Vous êtes sur la page 1sur 35

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

INTRODUO:

Este mdulo aborda as funes e deveres do Despachante Aduaneiro junto aos rgos anuentes que fiscalizam as Exportaes brasileiras para os demais pases do mundo, com o objetivo de qualificao profissional para funo do Despacho Aduaneiro junto a Aduana brasileira.

INDICE:
Cmbio; Despacho Aduaneiro de Exportao; Documentos do Despacho de Exportao; Etapas do Despacho; Passo a Passo do Processo de Despacho Aduaneiro de Exportao;

CMBIO.
Cmbio toda operao em que h troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa, desta forma a cobertura cmbial acima citada apresenta-se como cobertura de moeda, ou seja, uma negociao internacional coberta por moeda acordada entre as partes, exportador e importador.

Despacho Aduaneiro de Exportao


O despacho aduaneiro de mercadorias na exportao o procedimento fiscal mediante o qual verificada a exatido dos dados declarados pelo exportador em relao s mercadorias, aos documentos apresentados e legislao especfica, com vistas a seu desembarao e a sua sada para o exterior. Toda mercadoria destinada ao exterior, inclusive aquela admitida temporariamente e reexportada, est sujeita a despacho de exportao, que realizado com base em declarao apresentada unidade aduaneira que jurisdicione o local de conferncia e desembarao da mercadoria a ser exportada. Em geral, o despacho de exportao processado por meio de Declarao de Exportao (DE), registrada no Sistema Integrado de Comrcio Exterior (Siscomex), tendo a si vinculado um ou mais Registros de Exportao (RE) nos termos da Instruo Normativa SRF n 28/94. Entretanto, em algumas situaes, o exportador pode optar pelo despacho aduaneiro simplificado, que pode se dar por meio do Siscomex ou por formulrios, conforme o caso. Assim, antes de iniciar a sua operao de exportao, o interessado deve verificar se a sua habilitao para utilizar o Siscomex ser necessria e se ela se encontra em vigor. Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


INCIO DA OPERAO DE EXPORTAO.

A operao de exportao, no Siscomex, inicia-se pela fase administrativa/comercial, controlada pela Secretaria de Comrcio Exterior (Secex). Esse controle composto de trs operaes principais realizadas no sistema: a) Registro de Venda (RV); b) Registro de Crdito (RC); c) Registro de Exportao (RE). As instrues para o correto preenchimento dos RV, RC e RE esto disponveis no prprio sistema, podendo ser consultadas por qualquer operador devidamente habilitado pela SRF ou por instituio financeira integrante do Sistema de Informaes do Banco Central do Brasil (Sisbacen). O Registro de Venda (RV) o conjunto de informaes que caracterizam a operao de exportao de produtos negociados em bolsas internacionais de mercadorias ou de commodities, por meio de enquadramento especfico. O preenchimento do RV prvio ao Registro de Exportao (RE) a que ele se vincula e, por conseqncia, anterior ao embarque da mercadoria. Os produtos sujeitos a RV constam na Portaria Secex n 36/07. O Registro de Crdito (RC) representa o conjunto de informaes de carter cambial e financeiro relativo exportao financiada. obrigatrio para operaes com prazo de pagamento superior a 180 dias e, com prazos iguais ou inferiores, sempre que houver incidncia de juros. O RC tem um prazo de validade para embarque, dentro do qual devem ser efetuados os correspondentes REs a ele vinculados e respectivas solicitaes para desembarao aduaneiro. Como regra geral, o exportador deve solicitar o RC e obter o seu deferimento antes do RE e, por conseqncia, previamente ao embarque da mercadoria. O Registro de Exportao (RE) o conjunto de informaes de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operao de exportao de uma mercadoria e definem o seu enquadramento. Deve ser obtido previamente Declarao de Exportao (DE). nesta fase que realizado o chamado tratamento administrativo da exportao. Obter o RE o passo inicial da grande maioria das operaes de exportao. As tabelas com os cdigos utilizados no seu preenchimento esto disponveis no prprio Siscomex e no stio na Internet do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC). Uma vez concludo o seu preenchimento, o RE passar situao "Efetivado" ou, no caso de existncia de tratamento administrativo, "Pendente de Efetivao", Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

quando ento ser analisado pela Secex e/ou por algum outro rgo governamental, at ser efetivado, estando ento disponvel para ser vinculado a uma declarao de exportao (DE).

Quais Mercadorias sujeitam-se ao Despacho?


Todas, sem exceo. Inclusive aquelas que tenham sido importadas em carter no definitivo, como s exportaes temporrias.

Documentos Necessrios para o Despacho de Exportao: Nota Fiscal


a) A nota fiscal um documento fiscal e que tem por fim o registro de uma transferncia de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa fsica ou outra empresa. Nas situaes em que a nota fiscal registra transferncia de valor monetrio entre as partes, a nota fiscal tambm destina-se ao recolhimento de impostos e a no utilizao caracteriza sonegao fiscal. Entretanto, as notas fiscais podem tambm ser utilizadas em contextos mais amplos como na regularizao de doaes, transporte de bens, emprstimos de bens, ou prestao de servios sem benefcio financeiro empresa emissora. Uma nota fiscal tambm pode cancelar a validade de outra nota fiscal, como por exemplo na devoluo de produtos ou cancelamento de contratos de servios. Vide Modelo de Nota Fiscal na prxima pgina:

EMMA MAERSK, MAIOR NAVIO DE CONTAINERES DO MUNDO NA ATUALIDADE.

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


NOTA
FULANO DE TAL LTDA.
NOME / RAZO SOCIAL X SADA ENTRADA

FISCAL

N
000.001

Fulano de Tal Ltda.


