Vous êtes sur la page 1sur 21

Manual de Instruo da Especialidade

ARTE DE ACAMPAR
ACNAC DE TIES 2007

Alexandra Ruivo, 2007

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Sumrio
INTRODUO A ESPECIALIDADE DE ARTE DE ACAMPAR OS REQUISITOS PASSO A PASSO 1. 3 4 5 TER PASSADO O MNIMO 20 NOITES NUMA TENDA, SE POSSVEL ALGUMAS DELAS NUM ABRIGO IMPROVISADO. CONHECER OS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS PARA MONTAR UM ACAMPAMENTO. 5 2. CONHECER AS REGRAS DA VIDA E DE HIGIENE NO CAMPO. 6 3. INDICAR QUAL O MATERIAL NECESSRIO PARA ACAMPAR COM UM GRUPO DE 20 PARTICIPANTES. 8 4. CONHECER AS VRIAS ESPCIES DE TENDAS E EXPLICAR A SUA UTILIZAO. 5 SER CAPAZ DE MONTAR E DESMONTAR DOIS TIPOS DE TENDAS DIFERENTES 6 SABER QUAIS OS CUIDADOS A TER COM AS TENDAS. 7 FAZER FOGUEIRAS COM TODO O TIPO DE TEMPO APLICANDO AS REGRAS DO CDIGO FLORESTAL E CONHECER A LEGISLAO EM VIGOR. 8 DORMIR 5 NOITES AO RELENTO E CONHECER AS PRINCIPAIS REGRAS. 9 CONHECER AS DIFERENTES ESPCIES DE FOGUEIRAS E PREPAR-LAS. 10 CONSTRUIR UM ABRIGO IMPROVISADO (CABANA, IGLO); 11 CITAR AS REGRAS DE RESPEITO PELA NATUREZA E ARREDORES. BIBLIOGRAFIA 10 11 11 12 14 15 19 19 21

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Introduo
Inserido nas actividades do ACNAC de Ties 2007, com o tema Guiados pela mo de Deus, surgiu a oportunidade de trabalhar, durante o acampamento, com todos os dirigentes interessados a especialidade Arte de Acampar. Com o seguinte documento e dentro de uma abordagem terico-prtica, temos a possibilidade de seguir passo a passo os requisitos necessrios para adquirir a insgnia, e deste modo a fazer o nosso melhor. Espero que com os conhecimentos adquiridos possamos aproveitar estes dias da melhor maneira e melhorar a nossa prtica com os jovens que trabalhamos.

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

A especialidade de Arte de Acampar

1. Ter passado o mnimo de 20 noites numa tenda, se possvel algumas delas num abrigo improvisado. Conhecer os princpios fundamentais para montar um acampamento. 2. Conhecer as regras da vida e de higiene no campo. 3. Indicar qual o material necessrio para acampar com um grupo de 20 participantes (compreendendo tendas e equipamento pessoal). Encontrar um local para acampar tendo em conta as formalidades requeridas. 4. a) Conhecer as vrias espcies de tendas e explicar a sua utilizao. b) Ser capaz de montar e desmontar dois tipos de tendas diferentes. c) Saber quais os cuidados a ter com as tendas. 5. Fazer fogueiras com todo o tipo de tempo aplicando as regras do cdigo florestal e conhecer a legislao em vigor. 6. Dormir 5 noites ao relento e conhecer as principais regras. 7. Conhecer as diferentes espcies de fogueiras e prepar-las. 8. Construir um abrigo improvisado (cabana, higlo). 9. Citar as regras de respeito pela natureza e pelos arredores.

