Vous êtes sur la page 1sur 105

O IMENSURVEL AMOR DE DEUS

A compaixo divina em face do sofrimento humano Floyd McClung, Jr.

Ttulo original: The Father Heart of God 10 Impresso Editora Vida, 2005 Digitalizado por Alicinha Revisado por Alicinha

www.semeadoresdapalavra.net

Nossos e-books so disponibilizados gratuitamente, com a nica finalidade de oferecer leitura edificante a todos aqueles que no tem condies econmicas para comprar. Se voc financeiramente privilegiado, ento utilize nosso acervo apenas para avaliao, e, se gostar, abenoe autores, editoras e livrarias, adquirindo os livros.

Semeadores da Palavra e-books evanglicos

Contedo

1 . O Corao Sofredor do Homem..............................................................7 2. Pai Perfeito..............................................................................................15 3. Quando o corao est ferido..................................................................26 4. Cura proveniente de um Pai amoroso.....................................................41 5. A Essncia do Desapontamento..............................................................60 6. O Corao Partido de Deus.....................................................................72 7. O Pai que Espera.....................................................................................85 8. Pais no Senhor........................................................................................94 Apndice...................................................................................................105

Reconhecimento de Gratido
Sou muito grato ajuda e ao aconselhamento de muitos amigos que me possibilitaram escrever esse livro. Sou especialmente grato a Sally, minha esposa, pelo seu amor e estmulo, e a meus filhos Misha e Matthew, que foram pacientes comigo enquanto gastei muitas horas trabalhando em meu escritrio, e a minha secretria Lura Garrido, pela datilografia e redatilografia do manuscrito. Meus agradecimentos especiais tambm a Linda Patton e a Terry Tootle, que ajudaram Lura na datilografia, e a Tom Hallas, Roger Foster e Alv Magnus, pelas sugestes que nos apresentaram. Agradeo a Christine Alexander e a Ed Sherman ajuda nas pesquisas. Sou grato ao Dr. H. Wayne Light, que no somente psiclogo de inusitada competncia, mas tambm meu primo e amigo, pelas sugestes e ajuda no esboo das diretrizes do Apndice. Muitos amigos me animaram ao longo do caminho, quando eu duvidava do valor do livro ou da minha capacidade para conclu-lo. Sou especialmente grato a Henk Rothuizen, Jon Petersen, Arne Wilkening, Wilbert van Laake, John Goodfellow, Lynn Green, ao Dr. Phil Blakley e a John Kennedy, pelo precioso estmulo e aconselhamento no momento oportuno. Tambm agradeo sinceramente o estmulo que recebi de Richard Herkes e o do pessoal da Kingsway, que refletiram a atitude prpria do reino de Deus em todos os nossos relacionamentos. Sou devedor tambm a Mike Saia e a John Dawson, e ao Ministrio dos ltimos Dias por dar-me permisso para usar alguns trechos do folheto O Corao Paterno de Deus. Acima de tudo sou agradecido ao Senhor, porque tudo o que bom vem dele!

Um novo exame do Carter de Deus


Enquanto meus dois filhos, Misha e Matthew, e eu, estudvamos o quadro, sentamos grande tristeza. Era uma tela grande pintada com traos rpidos, infantis. A figura alta, como que feita de paus, de cabea quadrada, representada em cores escuras, transmitia uma sensao de frieza e severidade. O nariz em forma de bico e os longos braos salientes quase nos davam a impresso de um monstro. O quadro era intitulado Homem, mas de acordo com um dos guias do Museu Stedelijk de Amsterd, o ttulo original da obra de Karel Appel era Meu Pai. Discutimos o quadro durante longo tempo. Que tipo de relacionamento teve Karel Appel com seu pai? Mais importante ainda, de que modo esse relacionamento influenciou a imagem que ele tinha de Deus? Imaginvamos se ele acreditava em Deus, e se cresse, se ele o via como um pai amoroso. Escrevi esse livro porque a maioria das pessoas no conhece a Deus como Pai amoroso. No o v como algum a quem amar, e em quem confiar, algum digno da sua lealdade e compromisso absolutos. Quer a pessoa seja crente, quer no, numa ou noutra poca todo o mundo pensa seriamente na questo de quem Deus e de como ele . Muitos anseiam conhecer a Deus pessoalmente, porm o imaginam como um Ser remoto, impessoal, que no pode ser conhecido. Outros anseiam um relacionamento com ele, mas apegam-se ao conceito errado de que ele est sentado no cu usando um terno preto, cofiando a longa barba branca, enquanto olha para baixo, procurando julgar algum que se atreva a sorrir aos domingos. Este livro foi escrito para prover um novo modo de examinarmos a Deus, e ajudar-nos a solucionar certas reas da nossa vida que podem estar impedindo um relacionamento com ele como o nosso Pai. Exploraremos como as mgoas passadas podem colorir o nosso conceito de Deus, e como os nossos pais terrenos podem ter influenciado, de modo inconsciente, a nossa perspectiva do Pai celeste.

Creio que Deus nos criou para sermos parecidos com Ele, em escala menor, claro! Ele nos criou a fim de que nos amemos uns aos outros, cuidemos da sua criao de forma responsvel, e estejamos seguros e confiantes em quem somos. Mas o nosso egosmo e as nossas mgoas emocionais nos retm e impedem que sejamos as pessoas que nosso Pai pretendia que fssemos. O fato de Deus ter cuidado de ns e nos oferecer libertao do egosmo, e cura para os males o que motivou minha esposa e nossa famlia a ir morar na zona de meretrcio de Amsterd e ali compartilhar do amor de Deus. Foi essa a razo de termos morado trs anos no Afeganisto. Foi l que conhecemos a Steve, que tinha uma histria singular para contar.

1 . O Corao Sofredor do Homem


Ele dizia chamar-se Steve, mas eu tinha a impresso de que esse no era o seu nome verdadeiro. Suas calas jeans eram desbotadas e gastas, no porque as comprara assim nalguma loja europia, no grito da moda, mas por causa do constante desgaste na trilha hippie. Tinha viajado por terra de Amsterd, com um amigo, no nibus mgico, uma linha rodoviria barata mas s vezes perigosa, e haviam chegado recentemente a Cabul, capital do Afeganisto. Minha esposa e eu, juntamente com alguns destemidos amigos, morvamos em Cabul e dirigamos uma clnica grtis para os desistentes da sociedade ocidental que vagueavam pelo centro da sia procura de aventuras, drogas e escape dos modos de vida que vieram a abominar. Muitos haviam sido empurrados para a margem da sociedade pela rejeio e por um profundo sentimento de alienao. Nada em seu ambiente lhes provia um senso de identificao ou de participao. Steve no era exceo. Nas semanas que se seguiram ele nos visitou ocasionalmente na clnica. Um dia ele me perguntou se eu queria ouvir algo sobre o dia mais feliz da sua vida. Era a primeira vez que ele voluntariamente se oferecia para falar acerca de si mesmo, de modo que eu estava ansioso por ouvir. Vou contar-lhe o dia mais feliz de minha vida disse-me ele, com um estranho sorriso. A dor reprimida e a hostilidade entraram em erupo, numa torrente de fria vulcnica. Foi o dia em que fiz 11 anos. Nesse mesmo dia meus pais morreram num acidente de carro! A voz dele fervia de amargura. Eles me disseram todos os dias da minha vida que me odiavam e que no me queriam. Meu pai no me tolerava e a minha me me lembrava constantemente que eu tinha sido um acidente. Eles no me queriam e estou contente de estarem mortos! Nas semanas seguintes continuei tentando ajudar a Steve, mas perdilo de vista logo depois. Sua dor e dio, entretanto, permanecem gravados vividamente na minha memria.

O que Sally e eu descobrimos no Afeganisto nos princpios dos anos setentas no foram apenas alguns pobres ocidentais feridos que fugiam dos seus problemas, mas toda uma subcultura de pessoas sofredoras. Nos ltimos dez anos investimos nossas vidas na ajuda a pessoas emocionalmente feridas e descobrimos que nenhum nvel da sociedade imune dor dos relacionamentos partidos. Certo jovem de classe social elevada que veio a ns pedindo aconselhamento, descreveu como o seu pai o obrigou a olhar enquanto batia na sua me e depois a apunhalava. Uma jovem mulher narrou-nos as humilhaes que sofreu s mos do pai, dos irmos e do av, que a violentaram. Outro jovem confidenciou-nos que seus pais o deram a seus avs simplesmente porque no o desejavam. Seus avs por sua vez, o colocaram num orfanato quando ele tinha cinco anos. Ali o diretor o espancava todos os domingos se ele se recusasse a ir igreja. Anos mais tarde ele entregou a vida a Cristo por mediao do nosso trabalho no Afeganisto, e ento voltou para casa a fim de expressar o seu amor e perdo aos pais, com um presente. Quando a me o viu, gritou enraivecida e no lhe permitiu entrar em casa. Um jovem e simptico marido chorava ao confidenciar-nos que no se lembrava mais de ter ouvido as palavras Eu te amo da parte do pai, que era advogado. Nosso mundo est infestado por uma epidemia de dor. Com o ndice de divrcio aumentado e o abuso contra as crianas berrando nas manchetes nacionais, no e de surpreender que para muitos o conceito de Deus Pai provoca reaes de ira, ressentimento e rejeio. Visto no terem conhecido um pai humano bondoso e atencioso, possuem uma viso distorcida do amor do Pai celeste. Em muitos casos esses indivduos sofredores escolheram simplesmente negar ou desprezar a existncia de Deus. John Smith, um amigo meu de Melbourne, Austrlia, fala a respeito de um adolescente endurecido, criado na rua, que lhe deu uma nica oportunidade de apresentar-lhe Deus. Est bem camarada disse ele como Deus? Recm-formado em teologia, John no titubeou: Ele como um pai. Os olhos do jovem fuzilaram de dio. Se ele parece com o meu velho, fique com ele pra voc!

Mais tarde, John soube atravs de um assistente social que o pai do menino havia violentado a prpria filha vrias vezes e batido na esposa com freqncia. Feridas Emocionais Uma experincia negativa na infncia no o nico fator que nos frustra a compreenso de Deus como Pai. Muitos experimentam um bloqueio emocional ou mental quando tentam chamar Deus de pai, pois no o conhecem pessoalmente. H diferena entre saber a respeito de Deus e conhec-lo pessoalmente. Lemos em Joo 1:12: Contudo aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filho de Deus. Para que nos tornemos filhos de Deus, devemos crer que Jesus Cristo o Filho de Deus, que morreu e ressurgiu para que nossos pecados pudessem ser perdoados. Precisamos, em seguida, pedir-lhe que nos perdoe e se torne o Senhor de nossa vida. Ento, como filhos, dedicar a vida ao aprendizado, obedincia a Palavra de Deus e adorao a ele somente. Outras pessoas tm dificuldade de relacionar-se com Deus como Pai porque durante a vida toda foram ensinadas a respeit-lo. Para elas isso significa cham-lo de Senhor. Usar um termo informal como Pai, parecelhes falta de reverncia. Entretanto, a Bblia nos ensina a chamar Deus de Pai quando oramos (Mt 6.9) e nos diz que Ele deseja ter um relacionamento ntimo e pessoal conosco, seus filhos. Algumas de nossas dificuldades mais comuns para compreender o imensurvel amor de Deus so as feridas emocionais. Muitas vezes, essas feridas produzem cicatrizes que nos fazem hesitar em confiar inteiramente nele como Pai. A Bblia oferece muitos exemplos de ferimento emocional e refere-se a isso como esprito oprimido, ferido ou abatido. Diz o livro de Provrbios A alegria do corao transparece no rosto, mas o corao angustiado oprime o esprito (15.13); e O esprito do homem o suster na doena, mas o esprito deprimido, quem o levantar? (18.14) A histria de Mical, filha de Saul, demonstra claramente a dor de um esprito ferido ou abatido. Mical foi educada em um ambiente carregado de

desavena e conflito. Seu pai, homem impaciente e inseguro, com freqncia explodia em acessos de ira. No h duvidas de que ela fora profundamente influenciada pela ira paterna. Saul tinha cime do futuro rei Davi e isso o levou a planejar uma armadilha para mat-lo. Como isca, Saul lhe ofereceu uma de suas filhas como prmio, caso ele matasse cem filisteus, inimigos de Israel. Certamente, pensou Saul, Davi ser morto pelos filisteus e ficarei livre dele para sempre! Para grande desgosto de Saul, Davi foi bem-sucedido. Na verdade, matou duzentos filisteus! Saul concedeu a mo da filha Mical como prmio, mas Davi logo fugiu de outro dos ataques de raiva de Saul, deixando-a para trs. Anos depois ele retornou e encontrou Mical casada com outro homem. Contra a vontade dela e do novo marido, Davi exigiu sua volta. Por fim, ela foi arrancada dos braos de seu choroso marido e devolvida fora a Davi (2Sm 3.13-16). Pelo visto, os homens da vida de Mical a moveram entre si como se ela fosse uma pea no tabuleiro de xadrez. Em razo da sua criao, compreensvel que tenha reagido a Davi com tanta amargura. O ressentimento dela explodiu no auge de uma festa de celebrao de vitria.
E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu corao. E, voltando Davi para abenoar a sua casa, Mical, a filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar! E at o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos. (2Sm 6.16, 20, 23)

A reao de Mical resultava de uma ferida emocional que se transformara em dio. O remdio que poderia trazer-lhe a cura era o perdo, mas ela preferiu no conced-lo. A esterilidade espiritual e fsica a atormentou pelo resto da vida. Semelhantes a Mical, nos dias de hoje h muitas jovens e mulheres que sofrem diferentes graus de dor, todavia no precisam acabar como a

filha de Saul. Por causa do seu corao paterno, Deus anseia por renovarnos e restaurar-nos mediante o poder curador do seu amor. O corao de Deus Trata-se da parte mais interna ou mais essencial da pessoa: seu corao. O corao paterno de Deus descreve o elemento fundamental que caracteriza o que Ele . Jesus descreve Deus nas Escrituras como o Pai misericordioso, perdoador, bondoso e amoroso. Jesus demonstrou mediante a sua vida a prpria natureza do Pai celeste. Como Deus, papai? Lembro-me de certa noite, muitos anos atrs, em que lutei para encontrar uma resposta para a pergunta de Misha, minha filha, ento com 5 anos de idade. Enquanto considerava cuidadosamente a questo, percebi que em sua simplicidade Misha fizera uma pergunta cuja resposta muitas pessoas gostariam de obter. Talvez os adultos a formulem de maneira diferente, mas a pergunta bsica permanece a mesma: "Se h um Deus, como ele ?". A Bblia diz que Deus no um ser finito como ns, todavia deu-se a conhecer a ns de maneira to clara, to compreensvel, que podemos saber como ele . "Ningum jamais viu a Deus, mas o Deus Unignito, que est junto do Pai, o tornou conhecido" (Jo1.18; grifo do autor). Eu disse minha filha como Deus. Disse-lhe que ele se parece com Jesus. De fato, certa vez Jesus disse: "Quem me v, v o Pai" (Jo 14.9). Jesus Deus em forma humana. Na Bblia encontramos muitos exemplos de como Jesus revelou o Pai para ns. Um desses exemplos referese passagem em que algumas mes desejavam que Jesus abenoasse os filhos, mas os discpulos acharam que ele estava ocupado demais, era importante demais para ser perturbado. Jesus, porm, repreendeu os discpulos e lhes disse que trouxessem a ele as crianas. Ele tomou os pequeninos nos braos e conversou com eles. Jesus arranjou tempo para as crianas, teve tempo para ouvir as histrias e brincadeiras delas. Nem se importou de sujar-se quando as crianas, de nariz escorrendo e tudo mais, sentaram no seu colo. Quando vemos que Jesus teve tempo para as

criancinhas, aprendemos que Deus tem tempo para as pessoas. Ele se importa at com as pequenas coisas da vida. paciente. Deus-Pai se parece com seu Filho. Certa tarde Jesus parou para falar com uma mulher samaritana, perto de um poo. Naquela poca o povo judeu odiava e desprezava os samaritanos. As mulheres eram consideradas pessoas de segunda categoria e incapazes de compreender verdades espirituais. Jesus elevou essa mulher a uma posio de igualdade e valor pelo simples fato de ter rompido um costume social e falado com ela publicamente. Ao faz-lo, revelou algo mais de como Deus. Ao discutir as necessidades espirituais diretamente com a prpria mulher, Jesus comprovou o seu interesse pessoal por ela e ainda demonstrou que Deus-Pai se importa com os homens e com as mulheres de forma igual. Essa mulher no apenas era samaritana, mas tambm imoral. Jesus sabia disso, mas no se sentiu constrangido, tampouco envergonhado, em ser visto com ela. Na verdade, ele queria conversar com a mulher. Foi por esta razo que ele viajou atravs de Samaria: arranjar tempo para demonstrar amor verdadeiro a essa mulher, conhecida por seus casos amorosos. Jesus viu alm da dureza exterior, das anedotas imorais, do sarcasmo a respeito da religio. Viu o corao dela. Viu que ela ansiava por algo que preenchesse o vazio interior. Sentiu a necessidade dela de ser amada, de ser protegida, de ser algum especial. Por sua vez, a mulher recebeu o amor de Cristo porque Ele a ajudou a ver a Deus de um modo como nunca vira antes. Jesus veio por isto: para revelar-nos Deus e levar-nos a Ele.

Guia de estudo
(Captulo 1 - O Corao Sofredor do Homem)
Leia Joo 1 e 2

1. Escreva seu conceito pessoal da paternidade de Deus. Como ele para voc? Seja o mais honesto e especfico que puder.

2. Voc tem uma relao ntima/pessoal com ele?

3. Quais so seus sentimentos para com seu pai terreno?

4. Voc tem uma relao ntima/pessoal com ele?

5. Voc confia em seu pai terreno? Se a resposta for negativa, pode explicar por que e identificar as reas de desconfiana? Liste-as.

6. Voc confia em Deus Pai? Se a resposta for negativa, pode explicar por que e identificar as reas de desconfiana? Liste-as

7. Faa uma lista de quantas referncias das Escrituras puder encontrar nas quais Jesus descreve o corao do Pai.

8. Leia Joo 14.8-11. O que voc sente com o que o Senhor est lhe dizendo?

9. Feridas emocionais no curadas = esprito ferido/enfraquecido = amargura/dio. Voc j se sentiu rejeitado ou marginalizado por famlia, amigos, colegas de trabalho ou pela igreja? Se a resposta for positiva, descreva o(s) incidente(s).

10. Voc acha que est vivendo no momento um grau de sofrimento por causa da rejeio/alienao? Se a resposta for positiva, responda como isso o afeta hoje.

11. A nica cura para essa condio .............................................. Voc est disposto a ser conduzido pelo amor do Pai no caminho do perdo e, desse modo, ser curado de suas feridas emocionais?

2. Pai Perfeito
J me perguntei muitas vezes por que Deus determinou que entrssemos neste mundo como bebs indefesos. Ele poderia ter criado um sistema reprodutivo que produzisse pessoas fisicamente completas, como Ado e Eva. Em vez disso, optou por criar-nos como seres em formao, pessoas que cresceriam devagar, tanto fsica quanto emocional e mentalmente, e com o tempo se tornariam adultos. Acredito que Deus planejou nosso incio de vida como bebs totalmente dependentes e vulnerveis porque pretendia que a famlia fosse o ambiente em que o seu amor seria modelado, para que as crianas crescessem sentindo-se compreendidas, amadas e aceitas. Nutrida nesse ambiente de amor e segurana, a criana poderia desenvolver uma autoestima sadia, baseada em Deus, e ver a si mesma como um ser desejado, importante, valioso e bom. Infelizmente, muitos lares no atingem esse ideal. Inmeras pessoas sofrem mgoas e rejeio da famlia e no tm uma genuna figura paterna com quem se identificar. Tais experincias as impedem de conhecer a Deus como ele realmente , negando-lhes a alegria de desfrutar intimidade verdadeira com ele. Relaciono, a seguir, sete diferentes reas de conceitos errados a respeito de Deus que, com freqncia, tm origem na infncia. Por estima clareza, farei referncia quase que exclusivamente s qualidades paternais divinas. Autoridade Quando o cachorro da famlia vem receb-lo no momento em que voc chega casa de um amigo, possvel s vezes discernir o modo pelo qual o animal tratado. O co comum ou foge tremendo de medo ou cobre voc com uma demonstrao indesejvel de afeio expressa com a lngua, a cauda e as patas sujas! O animal amedrontado, que no pode ser persuadido a confiar em voc, provavelmente tem sido maltratado. O exuberante cozinho que o surpreende com uma lambida no rosto provavelmente veio de um lar amoroso. Com freqncia, ns nos aproximamos do nosso Deus de

maneira semelhante. As experincias passadas intensificam nossas reaes, quando ele tenta chegar at ns. O que gera desconfiana na rea de autoridade? A porta do quarto se abre com um estrondo. No meio da noite, certo garotinho acordado aos tapas por um bbado enraivecido. Aterrorizada, a criana grita enquanto o vulto escuro e gigantesco de um homem a quem chama de "papai" bate nela sem piedade. Uma prostituta de 15 anos de idade fixa o olhar no vazio enquanto mecanicamente suporta mais uma noite de degradao. Pouco se importa com o que lhe acontece. Ela no se sente limpa desde a noite em que foi molestada pelo prprio pai. Ns, a exemplo do cozinho amedrontado, s vezes fugimos da autoridade do nosso Pai celeste porque imaginamos que ser como as outras figuras de autoridade em nossa vida. No ser. Ele perfeito amor. ele quem ordena: "Pais, no irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instruo e o conselho do Senhor" (Ef 6.4). Confiana Na infncia pode ser que voc no tivesse como saber o que ter pai, seja por causa de morte, seja em razo de um divrcio. Talvez tenha sido relegado "orfandade" pelas exigncias das carreiras dos pais. Agora, como filho de Deus, para voc difcil no duvidar da fidelidade dele. No consegue apagar as recordaes infantis de promessas desfeitas e do abandono. Talvez voc s raramente sinta a presena de Deus e fique inclinado a aproximar-se dele com cinismo e desconfiana. Entretanto, seu Pai celeste estava presente quando voc dava os primeiros passos como criana. Ele presenciou as mgoas e desapontamentos de sua adolescncia e, neste instante, est presente com voc. Por breve tempo voc foi emprestado a pais humanos que durante alguns anos deveriam ter-lhe dado amor semelhante ao amor de Deus. A inteno divina era que o cuidado e a segurana de um bom lar o preparassem para o amor dele. Se a famlia falhou no desempenho dessa responsabilidade, voc precisa reconhecer esse fato, perdoar-lhe e prosseguir a fim de receber o amor de Deus. Ele o aguarda agora mesmo com braos estendidos.

