Vous êtes sur la page 1sur 17

1

BALANO PATRIMONIAL: UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A GESTO EMPRESARIAL Paulo de Oliveira Fragoso1

Resumo O Balano Patrimonial como uma das demonstraes contbeis uma importante ferramenta no processo de deciso empresarial. Este relatrio evidencia a situao econmica e financeira da empresa em dado momento. A pretenso deste trabalho demonstrar a importncia deste demonstrativo por meio das informaes que so geradas a partir do levantamento de indicadores que revelam a posio de liquidez e endividamento da empresa, os quais so calculados a partir de informaes contidas no balano patrimonial. Para se chegar a esse resultado, feito um estudo de caso do balano patrimonial da empresa Whirlpool S.A de capital aberto. Neste estudo levamos em considerao apenas o conceito dos ndices de liquidez e endividamento e a interpretao destes dados em termos monetrios. Contudo, no se trata de uma anlise do balano da empresa em si, mas uma abordagem deste relatrio para tentar mostrar o tipo de informao gerada, e como essa informao pode ajudar os gestores na hora da deciso. Portanto, O propsito deste artigo refletir sobre a importncia do Balano Patrimonial no processo de tomada de decises no mbito da Administrao Financeira. Palavras-chave: Balano Patrimonial, Informao, Deciso.

1. Introduo No mundo empresarial de hoje, com a globalizao, precisamos tomar uma srie de decises que iro interferir potencialmente na vida da empresa. No universo empresarial o sucesso definido por uma palavra: Informao. nesse sentido que o Balano Patrimonial se mostra eficiente, pois por meio dele o gestor poder, em razo da anlise, definir quais rumos dever tomar para manter a administrao dos recursos financeiros eficaz. Neste artigo, feita uma abordagem acerca da importncia do balano patrimonial face s decises tomadas pelos gestores e administradores de uma empresa. Para entender um pouco do que seja a contabilidade ser mostrado, na primeira parte deste trabalho, o conceito de contabilidade e suas principais demonstraes. Em seguida, ser falado sobre a

Bacharelando em cincias contbeis, 6 semestre, pela Faculdades Cearenses - FAC

importncia do registro contbil para o levantamento do balano patrimonial, fator importante para a confiabilidade da informao. Por fim, tentar-se- demonstrar que o Balano Patrimonial gera informaes importantes por meio da anlise dos ndices de liquidez e endividamento. Antes vista como cincia de controle dos fatos, guarda de registro e mensurao de patrimnio, hoje a contabilidade ganha uma nova viso, alm de ser uma cincia de controle e mensurao patrimonial, tambm uma poderosa ferramenta no auxilio tomada de decises dentro da empresa. Tem como objetivo o estudo e o controle do patrimnio das empresas, buscando informaes sobre sua composio e suas variaes qualitativas e quantitativas.
A contabilidade o grande instrumento que auxilia a administrao a tomar decises. Na verdade, ela coleta todos os dados econmicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatrios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decises. (MARION, 2006, p.23).

Sendo assim, a contabilidade proporciona aos gestores das empresas, demonstrativos econmicos, financeiros e patrimoniais, os quais possibilitam uma anlise econmica e financeira da empresa em determinado perodo. De posse destes demonstrativos possvel analisar o desenvolvimento da atividade em exerccio e, a partir da, projetar situaes futuras, simulando caractersticas do mercado, e dessa forma, ter como tomar decises que possam prevenir possveis perdas ou prejuzos decorrentes do mercado voltil que se tem hoje com a globalizao.
As demonstraes contbeis, denominadas de demonstraes financeiras na legislao societria (Lei No. 6.404/76), so utilizadas pelos administradores para prestar contas sobre os aspectos pblicos de responsabilidade da empresa, perante acionistas, credores, governos e a comunidade em geral. Tm, portanto, por objetivo, revelar, a todas as pessoas interessadas, as informaes sobre o patrimnio e os resultados da empresa, a fim de possibilitar o conhecimento e a anlise de sua situao econmicofinanceira. (BRAGA, 1999, p.70).

2. Demonstraes Contbeis As principais demonstraes contbeis so o Balano Patrimonial, a Demonstrao do Resultado do Exerccio, a Demonstrao do Fluxo de Caixa, a Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados e a Demonstrao do Valor Adicionado 2. Cada demonstrativo citado

Lei 6.404, de 1976, Art. 176, atualizada pela Lei 11.638, de 2007. Que altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e estende s sociedades de grande porte disposies relativas elaborao e divulgao de demonstraes financeiras.

