Vous êtes sur la page 1sur 18

GEOMORFOLOGIA DE REAS SEMI-RIDAS: UMA CONTRIBUIO AO ESTUDO DOS SERTES NORDESTINOS Simone Cardoso Ribeiro1 Mnica dos Santos

Maral2 Antonio Carlos de Barros Correa3

RESUMO O presente artigo faz uma reviso do conhecimento produzido sobre as formas de relevo das regies semi-ridas e seus processos correlatos (formadores e mantenedores da esculturao mrfica), traando uma evoluo histrica da cincia geomorfolgica, atravs de suas origens e linhas epistemolgicas. So enfatizados os processos exgenos na elaborao das superfcies geomrficas, dando especial ateno queles que produziram os relevos dos sertes nordestinos do Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Geomorfologia; Semi-rido; Nordeste brasileiro

ABSTRACT This article reviews the knowledge produced on the relief forms of semi-arid regions and its related processes (formers and maintainers of sculpturing morphic), marking a historical evolution of geomorphological science, through its origins and epistemological view. Lay emphasis on the exogenous processes in the development of geomorphic surfaces, with special attention to those that produced the reliefs of the hinterlands of northeastern Brazil. KEY-WORDS: Geomorphology; semi-arid; Northeast Brazil

1. INTRODUO

Na geomorfologia das regies semi-ridas, a influncia climtica primordial, uma vez que os processos esculturadores que produzem as feies distintivas destas reas esto direta e indiretamente relacionados ao seu dficit hdrico. Tanto intemperismo como processos erosivos so condicionados pela umidade e pela cobertura vegetal (esta dependente tambm da umidade).

Doutoranda em Geografia PPGG/UFRJ; Bolsista de doutoramento UFRJ/CNPq; Docente do Departamento de Geocincias - Universidade Regional do Cariri URCA. Crato (CE), Brasil. E-mail: simonecribeiro@oi.com.br 2 Docente do Depto. Geografia e do Programa de Ps Graduao em Geografia/UFRJ, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. E-mail: monicamarcal@gmail.com (orientadora) 3 Docente do Depto de Cincias Geogrficas e do Programa de Ps Graduao em Geografia/UFPE, Recife (PE), Brasil. Email: debiase2001@terra.com.br (co-orientador)

Revista de Geografia. Recife: UFPE DCG/NAPA, v. 27, n. 1, jan/mar. 2010 120

121 Desta forma, para compreendermos a geomorfologia do semi-rido, necessrio se faz uma compreenso bsica prvia desta linha de pensamento da geomorfologia, a qual evoluiu de uma das linhagens epistemolgicas desta cincia, a escola alem, mas que na atualidade faz parte de praticamente todos os trabalhos geomorfolgicos modernos, uma vez que no se entende mais a evoluo do relevo como algo distanciado do complexo integrado da natureza.

2. A CINCIA GEOMORFOLGICA

A Geomorfologia etimologicamente compreendida como o estudo da Terra, onde geo significa terra, morphos se aproxima da idia de forma e logos, estudo. Contudo, esta uma cincia geolgico-geogrfica que tem como preocupao central estudar o relevo terrestre, sua estrutura, origem, histria do seu desenvolvimento e dinmica atual, alm de tentar compreend-lo em diferentes escalas temporais e espaciais, a fim de melhor orientar o uso do solo pelas sociedades, uma vez que a superfcie do relevo se comporta como o locus onde a populao se fixa e desenvolve suas atividades. A Geomorfologia nasce como cincia a partir dos estudos geolgicos da crosta terrestre em meados do sculo XIII com tendncia naturalista, voltados aos interesses do sistema de produo e com base no princpio do utilitarismo. Hart (1986) ressalta que a origem da Geomorfologia obscura, e que na era prdavisiana no havia uma cincia chamada Geomorfologia, mas sim o desenvolvimento de idias na Geologia e nas Cincias Naturais que podem ser reconhecidas como pensamentos geomorfolgicos iniciais. No final do sculo XIX, baseado nos estudos de Gilbert (1877) e Powell (1875), Willian Morris Davis (1899) d incio a uma sistematizao da cincia geomorfolgica, fundamentada no conceito de ciclo (Ciclo Geogrfico) e no evolucionismo, com grande influncia do darwinismo (TINKLER, 1985;CASSETI, 2001; FLORENZANO, 2008). Tendo como principais tericos Ferdinand von Richthofen (1883) e Albrecht Penck (1894), outra linha de pensamento geomorfolgico porm, defendia uma concepo integrada dos elementos que compem a superfcie terrestre, se contrapondo s idias davisianas, excessivamente impregnadas de finalismo (CASSETI, 2001). Vemos assim, que a evoluo do pensamento geomorfolgico no se origina de uma nica base conceitual, mas de pelo menos dois sistemas de pensamento divergentes em suas idias basilares.

121

122 Tm-se, segundo Abreu (2003), duas linhagens epistemolgicas, que o autor prefere chamar de filognese de propostas conceituais, ou de linhas mestras de evoluo do conhecimento geomorfolgico: uma de razes norte-americanas (mas que incorpora a maior parte da produo em lngua inglesa e francesa at a II Guerra Mundial) e pode ser identificada como escola anglo-americana, e outra de razes germnicas (incorporando tambm parte da produo em russo e polons), identificada como escola alem.