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Os requisitos passo a passo


1. Ter passado o mnimo 20 noites numa tenda, se possvel algumas delas num abrigo improvisado. Conhecer os princpios fundamentais para montar um acampamento. Antes de montar um acampamento necessrio que tenhas tido uma preparao prvia, quer em termos de local e organizao do mesmo, quer nas actividades a realizar. Por isso: Escolhe um local amplo com gua prxima. Se possvel que tenha tambm casas de banho e um espao para a confeco de refeies. No te esqueas que em determinadas reas acampamento selvagem no permitido, por isso tenta saber quem o responsvel do local e negoceia. Quanto s actividades, planifica-as bem antes do acampamento, reconhece quais os riscos a correr durante a sua realizao. Previne-te. Se possvel conhece o local de acampamento assim como as entidades locais pblicas e privadas com quem podes articular: Centro de Sade; Bombeiros; Cmara Municipal, etc Monta uma equipe com quem possas trabalhar, divide tarefas no centralizes actividades. Deste modo podes conseguir aproveitar o mximo possvel da actividade e dividir preocupaes. Tenta criar um espao com regras, com segurana e bem disposto. Um acampamento mais do que tudo um local de convvio e socializao entre todos. Tem isso em considerao e pensa que encontrars situaes que no esto planeadas, por isso a capacidade de improvisar ser importante. Acima de tudo diverte-te com o grupo e aproximem-se de Deus.

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

2. Conhecer as regras da vida e de higiene no campo. Para conviver em plena harmonia durante um acampamento, independentemente do nmero de dias que este demore, necessrio conhecer determinadas regras que podero ser de grande utilidade para o sucesso do mesmo assim como para o so convvio entre todos. Por isso indispensvel que prepares a actividade de modo a conheceres todos os recursos disponveis no local para onde vais, ou seja, se tens gua perto, luz, casa de banho, etc. ou se ters que direccionar a actividade tendo sempre em considerao estas mesmas necessidades Alm disso, tens que pensar como te deslocars para o local de acampamento. Se levares carro, ento poders organizar uma actividade com todos os utenslios que tornem a actividades divertida e cmoda. Porm se j no tiveres transporte e tiveres que usar o comboio ou autocarro, ento ters que repensar quais as prioridades e aquilo que poder ou no fazer realmente falta. Contudo, vamos de modo sucinto explicar alguns passos: Horrios:

So importantes de modo a poderes compilar todas as actividades programadas anteriormente. Programa horrios para as refeies, para levantar, para deitar, para os momentos de convvio, para as meditaes, e restantes actividades. Mesmo que no os consigas cumprir risca, eles so um elo condutor que do ordem ao acampamento, direccionam os jovens e transmitem uma boa imagem na organizao geral. Limpeza:

A manuteno de um acampamento compreende vrios nveis: as actividades e respectiva programao e excusso (evitando tempos demasiado inactivos) e a limpeza. Esta ltima importante para o bom funcionamento. Realiza escalas com todos os participantes (incluindo dirigentes) para a excusso das diferentes tarefas: limpeza do espao comum, limpeza da cozinha e limpeza do espao de reunies. Componente espiritual:

Apesar das actividades escotistas, ldicas e desportivas, a componente espiritual a vertente para a qual convergem as actividades da juventude adventista. Posto isto: - escolhe um tema bblico e debrua as actividades fsicas e recreativas para esse tema; -cria momentos de orao, em conjunto e individualmente.

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

-cria momentos para a meditao, pelo menos no perodo da manh e da noite; A cozinha

Podes usar um fogo de bicos, a gs, que tornar a tua comida mais saborosa e de rpida confeco. Contudo, a comida confeccionada na fogueira poder proporcionar um momento especial que nenhum jovem esquecer, quer do tempo que gasta de volta dela, quer do gosto muito particular que deixa na comida. No te esqueas que importante perguntar sempre se possvel ou no realizar fogueiras no espao de acampamento. Se o for, tem cuidados especiais os quais sero mencionados mais adiante. Refeies

Quando organizas um acampamento, pensa se ters ou no uma equipa de cozinha. Independentemente da escolha que fizeres inclui todos os elementos em escalas de apoio cozinha, inclusive os mais novos. Inicialmente poders achar muito confuso, porm contribuir de modo importante para o crescimento pessoal dos participantes assim como a noo de viver e participar num grupo. A casa de banho

Se por acaso ests num local que no existe casa de banho improvisa sempre uma latrina. Primeiro, escolhe um local afastado do acampamento, faz um cubculo com lona ou arbustos para garantir a privacidade de todos, depois cava um buraco de 20 ou 30 cm de dimetro de profundidade. Deixa num local acessvel terra ou areia de modo a poder ser usada como tampa aps cada utilizao. Quando o acampamento terminar tapa todo o buraco com terra.

