Vous êtes sur la page 1sur 3

MACHADO; J. M. de A. Missa do Galo; Pginas recolhidas. So Paulo: Globo, 1997. p. 55-62. Publicado originalmente em 1899.

Kedna Criszostomo Costa

O conto Missa do Galo tem o foco narrativo em primeira pessoa, sendo conduzido pelo narrador diegtico Nogueira, que rememora no enredo, o desenrolar dos acontecimentos relatados no conto. Isso acaba por tornar imprecisa a noo de tempo na trama. Uma vez que a viso onisciente muito adotada no Realismo impedida pela viso parcial dos fatos do narrador personagem. Naquela noite de Natal foi o escrivo ao teatro. Era pelos anos de 1861 ou 1862. Cabe ainda lembrar que esta manipulao da construo do texto de forma alinear, que se manifesta a partir de uma espcie de flash beck, que uma notvel caracterstica do estilo Machadiano, ao qual nos deparamos logo nas primeiras linhas:
Nunca pude entender a conversao que tive com uma senhora, h muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta. Era noite

de Natal. Havendo ajustado com um vizinho irmos missa do galo, preferi no dormir; combinei que eu iria acord-lo meia-noite. Outro trao peculiar na criao do autor o interesse na sondagem psicolgica, que busca compreender os mecanismos que comandam as aes humanas. Machado procura abordar o contraste entre a essncia (o que as personagens so) e a aparncia (o que as personagens demonstram ser). Tal fato evidencia-se no trecho a seguir:
Boa Conceio! Chamavam-lhe "a santa", e fazia jus ao ttulo, to facilmente suportava os esquecimentos do marido. Em verdade, era um temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lgrimas, nem grandes risos. No captulo de que trato, dava para maometana; aceitaria um harm, com as aparncias salvas. Deus me perdoe, se a julgo mal. Tudo nela era atenuado e passivo.

relevante atentar para a noo de descrio na esttica Realista, que se preocupa com a aproximao da retratao das cenas em decorrncia da influencia do

contexto cientificista da poca na literatura, e no com o psicolgico dos personagens. O que difere a esttica, dos traos de criao de Machado, uma vez que este preocupa se muito mais com a anlise das personagens, do que com mincia de detalhes, ou mesmo da prpria ao dos personagens. Justamente por isso, no decorrer da narrativa, pouca coisa de fato acontece. A trama conta com personagens redondos como Conceio, Meneses (o marido adultero) e Nogueira. Assim como personagens secundrios como D. Incia, as escravas e o vizinho com quem Nogueira vai missa. Finalmente, temos como outra caracterstica da prosa machadiana, a anlise que o autor faz da prpria narrativa. O narrador desfaz o envolvimento emocional do leitor com a obra proporcionando momentos de reflexo sobre o que est lendo. ento por meio disto que se concebe a critica a sociedade comum ao Realismo, feita mais especificamente a instituio social do casamento em Missa do galo, onde observamos mais uma vez a temtica do adultrio to abordada pelo autor, e revelada no seguinte trecho: Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. Conceio padecera, a princpio, com a existncia da combora; mas, afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito. Alm claro da construo dos enunciados para criao de efeitos de impresso prprios da apreciao dos textos de Machado, uma vez que em: Como eu lhe perguntasse se a havia acordado, sem querer, fazendo barulho, respondeu com presteza - No! qual! Acordei por acordar. Fitei-a um pouco e duvidei da afirmativa. Os olhos no eram de pessoa que acabasse de dormir; pareciam no ter ainda pegado no sono.

Para encerrar, salientamos que a compreenso do comportamento ambguo de Conceio e de sua nuance psicolgica, manipulada pelo autor para condicionar a interpretao das suas intenes, assegurada pelo mpeto da subjetividade do leitor, e no dados de forma acabada no interior do texto.

Vous aimerez peut-être aussi