Vous êtes sur la page 1sur 1

Estudo aponta a importncia da suplementao nutricional a pacientes ps cirurgia baritrica Pesquisa realizada pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia

com pessoas que realizaram a cirurgia baritrica ressalta a importncia da suplementao alimentar na fase inicial do ps-operatrio. Nos primeiros 20 a 30 dias aps a cirurgia o paciente necessita de uma alimentao especial a base de lquido para que haja uma boa cicatrizao. A suplementao entra como alternativa para suprir as necessidades nutricionais que o paciente necessita. Mesmo com a perda de peso, aqueles que se submeteram dieta lquida hipoenergtica suplementada, alm de no apresentarem perda da massa magra, obtiveram melhora das reservas proticas. O estudo foi realizado com 30 pacientes. Quinze deles foram submetidos a uma dieta lquida com uma bebida hiperprotica. A outra metade recebeu uma dieta lquida hipoenergtica sem suplementao. Aps a cirurgia, podem ocorrer dficits nutricionais e alteraes na composio corporal por conta da perda de peso, uma combinao de reduo de gua, gordura e massa muscular, principalmente nos primeiros meses. Assim, preservar a massa muscular e prevenir a reduo de protenas viscerais de fundamental importncia. Durante 20 dias, os pacientes em ps-operatrio submetidos ao estudo foram orientados a consumir dois envelopes por dia de suplemento protico. Aps esse perodo, os dois grupos foram avaliados e constatado menor reduo de massa magra e maior ingesto protica entre os pacientes que tomaram suplementao. Conclumos que a ingesto de protena do soro do leite na fase inicial do psoperatrio possui importncia significativa e que a continuidade do tratamento com suplementao protica por mais alguns meses fundamental para evitar uma drstica reduo da massa muscular, explica Berti, coordenador do estudo. Para Euclsio Bragana, mdico nutrlogo e presidente da ABENUTRI (Associao Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais), a pesquisa comprova a importncia da suplementao alimentar no s para praticantes de atividades fsicas, mas tambm como auxiliar no tratamento de enfermidades. A suplementao nutricional est alm dos limiares da esttica. Vrias doenas so tratadas ou prevenidas com o apoio desses suplementos. No caso da cirurgia baritrica, por exemplo, o aparelho digestivo do paciente fica muito sensvel e debilitado. Complementar o tratamento com vitaminas e nutrientes essencial para a reabilitao, conclui o mdico. A pesquisa foi realizada pelas nutricionistas Simone Flach Feiten Barbosa, Patrcia Ferreira do Prado Moreira e Priscila Vasselai, com apoio dos mdicos Artur Belarmino Garrido Jr e Luiz Vicente Berti.
O resumo do trabalho assim como detalhes de seus resultados podem ser encontrados no site: www.wwsports.com.br (no link REA MDICA).

Vous aimerez peut-être aussi