Vous êtes sur la page 1sur 11

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

CADERNO DE QUESTES ATENO


1. A prova ter durao de 4 (quatro) horas, considerando, inclusive, a marcao do CARTO-RESPOSTA . 2. de responsabilidade do candidato, a conferncia deste caderno que contm 55 (cinquenta e cinco) questes de mltipla escolha, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A,B,C, D e E), distribudas da seguinte forma:

3. Observe as seguintes recomendaes relativas ao CARTO-RESPOSTA: verifique, no seu carto, o seu nome, o nmero de inscrio e o nmero de seu documento de identidade; o CARTO-RESPOSTA ser o nico documento vlido para correo eletrnica atravs de leitura ptica, e seu preenchimento e respectiva assinatura so de inteira responsabilidade do candidato; a maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com caneta esferogrfica de refil transparente, obrigatoriamente, de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada, para assegurar a perfeita leitura ptica. 4. Em hiptese alguma haver substituio do CARTO-RESPOSTA por erro do candidato. 5. O candidato ser automaticamente excludo do certame se for surpreendido:

consultando, no decorrer da prova, qualquer tipo de material impresso, anotaes ou similares, ou em comunicao verbal, escrita, ou gestual, com outro candidato; utilizando aparelhos eletrnicos, tais como: telefone celular, bip, walkman, rdio receptor/transmissor, gravador, agenda eletrnica, notebook, calculadora, palmtop, relgio digital com receptor ou qualquer outro meio de comunicao ativa ou passiva; 6. O telefone celular dever permanecer desligado, desde o momento da entrada no local de prova at a retirada do candidato do respectivo local;
7. O candidato somente poder se retirar definitivamente do recinto de realizao da prova, entregando o CARTO-RESPOSTA devidamente assinado, aps decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. No entanto, S PODER copiar seus assinalamentos feitos no CARTO-RESPOSTA em formulrio prprio entregue pela instituio organizadora do concurso, DURANTE OS 30 MIN (TRINTA MINUTOS) QUE ANTECEDEREM O TRMINO DA PROVA. 8. Ao terminar a prova o candidato entregar, obrigatoriamente, ao Fiscal de Sala, o seu CARTO-RESPOSTA e o seu CADERNO DE QUESTES, sob pena de excluso do certame. 9. Os trs ltimos candidatos devero permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concludo a prova ou o tempo tenha se esgotado e tenham sido entregues todos os CARTES-RESPOSTA, sendo obrigatrio o registro dos seus nomes na ata de aplicao de prova.
10. O fiscal no est autorizado a alterar quaisquer dessas instrues.

11. O gabarito da prova ser publicado no Dirio Oficial do Municpio do Rio de Janeiro, no segundo dia til seguinte ao de realizao da prova, estando disponvel tambm, no site http://concursos.rio.rj.gov.br . Boa Prova!
COORDENADORIA GERAL DE GESTO DE TALENTOS COORDENADORIA DE RECRUTAMENTO E SELEO

2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA - SMF

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto e responda, em seguida, s questes propostas.

questionrio aplicado a pr-adolescentes e adolescentes (de 9 a 14 anos de idade, 5.865 do sexo feminino e 4.322 do masculino, entre 1996 e 1997). Ficou comprovado que as garotas tm uma propenso muito mais acentuada do que os garotos a se considerarem acima do peso, embora a realidade mostre o inverso, isto , quem aparece realmente com quilinhos a mais o sexo masculino. H uma espcie de novo rito de passagem para as adolescentes, admitiu Alison Field na semana passada. Antes era a menstruao, hoje inclui fazer dieta. O crculo de amizades e a mdia difundem o modismo de mulheres cada vez mais magras, e as adolescentes querem seguir esses padres desde cedo. No sexo masculino, a inclinao pelo regime era menos evidente, mas o comportamento est mudando. Segundo a mdica, a imagem negativa associada s pessoas gordas j se sedimentou inclusive na pr-escola. Outro resultado importante do levantamento de Harvard indica que as garotas que faziam regimes frequentes tinham aproximadamente cinco vezes mais probabilidades de ficar com sobrepeso do que as que nunca aderiam a dietas. Poucas pessoas conseguem embarcar em reduo da ingesto de alimentos por um longo perodo, e os dados de Alison Field apontam que a turma que sempre fecha a boca com mais determinao tambm a mais propensa a episdios de comilana desenfreada em seguida.
(Os falsos gordos. Veja. Ed. 1679, 13 de dezembro de 2000. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/131200/p_152.html> Acesso em 7 de junho de 2011.