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

3. Indicar qual o material necessrio para acampar com um grupo de 20 participantes.

Material
Bblia

Objectivo
A componente espiritual uma matriz importante pela qual se regem todas as nossas actividades.

Trimensrio

Por vezes, quando o programa do acampamento oferece uma alternativa vivel para o estudo dirio da Bblia, a lista de material pode no incluir o trimensrio.

Farda

a nossa identificao enquanto grupo. Encontra-se disponvel na Unio.

Saco cama Tenda

indispensvel para uma noite bem dormida Podes partilhar a tua com algum que no tenha tenda ou, se no tiveres, juntas-te a um amigo que tenha.

Uma mochila pequena Roupa

D sempre jeito, sobretudo para as caminhadas, pistas, etc A roupa interior convm ser mudada todos os dias. A restante roupa pode usar-se mais tempo. Se fores para um acampamento de poucos dias, leva uma ou duas mudas de roupa, um agasalho e mudas de roupa interior em nmero igual ao dos dias que estars acampado. Se o acampamento for maior, podes sempre lavar a roupa e voltar a us-la. Lembra-te: Quanto mais roupa levares, mais difcil se torna o transporte e a acomodao.

Impermevel

Em caso de chuva importante que andes protegido e ao mesmo tempo consigas realizar as actividades propostas. Portanto o agasalho ser a opo mais vivel ao chapu-dechuva.

Agasalho

Se fizeres um acampamento no Inverno convm teres a roupa adequada para a poca, contudo se o fizeres na altura do Vero ou Primavera, lembra-te sempre que a temperatura costuma descer durante o perodo da noite e de manh.

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Chapu gua

Em caso de sol convm que tenhas a cabea protegida. Leva um cantil ou uma garrafa de gua que possas voltar a encher e seja fcil de transportar

Estojo de primeiros socorros

Pensos rpidos, compressas esterelizadas, betadine, tubo de vasilina, tesoura, pinam (se precisares de outros, tais como bomba para a asma, medicao para epilepsia ou outros, junta isso tambm).

Bssola Caderno e lpis

Numa pista, pode fazer falta. Para anotaes que precises de tirar se estiveres numa actividade em que necessites de tirar apontamentos.

Canivete

Utenslio que poder ser de grande utilidade em situao de emergncia.

Lanterna

No perodo da noite, principalmente se tiveres um grupo de crianas pequenas, convm que tenhas um foco de luz.

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

4. Conhecer as vrias espcies de tendas e explicar a sua utilizao. A tenda um elemento importante num acampamento, ao comprar deves saber muito bem para aquilo que se destina, em que espaos a pretendes usar e quantas pessoas queres incluir nela. Eis algumas caractersticas de alguns modelos mais comuns: a) A canadiana
o o o

a mais tradicional, de formato triangular quando vista de frente. Fcil de montar, pode ser encontrada em vrios tamanhos. Como sua armao geralmente de metal, torna-se pesada para transportar.

b) O Bangal
o

Tambm tradicional, parece uma casa. Tem quartos e uma varanda onde pode ser instalada a cozinha. muito pesada, com armao de metal e em lona. Abriga no mnimo 5 pessoas. Boa para famlias inteiras.

o o

c) O Iglo
o o o

H uma grande variedade de modelos de iglos; H modelos grandes de base hexagonal com capacidade para mais de cinco pessoas. A armao de fibra sinttica (vidro, carbono), muitas vezes mais leve que as armaes metlicas. So fabricadas em nylon e muito leves para carregar. Perdem em durabilidade para as de armao metlica.

o o

10

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Ser capaz de montar e desmontar dois tipos de tendas diferentes

Saber quais os cuidados a ter com as tendas.


