Vous êtes sur la page 1sur 10

Ministrio da Educao Fundao Universidade Federal do Pampa Campus Alegrete Enegenharia Eltrica Fisca l Prof.

Vilnei de Oliveira Dias

INSTRUMENTOS PARA MEDIO DE GRANDEZAS FSICAS

Nomes dos componentes do grupo

Alegrete, 26 de maro de 2011.

Sumrio 1- Introduo 00 2- Objetivos 00 2.1- Objetivos praticos 00 2.2- Objetivos tericos 00 3- Metodologia 00 3.1- Medidas e erros 00
3.2- Equipamentos e suas funes 00

4- Resultados 00 4.1- Procedimento experimental 1 00 4.2- Procedimento experimental 2 00 4.3- Procedimento experimental 3 00 4.4- Procedimento experimental 4 00 4.5- Procedimento experimental 5 00 4.6- Procedimento experimental 6 00 4.7- Procedimento experimental 7 00 5- Anlise dos Resultados 00 6- Concluses 00 7- Referncias Bibliogrficas 00

1- Introduo A fsica est baseada na medio das grandezas fsicas utilizadas para descrever as mudanas que ocorrem no universo. Em fsica, uma grandeza ou quantidade o conceito que descreve qualitativa e quantitativamente as relaes entre as propriedades observadas no estudo da natureza. Uma grandeza descreve qualitativamente um conceito porque para cada noo diferente pode haver uma grandeza diferente e vice-versa. Uma grandeza descreve quantitativamente um conceito porque o exprime em forma de um binrio de nmero e unidade. Grandeza tudo aquilo que envolva medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza fsica com uma unidade atravs de uma escala pr-definida. Nas medies as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade. Medir uma grandeza fsica compar-la com outra grandeza de mesma espcie, que a unidade de medida. Para tanto, cabe o entendimento dos conceitos de preciso que definida pelo desvio padro de uma srie de medidas uma amostra. Quanto maior o desvio padro, menor a preciso, ou seja, a repetitibilidade dos valores obtidos a cada vez que repetimos o experimento, sendo esses valores iguais ou muito prximos. E exatido a capacidade que um instrumento de medio tem de fornecer um resultado correto. Dos valores que obtivemos, poucos so nmeros inteiros, sendo a maioria nmeros decimais, conhecidos como algarismos significativos, que so os dgitos diferentes de zero, contados a partir da esquerda at o ltimo dgito diferente de zero direita, caso no haja vrgula decimal, ou at o ltimo dgito (zero ou no). Todos os dgitos diferentes de zero so significativos. (ex: 7,3; 32 e 210 possuem 2 algarismos significativos). Os Zeros entre dgitos diferentes de zero so significativos (ex: 303 e 1,03 possuem 3 algarismos significativos). Se existir uma vrgula decimal, todos os zeros direita da vrgula decimal so significativos (ex: 1,000 e 33,30 possuem 4 algarismos significativos).

2- Objetivos
2.1- Objetivo Prtico Este Relatrio contm experincias realizadas em laboratrio de fsica, com cinco instrumentos de medidas: a rgua, o paqumetro, o micrmetro, a balana e a trena, com o intuito de se realizar medidas dimensionais de dimetro, espessura, comprimento, largura, profundidade entre outros. 2.2- Objetivo Terico Os experimentos tm como objetivo o aprendizado de se medir as grandezas corretamente, como se usa os cinco instrumentos citados e para a formulao matemtica adequada para os erros facilmente cometidos, tem por objetivo tambm compreender o significado dos algarismos significativos e realizar o calculo de desvio padro para um melhor resultado com mais exatido.

3- Metodologia

3.1- MEDIDAS E ERROS Ao realizar medies com escalas precisamos estabelecer a confiana que o valor encontrado representa para a medida. Medir um ato de comparar, e esta comparao envolve erros dos instrumentos, do operador, do processo de medida e outros. Podemos ter erros sistemticos que ocorrem quando h falhas no mtodo empregado, defeito dos instrumentos, etc. E erros acidentais que ocorrem quando h impercia do operador, erro de leitura em uma escala, erro que se comete na avaliao da menor diviso da escala utilizada etc. Em qualquer situao deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real. Do ponto de vista de teorias de erros, costuma-se dizer que toda grandeza fsica possui um valor bem definido, ou exato. Quando se repete vrias vezes a medio de uma grandeza, na maioria das vezes os sucessivos resultados no coincidem. Os novos valores da grandeza podem diferir muito pouco do valor inicial, mas dificilmente se consegue uma srie de valores idnticos. Este fato reflete a impossibilidade de se conhecer o valor verdadeiro da grandeza em questo. As causas destas flutuaes so erros de medio. Os erros podem ser classificados em: erros sistemticos e os erros estatsticos. Os erros sistemticos so aqueles que ocorrem de forma a gerar desvios de medida sempre no mesmo sentido, isto , so aqueles que concorrem para causar um aumento sistemtico ou uma diminuio sistemtica nas medidas, os erros sistemticos no possuem um carter aleatrio. Erros estatsticos so aqueles que produzem os desvios aleatrios que se observam em uma srie de medidas. Os erros estatsticos podem ser de naturezas diversas. Alguns erros estatsticos podem ser reduzidos ou praticamente eliminados.