Escola anglo-americana A linhagem epistemolgica anglo-americana fundamenta-se praticamente, at a Segunda Guerra mundial, nos paradigmas propostos por Davis (em 1899) e centrado na idia de ciclicidade do relevo para ele o relevo definido em funo da trilogia estrutura geolgica, processos atuantes e tempo. De acordo com a teoria do Ciclo Geogrfico, no incio do ciclo h um rpido soerguimento das superfcies aplainadas provocado pelas foras internas, elevando-as significativamente em relao ao nvel do mar. Este desnivelamento provocaria aumento dos processos erosivos pelas guas correntes, dissecando e rebaixando o relevo at formar uma nova superfcie aplainada (peneplano). A partir da um novo ciclo teria incio com um novo soerguimento, e novamente ocorreriam as fases de juventude, maturidade e senilidade (DAVIS, 1991). Porm, apesar de Gilbert em 1877 j apresentar uma perspectiva climtica para a compreenso dos processos morfoesculturadores, a geomorfologia davisiana praticamente no se articulava com outros elementos da natureza, como a climatologia e a biogeografia, o que, junto com a estabilidade tectnica durante os estgios de evoluo descritos neste modelo, gerou inmeras crticas a esta teoria, em especial de autores ligados a linha epistemolgica alem, com viso integradora. Durante a Segunda Guerra Mundial a influncia do pensamento cientfico alemo se amplia nos Estados Unidos, e Lester King (1955) e Pugh (1955) utilizam livremente os princpios adotados por W. Penck em seus trabalhos sobre aplainamento e recuo paralelo das vertentes em ambiente semi-rido. Em seus trabalhos, os referidos autores admitem perodos rpidos e intermitentes de soerguimento crustal, separados por longos perodos de estabilidade tectnica; predomnio da denudao, concomitante com o soerguimento, e empregando o conceito de recuo das vertentes (proposto por Penck), desenvolveram a teoria da pediplanao, processo originrio de superfcies aplainadas esculpidas em ambientes semi-

122

123 ridos, os pediplanos, cujas formas residuais so denominadas inselbergs (TINKLER, 1985; CASSETI, 2001; FLORENZANO, 2008). Tambm na Frana, Cholley (em 1950), partindo de anlise cronolgica, distancia-se do procedimento positivista davisiano, inclusive introduzindo conceitos como dialtica das foras em sistema aberto. Desta forma, aos poucos, os autores da linhagem norte-americana assumem uma atitude mais crtica, contribuindo para a elaborao de outros paradigmas, propondo fatos objetivos (em oposio ao posicionamento subjetivo de Davis) estudados sob a tica da quantificao, valorizando as relaes processuais que aquele havia desconsiderado (CASSETI, 2001). A partir da dcada de 1940 at a de 1960, a Geomorfologia ganha uma postura teortica, utilizando cada vez mais a quantificao, a teoria dos sistemas e fluxos e o uso da ciberntica. Nesta poca, a anlise espacial e o estudo das bacias de drenagem so valorizados, principalmente nos trabalhos de Strahler (1954); Horton (1933 in THORNES, 1984) estabelece as leis bsicas no estudo de bacias de drenagem, baseadas em propriedades matemticas e emerge, ainda, a teoria do equilbrio dinmico de Hack (1960), de enfoque acclico, considerando o relevo como um sistema aberto, com constante troca de energia e matria com os demais sistemas terrestres. Para Hack (1960, in FLORENZANO, 2008, p. 26), o relevo produto da resistncia litolgica (e estrutura geolgica) e do potencial das foras de denudao, admitindo as oscilaes climticas.

Escola alem Em oposio s idias de Davis, a moderna geomorfologia centro-europia de expresso alem tem como referencial inicial Ferdinand von Richthofen (1883) que mantm a pretenso humboldtiana de globalidade (harmonia natural), e que teve como predecessores autores naturalistas, optando por uma perspectiva emprico-naturalista. A linhagem epistemolgica alem defende a concepo integrada dos elementos que compem a superfcie terrestre, valoriza o estudo dos processos, desenvolvendo o conceito de depsitos correlativos e apresenta proposies que valorizam o clima como um elemento responsvel por uma morfognese diferencial em funo do balano das foras em ao (PENCK, 1972, edio em lngua inglesa do original alemo de 1924). Direciona seus trabalhos mais para a observao dos fenmenos e a articulao com a Petrografia, Qumica do solo, Hidrologia, Climatologia e Biogeografia e utiliza a cartografia como instrumento para as pesquisas.

