Vous êtes sur la page 1sur 26

RELATRIO DE ACIDENTE NO TRABALHO NOME DO ACIDENTADO: Jorge Serpa RG 53.583.

555 SEXO: Masculino IDADE: 40 anos ESTADO CIVIL: solteiro RESIDNCIA: Rua Serra Negra n 282, Jd Bandeirantes. CIDADE: Londrina ESTADO: Paran FUNO: Eletricista NATUREZA DO ACIDENTE E SUAS CONSEQNCIAS IMEDIATAS: Choque Eltrico / bito LOCAL, DATA E HORRIO DO ACIDENTE: Sertanpolis 11/01/2011 16:00 horas TESTEMUNHA: Nome: Jose Carlos Iderval

FUNDAMENTAES EMENTA Infortunstica: periculosidade; acidentes com eletricidade em infortunstica. Acidente de trabalho. Risco. Legislao. Traumatologia. Eletroplesso: conceito e diagnstico.

INFORTUNSTICA

O CONJUNTO DE CONHECIMENTOS QUE CUIDA DO ESTUDO TERICO E PRTICO, MDICO E JURDICO, DOS ACIDENTES DO TRABALHO E DOENAS PROFISSIONAIS , SUAS CONSEQUNCIAS E MEIOS DE PREVEN-LOS E REPAR-LOS Borri (apud Carvalho 1992)

PERICULOSIDADE Condies e circunstncias inerentes atividade laboral que podem causar acidentes (perigosas) A condio perigosa deve ser legitimada pelo direito: Inflamveis e explosivos, radioatividade e alta voltagem.

ACIDENTE DO TRABALHO Acidente que ocorre pelo exerccio de uma atividade, a servio da Empresa, ou como trabalhador autnomo, provocando: morte, leso corporal, perturbao funcional, perda da capacidade de trabalhar, temporria ou permanente, reduo da capacidade de trabalhar, temporria ou permanente. Equiparam-se aos acidentes de trabalho as doenas profissionais, as doenas do trabalho e os acidentes de percurso ("in itinere"). Os elementos que caracterizam o acidente de trabalho (e as doenas a ele equiparadas), so: existncia de uma leso pessoal; incapacidade para o trabalho temporria (at 1 ano de durao); permanente:

parcial total (invalidez ou morte);


nexo de causalidade entre ambas.

LEI n 8213/91

Art. 19: define acidente do trabalho. Art. 20: equipara doena profissional a acidente do trabalho. Art. 21: admite concausas e motivos fortuitos para o acidente do trabalho.

NEXO DE CAUSA

Conceito: Relao material de causa e efeito, ou concausa, segundo critrios objetivamente definidos e vlidos. ELETROPLESSO Do grego: Elektron + plessein O termo eletrocuo deriva do neologismo ingls eletrocution, fuso das palavras electric + execution. TRAUMATOLOGIA OFENSAS INTEGRIDADE FSICA OU SADE PRODUZIDAS POR AGENTES: MECNICOS FSICOS > eletricidade > artificial QUMICOS BIODINMICOS. Norma Bonaccorso, M.Sc.

TRAUMATOLOGIA FORENSE A Traumatologia estuda os aspectos mdico-jurdicos das leses causadas por agentes externos (infortunstica ou crime). Trauma o resultado da ao vulnerante que possui energia capaz de produzir a leso.

ELETRICIDADE A eletricidade natural: agindo letalmente sobre o homem: FULMINAO quando apenas provoca leses corporais: FULGURAO leses com aspecto arboriforme: Sinal de Lichtemberg

A eletricidade artificial ou industrial: Proposital: para execuo de um condenado - ELETROCUSSO Acidental: ELETROPLESSO a leso mais simples chamada marca eltrica de Jellineck os efeitos deletrios da corrente eltrica se devem intensidade da corrente (amperagem) Morte pela ELETRICIDADE (natural ou artificial) Morte cardaca fibrilao produzida pela corrente tenso abaixo de 120 V Morte pulmonar ou por asfixia (tetanizao dos msculos): tenso entre 120 e 1.200V Morte cerebral hemorragia das meninges e demais estruturas cerebrais acima de 1.200V DIAGNSTICO Histria ou fatos circunstanciados; Sinais adjacentes: ao trmica (queimaduras); ao mecnica rasges das roupas e leses tegumentares) e fenmenos fsico-qumicos (fuso de ou imantao de metais); Leses de Lichtenberg. A gravidade das queimaduras, em relao sobrevivncia da vtima, avaliada em funo da sua extenso e intensidade. Os efeitos deletrios da corrente eltrica se devem, fundamentalmente, intensidade da corrente (amperagem). MARCA DE JELLINEK Verifica-se, visualmente, que a vtima sofreu eletroplesso, pela marca de Jellineck, que resulta da fasca eltrica que salta do condutor para a pele, antes de se estabelecer o perfeito contato entre esta e aquele. s vezes aparece como leso em saca-bocado, indolor, assptica A marca de Jellineck denuncia que a vtima foi afetada pela eletricidade industrial. O choque eltrico pode provocar desde um leve formigamento, podendo chegar fibrilao, PCR, queimaduras graves e morte.

