Vous êtes sur la page 1sur 4

Natureza e cultura (digitar o primeiro pargrafo da apostila-topico natureza e cultura) at...... analises sociais .

O homem produto do meio


O filosofo Karl Marx criticava a questo de como compreender o que o homem. No o ter conscincia (ser racional), nem tampouco ser um animal poltico, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condies de existncia, tanto material quanto ideal, que diferencia o homem." A essncia do homem no ter essncia, a essncia do homem algo que ele prprio constri, ou seja, a Histria. "A existncia precede a essncia"; nenhum ser humano nasce pronto, mas o homem , em sua essncia, produto do meio em que vive, que construdo a partir de suas relaes sociais em que cada pessoa se encontra. Assim como o homem produz o seu prprio ambiente, por outro lado, esta produo da condio de existncia no livremente escolhida, mas sim, previamente determinada. O homem pode fazer a sua Histria mas no pode fazer nas condies por ele escolhidas. O homem historicamente determinado pelas condies, logo responsvel por todos os seus atos, pois ele livre para escolher. Logo todas as teorias de Marx esto fundamentadas naquilo que o homem, ou seja, o que a sua existncia. O Homem condenado a ser livre.

Nos dias de hoje podemos dizer o homem seja parte integrante de um sistema o qual
seleciona e deixam as margens os menos favorecidos. O desemprego agregado m qualificao profissional desloca uma grande massa da populao para o fundo de um abismo, o qual a cada dia aumenta deliberadamente a distncia econmica entre ricos e pobre, alavanca os nveis de uma realidade que transparece a luz do sol ou da lua. Uma diferena social e econmica aliada a uma crise de identidade individual lana famlias inteiras a marginalidade social, fazendo aumentar a violncia transfigurada, numa indiferena pelas condies de vida impostas as pessoas. O que a Biblia fala sobre o assunto? A Biblia Sagrada,que vista pelos os cristos como seu manual de F e de pratica,trata do assunto de uma maneira clara e objetiva,afirmando que o homem pode modificar seu comportamento,atravs de influencias de pessoas do seu convvio,como nos versculos a seguir,que deixam claro o que Deus diz sobre o assunto.
"No vos enganeis.,as ms companhias corrompem os bons costumes" (1 Corntios 15:33)

Aquele que anda com os sbios ser sbio,mas o companheiro dos insensatos se tornar mal. (Provrbios 13:20)

Natureza e Cultura - Diferenas entre o homem e o animal

O ser humano graas capacidade que tem o seu crebro de acumular experincias, criou a cultura que o conjunto de conhecimentos e valores de um povo e que so transmitidos de gerao a gerao.Os outros animais que vivem na natureza no criam cultura, eles agem de acordo com o instinto que um ato "cego" onde ignorada a finalidade da prpria ao. A sua nica preocupao a de resolver problemas relacionados ao momento presente. A experincia que acumulamos torna-se possvel e til para ns, pelo fato de utilizarmos a razo que a capacidade que os homens tm de avaliar, julgar e estabelecer relaes lgicas, portanto, pensar em termos do que vm antes e o que vm depois, ou seja, relaes de causa e efeito, com isso, o homem antecipa-se ao futuro produzindo projetos para ele. A linguagem humana que d ao homem a sua dimenso de temporalidade, isto , pensar em termos de passado, presente e futuro. a palavra que nos permite "viajar" no tempo. Por exemplo, quando digo irei ao cinema amanh ou fui ao cinema ontem, estou remetendo o meu interlocutor tempos diferentes graas a conjugao do verbo fazer. Desse modo, posso pensar e planejar o futuro ou avaliar um fato passado. Porm, o mais importante, o fato de que foram pelas palavras que o nosso conhecimento foi passado ao longo dos sculos. A palavra um smbolo e com ela representamos o mundo que est nossa volta e tambm quele que se encontra dentro de cada um de ns. O fato de o homem ser dotado da criao simblica o diferencia dos outros animais fazendo com que o ser humano se torne um ser histrico, um ser que constri a sua prpria histria, ao contrrio dos outros animais que no possuem histria. O homem vive num contnuo processo de criao de valores, ou seja, forma ideias sobre o que o certo ou o que o errado, noes ou conceitos como o

de justia, por exemplo. Portanto, o homem consciente dos seus prprios atos e, por isso, responsvel por eles. Os animais vivem em meio natureza e se misturam com ela, vivem o instante presente. O ser humano, atravs do trabalho, transforma a natureza e cria a cultura. A cultura se encontra acumulada nas cincias, nas artes, nas religies, etc. que so a grande produo da humanidade. A filosofia tambm um produto do conhecimento humano e fornece as bases da civilizao ocidental. Referencias: http://filomundo.blogspot.com/2010/02/natureza-e-culturadiferencas-entre-o.html
http://www.conteudoglobal.com/personalidades/karl_marx/index.asp?action=filosofia_ marx&nome=A+Filosofia+de+Marx Biblia Sagrada.Traduzida em portugus por Joao Ferreira de Almeida.Revista e atualizada no Brasil.2 ed.Barueri-SP: sociedade bblica do Brasil,2008. 1536p.

Vous aimerez peut-être aussi