Quando veem a prpria imagem refletida, os adolescentes se sentem cada vez mais diante daquele brinquedo do espelho mgico, que lhes acentua as bochechas, infla o aro da barriga e expande a curvatura dos braos e coxas, aproximando-os da figura de um pequeno barril. o que se pode concluir com base nos dados de uma pesquisa conduzida pela psicanalista Mara Cristina de Lucia, diretora de psicologia do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. De cada dez adolescentes, pelo menos quatro acham que tm excesso de peso e precisam fazer regime, mesmo que a balana registre adequao aos padres de sade, revela a pesquisadora. Foram entrevistados 588 estudantes de So Paulo, entre 11 e 18 anos, nas diversas faixas de renda, at abril deste ano. Em porcentagens expressivas ainda em fase final de tabulao, esses adolescentes contaram que j fizeram algum tipo de dieta, praticaram exerccios com o objetivo de emagrecer ou se submeteram a tratamento esttico. Houve at casos de entrevistados que tomaram remdios sem conhecimento dos pais, experimentaram laxantes e diurticos ou induziram o vmito, prticas condenadas pelos mdicos. Da amostra de estudantes, 10,7% j fizeram de dois a quatro regimes, 13,6% de cinco a oito e nada menos que 47,4% passaram dessa casa e perderam a conta. um cenrio preocupante porque eles mergulham em dietas radicais, no conseguem manter o ritmo e depois recuperam todo o peso de volta, avalia Mara Cristina. Esses nmeros confirmam para o Brasil uma tendncia j cristalizada nos Estados Unidos, conforme estudo apresentado no comeo do ms pela epidemiologista Alison Field, da Faculdade de Medicina de Harvard. Ela participou do encontro anual da Associao Americana para o Estudo da Obesidade, na Califrnia, e apresentou um relato sobre um

01. A leitura do texto revela que entre os assuntos tratados, NO se encontra o seguinte: (A) A obsesso da dieta alimentar entre os adolescentes. (B) A tendncia ao sobrepeso em adolescentes que seguem dietas. (C) A dificuldade que tm os adolescentes gordos para praticar esportes. (D) A falsa percepo dos adolescentes a respeito de seu peso corporal. (E) O modismo atual de um padro corporal bastante magro.

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

02. Os argumentos usados no segundo pargrafo do texto tm a seguinte fundamentao: (A) exemplificativa (B) doutrinria (C) filosfica (D) pedaggica (E) estatstica 03. Entre as afirmaes abaixo, a que NO corresponde s informaes dadas pelo texto : (A) A psicanalista Mara Cristina de Lucia e a epidemiologista Alison Field trabalham no mesmo projeto de pesquisa. (B) Alguns adolescentes tomam medicamentos por conta prpria. (C) A autoavaliao depreciativa do peso corporal mais severa entre as meninas. (D) Fazer dietas por longo perodo no uma tarefa fcil. (E) A menstruao constitua um marco de passagem para a adolescncia. 04. No texto, a falsa sensao de estar acima do peso ideal entre adolescentes referida da seguinte forma: (A) Ratificou-se no Brasil uma tendncia diagnosticada nos Estados Unidos. (B) Observou-se no Brasil um fato j estudado nos Estados Unidos. (C) Intensificou-se no Brasil uma doena surgida nos Estados Unidos. (D) Relatou-se no Brasil uma situao tpica dos Estados Unidos. (E) Corroborou-se no Brasil um projeto pouco difundido nos Estados Unidos. 05. A referncia ao espelho mgico no primeiro pargrafo do texto transmite a seguinte ideia: (A) H entre os adolescentes tendncia para a autocomiserao. (B) O sobrepeso um mal dos tempos modernos que atinge a adolescncia. (C) Os adolescentes criam uma autoimagem distorcida. (D) A distoro do espelho explica o sobrepeso dos adolescentes. (E) Quem faz dieta sempre se v mais gordo no espelho.

