Vous êtes sur la page 1sur 13

Anlise do Filme Ameaa Virtual: a gesto da qualidade no mundo da informao

Antonio Marcone Dantas de Luna1 Luciane Albuquerque S de Souza2

Resumo
Este artigo analisa o filme Ameaa Virtual, o qual trata de temas referentes Tecnologia da Informao e seus softwares no mundo globalizado. O objetivo avaliar assuntos concernentes Gesto da Qualidade identificados no filme, tais como: liderana, cultura e clima organizacional, assertividade, qualidade de vida no trabalho, tica, responsabilidade social corporativa e globalizao.

Palavras-chave: Gesto da Qualidade; Informtica; Tecnologia da Informao;


Desenvolvimento de Softwares.

1. Introduo
A procura pela excelncia na gesto empresarial tem feito surgir diversos campos de conhecimentos para a administrao do novo sculo, que, cada vez mais, precisa enfrentar novos desafios em um mundo competitivo e globalizado. Inserido neste paradigma, a gesto da qualidade surge como um novo influenciador dos processos empresariais, dando suporte a todos os setores da empresa, visando alcanar a qualidade apropriada dos servios ou produtos oferecidos, de modo a agregar valor empresa e reconhecimento aos clientes. Assim, existem reas essenciais onde a gesto da qualidade deve trabalhar para conseguir uma sinergia apropriada, tais como: liderana, cultura e clima organizacional,

Graduando do Curso de Bacharelado em Administrao do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Paraba IFPB. 2 Professora Mestra da Unidade Acadmica de Gesto e Negcios do IFPB. Orientadora do artigo.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL...

assertividade, qualidade de vida no trabalho, tica, responsabilidade social corporativa e globalizao. Sendo assim, o filme Ameaa Virtual (cujo ttulo original AntiTrust), surge como um objeto de estudo que apresenta todos estes fatores citados acima, dignos de apreciao para este artigoresenha. Nosso objetivo, portanto, analisar estes aspectos encontrados no filme, sob a perspectiva da gesto da qualidade.

1.1. Breve explanao acerca da Informtica e dos Softwares


Para melhor entendimento o filme analisado, se faz necessrio uma breve explicao sobre os fatores em que este est inserido, pois se trata de um thriller3 que usa termos tcnicos especficos acerca da informtica e do uso de softwares. Um computador pessoal deve ter dois elementos bsicos: o software e o hardware. Segundo Turban, Rainer e Potter (2007: 04) hardware um dispositivo, como processador, monitor, teclado e impressora. Juntos esses dispositivos recebem dados e informaes, os processam e os exibem. Para os autores,

os softwares consistem em programas de computador, que so seqncias de instrues para o computador. O processo de escrever ou codificar programas chamado de programao, as pessoas que realizam essa tarefa so chamadas de programadores, (idem: 319).

Sobre esses programas, os autores dizem que cada programa tem uma documentao, ou seja, cdigos que descrevem a funcionalidade e os objetivos deste, de modo que seja til tanto para o programador como para pessoas que procuram entender o programa. Vejamos a diferena de um software para um hardware:

O computador no capaz de fazer nada at que seja instrudo por software. Embora o hardware de computador seja, por projeto, de finalidade geral, o software permite que o usurio instrua um sistema de computao a realizar funes especficas que geram valor comercial, (idem).

E sua importncia em nossa vida:

thriller = novela, pea de teatro ou filme com assunto envolvendo crime, espionagem, suspense.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL...

As primeiras aplicaes de software de computadores em empresas foram desenvolvidas no incio da dcada de 50. [...] A complexidade cada vez maior de software tambm leva a um potencial maior para erros ou defeitos. As grandes aplicaes hoje podem conter milhes de linhas de cdigo, escritas por centenas de pessoas no decorrer de vrios anos. [...] Independentemente das tendncias gerais no software (aumento da complexidade, do custo, da quantidade de defeitos, do uso de software de cdigo aberto) o software se tornou um recurso cotidiano em nossas vidas profissionais e pessoais, (idem: 318-319).

Segundo os autores, existem os softwares que so feitos por programadores, os quais cobram pela sua utilizao, e existem os de cdigo aberto, que tem o cdigo fonte disponvel sem custo para desenvolvedores ou usurios, como por exemplo, o Linux4. Em muitos casos, o software de cdigo aberto mais confivel que o software comercial. Como o cdigo est disponvel para muitos desenvolvedores, mais bugs5 so descobertos precoce e rapidamente, e so corrigidos de imediato (idem: 327). Na indstria dos softwares existem grandes empresas que competem globalmente pela distribuio de programas para empresas e para clientes pessoais. Uma delas a Microsoft Corporation que atua em 103 pases.

