Vous êtes sur la page 1sur 3

A espermiognese a fase final da espermatognese (processo em que celulas diplides denominadas espermatognias originam os espermatozides haplides).

. Nesta fase chamada espermiognese, h diferenciao das quatro espermtides em quatro espermatozides, todos funcionais e de mesmo tamanho.

Espermatognese
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete suacredibilidade (desde junho de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como
referenciar e citar as fontes.

A Espermatognese ou Espermatognese , como o nome indica, o processo de formao dos espermatozides. Tem incio napuberdade, passando a ocorrer de um modo continuo at ao fim da vida do homem.
ndice
[esconder]

1 Espermatognese

o o o

1.1 Periodo Germinativo 1.2 Crescimento 1.3 Maturao

1.3.1 Diviso I

1.4 Espermiognese ou Diferenciao

2 Ver tambm

[editar]Espermatognese
A espermatognese est ligada, como qualquer outro fenmeno metablico, ao acionamento de hormnios, mediante o comando da hipfise e dos testculos. uma sequncia de eventos pelos quais as espermatognias se transformam no final em espermatozides. A Espermatognese ocorre a nvel dos tubos seminferos dos testculos e divide-se em quatro fases: Multiplicao, Crescimento, Maturao e Diferenciao ou Espermiognese. Tem incio na puberdade e termina no fim da vida do homem.

[editar]Periodo

Germinativo

As Espermatognias, localizadas na periferia dos tubos seminferos, multiplicam-se (por mitoses sucessivas) aumentando de nmero e garantindo a sua contnua substituio.

[editar]Crescimento

Algumas Espermatognias vo aumentar ligeiramente de volume, devido sntese e acumulao de substncias de reserva, dando origem aos Espermatcitos I

[editar]Maturao
A fase de maturao do gameta masculino na verdade um processo de meiose que ocorrer com o espermatcito I, proveniente dasespermatognias.

Figura representando umameiose. Na diviso 1 (que ocorre nos espermatcitos I, provenientes das espermatognias) ocorrer a segregao dos homlogos. Na diviso 2 (que ocorre no espermatcitos II) separam-se as cromtides-irms. Ao final, estaro formadas espermtides (texto em holands).

[editar]Diviso I
1. Prfase I: Ocorrer a espiralizao total dos cromossomos e h a prossibilidade de crossing-overdurante o processo que acontece geralmente no diplteno. 2. Metfase I: Os cromossomos homlogos se posicionaro paralelamente na clula, um ao lado do outro, para que cada um alcance seu respectivo plo at o final da diviso. 3. Anfase I: Os cromossomos migram para os plos, possibilitando a separao dos homlogos, atravs da ao da fibra do fuso e dos centrmeros. 4. Telfase I: Est terminada a cariocinese dos espermatcitos I. Passa-se agora para a citocineseonde o cromossomo organizador de nuclolo cuidar da formao de novos ncleos e haver organizao das novas organelas. Aps a diviso 1 da meiose, passa-se para o processo de diviso 2. Graas a diviso 1 tem-se agora duas clulas haplides que so chamadas Espermatcito II, e exatamente nelas que ocorrer o processo de divisao 2. Os gametas ainda no esto maduros.

Diviso 2 1. Prfase II: Termina a espiralizao dos cromossomos e a duplicao. Formamse cromtides-irms.

2. Metfase II: Os cromossomos posicionam-se paralelamente no centro da clula para que cada um alcance seu respectivo plo. 3. Anfase II: Ocorre agora a separao das cromtides por meio do fuso mittico e dos centrolos. Cada cromtide migrar para seu respectivo plo. 4. Telfase II: Finalmente terminam as divises. Finda a cariocinese e comea o processo de citocinese, similar a telfase I.

Espermatozidecompleto,.

Agora temos Espermtides. Estas amadurecero e por via do complexo de golgi obtero acrossomos e por via doscentrolos obtero flagelos. Aps estes dois ltimos processos estaro formados espermatozides.

[editar]Espermiognese

ou Diferenciao

As Espermtdes vo sofrer transformaes que levam formao dos Espermatozides (gametas), destacando-se: a perda de grande parte do citoplasma, reorganizao dos organelas citoplasmticos, crescimento de um flagelo e formao do acrossomo.

Vous aimerez peut-être aussi