revela aos gestores uma viso detalhada de como anda a atividade da empresa dentro de seu mercado de atuao, por meio de ndices calculados a partir destes demonstrativos. Numa linguagem bem simples, o Balano Patrimonial demonstra todos os bens, direitos e obrigaes adquiridos pela empresa e ainda seu capital prprio, isto , mostra ao usurio da contabilidade de que forma seu patrimnio est composto: dinheiro, clientes, mveis e utenslio, bancos, imveis, salrios a pagar, capital social etc. Como afirma Ribeiro (2003, p.319), o Balano Patrimonial a Demonstrao Financeira que evidencia, resumidamente, o Patrimnio da empresa, quantitativa e qualitativamente. A Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) mostra o retorno resultante do investimento dos donos da empresa, isto , o lucro ou prejuzo. Neste demonstrativo todo o faturamento da empresa confrontado com as despesas incorridas durante o exerccio social para se obter o lucro final, ou seja, tudo aquilo que a empresa vendeu durante o exerccio deduzido de todos os gastos que ocorreram em razo das vendas, sejam impostos, custos de produo, despesas etc. Como afirma Iudcibus (2003, p.326), a Demonstrao do Resultado do Exerccio a apresentao, em forma resumida, das operaes realizadas pela empresa, durante o exerccio social, demonstrados de forma a destacar o resultado lquido do perodo. A Demonstrao do Fluxo de caixa (DFC) indica a variao no fluxo financeiro, operacional e de atividade da empresa, ou seja, demonstra o quanto de dinheiro entrou e o quanto saiu do caixa, dentro dos grupos citados. Este relatrio busca evidenciar como o dinheiro est circulando na empresa, isto , de onde veio e pra onde vai o recurso gerado, alm de ser uma ferramenta necessria para o planejamento financeiro. importante que se entenda o caixa como todas as suas disponibilidades financeiras (bancos, caixa e aplicaes financeiras de curtssimo prazo) que a empresa possui a seu dispor. Conforme Marion (2006, p.426), a Demonstrao do Fluxo de Caixa indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicao de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado perodo, e, ainda, o resultado do fluxo financeiro. A Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (DLPA) evidencia o lucro final do perodo e explica as variaes do lucro ou prejuzo, indicando valores adicionados ou deduzidos ao saldo j existente at chegar ao saldo final. De acordo com Ribeiro (2003, p. 328), a DLPA evidencia o lucro apurado no exerccio e sua destinao, bem como os eventos que modificaram o saldo da conta Lucros ou Prejuzos Acumulados, como, por exemplo, correo monetria, ajustes e reverses de reservas. A Demonstrao do Valor Adicionado (DVA) um balano social que visa dar informaes relativas ao desempenho econmico e social da empresa para a sociedade em

geral. Por meio deste relatrio podemos saber para onde os recursos gerados pela atividade da empresa esto indo: empregados, encargos sociais, gastos com alimentao, tributos, investimento no meio ambiente, etc.
o valor adicionado ou valor agregado procura evidenciar para quem a empresa est canalizando a renda obtida; ou, ainda, admitindo que o valor que a empresa adiciona por meio de sua atividade seja um bolo, para quem esto sendo distribudas as fatias do bolo e de que tamanho so essas fatias?. (MARION, 2006, p.486).

3. Balano Patrimonial O meu intuito neste artigo entender qual a importncia deste demonstrativo para o universo das decises empresariais no mbito da Administrao Financeira. Como foi dito anteriormente, o Balano Patrimonial um demonstrativo contbil que visa dar informao patrimonial de ordem financeira. Este relatrio exibe todos os Bens, Direitos e Obrigaes que a empresa possui em seu nome, avaliados em dinheiro. Para melhor entender o que seja o Balano Patrimonial preciso que conheamos o significado de patrimnio e o que cada elemento que o compe representa para a empresa. Conforme Ribeiro (2003, p.25), o patrimnio um conjunto de Bens, Direitos e Obrigaes de uma pessoa, avaliado em moeda. Segundo o autor, Bens so as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetveis de avaliao econmica. Dessa forma, podemos entender, ento, que os bens so coisas, sejam elas materiais ou imateriais, passvel de troca, uso ou consumo. Temos como exemplo de bens: balces, mesas, sofs, benfeitorias em bens de terceiros, gastos com organizao, etc. Outro elemento que compe o patrimnio das empresas so os Direitos, segundo Ribeiro (2003), representa todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros. De acordo com esse conceito, entendemos que Direito, na contabilidade, uma promessa que a empresa recebe de um terceiro em virtude de uma troca de mercadoria frente a um compromisso de pagamento futuro. Como exemplo desses Direitos, temos: Duplicatas a receber, Promissrias a receber, Aluguis a receber etc.. De acordo com Ribeiro (2003), esses Direitos geralmente so apresentados nos registros contbeis com a expresso a receber. Dando seguimento aos elementos que compem o Patrimnio das empresas, temos as Obrigaes, que Ribeiro (2003) define como valores que a empresa tem a pagar para terceiros. Inverso ao conceito dos Direitos, as Obrigaes apresentam o termo a Pagar ou a Recolher nos registros contbeis e so compromissos que a empresa assume em virtude de contraprestao de algo, exemplo: Salrios a Pagar, Duplicatas a Pagar, Impostos a Recolher etc.