06. A leitura do texto revela que nele NO h a seguinte afirmao: (A) O controle do peso corporal uma das preocupaes do adolescente. (B) As adolescentes engordam com mais facilidade do que os adolescentes. (C) Os mdicos so infensos prtica do vmito provocado. (D) A discriminao dos gordos j se observa nas primeiras classes escolares. (E) Os Estados Unidos desenvolvem pesquisa sobre a pseudopercepo da obesidade. 07. Segundo o texto, h entre as adolescentes a seguinte tendncia: (A) Deixam-se influenciar pelos padres estticos difundidos pela imprensa. (B) Buscam alternativas cirrgicas para diminuir o peso corporal. (C) Exigem mais informao consequncias do sobrepeso. sobre as

(D) Negam submeter-se a tratamentos prolongados para emagrecer. (E) Desenvolvem esprito crtico sobre o aspecto corporal alheio. 08. (...) aproximando-os da figura de um pequeno barril. O pronome pessoal tono presente nesse trecho do primeiro pargrafo mantm referncia anafrica com o seguinte termo: (A) bochechas (B) braos (C) coxas (D) lhes (E) adolescentes 09. Relacionam-se abaixo diversas palavras presentes no texto. O item em que todas as palavras so acentuadas graficamente em face da mesma regra ortogrfica : (A) prticas, mdicos, (B) tm, nmeros, Califrnia (C) tendncia, pr-adolescentes, episdios (D) diurtico, mgico, vmito (E) at, sade, j

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

10. Entre as frases abaixo transcritas do texto, a palavra em destaque tem valor denotativo na seguinte alternativa: (A) Esses nmeros confirmam para o Brasil uma tendncia j cristalizada nos Estados Unidos, conforme estudo apresentado no comeo do ms pela epidemiologista Alison Field, da Faculdade de Medicina de Harvard. (B) Poucas pessoas conseguem embarcar em reduo da ingesto de alimentos por um longo perodo, e os dados de Alison Field apontam que a turma que sempre fecha a boca com mais determinao tambm a mais propensa a episdios de comilana desenfreada em seguida. (C) um cenrio preocupante porque eles mergulham em dietas radicais, no conseguem manter o ritmo e depois recuperam todo o peso de volta, avalia Mara Cristina. (D) o que se pode concluir com base nos dados de uma pesquisa conduzida pela psicanalista Mara Cristina de Lucia, diretora de psicologia do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. (E) Da amostra de estudantes, 10,7% j fizeram de dois a quatro regimes, 13,6% de cinco a oito e nada menos que 47,4% passaram dessa casa e perderam a conta. 11. Da amostra de estudantes, 10,7% j fizeram de dois a quatro regimes. Procede-se abaixo modificao dessa frase do texto. A alternativa em que a nova frase apresenta erro de concordncia verbal : (A) Segundo a amostra, entre 10,7% e 11,8% j fez de dois a quatro regimes. (B) Segundo a amostra, 10,7% dos estudantes j fizeram de dois a quatro regimes. (C) Segundo a amostra, 10,7% do grupo j fez de dois a quatro regimes. (D) Segundo a amostra, mais de 10,7% j fizeram de dois a quatro regimes. (E) Segundo a amostra, 10,7% entre os adolesentes j fizeram de dois a quatro regimes.

12. Segundo a mdica, a imagem negativa associada s pessoas gordas j se sedimentou inclusive na pr-escola. O acento indicador da crase, presente nesse trecho do texto, est mal empregado na seguinte alternativa: (A) Com respeito mdica, ela informou que a imagem negativa das pessoas gordas j se sedimentou inclusive na pr-escola. (B) Segundo a mdica, a imagem negativa associada quem gordo j se sedimentou inclusive na pr-escola. (C) Segundo a mdica, imagem negativa das pessoas gordas vincula-se o preconceito na pr-escola. (D) Segundo a mdica, a imagem negativa associada s crianas gordas j se sedimentou inclusive na pr-escola. (E) No que concerne mdica, sua opinio de que a imagem negativa das crianas gordas j se sedimentou inclusive na pr-escola. 13. H uma espcie de novo rito de passagem para as adolescentes, admitiu Alison Field na semana passada. Reescreve-se, em cada alternativa abaixo, essa frase do texto. A nova redao altera significativamente o sentido original em: (A) H uma espcie de novo rito de passagem para as adolescentes, admitiu, na semana passada, Alison Field. (B) H para as adolescentes uma espcie de novo rito de passagem, na semana passada admitiu Alison Field. (C) Admitiu Alison Field, na semana passada, que h uma espcie de novo rito de passagem para as adolescentes. (D) H uma espcie de novo rito de passagem para as adolescentes na semana passada, admitiu Alison Field. (E) Alison Field admitiu, na semana passada, que h uma espcie de novo rito de passagem para as adolescentes. 14. De cada dez adolescentes, pelo menos quatro acham que tm excesso de peso e precisam fazer regime, mesmo que a balana registre adequao aos padres de sade, revela a pesquisadora. O conector em destaque NO equivale, quanto ao valor semntico, ao da seguinte alternativa: (A) posto que (B) embora (C) j que (D) ainda que (E) no obstante

