Vous êtes sur la page 1sur 16

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS Faculdade de Educao e Cincias Humanas FECH-UNIMES CURSO DE PEDAGOGIA

MANUAL PARA ELABORAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

SANTOS 2009

Manual para elaborao do trabalho de concluso de curso 1. Introduo

O objetivo primordial na exigncia de um padro na apresentao dos trabalhos de TCC (Trabalho de Concluso de Curso) a divulgao dos dados tcnicos obtidos e analisados, e seu registro em carter permanente, proporcionando a outros pesquisadores, fontes de pesquisas confiveis, capazes de contribuir com futuros trabalhos de pesquisa. 2. Metodologia A metodologia adotada na formulao do TCC, ou seja, sua estruturao, foi baseada em outras bibliografias de especialistas na rea de Metodologia do Trabalho Cientfico, seguindo os padres da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). 3. Estrutura do TCC O trabalho tem que ter incio, meio e fim, ou seja, introduo, desenvolvimento e concluso. A seguir, apresentamos essa composio, mais detalhadamente: Pr-textuais Capa (anexo A) Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Opcional Opcional Opcional Obrigatrio Opcional Opcional Obrigatrio

Folha de rosto (anexo B) Folha de aprovao (anexo C) Dedicatria (anexo D) Agradecimentos ( anexo E) Epgrafe (anexo F) Resumo (anexo G) Lista de ilustraes (grficos, quadros, tabelas, etc.) Listas de abreviaturas e siglas Sumrio (anexo H) Textuais Introduo Desenvolvimento Concluso ou Consideraes finais

Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio

Ps-Textuais Referncias Obras consultadas Apndices Anexos Glossrio 3.1. Discriminao das partes 3.1.1. Capa Deve fazer referncia a instituio e ao curso no alto da folha. Na seqncia, deve aparecer o nome do aluno apenas as iniciais so maisculas. O titulo do trabalho vem no centro; e na parte inferior, aparece o nome da cidade e o ano da apresentao. O titulo e o nome da universidade devem ser digitados em caixa alta, no centro da pgina no devem ser sublinhados ou aparecer entre aspas. 3.1.2. Folha de rosto Vem imediatamente aps a capa e nela aparece o nome completo do autor; no centro da folha aparece o ttulo do trabalho desenvolvido, sendo que, logo abaixo, da metade da folha para a direita, aparece uma explicao rpida mais clara acerca dos objetivos do trabalho institucional, seguida da instituio a que se destina a pesquisa. Na parte inferior escreve-se o nome da cidade e o ano. Aqui apenas as iniciais so maisculas e no todas as palavras como na capa. 3.1.3. Folha de aprovao Deve conter data de aprovao, nome completo dos membros da banca examinadora e local para assinatura dos membros. 3.1.4. Pginas preliminares Pginas que antecedem ao sumrio. Podem ser includas as seguintes partes, devendo constar cada uma em pgina separada. Dedicatria: essa folha no obrigatria, mas contm texto, geralmente curto, no qual o autor dedica seu trabalho a algum. Agradecimentos: essa folha no obrigatria, e visa agradecer a pessoas que tenham contribudo para o sucesso do trabalho, prestar homenagem a pessoas que no estiveram diretamente relacionadas com sua realizao, a entes queridos. Epgrafe: trata-se de um pensamento de algum outro autor e que de preferncia, mas no necessariamente, tenha alguma relao com o tema. Resumo: Redigido pelo prprio autor do TCC, o resumo - sntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa, direta, com o mximo de 500 palavras." (FRANA, 1996).

Obrigatrio Opcional Opcional Opcional Opcional

3.1.5. Listas Rol de elementos ilustrativos ou explicativos. Podem ser includas as seguintes listas: Listas de ilustraes: relao de tabelas, grficos, frmulas, lminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em que so citadas no TCC, com indicao da pgina onde esto localizadas. Listas de abreviaturas e siglas: relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas na publicao, seguidas das palavras a que correspondem, escritas por extenso. Listas de notaes: relao de sinais convencionados, utilizados no texto, seguidos dos respectivos significados.