Quando participares num acampamento no qual seja utilizado tenda tens que ter algumas precaues, principalmente quando as desmontares. Lembra-te que elas tero outras utilizaes e por isso devem ser preservadas. Por isso quando as fores arrumar elas devem que estar: Limpas sem terra ou areia, pois pode danificar o tecido, para tal ajuda que ter uma p e vassoura pequena; Secas a utilizao de uma tenda muito espordica, sendo usada somente em determinadas alturas do ano. Por isso se chover durante o acampamento quando chegares sede do agrupamento deixa-a arejar at secar completamente. Vers que deste modo preservars a vida da tua tenda; Dobradas tenta respeitar as dobras de origem da tenda, esta ser a maneira mais fcil de simplificar o rduo trabalho em as inserir dentro do saco. Se poderes confecciona um saco novo, maior e mais resistente que o de origem Em ordem conta sempre os ferros e as estacas que cada tenda tem, se possvel faz um inventrio. Assim sabers o que foi danificado aps cada utilizao e que necessrio comprar. Tenta completar o material em falta o mais rpido possvel, deste modo no incorres no erro de te esqueceres de nada.

11

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Fazer fogueiras com todo o tipo de tempo aplicando as regras do cdigo florestal e conhecer a legislao em vigor.

O Decreto-Lei n 310/2002 de 18 de Dezembro de 2002 (DR 292 - SRIE I-A) emitido pelo Ministrio das Cidades, Ordenamento do Territrio e Ambiente, regula o regime jurdico do licenciamento e fiscalizao pelas cmaras municipais de actividades diversas anteriormente cometidas aos governos civis, nomeadamente no que toca aos designados Acampamentos Ocasionais e a realizao de Fogueiras. Seguidamente sero apresentados extractos de artigos que podero ter alguma utilidade para quem pratica acampamentos.

CAPTULO V Licenciamento do Exerccio da Actividade de Acampamentos Ocasionais Artigo 18. Licena 1 - A realizao de acampamentos ocasionais fora dos locais adequados prtica do campismo e caravanismo fica sujeita obteno de licena da cmara municipal, devendo ser requerida pelo responsvel do acampamento e dependendo a sua concesso da autorizao expressa do proprietrio do prdio. 2 - A realizao de qualquer acampamento ocasional fica sujeita emisso de parecer favorvel das seguintes entidades: a) Delegado de sade; b) Comandante da PSP ou da GNR, consoante os casos. 3 - A licena concedida por um perodo de tempo determinado, nunca superior ao perodo de tempo autorizado expressamente pelo proprietrio do prdio, podendo ser revogada a qualquer momento.

12

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

CAPTULO IX Licenciamento do Exerccio da Actividade de Fogueiras e Queimadas Artigo 39. Fogueiras 1 - proibido acender fogueiras nas ruas, praas e mais lugares pblicos das povoaes, bem como a menos de 30 m de quaisquer construes e a menos de 300 m de bosques, matas, lenhas, searas, palhas, depsitos de substncias susceptveis de arder e, independentemente da distncia, sempre que deva prever-se risco de incndio. 2 - Pode a cmara municipal licenciar as tradicionais fogueiras de Natal e dos santos populares, estabelecendo as condies para a sua efectivao e tendo em conta as precaues necessrias segurana das pessoas e bens. 3 - So permitidos os lumes que os trabalhadores acendam para fazerem os seus cozinhados e se aquecerem, desde que sejam tomadas as convenientes precaues contra a propagao do fogo. CAPTULO XII Sanes Artigo 47. Contra-ordenaes 1 - Constituem contra-ordenaes: (...) g) A realizao de acampamentos ocasionais sem licena, punida com coima de (euro) 150 a (euro) 200; l) A realizao, sem licena, das actividades previstas nos artigos 39. e 40., punida com coima de (euro) 30 a (euro) 1000, quando da actividade proibida resulte perigo de incndio, e de (euro) 30 a (euro) 270, nos demais casos; (...) 3 - A falta de exibio das licenas s entidades fiscalizadoras constitui contra-ordenao punida com coima de (euro) 70 a (euro) 200, salvo se estiverem temporariamente indisponveis, por motivo atendvel, e vierem a ser apresentadas ou for justificada a impossibilidade de apresentao no prazo de quarenta e oito horas. 4 - A negligncia e a tentativa so punidas.

13

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

CAPTULO XIV Disposies Finais e Transitrias Artigo 53. Regulamentos municipais e taxas 1 - O regime do exerccio das actividades previstas no presente diploma ser objecto de regulamentao municipal, nos termos da lei. 2 - As taxas devidas pelos licenciamentos das actividades previstas no presente diploma sero fixadas por regulamentao municipal. Os Dirigentes devem ter em ateno este normativo legal, e em especial o referido no Artigo 53., procurando contactar sempre a Cmara Municipal onde se desenrolar a actividade, por forma a conhecer a regulamentao e as taxas relativas a este Decreto-Lei.

