Vous êtes sur la page 1sur 6

COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL P O L T I C A D E R E M U N E R A O

PCCS - Plano de Cargos, Carreiras e Salrios


PROFESSOR E TCNICO-ADMINISTRATIVO
A Administrao de Cargos, Carreiras e Salrios relevante, tanto para organizao quanto para seus colaboradores, pois, a principal das recompensas o salrio. Sendo este de grande complexidade na sua administrao. Para as organizaes, os salrios so, a um s tempo, um custo e um investimento, e no uma despesa como classificado popularmente, custo, porque os salrios se refletem no custo do produto ou do servio final. Investimento, porque representa a aplicao de dinheiro em um fator de produo (o trabalho) como uma tentativa de conseguir um retorno maior, para que isso acontea de forma positiva de total importncia utilizar um planejamento estratgico elaborao a fim de suprir as necessidades da organizao. Para os colaboradores, o salrio representa uma das mais complexas transaes dentro de uma organizao, pois quando uma pessoa aceita um cargo ele se compromete a um padro de atividade uma ampla faixa de relaes interpessoais em troca dos salrios, portanto o trabalho muitas vezes considerado um meio para atingir um objeto intermedirio (salrio). Com isso muitos objetivos finais podem ser alcanados pelo individuo e se tornar uma fonte de renda que define e padro de vida de cada pessoa em funo do seu poder aquisitivo. Um planejamento de cargos e salrios bem elaborado e conduzido trar benefcios para a organizao em termos de controle, definio e avaliao de seus respectivos cargos e salrios, tendo com isso a satisfao de seus colaboradores que tem a sua viso de futuro mediante a esses fatores.

NORMAS E PROCEDIMENTOS

I PCCS PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALRIOS PROFESSORES

O PCCS o instrumento de organizao e constituio do quadro de pessoal das Faculdades Integradas do Brasil, define, normatiza e disciplina a estrutura das carreiras do magistrio superior, quanto s condies para o acesso, contratao, regime de trabalho, remunerao e progresso do corpo docente da empresa; O corpo docente de magistrio superior constitudo pelos professores que exeram atividades inerentes ao Ensino de graduao, ps-graduao e pesquisa. O corpo docente formado pelas seguintes carreiras: IIIIIIProfessores fundadores atuando em qualquer regime de trabalho; Professores colaboradores atuando em qualquer regime de trabalho; Professores pesquisadores em regime de tempo integral.

TCNICO-ADMINISTRATIVO O nmero de vagas nas classes e nveis ser determinado pela entidade mantenedora; qualquer movimentao dever ter vaga em aberto. A remunerao do corpo tcnico-administrativo ter como referncia o PCCS; Os valores constantes na tabela salarial sero objeto de correo conforme a poltica salarial oficial ou, se for o caso, liberao da entidade mantenedora; Caber a entidade mantenedora resolver os casos no previstos nesta resoluo.

O corpo tcnico administrativo formado pelas seguintes carreiras:


I. II. III. Auxiliar de Assistncia a Educao Tcnico de Assistncia Educao Analista de Assistncia Educao

As carreiras do corpo docente so divididas em classes, que por sua vez so divididas em nveis. A relatividade interna: cada cargo ter sua remunerao estabelecida conforme as responsabilidades e qualificaes necessrias para o desempenho da funo, conforme requisitos definidos para cada cargo. A situao de mercado: os salrios sero estabelecidos conforme os padres de mercado para cargos com responsabilidades semelhantes. O equilbrio oramentrio da empresa: a poltica salarial levar em conta o desempenho da empresa e seus resultados.

A Poltica de Administrao do PCCS tem por objetivo reconhecer a capacitao profissional e o desempenho dos seus funcionrios, fazendo a gesto com base no plano homologado pela DRT. O desenvolvimento tcnico-profissional do funcionrio e sua

contribuio efetiva para o resultado da empresa sero os indicadores utilizados para esse reconhecimento. II - Normas e Procedimentos de funcionamento do PCCS - Plano de Cargos, Carreiras e Salrios do pessoal docente. A administrao de cargos, carreiras e salrios da instituio, ser desenvolvida, rigorosamente, com base no PCCS devidamente homologado pelo DRT em 14/08/2009. 1 - CONTRATAO As admisses devero ocorrer preferencialmente com salrio no incio da faixa salarial estabelecida para o seu cargo, com base nn guide line do PCCS homologado pela DRT. Excepcionalmente, o salrio de admisso pode ser estabelecido acima desse limite, em funo do grau de qualificao e experincia exigida do candidato ou por contingncia de mercado, porm devidamente aprovado pela Direo Geral. 2. CARGOS NOVOS Para se definir a faixa salarial de um novo cargo, dever ocorrer um processo de Avaliao e Classificao, conduzido pela rea de Recursos Humanos, e devidamente aprovado pela Mantenedora e posteriormente atualizado no PCCS. 3. ALTERAES SALARIAIS O Sistema de Administrao de Cargos, Carreiras e Salrios prev alteraes salariais, nas seguintes circunstancias:

Fim do perodo de experincia; Promoo Vertical alterao de nvel; Promoo Horizontal mrito; Transferncia para outro cargo mediante vaga em aberto; Reclassificao do cargo; Alterao de carga horria; Periodicidade; Antiguidade.