Deus o nico Pai que jamais falhar conosco. Como diz 2 Timteo 2.13: "Se somos infiis, ele permanece fiel, pois no pode negar-se a si mesmo". Valores Anos atrs um amigo meu, enquanto visitava uma aldeia de nativos do sul do Pacfico, passou algum tempo observando as crianas brincar. Mais tarde, ele me disse que essas crianas raramente ouviam palavras como: "No toque nisso!", "Deixe isso a!" ou "Tenha cuidado!". Os lares eram simples, consistindo em cho de terra batida, teto de colmo (uma palha comprida) e paredes de esteiras. Em comparao, nossos lares modernos esto cheios de bugigangas caras, frgeis, e de aparelhos que representam campos minados de rejeio potencial a pequenos curiosos. Quantas mes no explodiram de raiva diante de uma criana que despedaou um vaso ou um bibel! As crianas ouvem constantemente palavras sobre a importncia e o valor das coisas. No entanto, muito poucas vezes ouvem um simples: Eu te amo! Uma espcie de slogan, ou bordo repetitivo e destrutivo, vai cavando seu caminho no subconsciente das crianas: "As coisas so mais importantes do que eu. As coisas so mais importantes do que eu!'. No estou sugerindo que abandonemos nossos lares, mas que precisamos perceber a possibilidade de nossa noo da generosidade de Deus ter sido violentada por nossas experincias na infncia. Podemos ser forados a alterar radicalmente as prioridades de modo que possamos comunicar o amor de Deus aos nossos filhos. Os valores de Deus diferem significativamente dos nossos. A criao exibe extravagncia de cores e complexidade de formas que transcendem o simples valor funcional. Uma pequena flor branca, beijada pela luz do sol alpino da Itlia, tem significado para Deus, ainda que jamais tenha sido vista pelo olho humano. A mesma flor pode no ter valor econmico; apesar disso, foi criada por Deus na esperana de que um dia um de seus filhos pudesse olh-la e receber a bno dessa beleza. A maior demonstrao de amor do corao paterno de Deus revela-se na sua ateno aos detalhes de nossa vida. Ele anseia por nos surpreender com os "extras", aqueles pequenos prazeres e tesouros que somente um pai saberia que desejamos. Deus no avarento,

possessivo, nem materialista. Somos ns que, com freqncia, usamos as pessoas como se fossem objetos; ele usa os objetos para abenoar as pessoas. Deus manifesta a sua generosidade mediante ddivas mais importantes do que meras coisas materiais. Graciosamente, ele nos d o que no pode ser tocado nem tem preo: o perdo, a misericrdia e o amor. Afeio Quando meu filhinho chega do quintal coberto de lama, eu o apanho e o lavo com a mangueira do jardim. Rejeito a lama, no rejeito o meu filho. Sim, ns pecamos. Realmente, quebramos o corao de Deus. Contudo, ainda somos o centro da ateno e do afeto divinos a menina-dos-olhos de Deus. ele quem nos procura para conceder-nos perdo e amor. Ns dizemos: "Encontrei o Senhor", mas na verdade foi ele que, depois de intensa busca, nos encontrou primeiro. Muitas crianas, principalmente os meninos, recebem pouqussimo afeto fsico da parte dos pais e, quando sofrem, no lhes demonstrada nenhuma compaixo verdadeira. Por conta do falso conceito de masculinidade em nossa sociedade, comum os meninos ouvirem: "No chore, filho; homem no chora". Entretanto, o amor de Deus cura os ferimentos de meninos e meninas da mesma maneira. Sendo nosso Pai, Deus sente nossa dor muito mais profundamente do que ns mesmos, pois a sensibilidade dele ao sofrimento muito maior do que a nossa. A maioria das pessoas tenta esquecer os momentos mais dolorosos da vida, mas Deus no. Ele se lembra de tudo, e muito bem. Deus estava l quando voc sofreu aquele vexame cruel no ptio da escola, ao ser perseguido pelos colegas, chegando mesmo a fugir para casa sozinho, evitando o olhar dos outros garotos. Deus estava l naquela aula de matemtica em que voc se sentiu confuso e infeliz. Quando voc se perdeu com 4 anos de idade e perambulou aterrorizado pela multido, foi ele quem moveu o corao daquela bondosa senhora que o ajudou a encontrar sua me. "Eu os conduzi com laos de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoo o jugo e me inclinei para aliment-los" (Os 11.4). s vezes no entendemos como Deus pode ser verdadeiramente um Pai amoroso. Os pais podem exibir orgulhosos suas fotos no lbum, mas como se compara isso com a capacidade infinita de Deus de experimentar tanta

satisfao e prazer que extravasam com todos os seus sucessos? Deus o ouviu pronunciar sua primeira palavra. Ele observava voc com gosto enquanto gastava horas sozinho explorando novas texturas com as mozinhas de beb. Deus considera um tesouro as recordaes de suas risadas infantis. Nunca houve outra criana como voc e jamais haver. Moiss certa vez invocou uma bno sobre cada tribo de Israel. A uma delas ele disse: "Que o amado do SENHOR descanse nele em segurana, pois ele o protege o tempo inteiro, e aquele a quem o SENHOR ama descansa nos seus braos" (Dt 33.12). a que voc habita tambm. Seja l o que se tomar aos olhos dos homens pessoa de grande autoridade, fama ou renome , voc jamais deixar de ser nada mais, nada menos do que uma criana nos braos de Deus. Presena H um atributo de Deus que nem mesmo o melhor pai pode esperar imitar a capacidade divina de estar conosco o tempo todo. Os pais humanos simplesmente no podem dar aos filhos toda a ateno 24 horas por dia. No entanto, Deus diferente. Ele no apenas est com voc o tempo todo, mas tambm lhe d ateno de forma individual: "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocs" (1Pe 5.7). No raro seus pais se preocupavam com as prprias atividades e, com isso, no podiam interessar-se pelos acontecimentos de menor importncia que diziam respeito a voc. Deus, todavia, no assim. um Deus minucioso. A Bblia diz que ele at enumerou os fios de cabelo de sua cabea. Por qu? No porque esteja interessado em matemtica abstrata; esse comentrio bblico simplesmente ilustra um quadro de como ele sabe muitssimo bem todas as coisas, bem como quo cuidadoso a respeito de nossa vida. Certo garotinho passou a tarde inteira martelando pregos em alguns restos de madeira. Enfim, saiu da garagem e mostrou me um navio de guerra de trs andares. No via a hora de o pai chegar a casa. Papai estava atrasado. Ento, s 18h30 um homem cansado e preocupado chegou. Um jantar frio o aguardava. Havia consertos a serem feitos. O menino entusiasmado, cheio de orgulho, tentou mostrar sua obra-prima para um

pai que mal conseguia tirar os olhos da calculadora. Papai no olhou, mas Deus olhou. Deus sempre olha, sempre tem prazer no trabalho das mos dos meninos. Deus , e sempre ser nosso Pai verdadeiro. Procure no se ressentir das falhas dos pais terrenos, pois eles no passam de crianas que cresceram e vieram a ter crianas tambm. Em vez disso, deleite-se no maravilhoso amor do seu Deus e Pai. Aceitao Vivemos em uma sociedade voltada para o desempenho. Muitos pais passam aos filhos a mensagem do tipo: se voc conseguir entrar para o time de futebol da escola, se voc trouxer para casa boletins com boas notas, se voc tiver boa aparncia, ento sim, voc ser aceito e "amado". Nosso Deus, porm, nos ama com amor incondicional. Nosso Pai celestial nos ama porque amor. Embora no precisemos fazer nada para convenc-lo a nos amar, devemos receber seu amor. Isso no significa que, antes de qualquer coisa, tenhamos de nos tornar santos. O que Deus nos somente que nos aproximemos dele com honestidade e sinceridade;i ento, ele nos perdoar e nos transformar nos filhos que ele deseja. Muitas pessoas julgam difcil aceitar o amor e a aprovao de.Deus. Um verdadeiro relacionamento de amor exige, contudo, o ato de dar e receber amor. Imagine como eu me sentiria se, em um impulso repentino, decidisse comprar flores para a minha esposa, mas quando as entregasse a ela, e lhe dissesse: "Eu te amo, Sally", ela corresse para pegar dinheiro a fim de me reembolsar pelas flores! Certamente eu ficaria magoado e desapontado. Tudo o que desejo saber se ela sente a mesma coisa por mim. Qual sua resposta a Deus quando ele lhe diz que o ama, apesar de tudo? Ser que voc consegue receber o amor de Deus sem comear uma atividade frentica para merecer a aprovao dele? Um dos mais lindos quadros que retratam a satisfao plena o do beb adormecido nos braos da me, depois de ter sido amamentado no seio materno. A criancinha j no chora nem reclama, apenas descansa no abrao amoroso. Um profundo sentimento de paz permeia a melodia da

cano de ninar que as mes entoam em ocasies assim. Na Bblia, o profeta Sofonias descreve emoo semelhante, existente no corao de Deus com relao a ns:
O SENHOR, o seu Deus, est em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijar em voc; com o seu amor a renovar, ele se regozijar em voc com brados de alegria (3.17).

Deus-Pai o ama exatamente como voc . Durante toda a vida voc tem sido obrigado a mostrar resultados e a competir. Mesmo quando no passava de um beb, voc j era comparado com outras criancinhas. As pessoas diziam que voc era "muito gordinho" ou "muito magrinho", tinha "as perninhas de fulano" ou "o narizinho de beltrano". Entretanto, Deus se deliciava com o fato de voc ser a pessoa sem igual que , e ele ainda se delicia. Comunicao Uma tarefa difcil a comunicao aberta e amorosa, sobretudo para os pais. No entanto, Deus comunica o seu amor por ns de maneira clarssima. Na verdade, ele nos ama tanto que "deu o seu Filho Unignito, para que todo o que nele crer no perea, mas tenha a vida etern' (Jo 3.16). Certa jovem me disse que no conseguia falar com Deus. Parecia-lhe que as palavras batiam em muralha de pedra. No se lembrava de uma nica vez em que Deus houvesse respondido a uma orao dela. Enquanto orvamos juntos, percebeu que costumava retratar a Deus como se ele fosse seu pai terreno, um homem bom e honesto, mas quieto e tmido. Ele jamais dissera aos filhos que os amava e raramente conversava com eles. Ao admitir que o pai havia sido fraco e falhara ao educ-la, a moa foi capaz de perdo-lo e, enfim, de aceit-lo como ele era. Esse reconhecimento deu incio a uma dimenso inteiramente nova no relacionamento dela com Deus. Ela dispunha de mais f ao orar porque entendeu que Ele a ouvia. Logo veio a sentir a orientao divina, a presena de Deus em sua vida. Se voc acredita ter sido prejudicado em seu relacionamento com Deus por causa de uma carncia, quer em uma rea do amor paterno, quer materno, diga ao Senhor como voc se sente e pea-lhe ajuda. Voc precisa

decidir por si mesmo que vai perdoar a quem o magoou, seja l quem for. Se no perdoar, a amargura vai consumi-lo, e voc no vai encontrar paz com Deus. Do mesmo modo, entenda que voc no est sozinho. Jamais encontrei uma pessoa perfeita... nem um pai nem me que nunca tivessem cometido erros. Todos j sofreram um tipo ou outro de mgoa. O importante que voc comece a conhecer a Deus pelo que ele realmente e o conceito que temos dele com freqncia bem diferente da realidade. Somente Deus o Pai perfeito. Ele sempre disciplina em amor. fiel, generoso, bondoso e justo, e almeja passar bastante tempo com voc. Seu Pai celeste quer que voc receba o seu amor e saiba que voc especial e singular aos olhos dele.

Guia de estudo
(Captulo 2 - Um Pai Perfeito)

Leia Joo 3 e 4

1. Descreva o ambiente familiar durante a sua infncia. Havia paz, alegria, estabilidade, segurana ou conflito, depresso etc?

2. Voc se sente amado e aceito? Querido? Valorizado? Especial?

3. Voc est ciente de que Deus Pai criou as famlias a fim de que ele fosse glorificado por meio do fruto produzido em seu ambiente de amor e segurana? Ele foi glorificado em sua famlia? Explique.

4. Faa uma lista das autoridades masculinas em sua vida e como voc se sentia ou se sente em relao a essas pessoas?

5. Voc confiava ou confia nesses homens?

6. Voc sentia ou sente que importante para esses homens?

7. Voc recebia ou recebe demonstraes de afeto por parte desses homens?

8. Faa uma lista de alguns dos momentos mais dolorosos de sua vida. Junto a esses momentos, escreva o nome da autoridade masculina que lhe demonstrou amor e compaixo quando voc se feriu.

9. Onde estava Deus durante as horas de dor em sua vida?

10. Faa uma lista das pessoas (homens ou mulheres) que o amaram incondicionalmente.

11. Voc capaz de receber amor incondicional do criador do amor Deus-Pai?

12. Voc sente que foi magoado em uma das sete reas do amor paterno?

13. Se no tem certeza, pergunte a algum prximo a voc.

14. Voc est disposto a perdoar quem quer que o tenha magoado? Seja honesto.

3. Quando o corao est ferido


Tmida, ela era um pouco mais alta do que a maioria das adolescentes. Cansado, a ltima coisa que eu desejava era conversar com uma jovem introvertida. Tinha acabado de encerrar uma palestra para um grupo numeroso de ouvintes, na frica do Sul, acerca do corao paterno de Deus, por isso precisava desesperadamente de um pouco de descanso. No entanto, senti que devia ouvir com a mxima ateno o que a mocinha estava prestes a me dizer. A princpio as perguntas dela pareceram insignificantes, mas comecei a imaginar que a jovem desejava na verdade me contar algo mais. Esperei. Quando ela acabou, perguntei-lhe se no havia outra coisa que quisesse compartilhar. Ela pareceu aliviada. Ento, sentou-se do meu lado naquele auditrio pequeno e abarrotado de gente e sussurrou ao meu ouvido: Posso chorar um pouco no seu ombro? Eu disse: Claro, mas ser que voc poderia me dizer por qu? Os olhos da moa encheram-se de lgrimas medida que a histria ia-se desenrolando. O pai morrera quando ela era bem pequena. Desde ento no tivera um ombro sobre o qual chorar, um pai a quem levar suas perguntas, desapontamentos, realizaes e planos. Uma dor profunda lhe dilacerava o corao por sentir falta dos braos fortes e amorosos que por algum tempo a haviam amparado e confortado. A adolescente chorou em meu ombro, sem demonstrar timidez ou vexame. Depois disso, conversamos com o Pai celeste. Juntos pedimos a ele que curasse a mgoa e preenchesse o espao vazio da vida dela. E Deus nos ouviu. Encontrei-me com essa jovem alguns anos depois, quando retornei frica do Sul. De incio no a reconheci, mas ento ela me lembrou do tempo de orao que tivemos. Isso reavivou minha memria, e os fatos esquecidos voltaram tal qual uma inundao. Ela me agradeceu os momentos em que compartilhamos, dizendo-me que fizeram toda a diferena. Naqueles breves instantes que passamos juntos, a jovem experimentou o imensurvel amor de Deus.

Essa moa sofrera um ferimento emocional profundo, que a mantinha incapaz de desfrutar um relacionamento com o Pai celeste. Este mundo est repleto de pessoas que carregam dores e mgoas como essas, invisveis, muitas das quais procedentes da infncia, e outras impostas pela presso e por problemas da vida moderna. Deus, nosso Pai, deseja curar essas feridas para assegurar uma comunho profunda, agradvel e genuna com os seus filhos. A Bblia nos fala de modo especial da necessidade de curarmos as emoes feridas, mostrando essa cura como parte do processo de santificao. No livro de Isaas, o profeta nos aponta a poca futura em que Deus enviar um Salvador que liberte as pessoas do pecado e do egosmo. Isaas descreve esse Salvador como "homem de dores e experimentado no sofrimento" (53.3). Esse texto do Antigo Testamento prossegue dizendo que "ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenas... e pelas suas feridas fomos curados" (v. 4,5). Esse processo de cura se aplica tanto culpa de nosso egosmo quanto s suas conseqncias as cicatrizes e ferimentos que ostentamos na personalidade e nas emoes. No captulo 61, Isaas diz que esse Salvador vir "para levar boas notcias aos pobres... para cuidar dos que esto com o corao quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertao das trevas aos prisioneiros" (v. 1). E dar a todos que choram "o leo da alegria' (v. 3). Em Salmos 34.18, Davi diz que "o SENHOR est perto dos que tm o corao quebrantado e salva os de esprito abatido". Em Salmos 147.3 ele diz que Deus "cura os de corao quebrantado e cuida das suas feridas". Isso so boas-novas para um mundo ferido. A despeito de tudo o que o Senhor nos oferece, muitos ainda o vem como um Deus sentado no cu, alheio dor e dura realidade deste mundo decado. "Por que ele nos criou e em seguida nos abandonou?", perguntam, com amargura. Deus, entretanto, no a causa de nossos problemas, tampouco nos abandonou em nosso sofrimento. Ele veio morar conosco. Tornou-se homem. Suportou tudo o que sofremos, e mais ainda. Deus criou o ser humano, mas este o rejeitou. Enviou mensageiros e profetas para lembrar aos homens que ele o Criador, mas eles apedrejaram os profetas e mataram os mensageiros. Ento, finalmente Deus enviou o seu

prprio Filho para revelar a si prprio. O Criador andou junto com a sua criao, mas as criaturas se recusaram a reconhec-lo. Na verdade, crucificaram a Cristo. Nesse caso, o que fez o Criador? Transformou a maior crueldade da humanidade em fonte de perdo para os homens! Ns o matamos, mas Deus usou aprova de nosso maior egosmo como fonte de nosso perdo. Jesus Cristo o ferido que cura nossas feridas. Ele sabe como nossas emoes podem ser magoadas. Na realidade, Jesus foi tentado de todas as maneiras pelas quais temos sido tentados. O prprio nascimento de Jesus foi questionado, e a reputao da sua me, aviltada. Ele nasceu em pobreza. A linhagem dele caiu no ostracismo, e a sua cidade natal foi ridicularizada. O pai terreno faleceu provavelmente quando o menino tinha pouca idade, e nos seus ltimos anos Jesus perambulou pelas ruas e cidades sem ter um lar. O seu ministrio foi mal interpretado e ele, abandonado morte. Tudo isso sofreu por mim e por voc. Ele o fez a fim de identificar-se conosco em nossas fraquezas:
Pois no temos um sumo sacerdote que no possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim algum que, como ns, passou por todo tipo de tentao, porm, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graa com toda a confiana, a fim de receber misericrdia e encontrarmos graa que nos ajude no momento da necessidade (Hb 4.15,16).