Dormir 5 noites ao relento e conhecer as principais regras.

Quando passares uma noite ao relento ser importante que te lembres: de escolher um local abrigado de chuva e vento; de te proteger contra os insectos; se possivel longe de estradas e caminhos; tenta manter o gupo prximo; faz escalas para vigias; informa algum relativamente ao percurso que pretendes fazer e onde pensas ficar durante a noite.

14

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Conhecer as diferentes espcies de fogueiras e prepar-las.

Ao fazer uma fogueira muito importante que escolhas o espao apropriado para o efeito, que seja em terreno limpo de todo o mato que possibilite a propagao do mesmo. No te esqueas de cercar o lugar onde irs realizar a fogueira com pedras. Sempre mais uma cautela importante para evitar a propagao do fogo. Ao escolheres madeira para a fogueira tenta escolher material que acenda facilmente, tais como: troncos secos, velhos ou podres, caruma (se houver), etc. Lembra-te sempre em apanhar do cho a madeira disponvel, evita (sempre que possvel) cortar rvores para o efeito. Dispe todo o material de modo a permitir a livre circulao de oxignio, pois ters a fogueira a arder mais facilmente. Tem sempre por perto material de fcil combusto, de modo a que a possas alimentar com frequncia. Vai progressivamente integrando no fogo madeira de combusto mais lenta, para que deste modo possas ter uma fogueira de longa durao e efectuar nela tudo o que precisas. COMO PREPARAR A FOGUEIRA a) Cava um buraco de 15 cm de profundidade por 40 cm de largura b) Forma um crculo com pedras grandes em torno do buraco e prepara um balde de terra e uma p
DICAS Para acender uma fogueira, tenta encontrar combusto. Obtm lenha mida. A melhor lenha so os galhos mortos no cho. Mesmo se estiver hmida, queimar melhor que a que estiver verde.. A madeira dura queima bem, d muito calor e bonitas brasas que ficam vermelhas por muito tempo. A lenha mais mole queima mais lentamente (de fcil consumo) e produz chamas mais altas. materiais de fcil

c) Acende o fogo no buraco com folhas e galhos secos, progressivamente vai acrescentando madeira de maior espessura. Seguidamente iremos dar uma breve ideia de outros modos com os quais poders acender uma fogueira caso te faltem os fsforos. Claro est que estes sero mtodos muito mais difceis de executar, porm com nimo e persistncia tambm poders concretiz-la. Utiliza madeira podre, fibras vegetais, corda, ramos secos, casca de rvore, madeira bem seca, fios de pano, gaze, penas finas ou ninhos de pssaros, de ratos etc, para poderes ter a acendalha. Para acend-la, utiliza um destes mtodos:

15

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

LENTE DE VIDRO Incide a acendalha nos raios solares, atravs da lente (de um binculo, de uma cmara fotogrfica, lente de culos, etc). Aguarda at sentir que comea a pegar fogo. PEDRA DURA Raspa com uma faca de ao numa pedra dura e lisa, faz com movimentos rpidos e sucessivos (se possvel de cima para baixo) pedra bem perto da acendalha para que as fascas libertadas no possam chegar bem perto dela. Uma vez acesa a acendalha, sopre abane-a com cuidado, at surgir a chama. Seguidamente adiciona pe a acto e

acendalha a lenha previamente preparada, comea pelos galhos mais finos e vai aumentando o tamanho da lenha aos poucos. Na colocao da lenha, vale a pena dizer que dever ter muito cuidado para no abafar a chama, dispondo a madeira de forma a que oxignio continue a ter acesso ao interior da fogueira. FITA DE COURO Fazendo-se atrito com uma fita de couro ou uma corda de qualquer fibra tronco morto ou seco, junto a uma acendalha, acender-se- o fogo. num

FRICO MADEIRA COM MADEIRA Utiliza-se o atrito das madeiras para se acender a acendalha.

