Vous êtes sur la page 1sur 8

444

Rev. Sade Pblica, 30 (5): 444-51, 1996

Dificuldades para obter informaes da populao de mulheres sobre aborto ilegal*


Difficulties encountered in gathering information on illegal abortion of women population
Maria Jos D. Osis, Ellen Hardy, Anibal Fandes e Telma Rodrigues
Centro de Pesquisas das Doenas Materno-Infantis de Campinas. Campinas, SP - Brasil (M. J. D. O., T. R.), Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Cincias Mdicas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP - Brasil (E. H., A. F.)

Resumo
Qualquer tentativa de se investigar a prtica de abortos ilegais deve lidar com o problema de estar perguntando s mulheres acerca de um tema delicado, sensvel, com implicaes mltiplas, o que leva a dificuldades para se obter informaes verazes. O estudo realizado enfoca principalmente aspectos metodolgicos de uma pesquisa realizada junto a uma populao de mulheres de 15 a 49 anos de idade, com o objetivo de verificar a freqncia e as condies em que era feito o aborto provocado em uma regio do Estado de So Paulo (Brasil). Foram entrevistadas, em seus domiclios, 1.955 mulheres. Utilizou-se um questionrio estruturado e pr-testado. A maioria das entrevistadas declarou nunca ter abortado nem pensado em faz-lo, enquanto 4% referiram alguma vez ter feito aborto; 16,7% disseram que, pelo menos uma vez, tomaram ch/remdio para menstruar. Entre as que acreditaram estar grvidas na ocasio, a maioria informou nunca ter abortado, apesar de terem menstruado quando ingeriram ch/remdio. Os resultados permitiram concluir que as mulheres tendem a omitir a informao sobre a prtica de aborto quando perguntadas diretamente sobre isso. Especialmente aquelas que o induzem por ingesto de substncias parecem no reconhecer esse ato como sendo uma forma de interromper a gestao. Aborto induzido, epidemiologia.

Abstract
Any attempt to study the practice of illegal abortion faces the problem of asking women about a delicate, sensitive issue that has many implications. This may make it difficult to obtain truthful information on the subject. Results related to methodological aspects are emphasized and their possible association with variables included in a cross-sectional study carried out among 1.955 women, of 15 to 49 years of age is analysed. The frequency and conditions under which induced abortion was performed in a region of S. Paulo State are investigated. The women were interviewed at home using a pre-tested, structured question* Pesquisa subvencionada pela Fundao Ford, Programa de Sade Reprodutiva. Correspondncia para/Correspondence to: Maria Jos D. Osis - Centro de Pesquisas das Doenas Materno-Infantis de Campinas. Caixa Postal 6181 - 13081-970 Campinas, SP - Brasil. Fax:(019) 239.2440 E-mail: cemicamp@turing.unicamp.br Edio Subvencionada pela FAPESP. Processo 95/2290-6. Recebido em 7.11.1995. Reapresentado em 14.3.1996. Aprovado em 3.4.1996.

Obter informaes sobre aborto ilegal Osis, M. J. D. et al.

Rev. Sade Pblica, 30 (5), 1996

445

naire. Most of the women interviewed declared they had never had an abortion nor had they thought of having one, and four percent referred to having had an induced abortion. However, another 16.7 percent said that they had taken tea or medicine at least once to bring on their menses. In this group, most of the women who thought they were pregnant at that time said they had had never an abortion, in spite of having bled after drinking tea or medicine. The results lead to the conclusion that women tend no omit information on the practice of abortion when questioned directly. This is especially true of those who use oral means to bring on their menses and who seemed not to consider this a way of inducing an abortion. Induced abortion, epidemiology.