O Processo de Investigao Conceitos : O objetivo da investigao de um acidente identificar os fatores, elementos e pontos crticos que fazem parte da cadeia de eventos que contriburam para a ocorrncia do acidente, de forma a selecionar as medidas prioritrias, factveis e efetivas, para a interrupo da cadeia de eventos e prevenir novos acidentes. Para tal, deve-se identificar no somente os fatores ou eventos imediatamente anteriores ocorrncia do acidente, por exemplo, no utilizou o cinto de segurana, no seguiu tal norma prescrita pela empresa, no prestou ateno, e sim buscar identificar os fatores anteriores a esse ltimo evento, os fatores subjacentes, as causas mais remotas. Deve-se perguntar a causa da causa; a causa da causa da causa e assim por diante, at esclarecer o maior nmero de circunstncias e fatores antecedentes, concomitantes, concorrentes, que no necessariamente se apresentam em cadeia linear cronolgica. De forma geral, podem ser encontrados dois tipos de situao. A primeira situao aquela em que o perigo est presente na maior parte do tempo; ex. mquinas extrusoras, prensas injetoras, britadores etc, sem proteo; trabalho em altura com risco de queda sem proteo coletiva (anteparos, redes etc) e individual (cinto de segurana adequado). Nesses casos, a maioria dos fatos necessrios origem do acidente esto presentes tambm na atividade habitual; so situaes em que as normas de segurana no so observadas e, em geral, so facilmente detectveis em inspees de rotina. A segunda situao aquela em que a exposio ao perigo apresenta-se somente em alguns momentos; limitada no tempo; em geral, difcil de ser detectada simples inspeo, a exemplo das atividades de manuteno e atendimento a emergncias (Binder e cols., 1995). A maior parte dos acidentes que tm sido investigados, pelo Cesat e outros servios de referncia do SUS, enquadramse na primeira situao. Mesmo considerando situaes heterogneas, relativas aos processos produtivos e aos sistemas de gesto do trabalho, tm se observado situaes de descontrole e no cumprimento de normas j estabelecidas, desde a construo civil, a indstria

metalrgica/siderrgica at a indstria qumica e petroqumica, ou mesmo o trabalho na agricultura. Dessa forma, pode-se encontrar elementos comuns ou padres de determinao similares nos diversos ramos de atividade econmica. Outra noo importante o entendimento do conceito de

variao. Um trabalho, uma atividade ou uma tarefa costumam ser executadas de uma forma na prtica cotidiana; muitas vezes rotineiramente sem cumprir as normas prescritas, inclusive as normas de segurana; o caso da diferena entre trabalho prescrito e trabalho real. Para entender a ocorrncia do acidente, deve-se buscar o que variou na forma de execuo da tarefa, no processo produtivo e no ambiente, naquele dia, perodo ou naquela situao especfica que resultou no acidente. Assim, deve-se coletar todas as informaes pertinentes sobre as condies e execuo habitual das tarefas e, depois, sobre as condies e execuo das tarefas naquele dia ou perodo especfico.

RVORE DE PROVVEIS CAUSAS FATOR DE ACIDENTE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A vitima no cumpriu com procedimento padro de segurana A vitima no faz aterramento da Alta Tenso A vitima no realizou teste com equipamento medidor de voltagem A vitima no fez a utilizao de EPI adequado (luva p/ alta tenso) A vitima acreditava que a rede de alta tenso estava desligada A vitima no solicitou confirmao de desligamento da rede Responsvel pelas equipes de execuo no emitiu permisso de trabalho (PET) Foi autorizado a realizar o trabalho sem confirmao das condies reais da rede (ligada ou desligada) Responsvel pelas equipes no se atentou inspecionar as condies em que a vitima iria realizar o trabalho. (check list) Componente I I I I MT T MT MT T MT MT T /

10 A rede de alta tenso ficou desligada por todo o perodo da manh para que a vitima pudesse executar o trabalho. 11 Autorizaro o religamento e no avisaram as equipes. 12 Rede de alta tenso ligada no momento da execuo do trabalho.
Legenda: : variao; : fato habitual; I: indivduo; T: tarefa; M: material; MT: meio de trabalho.