ENDEREO BAIRRO/DISTRITO

Rua A, N 1.000
MUNICPIO ITAJA FONE / FAX 47- 0000 0000

Centro
UF SC CEP 88.300-000
CGC

1 VIA DESTINATRIO / REMETENTE


DATA LIMITE PARA EMISSO

LOGOTIPO
NATUREZA DA OPERAO

CFOP

INSCRIO ESTADUAL DO SUBSTITUTO TRIBUTRIO

INSCRIO ESTADUAL

VENDA DE PRODUTO PARA EXPORTAO

7.101

DESTINATRIO REMETENTE
NOME / RAZO SOCIAL CGC / CPF DATA DA EMISSO

ENDEREO

BAIRRO / DISTRITO

CEP

DATA DA SADA / ENTRADA

------------------------MUNICPIO FONE / FAX UF INSCRIO ESTADUAL HORA DA SADA

DADOS DO PRODUTO
CDIGO PRODUTO DESCRIO DOS PRODUTOS CLASSIFIC. FISCAL SITUAO TRIBUTRIA UNIDADE QUANTIDADE VALOR UNITRIO VALOR TOTAL ALQUOTAS ICMS IPI VALOR DO IPI

CLCULO DO IMPOSTO
BASE DE CLCULO DO ICMS VALOR DO ICMS BASE DE CLCULO ICMS SUBSTITUIO VALOR DO ICMS SUBSTITUIO VALOR TOTAL DOS PRODUTOS

0,00
VALOR DO FRETE

0,00
VALOR DO SEGURO

0,00
OUTRAS DESPESAS ASSESSRIAS

0,00
VALOR TOTAL DO IPI VALOR TOTAL DA NOTA

0,00
TRANSPORTADOR / VOLUMES TRANSPORTADOS
NOME / RAZO SOCIAL

0,00
FRETE POR CONTA 1 EMITENTE 2 DESTINATRIO MUNICPIO

0,00
PLACA DO VECULO UF CGC / CPF

ENDEREO

UF

INSCRIO ESTADUAL

QUANTIDADE

ESPCIE

MARCA

NMERO

PESO BRUTO

PESO LQUIDO

DADOS ADICIONAIS INFORMAES COMPLEMENTARES NO INCIDENCIA DE ICMS CONF. ART 6 INCISO II DO DECRETO 2870/2001 RICMS/SC.

RESERVADO AO FISCO

N DE CONTROLE DO FORMULRIO

000.001
DADOS DA AIDF E DO IMPRESSOR AUTENTICAO MECNICA

RECEBEMOS DE (RAZO SOCIAL DO EMITENTE) OS PRODUTOS CONSTANTES DA NOTA FISCAL AO LADO DATA DO RECEBIMENTO IDENTIFICAO E ASSINATURA DO RECEBEDOR

NOTA FISCAL N 000.001

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


PRO-FORMA INVOICE (FATURA PRO-FORMA):

a) um documento de responsabilidade do exportador, emitido a pedido do importador, para que este providencie a licena de importao, dentre outras providncias. Este documento o modelo de contrato mais frequente, formaliza e confirma a negociao, desde que devolvido ao exportador, contendo o aceite do importador para as especificaes contidas. b) Este documento no gera obrigaes de pagamento por parte do importador. A fatura Pro-forma deve ser emitida no idioma do pas importador ou em ingls. Abaixo modelo de Pro-Forma Invoice:

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Commercial Invoice (Fatura Comercial):

a) o documento internacional, emitido pelo exportador que, no mbito externo, equivale Nota Fiscal, cuja validade comea a partir da sada da mercadoria do territrio nacional e imprescindvel para o importador desembaraar a mercadoria em seu pas. Abaixo modelo de Commercial Invoice:

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

Romaneio de Transporte / Packing List (Lista de Embalagem):


a) Deve ser emitido pelo exportador. necessrio para o desembarao da mercadoria e para orientao do importador quando da chegada dos produtos no pas de destino. Na verdade, uma simples relao, indicando os volumes a serem embarcados e respectivos contedos. Abaixo modelo de Packing List:

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Conhecimento de Embarque (AWB, B/L, CRT):

a) AWB - Conhecimento areo (AWB) ou ar expedio refere-se a um recibo emitido por uma empresa de courier internacional de bens e uma prova do contrato de transporte. Abaixo modelo AWB:

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

b) BILL OF LADING - Um conhecimento de embarque (por vezes referido como BL) um documento emitido por um transportador a um carregador, reconhecendo que determinados bens foram recebidos a bordo como carga para o transporte de uma chamada local, para a entrega ao destinatrio que normalmente identificado. Abaixo modelo de Bill of Lading (BL):

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

10

c) CRT Conhecimento Rodovirio de Transporte (tambm conhecido pelas abreviaturas CTRC ou CTO) um documento fiscal emitido pelas transportadoras de cargas para acobertar as mercadorias entre a localidade de origem e o destinatrio da carga. Para a prpria empresa transportadora, esse documento a sua nota fiscal, ou seja, o documento oficial usado para contabilizar as receitas e efetivar o faturamento. Abaixo modelo CRT:

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Telas do Registro de Exportao.

