Vous êtes sur la page 1sur 3

RECICLAGEM E COLETA SELETIVA DO LIXO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Um dos grandes desafios para aqueles que vivem em cidades, sejam elas grandes centros urbanos ou cidades de menor porte, saber como garantir a qualidade de vida de seus moradores. O gerenciamento integrado do lixo dever do Estado e direito do cidado, que deve participar desse processo ativamente, modificando inclusive seus hbitos com relao produo e ao destino dado ao lixo em sua casa, escola, locais de trabalho e lazer. A reciclagem trata o lixo como matria-prima a ser reaproveitada para fazer novos produtos. Para que isso ocorra necessria a Coleta Seletiva dos materiais que so identificados, separados e limpos. A reciclagem de materiais por meio da Coleta Seletiva contribui para aumentar a vida til dos aterros sanitrios alm de estimular o envolvimento da populao na resoluo do problema do lixo.

PROJETO: A SOBREVIVNCIA DO SER HUMANO NO PLANETA DEPENDE TAMBM DE


1 - CARACTERIZAO:
Objetivos

visualizar o lixo produzido na escola pelos prprios alunos; criar condies para que o aluno reflita sobre a sua condio de interferir nos encaminhamentos dados produo e destinao do lixo produzido por ele no espao escolar; identificar a coleta de lixo como parte do processo de gerenciamento integrado do lixo; valorizar as aes coletivas que repercutam na melhoria da condies de vida na escola e em sua localidade (segundo a orientao do Parmetros Curriculares Nacionais do MEC). reas Envolvidas: Histria e Cincias. Estratgia de Trabalho: o professor deve ser o orientador de todas as etapas do trabalho sempre permitindo que os grupos tenham autonomia de deciso. No devem ser deixados de lado, entretanto, os momentos nos quais sero necessrias snteses e uma maior coeso da classe em torno do tema proposto. para essa atividade importante que o professor faa uma leitura do texto sobre imagens, fotos e criao de legandas antes de iniciar o trabalho com os alunos (textos disponveis na 2 parte do Caderno do Professor). Papel dos Alunos: sugere-se que esse trabalho comece com a escolha de alguns alunos que faro as fotos. Em seguida, a sala pode ser dividida em grupos de 5 ou 4 alunos para a realizao das outras etapas. Materiais Necessrios: mquina fotogrfica ou papel para desenhar, algumas cartolinas para a montagem dos painis e papel sulfite para as legendas. Durao Mnima: 6 aulas

2 - ORGANIZAO:
Trata-se de um projeto que possibilitar a visualizao do lixo produzido na escola e as possveis alternativas para a sua destinao ou reciclagem. Ao longo do processo de desenvolvimento do projeto, os alunos devem perceber que so agentes da produo de lixo e que devem se responsabilizar pelo seu destino. 1) A atividade deve ser desencadeada por um conjunto de fotos (desenhos ou filmagem), tiradas aps a o final de um intervalo na escola ou da sala de aula em final de perodo. Depois das fotos prontas e de terem sido examinadas cuidadosamente pelos alunos, iniciar uma discusso sobre o lixo produzido na escola. 2) Em seguida, com o auxlio dos professores de Cincias e Matemtica, identificar e classificar o lixo encontrado e separ-los em materiais reciclveis ou no. 3) Fazer um levantamento para saber como o tratamento dado pelo lixo em sua escola. Algumas sugestes para esse levantamento:

RECICLAGEM E COLETA SELETIVA DO LIXO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL


PROJETO: A SOBREVIVNCIA DO SER HUMANO NO PLANETA DEPENDE TAMBM DE
2 - ORGANIZAO:

qual o destino do lixo produzido em minha escola? quem cuida da coleta desse lixo? h algum processo de separao do lixo j na escola? Se h, quem faz essa coleta e para onde o lixo separado encaminhado? 4) Tendo como referncia as informaes j coletadas, os alunos podem se reunir em grupos de 4 ou 5 alunos e discutir as seguintes questes: De que forma eu posso contribuir para a diminuio da quantidade de lixo produzido em minha escola? Quais as formas de contribuir para um gerenciamento integrado do lixo e o papel da reciclagem nesse processo? Para a discusso dos grupos, importante que os alunos retomem o Caderno do Aluno e leiam os itens sobre Meio Ambiente e Tratamento do Lixo/Gerenciamento Integrado do Lixo. 5) Concluda essa discusso, constituir uma plenria com toda a classe e organizar as possveis dvidas e concluses dos grupos. Sugestes para a organizao das informaes:

escolher alguns alunos que iro separando as "falas" dos grupos entre pontos de consenso, pontos polmicos, aes propostas e identificar as dificuldades dos grupos sobre o tema; retomar com toda a classe os pontos polmicos e de dvidas. 6) Os grupos devem voltar a se reunir para incorporar as discusses que foram feitas coletivamente e preparar a prxima etapa do trabalho, que confeco do painel. 7) Para a confeco do painel, os grupos devem selecionar as imagens (fotos que foram tiradas) e as informaes e reflexes que consideram mais significativas para serem expostas para toda a escola. 8) Depois de pronto o painel, os alunos devem escolher um local para que ele fique exposto e fazer uma caixinha de sugestes para que outros alunos possam manifestar-se sobre o mesmo tema.

3 - CULMINNCIA:
Deixar que o painel fique exposto por certo tempo, recolher as sugestes colhidas, encaminhar para a direo da escola e propor o Dia da Reciclagem do Lixo. Os alunos poderiam criar um slogan para esse dia que tenha como referncia a seguinte reflexo: " Reciclagem: uma atitude que comea com o cidado e envolve os poderes pblicos no processo de gerenciamento integrado do lixo!"

RECICLAGEM E COLETA SELETIVA DO LIXO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL


PROJETO: A SOBREVIVNCIA DO SER HUMANO NO PLANETA DEPENDE TAMBM DE
4 - AVALIAO:
Os critrios de avaliao devem ser previamente combinados com a classe. A sugesto que cada uma das etapas de trabalho tenham algum momento de avaliao e que no sejam esquecidas questes como: organizao dos grupos para o trabalho, pontualidade em cada uma das etapas, solidariedade nos trabalhos dos grupos, respeito pelas falas dos outros grupos, adequao das informaes coletadas e discusses dos grupos com a montagem dos painis.

5 - REGISTRO DO TRABALHO PEDAGGICO:


O registro, que envolve tanto o trabalho do professor quanto o do aluno, poder ser realizado durante cada etapa do desenvolvimento do projeto. Junto com esses registros, documentar com o material produzido pela classe.

6 - INTEGRAO DO CONHECIMENTO:
Cincias: Classificao dos materiais reciclveis ou no.

Vous aimerez peut-être aussi