importante ressaltar que no basta apenas evidenciar que tipos de elementos compem o Patrimnio, preciso atribuir valores a esses itens, para que seja possvel avaliar o tamanho do patrimnio e assim tomar decises teis para a vida da empresa. Para que a representao grfica esteja completa, h ainda outro elemento que compe o balano, que a situao lquida da empresa, chamada Patrimnio Lquido (PL), fica situada no lado direito do balano e encontrada pela formula Ativo (bens e direitos) menos Passivo (obrigaes). Este elemento demonstra a riqueza lquida que a empresa possui. O Balano Patrimonial representado graficamente em forma de T. No lado esquerdo do grfico so expostos os Bens e Direitos da empresa, tambm chamados componentes ativos cujo conjunto forma o Ativo da empresa, ou seja, tudo o que a empresa possui em termos de dinheiro, mquinas, veculos, etc., e tudo o que ela tem a receber decorrente de emprstimos concedidos e vendas a prazo. No lado direito do grfico, so expostos as obrigaes ou componentes passivos, cujo agrupamento forma o passivo (salrios a pagar, impostos a recolher, fornecedores, etc.), tudo o que a empresa deve a terceiros. E a situao lquida ou Patrimnio Lquido (capital social, lucros, prejuzos, etc.) da empresa, que composto por capital prprio e resultados obtidos em razo do exerccio de sua atividade.
O lado esquerdo do grfico chamado lado Positivo, pois os Bens e Direitos representam o que a empresa efetivamente possui e o que ela tem a receber. O lado direito do grfico chamado negativo, pois as Obrigaes representam o que a empresa tem a pagar. (RIBEIRO, 2003, p.31).

Balano Patrimonial Lado Esquerdo / Lado Positivo Lado Direito / Lado Negativo Bens Direitos Situao Lquida Obrigaes

importante dizer que o balano patrimonial quando corretamente concludo deve apresentar o total do lado esquerdo (Ativo) igual ao total do lado direito (Passivo e PL) como conseqncia da aplicao do mtodo das partidas dobradas 3 na contabilizao dos fatos.

Mtodo divulgado no sculo XV (1494) na cidade de Veneza, na Itlia, pelo frade franciscano Luca Pacioli, no qual consiste: no h devedor sem que haja credor e no h credor sem que haja devedor, sendo que a cada dbito corresponde um crdito de igual valor.

4. Balano Patrimonial conforme a lei 6.404, de 1976 No tpico anterior tratamos do Balano Patrimonial de modo simples, ou seja, mostramos apenas caractersticas gerais e fundamentais do balano, como definio da estrutura e seus componentes, dando primazia ao seu entendimento. Agora, passamos a abordar uma definio mais tcnica, sob a perspectiva da Lei 6.404, de 1976. De acordo com a lei 6.404, de 1976, em seu artigo 178 4, no balano, as contas sero classificadas segundo elementos do patrimnio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da companhia. Sob este prisma, o Balano Patrimonial constitudo de Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido (PL). O Ativo composto por Bens e Direitos, e dividido em Ativo Circulante, grupo de contas que representam dinheiro e que iro se transformar em dinheiro dentro de um exerccio social, e Ativo No-Circulante, composto por realizvel a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangvel, isto , contas que demoraram mais de um exerccio social para se converterem em dinheiro. O Passivo constitudo pelas Obrigaes, e dividi-se em Passivo Circulante, agrupamento de contas que vencero dentro de um exerccio social. E Passivo NoCirculante, composto por Obrigaes exigveis em mais de um exerccio social. O Patrimnio Lquido onde esto alocados todos os recursos prprios da empresa, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliao patrimonial, reserva de lucros, aes em tesourarias e prejuzos acumulados. Este relatrio composto por um agrupamento de contas de mesma natureza, o que facilita a leitura do balano. Se no fosse assim, seria extremamente difcil saber se o que se deve pode ser pago com o que se tem, pois no teramos a viso do montante do ativo em detrimento do passivo, por exemplo.
se demonstrssemos um Balano Patrimonial cujo ativo fosse um amontoado de bens e direitos, teramos dificuldades em ler, interpretar e analisar o balano patrimonial. Por isso importante apresentar o balano agrupando-se as contas de mesmas caractersticas, isto , separando grupos de contas homogneas entre si. (MARION, 2006, p.58).