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

15. H exemplo de linguagem coloquial na seguinte passagem do texto: (A) O crculo de amizades e a mdia difundem o modismo de mulheres cada vez mais magras, e as adolescentes querem seguir esses padres desde cedo. (B) Foram entrevistados 588 estudantes de So Paulo, entre 11 e 18 anos, nas diversas faixas de renda, at abril deste ano. (C) Ela participou do encontro anual da Associao Americana para o Estudo da Obesidade, na Califrnia, e apresentou um relato sobre um questionrio aplicado a pr-adolescentes e adolescentes. (D) Ficou comprovado que as garotas tm uma propenso muito mais acentuada do que os garotos a se considerarem acima do peso. (E) Os dados de Alison Field apontam que a turma que sempre fecha a boca com mais determinao tambm a mais propensa a episdios de comilana desenfreada em seguida. 16. Em porcentagens expressivas ainda em fase final de tabulao, esses adolescentes contaram que j fizeram algum tipo de dieta. O verbo em destaque no pode ser substitudo sem prejuzo do significado original do texto pelo da seguinte alternativa: (A) Em porcentagens expressivas ainda em fase final de tabulao, esses adolescentes contaram que j seguiram algum tipo de dieta. (B) Em porcentagens expressivas ainda em fase final de tabulao, esses adolescentes contaram que j procederam a algum tipo de dieta. (C) Em porcentagens expressivas ainda em fase final de tabulao, esses adolescentes contaram que j desencadearam algum tipo de dieta. (D) Em porcentagens expressivas ainda em fase final de tabulao, esses adolescentes contaram que j recorreram a algum tipo de dieta. (E) Em porcentagens expressivas ainda em fase final de tabulao, esses adolescentes contaram que j experimentaram algum tipo de dieta. 17. Entre as frases abaixo transcritas do texto, o emprego da vrgula optativo em: (A) o que se pode concluir com base nos dados de uma pesquisa conduzida pela psicanalista Mara Cristina de Lucia, diretora de psicologia do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. (B) Ficou comprovado que as garotas tm uma propenso muito mais acentuada do que os garotos a se considerarem acima do peso, embora a realidade mostre o inverso. (C) Esses adolescentes contaram que j fizeram algum tipo de dieta, praticaram exerccios com o objetivo de emagrecer ou se submeteram a tratamento esttico. (D) um cenrio preocupante porque eles mergulham em dietas radicais, no conseguem manter o ritmo e depois recuperam todo o peso de volta. (E) Os adolescentes se sentem cada vez mais diante daquele brinquedo do espelho mgico, que lhes acentua as bochechas, infla o aro da barriga e expande a curvatura dos braos e coxas.

18. Entre as frases abaixo, h exemplo de m redao em decorrncia de ambiguidade semntica em: (A) De cada dez adolescentes, pelo menos quatro disseram pesquisadora que tm peso excessivo. (B) De cada dez adolescentes, pelo menos quatro informaram pesquisadora que estavam com peso excessivo. (C) De cada dez adolescentes, pelo menos quatro informaram pesquisadora que se consideravam com peso excessivo. (D) De cada dez adolescentes, pelo menos quatro disseram pesquisadora que acham seu peso excessivo. (E) De cada dez adolescentes, pelo menos quatro consideraram que a pesquisadora tem peso excessivo. 19. Antes era a menstruao, hoje inclui fazer dieta. As oraes acima transcritas mantm entre si uma relao semntica com o seguinte valor: (A) condicional (B) concessivo (C) temporal (D) final (E) consecutivo 20. Houve at casos de entrevistados que tomaram remdios sem conhecimento dos pais, experimentaram laxantes e diurticos ou induziram o vmito, prticas condenadas pelos mdicos. Entre as modificaes impostas a essa frase do texto, h erro de regncia verbal em: (A) Houve at casos de entrevistados que tomaram remdios sem conhecimento dos pais, experimentaram laxantes e diurticos ou induziram o vmito, prticas em que os mdicos se referem desfavoravelmente. (B) Houve at casos de entrevistados que tomaram remdios sem conhecimento dos pais, experimentaram laxantes e diurticos ou induziram o vmito, prticas a que os mdicos atribuem casos de anemia. (C) Houve at casos de entrevistados que tomaram remdios sem conhecimento dos pais, experimentaram laxantes e diurticos ou induziram o vmito, prticas que os mdicos condenam veementemente. (D) Houve at casos de entrevistados que tomaram remdios sem conhecimento dos pais, experimentaram laxantes e diurticos ou induziram o vmito, prticas cujos resultados preocupam os mdicos. (E) Houve at casos de entrevistados que tomaram remdios sem conhecimento dos pais, experimentaram laxantes e diurticos ou induziram o vmito, prticas com que os mdicos no concordam.

