Vous êtes sur la page 1sur 10

LICC - LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL INTRODUO Com 19 arquivos, o Decreto-Lei 4.

657, de 4 de setembro de 1942, revogou a antiga lei de Introduo ao Cdigo Civil, que continha vinte e um. Embora se encontra anexa ao Cdigo Civil, ela autnoma, tem carter universal, aplicando-se a todos os ramos do direito. Diz-se que ela um conjunto de normas sobre normas. Isso, pois, enquanto as demais normas tm como objeto o comportamento humano, A LICC tem como escopo a prpria norma, pois visa disciplinar a sua elaborao e vigncia, e sua aplicao no tempo e espao. LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL Art. 1 Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente publicada O nosso legislador adotou o critrio do prazo nico, por ele a lei entra em vigor na mesma data em todo o pas. Com a promulgao da norma se d o seu nascimento, porm, s comea a vigorar com a publicao no Dirio Oficial. Sua obrigatoriedade, no se inicia no dia de sua publicao, salvo se ela prpria assim o determinar. Se porventura ela nada mencionar se aplica a regra do artigo supramencionado. (o incio da obrigatoriedade da lei) 1 Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 3 (trs) meses depois de oficialmente publicada. As leis brasileiras so admitidas no exterior, em geral quando cuidam de atribuies de ministros, embaixadores, cnsules, e outras autoridades diplomticas. 2 A vigncia das leis, que os governos estaduais elaborem por autorizao do Governo Federal, depende da aprovao deste e comear no prazo que a legislao estadual fixar. Esta norma, elaborada sob o regime constitucional de 1937, j no tem aplicao desde a Constituio de 1946.

3 Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo deste artigo e dos pargrafos anteriores comear a correr da nova publicao. O prazo entre a publicao da lei e sua efetiva eficcia chamada de vacatio legis ou vacncia da lei. Se durante esse perodo a norma vier a ser corrigida em seu texto, que contem erros matrias ou falhas de ortografia, o prazo comea a correr da nova publicao. Contudo, se a lei j estiver em vigor aplica-se o disposto no 4. 4 As correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova Objetivando segurana jurdica, qualquer correo de uma lei j em vigor, s ser possvel se houve a correo da lei eivada pelo o erro por uma lei nova. Art. 2 No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. (o tempo da obrigatoriedade da lei). A grosso modo, as leis tm carter permanente, permanecendo em vigor at serem modificadas ou revogadas por outra. Trata-se do PRINCIPIO DA CONTINUIDADE, principio esse, que no permite que a lei seja revogada por fora do no uso. Assim, embora uma lei deixe de ser aplicada, ela jamais ser revogada, seno por uma outra lei. 1 A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. Com base no exposto temos dois tipos de revogao: a expressa ou a tcita. Esta se d quando a lei nova incompatvel com a anterior. Aquela ocorre quando a lei nova declara que a lei anterior ou parte dela fica revogada. 2 A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. Uma lei nova s revoga a anterior quando expressamente o declarar ou quando dispuser da mesma matria modificando-a. No revoga, portanto, quando estabelecer disposies a par das j existentes. 3 Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia.

No direito brasileiro, no h lugar para o efeito Repristinatrio, que seria a restaurao de uma lei restaurada, por ter a lei restauradora perdido a vigncia. Assim se B revoga A, e posteriormente B perde o seu vigor, A no ser restaurada, salvo disposio em contrrio. Art. 3 Ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece. . (a eficcia global da ordem jurdica, no admitindo a ignorncia da lei vigente, que a comprometeria). Tal dispositivo visa garantir a eficcia global da ordem jurdica, que estaria comprometida se admitisse a alegao de ignorncia de lei vigente. Eis que vrias teorias tentam explicar o porque desse artigo, seu pilar de razo, no entanto, est fundado na ordem social. Art. 4 Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. (Os mecanismos de integrao das normas, quando houver lacunas). Obviamente o legislador no conseguiu prever todas as situaes para o presente e para o futuro. Isso porque o Direito FATO SOCIAL, emanando da sociedade, e esta dinmica. Para o preenchimento de eventuais lacunas que pudessem existir, valeu-se o legislador de formas de integrao da lei, a saber: a analogia, os costumes e os princpios gerais do direito. ANALOGIA, consiste em aplicar a um caso no previsto por norma jurdica, uma norma prevista para uma hiptese semelhante; COSTUMES, pratica de comportamento reiterada por determinado grupo; PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO, so as regras que se encontram na conscincia dos povos e so universalmente aceitas. Art. 5 Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. (os critrios de hermenutica jurdica). Neste artigo vislumbramos uma nova perspectiva para o direito. Num direito que externe o real anseio de justia, no um que esteja arraigado em paradigmas do positivismo. Art. 6 A Lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. (o direito intertemporal, para assegurar a estabilidade do ordenamento jurdico-positivo, preservando as situaes consolidadas). 1 Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou.