INTRODUO
O aborto provocado no Brasil crime, exceto em caso de estupro ou risco de vida materna, conforme os artigos 124 a 128 do Cdigo Penal (Brasil5, 1940). Apesar disso, h evidncias de que ele amplamente praticado. Estimativas do Ministrio da Sade afirmam que so feitos no Pas cerca de 1.200.000 abortos por ano (Costa6, 1992), enquanto que a estimativa do Instituto Alan Guttmacher (AGI1, 1994) foi de 1.443.350. A ausncia de dados abrangentes e confiveis sobre o assunto deve-se a que, dadas as restries legais ao aborto provocado no Brasil, a pesquisa acerca dele dificultada. Os dados a que se tem acesso so, em sua maioria, resultados de pesquisas ou levantamentos feitos em hospitais, especialmente nos que atendem populao de menor renda (Faria9, 1975; Boehs e col.4, 1983; Schor13, 1990). Segundo estimativa feita a partir da pesquisa de opinio sobre prtica de aborto no Brasil (AGI1, 1994), cerca de 40% das mulheres que fazem abortos neste Pas tm complicaes e 30% chegam a ser internadas por isso. Como a maior proporo de complicaes verificada entre as mulheres mais pobres, so estas que, principalmente, recorrem aos hospitais pblicos para tratamento das complicaes, fazendo com que as informaes oficialmente disponveis refiram-se praticamente apenas a esse subgrupo das que fazem aborto: as mais pobres e que tiveram algum tipo de complicao que motivou a internao. Qualquer tentativa de se investigar o assunto deve lidar com o problema de se estar perguntando s mulheres acerca de um tema delicado, sensvel, com implicaes mltiplas. Mais superfcie, pode-se pensar que as mulheres no queiram admitir a prtica de aborto por que isso infringe o cdigo penal. Entretanto, pelo que se pode acompanhar na imprensa em geral, so poucos os casos em que mulheres,

mdicos ou aborteira(o) tm chegado a julgamento por ter feito um aborto. Isso sugere que h outros fatores, alm da possvel penalizao legal, que interferem na postura das mulheres quanto a admitirem ou no a prtica do aborto. Existem aspectos psicolgicos, morais, religiosos e culturais associados no s deciso de se fazer um aborto, mas tambm de como reagir e a falar ou no sobre ele. Hardy e col.11 (1991), por exemplo, estudaram um grupo de 1.314 mulheres que tinham engravidado pelo menos uma vez, e constataram que, entre as 369 que declararam j terem pensado em abortar, sua crena religiosa estava estatisticamente associada a ter feito ou no o aborto: 84% das mulheres que se declararam sem religio tinham abortado, comparadas com 75% das que se declararam seguidoras da umbanda ou de outras religies, 71% das espritas, 67% das catlicas e 50% das evanglicas/protestantes. Outros resultados da pesquisa acima citada indicam que as razes para fazer ou no um aborto no esto referidas diretamente ao medo de uma punio legal. Entre as 109 mulheres que disseram ter pensado em abortar e no o fizeram, a razo mais mencionada para isto foi medo das conseqncias/no teve coragem. Entretanto, estas razes nunca incluiam o medo de serem presas. Eram, antes, conseqncias em nvel fsico, psicolgico ou moral. Assim, 83% das mulheres que terminaram no fazendo o aborto disseram ter se sentido bem, felizes, aliviadas, no arrependidas da deciso, enquanto 4,3% declararam ter ficado chateadas, frustradas e arrependidas. Por outro lado, quase a metade das que abortaram referiu ter se sentido mal emocional e/ou fisicamente aps o ato, enquanto mais de um quarto (27,9%) disse ter se sentido bem (Costa e col.8, 1995). Esse contraste de sentimentos, oscilando entre pensar em abortar e culpar-se por isto, deixar de fazlo mas sentir-se frustrada, ou ento aliviada/feliz por

446

Rev. Sade Pblica, 30 (5), 1996

Obter informaes sobre aborto ilegal Osis, M. J. D. et al.