3.1.6. Sumrio Apresenta as divises do trabalho, os captulos e sees com a indicao das pginas onde se iniciam cada uma delas. No se deve confundir com ndice, para designar esta parte. Havendo mais de um volume, deve-se incluir um sumrio completo do trabalho em cada volume. 3.1.7. Elementos textuais: parte do trabalho em que exposta a matria. (ABNT, 2001) Esses elementos constituem o ncleo do trabalho, compreendendo: Introduo, Desenvolvimento e Concluso. Estas partes esto intimamente relacionadas dentro de uma estrutura harmnica, com caractersticas prprias. 3.1.7.1. Introduo a parte da obra que tem por finalidade apresentar o modo como a pesquisa foi realizada, bem como oferecer uma viso estrutural dela, situando o leitor no contexto do trabalho realizado. Enfatizando a relevncia social do tema escolhido, bem como se explicitam as razes de elaborao do estudo, os objetivos que se pretende alcanar, procedimentos e metodologia empregados. De acordo com normas da ABNT, numa introduo, no se deve repetir ou parafrasear o resumo, nem dar os dados sobre a teoria experimental, seus resultados, nem antecipar as concluses e as recomendaes decorrentes do estudo. (NBR-10719). Geralmente, a Introduo deve conter: Uma discusso geral do tema escolhido, bem como a problemtica; A justificativa, perante o leitor, do tema escolhido, indicando a importncia e o interesse do trabalho em questo; Insero do trabalho no contexto de outras abordagens; A explicitao dos objetivos do autor e de seu trabalho; A descrio da metodologia utilizada; No final, uma breve apresentao de cada captulo ou seo.

Muito embora a Introduo inicie o texto de um TCC, sua redao final s pode ser concluda depois de todo o trabalho pronto, o que no exime o autor da escrita de verses preliminares. 3.1.7.2. Desenvolvimento No desenvolvimento, tambm chamado corpo do trabalho, relatam-se os resultados da pesquisa, qualquer que seja sua natureza e abordagem. A apresentao dos dados coletados e dos resultados obtidos deve ser feita de modo que o leitor possa acompanhar os passos do estudo e o raciocnio do autor. importante lembrar que a linguagem cientifica deve ser utilizada em um capitulo do TCC, baseando-se sobre dupla exigncia de clareza e preciso. O que se denomina Desenvolvimento do Trabalho, na verdade, um conjunto de captulos. Ressalte-se que as divises destes, em sees e itens, devem decorrer de exigncias lgicas e no de critrios de espao. tambm a lgica interna do discurso que deve presidir ao arranjo/sequenciao dos captulos. Estes devem conter, exclusivamente, o material relativo ao tema em estudo, evitando-se digresses e citaes bibliogrficas no pertinentes. Clareza de expresso decorre de uma clareza de pensamento e de uma compreenso abrangente do tema tratado. 3.1.7.3. Consideraes Finais A concluso ou Consideraes Finais representa a sntese para a qual o trabalho se encaminha; constitui o fecho do trabalho, reafirmando a idia principal discutida no desenvolvimento. Para ela, convergem os passos da anlise e da discusso e nela se procede a um balano interpretativo dos resultados obtidos. Em outras palavras, a Concluso caracteriza-se por: Retomar a Introduo, patenteando, assim, a organicidade do trabalho; Oferecer um resumo sinttico, mas abrangente, do desenvolvimento; Representar a avaliao do trabalho realizado; Externar com maior evidncia as opinies do autor, suas crticas, sugestes e contribuies ao assunto abordado; Utilizar a expresso consideraes finais, se o trabalho no for conclusivo. A concluso pode significar um avano na possvel superao do problema levantado ou abrir caminho para novas pesquisas. Elementos Ps-Textuais: que complementam o trabalho (ABNT, 2001). 3.1.8. Referncias bibliogrficas a listagem, em ordem alfabtica, das publicaes utilizadas para elaborao do trabalho, podendo esta ser numerada ou no. Para elaborar suas referncias bibliogrficas, consulte os livros de metodologia da Biblioteca da Universidade.