11

a) Documento preenchido eletronicamente no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comrcio Exterior), diretamente pelo exportador ou pelo seu representante legal. Destina-se ao registro da operao para fins do gerenciamento governamentais na rea comercial, fiscal, cambial e aduaneira. Abaixo Modelo de RE:
SISBACEN 85015-5137/429688109 S I S C O M E X 01/01/2009 00:00 TRANSACAO PCEX300 REGISTRO DE OPERACOES DE EXPORTACAO MCEX501A --------------- PCEX501A - INCLUSAO DE REGISTRO DE EXPORTACAO -------------NUMERO-REGISTRO: DATA-REGISTRO..: 01/01/2009 01-EXPORTADOR: a-CGC/CPF...........: 01234567000100 b-NOME DO EXPORTADOR: _______________________________________________________ 02-ENQUADRAMENTO DA OPERACAO: a-CODIGO............: _____ _____ _____ _____ _____ _____ b-NUM DO RV.........: _________ f-DATA LIMITE.........: ________ c-NUM DO RC.........: ____________ g-MARGEM NAO SACADA % : _____ d-GE/DE/RE VINCULADO: _____________ h-NUM DO PROCESSO.....: _______________ e-DI/RI VINCULADO...: _______________ 03-UNIDADE RF DESPACHO: _______ 04-UNIDADE RF EMBARQUE: _______ 05-IMPORTADOR: a-NOME..............: _______________________________________________________ b-ENDERECO..........: _______________________________________________________ c-PAIS..............: ____ ------------------------------------------------------------------------------ENTRA=SEGUE PF8/20=ATUALIZA PF2/14=CORRIGE PF3/15=RETORNA PF9/21=TRANSACAO PF1/13=SOS PF12/24=ENCERRA ==================================================================================== SISBACEN 85015-5137/429688109 S I S C O M E X 01/01/09 00:00 TRANSACAO PCEX300 REGISTRO DE OPERACOES DE EXPORTACAO MCEX501B --------------- PCEX501B - INCLUSAO DE REGISTRO EXPORTACAO -------------NUMERO DO RE: __/_______-___ DATA-REGISTRO: 01/01/2009 06-PAIS DE DESTINO FINAL.....: ____ 07-INSTRUMENTO DE NEGOCIACAO.: _____ 08-CODIGO CONDICAO VENDA.....: ___ 09-ESQUEMA DE PAGAMENTO TOTAL: (calculado) a-MODALIDADE TRANSACAO....: ___ b-MOEDA...................: ___ c-VALOR PAGTO ANTECIPADO..: __________________ d-VALOR PAGTO A VISTA.....: __________________ e-NUMERO PARCELAS.........: ___ g-INDICADOR...: _ (D ou M) f-PERIODICIDADE...........: ___ h-VALOR DA PARCELA........: __________________ i-VALOR MARGEM NAO SACADA.: (calculado) j-VALOR EM CONSIGNACAO....: __________________ l-VALOR S/COBERTURA CAMBIO: __________________ m-VALOR FINANCIAMENTO RC..: __________________ ------------------------------------------------------------------------------ENTRA=SEGUE PF8/20=ATUALIZA PF2/14=CORRIGE PF3/15=RETORNA PF9/21=TRANSACAO PF1/13=SOS PF6/18=MENU PF12/24=ENCERRA

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


SISBACEN 85015-5137/429688109 S I S C O M E X 01/01/09 00:00 TRANSACAO PCEX300 REGISTRO DE OPERACOES DE EXPORTACAO MCEX501C --------------- PCEX501C - INCLUSAO DE REGISTRO DE EXPORTACAO -------------NUMERO DO RE: __/_______-___ DATA-REGISTRO: 01/01/2009 10-CODIGOS DA MERCADORIA: a-NCM.: ________ - __ b-NALADI/SH...: ________ 11-DESCRICAO DA MERCADORIA: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 12-CATEGORIA TEXTIL: ____ 13-ESTADO PRODUTOR.: __ ------------------------------------------------------------------------------ENTRA=SEGUE PF8/20=ATUALIZA PF2/14=CORRIGE PF6/18=MENU PF3/15=RETORNA PF9/21=TRANSACAO PF1/13=SOS PF12/24=ENCERRA

12

=====================================================================================

SISBACEN 85015-5137/429688109 S I S C O M E X 01/01/09 00:00 TRANSACAO PCEX300 REGISTRO DE OPERACOES DE EXPORTACAO MCEX501D --------------- PCEX501D - INCLUSAO DE REGISTRO DE EXPORTACAO -------------NUMERO DO RE: __/_______-___ DATA-REGISTRO: 01/01/2009 VALOR TOTAL DA EXPORTACAO...: _________________________________ VALOR TOTAL MERCADORIAS INCLUIDAS: __________________ 14-VALIDADE EMBARQUE.: 15-PESO LIQUIDO (KG).: __________________ 16-QUANTIDADE E UNIDADE DE MEDIDA NA COMERCIALIZACAO: a-QUANTIDADE......: __________________ b-UNIDADE.....: ____________________ 17-QUANTIDADE NA UNIDADE DE MEDIDA DA MERCADORIA: (Preencher se diferente KG) a-QUANTIDADE......: __________________ 18-PRECO TOTAL a-CONDICAO VENDA..: __________________ b-LOCAL EMBARQUE.: __________________ 19-PRECO UNITARIO NAS UNIDADES DE MEDIDA DE COMERCIALIZACAO E DA MERCADORIA a-CONDICAO VENDA..: (Calculado) b-LOCAL EMBARQUE..: (Calculado) 20-COMISSAO DO AGENTE a- _0.00 % b-FORMA: _ (G, F ou R) c-VALOR: ______________0.00 (Calculado) 21-FINALIDADE........: ___ 22-O EXPORTADOR E' O FABRICANTE .: _ (S/N) 23-OBSERVACAO DO EXPORTADOR: _ (S/N) ------------------------------------------------------------------------------ENTRA=SEGUE PF8/20=ATUALIZA PF2/14=CORRIGE PF6/18=MENU PF3/15=RETORNA PF9/21=TRANSACAO PF1/13=SOS PF12/24=ENCERRA

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Declarao de despacho de Exportao, ou Solicitao de Despacho. DDE / SD.