Alm das divises Ativo, Passivo e PL, e suas subdivises, importante ressaltar que as contas do Ativo esto dispostas segundo o critrio do Grau de Liquidez 5, ou seja, as contas
Atualiza pela Lei 11.941, de 2009 que altera as disposies da Lei 6.404, de 1976 em seu artigo 178, pargrafos 1 e 2. Redefinindo os grupos de conta do Balano Patrimonial. 5 De acordo Marion (2006, p.58), liquidez a capacidade de se transformar em dinheiro mais rapidamente.
4

deste grupo so organizadas pela capacidade que elas tm de se converter em dinheiro rapidamente. E as contas do Passivo e PL so classificadas segundo critrio do Grau de Exigibilidade 6, ou seja, so organizadas pelos seus vencimentos. Conforme a legislao acima citada, o Balano ento apresenta o seguinte grupo de contas e a forma de apresentao 7:
Ativo Ativo Circulante Balano Patrimonial Passivo e PL Passivo Circulante

Ativo no-circulante Realizavel a longo prazo Investimentos Imobilizado Intangvel Total

Passivo no-circulante Exigvel a longo prazo Patrimnio Lquido

Total

5. Importncia do registro contbil no levantamento do Balano Patrimonial Aps falar da estrutura do Balano Patrimonial, passa-se agora a abordar a importncia do registro contbil para se ter fonte segura de informao acerca das demonstraes contbeis, dentre elas o Balano Patrimonial. No artigo Contabilidade Indecifrvel, publicado no jornal O Estado de So Paulo em 24.01.2002, o jornalista norte-americano Steve Liesman diz:
O resultado um aumento na chamada contabilidade da caixa preta: demonstraes financeiras, como as da Enron, to obscuras que so difceis de enxergar mesmo a luz do dia. Mesmo depois de revelados, os nmeros que algumas companhias reportam so baseados em metodologias contbeis to complexas, envolvendo tal grau de palpite, que no fcil determinar como se chegou a eles.

Tendo como base esta afirmativa, importante salientar aqui o quo importante a Objetividade, Clareza e Idoneidade das informaes registradas pela contabilidade, para uma boa anlise do balano. Dessa forma teremos um relatrio como ferramenta de anlise segura, no s para usurios internos (Acionistas, Administradores, Empregados) como tambm para os usurios externos (Bancos, Governo, novos Investidores). Segundo Fortes (2001, p.52), a contabilidade um dos pontos mais importantes para a gesto e deve ser feita para atender aos

Segundo Marion (2006, p.59), Exigibilidade a ordem de contas, segundo seu vencimento, isto , aquelas a serem liquidadas mais rapidamente sero destacadas daquelas a serem pagas num prazo mais longo. 7 Cabe ressaltar que a forma de apresentao do Balano Patrimonial, tambm pode ser feita verticalmente, isto , o Passivo ficando abaixo do Ativo.

interesses da empresa e demais usurios no que se refere s informaes nela contidas, notadamente para a tomada de decises. Para que possamos gerar informaes teis para a tomada de decises inevitvel a coerncia, seriedade e honestidade na hora de escriturar os fatos contbeis. Segundo Ribeiro (2003, p.95), atravs dos Fatos administrativos que ocorre a gesto do patrimnio das empresas. Sendo que estes fatos so registrados pela contabilidade. Assim, no tocante aos registros contbeis, as informaes quando tratadas de forma integrada, global e com probidade, tornam-se, por meio do balano patrimonial, uma vigorosa ferramenta no auxilio a tomada de deciso, alm de, quando elaboradas com observncia das formalidades legais, constiturem provas em juzo ou fora dele, a favor do comerciante.

6. O Balano Patrimonial como ferramenta de sugesto O Balano Patrimonial uma pea fundamental da contabilidade, pois retrata a posio de uma empresa ao fim de todos os lanamentos contbeis ocorridos em determinado perodo. Embora este demonstrativo apresente uma situao esttica do patrimnio, ou seja, apresenta a empresa como uma fotografia, ele possui um grande poder informativo, pois a partir do balano, podemos inferir algumas dimenses importantes para a tomada de decises, tais como: posio de liquidez, a qual mensura a capacidade de pagamento, e o endividamento, o qual demonstra a quantidade e a qualidade da dvida existente na empresa. Segundo Iudcibus e Marion (2002), o balano como todas as demonstraes contbeis, apresenta um poder informativo de natureza preditiva. De acordo com eles, este poder preditivo consiste em dar uma razovel dose de confiana em que, se os eventos retratados se repetirem, os resultados sero equivalentes no futuro. O Balano uma sombra do passado que se projeta para o futuro (2002, p.187) - dessa afirmativa depreende-se que atravs do balano possvel prev o que poder acontecer empresa se mantidas as mesmas atitudes. Para melhor enfatizar a importncia do balano no processo de tomada de deciso dos recursos financeiros, pretendo neste artigo fazer apenas um esboo de como a posio de liquidez e endividamento - as quais sero tratadas mais frente - gera informao para as decises empresariais. Minha pretenso, neste trabalho, no mostrar uma anlise exaustiva do balano, mas demonstrar minimamente como essa ferramenta possibilita informaes importantes para a eficcia da gesto dos recursos financeiros da empresa.