2. O Filme 2.1. Ficha tcnica e roteiro


Lanado em 2001, nos Estados Unidos, pela distribuidora Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), o filme Ameaa Virtual (do original AntiTrust) tem como roteirista: Howard Franklin; Diretor: Peter Howitt; e produtores: Keith Addis, David Nicksay e Nick Wechsler. O filme do gnero drama e crime, com 108 minutos de durao, e tem seu elenco principal constitudo por:

Ryan Phillippe, como Milo Hoffmann, Tim Robbins, como Gary Winston, Rachael Leigh Cook, como Lisa Calighan Claire Forlani, como Alice Poulson.

4 5

Linux ao mesmo tempo um kernel (ou ncleo) e o sistema operacional que roda sobre ele. bug = um erro no funcionamento comum de um software, tambm chamado de falha na lgica programacional de um programa de computador, e pode causar discrepncias no objetivo, ou impossibilidade de realizao, de uma ao na utilizao de um programa de computador.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL...

A estria de Ameaa Virtual baseada na indstria esmagadora das empresas multinacionais de desenvolvimento de software e nas suas aes, muitas vezes corruptas e nefastas, para conseguir o lucro a qualquer preo. Para tanto, o roteirista utilizou vrios aspectos relacionados ao mundo da informtica, tais como: A convergncia digital: um processo que visa juno de todos os meios eletrnicos, por intermdio de um aparelho. No filme, este processo aperfeioado por um projeto secreto chamado Synapse, cujo objetivo a comunicao global atravs de satlites. Prtica de Truste: prtica de empresas dominantes no mercado quando se renem para estabelecer preos e dominar o mercado, eliminando a livre concorrncia, (Lei n 8.137, de 27 de dezembro de 1990). Softwares livres e softwares proprietrios: o primeiro envolve pessoas comuns que desenvolvem e aperfeioam programas em suas casas; o segundo envolve grandes empresas que criam programas multimilionrios para o mundo inteiro.

2.2. Gary Winston e a N.U.R.V.


Gary Winston o dono da multinacional N.U.R.V. um homem ambicioso, perfeccionista, inovador e desafiador, pois acredita que so os desafios que fazem a empresa crescer. Para ele, o pensamento e o desenvolvimento no possuem fronteiras, assim como a informtica e a inovao no possui limites, ou seja, sempre h novos caminhos a serem seguidos. Gary uma pessoa complexa, pois, durante o decorrer do filme, ele se mostra um homem frio e calculista e ao mesmo tempo possuidor de um esprito juvenil. Com o objetivo de transformar sua empresa em um empreendimento bem sucedido, ele sabe que necessrio envolver os seus funcionrios e faz-los acreditar naquilo que esto realizando. Para tanto, em seus discursos durante as reunies e palestras, ele faz uso de frases fortes e motivadoras, tais como: no negcio de softwares, voc 1 ou 0, vivo ou morto6; Qualquer pessoa, trabalhando em sua casa, com uma boa ideia, pode lhe tirar do mercado de trabalho; No h o segundo lugar.

De acordo com Turban, Rainer e Potter (2007), 1 ou 0 so cdigos que o processador utiliza para processar os dados do computador, tambm chamados de nmeros binrios.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL...

A N.U.R.V. uma empresa multinacional (fictcia) sediada nos Estados Unidos da Amrica, que controla o mercado de desenvolvimento de softwares. Tem um sistema de segurana altamente sofisticado e um ambiente de trabalho grande, que propicia o desenvolvimento de novas idias nos funcionrios. Por ser conhecida mundialmente, esta empresa o sonho de muitos jovens que querem seguir uma grande carreira para ascender financeiramente e pessoalmente. No entanto, ela est sendo investigada pelo Departamento de Justia Americano, por ter cometido crimes contra a livre concorrncia de software no mercado, causando assim o conhecido truste7.