DESCRIO DOS FATOS / ACIDENTE Em 11 de janeiro de 2011, data da ocorrncia do acidente de trabalho que vitimou o Senhor Jorge Serpa, o mesmo executava servios de manuteno em rede eltrica solicitado a empresa TECMAR pela Companhia Parananense de Energia (COPEL), na cidade de Sertanpolis no estado do Paran, o trabalho aconteceu no perodo da manh sem nenhuma anormalidade, com a rede totalmente desligada. Conforme relato do Senhor Jos Carlos Iderval operador do caminho munk da empresa TECMAR que trabalhava diretamente com a vitima e que estava presente no momento do acidente, que por volta das 16:00 horas, foi solicitado a vitima que voltasse ao trecho do acidente Rua: Espirito Santo 78, Sertanpolis, e realizasse o fechamento do jumper (conector de retorno de alta tenso) ou montagem N4, onde solicitou ao operador do munk que o elevasse at o ponto estratgico para execuo do trabalho, o que foi feito, a vitima sinalizou ao operador que a distancia e a altura estavam adequadas com um sinal positivo, neste momento o operador do munk se afastou do comando do equipamento dando a volta no caminho para que pudesse visualizar a operao do companheiro de trabalho, foi neste momento que visualizou a vitima cada na caamba sendo segura pelo cinto-paraquedista (nico equipamento de segurana) que a vitima utilizava e que saia uma fumaa da caamba. Neste momento foi solicitada ajuda ao Fiscal de Servios da Contratante (COPEL) o Sr. Ivan Aparecido Cabral, que neste momento encontrava-se na cabine do caminho falando no rdio comunicador, como tambm de mais outras duas equipes que encontravam-se nas proximidades, desceram a caamba onde estava a vitima e comearam as manobras de primeiros socorros at que o socorro especializado chega-se, o que no demorou muito, conforme relato. A vitima foi levada ao Hospital So Lucas da cidade de Sertanpolis- Paran, onde foi atestado que o bito ocorreu no local do acidente. As leses externas visveis: dedos/mo direita: leses arroxeadas e acinzentas (entrada da corrente) ombro direito: leso arroxeada (percurso da corrente)

ndega direta: lacerao (sada da corrente). A corrente eltrica tendo percorrido seu corpo inteiro causou danos internos irreversveis,

sendo classificada como causa do bito ELTROPLESSO ACIDENTE DE TRABALHO (conforme Declarao de bito e Comunicao de Acidente do Trabalho CAT, em anexo).

ANLISE DAS PROVVEIS CAUSAS Aps a anlise dos fatos, bom como dos relatos e documentao apresentada, observou-se vrias falhas, que classificam-se como provveis causas do acidente, que sero descritas e analisadas baixo, tendo como parmetro a Norma Regulamentadora NR 10 que trata de Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. Sequencia das provveis causas da parte do Profissional vitimado: A vitima no cumpriu com procedimento padro de segurana. A vitima no faz aterramento da Alta Tenso. A vitima no realizou teste com equipamento medidor de voltagem. A vitima no fez a utilizao de EPI adequado (luva p/ alta tenso). A vitima acreditava que a rede de alta tenso estava desligada. A vitima no solicitou confirmao de desligamento da rede.

NR 10 item: 10.1.2 Esta NR se aplica s fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo, incluindo as etapas de projeto, construo, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas tcnicas oficiais estabelecidas pelos rgos competentes e, na ausncia ou omisso destas, as normas internacionais cabveis. O responsvel pela execuo do servio em instalaes eltricas (construo, montagem, operao, manuteno), empregados ou terceiros, tm o dever legal e moral de avaliar os riscos do seu trabalho, para adotar medidas preventivas adequadas ao controle do risco eltrico e dos outros riscos adicionais, de forma a garantir sua segurana e sade e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas aes ou omisses no trabalho. A anlise de riscos deve: identificar a existncia do

risco, dimensionar o grau de exposio do trabalhador a este risco e conduzir a seleo das medidas de controle. O uso desta ferramenta tem com objetivo principal conduzir de forma sistematizada e criteriosa a seleo das medidas de controle necessrias e suficientes para a eliminao, a minimizao ou o controle dos riscos eltrico, conforme condies estabelecidas nas normas regulamentadoras e nas normas tcnicas. Podem se ressaltar trs tipos principais de medidas de controle do risco eltrico: a) as medidas de proteo coletiva; b) as medidas de proteo individual e c) os procedimentos de trabalho, NR 10 item: 10.2.9 - MEDIDAS DE PROTEO INDIVIDUAL 10.2.9.1 Nos trabalhos em instalaes eltricas, quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteo individual especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6. A legislao referente aos EPIs, a NR-6, determina que a empresa seja obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, nas seguintes circunstncias: a) sempre que as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou no oferecerem completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenas profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; c) para atender a situaes de emergncia. Pode-se concluir que em condies normais, fora das situaes de emergncias, os EPI's so medidas complementares ou adicionais s medidas de proteo coletiva, logo o EPI nunca pode ser adotado como primeira opo de medida de segurana. A filosofia de proteo dos trabalhadores