123

124 Esta linhagem de pensamento teve em Albrech Penck (em 1894) e Walther Penck (em 1924), autores fundamentais em sua consolidao e encaminhamento evolutivo. Albrech Penck, apesar de compartilhar de algumas noes bsicas da teoria davisiana, como a do aplainamento, deu nfase herana naturalista de Humboldt, valorizando a observao e anlise dos fenmenos, e sistematizando teorias e formas de relevo a partir de um tratamento gentico das formas. Destaque tambm na escola alem cabe aos trabalhos de Sigfried Passarge (1913) que props novos conceitos, como fisiologia da paisagem, baseado na idia de organismo, e de Carl Troll (1932), com sua geoecologia, ambos introduzindo as idias ecolgicas nos trabalhos geogrficos. Desta viso integradora dos fenmenos evoluram as propostas conceituais voltadas para os estudos da paisagem j trabalhada por Passarge, como a ordenao ambiental do territrio, em grande parte apoiada na teoria sistmica de Bertalanffy. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os estudos geomorfolgicos da escola alem foram beneficiados com o apoio que os regimes socialistas deram pesquisa, principalmente o mapeamento geomorfolgico e das paisagens, com a utilizao das fotografias areas, ganhando papel cada vez mais importante no planejamento regional. Como salienta Abreu (2003), este novo carter dos estudos geomorfolgicos acaba refletindo na prpria classificao formal da disciplina que se torna nitidamente mais geogrfica e voltada para a sociedade como um todo, superando as artificiais dicotomias ainda bastante arraigadas na linhagem conceitual de lngua inglesa (Abreu, 2003, p. 60). Cabe destacar ainda, a escola francesa de geomorfologia, que gerou trabalhos de grande influncia na Geografia e na Geomorfologia brasileiras. At a Segunda Guerra Mundial, esteve bastante conectada com a escola anglo-americana, mas ganhou autonomia e se influenciou com as idias integrativas da escola alem. Teve como expoentes Emmanuel de Martonne e Jean Tricart, voltados sobremaneira para o aspecto climtico da geomorfologia. Da escola francesa surgiram trabalhos que at hoje servem de base metodolgica aos estudos da geomorfologia aplicada. Estes estudos identificam o solo como fator intrnseco da morfodinmica, a partir da relao pedognese/morfognese. O principal cone desta teoria foi Jean Tricart (1977), que introduziu o conceito de ecodinmica. Segundo o autor, a unidade ecodinmica se caracteriza por uma dinmica especfica do ambiente e tem repercusses imperativas sobre as biocenoses. As idias mais importantes desta escola e seus autores esto focalizados no tpico sobre Geomorfologia climtica, a seguir.

124

125 3. A GEOMORFOLOGIA CLIMTICA

Durante toda sua evoluo, a Geomorfologia apresentou pesquisadores que reconheciam a influncia climtica nos processos modeladores do relevo at o prprio Davis, em menor escala, com suas idias sobre os ciclos normal (temperado), rido (1905) e glacial (1906). Segundo Christofoletti (1980) o termo geomorfologia climtica foi empregado pela primeira vez, provavelmente por Emanuel de Martonne em 1913. Esta vertente do pensamento geomorfolgico se coaduna especialmente com a linhagem epistemolgica alem, voltada para uma viso mais integrada dos elementos da natureza como agentes morfognicos. De Martonne, influenciado pelas idias davisianas, mas adicionando forte componente climtico compreenso da evoluo do relevo, ofereceu uma viso abertamente morfolgica, e como exemplo das diversidades morfolgicas decorrentes da influncia climtica, utiliza as formas de eroso fluvial em diferentes fcies topogrficos, sendo estes os precursores das zonas morfoclimticas propostas anos mais tarde por diversos autores (DE MARTONNE, 1991) A partir do Dsseldorf Naturforschrtag, realizado em 1926, ganham fora os estudos de geomorfologia climtica, principalmente devido ao esforo de Passarge em incorporar as condicionantes climticas no estudo das formas de relevo. Passarge (1931) fez uma explanao geral sobre a morfognese terrestre, baseado em idias de continuidade de processos eroso, deposio, orognese. O autor trata das aes endgenas que criam relevo e das foras exgenas, que destroem o relevo criado, mostrando a viso integrativa que iria subsidiar toda a escola alem e influenciar de forma decisiva os estudos de geomorfologia climtica. Na obra Geomorfologa, com edio em espanhol de 1931, o autor descreve as grandes zonas de paisagem a partir das foras externas atuantes climatolgicas reunindo caractersticas semelhantes em grupos geogrfico-morfolgicos, onde a gnese das formas de relevo depende de determinadas foras climticas destruidoras e de outra vegetais, protetoras. A primeira tentativa de sistematizao destes trabalhos de geomorfologia climtica, assim como estruturao e conceituao desta perspectiva, coube a Jules Bdel em 1948, Andr Cholley em 1950 e L.C. Peltier em 1950. Pierre Birot tambm contribuiu significativamente, em especial com a obra L cycle d`rosion sous ls differents climats (1968).

125

126 Porm, a maior contribuio para a sistematizao da geomorfologia climtica veio de Jean Tricart e Andr Cailleux. Na dcada de 1950, estes autores publicam Trait de Geomorphologie, onde reconhecem a existncia de vrios sistemas morfoclimticos, os quais sofriam oscilaes no decorrer do tempo geolgico, podendo uma mesma rea sofrer influncias de vrios deles. Na Introduction to climatic geomorphology (1972, do original francs de 1965), Tricart e Cailleux afirmam que a influncia do clima no relevo fundamental e manifestada nas mais diversas e interrelacionadas formas. Segundo eles, o clima determina de forma direta a distribuio de certos processos como o intemperismo e a intensidade dos agentes geomrficos (vento, eroso por salpicamento, fluxo dos cursos dgua, dentre outros). Mas sua ao principalmente indireta, atravs de sua influncia na vegetao e na atividade dos animais e micro-organismos. As aes dos organismos so todas importantes na esculturao da superfcie da Terra, pois eles desintegram rochas, ajudam na pedognese, adicionam matria orgnica no solo e liberam dixido de carbono e cidos que reagem com o material mineral.

Conforme salientam os autores (1972, p.117), a viso de mundo de Davis no era de um naturalista: ele excluiu um fator essencial a vida. A vegetao e o desenvolvimento dos solos no tem lugar na eroso normal como ele a concebeu, e a nica anomalia que ele admitiu foi aquela de regies desoladas do mundo: as glaciais e os desertos de areia. Ele falhou em ver a caracterstica essencial de nossa Terra: a avassaladora fora dos organismos em plena expanso desde o mais remoto passado geolgico conhecido.