2.3. Milo Hoffman


Dentro deste contexto, temos como protagonista Milo Hoffmann, que um jovem extremamente inteligente, e que pensa em abrir uma empresa de softwares de cdigos abertos com seu amigo Teddy Chin, pois acreditam que o conhecimento tem que ser de todos e para isso as pessoas precisam compartilh-los. Teddy est certo de que Winston um homem sem escrpulos e que s pensa no lucro empresarial. O destino dos dois amigos muda completamente quando eles recebem uma proposta irrecusvel: trabalhar com Gary Winston na N.U.R.V., e ter a chance de serem reconhecidos mundialmente. Apesar de Teddy rejeitar a oferta veementemente, Hoffman v a oportunidade de crescer pessoalmente e aceita a proposta do milionrio. A trama do filme comea quando Teddy assassinado e Hoffman comea a descobrir fatos antes inimaginveis e se v em uma realidade completamente diferente. Assim, ele vai procura dos segredos da empresa e descobre que est trabalhando para uma empresa que controla tudo ao seu redor, inclusive os prprios funcionrios.

3. Gesto da Qualidade 3.1. Conceitos acerca da Gesto da Qualidade


Antes de iniciarmos nosso estudo sobre Gesto da Qualidade e os fatores identificados no filme em questo, necessrio conhecer os conceitos acerca desta ferramenta to utilizada nos dias de hoje.

Truste o resultado tpico do capitalismo que forma um oligoplio na qual leva a fuso e incorporao de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mo de sua independncia legal para constituir uma nica organizao, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou servios.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL...

Comearemos com as definies sobre produto e cliente.

Produto o resultado de qualquer processo. O produto composto em diferentes graus por bens, software e servios. Bens caracterizam-se pela tangibilidade: lpis, televisores, edifcios de escritrios. Softwares tm mais de um significado. O mais conhecido est associado a procedimentos lgicos para executar tarefas como a confeco de programas para computadores. [...] Servios so os trabalhos executados para atender a terceiros. Indstrias inteiras so criadas para a prestao de servios em reas como gerao e distribuio de energia eltrica, transporte, comunicaes, diverses, etc., (Juran e Gryna, 1991: 11-12)

Agora vejamos o significado de cliente nas palavras de Juran e Gryna (1991: 12), um cliente uma pessoa que sofre o impacto do produto. Assim, vemos a importncia do produto e do cliente para a organizao, pois sem estes nem aqueles a empresa no existira. Quanto s necessidades e desejos do cliente, Kotler e Keller (2006: 22) argumentam que:

Necessidades so os requisitos humanos bsicos. Para sobreviver, as pessoas precisam de comida, ar, gua, roupas e abrigo. Elas tambm tm fortes necessidades de recreao, instruo e diverso. Essas necessidades tornam-se desejos quando direcionadas a objetos especficos que possam satisfaz-las.

Identificadas as necessidades e desejos dos clientes, o produto oferece o valor e a satisfao ao cliente, por meio de vrias ferramentas da gesto empresarial, entre elas, a qualidade. Para Kotler e Keller:

O valor pode ser visto como uma combinao de qualidade, servio e preo [...]. O valor aumenta com a qualidade e o servio e reduz com o preo, embora outros fatores tambm possam desempenhar um papel importante. [...] A satisfao reflete os julgamentos comparativos de uma pessoa do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relao a suas expectativas, (idem: 23).

Constatamos ento que todos esses fatores envolvem a gesto da qualidade, pois, a partir do conhecimento sobre os mesmos, o gestor pode alcanar a qualidade total da empresa.

3.2. Conceito sobre Gesto da Qualidade


Juran e Gryna (1991) definem qualidade como as caractersticas do produto que vo ao encontro das necessidades dos clientes e, dessa forma, proporcionam a satisfao em
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S. relao ao produto.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL...

Por sua vez, Bravo (2007) separa os conceitos sobre Gesto da Qualidade e Gesto da Qualidade. Para ele, a definio de Gesto da qualidade est relacionada s qualidades associadas a certas manifestaes fsicas mensurveis no produto ou, pelo menos, detectveis sensorialmente, como tamanho, peso e sabor. Sobre a Gesto da qualidade, o autor afirma que esta no pode ser expressa apenas por uma varivel, pois, por maior que seja seu valor econmico, faz-se necessrio existir um envolvimento do conjunto integrado pelo produto e seu contexto, incluindo todo o processo produtivo correspondente, num sentido amplo. Por sua vez, Bonilla (1994 apud Bravo, 2007: 33) afirma que:

s da combinao dessas duas vertentes que poder surgir uma potente corrente capaz e mudar o pas para melhor, integrando os resultados econmicos com o bem estar social numa magnfica otimizao das potencialidades existentes.