13

A formulao da Declarao de Exportao (DE) inicia o despacho aduaneiro de exportao, que processado, na forma estabelecida na IN SRF no 28/94, por meio do Siscomex. Por meio da DE o exportador informa os Registros de Exportao (RE), j efetivados, que sero submetidos a despacho e, conseqentemente, as mercadorias que ele pretende destinar ao exterior Modelo de DDE ou SD:
SISCOMEX - EXPORTACAO 01/01/2009 00:00 DECLARACAO PARA DESPACHO DE EXPORTACAO JA -----------------------------------------------------------------------------CNPJ/CPF EXPORTADOR: 12.345.678/0001-00 _________________________________________________________ CGC/CPF REPRESENTANTE LEGAL: 041.058.999/37 MAGNUM MICHEL SANTANA VIA DE TRANSPORTE INTERNACIONAL: __ TOTAL PESO LIQUIDO DOS R.E. DO DESPACHO (KG): ____________ , _____ TOTAL PESO BRUTO DO DESPACHO (KG): ______________ , _____ TOTAL COND. VENDA DOS R.E. DO DESPACHO(NA MOEDA NEG.): _______________ , __ NRO(S). DE R.E. (QUANDO HOUVER INTERESSE, INFORMAR POR FAIXA): __ __ __ __ / / / / _______ _______ _______ _______ ___ ___ ___ ___ A A A A ___ ___ ___ ___

-----------------------------------------------------------------------------PF3 - MENU ANTERIOR ENTER - CONTINUA ? - AJUDA SISCOMEX - EXPORTACAO 01/01/2009 00:00 DECLARACAO PARA DESPACHO DE EXPORTACAO JB -----------------------------------------------------------------------------NRO. DESPACHO: __________/_ 12.345.678/0001-00 __________________________________________________________ UNIDADE R.F. DE DESPACHO: _______ UNIDADE R.F. DE EMBARQUE: _______ VIA: __ - _______________ QTDE. ESTABELECIMENTOS PARTICIPANTES DO DESPACHO: __ NRO. SOLICITACAO DESPACHO EM LOCAL NAO ALFANDEGADO: _________ / _ IDENTIFICACAO DO VEICULO TRANSPORTADOR: _________________________ INFORME S/N : DESPACHO DE CARGA FRACIONADA _ DESPACHO POSTERIORI _ VOLUMES: QTDE. TOTAL: ________ ESPECIE QUANTIDADE MARCACAO __ _____ ____________________________________ __ _____ ____________________________________ __ _____ ____________________________________ __ _____ ____________________________________ -----------------------------------------------------------------------------PF3 - MENU ANTERIOR ENTER - CONTINUA ? - AJUDA

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


SISCOMEX - EXPORTACAO 01/01/2009 00:00 DECLARACAO PARA DESPACHO DE EXPORTACAO JC -----------------------------------------------------------------------------NRO. DESPACHO: __________/_ 12.345.678/0001-00 __________________________________________________________ UNIDADE R.F. DE DESPACHO: _______ UNIDADE R.F. DE EMBARQUE: _______ NOTAS FISCAIS POR ESTABELECIMENTO. QTDE. ESTABELECIMENTO INFORMADO: 01 ESTABELECIMENTO - 1 / 01 12.345.678 / ____ - __ NRO. ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ NOTA FISCAL / SERIE / __ A ________ / / __ A ________ / / __ A ________ / / __ A ________ / / __ A ________ / / __ A ________ / / __ A ________ / / __ A ________ / / __ A ________ / / __ A ________ / __ __ __ __ __ __ __ __ __ __

14

-----------------------------------------------------------------------------PF3 - MENU ANTERIOR ENTER - CONTINUA ? - AJUDA

Outros Documentos que podem ser solicitados pelo Importador na Exportao:

Certificado de Origem:
a) o documento providenciado pelo exportador. emitido pelas Federaes de Agricultura, da Indstria e do Comrcio, por Associaes Comerciais, Centros e Cmaras de Comrcio. O importador o utiliza para comprovao da origem da mercadoria e habilitao iseno ou reduo do imposto de importao, em decorrncia de disposies previstas em acordos internacionais, ou em cumprimento de exigncias impostas pela legislao do pas de destino. Os certificados de Origem so fornecidos mediante a apresentao de cpia da Fatura Comercial e documentos de anlise previstos em cada acordo internacional.

Modelo de Certificado de Origem:

Vide prxima pgina!

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

15

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Certificado Fitossanitrio:
Certifica as condies sanitrias e de salubridade dos produtos. Modelo de Fitossanitrio:

16

Obs.: O Certificado fitossanitrio emitido pelo Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento (MAPA), pois o mesmo tem a finalidade de certificar mercadorias de origem vegetal.

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Certificado de Qualidade:
Atesta a qualidade do produto exportado.

17

Obs.: Este Certificado um documento emitido pelo exportador se for uma exigncia do Importador em sua lista de documentos, desta forma, cada exportador possui o seu devido modelo.

Certificado de Inspeo:
Certifica que foi realizada a inspeo da mercadoria antes do embarque e as boas condies desta. Abaixo modelo de Certificado de Inspeo da Certificadora Boureal Veritas:

Obs.: A Boureal Veritas uma empresa de Certificao atravs de inspees fsicas da carga, que certifica ao importador caso o mesmo solicite em sua lista de documentos um certificado que conste a real carga que est inclusa no Container ou qualquer outro objeto de acondicionamento.

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Etapas do Despacho (Simulao de um Processo de Exportao do incio ao Fim):
1. Representante Legal do Exportador.

