intelectual; Utilizar a msica, a dana e a poesia como promoo de paz; Promover momentos de reflexo e difuso de paz e solidariedade; Integrar msica e tecnologia de forma interdisciplinar de forma a refletir sobre os momentos em que praticado a violncia e seus desencadeadores; Desenvolver sensibilidade para a percepo de todas as formas de violncia que provocam sofrimento humano; Ampliar o conceito de paz como oposio a tudo que fere a dignidade humana em sua dignidade fsica, psicolgica e social, desenvolvendo momentos de solidariedade; Desenvolver trabalhos com ferramentas existentes nos computadores para apresentar personalidades que lutaram pela paz; DESENVOLVIMENTO As turmas da Escola Dlfica do 6 ao 9 ano de escolaridade participaro de uma gincana interna (cada turma em sua sala) saindo uma equipe campe em cada turma para competir entre si numa grande final. Durante a primeira semana sero apresentado aos alunos a gincana e a parceria feita com jovens de outro municpio e da ONG SERPAZ Projeto: Educar pela paz e a relao do grupo com o trabalho desenvolvido no bimestre. Da ento sero definidas as equipes de cada turma, assim como tambm cor,lder, nome e grito de guerra das equipes. Para ento comearem a primeira fase das provas. As equipes realizaro as atividades proposta na primeira fase nas aulas de informtica educativa com a prpria professora Ana Beatriz Rangel (Bia), e cada prova ter um valor a ser computado dependendo da execuo da mesma. Os trs principais quesitos avaliados nas provas so: coerncia, criatividade e ortografia; Atividades da primeira fase valendo ponto:

Nome para equipe; Cor da equipe; Grito de guerra; Acrstico com nome da equipe; Acrstico com o termo: gincana tecnolgica; Slogan paz, tecnologia e Dlfica;

Atividades da segunda fase: Jogo de rimas; Apresentao de slides com biografia de personalidades que lutaram pela paz; Criao de um boletim informativo anunciando a gincana tecnolgica 2011 com tema paz; Criao de uma pardia; Criao de poesia, aps assistirem o filme: Bullying; Criao de uma imagem utilizando teclas (soltas) de teclado; Construir um vdeo no moovie maker com a letra de uma msica , tema no filme Jeremis. ( Bullying) Construir uma apresentao de slide com a pardia da turma; Caa ao tesouro (envolvendo msica); Aps finalizao dessas duas etapas da gincana j se tem a equipe vencedora de cada turma. A partir deste momento as provas sero desenvolvidas dentro e fora do laboratrio, pois tero provas em que os alunos tero que arrecadar alimento, provas surpresas e momentos em que eles mobilizaram a comunidade de alguma forma. Provas para a disputa entre as equipes vencedoras das turmas. Restaro apenas quatro equipes para esta etapa da gincana. Algumas provas que as equipes tero que desenvolver: Apresentao da pardia sobre a paz; Arrecadar maior nmero de alimentos e material de higiene pessoal para ser enviado regio serrana; Propaganda tema: No violncia! Criando histria a partir de palavras sendo lanadas na hora. (improviso) Criar um mascote para a equipe com sucata tecnolgica e dar um nome; Confeccionar um cartaz com o tema PAZ (escola, mundo, internet e globalizao) Criar uma coreografia de dana com uma musica que tenha haver com o tema da gincana; Duelo de rimas;

AVALIAO Os alunos sero avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participao, suas contribuies positivas, suas colocaes e colaboraes em todas as etapas da gincana. Tambm sero avaliados em sua postura quanto a participao nos trabalhos de grupo e individual, comportamento e desenvolvimento de cada tarefa concluda ou no.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: BRANDO, Carlos R. O Que o Mtodo Paulo Freire. Ed. Brasiliense 16 edio, So Paulo, 1980. ---------- Revista de Educao AEC, n 107/1998.
BOFF, Leonardo. A Orao de So Francisco, Uma Mensagem de Paz para o Mundo Atual. Sextante, 3 Edio. Rio de Janeiro. 1999.

ANEXOS Algumas fotos:

Vous aimerez peut-être aussi