3.2- EQUIPAMENTOS E SUAS FUNES Paqumetro: Vem do grego: paqui (espessura) e metro (medida), por vezes tambm

chamado de craveira em Portugal, um instrumento utilizado para medir a distncia entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paqumetro pode ser to simples como um compasso. O paqumetro ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medio lida em sua rgua. O nnio ou vernier a escala de medio contida no cursor mvel do paqumetro, que permite uma preciso decimal de leitura atravs do alinhamento desta escala com uma medida da rgua. Os paqumetros so feitos de plstico, com haste metlica, ou inteiramente de ao inoxidvel. Suas graduaes so calibradas a 20C. Ele apresenta uma preciso menor do que o micrmetro, sendo sua preciso dada por p = 1-C/n, onde C comprimento do nnio e n o nmero de divises do nnio. Veja modelo na Figura 1.

Figura 1: paqumetro Micrmetro: O micmetro e o paqumetro so instrumentos que medem com exatido a espessura de revestimentos na construo civil, e tm grande uso na industria mecnica, medindo toda a espcie de objetos, como peas de mquinas. O micrmetro funciona por um 1parafuso micromtrico e muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma pea dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nnio ou de um mecanismo semelhante ao de um relgio analgico. No Brasil, usa-se o termo "paqumetro" para o instrumento composto de duas partes deslizantes, e "micrmetro" para o instrumento dotado de parafuso micromtrico, mais preciso. O termo "craveira" no usado. Em Portugal, a nomenclatura dos instrumentos diferente. O funcionamento do micrmetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micromtrico com passo de alta preciso dentro de uma rosca ajustvel. A circunferncia de rosca ( tambor ) dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm. Veja modelo na figura 2.

Figura 2: micrmetro Rgua: Rgua um instrumento utilizado em geometria, prprio para traar segmentos de reta e medir distncias pequenas. Tambm incorporada no desenho tcnico e na Engenharia. composta por uma lmina de madeira, plstica ou metal e pode conter uma escala, geralmente centimtrica e milimtrica. Trena: um tipo de Fita mtrica um instrumento de medida usada para medir distncias. Pode designar uma fita flexvel e graduada que se utiliza para medir tecidos, ou determinados tipos de fitas mtricas retcteis que consistem numa fita de metal, plstico ou fibra de vidro enrolada num invlucro. No Brasil, as fitas mtricas retrteis e feitas de metal so tambm chamadas "trenas". As unidades de medidas das trenas so:centmetros, milmetros, polegadas e ps. Tambm pode ser usado para medir a altura de pessoas.

Balana: um instrumento usado para medir a massa de um corpo, a unidade usual para massa o kg por se tratar de uma unidade do SI. Portanto, o correto dizer que as balanas medem as massas dos corpos e objetos, no o peso deles, h balanas que, por meio de relaes matemticas simples, podem informar o valor aproximado do peso de um corpo. O peso uma grandeza de fora fsica, e duas unidades comumente utilizadas para represent-la so o N e o Kgf. Quando calculado em Newtons (a partir de uma massa dada em quilogramas), o peso corresponde massa do corpo multiplicada pelo valor da acelerao da gravidade, que de aproximadamente 9,80665 m/s (a gravidade tambm precisa estar em unidades do SI)

4- Resultados Para facilitar o entendimento dividimos os experimentos em partes e cada um deles em seus respectivos itens possui o tipo de equipamento usado ,os dados obtidos com o uso do equipamento e o tipo de procedimento feito at chegar ao resultado final e o nmero de amostras coletadas: 4.1- Procedimento experimental 1 (usando a rgua e o bloco de aglomerados); 4.2- Procedimento experimental 2 (usando o paqumetro e o cilindro); 4.3- Procedimento experimental 3 (bloco de aglomerados e cilindro); 4.4- Procedimento experimental 4 (balana, bloco de aglomerados e cilindro); 4.5- Procedimento experimental 5 (densidade das peas); 4.6- Procedimento experimental 6 (medir usando o micrmetro); 4.7- Procedimento experimental 7 (desenho das peas utilizadas);