Assim, segundo os autores, importante abandonar o conceito excessivamente terico e anti-natural da eroso normal, devendo ser substituda por dois princpios bsicos: 1 os processos de formao do relevo, que reflete a interao de foras que na evoluo geolgica operam na superfcie da Terra, so dependentes das foras tectnicas, climticas e do desenvolvimento dos organismos. 2 a cobertura vegetal desempenha um papel geomrfico fundamental porque determina a modificao superficial da litosfera pelos processos de formao do solo (pedognese). Atravs destes processos a cobertura vegetal influencia o intemperismo 126

127 qumico. Inversamente, a proteo vegetal, junto com os solos, oposta ao desenvolvimento da eroso mecnica. Assim, o trabalho de Tricart e Cailleux supracitado traz idias fundamentais da moderna geomorfologia. De acordo com eles, todas as formas elementares do relevo resultam do antagonismo ou do equilbrio entre o desgaste das rochas por um processo particular e a resistncia da rocha a este processo. Na maioria dos casos a rocha fragmentada ao mesmo tempo em que decomposta pela combinao dos agentes fsicos, qumicos e biolgicos, e o sedimento migra pela ao de vrios processos, como dissoluo, solifluxo, escoamento superficial (runoff) ou rastejamento (creep). O referente papel desses processos no varia apenas de acordo com o clima ou com a litologia, mas tambm pela combinao dos dois. Como afirma AbSaber (1969a, p.4), (...) custou muito para se compreender que as bases rochosas da paisagem respondem apenas por uma certa ossatura topogrfica, e que na realidade so os processos morfoclimticos sucessivos que realmente modelam e criam feies prprias do relevo. Tricart (1977), dando continuidade aos estudos geomorfolgicos de viso integradora, preconiza uma anlise morfodinmica baseada no estudo do sistema morfogentico que, segundo ele, funo das condies climticas; no estudo dos processos atuais, caracterizando os tipos, a densidade e a distribuio; nas influncias antrpicas e os graus de degradao decorrentes. Segundo essa metodologia, o solo aparece como referencial para a caracterizao temporal das condies de estabilidade, o que demonstra que a morfognese freqentemente se exerce atravs do solo e no diretamente sobre a rocha. E na estabilidade deste solo, papel primordial tem a cobertura vegetal. Estes aspectos tericos so de importncia impar na compreenso da dinmica e evoluo do relevo das regies semi-ridas, uma vez que estas reas no contam com espessos capeamentos de solo nem de vegetao.

4. EVOLUO DO RELEVO EM CLIMA SEMI-RIDO TEORIAS, PROCESSOS E FORMAS

Por definio, em um clima seco a evapotranspirao potencial do solo e da vegetao excede a precipitao mdia anual. Estes climas abrangem vrios graus de intensidade desde o sub-mido, semi-rido e rido ou desrtico. O semi-rido caracteriza-se por apresentar totais

127

128 pluviomtricos que no ultrapassam a isoieta 800mm (NIMER, 1989) e pela existncia de longos e persistentes perodos de estiagem, ainda de difcil previsibilidade absoluta. Apesar de bem menos focalizadas que as reas temperadas midas, as regies semiridas tem tido importantes pesquisas desenvolvidas e sua morfognese foi teorizada por diferentes autores, de escolas dspares, em tempos diferentes, mas todos contriburam com idias para se chegar ao que hoje se compreende por pediplanao, seu processo especfico de evoluo morfolgica. Como um conceito em Geomorfologia, o ciclo revelou-se popular mais ou menos imediatamente. Durante os 50 anos seguintes a sua apresentao, o conceito foi aplicado em vrios campos da Geomorfologia no apenas no ciclo de eroso de Davis. Lester King, em trabalhos na frica na dcada de 1950, formulou um ciclo inteiramente novo para paisagens ridas, semi-ridas e de savana. Enquanto Davis afirmava que o relevo evolua de cima para baixo (down-wearing), Penck acreditava no recuo paralelo das vertentes (back-wearing). King, em sua teoria da pediplanao, restabeleceu o conceito de estabilidade tectnica de Davis, mas admitindo o ajustamento por compensao isosttica, e utilizou o conceito de recuo paralelo das vertentes, de Penck, como forma de evoluo morfolgica (TINKLER, 1985). King viu seu ciclo como uma alternativa genuna ao ciclo de Davis de eroso normal e, como tal, sustentou que pediplanao era um processo bsico de evoluo das formas de relevo operando em tudo, menos sob condies glaciais. As duas so frequentemente discutidas como teorias competentes para todos os fins, como King anunciava. Entretanto, desde que na moderna geomorfologia a idia integral de ciclos de to grande abrangncia tem cado em desuso, o ciclo de King considerado na mesma luz do de Davis. Alguns trabalhos de King, porm, tm relevncia ainda hoje, relacionados com os ciclos ou no. H duas razes para isso. Primeiro, sua idia que encostas exibem recuo paralelo uma interpretao totalmente diferente da evoluo da encosta de Davis. Segundo, ele produziu perfeitamente teorias plausveis, apesar de alguns problemas, para as duas formas de relevo que mais caracterizam as reas secas - o inselberg e o pedimento. De acordo com Tricart e Cailleux (1972), sistemas morfognicos com predominncia de processos fsicos corresponde a regies com uma cobertura vegetal esparsa e descontnua: regies frias ou ridas em baixas ou altas elevaes. A influncia do clima na evoluo do relevo diretamente sentida. Os solos so geralmente finos e se formam muito lentamente; seu efeito protetor muito limitado, e a originalidade dos ambientes distintivos que eles criam bruta devido aos processos bioqumicos, mais acentuados nas reas menos secas. 128