16

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Exemplos de fogueiras

17

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Fogo de Conselho:
Apesar de no se encontrar includo em nenhum item desta insgnia, convm dar uma breve passagem pelo significado e objectivos do fogo Conselho. Este um ptimo espao para reunir as unidades de DESBRAVADORES e criar espaos de reunio e discusso. Nele podes abordar situaes que decorrem durante o acampamento e promover a sua soluo, podes tambm criar momentos ldicos e momentos espirituais. essencialmente um local de reunio do grupo e por isso promove alguma seriedade e camaradagem no encontro, pois nele sero abordados questes que englobaro a todos os presentes. de

Imagens retiradas www.grupoadventury.br

18

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

10 Construir um abrigo improvisado (cabana, iglo);


O tipo de abrigo que construires ser determinado pelas condies e pela variedade de materiais disponiveis ao redor. Assegura-te que o abrigo tem ventilao suficiente, principalmente se pretendes fazer uma fogueira no seu interior para cozinhares. Protege-o do vento usando o vosso material como proteco. No te esqueas de construir um canal em volta do mesmo, pois se chover o abrigo permanece seco. Tenta que seja grande o suficiente para que albergue todo o teu grupo.

11 Citar as regras de respeito pela Natureza e arredores.


O respeito pela Natureza deve cada vez mais ser uma prioridade de todos ns para por em prtica todos os dias e em todos os locais em que nos movimentamos. Seguidamente apresentaremos um conjunto de regras de respeito pela natureza, as quais vos convido a rever. Na rua: No deites lixo para o cho. Lembra-te desta regra quando ests no campo, na praia ou at no caminho para casa; Sempre que te deslocares para algum lado leva um saco com lixo; Se vires lixo no cho, mesmo que no seja teu, apanha-o; Quando despejares o lixo fecha sempre o contentor, estes quando ficam abertas atraiem ratos, baratas e moscas que funcionam como vectores de doenas; Quando fores s compras prefere sacos de papel. Se isso no for possvel reutiliza os sacos de plstico que tens em casa; Quando fores s compras prefere embalagens de papel reciclado; Evita comer fast food, pois alm de no ser uma refeio saudvel a maior parte das empresas so responsveis pela fabricao de enormes quantidades resduos; Quando passeares na natureza ou estiveres num acampamento tem muito cuidado com aquilo que pode causar um incndio; Quando adquirires um aparelho electrnico escolhe um de baixo consumo; Na praia nos pises nem colhas plantas das dunas, elas servem para a preservao do solo; Poupa energia evitando uma conduo nervosa e as aceleraes bruscas; Adere iniciativa do dia sem carros; Partilha a utilizao do automvel; Sempre que possvel usa os transportes pblicos ou anda a p;

19

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

No te sintas mal se chegares ao trabalho de bicicleta pode ser que a moda pegue! Em casa: Faz um esforo para poupar gua: v a presso do autoclismo; o estado de conservao das torneiras; evita banhos de emerso; lava os dentes com a torneira fechada (se possvel utiliza o copo); ao lavares a loia no uses gua corrente, enche antes a bacia de gua; se a mquina de lavar loia e roupa no tiverem a opo de meia carga, utiliza-as somente quando estiverem cheias; Quando estiveres a aquecer um alimento coloca uma tampa; Apaga as luzes quando no estiveres num espao que delas precises; Usa lmpadas de baixo consumo; Isola portas e janelas; Quando fores ao frigorfico tenta retirar tudo o que precisas de uma s vez; D preferncia aquisio de pilhas recarregveis; Reutiliza a roupa velha para trapos de limpeza; Desliga o monitor de este estiver inactivo por um perodo superior a 15 minutos; Utilize cores claras no interior da casa para que a luz natural e artificial seja reflectida; Numa lareira tenta posicion-la na parede interior da casa de modo a que o calor produzido se espalhe por toda a casa.

20

Manual de Instruo da Especialidade Arte de Acampar ACNAC Ties 2007

Bibliografia
- Manual para Desbravadores, Fogueiras; - Darman, Peter, Manual de Sobrevivncia, Editora Estampa, 1999. www.escoteiros.net; www.cne-escutismo.pt www.camarros.net www.grupoadventury.br.tripod.com www.naturlink.pt www.dre.pt

21

Vous aimerez peut-être aussi