e a legislao priorizam a eliminao do risco e no a minimizao dos danos. A especificao do EPI que o trabalhador deve usar em cada atividade no apresentada em nenhuma norma regulamentadora, mas deve ser feita pelos responsveis definidos na NR-6 e NR-10, necessariamente a partir de uma anlise dos perigos e riscos envolvidos em cada atividade. Compete ao Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT, ou a Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. Nas empresas desobrigadas de constituir o SESMT ou a CIPA, cabe ao designado, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado proteo do trabalhador. Na aplicao das medidas de controle do risco eltrico deve se considerar que existe entre elas uma hierarquia e em grande parte dos casos uma nica medida no suficiente, ou seja, deve ser adotado um conjunto de medidas, que se complementam, para assegurar a segurana e sade do trabalhador. Sequencia das provveis causas da parte da empresa responsvel pela execuo do trabalho: Responsvel pelas equipes de execuo no emitiu permisso de trabalho (PET). Foi autorizado a realizar o trabalho sem confirmao das condies reais da rede (ligada ou desligada). Responsvel pelas equipes no se atentou inspecionar as condies em que a vitima iria realizar o trabalho. (check list) A rede de alta tenso ficou desligada por todo o perodo da manh para que a vitima pudesse executar o trabalho. Autorizaro o religamento e no avisaram as equipes. Rede de alta tenso ligada no momento da execuo do trabalho.

NR 10 item:

10.2.3 As empresas esto obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalaes eltricas dos seus estabelecimentos com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo. O diagrama unifilar deve conter, entre outras informaes, o nvel de curto-circuito presumido em cada barra. As instalaes com entrada em alta tenso podem ter nveis de curtocircuito elevados. Os valores dependem de fatores como potncia dos transformadores, seo dos cabos, comprimento dos circuitos, etc. Para que seja assegurada a segurana dos trabalhadores na operao dos dispositivos de proteo contra curto-circuito, a capacidade de interrupo deve ser superior ao valor da corrente de curto-circuito presumido no ponto de instalao do equipamento. 10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas, contendo, alm do disposto no subitem 10.2.3, no mnimo: a) conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas e relacionadas a esta NR e descrio das medidas de controle existentes; b) documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos; c) especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental, aplicveis conforme determina esta NR; d) documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capacitao, autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; e) resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva; f) certificaes dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas; e g) relatrio tcnico das inspees atualizadas com recomendaes, cronogramas de adequaes, contemplando as alneas de a a f. A NR-10 definiu um contedo mnimo para o pronturio, mas o contedo do pronturio de

cada empresa depende da complexidade das suas instalaes eltricas. A documentao elemento chave para que uma empresa possa implementar com sucesso e eficcia um sistema de gerenciamento em segurana e sade no trabalho bem sucedido. No entanto, esta documentao deve conter os registros necessrios para demonstrar o atendimento aos requisitos legais, em particular a NR-10, e aos outros requisitos especficos da empresa. A empresa deve tomar as providncias necessrias para garantir que os documentos sejam mantidos atualizados e aplicveis aos fins para os quais foram criados. Ainda, para garantir a eficcia necessria os documentos devem ficar disposio dos trabalhadores. O item 10.11.1 da NR-10 diz: os servios em instalaes eltricas devem ser planejados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho especficos, padronizados, com descrio detalhada de cada tarefa, passo a passo, assinados por profissional que atenda ao que estabelece o item 10.8 desta NR. A estrutura mnima do documento definida no item 10.11.3: os procedimentos de trabalho devem conter, no mnimo, objetivo, campo de aplicao, base tcnica, competncias e responsabilidades, disposies gerais, medidas de controle e orientaes finais. Vale salientar que este documento deve ser elaborado com a participao do SESMT ou CIPA, e assinado por profissional habilitado. Outro aspecto importante que o procedimento tcnico no mais separado do procedimento de segurana. Agora, um nico documento deve conter os dois aspectos do trabalho. A NBR 5419/2001 estabelece na seo 6 as prescries relativas inspeo dos SPDA's. A inspeo no se aplica aos subsistemas do SPDA que tenham seus acessos impossibilitados por estarem embutidos no concreto armado (ferragens estruturais) ou reboco. As inspees visam assegurar que: a) o SPDA est de acordo com o projeto; b) todos os componentes do SPDA esto em bom estado: conexes e fixaes firmes e livres de corroso; c) o valor da resistncia de aterramento seja compatvel com o arranjo e com as dimenses