129 Por causa desta influncia direta do clima estes sistemas morfoclimticos so caracterizados pela predominncia de processos mecnicos sobre os qumicos e, mais ainda, sobre os processos bioqumicos. A morfodinmica das reas semi-ridas tem como componentes principais a desagregao mecnica das rochas e o escoamento superficial. A eles vm-se associar os processos bioqumicos, de importncia secundria na elaborao do modelado. Segundo vrios autores - Birot, 1968; Ab`Saber, 1969b, 1969c e 1974; Christofoletti, 1977 e 1980; Penteado, 1983; Howard, e Mitchell, 1985. a evoluo do relevo sob ao de clima semi-rido se d de forma bastante especfica. Nestas reas tem-se uma morfologia caracterizada por dois elementos principais, duas formas contrastantes e relacionadas: um plano suavemente inclinado cujo declive varia em funo dos processos atuantes e da litologia, e uma vertente ngreme que corresponde zona elevada. Os processos de intemperismo qumico e bioqumico que atuam nos climas midos tambm ocorrem nas reas semi-ridas, mas a velocidade de intemperizao a muito baixa. As chuvas espordicas e o orvalho noturno fornecem a umidade para estes processos. O intemperismo mecnico predominante, pois falta gua e cidos (advindos dos organismos) para reaes qumicas mais rpidas. A desagregao mecnica das rochas tem incio com a intensidade da insolao e as conseqentes variaes diurnas e noturnas de temperatura sobre os afloramentos rochosos. Dependendo da natureza das rochas e de suas estruturas e texturas, os afloramentos rochosos meteorizados fornecem propores variadas de detritos. No existe rastejamento do solo, e deslize de rochas e detritos comum, por isso no ocorrem formas convexas. O perfil tpico das encostas nas zonas secas constitudo de escarpas e tlus que se elevam acima de uma vertente cncava de lavagem. Os processos morfogenticos atuantes no semi-rido dependem do rigor do clima e, conseqentemente, das diversidades das formaes da cobertura vegetal e da proteo que elas exercem sobre os solos e afloramentos rochosos e, naturalmente, das caractersticas estruturais e litolgicas dos afloramentos. Estudos tm demonstrado que uma das caractersticas das chuvas nestas reas a alta intensidade, ou seja, uma alta taxa de descarga pluvial em um curto lapso de tempo. Esse tipo de precipitao influi diretamente na morfognese do relevo, sendo a alterao pela eroso proporcional ao grau de proteo do solo propiciado pelas diferentes classes de vegetao e seu adensamento, gerando formas de relevo marcadas pela presena de superfcies aplainadas associadas inselbergs, relevos residuais rochosos. 129

130 Pediplano o nome dado a uma regio aplainada em clima rido ou semi-rido caracterizada por se originar da coalescnciade de pedimentos, litossolos e/ou extensos afloramentos. Desenvolve-se por processo erosivo com recuo paralelo das encostas, tpico deste tipo climtico, com expanso de reas planas do p-de-monte (piedmont ou bajadas) que apresentam tnue capeamento de material fragmentrio na frente de leques aluvionares. Quando arrasada a regio montanhosa, o pediplano amplia-se at sobrarem somente raros testemunhos inselbergs das zonas mais elevadas na superfcie de aplainamento. Feies principais do pediplano, os pedimentos so vastos planos suavemente inclinados, cortando rochas de natureza diferente ou homognea. O declive cresce para montante em forma de concavidade ou em ruptura brusca (knick), passando para uma vertente vertical ou de forte inclinao convexa. Esta superfcie apresenta-se como uma superfcie de transporte, uma vez que sobre ela geralmente aparece uma cobertura detrtica colvioaluvional muito delgada. O processo morfognico que d origem aos pediplanos chamado pediplanao. Nesse processo, a desagregao mecnica e o escoamento concentrado seriam os grandes responsveis pelo recuo das vertentes, cujos detritos, a partir da base em evoluo, se estenderiam em direo aos nveis de base, provocando o entulhamento dos mesmos (com elevao do nvel de base local), formando uma bacia intermontana. Nessas bacias acumulam-se espessuras de centenas de metros de aluvies, sendo chamado de bolson. A superfcie da bacia consiste em leques aluviais coalescentes e conhecida como bajada, proporcionando o mascaramento de toda irregularidade topogrfica. Na parte mais baixa da bajada pode se originar um lago aps chuva pesada (lago de playa). O recuo das vertentes feito por eroso regressiva e realizado atravs de processos de intemperismo fsico-qumico provocando o fraturamento da rocha na face rochosa das escarpas e especialmente na base (setor mais mido). O material desagregado evacuado por processos de transporte e as vertentes ngremes recuam, paralelamente. Esta cobertura dos pedimentos acompanha em geral paralelamente, a superfcie topogrfica rochosa inferior havendo, por vezes, o preenchimento das irregularidades no assoalho. Os detritos componentes desta cobertura resultam da desagregao dos frontes e escarpas mantidas por eroso diferencial, mobilizada pelo escoamento difuso, lenol de gua e vento. Os relevos residuais deste processo de pediplanao, conhecidos como inselbergs, apresentam vertentes abruptas e silhueta de domo ou de castelo, que se desgastam rapidamente por processos de intemperismo fsico-qumico (com predominncia do primeiro), 130