Deus Pai enviou Jesus Cristo ao mundo para desfazer a barreira que nos separava dele. A separao, fruto de nosso egosmo, est no centro de muitas feridas emocionais. Se tais males no forem sanados, podero se desenvolver at se tornar o que eu chamo de "sndrome de Saul", o que leva a alienar-se de Deus e das demais pessoas. Jesus veio para estabelecer a reconciliao no lugar da alienao, a cura no lugar da ferida, e a inteireza no lugar do quebrantamento. A sndrome de Saul

Era um homem alto, de porte extraordinrio. O cabelo castanho e a barba bem aparada adicionavam mais dignidade estatura. Todos os olhos o seguiam quando ele passava pela multido. Esse homem tinha a capacidade de atrair as pessoas, reuni-las em torno de uma causa, inspir-las para a grandeza. As pessoas no receavam confiar-lhe seus sonhos secretos, suas esperanas. Tratava-se de um lder de lderes. Pelo menos, era o que todos pensavam. Todavia, aqueles ombros avantajados de um lder alto e de aparncia magnfica escondiam um corao repleto de cime e medo. To profundas eram as inseguranas, to incertos os alicerces da personalidade, que ele considerava todo indcio de grandeza nas pessoas ao seu redor um sinal de grave ameaa prpria posio dele no pas. A maior parte de seus seguidores se achava to encantada com a habilidade de Saul de mobilizar e comunicar-se, que no percebia o desejo fantico do governante de exercer controle total. Alguns homens mais perspicazes, contudo, comearam a alimentar dvidas. A percia de Saul na estratgia blica e sua extraordinria habilidade na tomada de providncias corretas, no momento oportuno, convenciam os seguidores mais distantes da grandeza desse lder, mas confundiam as pessoas mais prximas dele. "Ele deve ser o ungido do Senhor", elas pensavam. "Sempre parece estar certo." No queriam admitir o bvio: Saul violava princpios, no tinha esprito de servio, no admitia a promoo de outras pessoas, era vtima de ira e impacincia tudo isso reunindo fatores que aparentemente o desqualificavam para exercer a funo de rei. Na verdade, tais pessoas ficavam profundamente confusas e envergonhadas diante dos secretos acessos de raiva de Saul e de seus mergulhos na melancolia e depresso. Finalmente, surgiu algum que j no alimentava dvidas acerca do carter desse rei: o profeta Samuel, que o havia ungido para o ofcio real. Em simples ato de obedincia, o profeta derramara leo sobre a cabea do ento jovem e orara por ele; agindo desse modo, Samuel dera posse ao rei para que reinasse sobre a nao. Diferentemente de muitos outros homens, o profeta no estava impressionado com o prprio "poder". Ele havia aprendido desde a infncia que existe somente uma resposta aceitvel voz de Deus: a obedincia pura e simples, semelhante da criana. Agora o corao de Samuel tambm fervia em seu peito, no de dio, mas de indignao justa. Agora basta! Ele tinha esperado pacientemente, enquanto observava a destruio interna do reino devido falta de integridade e obedincia do rei. Detectou a profunda insegurana do governante, o esforo doloroso para encontrar apreo e segurana no louvor de seus companheiros. Por causa de Saul, Samuel agonizara incontveis noites, em orao e lamentao. Havia jejuado muitos dias, pedindo a Deus que mudasse a atitude do rei e o ajudasse a encontrar segurana na aprovao do Senhor. Tudo isso, porm foi intil.

Chegou ento a Palavra de Deus para o profeta: Arrependo-me de ter posto Saul como rei, pois ele me abandonou e no seguiu as minhas instrues (1Sm 15.11). Em breves instantes de terrvel confronto, o desastre aconteceu: a autoridade do rei lhe foi arrancada. Ele permaneceu no cargo, mas isso no era garantia de autoridade. O poder, algumas vezes, advm da posio, mas a autoridade advm do carter, da obedincia e da uno de Deus. Um estudo minucioso da vida de Saul revela um padro determinado, um ciclo terrvel e inconfundvel de inferioridade e emoes feridas... a sndrome de Saul. Lemos em 1 Samuel 15.17 que Saul era pequeno aos seus prprios olhos. No devemos confundir essa expresso com a verdadeira humildade, uma vez que, se tais palavras de Samuel tivessem esse significado, no haveria a necessidade de afastar Saul do trono. O que o profeta estava dizendo que, embora Saul se considerasse inferior e menosprezasse a si prprio, ainda assim continuava responsvel por suas ms aes diante de Deus. Os sentimentos de inferioridade no so desculpa para a desobedincia. No captulo 15 de 1 Samuel temos uma lista das caractersticas da personalidade de Saul:

teimosia e independncia: "A rebeldia como o pecado da feitiaria, e a arrogncia como o mal da idolatria' (v. 23). orgulho: "Saul foi para o Carmelo onde ergueu um monumento em sua prpria honra (v. 12). medo do homem: "Pequei. [...] Temi ao povo, e dei ouvidos sua voz" (v. 24; AEC). desobedincia: "Por que voc no obedeceu ao SENHOR? [...] A obedincia melhor do que o sacrifcio" (v. 19,22).

Demonstrando de forma simples, a sndrome de Saul tem a seguinte aparncia:

Um problema leva a outro. Se no tratarmos nossas feridas maneira de Deus, elas nos conduziro independncia de Deus, o que, por sua vez, gera o orgulho. O orgulho diz respeito muito mais ao que as pessoas pensam de ns do que quilo que Deus pensa de ns, e isso nos leva a ter medo do homem. O temor do homem inevitavelmente conduz desobedincia. Podemos ainda fazer muita coisa por Deus, mas estaremos praticando uma religio de obras mortas. Algumas das pessoas mais feridas que conheo so igualmente mais orgulhosas e independentes. As mgoas emocionais nos tornam extremamente suscetveis a essa sndrome viciosa, contra a qual ningum est imune. Para ajudar a identificar a sndrome de Saul, descrevo algumas caractersticas que, com freqncia, aparecem em nossa vida cotidiana:
1. Afastamento ou isolamento. A sndrome de Saul nos instiga a afastar-nos de vez das demais pessoas. O afastamento pode tornar-se um meio de encobrir ou justificar nossa recusa em perdoar as pessoas que nos magoaram ou em nos comprometer com aqueles de quem discordamos. 2. Possessividade. egosta a mentalidade do tipo "meu ministrio", "meu grupo", "minha opinio", "meu emprego" ou "meu lugar na igreja", pois derivada de uma atitude de independncia. A Bblia ensina que "a rebeldia como o pecado da feitiaria" (1 Sm 15.23); tem origem no inferno. Essa atitude de "primeiro eu" pecado. 3. Mentalidade de "ns contra eles" : Quando somos pegos pela sndrome de Saul, comeamos a pensar da perspectiva de "ns" contra "eles", aqueles com quem concordamos contra aqueles de quem discordamos. Esse padro de

pensamento demonstra que no apenas estamos em desacordo com outras pessoas, mas tambm as estamos julgando e criando faces na igreja. 4. Manipulao. As pessoas orgulhosas e independentes tentam por vezes manipular os outros, recusando-se a cooperar, exigindo que se faa sua vontade, criticando maldosamente ou julgando sem parar o que os demais esto fazendo. Sem dvida, espiritualizamos nossas razes, e esse o motivo pelo qual nossa manipulao pode ser muito mais perigosa. 5. Incapacidade de aprender. A sndrome de Saul faz com que permaneamos fechados diante de outras pessoas. Recusamo-nos a aceitar a correo e a instruo. Tornamo-nos endurecidos, indiferentes. 6. Atitude crtica e condenatria. Ns a justificamos de muitas maneiras, todavia se resume nisto: desmoralizamos e tratamos com desprezo os motivos dos outros. 7. Impacincia. Consideramos que nosso mtodo melhor e nos recusamos a esperar por outras pessoas que discordam de ns ou no nos entendem. 8. Desconfiana. A sndrome de Saul resulta em desconfiana. Acusamos os outros de no confiarem em ns, mas muitas vezes se trata de projeo de nossa prpria desconfiana. Reflete nossa independncia e se relaciona muito mais com nossas necessidades do que com as do prximo. 9. Deslealdade. Essa caracterstica manipula as dvidas, as feridas ou as necessidades do prximo para recrut-lo para nosso grupo, ganhando-o para nosso prprio ponto de vista, em vez de procurar edificar a unidade, o amor, o perdo e a reconciliao. 10. Ingratido. Focalizamos a ateno naquilo que imaginamos que deveria ser feito por ns, em lugar de enfatizar tudo o que j foi feito por ns. 11. Idealismo doentio. Idolatramos um mtodo, um padro ou um programa e, ento, o colocamos acima das pessoas, principalmente aquelas de quem discordamos. Os ideais se tornam mais importantes do que a unidade ou as atitudes corretas.

Embora a sndrome de Saul seja, com freqncia, um sintoma de sentimentos feridos ou no resolvidos de rejeio, ainda egosta e errada. Assim, precisa ser extirpada impiedosamente. No existe problema de
independncia e inferioridade que no possa ser resolvido mediante uma humildade maior, e maior quebrantamento de nossa vida.

A Bblia promete que, quando nos humilharmos, Deus nos conceder graa (Tg 4 . 6 , 7 ) . Temos medo de "humilhao", contudo no isso o que as Escrituras querem dizer quando falam da necessidade de nos

humilharmos. A verdadeira humildade est ligada prontido de sermos conhecidos pelo que somos realmente e de ficarmos ao lado de Deus na luta contra nosso prprio pecado. A maioria das pessoas nos respeita mais, e no menos, quando nos humilhamos e confessamos nossos pecados e necessidades. Acredito que Deus sempre o faz. Se voc foi apanhado pela sndrome de Saul, permita-me dizer que jamais se livrar desse mal enquanto no aceitar a responsabilidade de arrepender-se das atitudes erradas. De nada adiantar lanar a culpa dos prprios problemas sobre terceiros, tampouco apresentar desculpas para seus pecados. Humilhe-se diante de Deus e dos outros. Clame ao Pai em orao fervorosa. Muitos anos atrs percebi esse mesmo padro em minha prpria vida. As profundas inseguranas me doam, mas eu era tambm muito orgulhoso e independente. Ansiava aceitao e afirmao, mas de forma alguma confessaria minha desesperada necessidade de ajuda. Estava obcecado com o que as pessoas pensavam de mim, especialmente os outros lderes. Somente me livrei da sndrome de Saul quando me humilhei diante dos outros e me arrependi diante de Deus. Fiz um voto a Deus pedindo que ele tratasse desses meus problemas em minha vida muito mais do que desejava liderana, ateno ou aceitao alheia. Eu chamo esse voto de minha "aliana de Jos". Certo dia, dediquei um tempo a ficar a ss com Deus, em uma floresta da Holanda. Foi quando clamei ao Senhor. Disse ao Pai que queria, a todo o custo, que ele arrancasse a independncia, o orgulho e o temor do homem da minha vida. Tambm lhe disse que esperaria o tempo necessrio para que isso acontecesse, at mesmo doze anos, semelhana de Jos do Egito; e eu no queria tomar nenhum "atalho" no processo de endireitar minha vida com ele. Foi uma orao custosa, mas nunca me arrependi de t-la feito. Deus me ouviu naquele dia e fez algumas mudanas significativas em minha vida. Libertao do temor das pessoas Jamais seremos verdadeiramente livres para amar a nosso Deus-Pai se estivermos dominados pelo temor das pessoas. A Bblia diz que o temor do homem uma armadilha, um lao. Tornamo-nos prisioneiros do medo,

sempre preocupados com o que os outros pensam, dominados pelas aes alheias em vez de obedientes Palavra de Deus. importante perguntar: voc se sente como se estivesse continuamente olhando para trs, tentando descobrir por que no foi includo, ou se preocupa, pensando no que as pessoas falam a seu respeito? Ou ainda: voc est escolhendo as prprias aes com base na quantidade de aprovao que obter de outras pessoas, em vez de agradar a Deus? Se assim for, voc est atado pelo temor do homem. O remdio contra o medo do homem o temor de Deus! O temor de Deus no um medo emocional, ou receio da ira divina. A Bblia define o temor de Deus de modo bem especfico.
1. O temor de Deus o dio ao pecado. Provrbios 8.13 diz: "Temer o SENHOR odiar o mal". 2. A amizade e intimidade com Deus so equiparadas ao temor de Deus. Lemos em Salmos 97.10: "Odeiem o mal, vocs que amam o SENHOR"; e em Salmos 25.14: "O SENHOR confia os seus segredos aos que o temem". 3. O temor do Senhor profundo respeito e reverncia para com Deus. Em Salmos 33.8, temos: "Toda a terra tema o SENHOR; tremam diante dele todos os habitantes do mundo". 4. O temor do Senhor o comeo da sabedoria e do conhecimento. Provrbios 1.7 diz: "O temor do SENHOR o princpio do conhecimento".

O temor do Senhor no se demonstra mediante certa aparncia de santidade no rosto da pessoa, nem detectado em determinado tremor de voz quando se ora. No revelado no modo pelo qual a pessoa se veste nem no elevado nmero de regras a que obedece. Ter o temor do Senhor significa simplesmente amar a Deus, de tal maneira que a pessoa odeie tudo o que ele odeia. Esse tipo de dio no nasce de neurose religiosa, tampouco reflexo da cultura. Ele vem do fato de estarmos to perto do Senhor, to afinados com o carter divino, que amamos o que ele ama e detestamos o que ele detesta. O temor do Senhor no uma cruzada de dio, mas uma ira contra o poder destrutivo do mal. O temor do Senhor enxerga a crueldade, o engano, a opresso e a fora destruidora do pecado, e o odeia pelo que ele .

O temor do Senhor no vem nossa vida ao acaso. Ele habita nosso ntimo porque escolhemos procur-lo (cf. Pv 1.28,29; 2.1-5) e aceitamos fazer dele nossa prioridade mxima. Ele vem porque estamos fartos de ser manipulados e controlados pelo temor do homem, e cansados de ser dominados por nossos medos e inseguranas. Ele vem porque clamamos por ele, ns o procuramos e nos desesperamos por ele. A sndrome de Saul pode ser quebrada. voc pode libertar-se, mas h um preo a pagar. Se voc deseja experimentar a cura interior e conhecer o amor do Pai, precisa escolher o temor do Senhor. Provrbios 14.26 diz: "Aquele que teme o SENHOR possui uma fortaleza segura". a humildade e o temor do Senhor que nos levam intimidade e comunho com o corao paterno de Deus, proporcionando-nos inteireza e auto-estima. Como Deus cura os coraes feridos No captulo seguinte, fiz uma lista dos passos que voc deve tomar para curar as feridas emocionais e psicolgicas. importante ressaltar que no inteno minha fazer com que esses passos sejam vistos como um tipo de frmula mgica ou como um talism para agitar na face de Deus. As verdades que cada um desses passos representa devem ser aplicadas nossa vida, medida que estivermos prontos para elas, com a orientao do Esprito de Deus. (Se voc no sabe a maneira de ser guiado pelo Esprito de Deus, pea-lhe que o ajude. Ele prometeu ajudar a todos os que 'lhe pedirem.) Cumpra cada passo da lista e aplique-o pessoalmente sua situao. Se seus problemas so complexos, voc poder precisar da ajuda de um conselheiro profissional, ou de um psiclogo. Ao final deste livro, voc encontrar no Apndice diretrizes sobre como selecionar um conselheiro profissional ou psiclogo. Voc tem o direito de lhes fazer perguntas, antes de permitir que eles as faam a voc. Jamais deve se submeter ajuda ou aconselhamento de um profissional antes de ter a certeza em relao confiabilidade, percia e competncia dele. No temos de viver em dor emocional permanente. Por causa do amor que o Pai celestial tem por ns, e porque Jesus sofreu em nosso lugar,

no temos de carregar nossas prprias feridas a vida toda. Podemos receber a cura e ser libertos para viver e desfrutar a alegria do imensurvel amor paterno de Deus. No entanto, devemos estar dispostos a pagar o preo.

Guia de estudo
(Captulo 3 - Quando o Corao est Ferido)
Leia Joo 5 e 6 1. Como nosso egosmo pode nos separar de Deus-Pai?

2. Voc acredita que Deus-Pai enviou Jesus Cristo ao mundo para introduzir um ministrio de reconciliao, dando um fim definitivo separao do homem (que inclui voc) de Deus-Pai? (V 2Co 5.16-21)

3. Voc acredita que, por meio de Jesus Cristo, a cura pode substituir as mgoas e que voc pode andar em plenitude em vez de ter um corao ferido? Como isso acontece? Enquanto voc rev as pginas que tratam da "Sndrome de Saul", reflita seriamente sobre sua prpria vida, sua personalidade, seus sentimentos. Considere se h alguma correlao entre voc e Saul. sempre sbio buscar o discernimento de sua esposa ou de um amigo chegado quando fizer isso, pois eles com freqncia vem coisas em nossa vida que no conseguimos ver (especialmente em relao s perguntas 12 e 13).

4. Faa uma lista das reas de sua vida nas quais voc se sente inseguro.

5. Voc tem um corao de servo? Como isso se expressa?

6. Voc est disposto a se humilhar e a tomar o caminho da simplicidade?

7. Voc costuma ter acessos de ira descontrolada? Quando?

8. Voc sofre de melancolia, ou depresso, ou ambos? O que desencadeia tais processos?

9. Voc se sente impressionado intimamente com sua "autoridade"?

10. Seu senso de valor e dignidade depende do elogio de outros? O que acontece se voc no recebe esse elogio?

11. Voc tem mais temor (muito desejo de agradar) a Deus do que ao homem? Em que reas da sua vida isso verdade?

12. Estude as caractersticas da personalidade de Saul: inferioridade, estupidez ou independncia, orgulho, temor do homem, desobedincia. Voc reconhece algumas delas em sua vida?

13. Descreva as caractersticas da sndrome de Saul que voc v em si mesmo. Este um momento excelente de perguntar a algum prximo o que est vendo. afastamento ou isolamento possessividade mentalidade de "ns contra eles" manipulao incapacidade de aprender atitude crtica e condenatria impacincia desconfiana deslealdade ingratido idealismo doentio 14. Qual a diferena entre "poder" e "autoridade"?

15. O que significa para voc "temor do Senhor"?

16. Como a humildade definida no texto?

17. Quais os benefcios de caminhar muito mais no temor de Deus do que no do homem?

4. Cura proveniente de um Pai amoroso


Certa vez encontrei um homem em Madras, na ndia, que me garantiu jamais ter cometido pecado! Em vista de nosso interesse mtuo em assuntos religiosos, a conversa logo se voltou para questes srias. Quando mencionei o fato de acreditar que Deus perdoa as pessoas que reconhecem os prprios pecados, ele me assegurou que nunca havia feito alguma coisa errada. Voc nunca mentiu? perguntei. No, nunca veio a resposta pronta. Voc jamais furtou alguma coisa, nunca odiou a algum? No, nem mesmo uma vez. Nunca cometeu adultrio? Nunca. Nunca desobedeceu a seus pais? Jamais. Alguma vez "colou" nos exames na escola? Nunca fiz isso. Fiquei atnito. Em seguida me veio mente outra pergunta. Voc sente orgulho do fato de jamais haver pecado? perguntei, de modo travesso. Ah! Sim, muito orgulho, muito orgulho! respondeu o homem. A est seu primeiro pecado disse eu. Voc um homem orgulhoso! Ento ele deu uma risada e me cumprimentou, porque eu o havia apanhado em seu nico pecado! Embora no sejamos to orgulhosos como aquele homem, todos ns temos seguido as pegadas de Ado no pecado original. Ado negou a Deus o direito de controlar a vida dele, decidindo que seguiria o prprio caminho. Todos tomamos a mesma deciso. difcil para ns admitir que tambm

nos rebelamos contra Deus, negando-lhe o direito de ser o Senhor de nossa vida. Sem o reconhecimento desse problema humano, o mais bsico de todos (nosso egosmo), o tratamento de feridas e necessidades em nossa vida apenas adia o inevitvel. Os analgsicos no podem manter vivo o paciente que morre de cncer. Eles aliviam a dor, o que importante, mas por que vamos nos fixar em uma soluo temporria se existe uma cura permanente para o cncer? Sendo um Pai amoroso, Deus anseia por nos perdoar se to-somente reconhecermos nosso orgulho e egosmo e pedirmos a ele que nos perdoe. Deus quer que mantenhamos com ele um relacionamento ntimo, por isso deseja remover todos os empecilhos a essa comunicao. Algumas pessoas pensam que, pelo fato de a Palavra de Deus nos chamar de pecadores, Deus est nos rejeitando. Isso no verdade, de modo nenhum. Ele est simplesmente nos ajudando a entender nosso problema mais bsico e a forma de venc-lo. Entretanto, no somos apenas pecadores. H aqueles que tambm pecam contra ns, quer com inteno maldosa ou por egosmo, quer sem nenhuma inteno pois ningum perfeito. As pessoas fazem coisas que nos magoam profundamente e, quando se comete pecado contra ns, no somos desculpados se reagirmos negativamente. No entanto, a injustia que nos infligem, ajuda-nos a compreender a ns mesmos e as pessoas que lutam para reagir da forma correta quando maltratadas ou feridas. Para obter o mximo de cura e de bno, proponho que voc estude os seguintes passos em orao e gradualmente. Depois de ler cada passo, arranje um tempo para orar e aplicar essa providncia em sua vida. Se o processo se tornar doloroso demais, pea a um amigo ou a um lder espiritual que o acompanhe nessas etapas. Voc deve estar preparado para sentir dor, se houver feridas vivas. Para que as feridas se curem adequadamente, talvez precisem ser abertas e purificadas de qualquer "infeco" ou amargura que se tenha estabelecido. Embora esse processo seja doloroso por algum tempo, ele lhe trar grande alegria e cura a longo prazo. Ele o libertar para se aproximar ainda mais do corao paterno de Deus.