Assim, vemos claramente que a gesto da qualidade est presente em toda a empresa e em todos os setores.

4. Anlise de fatores da Gesto da Qualidade identificados no filme 4.1. A Liderana


Identificado como o lder e dono de toda a organizao N.U.R.V., Gary Winston age com todos os aspectos inerentes a um lder quando se trata de motivao e conhecimento das pessoas e processos. Conhecedor do ramo de sua empresa, Winston tambm sabe exatamente o que os seus funcionrios precisam e do que almejam, ou seja, entre vrios elementos, destacam-se o reconhecimento e o dinheiro. Durante o filme, so apresentadas diversas reunies e palestras realizadas pelo empresrio, nas quais ele envolve todos os jovens funcionrios para o propsito de sua empresa, usando as palavras certas e motivadoras, dentro do contexto de cada situao. Nota-se que os seus funcionrios interagem com Winston como se fossem torcedores de uma partida de jogo, e saem das reunies impulsionados por uma crena de criatividade e poder. Seu poder de persuaso claramente identificado no filme e o seu conhecimento dos objetivos empresariais tambm um fato marcante em sua personalidade. Suas atitudes convm com a definio de liderana e que so apresentadas a seguir.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL...

Para Robbins (2005), a liderana a capacidade de influenciar um grupo a fim de alcanar determinadas metas. Por sua vez, Bravo (2007: 37-38) define liderana atravs da gesto participativa dos funcionrios, isto :
A participao fortalece decises, mobiliza foras e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: assumem responsabilidades. O principal objetivo conseguir o efeito sinergia, onde o todo maior que a soma das partes. Novas idias devem ser estimuladas e a criatividade aproveitada para o constante aperfeioamento e soluo dos problemas. Dar ordens e exigir a obedincia restringir ao mnimo o potencial do ser humano. No processo de gesto de qualidade, gesto sinnimo de liderar.

Atravs da liberdade quanto criatividade, Winston cumpre a funo de lder muito bem, visto que um dos seus maiores desejos que as pessoas o surpreendam.

4.2. Clima organizacional


Um dos conceitos de clima organizacional relatado por Chiavenato (1999) como sendo o reflexo do modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores (internos e/ou externos), bem como o grau de satisfao com o contexto que as cerca. Segundo o autor, o clima organizacional pode apresentar-se como: agradvel, ou desagradvel, agressivo, frio e alienante em outro extremo. Observando o filme Ameaa Virtual, o clima organizacional verificado na empresa N.U.R.V. de prosperidade, envolvimento, reconhecimento, e principalmente, de status. O clima to forte que, embora a empresa esteja passando por problemas no Departamento de Justia Americano, os seus funcionrios no se revoltam contra a mesma, e ainda h diversas pessoas que querem trabalhar na N.U.R.V. O status, o reconhecimento internacional e o dinheiro so os principais fatores que mantm os funcionrios da N.U.R.V. satisfeitos e em plena produtividade. Como j dissemos, Winston mantm um clima inovador para que os funcionrios entendam que sem a inovao no h desenvolvimento, principalmente por se tratar do ramo da informtica, que exige produtos novos constantemente.

4.3. Cultura organizacional


Para Bravo (2007: 53-54), cultura :

Um conjunto de valores e pressupostos bsicos que define o modo considerado correto de pensar, agir e sentir. A cultura nas organizaes tambm tem algumas dimenses visveis,
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL...

os artefatos culturais, que so manifestaes mais fceis de serem notadas. Podemos citar como exemplos a organizao do espao, a tecnologia adotada, a linguagem e outros padres audveis e perceptveis visualmente da organizao.

A N.U.R.V. estabelece uma cultura de busca da perfeio, do novo, do desenvolvimento a todo custo, utilizando os mais altos conhecimentos tecnolgicos e humanos que o planeta disponibiliza. Alm disso, a empresa possui ambientes que propiciam segurana e comodidade. Winston a pessoa mais influente da organizao e, portanto, estabelece estes modos de agir necessrios mesma. Sendo assim, a cultura organizacional apresentada no filme alcanada de forma eficaz atravs do ambiente e do dono da empresa.