Para tanto, antes de demonstrar, na prtica, o que podemos extrair a ttulo de informao do Balano Patrimonial acerca dos ndices de liquidez e endividamento, imprescindvel ressaltar que, para que essas informaes sejam fortalecidas, preciso que se disponha de balanos de mais de um perodo, inclusive de empresas concorrentes, alm de um amplo conhecimento de mercado para que assim possamos entender os motivos que levaram a empresa a apresentar determinados ndices, sem esquecer que o analista deve, sobretudo, conhecer as atividades operacionais da empresa. importante que o analista tome uma srie de precaues quanto interpretao dos ndices, pois muitas vezes eles podem apresentar uma falsa viso de uma situao. Um exemplo tpico do que acontece a comparao de ndices de liquidez de empresas de ramo de atividade diferente. Jamais se chegar a uma situao real se comparar, por exemplo, empresas comerciais com empresas prestadoras de servio. Naquelas os ndices de liquidez corrente, como exemplo, podem apresentar-se alto em relao a estas, pois as empresas prestadoras de servios no possuem o item estoque, fator importante para a elevao do ndice de liquidez corrente das empresas comerciais. 6.1. Posio de Liquidez A posio de liquidez representa em termos de informao adicional, a quantidade de recursos financeiros que a empresa possui, seja a curtssimo, curto ou longo prazo, para liquidar seus compromissos. importante que este ndice seja superior a um, pois demonstra o quanto de dinheiro a empresa tem para honrar seus compromissos.
Os ndices de liquidez so utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto , constituem uma apreciao sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada, considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo imediato (MARION, p.73).

Os ndices de liquidez dividem-se em: liquidez Corrente (LC), liquidez Geral (LG), liquidez Seca (LS) e liquidez Imediata (LI). A liquidez Corrente evidencia a capacidade de pagamento a curto prazo, segundo a frmula: Ativo Circulante (AC) / Passivo Circulante (PC). importante frisar que este ndice no revela a qualidade dos itens no AC, bem como no revela a sincronizao entre recebimentos e pagamentos. A liquidez Geral mostra a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo segundo a frmula: Ativo Circulante + Ativo no-Circulante e Realizvel a longo prazo

10

(ANCRLP) / Passivo Circulante + Passivo no-Circulante e Exigvel a longo prazo (PNCELP). Marion (2009) afirma que esse ndice deve ser comparado a uma srie de perodos, pois retrata, a longo prazo, alguns reflexos que s sero notados no decorrer de vrios exerccios como explica o autor:
Pode ser que num ano em que a empresa adquira financiamentos, investindo totalmente no imobilizado, ela reduza sensivelmente sua LG, porm com o tempo este investimento dever gerar recursos, alavancando a capacidade de pagamento (2009, p.80).

A liquidez Seca mostra o poder de pagamento da empresa sem considerar os estoques, e calcula-se pela frmula: Ativo Circulante Estoques / Passivo Circulante. Segundo Marion (2009, p.79), o ndice de liquidez seca bastante conservador para que possamos apreciar a situao financeira da empresa. Isso se deve ao fato de que este ndice no leva em conta os estoques que podem estar obsoletos e por isso no tragam resultado suficiente para honrar seus compromissos a curto prazo. A liquidez Imediata demonstra o quanto de dinheiro a empresa possui caso precisasse pagar suas contas hoje e calculado pela frmula: Disponibilidades / Passivo Circulante. De acordo com Marion (2009, p.81), um ndice sem muito realce, pois relacionamos dinheiro disponvel com valores que vencero em datas variadas, desde um dia at 360 dias, e que no se relacionam diretamente com a disponibilidade imediata.

6.2. Posio de Endividamento A posio do endividamento, segundo Marion (2009) nos mostra em seu aspecto quantitativo e qualitativo, a dvida existente na empresa. Os indicadores dessa categoria nos informam se a empresa utiliza mais recursos prprios ou recurso de terceiros para compor seu Ativo, e, com essa anlise, possvel saber como est composta a dvida da empresa, ou seja, que parte dos capitais de terceiros tm seu vencimento no curto prazo e qual se destina a longo prazo. Ao tratar esses ndices, deve-se ter em vista que quanto menor for o coeficiente melhor o nvel de endividamento, porque isso demonstra quanto de capital prprio a empresa tem em relao aos capitais de terceiros, e quanto dos capitais de terceiros esto a curto ou longo prazo. Os ndices do endividamento dividem-se em: Composio do Endividamento (CE) e Participao de capitais de terceiros sobre recursos totais (PCT).

11

O PCT demonstra o aspecto quantitativo da dvida (alta, razovel, baixa). expresso pela frmula: PC8 + PNC9 / PC + PNC + PL10, e apresentado em termos relativos. Este ndice demonstra qual a participao do capital de terceiros frente aos recursos totais da empresa. Segundo Marion (2009, p.93), uma participao do capital de terceiros, exagerada em relao ao capital prprio torna a empresa vulnervel a qualquer intemprie. De acordo com ele, em mdia, empresas com alto nvel de endividamento vo a falncia. O CE retrata o aspecto qualitativo da dvida (boa, razovel, ruim), isto , demonstra em termos percentuais a quantidade de dvida alocada no curto prazo. encontrado pela frmula: PC / PC + PNC. Para esse clculo no se leva em conta o Patrimnio Lquido da empresa. Quanto maior esse ndice pior para a empresa. Segundo Marion (2009), se as dvidas da empresa apresentarem significativas concentraes no curto prazo, num perodo de reverso de mercado, ela poder perder muito dinheiro tendo que vender seus estoques a preos baixos para poder pagar suas dvidas vincendas em razo da falta de tempo para replanejar sua situao.