do subsistema de aterramento e com a resistividade do solo. Excetua-se desta exigncia os sistemas que usam as fundaes como eletrodo de aterramento; d) todas as construes acrescentadas posteriormente estrutura da instalao original devem ser integradas no volume a proteger, mediante ligao ao SPDA ou ampliao deste; e) a resistncia pode tambm ser calculada a partir da estratificao do solo e com uso de um programa adequado. Neste caso fica dispensada a medio da resistncia de aterramento. A periodicidade das inspees nos SPDA's definido no captulo 6 da norma tcnica NBR 5419 (Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas). O texto diz: Uma inspeo visual do SPDA deve ser efetuada anualmente. Tambm prescrito que, inspees completas devem ser efetuadas periodicamente, em intervalos de: 1) cinco anos, para estruturas destinadas a fins residenciais, comerciais, administrativos, agrcolas ou industriais, excetuando-se reas classificadas com risco de incndio ou exploso; 2) trs anos, para estruturas destinadas a grandes concentraes pblicas (por exemplo: hospitais, escolas, teatros, cinemas, estdios de esporte, centros comerciais e pavilhes), indstrias contendo reas com risco de exploso conforme NBR 9518, e depsitos de material inflamvel; e 3) um ano, para estruturas contendo munio ou explosivos, ou em locais expostos corroso atmosfrica severa (regies litorneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.). Segundo a NR-6, compete ao SESMT - Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho ou, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, Cipa - Comisso Interna de Preveno de Acidentes recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. Nas empresas desobrigadas de constituir Cipa, cabe ao designado, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado proteo do trabalhador. A NR-10 determina no item 10.2.9.1 que, quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos nos trabalhos em

instalaes eltricas, devem ser adotados equipamentos de proteo individuais especficos e adequados s atividades desenvolvidas, atendendo NR-6. Logo, deve-se fazer uma anlise de risco para cada atividade, a fim de verificar se existe uma medida de proteo coletiva tecnicamente vivel, ou se a medida de proteo coletiva, caso exista, suficiente para controlar os riscos. Se o risco permanecer, deve-se especificar um EPI adequado. Os documentos relativos anlise de risco e especificao do EPI devem fazer parte do pronturio. Os documentos que comprovam a qualificao, habilitao, capacitao e os treinamentos dos trabalhadores, e que, portanto, devem fazer parte do pronturio so: a) cpia dos diplomas de cada trabalhador qualificado diplomas de curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino (nvel tcnico ou superior); b) cpia do registro no competente conselho de classe no caso de trabalhos em eletricidade do CREA, necessria, tambm, uma cpia do recibo de pagamento da anuidade; c) comprovante de capacitao para trabalhadores no-qualificados e documento que indica qual o profissional habilitado, responsvel pelos trabalhos; d) cpia do certificado de concluso, com aproveitamento satisfatrio, do(s) curso(s) de treinamento de segurana e tambm o documento de autorizao para trabalhadores que executam servios nas instalaes eltricas da empresa. Os equipamentos de proteo individual e coletiva

que so classificados como isolados, devem ser testados para comprovar as caractersticas desta isolao. Alm dos testes de rotina, que so realizados pelo fabricante do equipamento, devem ser realizados outros ao longo da vida til do equipamento para comprovar que o equipamento mantm, durante a sua vida til, as caractersticas necessrias para garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que usam estes equipamentos. As caractersticas de isolao devem ser testadas em perodos estabelecidos pela norma tcnica do componente ou, se no for especificado na norma, pelo fabricante. Os relatrios dos testes de isolao - laudos dos ensaios - devem estar no Pronturio das Instalaes Eltricas. De acordo com o item 10.9.2 da NR-10, os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas de ambientes com