131 sendo as formas residuais derivadas de eroso diferencial, pois so constitudas por material mais resistente ao intemperismo que aquele que o circunda. Assim, o inselberg uma forma escultural, mas que reflete influncias da estrutura e da litologia. O escoamento de gua gerado pelas chuvas de alta intensidade associadas rugosidade das encostas e dos canais de drenagem, resulta em um fluxo turbulento que, segundo Christofoletti (1976), caracterizado por uma variedade de movimentos caticos e heterogneos com correntes dissonantes ao fluxo principal. Estas enxurradas, alm de transportarem o material no consolidado ou as partculas de solo desagregadas pelo impacto das chuvas, tambm agem como fora de eroso pelo caminho no qual passam. Assim, a corrente erode e alarga as margens dos cursos dgua, depositando e removendo o material, estabelecendo um equilbrio sempre provisrio; a carga de leito, grosseira, constitui o pavimento detrtico que impede o cavamento no sentido vertical, incrementando a energia para que haja a eroso lateral, tpica destas regies. Este processo produz canais fluviais com sees transversais retangulares, com margens quase verticais e leitos fluviais amplos. As margens so indeterminadas e o leito pavimentado por detritos. Se esses canais descem de vertentes abruptas, perdem a velocidade na base e depositam leques aluviais de detritos de perfis cncavos, tpicos de encostas de lavagem. Em resumo, as formas mais encontradas nas regies semi-ridas so vastos aplainamentos, cobertos por detritos rochosos angulosos, com suaves inclinaes ascendentes em direo a relevos residuais ngremes, e canais fluviais de fundo chato e cascalhento e com laterais semi-verticais, que na maior parte do ano se apresentam secos ou com escasso fluxo de gua.

5. A GEOMORFOLOGIA DO SEMI-RIDO NO BRASIL

No Brasil a verificao das formas da evoluo do relevo no Nordeste brasileiro, segundo AbSaber (1969b), comeou com Crandall em 1910, com estudos nos compartimentos da Borborema e do Pediplano Sertanejo. Atualmente, a dinmica geomorfolgica semi-rida vem ganhando maior destaque nos trabalhos cientficos brasileiros devido ao aumento de importncia que os estudos ambientais vm alcanando na sociedade. Muitos destes estudos so produzidos dentro da academia e esto relacionados s ps-graduaes de Geografia e Geologia, (RIBEIRO, 2005; SOUZA e 131

132 OLIVEIRA, 2006; SOUZA, 2006; SILVA et al, 2007; VASCONCELOS et al, 2007; CORREA et al, 2008). Apesar de focarem aspectos especficos da dinmica do relevo, tais trabalham contribuem de forma mpar para a compreenso desta como um todo. De acordo com Mabessone (1978, p. 5), nos sertes semi-ridos do Nordeste brasileiro, o elemento mais conspcuo dentro das formas do relevo a extenso enorme das reas planas ou quase planas. Segundo o autor, estas reas planas se estendem da costa para o interior, com elevao de cotas altimtricas, passando de reas sedimentares (superfcies dos tabuleiros) gradativamente para o cristalino, onde se apresenta mais dissecada, com topos predominantemente arredondados (superfcie sertaneja). Sobre esta superfcie plana do cristalino, so encontrados relevos positivos (montanhas isoladas, serras e chapadas), geralmente originadas em rochas mais resistentes ou de resduos de um relevo anterior. Inseridas no aplainamento geral da regio (superfcie sertaneja), Mabessone (1978) tambm destaca as depresses perifricas, rea marginais aos relevos positivos, um pouco mais rebaixadas devido concentrao dos processos geomrficos destrutivos nessas reas baixas, no sop das escarpas altas. Sobre o aplainamento da regio, Mabessone e Castro (1975), baseados principalmente na obra de King (1956) sobre o Brasil oriental, distinguem quatro fases: 1 aplainamento geral da regio, no Jurssico Inferior, antes da reativao Wealdeniana, considervel como discordncia regional, a Superfcie Gondwana; 2 aplainamento desenvolvido entre o Albiano e Oligoceno, durante um levatamento epirognico lento, chamado de Superfcie Sulamericana, em dois nveis: Cariris Velhos e Borborema, com abaulamento e deposio de sedimentos correlativos; 3 dissecao da Superfcie Sulamericana e elaborao da superfcie geral da regio, exumenso grandes reas da superfcie Gondwana, no Pleistoceno Inferior, chamada de Superfcie Sertaneja no interior e Superfcie dos Tabuleiros na costa; 4 encaixamento de um novo ciclo, polifsico, Ciclo Paraguau, nesta superfcie mais jovem, com duas fases de pedimentos e terraos. Segundo Demangeot (1983), estes aplainamentos cclicos geraram um embutimento de relevos, que junto com a justaposio de sistemas de eroso diferentes produziram a originalidade do relevo nordestino. Ressalta, porm, que as pediplancies nordestinas podem apresentar escalonamento a altitudes diferentes, sem que tenham que necessariamente ter idades diferentes. Isto ocorre, segundo o autor, porque estas pediplancies esto bem desenvolvidas, sobretudo, onde as formas de relevo, cncavas, permitem a reunio das guas superficiais, ou seja, em reas de bacias prximas a elevaes, que favorecem a pediplanao 132

