Vous êtes sur la page 1sur 3

Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Cincias Biolgicas

Disciplina: PROTISTAS FOTOSSINTETIZANTES

OBTENO DE COLIDES DE ALGAS: ALGINATOS

1. ALGINAS
Algina um nome coletivo para o cido algnico e seus diversos sais. Sais do cido algnico (alginatos) ocorrem em todas algas pardas como componentes estruturais da parede e nos espaos intercelulares. Todas espcies de Phaeophyceae com indivduos de grandes dimenses so fontes potenciais de cido algnico para fins comerciais, particularmente, os representantes de Laminariales e Fucales, O cido algnico um polmero linear contendo seguimentos formados por seqncias de: i) cido D-manurnico; ii) cido L-gulurnico e iii) com monmeros alternados de ambos cidos urnicos. A proporo e o tamanho desses seguimentos variam com a espcie, e interferem nas propriedades e funes dos polmeros. Admite-se que a funo da algina nas algas vivas est relacionado : i) estrutura da parede celular e coeso dos tecidos; ii) resistncia e flexibilidade do talo; iii) seletividade de ctions e iv) proteo contra a dessecao. O emprego comercial da algina est ligado, basicamente, a estas mesmas propriedades. Propriedades, usos e funes: O alginato de sdio o produto de maior emprego industrial, seguido dos alginatos de potssio, amnio, clcio e mistos, amnio-clcio, sdio-clcio bem como do prprio cido algnico. So produzidos em muitas formas que variam de peso molecular, contedo em clcio, tamanho e forma da partcula (granular ou fibrosa) e proporo de cido D-manurnico e cido L-gulurnico. As alginas possuem amplas aplicaes, particularmente na rea alimentcia, industrial, biotecnolgica e farmacutica. Essas aplicaes esto relacionadas, principalmente, com suas propriedades de formao de gis, emulses estveis, filmes (tintas, vernizes, papeis especiais) e reteno de gua. O emprego dos sais de cido algnico na preparao de moldes dentrios de secagem rpida deve-se a seletividade de ctions, que forma sais solveis em gua com Na, K, Mg, Li e Fe e insolveis com Ca, Ba, Pb, Hg, Sr. Ainda, com AI, Cu, Ni, Zn, forma sais insolveis na gua que podem se tornar solveis na presena de amnia. Seu uso na indstria alimentcia expandiu-se com os chamados alimentos fabricados (imitao de frutos, como cerejas e pimentes, cebolas, anlogos de carne e pescados). Dentre as aplicaes biotecnolgicas potenciais das alginas, destaca-se o encapsulamento de organismos e clulas de animais ou plantas vivas, que podem ser usadas como produtores de metablitos. O processo conhecido como sistema tecnolgico de imobilizao de bioconversores (clulas vivas ou mortas, mas enzimaticamente ativas, organelas ou certas enzimas). Quando gotas de uma soluo de alginato de sdio so adicionadas em uma soluo contendo ons de clcio, ocorre a formao de uma pelcula gelatinosa de alginato de clcio, insolvel. Este processo, envolvendo clulas de leveduras encapsuladas, foi desenvolvido no Japo para produo comercial de metanol.

2. COLETA, SECAGEM E BRANQUEAMENTO

O primeiro passo compreende a correta identificao e coleta do material desejado. A secagem um mtodo de preservao do material aps a coleta, viabilizando seu transporte e armazenamento. A desidratao pode ser natural ou artificial, devendo reduzir o contedo em gua para aproximadamente 20%, o que evita a fermentao e hidrlise dos polissacardeos. Para fins de anlise, as algas secas devem ser novamente embebidas e lavadas em gua de torneira e periodicamente agitadas para separao manual de outros algas, animais, calcrio, areia, etc. Para determinaes da porcentagem de rendimento, as algas limpas so dessecadas at atingirem peso constante em estufa a 65 oC. O branqueamento das algas pode ser feito antes da extrao. Lavagens sucessivas em gua de torneira, alternadas com secagens ao sol so adequadas para remoo dos pigmentos das algas vermelhas. Hipoclorito de Sdio (alvejante) costuma ser utilizado em processos comerciais.