atmosferas potencialmente explosivas devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao. Tambm deve fazer parte do pronturio uma cpia dos certificados de conformidade emitidos por OCC Organismo de Certificao Credenciado. Tendo em vista que o Pronturio das Instalaes Eltricas um conjunto de documentos que visa garantir a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, exigidos pela NR-10, deve conter tanto os documentos relativos instalao eltrica como os procedimentos relativos aos trabalhos realizados nas instalaes. A NR-10 determina que, alm da auditoria na documentao, deve ser realizada inspeo nas instalaes eltricas da empresa. A partir desta auditoria e inspeo, so identificadas todas as no - conformidades relacionadas s medidas de controle e aos sistemas preventivos implementados pela empresa, a fim de garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalaes eltricas e servios com eletricidade. Na auditoria e na inspeo deve ser elaborado um cronograma de adequao (correo das no-conformidades) do pronturio (referente documentao) e das instalaes (referente s medidas de controle implantadas). O relatrio, incluindo o cronograma de adequao, tem dois objetivos: orientar os profissionais de segurana e de manuteno eltrica da empresa no processo de adequao da NR-10; e facilitar a fiscalizao, a qual, de posse do relatrio, pode verificar as no conformidades com a Norma Regulamentadora. Portanto, o relatrio deve refletir a realidade da empresa na implantao das medidas de controle e dos sistemas preventivos contra o risco eltrico. A inspeo deve ser a primeira atividade feita na empresa no programa de adequao NR-10. Tambm deve ser realizada periodicamente para garantir a manuteno da adequao. A periodicidade da inspeo no est estabelecida na NR-10, pois depende da complexidade das instalaes e dos servios em eletricidade executados na empresa. A periodicidade deve ser estabelecida para cada empresa pelo SESMT ou pela Cipa. Na falta destes, pelo responsvel designado pela empresa para organizar e manter o pronturio, mediante orientao de profissional tecnicamente habilitado.

10.2.5 As empresas que operam em instalaes ou equipamentos integrantes do sistema eltrico de potncia devem constituir pronturio com o contedo do item 10.2.4 e acrescentar ao pronturio os documentos a seguir listados: a) descrio dos procedimentos para emergncias; e b) certificaes dos equipamentos de proteo coletiva e individual. Com base nos perigos existentes e nas hipteses de emergncias identificadas, a empresa deve elaborar e manter procedimentos que definam como agir em uma eventual situao de emergncia. O objetivo tambm prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar associados. Os procedimentos devem ser revisados periodicamente ou, em particular, aps ocorrncia de acidentes, situaes de emergncia ou simulao peridica. A identificao dos perigos e emergncias deve ser realizada por um processo de anlise de riscos, considerando-se todos os perigos que possam surgir e suas decorrentes hipteses de emergncias. Este procedimento deve ser revisto sempre que houver introduo de novos equipamentos ou servios. O procedimento de emergncia deve ser elaborado conforme as atividades e caractersticas de cada empresa, e deve atender, quando aplicveis, aos seguintes objetivos: a) garantir fornecimento da informao, meios de comunicao interna e coordenao necessria a todas as pessoas em situaes de emergncia no local de trabalho; b) assegurar a informao e a comunicao com as autoridades competentes, vizinhana e servios de interveno em situaes de emergncia; c) oferecer servios de primeiros socorros e assistncia mdica, de extino de incndios e de evacuao a todas as pessoas que se encontrem no local de trabalho; e d) oferecer informao e formao pertinente a todos os membros da empresa, em todos os nveis, incluindo exerccios peridicos de preveno em situaes de emergncia, preparao e mtodos de resposta. Esses procedimentos devem ser integrados aos demais sistemas de gesto da empresa, no mbito da preservao da segurana, da sade e do meio ambiente do trabalho. O equipamento de proteo individual, de fabricao nacional ou importado, s pode ser posto

venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao (CA), expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho. Ao adquirir um EPI, o comprador deve exigir a cpia do respectivo CA, confrontando as caractersticas do produto com as especificadas no referido certificado. Essas cpias tambm devem fazer parte do pronturio. Os EPIs e EPCs devem garantir perfeita funcionalidade eltrica e mecnica, com isolao adequada para execuo das tarefas sem riscos de choque eltrico. As empresas fabricantes devem realizar testes de isolao nesses equipamentos. Muitas vezes, devido s solicitaes dos servios e ao manuseio e acondicionamento no-apropriados, os EPCs acabam perdendo a segura funcionalidade. Por esse motivo, necessrio que as empresas submetam os equipamentos a testes de integridade, sempre que suspeitarem de algum dano que possa comprometer o bom funcionamento. Periodicamente, as empresas devem documentar esses procedimentos por meio de arquivo de certificados de integridade dos equipamentos, emitidos pela empresa que realizou os testes. A periodicidade dos ensaios executados nos EPIs e EPCs deve obedecer, em primeiro lugar, s determinaes da norma tcnica do equipamento; a seguir, da especificao do fabricante ou do trabalhador legalmente habilitado e autorizado. 10.7.3 Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia -SEP, no podem ser realizados individualmente. A NR-10 determina no item 10.7.3 que os servios em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia -SEP, no podem ser realizados individualmente, isto o trabalho em instalaes energizadas em AT e no SEP so sempre trabalhos em equipe. O item 10.11.6 determina que toda equipe deva ter um de seus trabalhadores indicado e em condies de exercer a superviso e conduo dos trabalhos. A superviso que importante em qualquer trabalho envolvendo eletricidade torna-se vital nos trabalhos em instalao energizada em AT. Embora a NR-10 no determine explicitamente que o trabalho em instalaes eltricas em AT deva ser supervisionado, ela s exige que o trabalho no possa ser realizado individualmente, isto de fundamental importncia para que se possa garantir a segurana dos trabalhadores atuam