7. Anlise do Balano da Whirlpool S.A Aps definir o que trata a posio de liquidez e endividamento e como so achados esses ndices, passo agora a demonstrar, diante do Balano Patrimonial da Whirlpool S.A dos anos de 2007 e 2008, como esses indicadores funcionam na gerao de informao. A Whirlpool uma empresa que atua no segmento do mercado de eletroeletrnico. Detentora das marcas Roper, Bauknecht, Ignis, Brastemp, Cnsul e KichenAid, atua em cerca de 13 pases, dentre eles o Brasil onde est situada no Estado de So Saulo, principal plo de negcios do pas e da Amrica Latina.

WHIRLPOOL S.A. Balano patrimonial 31 de dezembro de 2008 e 2007 Ativo 2008 Circulante Caixa e equivalentes de caixa Contas a receber lquidas Estoques 4.983 249.485 544.010 2007 Circulante 104.482 Financiamentos 351.690 Fornecedores 501.609 Impostos a recolher (Em milhares de reais) Passivo e patrimnio lquido 2008 2007 5.734 950.046 18.823 879 996.128 18.683

8 9

PC = Passivo Circulante. PNC = Passivo no-Circulante. 10 PL = Patrimnio Lquido.

12

Impostos a recuperar e antecipados Imposto de renda e contribuio social diferidos Partes relacionadas Dividendos a receber Operaes com derivativos Demais contas a receber Total do ativo circulante No circulante Realizvel a longo prazo Operaes com derivativos Impostos a recuperar Depsitos para recursos e outros Imposto de renda e contribuio social diferidos Partes relacionadas Bens destinados a venda Demais contas a receber Investimentos Imobilizado Intangvel Diferido Total do ativo no circulante

200.824

154.544 503.339 22.835 2.209 65.868 1.748.097

240.412 Imposto de renda e contribuio social diferidos Salrios e encargos sociais 30.074 467.496 Partes relacionadas 28.943 Operaes com derivativos 73.459 Demais contas a pagar 41.665 1.839.830 No circulante Financiamentos Operaes com derivativos 450 Partes relacionadas 20.336 Imposto de renda e contribuio social diferidos 18.752 Plano de previdncia privada Plano de assistncia mdica 255.760 87.260 Proviso para contingncias 647 Proviso sobre patrimnio lquido negativo de controlada 11.784 Demais contas a pagar 506.153 Total do passivo no circulante 714.793 34.063 Participao dos acionistas minoritrios 9.154 1.659.152 Patrimnio lquido Capital social Reserva de capital Reservas de lucros Ajuste de avaliao patrimonial Total do patrimnio lquido Total do passivo circulante

74.737 51.667 254.910 97.983 1.453.900

21.969 80.901 109.197 8.536 231.210 1.467.503

68 9.446 16.326

90.988 5.585 199.939 2.957 25.906 30.052 88.644 12.842 13.834 470.747 -

19.737 308 61.470 3.378 25.923 27.496 104.037 5.683 7.353 255.385 -

179.082 107.728 647 8.097 682.129 695.891 42.274 7.250 1.748.938

1.085.793 12.918 591.177 -117.500 1.572.388 3.497.035

1.085.793 12.918 657.544 19.839 1.776.094 3.498.982

Total do ativo

3.497.035

3.498.982 Total do passivo e patrimnio lquido

Fonte: www.cvm.gov.br/port/snc/whirlpool%202006_Relat%C3%B3rio%20da%20Administra%C3%A7%C3 %A3o%202006.doc


Quadro de ndices extraidos do Balano Patrimonial da Whirlpool S.A ndice LC LS LG LI PCT CE Frmula AC / PC AC - Estoques / PC AC + ANCRLP / PC + PNCELP Disponibilidades / PC PC + PNCELP / PC + PNCELP + PL PC / PC + PNCELP 2007 2008 Conceito Tendncia 1,25 1,20 quanto maior melhor Diminuir 0,91 0,82 quanto maior melhor Diminuir 2,03 1,81 quanto maior melhor Diminuir 0,07 0,003 quanto maior melhor Diminuir 0,49 0,55 quanto menor melhor Aumentar 0,85 0,75 quanto menor melhor Diminuir