133 no somente pela topografia, mas tambm pelas modificaes climticas que provocam (barreiras que condicionam diferenciaes ntidas de precipitao). Tricart (1983) em um relatrio sobre a morfodinmica do serto nordestino, feito sobre uma viagem de estudos a servio da UNESCO, apresenta as primeiras impresses (palavras do autor) adquiridas. Segundo o autor, a Zona do Serto apresenta uma importante componente mecnica na dinmica geomorfolgica, representada por dois tipos de eroso: uma esfoliao peculiar, que extrai lascas de alguns milmetros de espessura, produzindo as areias que as guas das enxurradas espalham em declive em torno das elevaes, e uma esfoliao mtrica, que desenvolve fendas mais ou menos paralelas superfcie do solo das elevaes e com uma profundidade significativa para formas blocos que caem no sop destas elevaes. O autor identificou tambm a componente mecnica nas aes de escoamento, uma vez que a vegetao caatinga favorece a ao das guas correntes. Diante destas observaes, o autor esquematizou trs zonas morfodinmicas: uma zona de enxurrada quase total e imediata, composta pelas colinas cristalinas onde a rocha nua considervel, e onde so produzidas caneluras decorrente da ao de corroso qumica das guas; uma zona de enxurradas difusas, onde as guas escorrem em lenis sem chegar a se concentrarem, devido ao obstculo da vegetao, produzindo longos declives (estas guas arrastam somente as partculas mais finas argilas, siltes e areias finas -, lavando a superfcie e sendo responsvel pelas superfcies cascalhentas restos de material muito pesados para serem transportados); e a zona de concentrao das enxurradas, a jusante dos grandes declives, caracterizada pela inciso dos vales com drenagem temporria que renem as guas provenientes das extremidades dos declives estes vales conservam nveis de base local relativamente baixos que favorecem a dissecao da extremidade dos declives por eroso regressiva. Ressalte-se que, nas regies arenticas as unidades morfodinmicas desenvolvem-se de forma um pouco diferente as elevaes sedimentares apresentam-se sempre com uma forma tabular, constitudas de camas permeveis, o que produz uma certa infiltrao e diminui a importncia das enxurradas na evoluo do relevo. AbSaber (1969b; 1969c) correlacionando relevo com o clima, enfoca o quebra-cabea da evoluo da paisagem do semi-rido, demonstrando que as zonas fitogeogrficas so um identificador dessas flutuaes climticas. Considera que as variaes climticas no Nordeste brasileiro esto de acordo com as flutuaes pertinentes ao perodo geolgico denominado de Quaternrio, ou seja, o ltimo milho de anos da histria da Terra. Porm, em observaes mais pontuais, aps elucidar a dinmica da paisagem semi-rida brasileira, considera a alta 133

134 morfognese dessa rea como um resultado potencializado pelo uso intensivo do solo, demonstrando que alm de conceber um modelo para explicar tais formas, necessrio que os estudos estejam mais particularizados observando o contexto social envolvido, considerando este ento como sendo o principal foco degradador da paisagem no semi-rido nordestino, diferenciando da ao da natureza em seu processo sem a interveno externa, isto , antrpica, tende para a busca do equilbrio entre consumo e produo de energia. AbSaber (1969b, 1969c e 1974) salienta que no semi-rido brasileiro, a reduo dos afloramentos rochosos e o recuo das encostas pelos processos de desagregao mecnica generalizado, porm com diferenciaes locais em funo dos componentes dos sistemas morfogenticos atuantes, particularmente da fora do escoamento superficial no transporte dos detritos liberados, intensificado nas depresses sertanejas mais secas, de chuvas mais concentradas, onde os solos so rasos e as formaes vegetais da caatinga mais abertas. Nas depresses mais abrigadas, as catingas arbreas possuem cobertura de gramneas, que freiam o escoamento e retardam a exportao de grandes quantidades de detritos, que normalmente seriam transportados para os cursos dgua.

6. CONSIDERAES FINAIS

Podemos considerar que as reas semi-ridas, a partir das caractersticas morfoesculturadoras aqui apresentadas, quais sejam, alto poder erosivo das chuvas, solos pouco coesos e com pouca espessura, e baixa proteo da cobertura vegetal esparsa, apresentam um equilbrio extremamente frgil diante da dinmica ambiental. Quando a vegetao natural retirada, os processos morfognicos deflagrados pelos elementos do clima em especial a eroso tendem a se acelerar. Associado ao fato do Nordeste brasileiro ser a rea semi-rida mais habitada do mundo e que estas populaes se aglomeram cada vez mais nos ncleos urbanos devido s dificuldades de se manterem no meio rural, a compreenso dos mecanismos que agem na dinmica geomorfolgica destas regies de suma importncia para o seu ordenamento territorial.

7. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA

ABSABER, A.N. O domnio morfoclimtico semi-rido das caatingas brasileiras. Geomorfologia. n. 43, 1974. 134

135 ABSABER, A.N. Um conceito de geomorfologia a servio das pesquisas sobre o Quaternrio. Geomorfologia. n. 18, 1969a. ABSABER, A. N. Gnese das vertentes pendentes em inselbergs do nordeste brasileiro. Geomorfologia. n.14, 1969b. p. 6-8. ABSABER, A. N. Participao das superfcies aplainadas nas paisagens do nordeste brasileiro. Geomorfologia. n.19, 1969c. p.1-38. ABREU, A. A. A teoria geomorfolgica e sua edificao: anlise crtica. Rev. Brs. de Geomorfologia, v. 4, n. 2, 2003. p. 51-67. BIROT, P. The cycle of erosion in different climates. Londres: B.T. Batsford Ltd, 1968. 144p. CASSETI, V. Elementos de geomorfologia. Goinia: Ed.UFG, 2001. 137p. CHRISTOFOLETTI, A. A dinmica do escoamento fluvial. Bol. Geogr., v.34, n.249, 1976. p 58-71. CHRISTOFOLETTI, A. A mecnica do transporte fluvial. Geomorfologia, n.51. So Paulo, 1977. p 1-41. CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2.ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1980. 188p. CORREA. A. C. B.; SILVA. D. G. e MELO, J. S. Utilizao dos depsitos de encostas dos brejos pernambucanos como marcadores paleoclimticos do quaternrio tardio no semi-rido nordestino. Mercator - Revista de Geografia da UFC, v. 07, n. 14, 2008. p. 99-125. DAVIS, W. M. O ciclo geogrfico. In: Seleo de textos. So Paulo: AGB-So Paulo, n. 19, 1991. p. 9-27. DEMANGEOT, J. Geomorfologia regional brasileira ensaio sobre o relevo do Nordeste brasileiro. Rosado, V. (sel. e org.). Stimo livro das secas. Mossor/RN: Escola Superior de Agricultura de Mossor/Fundao Guimares Duque, 1983. p. 37-52. (Coleo Mossoroense, v. 210) DE MARTONNE, E. O clima fator do relevo. In: Seleo de textos. So Paulo: AGB-So Paulo, n. 19, 1991. p. 33-47. FIBGE - FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Geografia do Brasil. Rio de Janeiro: SERGRAF IBGE, 1977. v. 2 : Regio Nordeste. FLORENZANO, T.G. Introduo geomorfologia. In: FLORENZANO, T.G. (org.) Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. So Paulo: Oficina de textos, 2008. p. 1130. HART, M.G. Geomorphology, pure and applied. Londres: George Allen & Unwin, 1986. HOWARD, J.A.; MITCHELL, C.W. Phytogeomorphology. New York: John Wiley, 1985. 135

136 MABESSONE, J. M. e CASTRO, C. Desenvolvimento geomorfolgico do Nordeste brasileiro. Bol. do Ncleo Nordeste da Soc. Bras. de Geol. Recife: SBG, 1975. p. 5-35. MABESSONE, J. M. Panorama geomorfolgico do Nordeste brasileiro. Geomorfologia, n. 56, 1978. p.1-16. NIMER, E. Climatologia do Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1989. PASSARGE, S. Geomorfologia, Barcelona: Labor, 1931. PENCK, W. Morphological analysis of land forms: a contribution to physical geology. Nova York: Hafner Publishing Company, 1972. Penteado, M.M. Fundamentos de geomorfologia. Rio de Janeiro: FIBGE, 1983. SILVA, F. L. M.; C., A. C. B. Relaes entre geossistemas e usos da terra em microbacia hidrogrfica semi-rida; o caso do riacho Gravat, Pesqueira - PE. Revista de Geografia (Recife), v. 24, 2007. p. 174-191. SOUZA, M. J. N. ; OLIVEIRA, V. P. V., Os enclaves midos e sub-midos do semi-rido do Nordeste brasileiro. Mercator, v. 09, 2006, p. 85-102. SOUZA, M. J. N., Contexto Geoambiental do Semi-rido do Cear: Problemas e perspectivas. In: SOBRINHO, J. Falco; FALCO, Cleire. L. da Costa. (Org.). Semi-rido: Diversidades, fragilidades e potencialidades. Sobral: Sobral Grfica, 2006. p. 14-33. VASCONCELOS, T. L.; SOUZA, S. F.; DUARTE, C. C.; MELIANI, P. F.; ARAJO, M. S. B.; CORREA, A. C. B. Estudo morfodinmico em rea do semi-rido do Nordeste brasileiro: um mapeamento geomorfolgico em micro-escala. Revista de Geografia (Recife), v. 24, 2007, p. 34-48. TINKLER, K.J. A short history of geomorphology. Londres: Croom Helm, 1985. TRICART, J e CAILLEUX, A. Introduction to climatic geomorphology. Londres: Longman group limited, 1972. TRICART, J. As zonas morfoclimticas do Nordeste brasileiro. Rosado, V. (sel. e org.) Stimo livro das secas. Mossor/RN: Escola Superior de Agricultura de Mossor/Fundao Guimares Duque, 1983. p. 53-63.(Coleo Mossoroense, v. 210) TRICART, J. Ecodinmica. Rio de Janeiro: FIBGE, 1977. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA COOKE, R.U. e DOORNKAMP, J.C. Geomorphology in environmental management a new introduction. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1990. GREGORY, K.J. A natureza da geografia fsica. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992. GUERRA, A.J.T. e MARAL, M. dos S. Geomorfologia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 136

137 MATSUMOTO, E. As formas de relevo e alguns problemas geomrficos na parte oriental do Nordeste brasileiro. Geomorfologia, n. 44, 1974. PINTO, M. N. Aplainamento nos trpicos uma reviso conceitual. Geografia. Rio Claro/SP: Associao de Geografia Teortica, v. 13, n. 26, 1988. p. 119-129. SHALL, R.J. The study of landforms: a textbook of geomorphology. 2.ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1978. SHARMA, M.L. Geomorphology of semi-arid region a case study of Gambhir River Basin Rajasthan/ India. Johdpur, India: Scientific Publishers, 1986.

137

Vous aimerez peut-être aussi