diretamente nos circuitos energizados. Isto s citado, mas de forma genrica, no item 10.11.6, da seo Procedimentos de trabalho, que toda equipe dever ter um de seus trabalhadores indicado e em condies de exercer a superviso e conduo dos trabalhos. O conceito de trabalho supervisionado est vinculado ao fato de que o supervisor deve assegurar uma direo efetiva das tarefas e supervisionar permanentemente o trabalho. Em consequncia disto, durante o desenvolvimento dos trabalhos no pode realizar nenhuma tarefa manual. Sendo o responsvel pelas medidas de toda ordem destinadas a garantir a segurana no local. Se por alguma razo o supervisor no puder assumir pessoalmente a superviso dos trabalhos, por exemplo, porque tiver que se ausentar temporariamente do local, dever designar a um outro trabalhador a tarefa de supervisionar a equipe que realiza o trabalho com a instalao energizada. O trabalhador designado dever estar em condies de assumir a superviso dos servios e deixar de executar as suas funes para assumir a superviso dos trabalhos. O supervisor designado assume, durante a ausncia do supervisor, todas as responsabilidades que correspondiam ao substitudo. 10.7.4 Todo trabalho em instalaes eltricas energizadas em AT, bem como aquelas que interajam com o SEP, somente pode ser realizado mediante ordem de servio especfica para data e local, assinada por superior responsvel pela rea. A prescrio geral relativa a ordem de servio dada no item 10.11.2 que determina que os servios em instalaes eltricas devem ser precedidos de ordens de servio especificas, aprovadas por trabalhador autorizado, contendo, no mnimo, o tipo, a data, o local e as referncias aos procedimentos de trabalho a serem adotados. Para qualquer servio em instalaes eltricas a ordem de servio deve ser aprovada por trabalhador autorizado. A NR-10 reconhecendo o maior risco que os servios em instalaes eltricas energizadas em alta tenso apresenta, exigiu no item 10.7.4, que neste caso, as ordens servios sejam assinadas pelo superior responsvel pela rea, que Tambm deve ser um profissional autorizado. Quando um superior aprova um ordem de servio indicando um trabalhador para realizar um servio energizado em alta tenso deve considerar a as suas condies fsicas e mentais, incluindo a proibio de ingesto de bebidas alcolicas ou de outras

substncias que possam alterar a capacidade psicofsica das pessoas, como no caso da autorizao comentada no item 10.7.1, o superior pode estar contrariando o artigo 132 do Cdigo penal, quando por sua ao ou omisso, coloca os demais membros da equipe e outras pessoas, que possa ser afetada pelas aes deste trabalhador, a perigo direto e eminente. 10.7.5 Antes de iniciar trabalhos em circuitos energizados em AT, o superior imediato e a equipe, responsveis pela execuo do servio, devem realizar uma avaliao prvia, estudar e planejar as atividades e aes a serem desenvolvidas de forma a atender os princpios tcnicos bsicos e as melhores tcnicas de segurana em eletricidade aplicveis ao servio. Antes de iniciar trabalhos em circuitos energizados em AT, o superior imediato e a equipe, responsveis pela execuo do servio, devem realizar uma avaliao prvia, estudar e planejar as atividades e aes a serem desenvolvidas de forma a atender os princpios tcnicos bsicos e as melhores tcnicas de segurana em eletricidade aplicveis ao servio. Dever, ainda, comunicar-se com o responsvel pela instalao eltrica para verificar se foram tomadas todas as medidas necessrias para deixar a instalao na situao prevista para permitir a realizao dos trabalhos. O superior imediato deve expor o procedimento de execuo previamente elaborado, discutindo com os membros da equipe todos os detalhes at assegurar de que todos os trabalhadores envolvidos tenham entendido corretamente o referido procedimento. Durante a execuo dos trabalhos o superior imediato deve supervisionar, em todo momento, o seu desenvolvimento para assegurar que este se realize de acordo com o procedimento de execuo. Em particular, dever assegurar-se de que a zona de trabalho est adequadamente sinalizada e/ou delimitada, sempre que houver a possibilidade de que outro trabalhador ou pessoa alheia aos trabalhos entre na referida zona e, consequentemente, tenha acesso a partes energizadas. Tambm dever assegurar-se de que nenhum trabalhador se coloque em condies de poder transpor as distancias de segurana enquanto realiza as operaes. Se a extenso da zona de trabalho no lhe permitir realizar esta superviso de forma adequada, deve solicitar o auxilio de outro trabalhador autorizado.