18

A primeira exportao entre o Despachante Aduaneiro e o Exportador inicia-se com o cadastro no sistema RADAR Comercial, sistema este que o exportador deve estar cadastrado para poder incluir neste sistema o Despachante Aduaneiro como seu Representante Legal. Abaixo segue uma prvia sobre o significado do sistema Radar Comercial para Leitura extra-classe:

Sistema Radar
Foi disponibilizado em 21 de agosto de 2002, para todas as Unidades Aduaneiras da SRF, o acesso ao sistema Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuao dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR). A concepo geral do sistema objetiva disponibilizar, em tempo real, informaes de natureza aduaneira, contbil e fiscal que permitam fiscalizao identificar o comportamento e inferir o perfil de risco dos diversos agentes relacionados ao comrcio exterior, tornando-se uma ferramenta fundamental no combate s fraudes.

Aps a Incluso no Sistema Radar Comercial o Exportador deve emitir uma procurao dando poderes ao Despachante Aduaneiro para represent-lo junto aos rgos anuentes cujo envolvem todo o Processo Aduaneiro. Com a Representao pronta e o Despachante Aduaneiro j cadastrado no Radar iniciam-se os trabalhos com um e-mail enviado pelo exportador ao seu Despachante Aduaneiro (Representante Legal), Com a Fatura Pro-forma j finalizada na negociao entre Exportador e Importador. 2. Preenchendo uma Commercial Invoice e um Packing List: Agora com a Fatura Pro-forma em mos vamos atravs dos dados listados nela preencher a Fatura Comercial e o Packing List. O nome do importador, seguido de seu endereo completo so copiados da proforma, feito isso passamos aos valores, quantidades e pesos da mercadoria a ser exportada, cujo pode gerar alguns clculos para chegarmos aos devidos totais. Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

19

Ainda na Commercial Invoice temos que lanar os dados cambiais, que so a condio de venda da mercadoria que para exportao so definidas em trs partes:

Advance, Pagamento antecipado. At order, Pagamento vista.


Payment Term, 30 60 90 days, Pagamento a prazo de 30, 60 ou 90 dias.

Aps a informao da condio de pagamento na venda da mercadoria, deve-se informar o Incoterm (Exemplo, FOB, CIF, CFR...). Abaixo prvia do significado de Incoterm para leitura extra-classe.
Incoterms (International Commercial Terms) so uma srie de termos de vendas internacionais amplamente utilizados em todo o mundo. Eles definem operao monetria papel e responsabilidades para ambos os lados do comrcio internacional comprador e vendedor transao. O objetivo do Incoterms padronizado para determinar exportao e importao apuramento responsabilidades, que proprietria do risco para a condio de os produtos em cada fase do processo de transporte, e quem responsvel por pagar por aquilo.

O preenchimento do Packing List muito simples aps estar com a Commercial Invoice pronta, pois o Packing List composto de todas as informaes da Commercial invoice exceto informaes Cambiais. 3. Efetuando um Booking (Reserva). Agora que j possumos a Commercial Invoice e o Packing List aprovados pelo Exportador, Temos que fazer a Reserva da carga a ser exportado no veculo transportador. O Booking pode ser efetuado junto ao Armador (Proprietrio de navios e containeres) ou junto ao Agente de Carga NVOCC (O NVOCC nada mais que um armador que no proprietrio de navios ou de contineres). No caso da modalidade Rodoviria a reserva feita com o transportador Rodovirio ou com o Agente de Carga e na modalidade Area a reserva feita junto a Cia. Area ou com o Agente de carga. Obs.: Porque efetuarmos reservas com agentes de carga se podemos efetuar direto com o transportador? Resposta: O trabalho do agente de carga agenciar a negociao da reserva junto ao Armador facilitando o acesso as informaes e trazendo ao Despachante/Exportador uma maior comodidade! Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

20

Para solicitar uma reserva o Despachante deve obter do exportador os seguintes detalhes: Mercadoria, Pesos lquido e Bruto, Metragem cbica da carga (m), Acondicionamento da Carga (Exp.: Caixas, Pallets, Rolos, Etc.), Porto de Origem, Porto de Destino, Modalidade de Pagamento do Frete. Os Itens acima citados j devem estar descriminados na Invoice e no Packing List que preenchemos anteriormente, com exceo a Modalidade de Pagamento de frete que no item obrigatrio na Invoice e no Packing List e na maioria das vezes o Despachante tem que solicitar ao exportador. O que a Modalidade de Pagamento de Frete? Modalidade de pagamento de frete nada mais aonde o frete ser pago. Esta questo j definida na negociao de compra e venda da carga entre o Exportador e Importador quando se define o Incoterm, que tem ligao direta no pagamento do frete, conforme exemplo abaixo: Freight Prepaid (Frete pr-pago): a modalidade de Frete paga na Origem, ou seja, paga pelo Exportador, vinculada a alguns incoterms como - CIF, CFR, CIP, CPT entre outros. Freight Collect (Frete a Cobrar): a modalidade de Frete paga no Destino, ou seja, Paga pelo Importador ou seu representante, vinculada a alguns incoterms como FOB, EXW, FCA entre outros.

Com todos os dados em mos para solicitar a Reserva (Booking) temos um detalhe a definir para o caso dos embarques martimos, que a responsabilidade pela Ova e Desova, com a utilizao dos termos FCL/FCL, LCL/LCL, FCL/LCL e LCL/FCL, sendo FCL full container load (carga total de container) e LCL less than a container load (menos que uma carga de container, Carga consolidada). Para definir se a Carga deve ser FCL ou LCL devemos fazer alguns clculos com as medidas da carga para saber se existe a necessidade de fretarmos um ou mais containeres somente para a carga a ser exportada ou se o tamanho menor que a capacidade de alguns containeres e podemos utilizar a opo consolidada.