Como Deus cura nossas feridas emocionais Primeiro passo - Reconhea sua necessidade de cura Para a maioria, isso no representa um problema. No entanto, se estamos feridos ou magoados e no reconhecemos nossa necessidade, h pouca oportunidade para cura ou ajuda em nossa vida. Ser capaz de admitir a necessidade sinal de boa sade mental e prova de honestidade pessoal. Todos ns precisamos de cura e crescimento nas emoes e na personalidade. No pense que voc exceo. Trata-se de atitude propcia ao aprendizado e humildade que permitir o incio da cura. Algumas pessoas relutam, no desejando expor suas necessidades por medo de rejeio. Todavia, o oposto disso verdadeiro: quando admitimos nossas necessidades, as pessoas nos respeitam mais por causa de nossa honestidade. Provavelmente, todos nos lembramos de uma ocasio ou outra em que nos tornamos vulnerveis e, em seguida, fomos feridos por algum que no reagiu a ns com amor ou sabedoria. Contudo, no podemos permitir que essas experincias nos impeam de receber a cura que Deus deseja conceder. Rejeies do passado no deveriam ter permisso para definir aes ou atitudes no futuro. Comece assumindo uma atitude de honestidade com Deus. Ele o conhece intimamente e no vai rejeit-lo. Na verdade, ele anseia por isso e espera que voc seja honesto para que possa receber seu amor e ajuda. Conte-lhe suas feridas, temores, desapontamentos tudo. Em seguida, abra-se com algum capaz de ajud-lo a aplicar esses passos de cura. Escolha um amigo cristo de confiana, que possa orar por voc e encoraj-lo. Se maltratou algumas pessoas, voc precisa ir at elas e acertar as contas. Isso significa uma parte do que reconhecer nossas necessidades. Ns o fazemos no afim de sermos perdoados por Deus, mas porque fomos perdoados. O fruto de um relacionamento correto com Deus o desejo de restabelecer relacionamentos quebrados com outras pessoas. Sobre esse assunto, o famoso telogo anglicano John Stott apresenta algumas advertncias valiosas. Ele discute o crculo da confisso aberta: pecados secretos, pecados particulares e pecados pblicos. Afirma que

somente devemos confessar pecados no nvel em que foram cometidos. Se o pecado foi secreto isto , um pecado do corao ou da mente que jamais se transformou em ao, ou em palavras , tal falta precisa ser confessada apenas a Deus. O cristo tem liberdade de partilhar tais coisas com amigos ntimos, ou com crentes piedosos, pelo desejo de ser honesto e responsvel, mas no obrigado a fazer isso. ele quem decide se conta tal pecado a algum ou no. Na verdade, somente deveramos fazer confisso quando estivssemos totalmente seguros acerca das pessoas com quem desejamos partilhar, ou quando achamos que Deus nos est levando a isso de modo especfico e jamais porque nos sentimos sob presso. Assim mesmo, devemos ser sbios e cuidadosos sobre como compartilhar. Confessar alguns pecados do corao a outras pessoas poderia significar uma grande bobagem. Se a pessoa contra quem voc pecou na mente nada sabe a respeito de seu pecado, no a sobrecarregue com um fardo seu, a no ser que haja um motivo claro que justifique o benefcio dessa deciso. Se voc estiver em dvida, no faa nada at que obtenha aconselhamento maduro. Alguns pecados cometidos em segredo, ou no nvel privado de nossa vida, so "vergonhosos" pela prpria natureza deles. Acredito que precisamos vislumbrar uma restaurao do sentimento de "vergonha, sobretudo com relao aos pecados de impureza sexual. Se precisarmos p::Jir a algum que nos perdoe o fato de termos pecado contra essa pessoa nessa questo, no necessitaremos entrar em detalhes, tampouco ser imprudentes em nossas palavras. Diga apenas o que precisa ser dito. Confesse que falhou com essa pessoa, ou pecou contra ela, e pea-lhe perdo. Isso suficiente. Uma excelente orientao a seguinte: em se tratando de pecado secreto, confesse-o a Deus; caso seja pecado particular, pea perdo pessoa contra quem pecou; se for pecado pblico, pea perdo ao grupo. Em resumo, so esses os passos para a cura e inteireza espiritual, no que se refere honestidade quanto s nossas necessidades:
1. Admita suas necessidades e pecados. A honestidade libera a graa de Deus em nossa vida.

2. Receba a graa de Deus. A graa a ddiva de Deus de amor, aceitao e perdo para ns, que nos torna seguros nele. Essa segurana produz f. 3 . Confie no Senhor e nas pessoas. A f resulta em confiana e faz com que seja possvel manter comunho ntima com Deus e relacionamento com as pessoas. 4. Estabelea relacionamentos de corao para corao com Deus e com as pessoas. Esses relacionamentos so possveis quando nos humilhamos a ns mesmos. Assim, Deus pode canalizar amor e perdo em ns, pessoalmente, e em nossos coraes para com os outros.

O oposto desse processo leva a mais dor e ferida emocional:


1. Relacionamentos quebrados. Quando os relacionamentos se rompem, achamos muito difcil confiar nas pessoas. 2. Legalismo. Quando nosso relacionamento com outras pessoas est errado, temos a tendncia de nos tornar juzes e crticos. Passamos a viver segundo a "lei", e no segundo a graa de Deus. Isso nos leva a desconfiar do prximo. 3. Falta de confiana. Quando no confiamos no prximo, muitas vezes deixamos transparecer essa desconfiana e as pessoas, por sua vez, deixam de confiar em ns. Ento, cria-se uma atmosfera de crescente rejeio e vo surgindo muralhas entre ns e os outros. 4. Muralhas. O que as muralhas produzem separao, o oposto dos relacionamentos de corao para corao.

Ao considerarmos a honestidade a respeito de nossas necessidades, importante que observemos a diferena entre pecado, ferida e escravido. Para o pecado necessrio haver perdo, para a ferida deve haver cura, e para a escravido espiritual, libertao. Por vezes, precisamos de ajuda nas trs reas. Voc no deve confessar uma ferida, como se ela fosse um pecado, pois ferida no pecado. Entretanto, se por conseqncia de ter sido ferido voc adquiriu uma atitude ou reao pecaminosa, mesmo que a culpa seja de outras pessoas, Deus ainda o responsabiliza pela reao negativa. Na verdade, Deus no v a questo como se a outra pessoa fosse 80% culpada e voc apenas 20%. Voc e a outra pessoa tm culpa e so 100% responsveis pelas prprias aes. Enquanto voc no assumir total

responsabilidade pelas prprias atitudes e aes, a cura impedida. Por qu? Se sua atitude for de ressentimento, amargura, ou de falta de perdo, a cura e o perdo de Deus so bloqueados. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial tambm lhes perdoar. Mas se no perdoarem uns aos outros, o Pai celestial no lhes perdoar as ofensas (Mt 6.14,15). Nunca demais ressaltar a importncia de reconhecer a necessidade de cura em nossa vida. J vi muitas pessoas ocupadas, realizando coisas para Deus, mas cuja atividade estava prejudicada porque precisavam provar algo a si mesmas, obter aceitao ou vencer alguma forma de insegurana acerca daquilo que faziam. O trabalho feito para Deus e para outras pessoas deveria fluir de nossa segurana, de nosso senso de bem-estar, e no de uma compulso para provar algo a ns mesmos ou por causa de uma necessidade de "ser algum'. Se perseverarmos, seremos capazes de nos aproximar mais e mais do nosso Pai amoroso e nos sentiremos bem conosco; teremos maior alegria em nosso trabalho. E nos tornaremos uma bno maior para as outras pessoas se dedicarmos tempo a acolher a inteireza e a cura interior. Segundo passo - Confesse as emoes negativas Certas pessoas atravessam a vida colecionando emoes negativas. Muitas delas jamais aprenderam a identificar ou a comunicar os prprios sentimentos, de modo que acumularam raiva, desapontamentos, medo, amargura, culpa e outros sentimentos negativos desde a mais tenra infncia. Suprimir emoo aps emoo como empurrar uma camada de lixo sobre outra em um saco plstico. No final, alguma coisa acaba cedendo. Esse processo de amontoar emoes no identificadas e no comunicadas produz conseqncias trgicas, que vo desde lceras at o suicdio. Muitos de ns nunca aprendemos a lidar com nossas dificuldades. Crescemos fisicamente, porm permanecemos emocionalmente imaturos. Construmos e mantemos barreiras emocionais que impedem a ao conjunta de receber e dar em nossos relacionamentos com as pessoas e com nosso Pai. Para resolver esse problema, o dr. Phil Blakely observa que precisamos "descompactar" os sentimentos, isto , falar das emoes amontoadas dentro de ns. Para aplicarmos esse conceito, importante ter algum que possa nos ajudar a expor nossos sentimentos. Para

os cristos, esse processo devia iniciar-se com a orao. Se Jesus no for a pessoa a quem nos dirigimos antes e acima de todas as demais, jamais seremos curados. Ele o Criador e deseja que lhe contemos nossos sentimentos porque nos ama profundamente. Em seguida, devemos tambm falar com outras pessoas. importante desenvolver amizades com quem permita que sejamos ns mesmos, mas que nos ame suficientemente para nos desafiar quando estivermos errados. Falar de nossas emoes em si mesmo no uma panacia. A comunicao dos sentimentos simplesmente esclarece os canais mentais de modo que as razes desses problemas possam ser tratadas. O ato de partilhar emoes carregadas de culpa no significa que j tratamos das causas da culpa. nesse ponto que a psicologia relativista se desmantela. Fazer com que as pessoas exprimam livremente sentimentos de culpa pode lev-las a se sentir melhor, contudo, se no aceitarem por fim a responsabilidade de terem violado a lei moral de Deus, os sentimentos de culpa voltaro a no ser que, naturalmente, a pessoa neutralize a conscincia e perca toda a capacidade de sentir. Embora as emoes, por si prprias, no sejam forosamente pecaminosas, se forem dirigidas de maneira negativa em relao a Deus, a ns mesmos e ao prximo, podem resultar em reaes pecaminosas. por isso que precisamos de padres bblicos, a fim de avaliar se nossas atitudes se tornaram pecaminosas. E sendo esse o caso, ento, devemos trat-las como erradas e doentias. A inteno de Deus nunca foi que vivssemos pelos sentimentos, ou em funo deles. Alguns pautam sua vida pela mxima que diz que bom aquilo que sentem ser bom, e ruim o que sentem ser ruim. Trata-se de excelente existencialismo, mas no o cristianismo bblico. Devemos viver de acordo com a verdade revelada na Bblia, e no conforme os palpites ditados pelos sentimentos. Deus nos concedeu a capacidade de sentir emoes, e a inteno dele era que fossem um encorajamento para a tomada de decises corretas. Quando no vivemos de acordo com as leis divinas, adquirimos a tendncia de torcer as intenes originais de Deus com relao s emoes, usando-as para reforar um estilo de vida baseado no prazer e no egosmo. Existem pessoas totalmente governadas pelas prprias emoes, e h outras que nem sequer percebem que guardam sentimentos mais profundos. Estas suprimiram os sentimentos a ponto de julgarem ser atitude "crist" jamais demonstrar emoo alguma. Tal atitude no indica

maturidade nem "espiritualidade". Deus nos criou para levarmos uma vida equilibrada, na qual expressamos emoes e as desfrutamos, e somos livres para analis-las honesta e construtivamente. Maridos, pais de famlia e lderes espirituais podem ser de grande ajuda, encorajando as famlias e congregaes a partilhar suas emoes livremente. Nosso desejo de levar outros a crescer espiritualmente pode ser intil, e at danoso, caso as pessoas que lideramos no recebam esse privilgio. Ao criarmos espao para que as pessoas ao nosso redor sejam honestas, podemos conduzi-Ias a Deus de modo que usufruam um relacionamento mais profundo com ele. Passaro a confiar mais em ns e percebero nosso sincero comprometimento para com elas, o que, por sua vez, nos dar maior liberdade para falar de maneira franca sobre os problemas delas. Onde no desfrutamos de confiana, no temos autoridade. Ao permitirmos s pessoas a oportunidade de serem honestas, estamos concedendo "graa". Isso faz com que elas se sintam seguras ao demonstrar honestidade no apenas quanto s suas emoes, mas tambm quanto s suas necessidades. Se aqueles a quem lideramos manifestam sria desconfiana de outras pessoas, especialmente aquelas ligadas autoridade, bem possvel que jamais tenham aprendido a expressar os sentimentos com honestidade, em uma atmosfera de amor e aceitao. Certa tarde, minha esposa Sally estava partilhando suas frustraes com relao a problemas pessoais. Logo comecei a lhe dar conselhos. Nunca vou me esquecer da resposta dela:
Eu no o procurei para ouvir um sermo. Eu sei o que devo fazer. Quando voc prega para mim, sinto-me como se voc no estivesse ouvindo, nem tivesse interesse por mim. Preciso de algum que me oua. Se no posso falar com voc, com quem vou falar ento?

Naquele mesmo dia decidi que queria ser o tipo de marido que d total liberdade e segurana esposa (e a outras pessoas tambm) para que partilhe as emoes comigo sem nenhum temor de julgamento, sermo ou repreenso.

Para quebrar o ciclo de represso emocional e desconfiana, pea a Deus que lhe d a oportunidade de falar com uma figura de autoridade, a qual o encoraje a ser honesto acerca de seus sentimentos. Alm disso, perdoe aqueles que no passado no lhe concederam a liberdade de proceder assim. A motivao para partilhar sentimentos no devia ser a de persuadir o interlocutor a aceitar seu ponto de vista, mas ser honesto. Todavia, a honestidade no uma finalidade em si mesma. Sua honestidade deve surgir do desejo de confessar emoes negativas, para que venha a se tornar a pessoa que Deus quer que voc seja. Se j fomos magoados por figuras de autoridade, ou se discordamos delas, nossa responsabilidade orar antes de confront-las. Se depois da orao ainda no compreendermos deciso que tomaram, ento deveremos pedir-lhes que a esclarea, que nos faam entender seu ponto de vista. Temos a liberdade de discordar de uma pessoa investida de liderana, mas precisamos tomar o cuidado de no permitir que esse desacordo influencie nossa atitude para com ela. Podemos discordar sem nos tornar juzes e sem quebrar a comunho. No necessrio que a desunio domine por causa da divergncia. O desacordo construtivo sadio, a no ser quando abre caminho para as crticas ou o julgamento, pois assim, pode ocorrer a diviso. Todos os problemas de desunio podem ser resolvidos mediante maior humildade e perdo. Deus est interessado na atitude que acolhemos no corao e tambm em nos ajudar a crescer, desde que estejamos abertos e honestos acerca de nossas emoes. Terceiro passo - Perdoe aqueles que o magoaram O perdo no meramente esquecimento do mal que algum praticou contra ns. Tampouco representa um tipo de sentimento espiritual mstico. simplesmente perdoar a pessoa pelo mal que cometeu. Significa dar-lhe nosso amor e aceitao, apesar de estarmos feridos. O perdo muitas vezes um processo; raramente um ato nico. Continuamos a perdoar at que a dor desaparea. Quanto maior a ferida, maior o perdo. Assim como o mdico precisa manter os ferimentos fsicos livres de infeco, para que possam atingir a cura, tambm devemos manter as feridas emocionais limpas, isentas de amargura, para que possam ser saradas. O perdo o antisptico das feridas emocionais. Tantas vezes quantas forem preciso, sempre que voc pensar em determinada pessoa e sentir-se magoado, perdoe. Diga

ao Senhor que perdoa a essa pessoa e decida que vai am-la com o amor que vem de Deus. Receba o amor divino por essa pessoa mediante a f. Proceda assim toda vez que voc pensar nela, at sentir que a perdoou verdadeiramente. O perdo divino concedido'a ns deve igualmente servir de motivao para perdoarmos. Se voc considera difcil perdoar a algum, pense no quanto Deus lhe perdoou. Se isso no lhe parecer muito, ento pea que Deus lhe revele sua vida como ele a v. O Senhor atender sua orao se clamar a ele com sinceridade. Quarto passo - Receba perdo Se voc foi magoado por algumas pessoas e pecou ao reagir a elas, no apenas fundamental que perdoe a quem o prejudicou, mas tambm que pea perdo a Deus pelas reaes erradas contra tais pessoas. Ao fazer isso, voc poder descobrir a necessidade de perdoar a si mesmo. H ocasies em que nosso maior inimigo o prprio senso de fracasso. Podemos ser muito mais duros conosco do que com os outros. Se voc falhou, derrame seu sentimento de fracasso diante do Senhor em orao, confesse seu pecado e diga-lhe que acolher o perdo divino e perdoar a si prprio tambm. Toda vez que sentir a volta desse senso de fracasso, agradea ao Senhor o seu perdo. H diferena entre convico de pecado e condenao. A condenao tem origem no sentimento de fracasso. A convico resulta do pecado. A convico especfica, clara, vem de Deus; a condenao vaga, genrica, vem de ns mesmos ou de Satans. Se voc imagina que pecou, mas no tem certeza, pea a Deus convico. Sendo o Pai amoroso, ele o disciplinar. Se a convico no vier enquanto voc espera na sua presena em orao, agradea-lhe o seu amor e perdo e prossiga com as tarefas do dia. Permanea aberto diante de Deus, contando a ele as atitudes erradas, mas no se deixe paralisar pela conduta introspectiva. No chafurde no lodo da autopiedade. destrutivo demais. Se voc alimenta atitudes erradas contra algum que o magoou, fundamental confess-las a Deus. Todavia, tome cuidado, pois a autopiedade pode ser a dissimulao do verdadeiro arrependimento. Lidar com nosso papel na questo, muitas vezes, libera o Esprito de Deus para operar no corao de outras pessoas. Mesmo que isso no

acontea, ainda responsabilidade nossa manter a vida correta diante de Deus. Se voc se tornar crtico, duro no corao, ciumento, independente, orgulhoso e amargo, ento precisar enfrentar as prprias reaes. medida que se humilha diante de Deus, ele o perdoa e lhe concede a cura das feridas. Existe cura pelo perdo! Quinto passo - Receba o amor do Pai H um vazio em nossa vida que s pode ser preenchido pelo prprio Deus. Quando pecamos e pedimos perdo, ou quando combatemos a insegurana ou a inferioridade, existe uma possibilidade de que esse vazio no esteja preenchido. Nessas situaes, pea a Deus que o preencha com seu Esprito, at transbordar. Mantenha-se livre do egosmo, concentrando-se em Deus. Sempre bom enfatizar este passo no processo curativo, afinal a autopiedade e o egosmo entristecem o Esprito Santo. Concentre os pensamentos e as oraes no carter de Deus e nos diferentes aspectos do seu corao paterno. Adore a Deus: fale com ele, cante para ele, pense nele. Medite na fidelidade, na santidade, na pureza, na compaixo, na misericrdia e no perdo divinos. De importncia vital no recebimento do amor do Pai, o desenvolvimento de uma atitude de adorao deve ser cultivado como uma conduta acima de qualquer outra. Memorize os versculos ou hinos que voc pode usar como armas no combate solido ou ao desnimo. A porta que conduz presena do Pai a adorao ela nos leva para longe da depresso e da autopiedade. Alguns dizem que no conseguem adorar a Deus quando no sentem vontade de faz-lo, pois consideram que esse tipo de adorao hipocrisia. Minha resposta a isso que no adoramos a Deus por causa de nossos sentimentos, mas em virtude de quem ele . Com freqncia adoro a Deus a despeito de meus sentimentos. No quero ser prisioneiro deles, por isso louvo a Deus de qualquer maneira. Se me sinto desanimado, tento honestamente exprimir esses sentimentos, mas em seguida prossigo, concentrando-me em quem Deus, e no como me sinto. Voc quer receber o amor do Pai? Ento passe algum tempo na presena dele. Recebemos um banho do seu amor cada vez que passamos algum tempo com ele, dando-lhe alguma coisa. O que que podemos dar a Deus? Por meio de nossas palavras e pensamentos, podemos lhe oferecer honra, adorao, ateno, louvor e culto. Caso

isso seja uma dificuldade para voc, leia a Bblia e destaque as passagens que falam especificamente do carter de Deus. Um bom lugar para comear o livro de Salmos. Ore e cante essas passagens ao Pai nos momentos de devoo pessoal. Quando estiver praticando o louvor diariamente, voc saber que est crescendo mais e mais no amor de Deus. Sentir a presena de Deus intimamente, em resposta s suas palavras de louvor. No fique surpreso se durante o dia o Senhor lhe dirigir palavras de apreo, aprovao e amor. Ele tem prazer em amar a seus filhos! Sexto passo - Pense os pensamentos de Deus Ao reagirmos s injustias sofridas, sobretudo quando crianas, criamos hbitos destrutivos de pensamento acerca de ns mesmos. Por exemplo, se seus pais eram exigentes e perfeccionistas, muitas vezes voc talvez no tenha conseguido atingir as expectativas que eles alimentavam a seu respeito. Os adultos que tiveram esse tipo de formao, no raro, "programam-se a si mesmos" para o fracasso. Ao determinarem previamente que fracassaro, tentam se proteger do desapontamento. Infelizmente, tais profecias com freqncia cumprem-se por si mesmas. Esses padres negativos de pensamento raramente so exatos e se baseiam na rejeio e no medo. Se pensarmos que somos feios, no apenas sentiremos nossa feira, mas tambm agirmos de acordo com ela. As Sagradas Escrituras dizem que devemos amar a Deus de todo o nosso corao, alma, mente e corpo, e ao prximo como a ns mesmos (cf. Lv 19.18; Mt 19.19). Deus deseja que amemos a ns mesmos, no egoisticamente, mas com o seu amor. O Senhor deseja que pensemos os seus pensamentos de bondade, estima, respeito e confiana em relao a ns mesmos. Se voc tem padres negativos de pensamento a seu respeito, sugiro que pare com isso agora mesmo e, em seguida, escreva em uma folha de papel os dois ou trs modos de pensamentos negativos mais comuns para voc. Feito isso, escreva os pensamentos de Deus para com voc, baseados no carter divino, que so o oposto de seus pensamentos negativos. Por exemplo, se voc se imagina sendo sempre um fracasso, escreva o seguinte: "Sou bom em .................................." e preencha