10.7.6 Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT somente podem ser realizados quando houver procedimentos especficos, detalhados e assinados por profissional autorizado. 10.7.7 A interveno em instalaes eltricas energizadas em AT dentro dos limites estabelecidos como zona de risco, conforme Anexo I desta NR, somente pode ser realizada mediante a desativao, tambm conhecida como bloqueio, dos conjuntos e dispositivos de religamento automtico do circuito, sistema ou equipamento.

CONCLUSES

A vitima do acidente do trabalho em 11/01/2011 Sr. Jorge Serpa, funcionrio da TECMAR (contratada) a 7 (sete) meses, qualificado como eletricista a 10 (dez) anos conforme cpia de certificao emitida pela regional SENAI de Arapongas (em anexo), possua todas qualificaes necessrias e exigidas conforme NR 10 anexo III (em anexo) para exerccio de sua atividade, durante o perodo em que prestou seu servios para a TECMAR nunca se envolveu ou foi vitima de acidente do trabalho. Pela experincia e responsabilidade na execuo de seu trabalho nos ltimos meses de exerccio de sua atividade assumiu o cargo de encarregado de equipe. Fatos estes que no o eximem de sua parcela de responsabilidade das causas do acidente que o acabou vitimando, tendo em vista sendo ele profissional habilitado, capacitado e experiente deveria sim ter se precavido e tomado os devidos cuidados no que diz respeito aos procedimentos de segurana para a execuo de manuteno de rede AT conforme NR 10 item 10.1.2, bem como tambm no fazia uso de equipamento de proteo individual EPI conforme NR 10 item 10.2.9.1, apenas utilizava no momento do acidente cinto-paraquedista contra queda. No foi apresentado cpia de Ficha de Controle e Entrega de EPI que foram fornecidos, tendo em vista que este documento foi solicitado pela contratante (COPEL) e encontra-se em seu poder, em anexo esto fotografias dos EPI's disponveis no veculo (caminho munk) que ficam disponibilizados para os trabalhadores da equipe que esto utilizando o veiculo para execuo dos trabalhos. Isto no significa que o simples fato de que se por ventura a vitima estivesse fazendo uso de todos os EPI's e tambm de outros procedimentos de segurana que de sua parte deveriam ter sido tomados o acidente no aconteceriam tendo em vista que outros fatores tambm poderiam ter contribudo para tal ocorrncia, fatos estes que esto descritos na RVORE DE PROVVEIS CAUSAS em anexo. No foram mencionadas pelos relatos ou documentos em anexo de que existiam algum tipo de documentao por parte da contratada TECMAR ou pela contratante COPEL que comprove que existiam procedimentos para o tipo de trabalho realizado no dia do acidente, exemplo: APR

anlise preliminar de risco, PET permisso de trabalho, O. S ordem de servio por funo conforme NR 01 e O. S ordem de servio conforme descreve NR 10 item 10.7.4 . Documentos estes que deveriam ser considerados padro para operao e/ou manuteno da rede eltrica AT, que devem ser apresentados e assinados pelas equipes responsveis em realizar o trabalho. A empresa TECMAR no que diz respeito as exigncias descritas e previstas na legislao em se tratando em Segurana e Sade no trabalho cumpria com seu papel, conforme pode ser verificados os documentos em anexo, solicitava os treinamentos especficos sobre a qualificao profissional de seus eletricista, fornecimento de EPI equipamento de proteo individual e EPC equipamento de proteo coletiva, cumpre com o que exige a NR 7 Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional PCMSO realizando periodicamente os exames solicitados para tal funo, como tambm o que exige a NR 9 Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, os funcionrios envolvidos diretamente com eletricidade recebem periculosidade conforme exigncia da CLT. E no momento do acidente seus funcionrios estavam sobre a responsabilidade da contratante como prestadores de servios terceirizados, trabalhando juntamente com outras equipes da contratante (COPEL). Analisando as possveis causas no que diz respeito a todas as falhas ocorridas at o momento do acidente que vitimou o Sr. Jorge Serpa, onde observa-se falhas humanas e de operao tanto da parte da vitima como tambm dos responsveis pela execuo da manuteno, mesmo que todos os procedimentos de segurana tivessem sido observados, mesmo assim o acidente poderia ter ocorrido, talvez com menor gravidade ou at a mesma, visto que o que causou a morte do trabalhador no foi apenas as provveis falhas por ele ou pela responsvel pela execuo da manuteno da rede AT cometidas, o que causou sua morte foi a rede de Alta Tenso ter sida colocada em atividade, sendo assim podemos colocar como PROVVEL NEXO de CAUSA a REDE DE ALTA TENSO estar LIGADA.

ANEXOS

Vous aimerez peut-être aussi