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 21. O princpio da publicidade, previsto expressamente no artigo 37, caput, da Constituio Federal, aplicvel: (A) Administrao Direta e s Entidades Pblicas, excludas de sua abrangncia as Entidades Privadas da Administrao Indireta (B) Administrao Direta e Indireta, salvo, no tocante a esta ltima, as Entidades Privadas que exercem atividade econmica (C) Administrao Direta como regra e, excepcionalmente, Administrao Indireta (D) Administrao Direta, excluda de sua abrangncia a Administrao Indireta (E) Administrao Direta e Indireta em geral 22. A Administrao Pblica pode ser dividida em Direta e Indireta. So integrantes da Administrao Direta: (A) os rgos do Executivo que exeram atividade descentralizada, como as autarquias e fundaes (B) concessionrios e permissionrios de servio pblico selecionados por regular procedimento licitatrio (C) os rgos do Executivo, Legislativo e Judicirio aos quais tenha sido atribuda competncia para exercer atividades administrativas (D) todas as pessoas de direito pblico (E) no mbito municipal, as Secretarias, mas no a Prefeitura 23. So Entidades integrantes da Administrao Indireta, com personalidade de Direito Pblico: (A) as sociedades de economia mista (B) as autarquias (C) as fundaes institudas por Sociedades empresrias (D) os Ministrios e Secretarias (E) os Poderes Executivos de cada Ente Federativo 24. Ato jurdico, praticado no exerccio de funo delegada pelo Poder Pblico, por Sociedade de economia mista, caracteriza-se como ato: (A) empresarial puro (B) administrativo (C) negocial (D) secundrio (E) privado

25. So suscetveis de revogao, em regra, os atos: (A) meramente administrativos como, por exemplo, os pareceres (B) j preclusos, integrantes de procedimentos administrativos (C) que gerem direitos adquiridos (D) vinculados (E) vlidos 26. Os atos administrativos se enquadram como atos jurdicos, necessrios para que haja exteriorizao da vontade administrativa. Para que um ato administrativo seja emitido validamente, essencial que: (A) seu contedo possibilite a produo de efeitos jurdicos com fim pblico (B) emane de autoridade pblica integrante da Administrao Direta (C) seja regulado exclusivamente por regime de direito pblico (D) seja escrito, no havendo atos administrativos verbais ou mediante gestos (E) seja editado aps obrigatrio procedimento administrativo no qual se assegurem as garantias constitucionais de ampla defesa e contraditrio 27. O mrito administrativo resulta do Poder Discricionrio, que s aplicado aos dois seguintes elementos (ou requisitos) do ato administrativo: (A) finalidade e competncia (B) motivao e finalidade (C) objeto e forma (D) motivo e objeto (E) forma e competncia 28. As espcies de atos administrativos podem ser divididas em dois grandes grupos. Um deles se refere ao contedo e o outro, forma de exteriorizao. Incluem-se no primeiro grupo: (A) os alvars e a admisso (B) os pareceres e a admisso (C) os atos sancionatrios e funcionais (D) os despachos e as declaraes (E) as certides e as licenas

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

29. A revogao dos atos administrativos fundamenta-se no Poder Discricionrio, razo pela qual a revogao: (A) pode ser realizada exclusivamente pelo Judicirio (B) s pode ser realizada pela Administrao (C) pode ser feita pela Administrao ou pelo Judicirio (D) produz em regra efeitos retroativos (E) pode ser realizada pela Administrao somente se houver algum vcio 30. Um agente pblico que busque, na execuo de ato administrativo, fim diverso do previsto pela lei incorre em: (A) ilcito penal, exclusivamente (B) ilcito administrativo que se caracteriza como excesso de poder (C) ilcito civil, exclusivamente (D) excesso de poder, espcie do gnero desvio de poder (E) desvio de poder, espcie do gnero abuso de poder 31. A hierarquia, vista por alguns doutrinadores no como um Poder Administrativo, mas como um fato administrativo, revela-se cabvel: (A) em todos os Poderes, nas funes administrativa, legislativa e jurisdicional (B) no mbito do Poder Executivo, exclusivamente (C) no mbito dos Poderes Executivo e Legislativo, excludo o Poder Judicirio (D) no exerccio de funo administrativa (E) nos Poderes Executivo e Judicirio, excludo o Poder Legislativo 32. Constitui um dos tipos de licitao estabelecidos pela Lei 8.666/93: (A) prego (B) concorrncia (C) de menor preo (D) leilo eletrnico (E) tomada de preos virtual