2 Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio preestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. 3 Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso. Tambm tratado pela constituio, tal artigo visa garantir a segurana jurdica. Quando uma lei entra em vigor, pode instaurar-se o conflito das leis no tempo. Se ela deve retroagir ou no. Tem-se por regra que ela no deve retroagir, porm se por ventura isso ocorrer, o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada , devm ser respeitados. ATO JURDICO PERFEITO, o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou; DIREITO ADQUIRIDO, o que j se incorporou definitivamente ao patrimnio e personalidade de seu titular; COISA JULGADA, a imutabilidade dos efeitos da sentena, no mais sujeita a recurso. Art. 7 A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. (o direito internacional privado brasileiro). Denomina-se Estatuto Pessoal a situao jurdica que rege o estrangeiro pelas leis de seu pas de origem. Baseia-se na lei da nacionalidade ou na lei do domicilio. No Brasil, como ficou evidenciado no artigo acima citado, o Estatuto pessoal rege-se pelo o Domicilio. 1 Realizando-se o casamento no Brasil, ser aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes e s formalidades da celebrao. Embora exista e respeitado o Estatuto pessoal (ver ltima nota retro), com relao aos estrangeiros, a maioria dos atos, para serem vlidos tm que serem praticados de acordo com as leis brasileiras. Isso, devido ao principio da Territorialidade e da Soberania Nacional. Um exemplo disso o casamento, que s ter validade se submetido aos ditames do direito nacional. 2 O casamento de estrangeiros poder celebrar-se perante autoridades diplomticas ou consulares do pas de ambos os nubentes. Nestes casos. O casamento ser celebrado segundo a lei do pas celebrante. Mas o cnsul estrangeiro s poder realizar o matrimonio

quando ambos os contraentes forem co-nacionais. Cessa a sua competncia se um deles for de nacionalidade diversa. 3 Tendo o nubente domiclio diverso, reger os casos de invalidade do matrimnio a lei do primeiro domiclio conjugal. 4 O regime de bens, legal ou convencional, obedece lei do pas em que tiverem os nubentes domiclios, e, se este for diverso, do primeiro domiclio conjugal. Tanto os casos de invalidade do matrimonio como o regime de bens, rege-se pelo o domicilio e se este for diverso, rege-se pelo o primeiro. 5 O estrangeiro casado, que se naturalizar brasileiro, pode, mediante expressa anuncia de seu cnjuge, requerer ao juiz, no ato de entrega do decreto de naturalizao, se apostile ao mesmo a adoo do regime de comunho parcial de bens, respeitada os direitos de terceiros e dada esta adoo ao competente registro. 6 O divrcio realizado no estrangeiro, se um ou ambos os cnjuges forem brasileiros, s ser reconhecido no Brasil depois de 3 (trs) anos da data da sentena, salvo se houver sido antecedida de separao judicial por igual prazo, caso em que a homologao produzir efeito imediato, obedecidas as condies estabelecidas para a eficcia das sentenas estrangeiras no Pas. O Supremo Tribunal Federal, na forma de seu Regimento, poder reexaminar, a requerimento do interessado, decises j proferidas em pedidos de homologao de sentenas estrangeiras de divrcio de brasileiros, a fim de que passem a produzir todos os efeitos legais. O divrcio obtido no estrangeiro ser reconhecido no Brasil, se os cnjuges forem brasileiros, desde que observados as normas da Lei 6.515/77 e homologada a sentena pelo STF. Sem a observncia de tais formalidades, subiste o impedimento para o novo casamento 7 Salvo o caso de abandono, o domiclio do chefe da famlia estende-se ao outro cnjuge e aos filhos no emancipados, e o do tutor ou curador aos incapazes sob sua guarda. Temos aqui o chamado domicilio legal, em que a prpria lei o determina. Diferente do domiclio Civil da pessoa natural onde o lugar onde ela estabelece a sua residncia com animo definitivo. Art. 31 CC.