no ter feito, indica o quo profundamente o aborto sensibiliza as mulheres, fazendo-as sofrer fsica e emocionalmente. Essa sensibilizao, provavelmente, um dos fatores que contribui para que as mulheres estabeleam, em sua racionalidade, distino entre abortar e fazer alguma coisa para descer a menstruao, especialmente se a providncia tomada nesse sentido significar apenas a ingesto de determinadas substncias, como chs e/ou remdios, e nenhuma interveno direta na regio genital (Leal e Lewgoy12, 1994). Induzir o aborto por via oral parece ser, inclusive, um dos elementos que facilitam a deciso de algumas mulheres abortarem. Em um estudo feito em So Paulo (Barbosa e Arilha3, 1992) a respeito do uso do Cytote (misoprostol), por exemplo, observou-se que, especialmente entre as mulheres com menos de 20 anos, o acesso a esse medicamento facilitou a deciso de abortar. Primeiramente porque elas disseram que no teriam abortado se tivessem que ir a uma clnica para isso, de forma que o uso dessa substncia tornou possvel que o aborto acontecesse sem que tivesse sido racionalmente planejado. Em segundo lugar, esse no planejar permitiu a realizao do aborto dentro de um contexto de ambigidade, sem ser preciso assumilo explicitamente. Parece claro, diante de tantas implicaes, que falar sobre aborto no deve ser fcil para as mulheres, e o conjunto de sentimentos envolvidos deve contribuir para a dificuldade de se obterem dados precisos acerca do assunto. Coloca-se, portanto, a questo metodolgica de como abord-lo de forma a obter informaes confiveis. Como perguntar s mulheres e ter a mnima certeza de que elas responderam com veracidade? Ser que a aplicao, por uma entrevistadora devidamente treinada, de um questionrio estruturado e pr-testado pode permitir a obteno de informaes confiveis sobre aborto provocado? Para investigar esses aspectos metodolgicos e tambm alguns temas relativos prtica do aborto (como, por exemplo, freqncia, a forma de induo, as condies de realizao), foi feita uma pesquisa com mulheres de 15-49 anos de idade que incluiu, alm de perguntas diretas sobre a prtica de aborto, outras cujas respostas poderiam indicar que, apesar de no declararem, elas teriam tido abortos provocados. O objetivo principal da presente pesquisa foi estudar a freqncia e as condies em que era feito o aborto provocado em uma determinada regio do Estado de So Paulo.

MATERIAL E MTODO
O desenho do estudo foi do tipo transversal-retrospectivo. O tamanho amostral foi calculado em 1.801 mulheres entre 15-49 anos de idade, que moravam nos domiclios visitados dos Municpios de Campinas e Sumar, e que tiveram pelo menos uma gravidez. Esse clculo foi baseado em uma proporo de 25% de abortos provocados, estimada na populao (Galbinski10, 1971), com uma diferena de 2% entre a proporo populacional e amostral e com um intervalo de confiana de 95%. Para confirmar a veracidade das informaes obtidas com a metodologia de pesquisa utilizada, investigou-se tambm mulheres que estiveram internadas por aborto em um hospital, da citada regio, referiam este fato ao serem entrevistadas posteriormente em suas casas. O levantamento hospitalar, mediante autorizao expressa da direo da instituio, foi feito em julho de 1992, tendo sido examinados os pronturios de todas as mulheres internadas por complicaes de aborto, entre julho de 1991 e junho de 1992, no hospital escolhido. Os casos de aborto foram classificados em espontneos, provocados e suspeitos de serem provocados, segundo critrios propostos pela Organizao Mundial da Sade16, 1978. Os dados coletados do pronturio foram: data da internao, diagnstico, data de nascimento e endereo de cada mulher. Em nenhum lugar ficou registrado o nome das mulheres, tampouco as entrevistadoras tinham conhecimento de que algumas das entrevistadas seriam aquelas sobre as quais sabia-se que tinham estado internadas por aborto. Os domiclios visitados foram selecionados em setores censitrios dos Municpios de Campinas e Sumar, em que predominava a populao de baixa renda, existindo diversas favelas. Na agncia da Fundao IBGE de cada cidade foram obtidos mapas dos bairros em que se pretendia trabalhar, com a correspondente diviso em setores. Em um de cada oito domiclios foram entrevistadas todas as mulheres que cumpriam os critrios de incluso. Ao final desse processo, 1.838 mulheres foram entrevistadas. Alm disso, foram procurados 100 domiclios pr-selecionados, correspondentes aos endereos informados pelas mulheres que haviam estado internadas. Esses domiclios foram selecionados com base no critrio de se encontrarem nos setores censitrios, includos no estudo ou prximos a eles. Atravs desse processo foram entrevistadas 107 mulheres, cujos dados, entretanto, no foram includos na anlise apresentada nas Tabelas de 1 a 4. Os dados foram obtidos atravs de entrevistas individuais, realizadas, em agosto de 1992, nos domiclios selecionados. As entrevistadoras receberam treinamento para a seleo dos domiclios e para a coleta dos dados. Utilizou-se um questionrio estruturado, pr-testado, com perguntas pr-codificadas e outras em que a resposta era anotada textualmente. Para assegurar o sigilo da fonte das informaes, os questionrios foram identificados apenas com um nmero. Saliente-se que as entrevistadoras no sabiam que algumas casas seriam visitadas justamente porque correspondiam a endereos de mulheres que tinham

Obter informaes sobre aborto ilegal Osis, M. J. D. et al.