o espao em branco com a coisa que sabe fazer bem. Escreva tambm aquilo que a Bblia diz a respeito dessa rea de sua vida. Por exemplo: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4.13). Cada vez que voc comear a pensar nessa coisa negativa, pare e mencione o pensamento positivo, acompanhado de uma passagem bblica. Trs semanas o tempo exigido para quebrar um mau hbito e substitu-lo por um hbito bom. Continue a repetir para si mesmo a verdade, at que tenha rompido o padro negativo de pensamento. No se renda a mentiras e pensamentos condenatrios. Persevere. Com a ajuda de Deus voc pode se superar! Clame ao Senhor cada vez que falhar. Depois, recomece tudo outra vez. Voc j reparou quantas vezes Deus repete uma verdade quando est tentando encorajar algum? No primeiro captulo de Josu, Deus disse quatro vezes a ele que no tivesse medo. Por qu? Porque Josu precisava ser lembrado a pensar os pensamentos de Deus sobre ele prprio. Josu se preparava para entrar em combate e carecia desse incentivo. Tenho certeza de que ele repetiu as palavras do Senhor, muitas e muitas vezes. A causa mais comum da depresso ter pensamentos depreciativos e condenatrios, ou de reprovao, com relao a ns mesmos. Para romper o ciclo de depresso, devemos seguir os passos sugeridos aqui e, em seguida, decidir que nunca mais nos entregaremos autocensura! A fim de quebrar o costume de pensar negativamente, devemos pensar os pensamentos de Deus. O mesmo princpio se aplica s reaes que vo alm de meros pensamentos e se transformam em aes. Se voc detectar alguns "padres de reao" negativos, defensivos ou egostas na vida, escreva-os. Ao lado deles escreva como Deus deseja que voc responda em situaes ameaadoras que o tornam defensivo. Ao se perceber agindo de modo negativo ou egosta, voc deve parar e orar. Depois, escolha o modo pelo qual Deus quer que voc reaja. Pea ao Senhor que o torne capaz de pr esses pensamentos e escolhas em ao. Quando falhar, pea o seu perdo e prossiga. Se o diabo disser que voc "fracassou outra vez", concorde com ele, mas diga-lhe que se recusa a lamentar! Aceite a responsabilidade do fracasso, pea o perdo ou a ajuda de Deus e prossiga! Trabalhe no problema at estabelecer novos hbitos. Lembre-se de que foram anos para desenvolver hbitos negativos, portanto no desista: isso porque em

algumas semanas ou meses voc pode substitu-los pelos padres de Deus. Comece com um ou dois hbitos de cada vez, ento passe para os outros. Se fizermos o possvel, Deus far o impossvel para ns. Stimo passo - Persevere A concluso 90% do sucesso! A Bblia diz: "Se perseveramos, com ele tambm reinaremos. Se o negamos, ele tambm nos negar" (2Tm 2.12). A perseverana apresenta dois aspectos. Se de um lado significa compromisso de nossa parte de no desistir, ou determinao em terminar a tarefa, por outro lado, diz respeito capacidade da parte de Deus. Ele nos concede a graa de terminarmos aquilo que nos chamou a realizar. As suas ordens so tambm a sua promessa de vitria. s vezes, voc pode pensar que impossvel perseverar at o fim. Pode ser que tenha razo! Contudo, chegando ao trmino daquilo que possvel para ns, podemos ento ver Deus fazer o impossvel. A f ainda no foi exercida enquanto no cremos em Deus para o impossvel. No precisamos de f para fazer o possvel. Assim, se voc estiver enfrentando situaes impossveis na vida, d graas a Deus, pois agora pode comear a praticar a f. Por que a perseverana representa um passo no processo curativo de Deus em nossa vida? Porque desistir o que nos torna vulnerveis a sentimentos de rejeio, raiva, mgoa, ressentimento, luxria, desconfiana, ou o que for que esteja nos infectando. Por vezes queremos que Deus realize um milagre e desfaa todos os nossos problemas, agora mesmo. No entanto, nosso Pai nos est conduzindo em um processo que nos prepara para reinar com ele. Visto que deseja nos moldar e refinar, ele permite que experimentemos tentaes que nos foram a fazer escolhas. como diz minha amiga Joy Dawson: "O importante como voc termina!". Diz o apstolo Paulo em sua primeira carta aos corntios:
Vocs no sabem que de todos os que correm no estdio, apenas um ganha o prmio? Corram de tal modo que alcancem o prmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas ns o fazemos

para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, no corro como quem corre sem alvo, e no luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e fao dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo no venha a ser reprovado (1Co 9.24-27).

Fracassaremos ao longo do caminho; contudo, se confessarmos nossos pecados, desviando-nos deles, e mediante a f decidirmos rejeit-los, receberemos o perdo de Deus e um novo comeo. Ele o Deus dos novos comeos. Nossa parte nos humilhar e nos desviar do pecado e do fracasso; a parte de Deus perdoar e conceder novo comeo. Ele tem prazer em fazer isso, pois o nosso Pai e um Deus de amor. Ele est trabalhando em voc. A luta faz parte do processo curativo vitorioso. Voc aprende lies valiosssimas: humildade, perdo, compaixo e perseverana. Prossiga. Estamos em plena guerra, mas do lado vitorioso! Jesus o vencedor! "Estou convencido de que aquele que comeou boa obra em vocs, vai complet-la at o dia de Cristo Jesus." (Fp 1.6) Deus est procurando pessoas que cumpriro as suas intenes originais, ou seja, o propsito para o qual ele criou a humanidade. Ele deseja ter amizade conosco. E o Senhor no quer essa amizade apenas com um pequeno grupo de indivduos egostas; o seu propsito unir em uma nica famlia todos os que o amam. Assim, sempre que as pessoas amam a Deus, ele as rene para desfrutar a sua profunda amizade, cuidado e apoio mtuos, celebrando tambm o amor, o perdo e a inteireza de carter que ele lhes concedeu. O plano divino que essa "unidade familiar" seja a igreja. A famlia do Pai Alm dos passos que podemos cumprir como indivduos, a "famlia do Pai" igualmente um canal do seu amor e cura para as pessoas feridas. medida que amamos, aceitamos e perdoamos uns aos outros, como irmos em Cristo, o amor de Deus flui atravs de ns para que nos curemos mutuamente. Por intermdio de nossos irmos na famlia de Deus, ele

prov o tipo de amor e de aceitao que nos libertam dos temores, permitindo-nos experimentar maior inteireza como seres humanos. Na famlia de Deus podemos mostrar interesse genuno pelo prximo sem medo de rejeio. Podemos aceitar o prximo a despeito de suas fraquezas. Podemos ser ns mesmos sem medo de rejeio. Tudo isso verdade em virtude da graa de Deus. a graa de Deus, o seu amor no merecido, que faz tudo isso por ns. No possumos em ns mesmos a capacidade de ser assim to amorosos, mas Deus nos capacita a amar. No temos a habilidade de curar uns aos outros, mas por nosso intermdio Deus cura os outros. Todo cristo abriga esse ministrio. Cada um de ns pode ser um doador da graa. A essa altura importante fazer uma breve advertncia. Se estivermos feridos emocionalmente, devemos ter muito cuidado para no fazer das pessoas a fonte de cura para nossa vida. As pessoas no podem nos dar aquilo que apenas Deus nos pode dar. Se quiser que as pessoas o curem, voc ficar facilmente desapontado. Preste o mximo de ateno ao Pai celeste; somente ele capaz de cur-lo por completo. Deus muitas vezes far isso por intermdio de pessoas, mas ele a fonte, e as pessoas so os canais. A cura emocional quase sempre um processo. Demanda tempo. Para isso, h uma razo importante: o nosso Pai celeste no deseja simplesmente libertar-nos da dor deferidas passadas, ele almeja tambm levar-nos maturidade espiritual e emocional. Tal processo exige tempo e tomada de decises acertadas. Ele nos ama a ponto de tomar os meses e os anos necessrios no apenas para curar as feridas, mas tambm para edificar nosso carter. Sem o crescimento de carter, seremos feridos de novo. Cometeremos atos imprudentes, egostas, que nos machucaro ou provocaro outras pessoas a nos ferir. Uma vez que Deus nos ama, ele aguarda nosso desejo de buscar esse tipo de crescimento de carter; espera que estejamos prontos para ser curados. Com freqncia, nossa reao correta diante de outras pessoas libera a fora de cura em nossa prpria vida.

Guia de estudo
(Captulo 4 - Cura Proveniente de um Pai Amoroso)

Leia Joo 7, 8 e 9 importante que voc encontre um lugar sossegado e um tempo adequado para essa lio. Antes" de comear esta seo, reveja as trs lies anteriores. Qualquer pergunta que no tenha respondido por completo deve ser concluda agora. medida que as rel, provvel que o Senhor lhe d um maior discernimento. importante tambm perguntar a si mesmo agora: "Estou pronto para assumir a responsabilidade de minhas aes na(s) rea(s) que o Pai revela a mim e pedir seu perdo por meu egosmo e rebelio contra ele"? Isso no significa que tenha de expor a dor e a mgoa que encontrou em sua vida. Ao contrrio, significa mostrar que a maneira de respondermos, muitas vezes para proteger a ns mesmos, com freqncia demonstra que tiramos Cristo do centro. Nesses casos, precisamos reconhecer nosso pecado e buscar o perdo do Pai. melhor ser o mais especfico possvel enquanto relembra esses incidentes e confessar suas respostas erradas em detalhes a seu amoroso Deus-Pai. Orientaes para a cura emocional 1. Reconhea sua necessidade de cura. Admita sua necessidade de ajuda. Seja honesto com seu Pai. Ele capaz de orient-lo e gui-lo.

2. Confesse seus pecados. Eles devem ser confessados somente no nvel em que foram cometidos. Pecado secreto - Um pecado do corao ou mente que nunca foi praticado ou falado a outros. Precisa ser confessado somente ao Pai. Pecado particular - Pea perdo pessoa contra quem voc pecou. Pecado pblico - Pea perdo ao grupo. 3. Confesse suas emoes negativas - sentimentos de ira, medo, amargura, decepo, ressentimento etc. No apresentar nenhuma emoo pode ser to prejudicial quanto ter uma emoo negativa. Sempre converse com Jesus primeiro e, depois, se for necessrio, com outros. 4. Perdoe aqueles que o magoaram. Geralmente isso um processo, no um ato instantneo. 5. Receba perdo. Pea e receba o perdo do Pai por suas prticas erradas e/ou atitudes para com os outros. 6. Receba o amor do Pai. Desfrute um tempo na presena do Pai. 7. Pense os pensamentos de Deus - no pensamentos negativos, defensivos, egostas. Quebre os antigos padres de pensamento sobre si mesmo. Quando comear a pensar de forma negativa, pare e declare a verdade de Deus sobre esse pensamento e encontre um texto das Escrituras para refor-lo. 8. Resista. Abandone os sentimentos negativos que o tornam vulnervel. Leia e memorize Filipenses 1.6. Uma boa idia fazer uma lista das coisas especficas que voc est confessando. Ento voc provavelmente descobrir um padro em sua vida que, quando reconhecido e confessado para arrependimento, pode ser alterado por Deus-Pai. No bom que guarde essa lista. Ela pode causar-lhe constrangimentos se for lida por mais algum, mas pode servir-lhe de ajuda inicialmente. Lembre-se - a cura emocional quase sempre um processo. Leva tempo.

de suprema importncia que voc no retorne s pessoas e a colocar seu foco nelas como a fonte da cura. O Pai celestial o nico capaz de cur-lo completamente. Ficamos decepcionados quando queremos que, em sua inabilidade, as pessoas faam por ns o que somente Deus pode realizar.

5. A Essncia do Desapontamento
Jerusalm inteira pulsava de emoo naquele dia. Depois de muitos anos de guerra civil, a nao se unia de novo, e seus inimigos do sul foram derrotados. E o mais importante, depois de vinte anos de esterilidade espiritual, a adorao estava sendo restabelecida na nova capital do reino. O reinado de Saul terminara com sua morte no campo de batalha, e o lder agora era o jovem Davi. Tinha sido uma longa noite, e a aurora finalmente surgia. Davi havia declarado nao que devolveria a arca do Senhor Jerusalm. Dezenas de milhares de pessoas se amontoavam na cidade para celebrar a vitria. Cada famlia e cada tribo estavam representadas, e as multides se mostravam entusiasmadas em razo de tanta expectativa. "Certamente Deus est satisfeito", teria pensado Davi. E ele teria refletido tambm: "Agora o seu povo est unido, e podemos adorar ao Senhor uma vez mais. Contudo, quo triste foi Saul no ter honrado ao Senhor trazendo de volta a arca de Deus. Mas esta no uma ocasio de tristeza. Tambm me regozijarei diante do Senhor". Davi e todos os israelitas iam cantando e danando perante o SENHOR, ao som de todo tipo de instrumentos de pinho: harpas, liras, tamborins, chocalhos e cmbalos (2Sm 6.5). De maneira inesperada, a tragdia aconteceu. Os bois tropearam e o jovem Uz esticou o brao para segurar a arca. No mesmo instante caiu ao cho, morto! Davi ficou atnito, contrariado. O que significava isso? O silncio ia caindo sobre as pessoas medida que a notcia se espalhava pela multido. dio, vergonha e medo desceram simultaneamente sobre Davi. "Por que, Senhor?", suplicou ele. "Por que agora? Estou fazendo o que ordenaste. Por que Uz? Ele apenas tocou a arca." Embora Davi estivesse confuso, sabia que no poderia prosseguir com a arca enquanto no soubesse por que Deus julgara suas aes. A decepo tomou conta dele. Se pelo menos ele soubesse o porqu disso... o que teria feito para desagradar ao Senhor? Ser que voc consegue imaginar a tristeza de Davi enquanto caminhava de volta para casa sozinho naquele dia? Tudo havia comeado

com a impresso de que a festa seria maravilhosa. Sem dvida, ele se debatia em sentimentos de fracasso e condenao pessoal e, ao mesmo tempo, na ira que sentia contra Deus.
Davi ficou contrariado porque o SENHOR, em sua ira, havia fulminado Uz. At hoje aquele lugar chamado Perez-Uz. Naquele dia Davi teve medo do SENHOR e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca do SENHOR?" (2Sm 6.8,9).

A maioria de ns consegue se identificar com os sentimentos de Davi. Ns tambm, em um perodo ou outro, j samos pela f e enfrentamos decepes e pocas difceis. "Por qu?" a pergunta que fazemos repetidamente. O desapontamento ou decepo tambm pode ter origem na reao das pessoas a ns... Elas so capazes de nos abandonar nas iras em que mais precisamos delas e, muitas vezes, deixam de estar altura de nossas expectativas. Independentemente da causa, a decepo carrega o potencial para mgoa, desnimo, amargura, ira, incredulidade e medo. Os efeitos de decepes extremas podem permanecer conosco meses e anos a fio, impedindo o relacionamento com Deus, nosso Pai. Por isso to importante que aprendamos a tratar da decepo de maneira construtiva, notando os propsitos divinos ao permitir que experimentemos tal desapontamento. Em seu livro Dont Waste Your Sorrows [No desperdice suas lgrimas], Paul Billheimer ressalta que as decepes e desiluses podem ser fonte de grandes bnos, se reagirmos a elas da forma correta. Nada poder nos magoar emocionalmente, a menos que nos faa reagir com atitude errada. As circunstncias causadoras de decepo passaro, mas as reaes da pessoa a elas determinam escolhas morais e espirituais que podem influenciar para sempre a sua vida. Enquanto existirem pessoas, haver tambm decepes. Certo dia, um amigo me disse, brincando: "Vamos ter unidade aqui, custe o que custar, ainda que eu seja o nico a sobrar!". A soluo dos desapontamentos impe o aprendizado de saber lidar com as fraquezas humanas. Exige que desenvolvamos pacincia e flexibilidade, alm de uma compreenso mais profunda dos caminhos de Deus. Temos de aprender a reagir da forma que

Deus quer que reajamos em todas as circunstncias. Isso no significa que nos tornaremos capachos humanos, mas sim, que reagiremos com atitude parecida com a de Cristo, pouco importando o modo pelo qual somos tratados. Aprendendo a comer em paz Os cristos que aprendem a amar e aceitar uns aos outros se parecem com irmos e irms que aprendem a comer juntos pacificamente. Lembro-me de como eu provocava meu irmo e minha irm durante o jantar. Mas tambm me lembro de que brigas mesa eram coisa que meu pai no suportava! Ele insistia conosco para que aprendssemos a comer juntos em harmonia. Algumas de nossas decepes se originam das expectativas imaginrias que temos uns dos outros. O fato de se tornar cristo no significa perfeio instantnea. Precisamos aprender a amar nossos irmos e irms, da mesma forma que aprendemos a "comer em paz. Quando se sentir decepcionado com as aes de um irmo, no o "desligue" nem o exclua da comunho. bem possvel que Deus o tenha trazido sua vida para ensinar a voc preciosas lies. Disse o salmista Davi: "Por tua fidelidade me castigaste" (SI 119.75). As pessoas que consideramos de difcil relacionamento podero constituir uma "aflio" amorosa da parte do Senhor. Se voc e eu fossemos to amorosos como muitas vezes imaginamos que somos, no teramos problemas para reagir bem diante de pessoas "de difcil convvio". Acredito que Deus permite, e s vezes determina, experincias duras em nossa vida para expor as fraquezas de carter, as atitudes erradas, de maneira que possa resolv-las. Vencendo o orgulho Davi foi obrigado a tratar de sua decepo quando Uz perdeu a vida, o que custou ao rei um ato grandioso de humildade. Ele poderia ter endurecido o corao no orgulho, culpando a Deus pelo acontecido. Ao contrrio, buscou ao Senhor para saber o que fizera de errado e quais

lies Deus tinha para ele. Davi aprendeu a humilhar-se, a fim de descobrir os propsitos de Deus nessas circunstncias to trgicas. Ser humilde no significa apenas mostrar honestidade, mas tambm adotar as perspectivas de Deus. Muitos so impiedosamente honestos, porm no continuam a assumir o lado de Deus contra o pecado, tampouco adotam a atitude divina para com o pecador. As duas coisas so necessrias se queremos aprender com as desiluses e decepes da vida. Para as pessoas que aprenderam a perguntar a Deus por que ele permitiu que certa situao ocorresse, ou o que ele pretende lhes ensinar mediante tais circunstncias, os desapontamentos produzem formidvel crescimento e elevada compreenso espiritual. Todavia, o orgulho representa a maior barreira para o aprendizado por meio das dificuldades e decepes. Embora possamos pensar que nossa maior necessidade nos perodos de desapontamento seja a tolerncia, acredito que nossa necessidade mais urgente reconhecer o prprio orgulho. A vitria sobre o orgulho a chave para a obteno de pleno xito e sabedoria diante das decepes. Considere os seguintes sintomas e veja como podem nos prejudicar, impedindo-nos de reagir da maneira certa:
O orgulho v os erros dos outros, mas jamais se identifica com as fraquezas deles. Quando nosso prximo erra, poderamos reagir assim: "Muito bem, eu mesmo j cometi essa bobagem"; ou "Entendo o que aconteceu; se no fosse pela graa de Deus eu teria feito o mesmo". Em geral, o orgulho no admite o erro nem a responsabilidade pessoal. Quando admite, para desculpar o erro ou arranjar uma explicao plausvel, e no h pesar pelo erro cometido. O orgulho lana a culpa nos outros, criticando e demonstrando por que esto errados. O orgulho produz endurecimento, arrogncia, auto-suficincia e independncia doentia.

O orgulho est mais interessado na aceitao aos olhos das pessoas do que em estar em perfeita harmonia com os padres de Deus. O orgulho se interessa mais em vencer discusses do que em manter amigos. O orgulho jamais pronuncia as palavras: "Estou errado. A culpa minha. Voc me perdoa?". O orgulho gera atitude de exigncia. Ressalta o que no foi feito por ns, em vez do que foi feito. Cobia o passado, ou o futuro, e jamais se satisfaz com o presente. O orgulho divide. Diz: "Meu" grupo ou "minha" igreja ou denominao contm mais verdade do que as outras. O orgulho leva a pessoa a julgar as situaes conforme o que significam para o homem, e no para Deus. O orgulho no v da perspectiva divina. O orgulho faz intrigas, estraalha ndoles, arruna reputaes e tem prazer em espalhar boatos sobre fracassos e pecados. O orgulho pe a culpa em Deus e em outras pessoas quando as coisas vo mal. O orgulho arranja desculpas para a amargura e o ressentimento. O orgulho induz autopiedade, exigindo cada vez mais autocomiserao. O orgulho afirma que qualquer pessoa pode atingir um nvel tal de espiritualidade, que por fim fica livre do prprio orgulho. Ele pe toda a sua segurana em uma forma grotesca de retido de si prprio, e no na cruz de Jesus Cristo.