8 Quando a pessoa no tiver domiclio, considerar-se- domiciliada no lugar de sua residncia ou naquele em que se encontre. O legislador, na falta do domicilio legal ou natural , presumiu esta espcie de domicilio, que chamado de domicilio eventual Art. 8 Para qualificar os bens e regular as relaes a eles concernentes, aplicar-se- a lei do pas em que estiverem situados. O Direito patrimonial bem como o obrigacional, regem-se consoante s normas do pas que porventura estejam situados. Desta forma, se um imvel, estiver localizado na a Argentina, qualquer relao que o envolver, reger-se- pela as leis deste pas. 1 Aplicar-se- a lei do pas em que for domiciliado o proprietrio, quanto aos bens mveis que ele trouxer ou se destinarem a transporte para outros lugares. 2 O penhor regula-se pela lei do domiclio que tiver a pessoa, em cuja posse se encontre a coisa apenhada. Fora dito na nota anterior, que os bens reger-se-o de acordo com o pas que estiver situado. Todavia, quando eles se acharem com o proprietrio, destinado ao transporte para outros lugares, a lei a ser aplicada ser a do domicilio do proprietrio. Art. 9 Para qualificar e reger as obrigaes, aplicar-se- a lei do pas em que se constiturem. 1 Destinando-se a obrigao a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, ser esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrnsecos do ato. 2 A obrigao resultante do contrato reputa-se constituda no lugar em que residir o proponente. Art. 10. A sucesso por morte ou por ausncia obedece lei do pas em que era domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos bens. 1 A vocao para suceder em bens de estrangeiro situados no Brasil ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge brasileiro e dos filhos do casal, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei do domiclio.

As relaes oriundas do direito obrigacional, suas qualificaes, assim como suas obrigaes, regem-se de acordo com a Lei do pas em que foram constitudas. Caso ocorra, que alguma obrigao deva ser executada no Brasil, pode-se admitir a lei estrangeira quanto aos requisitos extrnsecos do ato. 2 A lei do domiclio do herdeiro ou legatrio regula a capacidade para suceder. A sucesso causa mortis, tambm regida pela a lei do domicilio. Uma observao importante: que o Brasil adota o domicilio do herdeiro ou legatrio, ao contrrio de outras naes que se funda no domicilio de quem se herda. Art. 11. As organizaes destinadas a fins de interesse coletivo, como as sociedades e as fundaes, obedecem lei do Estado em que se constiturem. 1 No podero, entretanto, ter no Brasil filiais, agncias ou estabelecimentos antes de serem os atos constitutivos aprovados pelo Governo brasileiro, ficando sujeitas lei Isso porque, para se efetivar a criao de uma pessoa jurdica, se faz necessrio preencher alguns requisitos, como objeto lcito, agente capaz, etc. Assim o governo brasileiro, antes de lhes dar aval para se estabelecer no Brasil, fez um estudo de seus objetivos. 2 Os governos estrangeiros, bem como as organizaes de qualquer natureza, que eles tenham constitudo, dirijam ou hajam investido de funes pblicas, no podero adquirir no Brasil bens imveis ou suscetveis de desapropriao. 3 Os governos estrangeiros podem adquirir a propriedade dos prdios necessrios sede dos representantes diplomticos ou dos agentes consulares Tal dispositivo veda aos estrangeiros que estejam investidos de funes publica de adquirirem no Brasil bens imveis ou suscetveis de desapropriao. J os governos estrangeiros, para suas representaes diplomticas ou consulares, podem adquirir propriedades. Art. 12. competente a autoridade judiciria brasileira, quando for o ru domiciliado no Brasil ou aqui tiver de ser cumprida a obrigao. 1 S autoridade judiciria brasileira compete conhecer das aes relativas a imveis situados no Brasil.