Rev. Sade Pblica, 30 (5), 1996

447

sido internadas no hospital acima referido. Elas apenas recebiam um endereo a mais para visitar, com a orientao de entrevistarem ali todas as mulheres elegveis para o estudo. Para investigar a freqncia de abortos provocados foram utilizadas diferentes formas de perguntar sobre o assunto. Para as mulheres que declararam abortos em sua histria reprodutiva fez-se, primeiramente, uma abordagem direta, com perguntas sobre o ltimo aborto, incluindo se este tinha sido espontneo ou provocado. As que o declararam como tendo sido espontneo passavam a uma seo do questionrio, em que se perguntava se alguma vez haviam pensado em fazer aborto e, em caso positivo, se o fizeram. Para todas as entrevistadas foi perguntado se alguma vez haviam tomado ch e/ou remdio para descer a menstruao, se esta descera e se elas acharam que estavam grvidas naquela ocasio. Para as que disseram ter tomado ch e/ou remdio, mas no referiram abortos, foram feitas perguntas sobre a ltima vez em que ingeriram essas substncias com o propsito de menstruarem. Igualmente, foi perguntado a todas as mulheres includas no estudo se conheciam um medicamento chamado Cytotec (misoprostol) e, em caso positivo, se o haviam utilizado alguma vez e com que finalidade. Para o processamento e anlise dos dados foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSSPC). A significncia das diferenas entre os grupos foi estudada com o teste qui-quadrado (Armitage e Berry2, 1971). Nas tabelas esto expressos apenas os valores de p < 0,05.

RESULTADOS
A maioria das entrevistadas declarou nunca ter abortado nem pensado em faz-lo, enquanto 4% declararam alguma vez ter feito aborto. Entretanto, 16,7% das mulheres referiram que pelo menos uma vez tomaram ch/remdio para menstruar, quando tiveram algum atraso menstrual (Tabela 1). Apenas cerca de um quarto das mulheres que disseram alguma vez ter tomado ch/remdio para menstruar, e que pensaram que estavam grvidas naquela ocasio, declarou ter provocado algum aborto. A proporo de mulheres que referiram nunca ter abortado foi semelhante (prxima de trs quartos) no grupo das que disseram nunca ter tomado ch/remdio
Tabela 1 - Histria de aborto entre mulheres de 15-49 anos, alguma vez grvidas. Histria do aborto Nunca abortaram, nem pensaram em abortar Pensaram em abortar, mas no o fizeram S aborto espontneo Tomaram ch/remdio para menstruar Provocaram aborto Total de mulheres*
* Faltou informao de quatro mulheres.

% 54,7 6,4 18,2 16,7 4,0 1.834

para menstruar, das que tomaram e no menstruaram e daquelas que menstruaram e no acharam que estavam grvidas naquela ocasio. No grupo das que tomaram ch/remdio, menstruaram e julgaram estar grvidas, pouco mais da metade disse nunca ter abortado. As diferenas entre os grupos foram estatisticamente significativas (Tabela 2). Considerando todas as mulheres que declararam alguma vez ter tomado ch/remdio para menstruar, a proporo com atraso menstrual de mais de quatro semanas, nesse momento, foi maior entre aquelas em que a menstruao desceu do que no grupo das que no sangraram, sendo as diferenas estatisticamente significativas (Tabela 3). Limitando a anlise ao subgrupo das que menstruaram tomando ch/remdio, verificou-se que a percentagem de entrevistadas que tinham apenas alguns dias de atraso menstrual no foi significativamente maior no grupo das que no acharam estar grvidas do que entre as que pensaram estar. O mesmo se verificou em relao s mulheres que tinham mais de dois meses de atraso menstrual quando usaram ch/remdio (Tabela 4). Perguntou-se s entrevistadas com quanto tempo de atraso menstrual julgavam que uma mulher estaria grvida. Observando-se mais detalhadamente o grupo de mulheres que tinham mais de um ms de atraso menstrual, quando tomaram ch/remdio e menstruaram, no houve diferenas significativas entre as que acharam ou no estar grvidas. Verificou-se que cerca de dois quintos das que no se consideraram grvidas naquela ocasio referiram que uma mulher estaria grvida se tivesse mais de um ms de atraso. Entre as entrevistadas que disseram ter achado estar grvidas, menos da metade considerou que uma mulher estaria grvida se tivesse mais de um ms de atraso menstrual (Tabela 5). Finalmente, atravs de uma seo do questionrio que investigou especificamente o conhecimento e uso do Cytotec, identificaram-se oito mulheres que no referiram o uso de ch/remdio para menstruar, mas disseram ter usado esse medicamento pelo menos uma vez, ou para fazer descer a menstruao ou para abortar; entretanto, quatro delas no declararam abortos, apesar de duas terem dito explicitamente que usaram o Cytotec para abortar, enquanto as outras duas mencionaram que o usaram para fazer descer a menstruao. Dos 100 endereos de mulheres que estiveram internadas por aborto ou suspeita de aborto, foram encontrados 60. Os demais no existiam ou eram estabelecimentos comerciais. Em cinco deles no se conseguiu entrevistar ningum, mesmo aps trs tentativas. Nos outros 55 foram entrevistadas todas as

