Vous êtes sur la page 1sur 5

1 ANO 01) Leia com ateno as caracterizaes a seguir sobre fontes de energia: 1) uma fonte de energia secundria cujo

o processo de transformao d-se no prprio local de captao da energia primria (a fonte natural). Logo, ela fixa no territrio e depende da distribuio geogrfica da fonte natural. 2) Trata-se, por um lado, de uma fonte de energia secundria cujas possibilidades de estocagem so limitadas, o que dificulta o processamento de sua produo. Por outro lado, sua produo pode estar associada a vrias fontes naturais. 3) uma fonte de energia secundria cujo processo de produo d-se, em geral, no prprio local de captao da matria-prima. Essa matria-prima, por sua vez, produzida pelo ser humano. Logo, seu local de produo tambm escolhido. 4) uma fonte de energia natural que pode ser transportada por terra ou em meio aqutico, at os locais em que ocorrer a transformao em vrios tipos de energia secundria (esses locais so escolhidos de modo independente da localizao da fonte natural). A seguir, assinale a alternativa que as identifique correta e respectivamente: a) petrleo, lcool, hidroeletricidade e eletricidade; b) eletricidade, lcool, hidroeletricidade e petrleo; c) hidroeletricidade, eletricidade, lcool e petrleo; d) eletricidade, hidroeletricidade, lcool e petrleo; e) eletricidade, hidroeletricidade, petrleo e lcool. 02) Sobre a questo ambiental, no planeta, correto afirmar que a) pases que se industrializaram ainda n sculo XIX j conseguiram superar seus problemas de meio ambiente; b) a introduo da economia de mercado nos antigos pases de economia socialista tem permitido reorganizar o espao e conservar o meio ambiente; c) a pobreza, o crescimento da populao e a degradao do meio ambiente esto intimamente ligados e podem explicar vrios problemas ecolgicos; d) caso se confirme o aquecimento climtico global pelo efeito estufa, as plancies litorneas sero reas menos afetadas; e) a emisso de gases prejudiciais camada de oznio por pases desenvolvidos e subdesenvolvidos, embora de natureza diversa, equivalente. 03) Nos pases industrializados, a migrao campo-cidade tem como causa fundamental: a) carncia de melhores condies sociais no campo. b) baixa produtividade agrcola.

c) presso demogrfica no campo. d) dificuldade de aquisio de terras. e) liberao de mo-de-obra pela mecanizao. 04) Considerando os conhecimentos sobre o espao agrrio brasileiro e os dados apresentados no grfico, correto afirmar que, no perodo indicado,

*Soja, Trigo, Milho, Arroz e Algodo **Previso Obs.: H ainda 13 milhes de hectares utilizados por plantaes das chamadas culturas permanentes, como hortifrutigranjeiros Fontes: Censo Agropecurio, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) e Ministrio da Agricultura a) ocorreu um aumento da produtividade agrcola devido significativa mecanizao de algumas lavouras, como a da soja. b) verificou-se um incremento na produo de gros proporcionalmente incorporao de novas terras produtivas. c) registrou-se elevada produo de gros em virtude do uso intensivo de mo-de-obra pelas empresas rurais. d) houve um salto na produo de gros, a partir de 91, em decorrncia do total de exportaes feitas por pequenos agricultores. e) constataram-se ganhos tanto na produo quanto na produtividade agrcolas resultantes da efetiva reforma agrria executada. 05) Um problema ainda no resolvido da gerao nuclear de eletricidade a destinao dos rejeitos radiativos, o chamado "lixo atmico". Os rejeitos mais ativos ficam por um perodo em piscinas de ao inoxidvel nas prprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que so dispostos em reas cercadas ou encerrados em depsitos

subterrneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atmico, comparativamente a outros lixos com substncias txicas, se deve ao fato de a) emitir radiaes nocivas, por milhares de anos, em um processo que no tem como ser interrompido artificialmente. b) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material. c) ser constitudo de materiais orgnicos que podem contaminar muitas espcies vivas, incluindo os prprios seres humanos. d) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirvel por milhares de anos. e) emitir radiaes e gases que podem destruir a camada de oznio e agravar o efeito estufa. 06) I. II. III. IV. As afirmaes a seguir apontam algumas tendncias da nova lgica de localizao Distribuio dos estabelecimentos industriais das empresas em diferentes localidades de tradio manufatureira Separao territorial entre processo produtivo e gerenciamento empresarial com a reintegrao de ambos por intermdio de redes informacionais. Desconcentrao da atividade industrial e emergncia de novos espaos industriais, estruturando redes globalizadas. Concentrao territorial da indstria dependente de fontes de energia e matria-prima.

industrial.

Est correto o que se afirma em: a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV 07) O mundo vem assistindo a uma revoluo no setor produtivo que tem sido chamada de terceira Revoluo Industrial ou Revoluo Tcnico Cientfica. A plena insero brasileira nesse contexto enfrenta um srio obstculo, que : a) a grande extenso do territrio nacional, encarecendo a produo tecnolgica. b) o distanciamento geogrfico do Brasil em relao aos principais centros tecnolgicos. c) a incompetncia tecnolgica nacional no setor agrrio exportador.

d)

exagerado

crescimento

brasileiro

no

setor

da

indstria

de

consumo.

e) a limitada capacitao tcnico-cientfica da produo nacional 08) Sobre a Segunda da nos Revoluo em "holdings", Industrial massa, INCORRETO chamado trustes e de afirmar que:

a) implementou nas indstrias as linhas de montagens, esteiras rolantes e o mtodo de racionalizao culminaram produo fordismo. cartis. b) possibilitou o desenvolvimento de grandes indstrias e concentraes econmicas, que c) a utilizao da energia eltrica e do petrleo possibilitaram a intensificao do desenvolvimento tecnolgico, permitindo a sua produo em grande escala. d) estabeleceu uma nova e acirrada disputa entre as grandes potncias industriais que buscavam o aumento de seus lucros e uma sada para seus excedentes de produo e capital. e) caracterizou-se pelos avanos ultra-rpidos, que resultaram na obsolescncia tambm veloz e especialmente na microeletrnica, na robtica industrial, na qumica fina e na biotecnologia. 09) Qual das seguintes fontes de produo de energia a mais recomendvel para a diminuio dos gases causadores do aquecimento global? a) leo diesel. b) Gasolina. c) Carvo mineral. d) Gs natural. e) Vento. Analise as afirmaes a seguir: I - O fordismo combina o sistema de fbrica com linha de montagem, e seu desenvolvimento fundamentou-se na difuso do uso da eletricidade na produo industrial. II - A revoluo tcnico-cientfica contempornea caracteriza-se por uma organizao flexvel da produo que contrasta com o fordismo. III - Os espaos produtivos da revoluo tcnico-cientfico organizam-se em torno de reservas de minrios e jazidas carbonferas, e impulsionam o crescimento das aglomeraes urbanas. IV - O meio tcnico-cientfico-informacional tende a desestruturar as organizaes sindicais que surgiram e se fortaleceram a partir das ltimas dcadas do sculo XIX. V - A revoluo da informao contribuiu para reduzir a importncia do poder financeiro, das corporaes transnacionais em funo da implantao de redes virtuais pblicas.

ASSINALE: a) se todas as alternativas so verdadeiras.

b) se so verdadeiras comentes as afirmativas I, II e III. c) se so verdadeiras comentes as afirmativas I, II, IV e V. d) se so verdadeiras comentes as afirmativas I, II e IV. e) se so verdadeiras comentes as afirmativas II, III e V.

Vous aimerez peut-être aussi