Desta forma apresentamos abaixo os padres e medidas dos containeres:


Abaixo seguem informaes sobre os tipos de containeres disponveis para o transporte de mercadorias, medidas e utilizao.

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Refrigerado de 20"

21

Medidas Externas (mm) Comprimento: 6.058 Largura: 2.438 Altura: 2.591 Medidas Internas (mm) Comprimento: 5.498 Largura: 2.270 Altura: 2.267 Abertura de Porta (mm) Largura: 2.270 Altura: 2.267 Cubagem (m3): 28,3 Pesos (kg) Peso Mximo: 25.400 Tara: 3.040 Carga: 22.360 Utilizao Carga geral que precisa manter sua temperatura controlada para manter a integridade.

Plataforma de 20"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 6.058 Largura: 2.438 Altura: 226 Medidas Internas (mm) Comprimento: 6.020 Largura: 2.413 Altura: 2.267 Cubagem (m3): 29,0 Utilizao Carga com excesso de dimenso na largura, altura ou comprimento.

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

22

Plataforma de 40"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 12.192 Largura: 2.438 Altura: 628 Medidas Internas (mm) Comprimento: 12.150 Largura: 2.290 Altura: 2.267 Cubagem (m3): 67,0 Utilizao Carga com excesso de dimenso na largura, altura ou comprimento.

Opentop de 20"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 6.058 Largura: 2.438 Altura: 2.591 Medidas Internas (mm) Comprimento: 5.590 Largura: 2.340 Altura: 2.286 Abertura de Porta (mm) Largura: 2.336 Altura: 2.233 Cubagem (m3): 32,2 Pesos (kg) Peso Mximo: 24.000 Tara: 2.050 Carga: 21.950 Utilizao Carga irregulares que s podem ser carregadas por cima.

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

23

Opentop de 40"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 12.192 Largura: 2.438 Altura: 2.591 Medidas Internas (mm) Comprimento: 12.043 Largura: 2.338 Altura: 2.272 Abertura de Porta (mm) Largura: 2.337 Altura: 2.280 Cubagem (m3): 65,6 Pesos (kg) Peso Mximo: 30.820 Tara: 3.800 Carga: 27.020 Utilizao Carga irregulares que s podem ser carregadas por cima.

Flatrack de 20"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 6.058 Largura: 2.438 Altura: 2.591 Medidas Internas (mm) Comprimento: 5.702 Largura: 2.438 Altura: 2.237 Cubagem (m3): 28,9

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Pesos (kg) Peso Mximo: 25.400 Tara: 2.845 Carga: 22.555 Utilizao Carga regulares.

24

Flatrack de 40"

Medidas Externas (mm)

Comprimento: 12.192 Largura: 2.438 Altura: 2.591


Medidas Internas (mm)

Comprimento: 11.820 Largura: 2.148 Altura: 2.095 Cubagem (m3): 67,0


Pesos (kg)

Peso Mximo: 45.000 Tara: 5.180 Carga: 39.820


Utilizao

Carga regulares.

Graneleiro de 20"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 6.058 Largura: 2.438 Altura: 2.591 Medidas Internas (mm) Comprimento: 5.838

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Largura: 2.366 Altura: 2.374 Cubagem (m3): 32,7 Abertura Frontal (mm) Largura: 2.114 Altura: 500 Abertura Traseira (mm) Largura: 280 Altura: 300 Escotilhas de Teto (mm) Dimetro: 500 Pesos (kg) Peso Mximo: 30.480 Tara: 2.450 Carga: 28.030

25

Highcube de 40"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 12.192 Largura: 2.438 Altura: 2.895 Medidas Internas (mm) Comprimento: 12.056 Largura: 2.347 Altura: 2.684 Abertura de Porta (mm) Largura: 2.338 Altura: 2.585 Cubagem (m3): 76,2 Pesos (kg) Peso Mximo: 30.480 Tara: 4.150 Carga: 26.330 Utilizao Carga geral no perecvel de baixa relao peso/volume.

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

26

Ventilado de 20"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 6.058 Largura: 2.438 Altura: 2.591 Medidas Internas (mm) Comprimento: 2.590 Largura: 2.323 Altura: 2.367 Abertura de Porta (mm) Largura: 9.000 Altura: 1.000 Cubagem (m3): 32,6 Pesos (kg) Peso Mximo: 24.000 Tara: 2.650 Carga: 21.350 Utilizao Carga perecveis que precisam de renovao do ar para preservarem suas caractersticas.

Tanque de 20"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 6.058 Largura: 2.438 Altura: 2.591

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Utilizao Cargas lquidas ou gasosas, perigosas ou no; tanques com capacidades diferenciadas.

27

Standard de 20"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 6.058 Largura: 2.438 Altura: 2.591 Medidas Internas (mm) Comprimento: 5.919 Largura: 2.340 Altura: 2.380 Abertura de Porta (mm) Largura: 2.286 Altura: 2.278 Cubagem (m3): 33,0 Pesos (kg) Peso Mximo: 24.000 Tara: 2.800 Carga: 21.920 Utilizao Carga geral no perecvel de alta relao peso/volume.

Standard de 40"

Medidas Externas (mm) Comprimento: 12.192 Largura: 2.438 Altura: 2.591 Medidas Internas (mm) Comprimento: 12.051 Largura: 2.340 Altura: 2.380 Abertura de Porta (mm) Largura: 2.286

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


Altura: 2.278 Cubagem (m3): 67,3 Pesos (kg) Peso Mximo: 30.480 Tara: 3.550 Carga: 26.930 Utilizao Carga geral no perecvel de mdia relao peso/volume.