33. A anulao da licitao ocorre quando houver vcio de legalidade no procedimento realizado. Neste contexto, de acordo com a Lei 8.666/93, verifica-se que: (A) nesse caso, no h o dever de indenizar por parte da Administrao (B) o vcio em parte do procedimento compromete os atos anteriores, mas no pode afetar todo o procedimento (C) a invalidao do procedimento no importa a invalidao do contrato dele decorrente (D) a anulao s pode ser realizada pelo Judicirio e se provocada por um dos licitantes (E) produz efeitos do fim do procedimento em diante, mantendo-se inclumes os atos anteriores praticados 34. A Lei 8.666/93 determina diversos casos de dispensa de licitao. O artigo 24 prev expressamente que dispensvel a licitao: (A) na contratao de profissionais do setor artstico consagrados pela opinio pblica (B) para a aquisio de materiais que s possam ser fornecidos por uma empresa (C) no caso de guerra externa ou qualquer tipo de perturbao da ordem interna (D) no caso de autorizao expressa do chefe da repartio (E) para a impresso de dirios oficiais 35. Nos contratos administrativos podem ser partes: (A) pessoas jurdicas da Administrao Indireta, exceto Sociedades de economia mista (B) as Entidades vinculadas s pessoas federativas (C) os Entes da Administrao Direta, exclusivamente (D) Entidades que sofram controle direto dos Entes Federativos, excludas as que sofram controle indireto (E) dois Entes Federativos, em polos opostos da relao contratual, com a maior hierarquia da Unio em relao aos Estados e Municpios

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

36. As clusulas exorbitantes ou de privilgio so de fato princpios expressamente previstos em lei e aplicveis aos contratos administrativos. Um desses princpios ou prerrogativas o da alterao unilateral pela Administrao, que pode se dar: (A) independentemente da observncia do equilbrio econmico-financeiro do contrato (B) quando houver modificao de especificaes, vedadas as modificaes no projeto (C) em alteraes qualitativas do objeto contratual, vedadas as alteraes quantitativas (D) em alteraes quantitativas e qualitativas do objeto do contrato (E) em relao s garantias prestadas pelo particular contratado 37. Uma das categorias de agentes pblicos a dos agentes de fato, que: (A) exercem funo poltica por disposio legal expressa (B) podem ser agrupados em agentes necessrios e agentes putativos (C) constituem a regra na Administrao Direta (D) recebem remunerao varivel, regulada por cada rgo internamente (E) so tambm denominados de agentes particulares colaboradores, como por exemplo jurados e mesrios 38. Conjunto de normas que regulam o ingresso de pessoas no Servio Pblico o conceito de: (A) promoo (B) estabilizao constitucional (C) acessibilidade (D) permissividade (E) comisso 39. Os servios pblicos se revestem de caractersticas prprias, que podem se referir ao sujeito prestador do servio, finalidade ou ao regime jurdico aplicvel ao servio pblico. caracterstica dos Servios Pblicos: (A) a impossibilidade de serem delegados a particulares (B) o fato de que os servios pblicos secundrios podem contrapor-se ao interesse coletivo (C) o afastamento da supremacia do Estado quando a execuo feita por seus agentes (D) a aplicao do regime de direito pblico de forma subsidiria quando o servio pblico for delegado a particular (E) a aplicao de algumas normas de direito privado quando o servio prestado por particulares

40. Uma das classificaes dos Servios Pblicos a que os divide em coletivos e singulares. Com base nessa classificao e nas caractersticas das espcies que a integram, pode-se afirmar que: (A) os servios coletivos so prestados a grupos indeterminados de acordo com opes e prioridades da Administrao (B) os servios coletivos so prestados a todos de forma equnime, sendo direito subjetivo de todos a sua obteno incondicionada (C) os servios singulares so prestados a indivduos determinados embora seja impossvel a quantificao e avaliao de quanto utilizado por cada um (D) os servios singulares criam direito subjetivo ao particular mesmo que inexistam condies tcnicas para seu recebimento (E) os servios singulares dependem de valorao do prestador quanto a convenincia e oportunidade de sua prestao a cada particular 41. A concesso e a permisso de servios pblicos podem ser caracterizadas como meios pelos quais a Administrao Pblica delega a execuo de tais atividades a particulares. Com referncia concesso, pode-se afirmar que: (A) formalizada por ato administrativo discricionrio (B) instrumento de delegao legal atravs de lei formal (C) realizada por contrato administrativo e depende em regra de prvia licitao (D) regida basicamente pelo direito privado, sendo aplicveis subsidiariamente normas de direito pblico (E) difere da permisso pelo fato de no exigir licitao prvia 42. Dentre as classificaes dos bens pblicos, podemos encontrar a que se refere destinao dos bens pblicos. Dentro dessa classificao, esto os bens: (A) de uso especial, como por exemplo edifcios de reparties pblicas (B) de uso comum, sinnimo de bens dominicais (C) de uso comum, que so os bens desafetados (D) indisponveis, que tm carter eminentemente patrimonial (E) patrimoniais disponveis, que podem ser alienados livremente pelo administrador