3. EXTRACO DE CIDO ALGNICO E ALGINATO DE SDIO.


Para a extrao de alginato utilizar-se-a 15g de Sargassum spp. seco e triturado. O material deve ser lavado em gua corrente para retirar as impurezas. Aps a lavagem, colocar o material em um becker de 1000mL e adicionr 500 ml de formaldedo a 0,4% por 30 minutos com o objetivo de retirar os compostos fenlicos e clarificar o material. Depois da lavagem do material em gua corrente, adicionar 500 ml de cido clordrico (HCl) a 0,1 M por 30 minutos, com o objetivo de retirar os compostos fenlicos ainda presentes. A extrao alcalina propriamente dita, tem incio adicionando 350 ml de carbonato de sdio (Na2 CO3) a 2% por 1 hora 50C em banho maria. Aps o passo acima o material deve ser filtrado utilizando pano tipo perfex, desprezar a alga. O filtrado ser novamente tratado com o carbonato de sdio nas mesmas condies, durante 1 hora, obtendo-se cerca de 500 ml de alginato de sdio. OBTENO DE ALGINATO DE SDIO: 1 TRATAMENTO Em um becker de 500mL, misturar 180 mL de alginato de sdio e 180 mL de lcool etlico, numa proporo de 1/1 (v/v), com o objetivo de retirar parte da gua, formando um precipitado. Posteriormente, adicionar 95 ml de gua e em seguida, 100 ml de cloreto de clcio (Ca Cl2) a 15%. O alginato de clcio obtido, formar fibras gelatinosas insolveis. Posteriormente, para retirar o clcio, adiconar 150 ml de cido clordrico (HCl) a 0,5 M. O cido algnico obtido no formar fibras e sim um gel. Adicionar 100 ml de carbonato de sdio (Na2CO3) a 2%, aquecido 50C em banho maria por 1 hora. Em seguida adicionar 150 ml de lcool etlico, o que formar fibras esbranquiadas. Aps filtrao, secar as fibras em estufa a 60C at completa desidratao. Macerar o material em almofariz, obtendo-se alginato de sdio solvel de colorao marrom escuro. OBTENO DE ALGINATO DE SDIO: hipoclorito de sdio 2 TRATAMENTO com pr tratamento com

Em um becker (500mL) colocar 75 ml de alginato de sdio e 75 ml de hipoclorito de sdio (NaClO ) a 10%, numa proporo de 1/1 (v/v); a mistura dever ficar amarelo claro. Posteriormente, adicionar 150 ml de lcool na proporo de 1/1 (v/v) da mistura final, resultando em um gel esbranquiado. Filtrar a soluo para retirada das fibras e acrescentar 85 ml de CaCl2 a 15% por 15 minutos. Observar a formao de alginato de clcio. Adicionar em seguida 100 ml de cido clordrico a 0,5 M em gua para retirada do clcio, obtendo-se cido algnico de consistncia fibrosa. Filtrar a soluo para a retirada de fibras. Colocar as fibras num becker (250mL) e acrescentar 100 ml de Na2CO3 50C em banho maria por 1 hora. Filtrar novamente a soluo e as fibras levadas estufa para secar. Aps a secagem macerar em almofariz, obtendo-se alginato de sdio de colorao branca. OBTENO DE ALGINATO DE SDIO: 3 TRATAMENTO

A partir de 100 ml de alginato de sdio, adicionar diretamente 100 ml de cido clordrico a 0,5 M, formando um precipitado fludo. Em seguida adicionar 200 ml de lcool para a retirada de gua, o que resultar em um precipitado fludo que aps filtrao, obtem-se um gel de consistncia firme. Em um becker de 250mL, colocar o gel e adicionar 100 ml de carbonato de sdio (Na2CO3 ) a 2% 50C em banho maria por 1 hora. O alginato de sdio solubilizar adquirindo colorao marrom. Em seguida adicionar 100 ml de lcool e filtrar a soluo. As fibras gelatinosas obtidas na filtrao devero ser desidratadas em estufa. Depois de secas, macerar em almofariz obtendo-se alginato de sdio solvel com colorao marrom escura.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA McHugh, D. J. 1987. Production, properties and uses of Alginates. In: FAO Fisheries Technical Papers, p. 58-115.

MATRIA PRIMA Sargassum spp

Vous aimerez peut-être aussi