28

Definida a quantidade e tipo de containeres, para o embarque martimo, vamos ao modelo de formulao de e-mail para solicitao de cotao dos valores para booking.

Modelo de Solicitao de cotao de reserva ( booking ):


Prezados senhores (a) bom dia. Gentileza cotar valores de frete martimo All In, conforme abaixo: Quantidade/tipo CNTR: 1x40 HC Mercadoria: Mveis de Madeira Peso Bruto: 26.000,00 Kgs Quantidade Carga: 5.700,00 Caixas Cubagem: 62 m Porto de Origem: Itaja Porto de Destino: Rotterdam Holanda Modalidade de pagamento: Prepaid

Aguardo retorno com valores, Transit Time (Tempo de Transito) e datas dos prximos navios. Atenciosamente,

--------------------------------------------

INICIANDO O PROCESSO DE EXPORTAO


Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


PRIMEIRA ETAPA:

29

Aps o recebimento do booking o primeiro passo atentar-se aos Dead Lines, Traduo Linha Morta, mais na exportao Dead Line um Tempo Limite, improrrogvel, ou seja, o Dead Line nada mais que prazos impostos pelos participantes do embarque armador, terminal de armazenagem, porto e outros para uma organizao no embarque, tendo como objetivo maior, o menor tempo de operao possvel do Navio entre sua atracao e sada. Existem para o martimo quatro tipos de Dead Lines Conforme Abaixo: Dead Line de Draft (rascunho) de BL: o prazo dado pelo armador ou agente de carga para o envio dos dados a serem inclusos no BL, cujo veremos quais os dados e obrigaes mais adiante nesta apostila. Geralmente o primeiro prazo a ser cumprido, porm varia entre alguns Armadores/Agentes. Dead Line de Lista de Carga: Assim como draft, tambm um prazo que Armadores e Agentes colocam para envio dos dados do Container e Carga, cujo veremos mais a frente no modelo de lista. Geralmente seu prazo junto com o do Draft ou horas a mais, porm geralmente na mesma data. Dead Line de Gate: o prazo dado pelo Operador porturio para a entrada dos Containeres para embarque, ou seja, o gate tem um prazo entre sua abertura e fechamento para que todos os containeres de um devido navio entre no porto para que os liberados pela Receita Federal possam se posicionar para subir ao navio assim que o mesmo atraque. Dead Line de Carga ou Liberao: o ltimo Dead Line a ser cumprido, pois para cumprir este Dead Line a Carga j deve estar no Porto ou Terminal alfandegado para ter a presena de carga dada pelo Terminal, ou seja, neste momento do processo j encerrou os Dead Lines de Draft, Lista e Gate, que j devem estar cumpridos pelo Despachante, agora para finalizar deve-se liberar o processo junto a Receita Federal at o trmino deste Dead Line.

Dead Lines de acordo e observados vamos s funes a serem feitas para o Cumprimento dos Dead lines. O prximo passo aps receber o booking e atentar-se aos Dead Lines cumprir os dois primeiros Dead lines que de Lista de Carga e Draft de BL. Para Cumprir o Dead Line de Draft precisamos de cinco itens obrigatrios pelo Siscarga (Siscomex Carga) que so: 1. Todo Draft de BL deve conter junto ao Endereo do Exportador o CNPJ do mesmo. 2. Todo Draft de BL deve conter nmero de RE 3. Todo Draft de BL deve conter nmero de SD/DDE, ou DSE para Exportaes Simplificadas. 4. O Draft de BL deve conter os dados do Container com exceo para os Casos Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

30

LCL. 5. Todo Draft de BL deve Conter quantidade, Pesos e Metragem Cbica (m) da Mercadoria.

Com os Itens obrigatrios Localizados em Invoice, Packing List e Nota Fiscal, nos restam os Registros de RE e SD/DDE que no encontraremos lgico nos documentos citados anteriormente, pois a funo do Despachante emitir este registro no SISCOMEX (Sistema Integrado do Comrcio Exterior). Sendo assim vamos agora para nossa atividade prtica que a Emisso do RE. ===================================================

RE. Emitido agora nos resta emisso do SD/DDE que tambm veremos na prtica seu preenchimento. =================================================== Agora com todos os dados em mos, Invoice, Packing List, Nota Fiscal, RE e SD/DDE iremos para o prximo passo que o cumprimento dos Dead Lines de Draft de BL e Lista de Carga, cujo preenchimento destes documentos ser visto na Prtica. =================================================== Draft de BL e Lista de Carga emitida devemos envi-los por e-mail para o Armador/Agente dentro do prazo estipulado no Dead Line cumprindo assim a primeira etapa do Despacho de Exportao.

SEGUNDA ETAPA:
A segunda etapa o cumprimento do Dead Line do Gate, onde devemos estar com o Container ou Parte da Carga dentro do recinto de Embarque, Porto ou Aeroporto. Para isto varia de um porto para o outro, onde iremos ver a Guia de Entrada do Porto na Prtica. ===================================================

TERCEIRA ETAPA:
Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

31

Com o Container dentro do Porto passamos para Terceira Etapa, que a Liberao do Despacho de Exportao. Para obtermos a liberao junto a Receita Federal devemos efetuar um envelope com capa conforme modelo na prxima pgina, que tambm veremos seu preenchimento na prtica. No envelope deve conter os seguintes documentos: Extrato do SD/DDE, que veremos como imprimir na prtica. Extrato do SD/DDE por RE, que tambm veremos na prtica. Nota Fiscal Original 1 via. Termo de Fiscalizao Liberado pelo M.A.P.A. somente para cargas de origem animal ou vegetal. (Os modelos do processo do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) e seus deveres esto no link que apresentamos abaixo da capa do envelope).

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

32

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.