2 A autoridade judiciria brasileira cumprir, concedido o exequatur e segundo a forma estabelecida pela lei brasileira, as diligncias deprecadas por autoridade estrangeira competente, observando a lei desta, quanto ao objeto das diligncias. Esse artigo resguarda a competncia da justia brasileira , quando o ru for domiciliado no Brasil ou aqui tiver de ser cumprida a obrigao, aduzindo no 1 que s autoridade brasileira compete conhecer das aes relativas a imveis situados no Brasil. J o 2 preceitua que quando deprecado por autoridade estrangeira competente, alguma diligencia, est ser executada de acordo com a forma estabelecida pela a lei brasileira. Art. 13. A prova dos fatos ocorridos em pas estrangeiro regese pela lei que nele vigorar, quanto ao nus e aos meios de produzir-se, no admitindo os tribunais brasileiros provas que a lei brasileira desconhea. A produo de prova de fatos ocorrido no exterior valido para o nosso direito estatal, desde que tais provas sejam conhecidas. Quanto a seu meio de produo reger-se pela lei do pas que nela vigorar. Art. 14. No conhecendo a lei estrangeira, poder o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigncia. Ao contrrio do Artigo 3 que preceitua que ningum pode alegar ignorncia da lei, presume-se que o magistrado tambm a conhea, nesta hiptese, caso o aplicador do direito no tenha conhecimento do texto legal estrangeiro, poder evocar de quem alega prova do texto e de sua vigncia. Art. 15. Ser executada no Brasil a sentena proferida no estrangeiro, que rena os seguintes requisitos: a)haver sido proferida por juiz competente; b) terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente verificado a revelia; c) ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessrias para a execuo no lugar em que foi proferida; d) estar traduzida por intrprete autorizado; e) ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal. Pargrafo nico. No dependem de homologao as sentenas meramente declaratrias do estado das pessoas. As sentenas proferidas no estrangeiro dependem, para serem executadas no Brasil, do preenchimento de determinados requisitos. Tais requisitos se fazem necessrio, para garantir o PRINCIPIO DO

DEVIDO PROCESSO LEGAL, que concite em que na aplicao da justia nenhum direito ser violado. Art. 16. Quando, nos termos dos artigos precedentes, se houver de aplicar a lei estrangeira, ter-se- em vista a disposio desta, sem considerar-se qualquer remisso por ela feita a outra lei.

Esse controle ou juzo de dilao visa somente o exame formal do cumprimento daqueles requisitos e de inocorrncia de ofensa ordem publica e a Soberania Nacional, para se imprimir a eficcia deciso estrangeira no territrio brasileiro, sem que haja reexame do mrito da questo. Art. 17. As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes. A soberania Nacional excede qualquer norma de direito aliengena Art. 18. Tratando-se de brasileiros, so competentes as autoridades consulares brasileiras para lhes celebrar o casamento e os mais atos de Registro Civil e de tabelionato, inclusive o registro de nascimento e de bito dos filhos de brasileiro ou brasileira nascidos no pas da sede do Consulado. Temos nesse artigo uma disposio de natureza administrativa, que incube as autoridades consulares brasileira de celebrar atos como casamento, registro civil e tabelionato, etc..., nos pas em que so autoridades consulares. Art. 19. Reputam-se vlidos todos os atos indicados no artigo anterior e celebrados pelos cnsules brasileiros na vigncia do Decreto-lei n 4.657, de 4 de setembro de 1942, desde que satisfaam todos os requisitos legais. Pargrafo nico. No caso em que a celebrao desses atos tiver sido recusada pelas autoridades consulares, com fundamento no art. 18 do mesmo Decreto-lei, ao interessado facultado renovar o pedido dentre em 90 (noventa) dias contados da data da publicao desta Lei. Para que os atos praticados pela as autoridades do artigo anterior, sejam reputados vlidos, carece que eles no contenham vcios, isto

, possam ser praticado de acordo com as solenidades requeridas por lei. CONSIDERAES FINAIS Terminado a analise sistemtica dos artigos da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, podemos constatar o porqu alguns doutrinadores chamam esta lei de a "norma das normas". Isso, graas a seu carter genrico e abstrato no regulando apenas normas de natureza civil, estendendo seu bojo de alcance para as demais cincias jurdicas. Da dizemos que o seu conhecimento imprescindvel, para se ter uma viso geral do Direito, dado que ningum pode escusar-se de cumpri-lo.

Vous aimerez peut-être aussi