Foi na experincia mais dolorosa e decepcionante de minha vida que aprendi algo sobre o orgulho: meu prprio orgulho e o dos outros. Eu j ouvira falar de divises dentro da igreja, de conflitos profundos e destrutivos entre os prprios cristos, todavia jamais tive em mente que isso poderia acontecer comigo.

Em nosso corpo de crentes, tnhamos dirigido grande nfase a nossos relacionamentos, nossa unidade, a ser uma "famlia", e eu sentia orgulho do fato de termos grande proeminncia moral na igreja. Quando eu analisava os demais grupos, sentia desgosto de sua superficialidade e sua falta de calor pessoal, embora no admitisse tal coisa naquela poca. No conseguia me imaginar identificado publicamente com certos setores do corpo de Cristo por causa de sua perspectiva aptica da evangelizao, bem como da falta de um discipulado radical. Eu ensinava as prioridades do corpo de Cristo, ressaltando um estilo de vida digno do Reino de Deus. Com enorme convico, achava que a igreja era uma comunidade de crentes e, assim, dava grande importncia a esse tipo de relacionamento. Continuo ensinando essas coisas, mas h dez anos eu as ensinava de modo to extremo, que Jesus j no era o centro de minha vida outros crentes o eram. ramos uma comunidade cujos membros haviam se tornado presunosos, arrogantes consigo mesmos. Ns nos considervamos crentes especiais, nicos, e quando isso aconteceu ficamos sujeitos a grandes problemas. Tnhamos estabelecido padres to elevados para ns mesmos, que se tornou impossvel aos outros crentes viver altura deles e tampouco ns podamos. Finalmente, todos nos voltamos uns contra os outros. O Natal de 1975 foi o dia mais triste de minha vida. Na manh daquele dia me vi sentado na cama, contemplando os cacos de meus sonhos. Eu sonhara com uma comunidade amorosa, constituda de pessoas que haveriam de viver o evangelho de forma to radical, que faramos o mundo todo estremecer. No entanto, eu me esquecera de calcular a depravao humana e de inclu-la na equao do sucesso. Nosso fracasso foi to horroroso e fiquei to magoado com meu pecado e o dos outros, que cheguei a desacreditar da prpria vida. No consigo descrever essa dor. Senti-me esmagado, rejeitado, trado e, algumas vezes, enraivecido contra as pessoas a quem eu tanto amara. Aquele pequeno paraso de amor e cura se transformara em um inferno de relacionamentos rompidos. Eu enfrentava ento a brutal realidade do horror daquilo em que nos tornamos quando a graa de Deus j no estava controlando a nossa vida.

Hoje olho para trs, para aqueles dias terrveis e meses sombrios, com grande gratido a Deus. Para mim foi o perodo mais doloroso e tambm o melhor. Deus operou mais naqueles dias de diviso e sonhos desfeitos, a fim de mostrar minha profunda insegurana e orgulho, do que no restante de minha vida. Ao mesmo tempo, ele demonstrou naquela poca mais da sua misericrdia, do seu amor e da sua fidelidade para comigo do que eu jamais poderia sonhar que fosse possvel. Graas ao sentimento doloroso naquela fase, cura e redeno que ocorreram quando me humilhei diante de Deus e dos outros, aprendi muitas lies. Quando a percepo finalmente chegou a mim, Deus me revelou as razes das atitudes erradas com relao aos outros. Chorei enquanto o ouvia sussurrar em minha mente: "Eu te perdo e restauro tudo quanto foi perdido". Foi essa experincia que me levou a uma conscientizao mais aguada dos perigos do orgulho, alm de uma ternura imensa por aqueles que sofreram injrias e decepes em seus relacionamentos. Corao humilde Davi humilhava-se continuamente. A Bblia diz que ele era um "homem segundo o corao de Deus". Foi Davi quem escreveu no salmo 51: "Os sacrifcios que agradam a Deus so um esprito quebrantado; um corao quebrantado e contrito, Deus, no desprezars" (v. 17). Para Davi, contrio no significava desespero nem total ausncia de esperana, tampouco estar ferido. Significava humildade, o oposto de orgulho. Em razo disso, Davi aprendia com cada decepo em sua vida. Se quisermos aprender a confiar no Senhor e a conhec-lo como nosso Pai, tal como Davi o fez, precisamos humilhar-nos diante dele. Quando as coisas vo mal, para nossa escolha temos duas alternativas: procuramos as razes pelas quais Deus o permitiu ou tornamo-nos endurecidos e orgulhosos. No h meio-termo. Nenhuma mistura de humildade e orgulho poder garantir os resultados desejados por Deus. Ainda que no tenhamos feito nada errado em alguma situao, precisamos aprender a perdoar e a abenoar os inimigos. Isso somente acontece quando temos corao humilde.

A seguir, uma relao de perguntas simples que aprendi a fazer a mim mesmo e, comprovadamente, valiosas no trato de nossas decepes:
l. Senhor, o que que queres ensinar-me nesta situao? Que atitude devo tomar? Qual deve ser minha reao? Se for o caso, que princpios bblicos violei nesta situao? 2. Teria havido alguma desobedincia de minha parte quanto a alguma ao, horrio, pessoas envolvidas ou procedimento? 3. Senhor, tenho de perdoar a algum neste desapontamento? 4. Ser que preciso procurar aconselhamento com um crente piedoso, que me ajude nesta situao? Poderias tu, Senhor, conceder a tal pessoa uma viso de minha vida, necessidades e reaes, o que me ajudar a aprender o que queres ensinar-me? 5. Senhor, estou espiritualizando demais esta situao e, por isso, perdendo algumas lies prticas que preciso aprender? 6. Senhor, quais so os ajustes e mudanas que preciso introduzir em minha vida? Ajuda-me a dar os passos necessrios para crescer. 7. A quem eu deveria servir agora, em vez de ficar remoendo os problemas?

Algumas vezes muito difcil "interiorizar" as lies da vida. Se fomos criados sem o exemplo de pais piedosos, ou sem disciplina sbia e amorosa; aplicar as lies ministradas pelas dificuldades e decepes pode ser complicado e at ameaador. Se esse for o caso, voc pode estar com a tendncia de se sentir rejeitado, dominado por autoridade de "mo pesada', ou muito temeroso, em uma situao criada por Deus com o propsito de ajud-lo a crescer. Pelo visto, voc precisar de ajuda para entender como crescer e aprender com os desapontamentos. Quando Jesus se ajoelhou sozinho para falar com o Pai, naquela noite dolorosa no jardim do Getsmani, seu corao estava pesado. Ele enfrentava a ltima provao a morte. Deus-Pai lhe havia pedido algo muito difcil, mas Jesus no estava sendo obrigado a agir contra a sua vontade. Aceitou o plano do Pai porque o conhecia e nele confiava. Disse Jesus: "No seja como eu quero, mas sim como tu queres" (cf. Mt 26.39,42). Visto que ele conhecia o corao de Deus, obedeceu-lhe

incondicionalmente. No se tratava de uma reao forada a um Pai intransigente, mas de uma resposta confiante a um amor conhecido. A maneira pela qual tratamos a decepo e reagimos quilo que Deus deseja fazer em nossa vida revela, talvez muito mais claramente do que qualquer outra coisa, quo seguros nos sentimos com o amor de Deus e quo perto estamos do corao paterno do Senhor.

Guia de estudo
(Captulo 5 - A Essncia do Desapontamento)

Leia Joo 10, 11 e 12 1. Numa escala de 1 a 10, com que freqncia voc experimenta sentimentos de decepo? (1=nunca; 10=sempre)

2. Como voc lida com o desapontamento? Ele o faz ficar exasperado, constrangido, magoado, desencorajado, incrdulo etc? Faa uma lista de todos os sentimentos que experimenta quando sofre um desapontamento.

3. Desapontamentos podem resultar em um tremendo crescimento pessoal e um profundo entendimento espiritual. Voc se encontra em algum ponto onde possa perguntar ao Pai por que ele causou ou permitiu a situao de desapontamento e o que ele quer que aprenda em meio a tudo isso?

4. Voc tem expectativas fantasiosas a respeito de si mesmo por causa de outras pessoas causando dessa forma seu prprio desapontamento? Faa uma lista das pessoas que mais o desapontam e descreva como elas o fazem.

5. medida que aprendermos a tratar uns com os outros superaremos as expectativas fantasiosas que causaram desapontamento no passado.

6. Que tipo de atitude devemos ter em resposta a toda e cada circunstncia? Explique por que e o que essa atitude pode causar.

7. Como Davi, precisamos aprender a ns mesmos a fim de sermos receptivos para o cumprimento do propsito de Deus em ns em meio ao desapontamento. O que de melhor voc pode fazer em relao a isso?

8. Qual a maior barreira para aprender por meio da dificuldade e do desapontamento? Explique por qu.

9. Nas pginas 66-7 h uma lista de 15 sintomas de orgulho. Discuta esses sintomas com o Pai e com seu cnjuge ou com um amigo prximo para ver se alguns deles esto evidentes em sua vida. Faa uma lista daqueles que so evidentes em voc. Ore para ter um corao aberto durante esse tempo a fim de descobrir reas com as quais precisa tratar.

10. Explique como colocamos nossas expectativas em outras pessoas, levando-nos a pr o nosso foco nelas ou em ns mesmos em vez de no Senhor, o que pode resultar em relacionamentos desfeitos.

11. Leia e releia as perguntas das pginas 70-1. Familiarize-se com elas de tal maneira que, da prxima vez em que ficar desapontado, questione a si mesmo e seja capaz de crescer e aprender a partir do desapontamento, em vez de sofrer com a autopiedade (isto , orgulho).

6. O Corao Partido de Deus


Depois de longa semana de conferncias e aconselhamento na Noruega, eu estava cansado de tanta gente. Gosto muito do que fao, mas ao final de seis dias de dezoito horas de trabalho, eu queria apenas estar sozinho. Saltando do txi, na frente do Aeroporto Internacional de Oslo, orei silenciosamente ao Senhor. O pedido era bastante simples: tudo o que queria era um assento no avio que tivesse espao extra para as pernas (para minha estrutura de mais de 1,90 metro), de modo que pudesse me esticar e descansar um pouco no vo de volta a Amsterd. Caminhei pelo corredor central do avio, ligeiramente encurvado =a no bater com a cabea no teto. Encontrei uma fileira de assentos vazios, o que significava espao extra para as pernas e, pronto, um vo tranqilo. Sorri para mim mesmo enquanto me acomodava no assento do corredor, pensando em como Deus fora bondoso ao responder minha orao, concedendo-me um pouco de descanso e paz. "Deus sabe como estou cansado", pensei enfim. Enquanto eu colocava a pasta sob o assento frente, um homem sorridente, um tanto desleixado, veio subindo pelo corredor e me cumprimentou ruidosamente: Ol! Voc americano? Sim... sim, sou respondi sem vontade. Eu havia escolhido o assento do corredor, imaginando que seria mais improvvel algum se sentar ao meu lado, pois teria dificuldade de passar por cima de minhas longas pernas! O homem sentou-se na fileira atrs, mas no lhe prestei maior ateno e comecei a ler. Alguns minutos depois, a cabea do homem reapareceu no cantinho: O que est lendo? perguntou, espiando por cima de meu ombro. A Bblia respondi, um tanto impaciente.

Ser que ele no percebia que eu queria ficar sozinho? Acomodei-me novamente no assento, mas minutos depois senti o mesmo par de olhos me espreitando por cima dos ombros. Que tipo de trabalho voc faz? perguntou ele. No desejando iniciar uma conversa que poderia se prolongar, respondi de forma breve: Um tipo de trabalho social. Esperava que o homem no se interessasse mais por mim. No entanto, fiquei bastante aborrecido com minha prpria declarao; no tinha sido suficientemente clara, e no me atrevia a dizer-lhe que meu trabalho era suprir ajuda a pessoas necessitadas no centro de Amsterd. Com certeza, isso provocaria mais perguntas. Voc se incomoda se eu me sentar ao seu lado? perguntou o homem enquanto passava por cima de minhas pernas cruzadas. Ele parecia no perceber o esforo que eu fazia para evit-lo. Cheirava a lcool e acuspinhava, por isso meu rosto era borrifado com saliva enquanto ele falava. O homem era realmente perturbador. A falta de sensibilidade dele arrasara com todos os meus planos de uma manh tranqila. " Senhor! Por favor, ajuda-me!", gemi l no ntimo. A conversa a princpio foi lenta. Respondi a algumas perguntas sobre meu trabalho em Amsterd. Comecei a imaginar por que o homem queria to desesperadamente falar comigo. medida que a conversa se desenvolvia, percebi que a parte insensvel era eu. Minha esposa era como voc disse o homem, depois de algum tempo. Ela orava com nossos filhos, cantava com eles, levava-os igreja... Com os olhos marejados, o homem prosseguiu calmamente: Ela foi a nica pessoa amiga que j tive. J teve? Por que voc se refere a ela no passado? perguntei. Ela morreu. A essa altura, as lgrimas comeavam a lhe descer pelas faces.

Ela morreu h trs meses ao dar luz nosso quinto filho. Ento, suspirou ele: Por que... por que o seu Deus levou embora minha esposa? Ela era to boa. Por que no levou a mim? Por que ela? E agora o governo diz que no tenho capacidade para cuidar de meus prprios filhos. Eles tambm se foram! Tomei a mo dele e juntos choramos. Como eu havia sido egosta! Estava pensando s em minha necessidade de um pouco descanso, enquanto esse pobre homem precisava desesperadamente de ajuda. Ele prosseguiu com a histria, dizendo que logo depois da morte da esposa uma assistente social nomeada pelo governo recomendou que o Estado cuidasse das crianas. O homem ficara to transtornado pelo sentimento de tristeza, que deixou de trabalhar e acabou perdendo o emprego. Em poucas semanas, ele tinha perdido a esposa, os filhos e o emprego. Os feriados de fim de ano se aproximavam, e ele no podia suportar a idia de ficar sozinho em casa durante o Natal. Agora estava tentando afogar, literalmente, as tristezas. A amargura dele era quase grande demais para receber algum consolo. Esse homem fora criado por quatro padrastos e nunca conhecera o verdadeiro pai. Todos os quatro haviam sido homens speros. Quando mencionei Deus, ele berrou: Deus? Acho que se Deus existe ele um monstro cruel. Como que um Deus amoroso poderia fazer uma coisa dessas comigo? Continuando a conversar com esse homem ferido, sofredor, lembrei novamente que muitos neste mundo no tm uma compreenso de Deus como Pai amoroso. Falar de um Deus-Pai amoroso apenas evoca dor e fria nessas pessoas. Falar-lhes do corao paterno de Deus, sem demonstrar compaixo pela dor que sentem, beira a crueldade. A nica maneira pela qual eu poderia ser amigo daquele homem, durante a viagem de Oslo a Amsterd, era ser o amor de Deus para ele. No procurei lhe dar respostas prontas. Simplesmente deixei que ele manifestasse sua raiva e, em seguida, lhe ofereci compaixo para as feridas. Ele queria crer em Deus, mas bem no ntimo o senso de justia dele havia sido violentado. Esse homem precisava de algum para lhe dizer que a raiva dele era justificada, que Deus tambm se irava

com a injustia. Depois de ouvir o homem, cuidar dele e chorarmos juntos, chegara o momento em que ele estava pronto para ouvir que Deus estava mais ferido do que ele mesmo, por causa do que acontecera com sua esposa e famlia. Ningum lhe havia falado, jamais, que Deus tambm conhecia e partilhava a dor de um corao partido. Ele ouviu em silncio enquanto lhe expliquei que a criao de Deus, degenerada pelo pecado e pelo egosmo, tornou-se completamente diferente de quando foi criada, no princpio. Em seguida, ele fez a pergunta feita por todos ns: "Por qu?". Por que Deus criou algo que poderia se tornar decado, degenerado? Se um Pai amoroso, por que permite todo esse sofrimento? Partilhei com esse homem algumas respostas que me tm ajudado. O sofrimento e nossa reao a ele Muitos no conseguem compreender que um Deus bom pode permitir o sofrimento. Todavia, se no existisse um Deus pessoal e infinito, o sofrimento perderia todo seu sentido. Se Deus no existe, o homem no passa de um produto complexo do tempo e do acaso o resultado do processo evolucionrio. Se isso for verdade, ento o sofrimento no passar de um problema fsico-qumico. Se Deus no existe, no h absolutos morais e, portanto, no existe base para determinar se alguma forma de sofrimento moralmente errada. Ao negarem a existncia de Deus, homens e mulheres negam o significado ltimo da prpria vida, contestando tambm assim a base para afirmar que o sofrimento errado. Sem Deus, nem mesmo poderiam perguntar: "Por que os inocentes sofrem?", j que no existiria a inocncia. A prpria inocncia implica a existncia de culpa, e a culpa implica a questo de que algumas coisas so moral e absolutamente erradas. Acredito que o sofrimento um erro, e o fato de Deus existir permite-me afirmar isso enfaticamente. Essa afirmao, porm, leva a outra importante considerao como que Deus se sente a respeito do

sofrimento e do mal na sua criao? A Bblia diz que o sofrimento e o mal trazem grande pesar ao corao divino.
O SENHOR viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinao dos pensamentos do seu corao era sempre e somente para o mal. Ento o SENHOR arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o corao (Gn 6.5,6).

fcil fazer perguntas acerca da justia de Deus, contudo, se queremos viver como seus filhos e conhecer o seu corao paterno, precisamos examinar nossa reao diante do mal e do sofrimento. Ser que reagimos to profundamente quanto Deus ao mal no mundo, ao mal em nossas prprias vidas? Partilhamos a tristeza divina quanto ao pecado e destruio que o acompanha por onde passa? Creio que jamais experimentaremos cura completa para nossas feridas emocionais, nem receberemos por inteiro o amor do Pai, a no ser que compartilhemos a sua tristeza com relao ao pecado e ao egosmo. A Bblia ensina a existncia de diferena entre a tristeza piedosa e a tristeza mundana, no tocante ao pecado. Paulo escreve aos corntios: Agora, porm, me alegro, no porque vocs foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocs se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus no produz remorso, mas sim um arrependimento que leva salvao, e a tristeza segundo o mundo produz morte (2Co 7.9,10). O arrependimento no apenas sentir-se pesaroso, triste, mas suficientemente pesaroso para desistir. A tristeza piedosa (segundo Deus) exige mais do que simples confisso de pecados. Se confessamos nossos pecados, mas continuarmos a pratic-los, no experimentaremos verdadeiramente a tristeza segundo Deus. Tampouco o arrependimento significa apenas sentir-se mal a respeito de algo que fizemos. Por vezes nos sentimos mal ao ser apanhados, ou nos sentimos mal porque fomos obrigados a parar de pecar, todavia a tristeza segundo Deus no depende dos sentimentos pessoais nem dos motivos egostas. A tristeza segundo Deus se baseia em como o pecado fere a Deus e aos outros. A tristeza

segundo Deus produz mudana de atitude diante do pecado. Comeamos a odiar o pecado e passamos a amar a bondade. A tristeza segundo Deus gera tambm novo respeito para com o Senhor e para com as suas leis. As leis divinas so racionais quando bem analisadas no matars, no furtars, no dirs falso testemunho, no tomars a esposa ou o marido do teu prximo e assim por diante. Obedecer a essas leis significa, simplesmente, viver da maneira como fomos criados para viver. Os carros foram criados para rodar em estradas, e no em canais, campos pedregosos ou encostas de montanhas. Foram feitos para funcionar base de gasolina, e no de gua ou Coca-Cola. Assim acontece conosco. Deus nos criou para que nos amemos uns aos outros, para sermos bondosos, generosos, perdoadores, honestos, leais ao cnjuge, e para reconhecermos a Deus e vivermos em comunho com Ele. O verdadeiro sentido de nossa vida reside em amar a Deus e obedecer a Ele. Quando amamos a Deus, vem naturalmente o desejo de cumprir as suas leis. No devamos nos esforar para o respeitar as leis de Deus apenas com o objetivo de seguir para o cu, escapar do inferno, ser respeitados ou ganhar alguma coisa do Pai. Devamos obedecer s leis de Deus porque Ele nos ama e porque desejamos responder ao seu amor sendo-lhe agradveis com palavras e aes. A obedincia deve ser uma reao amorosa ao de Deus. Em Amsterd, h leis que probem o marido de bater na mulher. Eu no agrido minha esposa, tampouco preciso que um policial me siga por toda a parte com um revlver na minha nuca, dizendo: Estou bem atrs de voc, ento melhor voc no espancar sua esposa! Por que no bato em minha mulher? Seria o medo da lei que me influencia? No! o amor. Odiar o que Deus odeia O ato de compartilhar do corao partido de Deus tambm nos liberta para podermos odiar o que Deus odeia, sem achar que perdemos nossa integridade. Muitos odeiam a Deus por causa da religio. Eles associam o Senhor a todo o lixo e hipocrisia que vem nas igrejas e, por isso, rejeitam a Ele tambm.