448

Rev. Sade Pblica, 30 (5), 1996

Obter informaes sobre aborto ilegal Osis, M. J. D. et al.

Tabela 2 - Distribuio percentual das mulheres segundo histria de aborto e se tomaram ch/remdio para menstruar, se isto ocorreu e se acharam estar grvidas. No tomaram* 75,8 22,6 1,6 1.405 Tomaram ch/remdio Tomaram e no Tomaram e menstruaram** Pensaram estar grvidas menstruaram Sim No 72 56,4 72,0 21 18,8 25,0 7 24,8 3,0 81 149 200

Histria de aborto Nunca abortou Espontneo Provocado Total


p< 0,0001 * Faltou informao de uma mulher. ** Faltou informao de duas mulheres.

Tabela 3 - Distribuio percentual das mulheres segundo tempo de atraso menstrual quando tomaram ch/remdio e se menstruaram ou no. Tempo de atraso At uma semana + de 1 at 4 semanas + de 1 at 2 meses + de 2 at 3 meses Total Sim 22,1 39,3 23,1 15,5 303* Menstruaram No 17,0 54,0 10,0 15,0 79**

Tabela 5 - Distribuio percentual das mulheres com mais de um ms de atraso menstrual que acharam ou no estar grvidas, segundo tempo de atraso para considerar que uma mulher est grvida. Tempo de atraso At uma semana + de 1 at 4 semanas + de 1 at 2 meses + de 2 meses Total Pensaram estar grvidas Sim No 5 3 51 57 22 25 22 15 49 65*

p < 0,02 * Faltou informao de 12 mulheres e 34 no lembravam o tempo. ** Faltou informao de uma mulher e quatro no lembravam o tempo.

* Quatro mulheres no sabiam dizer com quanto tempo de atraso consideravam que uma mulher est grvida.

Tabela 4 - Distribuio percentual das mulheres segundo tempo de atraso menstrual quando tomaram ch/remdio com sucesso e se acharam estar grvidas Tempo de atraso At uma semana + de 1 at 4 semanas + de 1 at 2 meses + de 2 meses Total Pensaram estar grvidas Sim No 18,7 25,1 44,8 34,1 24,6 22,2 11,9 18,6 134* 168**

Tabela 6 - Comparao entre o tipo de aborto das mulheres identificadas: registro no hospital x entrevista. Hospital Provocado Suspeito Espontneo Total Provocado 4 0 1 5 Entrevista Espon- Negou Total de tneo aborto mulheres 2 2 8 11 2 13 7 1 9 20 5 30

* Faltou informao de nove mulheres e seis no lembravam. ** Faltou informao de quatro mulheres e 28 no lembravam.

mulheres ali residentes e que cumpriam os critrios de seleo do estudo, totalizando 107 entrevistas. Em 25 desses endereos no se conseguiu identificar as mulheres que poderiam corresponder s que tinham estado internadas no hospital. Em 30 domiclios foi possvel identificar uma entrevistada cujo ano de nascimento coincidia com algum na lista hospitalar. Apenas a metade dos abortos sabidamente provocados foram declarados como tais durante a entrevista, e nenhum dos 13 suspeitos foram referidos como provocados pelas entrevistadas, sendo que duas nem sequer informaram ter tido qualquer aborto. Por outro lado, das nove mulheres cujo aborto no hospital no foi identificado como provocado e nem mesmo suspeito, uma declarou que provocou o aborto e outra negou ter tido qualquer aborto (Tabela 6).