4.1- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1: Equipamento: Atravs de uma rgua de 50cm foi medido largura e comprimento, por cinco vezes (em pontos distintos) de um bloco de aglomerado que se encontrava encima da bancada do laboratrio . Dados, medidas do bloco de aglomerados: Medida 1 = Largura 4,0cm, comprimento 10,1cm. Medida 2 = Largura 4,0cm, comprimento 10,0cm. Medida 3 = Largura 4,0cm, comprimento 10,1cm. Medida 4 = Largura 4,0cm, comprimento 10,1cm. Medida 5 = Largura 4,0cm, comprimento 10,1cm. Largura estimada de 4cm Comprimento = 10,1 + 10,0 + 10,1 + 10,1 + 10,1 = 50,8 Mdia de comprimento do aglomerado = 50,8/5 = 10,08cm Procedimentos: Ao final das cinco medies, estimando seus valores mdios e respectivos erros se chegou ao valor final atravs da frmula matemtica do desvio padro:

Valor final = 4.2- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 2 Equipamento: Utilizando o paqumetro foi medido o cilindro obtendo trs amostras sendo estas medidas em partes distintas da esfera. Dados obtidos: Medida 1 = dimetro 19mm, altura 40mm. Medida 2 = dimetro 19mm, altura 40mm. Medida 3 = dimetro 19mm, altura 40mm. Dimetro mdia total = 19mm. Altura mdia total = 40mm. Espessura = ?????? Procedimentos: aps utilizar o paqumetro obtivemos as seguintes medidas: o dimetro do cilindro e a altura, aps obter esses dados podemos chegar a espessura usando a seguinte calculo matemtico. ???????

4.3- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3

Equipamento: utilizou-se a rgua de 50cm para medir a espessura do bloco de aglomerados, e para o cilindro utilizamos o paqumetro novamente para obter as medidas. Medidas obtidas do bloco de aglomerados: largura 4cm , comprimento 10cm, espessura 1,5cm Volume = largura . altura . espessura = 4 . 10 . 1,5 = 60cm cubico Volume = 60 cm3 Medidas obtidas do cilindro: dimetro 19mm, altura 40mm. r = diametro/2 = 9,5mm Volume = . r2.h = 3,14 . (9,5)2 . 40 V = 3,14 . 90,25 . 40 V= 11335,4mm Procedimento: atravs das medidas do aglomerado foi possvel calcular seu volume multiplicando seu comprimento sua largura e sua espessura. E o cilindro foi possvel chegar ao seu volume atravs do seus dados expressos nas medidas acima porm usamos seu dimetro dividimos por dois para saber o resultado do seu raio, tendo o raio fizemos seu raio ao quadrado e multiplicamos por ( pi onde o valor de pi e 3,14) e pegamos este resultado e ainda multiplicamos por sua altura, tendo assim o volume do cilindro. 4.4- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4 Equipamento: Utilizando uma balana podemos verificar a massa de cada uma das seguintes peas da amostra, esfera de lato, esfera de ao inox, esfera de aluminio e o bloco de aglomerados. Valor encontrado da massa = esfera de lato 99,8g, esfera de ao inox 92,6g, esfera de alumnio 32,2g, bloco de aglomerado 42,5g Procedimento: com ajuda de uma balana de preciso foi possvel chegar aos valores de massa obtidos acima.

4.5- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5. Equipamentos: Medidas: Procedimento: 4.6- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6.

Equipamentos: Micrmetro Medidas: fio de cobre mais fino= 1,30mm / fio de cobre mais grosso= 1,74 mm / arame= 2,81mm / parafuso porca 11mm, - rosca 5,3mm altura do parafuso ou comprimento = 20mm / cubo 5 em todos os lados / papel 0,15 mm Procedimento: 4.7- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7. (desenhe e esboce as peas com as medidas, usando os erros calculados) Equipamentos: Medidas: Procedimento:

5- Analise dos resultados

6- Conlcuso

7- Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paquimetro http://pt.wikipedia.org/wiki/Desvio_padrao http://pt.scribd.com/doc/14446274/Medidas-e-Precisoes

Vous aimerez peut-être aussi