Acredita-se que 90% dos agnsticos desistiram de Deus por causa da falsa imagem de Deus, ou de Cristo, que receberam em encontros desastrosos com a igreja, ou em outras experincias pessoais. Creio que os australianos so um bom exemplo disso. Algumas pessoas, dentre as quais os prprios australianos, poderiam dizer que a maior parte deste povo pouco est ligando para Deus. Todavia, no acredito nisso. Os australianos no rejeitaram a Deus, eles rejeitaram as falsas imagens de Deus. O deus que eles rejeitam eu tambm rejeito. Em uma universidade, meu amigo John Smith, australiano, disse durante uma conferncia evangelstica que existem trs imagens falsas de Deus rejeitadas pelos australianos, pensando repudiar o Deus apresentado na Bblia:

O Deus da indiferena O Deus dos privilgios e prosperidade O Deus do julgamento arbitrrio

Os primeiros peregrinos vieram para a Amrica em virtude de suas convices religiosas, ao passo que os australianos foram mandados da Inglaterra para a Austrlia por causa de suas condenaes, alguns por terem furtado um simples pedao de po. A Austrlia era vista como uma gigantesca colnia penal, e muitos dos guardas de priso eram padres e ministros. Imagine como deveria se sentir a maioria daqueles homens no tocante a Deus, uma vez exilados injustamente em um presdio australiano, tendo a sentena de condenao reforada e endossada por padres e pastores. como diz John Smith: A histria da Austrlia faz com que muitos deixem de crer em Deus quando, na verdade, no deveriam crer no ser humano!. Se voc se sentiu injuriado pela hipocrisia da igreja, ou se rejeitou um Deus arbitrrio que impe aos homens leis e depois envia-os ao inferno por no obedecerem a elas, ou se voc est indignado com a injustia e a pobreza e foi apresentado a um Deus que no se interessa por ningum, pode comear tudo de novo sem perder a integridade. Voc no rejeitou o Deus da Bblia. Voc no rejeitou a Jesus Cristo! O Deus que se revelou em Jesus Cristo odeia a hipocrisia e a injustia. A diferena entre Deus e ns no est na ira contra a injustia, mas no fato de Ele ser absolutamente justo, e ns no.

As pessoas, semelhantemente ao homem que encontrei no avio, ficam enfurecidas com Deus porque esto feridas, talvez em razo de decepes pessoais, talvez por causa da reao injustia que vem no mundo ao redor. No entanto, uma pessoa honesta e humilde no pode permanecer constantemente irada contra Deus, pois precisa reconhecer no final das contas o prprio pecado. Todos cometemos, at certo grua, os pecados dos maiores criminosos da histria. No gostamos de nos ver por esse prisma, mas em palavras ou em pensamentos (s vezes, em ao) manifestamos as mesmas reaes que condenamos no prximo. Condenamos Adolf Hitler sem piedade, mas ser que somos igualmente impiedosos ao condenar o dio em nosso prprio corao? Eu no odeio os judeus, cada um de ns pode dizer. Contudo, ser que desprezamos algum vizinho, colega ou parente? Se j odiamos algum, assumimos a mesma atitude que motivou Hitler e sua doutrina nazista. O orgulhoso continua a acusar Deus porque se recusa a admitir a prpria culpa. Se queremos tratar do problema do mal no mundo, precisamos comear por ns mesmos. Se no aceitarmos a prpria responsabilidade, no fim rejeitaremos as explicaes de Deus para a existncia do bem e do mal e ainda incitaremos uma filosofia que nos desculpa por no reconhecermos o direito de Deus de governar nossa vida. Se cremos em Deus, mas ainda o acusamos de ser injusto, jamais percebemos como nosso egosmo entristece o seu corao. Nosso pecado partiu o corao de Deus. Entretanto, Deus no se limitou a sentir tristeza pelo nosso pecado; Ele fez algo para san-lo. Deunos seu prprio Filho como sacrifcio, a fim de expiar os pecados do mundo. Merecamos punio pela quebra das leis de Deus, porm Ele enviou Jesus Cristo para tomar sobre si a punio da humanidade. At certo ponto, a maior parte das pessoas sofre por causa de uma imagem pobre de si mesma, ou em decorrncia de feridas emocionais, o que implica grande tentao de se tornarem egostas. fcil gastar muito tempo sentindo piedade de ns mesmos, ou remoendo as prprias necessidades. Por isso, importante que enfrentemos com honestidade os perigos desse tipo de egocentrismo e, em seguida, decidamos pr Deus bem no centro de nossa vida. Temos que tomar a deciso de estar mais interessados na dor que Deus sente no corao, por causa do egosmo humano, do que nas

mgoas que sentimos. Ao decidirmos pr Deus em primeiro lugar em nossa vida, romperemos os padres da manipulao, autopiedade ou medo que nos atormentam. O Deus-Pai anseia por amar-nos como seus filhos e curarnos as feridas, mas nada disso pode ocorrer sem que lhe entreguemos o controle absoluto de nossa vida. Arrepender-se para receber Se meus filhos desejam experimentar o meu amor, depois de terem feito algo errado, no podem faz-lo ignorando as prprias aes erradas ou imaginando que meu perdo garantido. Visto que os amo, quero ter certeza de que so sinceros ao dizer: "Sinto muito". Desejo muito abra-los forte, mas eu os amo tanto, que quero lev-los ao verdadeiro arrependimento. Se foram desobedientes ou egostas, arranjo tempo at me certificar de que compreenderam o que fizeram e por que aquilo errado para, em seguida, ajud-los a reagir adequadamente. Quando reconhecem os delitos e expressam um pesar genuno, ento podem receber o meu amor. Eu lhes dou o amor sem levar em conta o erro deles, mas aprendi que, quando se sentem culpados por terem feito algo que sabem ser errado, no esto livres para receber e desfrutar meu amor e aceitao. Muitas vezes pecamos porque estamos feridos, porm o sofrimento no nos desculpa. Analisar nossas reaes dentro de uma estrutura psicolgica de racionalizao no produzir crescimento espiritual. Ainda que outras pessoas nos tenham causado injustia, precisamos cuidar de nossas prprias atitudes e aes. Para podermos receber o amor do Pai, devemos aceitar a responsabilidade por aquilo que fizemos, dissemos ou pensamos, pedindo a Deus que nos perdoe. Quando sabemos que estamos errados, temos de permitir que Deus faa a sua obra em nosso corao. No podemos passar um verniz no pecado, no importa quo pequeno possamos achar que ele . Se cumprirmos nossa parte, dessa maneira, poderemos receber o amor do Pai na medida integral. No podemos curar a ns mesmos, mas podemos reconhecer o prprio erro em determinada situao, de modo que nosso foco de ateno se altere, deixando de culpar o prximo, de justificar-nos ou

de sentir autopiedade. Quando agimos assim, nossa ateno se concentra naturalmente em Deus. Ento, tudo pode se endireitar. Certo garotinho rasgou uma pgina de uma revista crist em que havia a foto do mundo, picou-a em pedaos e depois tentou juntar essas partes. Por fim, foi at o pai, em lgrimas, porque no conseguia ajuntar o mundo. O pai observara o filho, com muito amor, sabendo que do outro lado da pgina havia uma representao de Jesus. Ento, ele ajudou o filho a desvirar cada pedao, colocando-os na mesma posio e explicando ao menino perplexo que, quando Jesus est no lugar certo, podemos "reunir o mundo outra vez".

Guia de estudo
(Captulo 6 - O Corao Partido de Deus)

Leia Joo 13, 14 e 15 1. Explique como Deus pretendia que o homem vivesse com ele eternamente desde o comeo da criao.

2. Voc percebe como o pecado e o egosmo fazem o homem de hoje to completamente diferente daquilo que Deus planejou que ele fosse? Explique.

3. Referindo-se pergunta 2, quem o mais prejudicado com o que aconteceu, o homem ou Deus? Explique.

4. Em que se baseia a tristeza segundo Deus e o que ela produz?

5. No que implica o arrependimento?

6. Os sentimentos e os motivos egostas nos levam tristeza segundo Deus? Sim ou no e por qu?

7. Deus nos criou para termos comunho com ele, e por meio desse relacionamento de amor e obedincia o resultado seria natural.Portanto, nossa obedincia a Deus-Pai deveria vir como uma ................................ .

8. Se os no-crentes em sua famlia ou entre seus amigos tivessem um conceito verdadeiro de Deus, voc acha que eles se tornariam crentes?

9. Voc entende como os conceitos errados a respeito de Deus tm feito com que muitos rejeitem a ele e a seu amor? Explique.

10. O que voc pode fazer para revelar a verdade aos no-crentes na sua famlia e entre seus amigos?

11. Faa uma lista das hipocrisias e injustias que voc v na igreja hoje.

12. Voc pode ver hipocrisia na sua vida? Pergunte a seu cnjuge ou a algum que lhe seja prximo o que eles "vem". Est disposto a tratar a hipocrisia na igreja comeando primeiro a trat-la na sua vida? Do que voc precisa para lidar com isso?

13. Ainda que os atos de outras pessoas contra voc possam ter sido errados e lhe causado dor e mgoa, voc est disposto a ser responsvel por suas prprias atitudes e reaes pecaminosas, lidando com elas? Diga o quanto essa abordagem poderia mudar a sua vida.

7. O Pai que Espera


Depois Sawat havia lanado a desgraa sobre sua famlia e desonrado o bom nome do pai. Chegara a Bangcoc, na Tailndia, com o objetivo de escapar da monotonia da vida da aldeia. Havia finalmente encontrado agitao. Enquanto prosperava em seu srdido estilo de vida, ganhava tambm popularidade. Logo ao chegar, visitara um hotel diferente de todos os que j havia visto. Cada quarto tinha uma janela voltada para o corredor e em cada janela, uma jovem. As mais velhas riam ou sorriam. As demais, com apenas 12 ou 13 anos de idade, e algumas ainda mais novas, pareciam nervosas e at mesmo amedrontadas. Essa visita iniciou Sawat no mundo da prostituio de Bangcoc. Tudo comeou de modo inocente, mas logo o jovem foi apanhado, semelhana de um pedao de pau flutuando na correnteza destruidora. O rio era caudaloso e rpido e a correnteza, forte demais. Logo ele estava vendendo pio e servindo de intermedirio para turistas nos hotis. Desceu to baixo a ponto de ajudar a comprar e vender meninas, algumas das quais com apenas 9 ou 10 anos de idade. Era um negcio repugnante, vergonhoso, e Sawat se destacava como um dos mais importantes "negociantes" do ramo. Foi ento que lhe puxaram o tapete, e ele caiu. Teve incio um perodo de m sorte. Foi roubado e, enquanto tentava recuperar a posio e o prestgio perdidos, as autoridades o prenderam. Correu o boato no submundo do crime que Sawat seria espio da polcia. Ele acabou indo morar em um barraco ao lado do depsito de lixo da cidade. Sentado no minsculo barraco, o jovem comeou a pensar na famlia, sobretudo no pai, cristo simples de uma cidadezinha perto da fronteira malsia. Sawat lembrou-se das ltimas palavras do pai, ao se despedir: "Estarei esperando voc". O rapaz tentava imaginar se o pai ainda o estaria esperando depois de tudo o que tinha feito para desonrar o bom nome da famlia. Ser que ele seria bem recebido de volta em casa? Havia muito tempo os boatos sobre a vida dele na cidade tinham chegado aldeia. Por fim, Sawat traou um plano. Ele escreveu:

Querido pai, gostaria tanto de voltar para casa, mas no sei se o senhor me receber depois de tudo o que fiz. Meu pecado grande demais, pai. Por favor, perdoe-me. Sbado noite estarei no trem que passa pela nossa aldeia. Se o senhor ainda estiver minha espera, por favor, amarre um pedao de pano na paineira da frente de nossa casa. (Assinado) Sawat.

Nessa viagem de trem, ele refletiu na vida que levara nos ltimos meses e reconheceu que o pai tinha todo o direito de reneg-lo. medida que o trem se aproximava da aldeia, mais o rapaz fervia de ansiedade. O que faria se no houvesse pano na paineira? No banco ao lado viajava um bondoso estranho que notara o crescente nervosismo e ansiedade do jovem. Finalmente, Sawat no conseguiu agentar a tremenda presso e foi logo derramando sua histria no trem diante do estranho. Quando entravam na aldeia, Sawat pediu: Meu senhor, no agento olhar pela janela. Ser que poderia olhar por mim? E se meu pai no me receber de volta? Sawat enterrou o rosto nos joelhos. O senhor consegue ver a rvore? a nica casa com uma paineira. O estranho respondeu: Jovem, seu pai no pendurou apenas um pedao de pano. Veja! Ele cobriu a rvore toda! Sawat no podia crer no que os olhos viam. Os galhos estavam todos cobertos de retalhos brancos. Na frente da casa, o velho pai pulava de alegria, agitando uma fita branca. Depois, com passos trmulos, correu ao lado do trem. Quando o trem parou na pequena estao, o pai foi abraar o filho, chorando de alegria. Eu estava esperando voc exclamou o velho. A histria de Sawat um impressionante paralelo com a parbola de Jesus acerca do filho prdigo, narrada em Lucas 15.11-24. Cristo fala de um filho perdido, que jogou fora sua vida e bens em um turbilho de decises erradas para mais adiante voltar para casa, temeroso, mas com a esperana de

que o pai o recebesse de volta. Esse filho tambm foi recebido de braos abertos, amado e aceito incondicionalmente. Dessas duas histrias emergem trs aspectos do corao paterno de Deus. Liberdade de escolha O pai amava o filho o bastante para permitir-lhe que sasse de casa. Ambos os pais criaram a possibilidade de um relacionamento profundo com os respectivos filhos, concedendo-lhes liberdade de ao. Embora os pais sofressem no ntimo, no foraram o relacionamento amoroso. Simplesmente se puseram disposio para servir, como sempre o fizeram. Essa liberdade no foi concedida porque os filhos concordavam com os pais, mas por causa do amor. Os pais foram bastante sbios para esperar que os jovens desejassem um relacionamento amoroso com eles. Ambos os pais haviam levado anos ensinando os filhos no caminho que deviam trilhar, mas deixaram a escolha final aos prprios filhos. A reao desses homens diante dos filhos rebeldes explica o corao de Deus. Creio que Deus soberanamente decidiu conceder ao homem o livre arbtrio, assumindo o risco de ser rejeitado. Deus no procurou estabelecer obedincia impessoal e involuntria a um jogo de regras. Pelo contrrio, desejava um relacionamento de corao para corao com os seres que ele criara. Sempre h um risco ao permitir o livre arbtrio s pessoas, contudo sem esse risco no pode haver amor genuno. Esse tipo de liberdade poder ser violado, se no dermos aos outros a mesma liberdade que Deus nos d. Se tentarmos forar a conformidade, a crena e a obedincia por meio de presso, ameaas ou leis, destruiremos a prpria essncia do cristianismo. Quando nos afastamos da liberdade, penetramos no legalismo religioso, negando a graa de Deus. Esperando com pacincia O pai amava o filho to profundamente, que esperava todos os dias que ele voltasse para casa. Certo homem ia todas as noites a um grande salo para ouvir um famoso evangelista. Ele comparecia toda noite, mas

irredutvel na firme convico de que no havia razo nenhuma para fazer demonstrao pblica de aceitao de Jesus Cristo. "Posso orar aqui mesmo onde estou sentado", pensava. Entretanto, l estava todas as noites para ouvir mais, sentando-se sempre no mesmo lugar. Noite aps noite, um jovem introdutor, muito educado, se aproximava do visitante com aparncia de rico e perguntava se ele no desejava ir frente para assumir um compromisso pblico de seguir a Jesus Cristo. O homem respondia invariavelmente: Posso orar aqui mesmo onde estou. No preciso ir frente para orar ou me tornar um cristo. Ao que o jovem introdutor sempre respondia, gentilmente, com as mesmas palavras: Sinto muito, meu senhor, mas est errado. O senhor no pode orar aqui. O senhor precisa ir frente se quiser assumir o compromisso de receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Esse dilogo se repetia quase palavra por palavra, toda noite. No entanto, o homem de negcios estava decidido a no reagir com espetculo de "emoo pblica", como definia o ato de entrega ao Senhor. Por fim, chegou a ltima noite de conferncias. O cidado de aspecto to elegante assumiu o mesmo lugar onde se sentara nas noites anteriores. O evangelista pregou pela ltima vez, convidando as pessoas no auditrio a atender ao seu apelo para irem frente, indicando assim o desejo de dedicar a vida a Jesus Cristo. Mais uma vez o introdutor convidou o homem para ir frente. Se o senhor quiser ir frente para dedicar sua vida a Cristo, posso acompanh-lo ofereceu-se ele. Desta vez, o homem ergueu os olhos cheios de lgrimas. Havia sido profundamente tocado pela pregao. Respondeu: Ah! Ento voc vai comigo? Por favor, preciso dar minha vida a Cristo. Estou pronto para ir frente e orar. Ento, o jovem introdutor lhe respondeu: O senhor no precisa ir frente para aceitar a Cristo. Pode orar aqui mesmo onde est sentado! Quando o homem distinto estava pronto para humilhar-se, o Senhor pde alcan-lo exatamente onde ele estava. Os filhos perdidos nas duas histrias chegaram, enfim, ao mesmo ponto. Quando reconheceram a prpria culpa, a mudana ocorreu. O maior anseio dos pais era que os filhos

atingissem essa atitude de pesar por seus pecados, mas sabiam que a deciso cabia aos jovens. Todos os dias esperavam o regresso, ansiosos. Que tremenda pacincia e compaixo! Os filhos no podiam culpar os pais pelos seus problemas. Acabaram em extrema pobreza por causa da prpria loucura. Ao perceberem o erro, arrependeram-se e decidiram voltar para casa. Nas duas histrias, a graa e o arrependimento se abraaram. J que os filhos conheciam o amor dos pais, decidiram admitir que estavam errados e, portanto, voltar para casa. A certeza desse amor finalmente os levou ao arrependimento. O nosso Pai celeste anseia por ter-nos de volta ao lar, sejam quais forem nossos problemas ou necessidades. Isaas 30.18 nos diz: "O SENHOR espera o momento de ser bondoso com vocs". E Romanos 2.4 pergunta: "Voc despreza as riquezas da sua bondade, [...] no reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?". Ele o Pai que espera. Aceitao incondicional O pai amava tanto o filho que, quando este regressou ao lar, ele no o condenou pelos seus erros, mas lhe perdoou e celebrou a volta com um grande banquete. Na parbola do filho prdigo, o pai fez mais do que simplesmente esperar. Ele correu! Ao avistar o filho sujo e cansado vindo pela estrada, o pai correu para abra-lo. No havia reservas em seu corao contra aquele que havia pecado. A alegria do pai era prova do perdo e da aceitao totais. Deus no apia nossa rebelio nem nosso egosmo. Ele se entristece profundamente quando nos v ferindo a ns mesmos ou ao prximo. No entanto, ele espera pacientemente at que reajamos ao seu amor e recebamos o seu perdo. Ao fazermos isso, ele nos dar as boas-vindas, livre e completamente. Conhecendo o corao de Deus

Quando pensamos em Deus como o Pai que espera, devemos ter cuidado em no pensar que a sua atitude amorosa e perdoadora o torna fraco. Ele acima de tudo poderoso, fortssimo. H grande fora no seu amor. O seu dio irrestrito ao mal no tolera a ambigidade, mas a sua compaixo infinita para com aqueles que percebem que precisam dele. Ele v nosso corao e conhece nossos pensamentos mais ntimos e profundos. Oferece a segurana maior a todos quantos sinceramente desejam pertencer sua famlia. A Bblia descreve o carter do nosso Pai, que espera por ns, de muitas maneiras. Considere algumas das qualidades que as Sagradas Escrituras afirmam a respeito de Deus.
1. Criador. Aquele que nos cria sua imagem, com liberdade de escolher, a fim de responder livremente ao amor. "Pois nele vivemos, nos movemos e existimos [...] tambm somos descendncia dele" (At 17.28). "Contudo, Senhor, tu s o nosso Pai. Ns somos o barro; tu s o oleiro. Todos ns somos obra das tuas mos" (Is 64.8). 2. Provedor. Aquele que tem prazer em suprir nossas necessidades fsicas, emocionais, mentais e espirituais. "Se vocs, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocs, que est nos cus, dar coisas boas aos que lhe pedirem!" (Mt 7.11). 3. Amigo e Conse lhe iro . Aquele que anseia por manter um relacionamento ntimo conosco, dando-nos aconselhamento sbio e instruo. "Meu pai, amigo da minha juventude" (Jr 3.4). "Ele ser chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Prncipe da Paz" (Is 9.6). "Tu me diriges com o teu conselho, e depois me recebers com honras" (SI 73.24). 4. Disciplinador. Aquele que amorosamente corrige e disciplina. "Meu filho, no despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreenso, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho. [...] Se vocs no so disciplinados, ento vocs no so filhos legtimos, mas sim ilegtimos. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porm, produz fruto de justia e paz para aqueles que por ela foram exercitados" (Hb 12.5,6,8,11). 5. Redentor. Aquele que perdoa as faltas de seus filhos e faz com que essas falhas e fraquezas produzam o bem. Aquele que salva. "O SENHOR compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor [...] e como o Oriente est longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de ns as nossas

transgresses. Como um pai tem compaixo de seus filhos, assim o SENHOR tem compaixo dos que o temem" (SI 103.8,12,13). 6. Consolador. Aquele que cuida de ns e nos consola em tempos de necessidade. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericrdias e Deus de toda consolao, que nos consola em todas as nossas tribulaes" (2Co 1.3,4). 7. Defensor e Libertador. Aquele que tem prazer em proteger, defender e libertar seus filhos. "Aquele que habita no abrigo do Altssimo e descansa sombra do Todo-poderoso pode dizer ao SENHOR: `Tu s o meu refgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio'. Ele o livrar do lao do caador e do veneno mortal" (SI 91.1-3). 8 . Pai. Aquele que deseja livrar-nos de todos os deuses falsos, a fim de tornar-se nosso Pai. "`E lhes serei Pai, e vocs sero meus filhos e minhas filhas', diz o Senhor todo-poderoso" (2Co 6.18). 9. Pai dos rfos. Aquele que cuida dos rfos e das vivas. "Pai para os rfos e defensor das vivas Deus em sua santa habitao. Deus d um lar aos solitrios" (SI 68.5,6). 10. Pai de amor. Aquele que se revela a ns e nos reconcilia consigo por intermdio de Jesus Cristo. "Pois o prprio Pai os ama, porquanto vocs me amaram e creram que eu vim de Deus" (Jo 16.27).