3.1.9. Citaes Quando se quer transcrever o que um autor escreve. 3.1.9.1. Citao Direta a transcrio literal de parte da obra do autor consultado e no se usam aspas na citao direta Citao Direta Curta (com 3 linhas ou menos). Deve ser feita na continuao do texto. Obrigatrio uso de Aspas duplas e deve constar o nome do autor e o ano entre parnteses. Exemplo: Maria Hortas, moradora da Ladeira do Pelourinho, em Salvador, que de sua janela jogou gua fervendo nos invasores holandeses, incentivando os homens a continuarem a luta. Detalhe pitoresco que na hora do almoo, enquanto os maridos comiam, as mulheres lutavam em seu lugar. Este fato levou os europeus a acreditarem que o baiano ao meio dia vira mulher (MOTT, 1988). Observao: MOTT - autora que faz a citao. 1988 - o ano de publicao da obra desta autora nas referncias. Citao Direta Longa (com mais de 3 linhas) - As margens so recuadas direita em 4 cm, em espao simples, com a letra menor, tamanho dez (10). Exemplo: Alm disso, a qualidade do ensino fornecido era duvidosa, uma vez que as mulheres que o ministravam no estavam preparadas para exercer tal funo.
A maior dificuldade de aplicao da lei de 1827 residiu no provimento das cadeiras das escolas femininas. No obstante sobressarem s mulheres no ensino das prendas domsticas, as poucas que se apresentavam para reger uma classe dominava to mal aquilo que deveriam ensinar que no logravam xito em transmitir seus exguos conhecimentos. Se os prprios homens, aos quais o acesso instruo era muito mais fcil, se revelavam incapazes de ministrar o ensino de primeiras letras, lastimvel era o nvel do ensino nas escolas femininas, cujas mestras estiveram sempre mais ou menos marginalizadas do saber (SAFFIOTI, 1976).

3.1.9.2 Citao Indireta quando um autor cita um texto, com suas prprias palavras, escrito por um outro autor, sem alterar as idias originais. Ou ento: eu reproduzo sem distorcer, com minhas prprias palavras, as idias desenvolvidas por um outro autor. Exemplo: Somente em 15 de outubro de 1827, depois de longa luta, foi concedido s mulheres o direito educao primria, mas mesmo assim, o ensino da aritmtica nas escolas de meninas ficou restrito s quatro operaes. Note-se que o ensino da geometria era limitado s escolas de meninos, caracterizando uma diferenciao curricular (COSENZA, 1993).

3.1.9.3. Localizao das Citaes No texto - A citao vem logo aps o texto, conforme nos exemplos acima. Em nota de rodap - No rodap da pgina onde aparece a citao. Neste caso coloca-se um nmero ou um asterisco sobrescrito que dever ser repetido no rodap da pgina. 3.1.10. Anexos ou Apndices Documentos complementares e/ou comprobatrios do texto, com informaes esclarecedoras, tabelas ou dados colocados parte, para no quebrar a seqncia lgica da exposio. Quando h mais de um, cada anexo contm ao alto da pgina a indicao ANEXO, em letras maisculas, seguida do nmero correspondente em algarismo arbico, devem ser citados no texto entre parnteses. 4. A Formatao do TCC As medidas padres para a formatao de cada lauda do TCC so:

Margem superior: 3,0 cm Margem inferior: 2,0 cm Margem direita: 2,0 cm Margem esquerda: 3,0 cm Citaes: espao simples (justificando direita) Entre linhas (espao): duplo Fonte do texto: Times ou Arial - tamanho 12 Fonte da citao: Times ou Arial - tamanho 10 Formato de papel: A4 5. Paginao Todos os Trabalhos (Teses, Dissertaes, Projetos de Pesquisa, Trabalhos de Concluso e outros) devem ter suas pginas numeradas sequencialmente no canto superior direito, em algarismos arbicos, a partir da primeira pgina da parte textual, a 2cm das bordas (superior e direita). Todas as folhas so contadas. Inicia-se a contagem pela |Folha de Rosto, porm a numerao s passa a ser colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos. Ento, nas pginas anteriores parte textual no aparecem os nmeros, essas pginas so apenas contadas. Se houver uma Capa, ela no entra na contagem (FURAST, 2003).

6. Consideraes Finais

Espera-se que com esta proposta, possamos padronizar os TCCs e aproveitar os recursos oferecidos para melhoria das publicaes. 7. Obras consultadas FURAST, Pedro Augusto. Normas tcnicas para o trabalho cientifico. Explicao das normas da ABNT.12.ed. Porto Alegre: s.n., 2003. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico. 5.ed. So Paulo: Atlas, 2003. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual de monografia: como se faz uma monografia, uma dissertao, uma tese. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 5.ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1997. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico .22. ed. So Paulo: Cortez, 2002.

Professores Orientadores- 2009

8. ANEXOS

ANEXO A Modelo de Capa

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS FACULDADE DE EDUCAAO E CINCIAS HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA

Maria da Silva

O USO DO COMPUTADOR NA ESCOLA Software para desenvolvimento do raciocnio nas crianas

Santos 2009

ANEXO B Modelo de Folha de Rosto

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS FACULDADE DE EDUCAAO E CINCIAS HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA

Maria da Silva

O USO DO COMPUTADOR NA ESCOLA software para desenvolvimento do raciocnio nas crianas

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade de Educao e Cincias Humanas UNIMES, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Licenciado em Pedagogia, sob a orientao da (o) Prof __________________________ ___

Santos 2009

Anexo C- Modelo de Folha de Aprovao

Nome do autor (autores) do trabalho; Ttulo (por extenso) e subttulo (se houver)

BANCA EXAMINADORA

(Nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora e Instituies a que que pertencem).

__________________________________ Orientador

__________________________________ Professor convidado

__________________________________ Professor suplente

Santos,

de

de 2009.

ANEXO D Modelo de Dedicatria

Dedicatria Dedico este trabalho aos meus pais Jos e Ins da Silva.

ANEXO E Modelo de Agradecimentos

Agradecimento

Agradeo este trabalho a minha orientadora Prof. Sofia Ribeiro pela convivncia diria. Agradeo aos amigos que participaram direta ou indiretamente para a concluso deste trabalho.

ANEXO F - Modelo de Epgrafe

A educao no se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B PAULO FREIRE, 1978.

ANEXO G Modelo de Resumo

RESUMO

O resumo deve ser estruturado em um pargrafo nico, sem recuo de primeira linha e ocupando no mximo uma pgina. Deve conter: situao do trabalho, objetivo, metodologia, resultados obtidos, consideraes finais. No deve apresentar citao bibliogrfica. Em seu final devem ser colocadas palavraschave, de 3 a 6, que serviro para indexao. A fonte dever ser Arial 12 pontos em todo texto. A formatao da pgina deve ser de 3 cm de margem. Palavras-chaves: 04 (quatro)

ANEXO H Modelo de Sumrio

SUMRIO

INTRODUO Captulo I 1. O COMPUTADOR...............................................................p.6 1.1. O uso das tcnicas computacionais 1.1.1. A influncia da mquina Captulo II 2. A CRIANA E A MQUINA 2.1. O raciocnio x a mquina 2.1.1. Solues prticas no uso do software Consideraes Finais Referncias Bibliogrficas Anexo Apndice

Vous aimerez peut-être aussi