Vous êtes sur la page 1sur 6

Introduo

A biotecnologia compreende o desenvolvimento de tcnicas voltadas adaptao ou ao aprimoramento de caractersticas dos organismos animais e vegetais, visando ao aumento da produo. H vrias dcadas, seu desenvolvimento vem proporcionando benefcios socioeconmicos e ambientais nas regies agrcolas. A seleo de sementes, os enxertos realizados em plantas, o cruzamento induzido de diferentes animais de criao, a associao de culturas so algumas das tcnicas agrcolas que fazem parte da biotecnologia. possvel cultivas plantas de clima temperado, como a soja, o trigo e a uva, em regies de clima tropical; acelerar o ritmo de crescimento das plantas e a engorda dos animais; aumentar o teor de protenas, vitaminas e sais minerais em algumas frutas, verduras, legumes e cereais; aumentar o intervalo de tempo entre amadurecimento e a deteriorao das frutas, entre outras inovaes que beneficiam os produtores agrcolas, os comerciantes e os consumidores. E meados da dcada de 1990, porem, um ramo da biotecnologia, a pesquisa genmica, passou a lidar com um novo campo que gerou e continua gerando muita controvrsia: a produo de organismos geneticamente modificados (OGMs), os chamados transgnicos. No caso das plantas estas se tornam resistentes a ao de pragas ou de herbicidas fabricados por grandes empresas multinacionais, o que leva o agricultor a utilizar somente uma marca de produto e a ficar totalmente dependente de uma nica empresa. Outras modificaes genticas mais antigas, como melhoramento das sementes ou o aumento na proporo de nutrientes dos alimentos, nunca chegaram a ser criticadas da mesma maneira. Essa nova tecnologia possui vrios aspectos positivos e negativos, o que tem gerado grandes polmicas. Entre os positivos, podemos destacar a elevao nos ndices de produtividade, a reduo do uso de agrotxicos e a conseqente reduo dos custos de produo e das agresses ambientais, alem da criao de plantas resistentes a vrus, fungos e insetos, bem como variedades resistentes a secas e solos cidos. Quanto aos aspectos negativos, aponta-se, sobretudo a falta de concluses confiveis nos estudos dos possveis impactos ambientais do seu cultivo em grande escala, alem dos potenciais efeitos danosos a sade humana.

Biotecnologia e Transgnicos
Poucos assuntos geram tanta controvrsia como os transgnicos. Organismos transgnicos, ou organismos geneticamente modificados (OGMs), so animais e plantas que sofrem modificaes geradas pela transferncia de caractersticas (genes) de uma espcie para a outra. A discusso sobre as vantagens e desvantagens desta interferncia biotecnolgica do homem na natureza fica mais complexa quando falamos na produo, comercializao e consumo de alimentos transgnicos. Os alimentos transgnicos so produzidos atravs da engenharia gentica. Obtm-se assim, dentre as muitas possibilidades, feijo com protena da castanha-do-par, trigo com genes de peixe, tomates que no apodrecem milho com genes de bactrias que matam insetos e soja resistente a herbicidas. Segundo Vera Lcia de Castro a avaliao e o estabelecimento de mtodos para o estudo de organismos geneticamente modificados (OGM) so de grande importncia, uma vez que as aes voltadas para a segurana ambiental devem procurar promover a preservao da biodiversidade, a manuteno dos ecossistemas e os respectivos padres de sustentabilidade requeridos. Alguns dos possveis efeitos adversos produzidos por um OGM so os danos diretos e indiretos sobre organismos benficos no-alvos da comunidade local de importncia econmica, ecolgica e/ou social; at a sade humana seja diretamente por meio da ingesto de alimentos, alterao de infectividade e patogenicidade de microrganismos engenheirados, ou indiretamente por alteraes ambientais e da cadeia alimentar atravs de um desbalano nas populaes de um determinado ecossistema. O fato de se ter criado a Comisso Tcnica Nacional de Biosegurana (CTNBio), com representao da sociedade, revela a preocupao com o impacto da tecnologia de DNA recombinante com o futuro da sade pblica e do meio ambiente. A anlise do desempenho da CTNBio mostra que a mesma realizou um trabalho importante no delineamento dos instrumentos legais que norteiam a manipulao de organismos geneticamente modificados (OGM) e da implantao da rede de controle. A Comisso, no entanto, no foi suficiente exigente na anlise da documentao constante do processo de desregulamentao da soja transgnica e por isso vem sendo bombardeada com crticas.

Os nmeros dos transgnicos


2,5 bilhes o nmero de pessoas que consomem, direta ou indiretamente, alimentos transgnicos no mundo. 283 mil quilmetros quadrados so hoje ocupados no planeta por plantaes de transgnicos, uma rea equivalente ao Estado do Rio Grande do Sul. Quatro so as principais culturas transgnicas: soja, milho, canola e batata. 60% dos alimentos industrializados produzidos nos Estados Unidos contm algum tipo de transgnico em sua composio.

Seis so os pases que mais produzem transgnicos no mundo: Estados Unidos, Canad, Mxico, Argentina, China e Austrlia. 1983 foi o ano em que foi criada a primeira planta transgnica: um tabaco resistente a antibitico. 22,3 milhes de hectares a rea no mundo onde esto sendo plantadas as sementes genticas da Monsanto.