A despeito de tudo o que a Bblia ensina a respeito de Deus como amoroso e justo, houve um perodo em minha vida no qual o respeitava, mas no o amava. At temia ao Senhor, por causa do seu terrvel poder, mas no o amava pela sua bondade. Apenas quando olhei alm de minhas idias acerca de Deus, alm de meu desejo de discutir e argumentar, e pedi ao Senhor que me revelasse como ele via meu egosmo, somente ento comecei a experimentar um relacionamento mais profundo com Deus. Deus um Pai amoroso que espera, e muito mais! medida que passarmos tempo com ele, descobriremos novas vises do seu carter e novas profundidades em nosso relacionamento com Deus.

Guia de estudo
(Captulo 7 - O Pai que Espera)

Leia Joo 16, 17 e 18 1. Leia Lucas 15.11-24. Coloque seu nome nessa histria sobre o filhe prdigo. Voc pode se identificar com alguma das personagens nesta parbola? Com qual delas?

2. Explique com suas prprias palavras como no pode existir amor sincero e honesto sem a liberdade de escolha.

3. A bondade de Deus o leva ao arrependimento" (Rm 2.4). Sem o conhecimento dessa verdade, voc pode perceber como seria difcil reconhecer sua culpa e se humilhar numa atitude de arrependimento? Explique como essa verdade comprovada em sua vida.

4. Explique a importncia de permitir s pessoas prximas, mesmo aquelas que voc ama profundamente, terem a liberdade de seguir seu prprio caminho para que possam chegar ao reconhecimento de sua necessidade.

5. Voc est disposto a esperar, com uma atitude de amor no corao, por aqueles que o magoaram e o desapontaram e ento receb-los em casa? Pea a Deus para lhe dar o nome de cada uma dessas pessoas para que voc comece a orar por elas.

6. Das 10 caractersticas de Deus descritas nas pginas 91-3, faa uma lista daquelas que voc sabe serem verdadeiras e uma outra para aquelas que voc ainda no tem certeza se so. Ento pea para o Pai fazer com que essas incertezas se tornem verdades para voc.

8. Pais no Senhor
O mundo est repleto de rfos emocionais e espirituais. Ali Agca nasceu no distante vilarejo montanhoso de Yesiltepe, na Turquia. Tinha apenas 10 anos de idade quando o pai morreu. O garoto sorriu durante todo o funeral. Ali Agca odiava terrivelmente o prprio pai. As violentas cenas da brutalidade do pai ficaram gravadas permanentemente em sua memria. Logo depois do falecimento do pai, o menino fez uma "lista de dio" com nomes de pessoas e coisas que se haviam tornado foco de hostilidade. Apenas por respeito me, Ali no inscreveu na lista o nome do pai. Enquanto crescia, Ali Agca experimentava acessos de depresso acompanhados de longos perodos de silncio, total afastamento das pessoas e sintomas de anorexia nervosa. Sofria de sentimentos de culpa, por causa da hostilidade contra o pai, e acabou acreditando que o dio seria o nico canal pelo qual poderia purgar-se de sentimentos to maus. Ele era um rfo que nunca conheceu o amor. Na adolescncia seguiu um caminho trgico e criminoso, incluindo o trfico de drogas e a violncia. Esteve em uma escola para terroristas no Lbano, onde os criminosos aprendiam as ltimas "tcnicas de libertao". A trilha de terror de Mehmet Ali Agca terminou abruptamente em 13 de maio de 1981, porm no antes de jornalistas e locutores de todas as partes do mundo tropearem na pronncia desse nome turco, totalmente desconhecido. Ele fora identificado como o homem que, horas antes, havia atirado no papa Joo Paulo II. Passados dois anos e meio, Ali Agca se v recolhido em uma cela nua, de paredes brancas, na priso romana de Rebibbia. Foi at esse crcere que Joo Paulo II fez uma peregrinao dramtica de perdo, em dezembro de 1983. Embora, por um lado, se tratasse de uma conciliao intensamente ntima entre dois seres humanos, por outro lado era tambm um exemplo dramtico de caridade crist. Durante 21 minutos, Joo Paulo II sentou e segurou a mo que havia empunhado a arma. Quer a pessoa seja catlica, quer seja protestante, impossvel negar o significado das aes do papa. O que ele fez foi profundamente cristo. Procurou o inimigo e perdoou-lhe.

Ao fazer isso, o religioso deu a Ali Agca nova compreenso de Deus e lhe ofereceu um caminho para fora da escurido e da amargura da alma do terrorista. Naqueles breves 21 minutos, Joo Paulo II, que dissera ter falado com Ali "como irmo", mostrou-lhe o caminho ao Pai. A necessidade de pais e mes no Senhor Muitas pessoas se encontram rfs no apenas dos pais biolgicos, mas de todo tipo de herana espiritual ou emocional sadia. No incio deste livro descrevi as necessidades que muitos sentem de cura. Empurrados para a margem da sociedade, pelas feridas e pela rejeio, sentem-se solitrios no mundo. A igreja tambm est repleta de rfos. Eles aceitaram Jesus Cristo, mas no receberam alimento para sua f. Seja por causa da falha deles mesmos, seja pela falha de outros, ainda no se tornaram membros da famlia espiritual. Precisam que a igreja seja como lar, um lugar a que pertenam. Essas pessoas necessitam desesperadamente de cuidado pastoral. Precisam do ensino da Palavra de Deus. Precisam de aconselhamento baseado em princpios bblicos slidos. Precisam da exortao e do estmulo de uma pessoa madura na f. Precisam de uma figura espiritual paterna, que as ajude a crescer no Senhor. Outros clamam por um "novo pai", isto , que se d a eles o tipo de exemplo que somente um pai sbio e estvel pode prover. Se a pessoa no recebeu cuidado paterno, fsico, espiritual, ou de ambos os tipos, durante os anos de sua formao, ela vai precisar de algum que lhe sirva de exemplo, agora. Esse relacionamento no deveria girar em tomo de recriminaes, mas oferecer um modelo que incentive o crescimento. Exemplos bblicos Pedro exortou os presbteros: "Pastoreiem o rebanho de Deus que est aos seus cuidados" (1 Pe 5.2). O apstolo Paulo disse aos crentes de Corinto:

Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocs no tm muitos pais. [...] Por essa razo estou lhes enviando Timteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trar lembrana a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas (1Co 4.15,17).

E Paulo ainda lembrou aos tessalonicenses que:


... fomos bondosos quando estvamos entre vocs, como uma me que cuida dos prprios filhos. Pois vocs sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos, exortando, consolando e dando testemunho, para que vocs vivam de maneira digna de Deus (1Ts 2.7,11,12; grifo do autor).

Ser um pai ou uma me no Senhor no se limita queles que exercem o pastorado, ou aos lderes espirituais. H tambm a necessidade crucial de outras pessoas espiritualmente maduras, interessadas no prximo e capazes de agir como "pais" e "mes" de outros crentes, igualmente carentes. Joo fala das pessoas que so pais no Senhor porque conhecem "aquele que desde o princpio" (1Jo 2.14). Os jovens gostam de combater a Satans, mas os pais conhecem o Pai. Mediante sua simples presena, conseguem ministrar s pessoas ao seu redor por causa da maturidade e da profundidade de seu conhecimento de Deus. Precisamos espalhar pela igreja inteira esses "pais", para serem o que so. Sempre estando disposio, tendo tempo suficiente para as pessoas e com um lar aberto, a vida deles pode constituir instrumento valioso de cura e amor. A necessidade de equilbrio Como ocorre em todas as reas, a nfase na "paternidade espiritual" pode ser levada ao extremo. A ltima coisa de que as pessoas necessitam hoje de abuso de autoridade. A Bblia fala de igualdade, autoridade e ministrio, no entanto importante que se faa distino entre esses trs conceitos. Muita confuso tem sobrevindo ao corpo de Cristo por falta de uma distino adequada.

Os pais piedosos desejam servir aos outros e tratar a todos como seus iguais. As aes deles procedem de uma atitude de igualdade, e no de autoridade, pois esto muito mais interessados em servir do que em governar. Quando a pessoa parte de uma atitude de autoridade, inevitvel que o resultado seja uma atitude de superioridade, ou um tipo de paternalismo que pode degenerar-se em domnio sufocante. O quadro a seguir ajuda a distinguir os dois mtodos:

Pais dominadores
Agem como se eles fossem a fonte de orientao para a vida das pessoas.

Pais no Senhor
Crem que Deus a fonte de orientao e

desejam ajudar outros crentes a aprender a ouvir a voz do Pai. Enfatizam as responsabilidades dos lderes. Enfatizam o servio no corpo de Cristo, tendo o Senhor como foco central Encorajam as pessoas a depender de Deus.

Enfatizam os direitos dos lderes. Separam os lderes e lhes do privilgios especiais. Procuram controlar as aes das pessoas.

Enfatizam a importncia de os lderes ministrar Enfatizam a importncia de equipar os santos a outros. para a obra ministerial. Utilizam regras e leis para controlar as pessoas, forando-as a se conformar com o molde. Tratam do pecado no nvel das aes externas e da conformidade grupal. Proporcionam um clima de confiana e graa, a fim de estimular o crescimento espiritual. Tratam do pecado no nvel da atitude do corao e do quebrantamento diante de Deus.

Enfatizam a singularidade do "nosso" grupo, Enfatizam a importncia da unidade de todo o ressaltando constantemente revelao corpo de Cristo, bem como a importncia da especial que Deus concedeu ao grupo, atitude humilde diante dos outros. negando-a a outros. Julgam as reaes das pessoas a Deus quanto ao grau de obedincia do ponto de vista do lder. Desencorajam a diversidade de pensamento e de ao. Percebem a importncia da atitude do corao da pessoa diante de Deus, e no apenas a importncia da conformao doutrinria como base da unidade.

A autoridade bblica jamais tomada; ela oferecida. No reside em alguma posio ou algum direito. fruto do que somos, e no de um cargo que ocupamos ou de um ttulo pendurado porta. Vem da uno do Esprito de Deus, significando a soma total do carter da pessoa, sua sabedoria, seus dons espirituais, sua atitude de servo.

Os pais no Senhor entendem esses princpios acerca da autoridade. Conhecem o carter do Pai e, por isso, esto tranqilos em seu ministrio entre os irmos. Isso no quer dizer que sejam desprovidos de capacidade de deciso e incapazes para confrontar as pessoas quando necessrio. Pelo contrrio, aprenderam a agir conforme a orientao de Deus, e no apenas porque so "lderes". Recebendo dos pais no Senhor preciso humildade para receber auxlio de algum. Quando Deus traz uma pessoa nossa vida para nos ensinar algo, precisamos assumir a atitude correta, de tal maneira que possamos nos beneficiar de tudo o que Deus quer real' em ns por intermdio dessa pessoa. Deus anseia por confortar-nos e encorajar-nos com o auxlio de outras pessoas, contudo o seu amor ficar bloqueado, se no demonstrarmos uma atitude prpria de quem deseja aprender e um corao aberto para aceitar o que ele deseja dar-nos. Imaginar que no precisamos receber alguma coisa de outra pessoa, seja o que for, no prova de humildade nem de maturidade isso revela orgulho. Todavia, nossa a responsabilidade final diante de Deus para discernir se o que nos dizem est certo. No podemos concordar com as pessoas se no temos a convico de que estejam certas. A Bblia ser nosso padro medida que avaliarmos o aconselhamento alheio. H diferena entre esprito submisso e obedincia absoluta. A obedincia absoluta s devida a Deus, enquanto a submisso se concede ao homem. A submisso requer atitude de abertura a fim de receber algo de algum. Somente Deus digno de nossa fidelidade total. Quando vrios soldados dentre os mais corajosos de Davi ouviram vagamente seu lder dizer que suspirava por um gole de gua dos poos de Belm, decidiram obt-la. Entretanto, os poos estavam sob o domnio dos filisteus, inimigos de Davi. Ento, esses homens invadiram o territrio inimigo, em uma investida audaciosa, arriscando a vida para arranjar um pouco da gua preciosa para Davi. Imaginem o brilho no rosto desses soldados quando marcharam de volta ao acampamento, feridos e sangrando, mas transbordando de orgulho pela

tremenda faanha. No entanto, para espanto deles, Davi se recusou a beber a gua que lhe era oferecida e derramou-a no cho como oferta a Deus! "Devoo como est', declarou, "pertence apenas ao SENHOR". Davi reconheceu o potencial de seus soldados para lhe oferecer uma devoo devida somente a Deus e, sabiamente, reorientou-os na direo da lealdade. Feridos como deviam estar, anos mais tarde esses mesmos soldados valentes e valorosos contaram a outros a lio que Davi lhes ensinara acerca de pr a Deus em primeiro lugar na vida. No final, Davi ganhou o respeito desses homens. Para nos tornar um "pai" ou uma "me" no Senhor no significa que devemos iniciar um relacionamento formal e bem definido com um cristo maduro na f. s vezes, significa to-somente observar a vida desse crente fiel. Em outros casos, significa fazer-lhe perguntas ou buscar aconselhamento. Jesus assumiu a"paternidade" dos discpulos em quatro estgios: 1. Ele trabalhava e eles observavam. 2. Ele trabalhava e eles ajudavam. 3. Eles trabalhavam e ele ajudava. 4. Eles trabalhavam e ele partiu! Como tornar-se "pai" espiritual Ser bom pai, quer na igreja, quer no lar, diz respeito muito mais ao ambiente que criamos do que s palavras que pronunciamos. As pessoas se lembraro de nossas atitudes e aes, a maneira pela qual dizemos as coisas, mais do que de nossas palavras. Essas atitudes e nossas filosofias de base, nossa vida e ministrio formam um ambiente que nos acompanha aonde quer que vamos. Levamos tudo conosco. Por exemplo, algumas pessoas expressam livremente amor e interesse por ns. Comunicam isso de muitas pequenas maneiras, mas bvias, e no demorar muito para que nos abramos e falemos honestamente a tais pessoas. Entretanto, com outras, ainda que nos assegurassem discrio e toda confiana, ns no lhes diramos algo privativo ou confidencial.

claro que deveremos ser mais especficos do que dizer apenas que precisamos criar um clima bom. De outra forma, tudo o que teramos de fazer seria diminuir a luz, acender algumas velas, executar msica adequada e pronto: criou-se a atmosfera espiritual. A atmosfera espiritual tem relao com os princpios vitais que demonstramos em palavras e aes. Isso no se cria ao acaso conseqncia da integralidade de nossa vida. Alguns inimigos de Charles Finney, grande evangelista do sculo 19, tentaram complic-lo certa ocasio, pedindo-lhe que pregasse em um grande conclio de pastores, mas sem avis-lo com a devida antecedncia. Finney aceitou graciosamente o convite de ltima hora e pregou poderosamente durante uma hora e meia! Depois, um jovem estudante perguntou-lhe quanto tempo ele levara na preparao do sermo. O evangelista respondeu: "Meu caro jovem, venho preparando esse sermo nos ltimos vinte anos!". A seguir, assinalamos alguns ingredientes que contribuem para um clima de amor e confiana.
Criamos um clima de crescimento espiritual mediante o amor e a confiana que partilhamos com as pessoas. Criamos um clima ao qual as pessoas sentem que pertencem, quando as inclumos nas tomadas de decises importantes. Criamos um clima de responsabilidade, quando confiamos nos outros. Criamos um clima de compaixo mediante cortesia e bondade. Criamos um clima de piedade e realidade espiritual ao meditarmos regularmente na Palavra de Deus e ao adorarmos pessoalmente a Deus. Criamos um clima de f e viso quando enxergamos as necessidades alheias e discernimos a reao de Deus a essas necessidades. Criamos um clima de generosidade quando damos ou nos dedicamos a outras pessoas.

Criamos um clima de retido quando reconhecemos o poder de Deus em cada situao. Criamos um clima propcio ao desenvolvimento do valor e dignidade, ao reservarmos tempo para ouvir as pessoas. Criamos um clima de auto-estima ao afirmarmos o valor das pessoas e encorajlas. Criamos um clima de consolao ao demonstrarmos interesse no sofrimento das pessoas. Criamos um clima propcio unidade do grupo ao desejarmos sinceramente envolver outros no ministrio, orando e pedindo que o trabalho das outras pessoas seja maior do que o nosso. Criamos um clima de alegria e paz ao expressarmos nossa gratido e apreciao a Deus, em cada situao. Criamos um clima de segurana ao reconhecermos o bem e o potencial existentes nos outros. Criamos um clima de obedincia a Deus ao valorizarmos os padres divinos mais do que os dos homens. Criamos um clima de lealdade quando jamais criticamos os outros. Criamos um clima de f quando falamos da grandeza de Deus. Criamos um clima de honestidade ao admitirmos nossa fraqueza e pedirmos perdo por nossos pecados.

Se ns, como pais ou lderes espirituais, temos magoado nossos filhos ou as pessoas a quem lideramos, devemos orar com mxima seriedade pela oportunidade de restaurao, de reparar nossa falha. Essas pessoas precisam ouvir-nos dizer que sentimos muito pelo que fizemos, que estamos arrependidos. Ao mesmo tempo, ns precisamos ouvi-las dizer que estamos perdoados. No basta deixar que "o passado fique no

passado". Quando nos humilhamos dessa maneira, muitas vezes abre-se a porta para a cura e a reconciliao, e somos conduzidos a um relacionamento e compreenso muito mais profundos. Que herana maior do que essa podemos oferecer s pessoas? medida que concedemos os dons da compaixo e da humildade, nossa vida se torna demonstrao da verdade da Palavra de Deus. Criamos um clima de graa e construmos uma estrada de amor, que une nosso corao ao corao do prximo. Nossa prontido para sermos usados como vasos de Deus pode transformar o brando corao paterno de Deus em gloriosa realidade neste nosso mundo ferido.

Guia de estudo
(Captulo 8 - Pais no Senhor)

Leia Joo 19, 20 e 21 1. Descreva a diferena entre pais dominantes e"pais no Senhor".

2. Pais piedosos deveriam sempre estar mais preocupados com do que com .......................... do que com ............................................. .

3. Voc est disposto a ser um pai no Senhor para qualquer pessoa que Deus lhe enviar?

4. Deus Pai co-loca e continuar colocando pessoas em nossa vida para serem nossos pais. Est disposto a receber o que ele quer lhe dar por meio de um pai no Senhor?

5. Explique a importncia de total lealdade a Deus e no ao homem.

6. A .. .. .. .. .. .. .. .. .................. deve ser sempre o padro usado para avaliar o conselho de outros.

7. O que atmosfera espiritual, e o que isso implica?

Apndice

Como escolher um bom conselheiro


Infelizmente, pessoas com pequena bagagem profissional muitas vezes vitimam crentes sinceros, chamando a si mesmos de conselheiros. Um conselheiro ou psiclogo pode ser extremamente til, mas importante que esse profissional seja bem qualificado e d apoio f crist. Apresento a seguir trs diretrizes bsicas a serem adotadas no processo de seleo do conselheiro ou psiclogo. 1. A melhor maneira de selecionar um conselheiro ou psiclogo passa pela recomendao de um lder da igreja respeitado, do mdico da famlia ou de um amigo que j teve contato prvio com esse profissional, conhecendo-o pessoalmente. 2. Os profissionais competentes no se sentem ameaados quando um provvel cliente telefona e, com toda cautela e sensibilidade, faz perguntas sobre as qualificaes, a orientao terica, a experincia em relao ao problema especfico que se apresenta, bem como o tipo de credencial que eles detm. 3. Os honorrios devem ser discutidos e combinados previamente, mesmo antes de qualquer compromisso para com o tratamento. No devemos esperar que o conselheiro ou o psiclogo seja capaz de desempenhar a funo do lder espiritual. No entanto, no prprio ramo de especializao desses profissionais, eles podem representar instrumentos eficazes no processo de cura.

FIM

Vous aimerez peut-être aussi