DISCUSSO
Os resultados permitem dizer que as mulheres tendem a omitir a informao sobre prtica de aborto quando perguntadas diretamente sobre o assunto. Alm disso, percebe-se que aquelas que o induzem atravs da ingesto de ch/remdio, freqentemente, no reconhecem esse ato como equivalente a fazer um aborto. Isto se confirma porque menos de 5% das entrevistadas declararam alguma vez ter feito um aborto, mas uma percentagem quatro vezes maior, embora no tenha referido aborto provocado, admitiu ter ingerido qualquer substncia com a finalidade de menstruar e, entre essas, quatro quintos menstruaram, sendo que mais de dois quintos julgaram estar grvidas naquela ocasio. Alm disso, no se verificaram diferenas entre as que julgaram ter estado grvidas e as demais

Obter informaes sobre aborto ilegal Osis, M. J. D. et al.

Rev. Sade Pblica, 30 (5), 1996

449

quanto ao tempo de atraso menstrual que tinham quando usaram ch/remdio, nem quanto ao tempo de falta de regras que consideravam indicativo de que uma mulher estaria grvida. Considerando a metodologia que foi empregada no presente estudo, pode-se inferir que, quando se abordam as mulheres diretamente a respeito de histria de aborto em suas vidas, provavelmente sero obtidas informaes no to verazes quanto seriam necessrias para se fazerem afirmaes a respeito da proporo de abortos provocados nas diversas populaes. Confirmam essa suposio tambm os resultados encontrados por Silva14 (1992) em uma pesquisa desenvolvida na cidade de So Paulo com duas amostras de mulheres. Em uma delas (A) fez-se a abordagem direta sobre a prtica de abortos durante o ano de 1987. Na outra amostra (B) utilizou-se a Tcnica de Resposta ao Azar (TRA), uma forma indireta de abordar o assunto. Entre as gestaes da amostra A foram declarados 8,2% de abortos provocados, comparados com 31,3% encontrados com a tcnica utilizada na amostra B. Os presentes resultados tambm apontam a tendncia a negar a prtica do aborto mesmo quando as mulheres foram internadas como resultado de suas complicaes, como foi o caso de 11 entrevistadas das quais se sabia que tinham sido internadas no ano anterior por complicaes de aborto considerado suspeito nos registros hospitalares, mas na entrevista referiram que o aborto tinha sido espontneo. Por outro lado, esses resultados tambm indicam que a classificao dos abortos baseada em critrios clnicos nem sempre inteiramente confivel para se estudar a freqncia de abortos provocados. Veja-se, por exemplo, que, das nove mulheres cujos registros no hospital eram de aborto espontneo, na entrevista uma declarou que tivera um aborto provocado enquanto outra negou qualquer aborto, o que faz pensar que, provavelmente, aquele que estava registrado no hospital fora na verdade provocado. Essa tendncia a negar a prtica do aborto tem sido detectada tambm em estudos hospitalares. Faria9 (1975), por exemplo, estudou 300 gestantes internadas com abortamento incompleto, entrevistando-as trs ou mais vezes. Na primeira entrevista, 90% das mulheres atribuiu o aborto a quedas acidentais ou sustos. A partir do segundo contato, todas as 300 declararam que haviam provocado o aborto. Isto indica que existe certa resistncia das mulheres em assumirem frente a um estranho(a) a induo do aborto, mas que possvel vencer esse desconforto mediante o estabelecimento de um contato pouco mais aprofundado, como o caso de entrevistas sucessi-

