Vous êtes sur la page 1sur 3

Osteologia

O osso constitudo por clcio, sais, vasos sangneos e componentes celulares ostecitos (clulas sseas) e matriz extracelular (orgnica e inorgnica).

Aspecto macroscpico do osso: Constitudo de medula ssea (vermelha e amarela) e peristeo (ricamente vascularizado).

Classificao (tipos) dos ossos: - osso esponjoso (com medula ssea, que produz elementos do sangue); - osso compacto. Os tipos de ossos se diferenciam pela quantidade relativa de material slido e pelo nmero e tamanho de poros contidos em si. Todos os ossos possuem uma camada superficial de osso compacto ao redor de uma massa central de osso medular esponjoso; exceto quando este ltimo substitudo por uma cavidade medular. nas cavidades medulares e nas trabculas dos ossos esponjosos onde so formadas as clulas sangneas.

Tipos de crescimento sseo: intramembranoso e endocondral.

Diviso do esqueleto: axial e apendicular. Esqueleto axial: crnio, vrtebras cervicais e osso hiide. Esqueleto apendicular: cngulo superior (escpula e clavcula), MMSS, cngulo inferior (quadril e sacro) e MMII.

Funes do esqueleto: - proteo para estruturas vitais; - sustentao para o corpo e suas cavidades vitais; - base mecnica para o movimento; - armazenamento de sais; - produo de clulas sangneas.

Classificao dos ossos: - ossos longos (so ossos tubulares exemplo: fmur, mero); - ossos curtos (so ossos cubides carpos e tarsos);

- ossos planos (so ossos com funo protetora crnio: frontal, parietal); - ossos irregulares (so aqueles que possuem vrias formas diferentes naso, vrtebras, escpula); - ossos sesamides (desenvolvem-se entremeados com tendes, e so encontrados onde os tendes cruzam as extremidades de ossos longos nos membros; mudando o ngulo dos tendes e protegendo-os de desgaste excessivo exemplo: patela). - ossos heterotpicos (se formam nos tecidos moles onde no esto normalmente presentes).

Ossificao: O crescimento sseo tem origem embrionria (mesnquima). - Ossificao intramembranosa: ocorre diretamente do mesnquima. - Ossificao endocondral: formado um modelo cartilaginoso a partir do mesnquima, e a posterior ossificao deste modelo.

O crescimento sseo se d a partir das epfises e difises dos ossos, que se calcificam na idade adulta, formando a sinostose ou linha epifisal (linha de juno formada durante o processo de fuso).

O tecido conjuntivo reveste o osso, formando o peristeo; e reveste a cartilagem, formando o pericndrio. O peristeo e o pericndrio nutrem a face externa do tecido esqueltico e so capazes de depositar cartilagem e osso, consolidando as estruturas no caso de fraturas.

Entre as costelas, existem 7 verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes.

Termos utilizados em acidentes sseos: Captulo: cabea articular pequena e redonda. Cndilo: rea articular arredondada, que geralmente ocorre em pares. Crista: crista do osso. Epicndilo: eminncia superior a um cndilo. Fvea: rea plana e lisa, geralmente coberta por cartilagem, onde um osso articula-se com outro osso. Forame: passagem atravs de um osso. Fossa: rea oca ou deprimida. Sulco: depresso ou escavao alongada. Cabea: extremidade articular grande e redonda.

Linha: elevao linear. Malolo:processo arredondado. Incisura: entalhe na borda de um osso. Protuberncia: projeo de osso. Espinha: processo semelhante a um espinho. Processo Espinhoso: parte que se projeta semelhante a um espinho. Trocanter: elevao arredondada grande. Trclea: processo articular semelhante a uma roda, ou processo que atua como roldana. Tubrculo: eminncia pequena e elevada. Tuberosidade ou Tber: grande elevao arredondada.

Vascularizao e inervao ssea: As artrias entram nos ossos a partir do peristeo, uma camada de tecido conjuntivo que reveste o osso. As artrias periostais penetram por inmeros pontos para nutrir o osso compacto. Por tanto, o osso cujo peristeo for removido, morre. Prximo ao centro do corpo de um osso, uma artria nutrcia passa obliquamente atravs do osso compacto e supre o osso esponjoso e a medula ssea. Artrias metafisrias e epifisrias suprem as extremidades dos ossos.

Vous aimerez peut-être aussi