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

43. No estgio atual da responsabilidade civil do Estado, o artigo 37 6 da Constituio Federal determina que a responsabilidade objetiva aplicvel somente a: (A) pessoas jurdicas de direito pblico e sociedades de economia mista prestadoras de servio pblico (B) pessoas jurdicas de direito privado e Entes Federativos (C) pessoas jurdicas de direito privado e Entidades da Administrao Indireta (D) pessoas jurdicas de direito pblico e pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblico (E) Entes da Administrao Direta e Entidades da Administrao Indireta 44. O controle judicial sobre a Administrao Pblica possui certas limitaes, sendo vedado ao Judicirio: (A) controlar atos polticos que ofendam direitos individuais (B) controlar a validade de leis de efeitos concretos (C) controlar decretos e regulamentos editados pelo Presidente da Repblica no exerccio de competncia privativa (D) exercer o controle de atos interna corporis de Tribunais (E) imiscuir-se no mrito administrativo, atravs do controle da convenincia e oportunidade, aps atuao regular pelo administrador 45. O controle legislativo sobre a Administrao Pblica pode ser de duas ordens bsicas. So elas: (A) controle financeiro e de mrito, sendo o segundo exercido exclusivamente pelo Congresso no caso de atos discricionrios (B) controle administrativo e poltico, sendo o primeiro referente revogao de atos administrativos (C) controle poltico e financeiro, sendo prerrogativa inerente ao primeiro o chamado poder convocatrio sobre Ministros de Estado (D) controle de contas e administrativo, sendo o primeiro exercido com auxlio dos tribunais de contas, rgos do Poder Judicirio (E) controle financeiro e de mrito, sendo o primeiro exercido com o auxlio dos tribunais de contas, pessoas jurdicas de direito pblico vinculadas ao Judicirio

TICA DO SERVIDOR NA ADMINISTRAO PBLICA 46. considerado um ato de improbidade administrativa: (A) deixar de praticar, de forma no intencional e despida de m-f, ato que competia ao agente pblico de ofcio (B) promover e realizar licitao para contratao de obra pblica, sem exigir a apresentao de projeto executivo (C) comprar, no exerccio do mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bem de qualquer natureza de alto valor (D) comprar, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo patrimonial ou renda do agente pblico (E) contratar diretamente uma empresa, dispensando a realizao de licitao 47. A respeito dos princpios constitucionais que disciplinam a Administrao Pblica, em especial sobre o princpio da legalidade, afirma-se que: (A) pelo processo da deslegalizao, o servidor pblico pode praticar atos administrativos, que no tenham amparo em lei, devendo, contudo, atentar ao interesse pblico (B) o agente pblico poder, por meio de regulamentos autnomos, estabelecer obrigaes aos administrados (C) o administrador pblico est, na sua atividade fucional, sujeito aos mandamentos da lei e s exigncias do bem comum (D) o funcionrio pblico no poder excusar-se do cumprimento de uma lei, mesmo quando essa lei tiver sido declarada inconstitucional, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, pelo Supremo Tribunal Federal (E) o objeto dos atos administrativos ser sempre vinculado lei, sendo incabvel ao administrador pblico ponderar sobre a convenincia de praticar um destes atos