33

Envelope pronto agora o prximo passo operacional, mais veremos tambm como funciona. O envelope deve ser apresentado ao depositrio (Depositrio o local onde o Container est armazenado, Terminais Redex, EADIs ou Portos), neste caso usaremos como exemplo a operao do porto de Itaja, cujo depositrio o Teconvi, desta forma o Teconvi com base nos dados informados na capa do envelope ir lanar no Siscomex a presena de carga, que a informao que o depositrio coloca no sistema para que a Receita Federal tenha a certeza que o Container ou Carga solta, j esto na rea alfandegada para uma possvel conferncia se assim se fazer necessrio. Aps a presena de carga estar efetuada, deve-se apresentar o envelope no guich da Receita Federal da unidade de Despacho. Envelope apresentado o prximo passo aguardar a parametrio do despacho no Siscomex.

Parametrizao:
Uma vez parametrizado o Despacho, a conferncia efetua-se da seguinte forma, selecionando-as em um dos canais gerado automaticamente pelo sistema: Canal Verde Despacho Liberado sem conferncia Aduaneira Desembarao Automtico. Canal Laranja Despacho Conferncia Documental. Desembaraado com verificao Aduaneira

Canal Vermelho Despacho Interrompido para conferncia fsica Conferncia documental e Fsica da Mercadoria.

Recapitulando O Processo Para Liberao Do Despacho De Exportao:


Registro de Exportao - SISCOMEX Declarao de Despacho de Exportao - SISCOMEX Recepo da mercadoria no Armazm Alfandegado Presena de Carga. Recepo dos documentos na Alfndega de Despacho Receita Federal Parametrizao do Despacho Siscomex. Conferncia dos documentos ou mercadoria conforme seleo da parametrizao. Concluso/Liberao da Declarao de Despacho (DDE/SD) e/ou incio do trnsito.

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


QUARTA ETAPA - PROCEDIMENTOS PS-EMBARQUE:

34

Despacho desembaraado em um dos canais acima citado, agora passamos a liberao da documentao de exportao que dever seguir para o importador que far no destino seu processo de Importao. Aps a sada do navio onde estava reservado o embarque do Container ou Carga Seca, desembaraado deve-se solicitar ao Armador/Agente a confirmao de embarque no mesmo endereo eletrnico (e-mail) que foi enviado o Draft do BL no incio do processo. Aps o Armador/Agente responder sua solicitao confirmando o embarque da carga, deve-se solicitar ao mesmo os valores para Liberao do BL que na maioria das vezes so as seguintes taxas: Frete - a quantidade a ser paga por um contratante, por uma prestao de servio de transporte. THC ou Capatazia definida como uma despesa porturia, mais precisamente despesa de manuseio em terminal, nas operaes. utilizada principalmente nas operaes com container. a antiga capatazia dos tempos de administrao porturia pelas Companhias Docas. Nas cargas a granel o termo capatazia ainda utilizado. Liberao do BL a taxa paga pela emisso das vias originais do BL com todas as normas exigidas pelo SISCARGA para os Armadores/Agentes e com os dados informados no Draft enviados pelo Despachante.

Taxas pagas e BL liberado deve se enviar ao Destino os seguintes documentos: Duas vias da Comercial invoice assinada e carimbada. Duas vias do Packing List assinado e carimbado. Duas vias Originais e duas cpias no negociveis do BL.

OBS: Demais documentos como Certificao e outros documentos exigidos pelo Importador deve-se sempre consultar o Exportador antes do envio, solicitando a autorizao do mesmo para enviar a lista de documentos ao Exportador Informado. Documentao enviada passamos agora para o trmino do Processo de Exportao.

QUINTA E LTIMA ETAPA: FINALIZANDO O PROCESSO DE EXPORTAO:


REGISTRO DOS DADOS DE EMBARQUE O transportador registrar os dados de embarque em um prazo de vinte e quatro horas da data do embarque, depois de realizado o embarque da Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

DESPACHO ADUANEIRO MDULO EXPORTAO.


mercadoria para o exterior, com base nos documentos por ele emitidos (Conhecimento de Embarque). AVERBAO DE EMBARQUE A averbao o ato final do Despacho de Exportao. A averbao ser feita, no Sistema, aps a confirmao do efetivo embarque da mercadoria e do registro dos dados de embarque que de responsabilidade pelo transportador. Registrados os dados de embarque, se os dados informados pelo transportador coincidirem com os registrados no desembarao da SD/DDE ou DSE, haver averbao automtica do embarque pelo Sistema. Caso contrrio, a Alfndega ir analisar a documentao apresentada, confrontando-a com os dados relativos ao desembarao e ao embarque, efetuando-se a chamada averbao manual, com ou sem divergncia.

35

EMISSO DO COMPROVANTE DE EXPORTAO Concluda a operao de Exportao, com a sua averbao no Sistema, ser fornecido ao exportador, quando solicitado na maioria das vezes, o documento comprobatrio da exportao o C.E., emitido pelo Siscomex WEB, Por Acesso via CPF e Senha assim como no Emulador do Serpro.

Observaes Gerais:
O Registro de exportao (RE) requisito essencial para o despacho de exportao. Outros documentos podem ser solicitados no despacho (Fatura Comercial, Certificado de Origem, etc.),conforme legislao especfica. O Despacho tm Inicio na data em que a Declarao receber numerao especfica Os documentos devero ser entregues unidade da S.R.F. em at quinze dias da data do incio do despacho de Exportao. Base Legal: Decreto 91.030/85 art. 438-443 Portaria SCE n. 02/92

Elaborado por: Magnum Michel Santana. (Despachante Aduaneiro Sob Registro 9D.02.668).

Vous aimerez peut-être aussi