3.1. Salrio aps o perodo de experincia Em casos especficos, em que o funcionrio tenha sido contratado com a condio de ter um reajuste aps o perodo de experincia, o salrio do funcionrio ser reajustado para o nvel previamente acertado na contratao e de acordo com as faixas salariais constantes no PCCS. Periodicidade: 90dias

3.2. Promoo vertical

A promoo somente ser permitida caso haja vaga em aberto no Quadro de Vagas aprovado pela Mantenedora, e que o funcionrio envolvido seja aprovado nas condies estabelecidas no PCCS.

Aprovado pela Direo Geral, o salrio alterado para se enquadrar na Classe e Nvel propostos. Os aumentos decorrentes da promoo podem ser concedidos, respeitandose as regras do PCCS, em qualquer ms do ano. Periodicidade: 06 meses 3.3. Promoo Horizontal - aumento por mrito O aumento por promoo horizontal pode ser concedido ao funcionrio que apresentar desempenho positivo, e que se destaque, significativamente, dos demais ocupantes do mesmo cargo ou dentro de uma equipe de trabalho, observando-se oramento e as regras do PCCS, assim como a aprovao do Diretor Geral. uma alterao do salrio do funcionrio dentro da Faixa Salarial da Classe e do respectivo nvel da tabela salarial correspondente ao cargo em questo. Os aumentos decorrentes da promoo horizontal podem ser concedidos em qualquer ms do ano e devem se ajustar ao oramento definido para essa finalidade. Periodicidade: 12 meses. O percentual recomendado para os casos de promoo horizontal deve ser de acordo com a Faixa da Tabela Salarial do Anexo I.

3.4. Transferncia de cargo Transferncia, geralmente, no significa que o funcionrio receber um aumento de salrio, caso a transferncia seja para um cargo de uma classe superior classe do cargo atual, sero aplicadas as mesmas regras definidas para os casos de promoo vertical. Se a transferncia for para um cargo da mesma classe, e for necessrio um aumento de salrio para um melhor posicionamento do salrio do funcionrio na faixa salarial, sero aplicadas as mesmas regras definidas paras os casos de promoo horizontal. 3.5. Reclassificao do cargo Ocorre um reajuste salarial por reclassificao quando um cargo recebe atribuies adicionais, de maior complexidade e responsabilidade e que exijam maior conhecimento do que as atribuies atuais, justificando uma reclassificao do cargo para uma classe mais alta na estrutura de cargos, sempre observando as regras do PCCS. 3.6. Ajustes de mercado

So alteraes salariais com o objetivo de alinhar o salrio do cargo com os padres de mercado, constatados por meio de pesquisa de remunerao.O ajuste de mercado pode ocorrer como conseqncia de um reajuste nas tabelas salariais para alinhamento com o mercado ou apenas para alinhar os salrios de determinados cargos, sendo necessrio atualizar o PCCS homologado pela DRT;

3.7. Alterao de carga horria A alterao de carga horria somente poder ocorrer com a avaliao da DIRAC, se estiver dentro dos limites estabelecidos pelo Quadro aprovado pela Mantenedora, de acordo com as regras do PCCS e mediante aprovao da Diretoria Geral. 3.8. Periodicidade Trata-se do intervalo que dever ser observado para liberao de aumentos salariais, casos excepcionais devero ser tratados individualmente e aprovados pela Diretoria Geral. 3.9. Antiguidade Tempo de empresa de forma ininterrupta condicionado, avaliao de desempenho positiva dado gestor. 4. Avaliao para promoo

Disciplina Assiduidade Pontualidade Trabalho em equipe Disponibilidade Qualidade do trabalho realizado Responsabilidade Apresentao pessoal Conhecimento da Funo Desenvolvimento Tcnico-Profissional Entendimento e aceitao de mudanas Comunicao Organizao Liderana (para encarregados e acima) Resoluo de conflitos (para encarregados e acima)

Vous aimerez peut-être aussi