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

48. Um servidor pblico, em decorrncia do exerccio de sua funo, tem sua disposio uma filmadora. Ele a utiliza para realizar um filme caseiro, que no guarda qualquer relao com o exerccio de sua funo. Esta conduta pode caracterizar: (A) crime de peculato de uso (B) um ato regular de gesto (C) o crime de corrupo ativa (D) uma falta administrativa leve (E) um ato de improbidade administrativa 49. Apresenta-se como corolrio do princpio da motivao dos atos administrativos: (A) a apresentao pela administrao pblica da justificativa de seus atos, apontando-lhes os fundamentos de fato e de direito (B) a equiparao, com o intuito de reduzir o formalismo, dos conceitos de motivo e de motivao, entendendo-se por motivo os fundamentos explcitos de um ato administrativo, e por motivao a explicitao dos pontos mais relevantes (C) a obrigatoriedade da motivao, embora ela no vincule a Administrao Pblica, que, em nome do princpio da supremacia do interesse pblico, poder desconsider-la, ainda quando o ato administrativo j tenha produzido efeitos (D) a exigncia de que a motivao seja explcita e detalhada, esmiuando todos os pontos que ensejaram a prtica do ato administrativo (E) a aplicao do princpio da motivao a casos de decises em processos administrativos, sem nenhuma relao com a teoria dos motivos determinantes 50. Ao perceber que as impressoras da repartio pblica foram trocadas por outras novas e mais modernas, um servidor dessa repartio resolve substituir uma dessas impressoras novas, por uma de sua propriedade, levando a impressora nova para a sua residncia. Essa conduta caracteriza: (A) crime de emprego irregular de verbas pblicas (B) crime contra as finanas pblicas (C) crime de apropriao indbita (D) crime de corrupo passiva (E) crime de peculato

NOES DE INFORMTICA
51. Atualmente, USB tem sido uma tendncia na conexo de dispositivos a um microcomputador. So dispositivos que utilizam USB: (A) memria RAM do tipo DDR e microprocessadores Intel (B) memria cache e pendrive de 4GB (C) pendrive de 4GB e impressoras multifuncionais (D) impressoras multifuncionais e memria RAM do tipo DDR (E) microprocessadores Intel e memria cache 52. No sistema operacional Windows 7 BR, o atalho de teclado Ctrl + A tem por objetivo: (A) acessar o Painel de Controle (B) ativar o acesso rede wireless (C) exibir na tela a janela para utilizao da impressora (D) configurar uma nova resoluo de vdeo como 1280 X 1024 pixels (E) selecionar arquivos armazenados em uma pasta no Windows Explorer 53. A figura abaixo mostra a janela para formatao de fonte de texto, exibida na tela do microcomputador como resultado do acionamento de um determinado atalho de teclado no Word 2007 BR.

Esse atalho de teclado : (A) Alt + T (B) Alt + D (C) Ctrl + D (D) Ctrl + F (E) Ctrl + T

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

10

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO

54. A planilha abaixo foi criada no Excel 2007 BR.

55. Um funcionrio da Secretaria de Fazenda criou uma apresentao de slides no software Powerpoint 2007 BR e, ao final, resolveu salvar o trabalho realizado em um arquivo com senha. Para isso, ele deve clicar em Salvar como ou pressionar a tecla F12, o que resultar na exibio de uma janela, que oferece a opo do boto em ao lado . Clicando-se, com o mouse, , aparece a janela pop-up,

mostrada na figura (I) abaixo. Aps a escolha de uma das opes indicadas na figura (I), esse funcionrio ir inserir a senha desejada no espao adequado, mostrado na figura II. Nessa planilha, foram inseridas expresses com os detalhes listados a seguir. I - Em F5, para somar os nmeros contidos nas clulas A5 e A9. II - Em F6, que determina a quantidade de clulas no intervalo de A5 a A9, que contenha um nmero menor ou igual a 8. III - Em F7, que exibe na clula o 2 menor nmero dentre todos no intervalo de A5 a A9. As expresses inseridas em F5, F6 e F7 so, respectivamente: (A) =SOMA(A5:A9), =CONT.NM(A5;A9;<=8") e =MENOR(A5;A9:2) (B) =SOMA(A5;A9), =CONT.SE(A5:A9;<=8") e =MENOR(A5:A9;2) (C) =SOMA(A5;A9), =CONT.NM(A5;A9;<=8) e =MNIMO(A5;A9:2) (D) =SOMA(A5:A9), =CONT.SE(A5:A9;<=8") e =MNIMO(A5:A9;2) (E) =SOMA(A5:A9), =CONT.SE(A5:A9;<=8) e =MENOR(A5:A9;2) A opo a ser escolhida na figura (I) : (A) Mapear unidade de rede (B) Compactar Imagens (C) Opes da Web (D) Opes Gerais (E) Opes de salvamento (II)

(I)

Concurso Pblico Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

11

Secretaria Municipal de Administrao Coordenadoria Geral de Gesto de Talentos - CGGT

Vous aimerez peut-être aussi