13

Ao analisar os ndices da Whirlpool, percebemos no mbito da LC11, do ano de 2008 que de cada 1,00 de dvida no curto prazo, a empresa possui em seu ativo circulante 1,20 para pagar, o que sobra a ela 0,20 para novos investimentos. Este ndice apresentou uma variao para menos no ano de 2008 em relao ao ano de 2007 (0,05), pois se olharmos o balano veremos que apesar do Passivo Circulante ter tido uma reduo, houve um aumento no Ativo no-Circulante em relao ao Ativo Circulante, o que implica que a empresa tirou recurso do curto prazo e reverteu para o longo prazo. Em se tratando de LS12, no ano de 2008 demonstra-se que de cada 1,00 de dvida que se deve, ela possui 0,82, sem considerar os estoques, para pagar essa dvida. Este ndice apresentou uma variao para menos no ano de 2008 comparado com o ano anterior (0,09). Isso se deve a baixa no circulante, pois ela no leva em considerao os estoques, que no ano de 2008 foram aumentados. Apesar desta variao negativa, mesmo sem considerar o valor dos estoques, percebe-se que se tivesse de liquidar suas contas neste perodo, ela pagaria 82% da dvida, podendo pagar o restante com a efetivao da venda do estoque. Em relao a LG13 em 2008, este ndice representa que para cada R$1,00 que a empresa deve no curto e no longo prazo, ela possui R$ 1,81 para pagar. Este ndice apresentou uma queda (0,22), explicada pelo crescimento maior do passivo em relao ao ativo, em comparao ao valor do ano anterior. No entanto, mesmo com essa queda, ainda apresenta uma cobertura suficiente para honrar seus compromissos. Com relao a LI14 no ano de 2008, de cada 1,00 que a empresa possui de dvida, em suas disponibilidades ela possui 0,003 de dinheiro para pagar. Isso demonstra que a empresa no tem recursos suficientes em seu disponvel para honrar seus compromissos. Este ndice apresentou variao para menos (0,067) no ano de 2008 em relao a 2007. O que pode ser explicada pela reduo no passivo circulante, a qual implica pagamento de obrigaes e o aumento no valor do ativo no-circulante pela aquisio de novos investimentos realizados em 2008 em relao ao ano anterior. Ao analisar os ndices de endividamento da empresa, percebemos no mbito da PCT15, que a empresa apresentou um coeficiente aproximado de 0,55 (55%), o qual demonstrou que de cada R$ 100 do passivo total, R$ 55 est no circulante e no-circulante, e
11 12

LC = liquidez corrente. LS = liquidez seca. 13 LG = liquidez geral. 14 LI = liquidez imediata. 15 PCT = participao de capitais de terceiros sobre recursos prprios.

14

R$ 45 est no capital prprio. No ano anterior esse coeficiente foi de 0,49 (49%), o que mostra, em relao ao ano posterior, um aumento no nvel de endividamento. Esse acrscimo demonstra que a participao de seus recursos prprios no passivo total vem diminuindo, o que implica reduo da situao econmica da empresa por causa do aumento de encargos financeiros. Em termos de composio do endividamento, no ano de 2008, verificou-se um coeficiente de 0,75 (75%), o que demonstra que, para cada R$ 100 do capital de terceiros, R$ 75 est no curto prazo e R$ 25 est no longo prazo. No ano anterior, esse ndice foi de 0,85 (85%) e, comparado ao do ano posterior, demonstra uma reduo de 0,15 (15%). Quanto menor esse ndice, melhor para a empresa. Entretanto, mesmo com essa reduo, o ndice em 2008 ainda continua alto, pois grande parte de suas dvidas esto em curto prazo.

ndices de Liquidez e Endividamento


2007 2.03 1.25 1.20 0.91 1.81 0.85 0.49 0.55 0.070.003 LC LS LG LI PCT CE 0.75 2008

0.82

A partir da leitura dos nveis de liquidez e endividamento e da comparao com o mercado, os gestores ou administradores podero tomar uma srie de atitudes em resposta s perguntas: Para onde devem ser voltados os investimentos? Existe capital de giro suficiente para alavancar as vendas por meio de financiamentos de clientes? At que ponto possvel se endividar? O que fazer para ganhar folga nos recursos de curto prazo? Etc. No caso da empresa, por exemplo, possvel sugerir que seja feita uma negociao da dvida de curto prazo para longo prazo, pois os emprstimos a curto prazo so mais onerosos para a empresa que os de longo prazo; ou que seja feito um equilbrio entre o AC e o ANC; ou ainda, sugerir que a empresa compre menos a prazo. Tambm seria possvel indicar que sejam feitas promoes tais como descontos por antecipao de pagamentos, ou mesmo descontos nas compras a dinheiro ao invs de carto, essa seria uma medida para manter o caixa da empresa aquecido de dinheiro.

15

So essas e outras informaes que o Balano Patrimonial pode nos proporcionar em relao s decises que podem ser tomadas de acordo com a situao da empresa. Como se v, o enfoque desta questo est voltado para a gerncia da empresa, que tem como interesse determinar tendncias que revelam foras, fraquezas e problemas em potencial. No entanto, podem se utilizar dessa anlise, os Bancos e os Credores, j que seus interesses esto em saber qual a habilidade da entidade em ir de encontro as suas exigibilidades em determinado perodo sem comprometer sua capacidade de pagamento.