4.4. Qualidade de vida no trabalho


Essencial para a empresa de hoje em dia, a qualidade de vida nas organizaes influencia diretamente na produtividade. De acordo com Frana (1997: 80 apud Vasconcelos, 2001: 25):

Qualidade de vida no trabalho (QVT) o conjunto das aes de uma empresa que envolve a implantao de melhorias e inovaes gerenciais e tecnolgicas no ambiente de trabalho. A construo da qualidade de vida do trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realizao de diagnstico, campanhas, criao de servios e implantao de projetos voltados para a preservao e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa.

A N.U.R.V. apresenta uma qualidade de vida no trabalho bastante significativa, pois vemos no filme aspectos de motivao, tanto socialmente como financeiramente. Socialmente porque a empresa oferece um ambiente de trabalho adequado para o convvio e o trabalho, tais como praas de alimentao; e financeiramente porque a organizao oferece bons salrios aos funcionrios, alm de bnus, tais como um carro no momento em que um novo colaborador contratado.

4.5. Assertividade
De acordo com o Dicionrio Aurlio (1993), assertividade vem da palavra assero, que quer dizer afirmao. A afirmao um posicionamento importante para os gestores, pois faz deles pessoas mais seguras de si e com mais competncia para gerir os negcios.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL... 10

Identifica-se a assertividade tambm nos funcionrios que precisam ter segurana nas entrevistas de seleo e no trabalho. Vemos que o protagonista Hoffman selecionado para trabalhar na N.U.R.V. e chamado para conhecer as instalaes da organizao, assim como seu respectivo dono pessoalmente. Na empresa, o jovem mostra-se um tanto quanto inseguro quanto ao que realmente quer da vida (pessoal e profissional), pois, naquele momento, ainda encontravase bastante surpreso pelo que lhe havia acontecido. Winston, por sua vez, um gestor que tem alta assertividade quando realiza entrevistas e palestras para os funcionrios. Como j mencionamos, suas palavras so nicas, e nota-se a segurana ao transmitir aquilo que quer para o futuro de sua empresa. Vemos a sua assertividade chegar no mais alto nvel quando ele est sob a presso do Departamento de Justia Americano, pois mesmo diante de graves acusaes, o empresrio se mostra seguro no que diz e na misso de sua empresa, isto , alcanar a mxima eficincia e eficcia, proporcionando ao mundo projetos do mais alto nvel tecnolgico.

4.6. tica
A tica no mundo dos negcios tem sido um problema para as multinacionais do mundo globalizado, e alvo de vrios processos em relao ao consumidor, economia e responsabilidade do ambiente. Nesta aldeia global que nos encontramos, preciso respeitas as leis do pas, as leis e tratados globais, os valores e as crenas da sociedade na qual a empresa est inserida. Para Turban, Rainer e Potter (2007), a tica trata daquilo que certo e errado. Entretanto, nem tudo que antitico necessariamente ilegal. Para ajudar a fazer as empresas a seguirem determinados caminhos ticos, so criados os cdigos de tica8. Como foi possvel constatar no filme, a empresa N.U.R.V. violou as leis de livre concorrncia no mercado, utilizando meios de controle dos produtos e preos, realizando aquilo que chamamos de Truste. Segundo o autor, existem quatro aspectos que fazem parte do cdigo de tica da tecnologia da informao: a privacidade, a exatido, a propriedade e a acessibilidade e, como observamos no contexto apresentado no filme, todas elas foram violadas. Para o
Um cdigo de tica um conjunto de princpios destinados a guiar a tomada de decises pelos membros da organizao, (Turban, Rainer e Potter, 2007: 54).
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br
8

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL... 11

autor, a privacidade envolve perguntas como: que informaes sobre algum um individuo deve ser revelado a revelar a outras pessoas? A exatido se refere a quem atribuda a responsabilidade pela autenticidade e fidelidade das informaes coletadas. A propriedade estabelece a quem pertence tais informaes e a que custo pode ocorrer sua troca. E a acessibilidade se refere a quem tem permisso de acessar as informaes coletadas. Portanto, como mencionamos, a N.U.R.V. viola princpios da tecnologia da informao, pondo em risco toda a sociedade onde est inserida.

4.7. Responsabilidade social e corporativa


De acordo com o site do Instituto Ethos (2009):

Responsabilidade social empresarial a forma de gesto que se define pela relao tica e transparente da empresa com todos os pblicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatveis com o desenvolvimento sustentvel da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para geraes futuras, respeitando a diversidade e promovendo a reduo das desigualdades sociais.