OGMs no Brasil
Os EUA, o Brasil e a Argentina concentram 80% da produo mundial de soja, na sua maioria exportada para a Europa e para o Japo. Estes mercados consumidores tm visto no Brasil a nica opo para a compra de gros no transgnicos. So enormes as presses que vm sendo feitas sobre o governo brasileiro pelo lobby das indstrias e dos governos americano e argentino e sobre os agricultores brasileiros, atravs de intensa propaganda da indstria, para que os transgnicos sejam liberados e cultivados. . Independente de produzir ou no os alimentos transgnicos, o fato que uma boa parte da populao brasileira, em sua maioria sem saber, j consome e pode ter em suas dispensas os alimentos modificados. Diversos produtos importados, encontrados nas prateleiras da maioria dos supermercados, podem j conter em suas composies soja, tomate ou milho transgnicos, como o caso dos sorvetes, chocolates, molhos, coberturas para doces e sobremesas, bebidas com soja, alimentos para beb, biscoitos, catchup, molho de tomate, sucos, pipoca e muitos outros. Se os alimentos transgnicos dizem respeito, antes de tudo, alimentao e sade das pessoas, fundamental e bastante aconselhvel que todos conheam o assunto para poder participar dessa discusso em torno da aplicao da engenharia gentica nos alimentos que consumimos ou que iremos consumir em nosso dia-a-dia. Lembrando sempre que ainda no existem normas apropriadas para avaliar os efeitos dos transgnicos na sade do consumidor e no meio ambiente e h srios indcios de que eles sejam prejudiciais. Os prprios mdicos e cientistas ainda tm muitas dvidas e divergncias quanto aos riscos dessas espcies. No existe um s estudo, no mundo inteiro, que prove que eles sejam seguros.

Concluso
escala evolutiva, seis mil anos podem no parecer muito tempo e, de fato, no so. Mas, como mostraram recentemente as investigadoras portuguesas Ldia Perfeito e Isabel Gordo na prestigiada revista Science, a acumulao de alteraes no DNA de bactrias mil vezes mais rpida do que aquilo que se pensava ate h pouco tempo, mostrando que se podem selecionar certas caractersticas em muito menos tempo do que se pensou. O milho um organismo bastante mais complexo, claro, e natural que existam muitas diferenas quando comparado com as bactrias (felizmente!), mas este estudo mostra que seis mil anos podem ser tempo suficiente para que a domesticao do milho tenha tido mais efeitos ao nvel dos genes do que a introduo artificial de um gene estranho ao organismo. Ou seja, a idia que pretendemos transmitir com este artigo que, cientificamente, no h razes para opinies inflexveis, exageradas e, muito menos, violentas. Obviamente que devemos tomar cuidado com as novas tecnologias, porem no necessrio toda essa reao anti-OGMs, lembrando que no existem estudos conclusivos sobre os efeitos negativos dos transgnicos. Creio que devemos continuar o estudo, tomando todas as precaues possveis para que possamos retirar o maior proveito das pesquisas futuras para melhorarmos cada vez mais a qualidade de vida no planeta Terra

Glossrio
Alimentos geneticamente modificados: so alimentos compostos contendo organismos geneticamente modificados ou derivados destes. So criados em laboratrios com a utilizao de genes de espcies diferentes de animais, vegetais ou micrbios. Biotecnologia: controle de funes biolgicas com a finalidade de interferir nos processos vitais dos seres vivos com o objetivo de melhorar, modificar ou desenvolver certos produtos. Cultivares: so as sementes melhoradas criadas em laboratrios que podem ser patenteadas e se tornarem propriedades de empresas petroqumico-biotecnolgicas. Engenharia gentica: atividade de manipulao de molculas DNA/RNA recombinante. Gene inseticida: gene introduzido na planta para que ela passe a produzir substncias de resistncia a seus insetos predadores. Modificao gentica: tcnicas de DNA recombinante. Consiste na introduo direta de material hereditrio de uma espcie em um outro organismo de espcie diferente, tendo como resultado a formao de novas clulas ou novas combinaes genticas, que, de outra forma, no ocorreriam naturalmente. Monsanto: multinacional que detm o direito de produo do herbicida Roundup e da soja transgnica resistente a ele (soja RR). Objetiva entrar no mercado brasileiro vendendo seus produtos para agricultores e encontra resistncia de ambientalistas e instituies de defesa do consumidor. a maior produtora de herbicidas do mundo. Organismos geneticamente modificados (OGMs): organismos que tenham sido alterados geneticamente por mtodos e meios que no ocorrem naturalmente.

Referencias
MOREIRA, J.C.; SENE, Eustaquio. Geografia Geral e do Brasil. 3 Edio. 560 p. LOPES, Snia; ROSSO, Srgio. Biologia, volume unico. 1. Ed.. So Paulo. Saraiva 2005. 608p BACALTCHUK, Benami http://www.ebc.com.br/abrn/c&t/artigos/2000/artigo_090600.htm http://www.ebc.com.br/abrn/c&t/artigos/1999/artigo_140599.htm http://www.institutoaqualung.com.br/info_trans39.html http://www.esplar.org.br/publicacoes/trasngenicos.htm http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=23668&op=all http://www.fgaia.org.br/texts/t-transgenicos.html http://www.gmo-ogm.org/p/index.html

Vous aimerez peut-être aussi