8. Consideraes finais A contabilidade como uma cincia social, tem como objetivo buscar informaes de ordem quantitativa e qualitativa expressas em termos matemticos, estatsticos e monetrios do patrimnio dos indivduos e demonstrar a eles como essas informaes variaram em razo de suas aes. por meio de Demonstrativos Contbeis que essas informaes so condensadas e repassadas aos usurios, para que possa propici-los base segura para as suas decises. Conforme tentamos demonstrar, a anlise do balano da Whirlpool, acerca dos ndices de liquidez e endividamento, nos permite dizer que as informaes geradas por estes indicadores proporcionam aos gestores de uma empresa, uma srie de fatores importantes para uma melhor gesto dos recursos financeiros da empresa, tais como: capacidade de honrar seus compromissos a curto, mdio e longo prazo, necessidade de se endividar, determinar se capitais de terceiros geram melhores resultados que capitais prprios. Por meio da anlise possvel definir pontos fortes, fracos e possveis problemas. No caso da empresa identificamos que seus ndices de liquidez esto com tendncia de queda, o que ruim, pois se mantidas as mesmas atitudes, esses ndices tendero a piorar cada vez mais at chegar insolvncia de seus compromissos. Isso poderia ser apontado como ponto fraco da empresa. Como ponto forte, temos a pouca dependncia da empresa em seus estoques, pois, se olharmos para a liquidez seca, notaremos que ela tem quase o valor de suas obrigaes, sem considerar os estoques, que podero trazer resultados positivos para a empresa. Como possveis problemas, h o aumento do passivo circulante e no circulante em relao ao patrimnio lquido, podendo comprometer a capacidade de pagamento da empresa que vem diminuindo. Como j dissemos, a anlise est incompleta, pois para uma real anlise seria preciso um maior detalhamento de informaes, seja no aspecto mercadolgico, seja no aspecto

16

contextual em que a empresa est inserida, tais como: ndices setoriais, balanos de vrios perodos inclusive de concorrentes, bem como anlise de outros demonstrativos, alm do balano. Cabe ressaltar, no entanto, que, em razo do balano patrimonial, possvel avaliar a magnitude, a distribuio e o risco dos fluxos de caixa da empresa por meio da anlise de liquidez. Em se tratando de ndices de endividamento, busca-se identificar como a empresa obtm financiamentos necessrios para sustentar os investimentos a longo prazo sem comprometer sua capacidade de pagamento. Por fim, atravs de tudo que foi aqui exposto, seria possvel dizer que o balano patrimonial como ferramenta de anlise imprescindvel tomada de deciso no mbito da administrao financeira, pois se v que este demonstrativo contempla a posio de liquidez e endividamento da empresa, assuntos fundamentais para a gesto dos recursos financeiros.

17

9. Bibliografia BRAGA, Hugo Rocha, Demonstraes Contbeis. Estrutura, anlise e interpretao. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1999. MARION, Jos Carlos. Contabilidade empresarial. 12 ed. So Paulo. Atlas, 2006. RIBEIRO, Osnir Moura. Contabilidade Fcil. 24 ed. So Paulo. Saraiva, 2003. MARION, Jos Carlos. Anlise das demonstraes contbeis. 5 ed. So Paulo. Atlas, 2009. IUDICIBUS, Srgio de. Manual de contabilidade das sociedades por aes (aplicvel s demais sociedade). 6 ed. So Paulo. Atlas, 2003. Fortes, Jos Carlos. Manual do Contabilista. Fortaleza: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Cear, 2001. Iudcibus, de Sergio; Marion, Jos Carlos. Introduo a teoria da contabilidade. 3 ed. So Paulo. Atlas, 2002. Lei 6.404 de 1976, atualizada pela Lei 11.638 de 2007. Disponvel no site: www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6404consol.htm. Quarta feira, 28 de abril de 2010 s 15h48min. LIESMAN, Steve, reporter do THE WALL STREET JOURNAL. Contabilidade indecifrvel torna-se desafio para analistas e investidores. So Paulo. 2002. p. B 8. Disponvel no site: webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.rio.rj.gov.br/cgm/clipping/espe cial/wallstreeet0002.htm%23alto. Segunda feira, 03 de maio de 2010 s 15h38min. RELATRIO DAS DEMONSTRAES CONTBEIS DA WHIRLPOOL S.A... Elaborado pela empresa de Auditoria independente: ERNST & YOUNG. So Paulo, 24 de maro de 2009. Disponvel no site:
http://www.cvm.gov.br/port/snc/Whirlpool%202006_Relat%C3%B3rio%20da%20Administra%C3%A 7%C3%A3o%202006.doc Segunda feira, 03 de maio de 2010 s 15h39min.

Vous aimerez peut-être aussi