Como analisamos no item anterior, os aspectos relacionados tica so violados completamente pela empresa N.U.R.V. Sendo assim, a mesma viola aspectos que tratam tambm da responsabilidade social corporativa, na medida em que prejudica a livre concorrncia do mercado, e transgride leis referentes tecnologia da informao. Apesar disso, a N.U.R.V. apresenta aspectos de preservao e investimento na rea recreativa, como o caso do parque e da creche que se encontra na empresa, construda para beneficiar as crianas (filhos de funcionrios).

4.8. Globalizao
A globalizao j algo inerente sociedade atual, visto que cada vez mais nos encontramos interdependentes. As empresas agora so globais, a comunicao encontra-se em todos os lugares e as pessoas podem circular livremente pelo mundo. Sendo assim, as organizaes precisam se adaptar a tais mudanas, a fim de conseguirem o desenvolvimento empresarial. Ameaa Virtual um filme que analisa a globalizao e suas conseqncias em todos os aspectos, pois encontramos vrias referencias aldeia global, assim como interdependncia das pessoas.

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL... 12

Quando se fala de tecnologia, computadores e comunicao, impossvel no se remeter aldeia global, pois foi devido evoluo dos computadores e das formas de comunicao que o mundo se tornou globalizado. O projeto Synapse um exemplo claro disso, pois se trata de uma idia para agregar todas as formas de comunicao utilizando os satlites. Logo, atravs do filme, vemos que a empresa de Winston est totalmente inserida no ambiente globalizado, e que, por sua vez, influencia o mesmo na medida em que cria novos programas e novas formas de comunicao para o mundo. A empresa ainda caminha de acordo com a evoluo mundial, fato essencial para uma multinacional se desenvolver, e sobreviver no mercado competitivo globalizado.

5. Concluso
Por fim, conclumos que a gesto da qualidade algo que se apresenta em todas as organizaes desenvolvidas da atualidade, principalmente em empresas de tecnologia como a N.U.R.V., analisada no filme Ameaa Virtual. Apesar de ser uma empresa fictcia, identificamos uma meno clara maior empresa de softwares do mundo, que tambm enfrentou processos na Justia dos EUA. A N.U.R.V. e o seu respectivo dono so exemplos de alto desenvolvimento no mundo tecnolgico, porm, como mostra o filme, foi abalada pelo modo como tratou a sociedade, violando direitos e leis.

Referncias Bibliogrficas

BRAVO, Ismael. Gesto de Qualidade em Tempos de Mudanas. 2 edio. Campinas, SP: Alnea, 2007. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas - O novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizaes. 9 tiragem. Rio de Janeiro: Campus, 1999. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio da lngua portuguesa. 3 edio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

LUNA, A.M.D., SOUZA, L.A.S. IMDB.

ANLISE DO FILME AMEAA VITUAL... 13

Citao de referncia e documentos eletrnicos.

Disponvel em:

http://www.imdb.com/title/tt0218817/. Arquivo capturado em 28 de junho de 2009. Instituto Ethos. Citao de referncia e documentos eletrnicos. Disponvel em

http://www.uniethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3992&Alias=Uniethos&Lang=pt -BR. Arquivo capturado em 28 de junho de 2009. Inteligncia em Telecomunicaes. Citao de referencia e documentos eletrnicos. Arquivo

Disponvel em: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialconverg/default.asp. capturado em 28 de junho de 2009.

JURAN, J.M.; GRYNA, Frank. Controle da Qualidade: Conceitos, Polticas e Filosofia da Qualidade. 4 edio. So Paulo: Makron McGraw-Hill, 1991. KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administrao de Marketing. 12 edio. So Paulo: Prentice Hall, 2006. ROBBINS, Stephen. Comportamento Organizacional. 11 edio. So Paulo: PrenticeHall, 2005. TURBAN, Efraim; RAINER, R. Kelly; POTTER, Richard E. Introduo a Sistemas de Informao: Uma abordagem Gerencial. 4 edio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Qualidade de vida no trabalho: Origem, evoluo a perspectivas [Artigo]. Caderno de Pesquisas em Administrao. So Paulo, v. 08, n 01, janeiro/maro 2001. Citao de referncia e documentos eletrnicos. Disponvel em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v08-1art03.pdf. Arquivo capturado em 28 de junho de 2009. Webcine. Citao de referncia e documentos eletrnicos. Disponvel em:

http://www.webcine.com.br/notaspro/npamevir.htm. Arquivo capturado em 31 de maio de 2009.

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 3 - Edio 2 Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

Vous aimerez peut-être aussi