vas com a mesma pessoa. Entretanto, em pesquisas com amostras populacionais, como a que originou o presente trabalho, esse tipo de aprofundamento impossvel. Foi por essa razo que se adotou a estratgia, descrita na metodologia, de fazer diferentes tipos de perguntas que permitissem, mesmo que indiretamente, checar a informao das mulheres acerca de sua histria de aborto. Outro ponto importante o freqente no reconhecimento do aborto quando induzido por via oral, pela ingesto de ch e/ou remdio. Esse fenmeno foi analisado, com instrumental analtico da antropologia, por Leal e Lewgoy12 (1994). Esses autores usaram dados etnogrficos de uma pesquisa sobre prticas reprodutivas e contraceptivas, realizada em Porto Alegre, e seus resultados tambm indicaram o no reconhecimento das chamadas chapueradas (chs para descer a menstruao, combinados ou no com elementos qumicos) como mtodos abortivos. Para os pesquisadores isso indica que seus entrevistados faziam uma leitura social dos sinais e estados do corpo, de maneira que a alterao apresentada pelo corpo - a ausncia da menstruao, era ou no considerada como indicadora de uma possvel gravidez, conforme o contexto social daquele momento. Segundo Leal e Lewgoy12 (1994) existe um perodo limiar entre a transformao de uma gravidez biolgica em social, em que os sintomas fsicos so interpretados luz das condies sociais que as pessoas tm para assumirem a gravidez. Entre essas condies destacam-se a estabilidade da relao que originou a gravidez, o nmero prvio de filhos e as condies (no s econmicas) de educar a criana. Alm disso, esses autores consideram que o uso de substncias por via oral freqentemente no considerado como abortivo porque no existe uma associao direta com a gravidez, ao contrrio de outros procedimentos por via vaginal em que se estabelece uma ligao imediata com a gestao. Igualmente, Barbosa e Arilha3 (1992), pesquisando a utilizao de Cytotec para induzir aborto, apontaram que a facilidade de aceitao desse medicamento como abortifaciente estava relacionada, entre outras coisas, ambigidade que ele permitia manter quanto deciso de abortar, no exigindo das mulheres nenhuma atitude to explcita quanto procurar uma clnica para fazer curetagem ou aspirao. Os presentes resultados, embora advenham de um estudo quantitativo, pelas especificidades com que o instrumento de coleta de dados foi desenhado, investigando diferentes maneiras de se admitir a prtica do aborto, permitem aprofundar alguns aspectos qualitativos de anlise. E esses aspectos parecem

450

Rev. Sade Pblica, 30 (5), 1996

Obter informaes sobre aborto ilegal Osis, M. J. D. et al.

corroborar as interpretaes acima explicitadas, na medida em que foi detectado grupo de mulheres que no referiram abortos provocados mas, em outra parte do questionrio, admitiram o uso de ch/remdio quando tiveram atraso menstrual, sendo que menstruaram, e naquela ocasio elas julgaram estar grvidas. Alm delas, outras mulheres tambm ingeriram alguma substncia para menstruar, no se julgaram grvidas, mas quando perguntado com quanto tempo de atraso menstrual uma mulher estaria grvida, a resposta coincidiu com o tempo de atraso que elas mesmas tinham na ocasio em que tomaram ch/ remdio para descer a menstruao. Atravs da investigao sobre o uso de Cytotec, feita para todas as mulheres, tambm foi possvel detectar como as mulheres, pelo menos at certo ponto, se valem da ambigidade de induzir um aborto por via oral para no necessitarem assumir essa deciso, que certamente tem um peso muito grande sobre elas. Quando se observam as discusses que acompanham o debate acerca do aborto em eventos como a Conferncia Internacional sobre Populao e Desenvolvimento no Cairo, em 1994, e a Conferncia Mundial da Mulher, realizada na China em setembro de 1995, evidenciam-se os focos de presso sobre as mulheres e que, certamente, influenciam sua deciso e seus sentimentos em relao ao aborto. Os diferentes atores presentes a essas conferncias, como as grandes potncias do Norte e do Sul, os ambientalistas, as diferentes correntes religiosas e os grupos de mulheres tiveram enorme dificuldade para encontrar algum consenso acerca do aborto que preservasse as posies fundamentais de cada faco, tal a polmica suscitada pelo assunto. preciso lembrar que para alm, e antes mesmo, dos documentos oficiais, esto as mulheres em seu cotidiano, metabolizando essas presses de forma direta. Aquilo que a mdia mostra como discusses acaloradas nos ple-

nrios internacionais vivenciado pelas mulheres em termos de acusaes e discriminaes frente a uma gravidez no desejada e deciso de abortar ou no. Essas consideraes levam a concordar que existem, realmente, outros fatores, alm dos sintomas biolgicos, por mais claros que sejam, que fazem com que as mulheres se considerem grvidas ou no em determinadas circunstncias. Conseqentemente, esses fatores tambm determinam se elas vo reconhecer ou no que fizeram um aborto quando ingeriram qualquer substncia, supostamente para resolver um atraso menstrual. Percebe-se, portanto, que a questo metodolgica sobre como investigar a freqncia de abortos provocados e as condies em que so feitos, atravs de estudos com base populacional, no encontra obstculo apenas por se abordar uma prtica punvel judicialmente. Mais importante que isso parece ser a interpretao das mulheres acerca de quando h ou no uma gravidez, conseqentemente, sobre quando h ou no aborto. Alm disso, admitir ou no a prtica do aborto est relacionado ao significado da gravidez indesejada e da sua interrupo ou no no imaginrio de cada mulher. Sendo assim, por mais que se assegure o anonimato e o sigilo das pesquisas s mulheres, como nos estudos em que se utilizam questionrios auto-respondidos (Costa e col 7, 1994; Zamudio e col.15, 1994), h que se contar com a influncia da interpretao e do imaginrio acima referidos no que diz respeito confiabilidade dos dados a serem obtidos. Desta forma, se importante na conjuntura brasileira ainda investigar a freqncia de abortos provocados, preciso que os pesquisadores tenham em mente os fatores subjacentes questo sobre qual a melhor metodologia a ser utilizada, para que os resultados contribuam para a resoluo desse problema de sade pblica que o aborto provocado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. THE ALAN GUTTMACHER INSTITUTE. Aborto clandestino: uma realidade latino-americana. Nova Iorque, AGI, 1994. 2. ARMITAGE, P. & BERRY, G. Statistical methods in medical research. 2nd ed. Oxford, Blackwell Scientific Publication, 1987. 3. BARBOSA, M.R. & ARILHA, M. A experincia brasileira com o Cytotec. [Trabalho apresentado no 8th International Meeting of The Society for the Advancement of Contraception, Barcelona, 1992]. 4. BOEHS, A.E.; SANTOS, E.K.F.; HASSE M.; SOUZA, M.L. Aborto provocado: estudo epidemiolgico descritivo numa maternidade de Florianpolis, Santa Catarina. Cinc. Cult., 35:501-6, 1983. 5. BRASIL. Leis, etc. Decreto-Lei n 2848, de 7 de dezembro de 1940. 6. COSTA, A.M. O PAISM: uma poltica de assistncia integral sade da mulher a ser resgatada. So Paulo, Comisso de Cidadania e Reproduo, 1992.

Obter informaes sobre aborto ilegal Osis, M. J. D. et al.

Rev. Sade Pblica, 30 (5), 1996

451

7. COSTA, R.G.; OSIS, M.J.D.; HARDY, E. Metodologias usadas para estudar freqncia e questes relativas ao aborto provocado: principais problemas e vantagens. In: Encuentro de Investigadores sobre Aborto Inducido en Amrica Latina y el Caribe - Aspectos metodolgicos, Santa F de Bogot, 1994. Anais, p. 35-42. 8. COSTA, R.G.; HARDY, E.; OSIS, M.J.D.; FANDES, A. A deciso de abortar: processo e sentimentos envolvidos. Cad. Sade Pblica, 11:97-105, 1995. 9. FARIA, E.B. Estudo dos motivos, processos e conseqncias do abortamento em populao assistida no Pronto-Socorro Obsttrico do Amparo Maternal. Rev. Esc. Enferm. USP, 9:323-46, 1975. 10. GALBINSKI, A. Contribuio ao estudo da epidemiologia do aborto provocado. J. Bras. Ginecol., 71:201-8, 1971. 11. HARDY, E.; REBELLO, I.; RODRIGUES, T.; MORAES, T.M. Aborto provocado: diferenas entre pensamento e ao. Rev. Ginecol. Obstet., 2:111-6, 1991.

12. LEAL, O.F. & LEWGOY, B. Pessoa, aborto e contracepo. [Trabalho apresentado na 19 Reunio da Associao Brasileira de Antropologia, Niteri, 1994.] 13. SCHOR, N. Investigao sobre ocorrncia de aborto em pacientes de hospital de centro urbano do Estado de So Paulo, Brasil. Rev. Sade Pblica, 24:144-51, 1990. 14. SILVA, R.S. Aborto provocado: sua incidncia e caractersticas. So Paulo, 1992. [Tese de doutoramento Faculdade de Sade Pblica da USP]. 15. ZAMUDIO, L.C.; RUBIANO, N.B.; WARTENBERG, L.V. Representatividad, confiabilidad y significacin: problemas prcticos de la investigacin sobre aborto inducido. In: Encuentro de Investigadores sobre Aborto Inducido en Amrica Latina y el Caribe - Aspectos Metodolgicos, Santa F de Bogot, 1994. Anais. p. 43-55. 16. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Induced abortion: report of WHO scientific group. Geneva, 1978. (WHO - Technical Series, 623).

Vous aimerez peut-être aussi