Vous êtes sur la page 1sur 27

AVALIAR PARA PROMOVER As setas do caminho

Jussara Hoffmann
Porto Alegre, Editora Mediao, 2001

PROMOO
diferentes leituras

Sentido burocrtico da avaliao tradicional PROMOO X RETENO

Acesso a um patamar superior de aprendizagem Acesso a um nvel superior de conhecimento

Prticas avaliativas escolares


Tradicionais
Segundo: Arroyo, Demo, Hadji, Luckesi, Perrenoud, Zabala e outros.

Classificao; Competio; Individualismo.

Sentido tico; Respeito s diferenas; Compromisso com a aprendizagem para todos; Formao da cidadania.

AVALIAO A SERVIO DA AO
Para alm da investigao e da interpretao da situao, a avaliao envolve necessariamente uma ao que promova a sua melhoria. Ou seja, No adianta apenas constatar quantos estudantes produzem bons textos e quantos tm muita dificuldade; preciso executar um plano, uma ao que promova a superao, gradualmente, dessas dificuldades.

AVALIAO MEDIADORA UMA AO QUE SE PROJETA NO FUTURO


Avaliao tradicional voltase para o passado Apresentamos os resultados obtidos e usamos argumentos sobre as atitudes (indisciplina) dos alunos, o que justifica o alcance desses resultados. A avaliao mediadora deve servir para subsidiar o prof. e a escola na compreenso dos limites e possibilidades dos alunos e de aes subsequentes que promovam a evoluo da aprendizagem.

SRIES VERSUS CICLOS


Regimes seriados
Analisa cada etapa isoladamente das demais; A trajetria dos alunos se d de forma fragmentada; O histrico de aprendizagem do aluno no conhecido, no acompanhado pelo coletivo de educadores de uma escola.

Regimes no-seriados
Coerncia com os princpios de uma avaliao contnua; Se fundamenta no princpio de provisoriedade do conhecimento; Educadores conhecem toda a trajetria de evoluo da aprendizagem do estudante.

Provas de recuperao versus estudos paralelos


Recuperao se projeta no passado Estudos paralelos se projetam no futuro
Propor novas perguntas e experincias ajustadas s necessidades observadas; No se trata de voltar atrs, mas de prosseguir com experincias alternativas que provoquem o estudante a refletir sobre os conceitos e noes em construo; Dvidas e erros so propulsores da ao e no entraves.

Provas de recuperao ao final do bimestre; Repetir testes que j foram feitos; Realizar trabalhos sobre temas j estudados; Semanas de recuperao; Como vou parar e voltar a explicar a alguns enquanto os outros esperam?

BONS EXEMPLOS DE ESTUDOS PARALELOS DE RECUPERAO


Discutir, em pequenos grupos, respostas de alunos a uma tarefa individual; Solicitar que determinado aluno recorte de revistas um conjunto de palavras com ss; Novos exerccios ou novos textos para toda a turma; Reviso, em duplas, de um texto produzido individualmente.

CONSELHOS DE CLASSE
Perspectiva Tradicional
Apresentao de resultados (ditamos as notas dos alunos); Justificativas de tais resultados; Reclamaes sobre indisciplina; O aluno sentenciado; Nenhuma discusso no plano epistemolgico e didtico.

Perspectiva da Avaliao Mediadora


Aprofundar a anlise epistemolgica do processo de aprendizagem (O aluno est se desenvolvendo em relao s estratgias de raciocnio?) Anlise didtica do processo de aprendizagem dos alunos (Quais aes pedaggicas sugeridas para favorecer sua aprendizagem?) Deliberar aes conjuntas;

NECESSIDADES DE REFORMAS EDUCACIONAIS


Salas superlotadas; Professores mal remunerados; Baixa qualificao dos profissionais; Poucos recursos humanos e materiais.

PARTICIPAO DAS FAMLIAS


Se as dificuldades dos alunos so de natureza epistmica, elas exigem alternativas didticas e isso no pode ser encarado como responsabilidade da famlia. So os profissionais da escola que devem mediar os conflitos de relacionamento no interior da escola.

O TEMPO DE APRENDIZAGEM
O PROFESSOR QUE DETERMINA O TEMPO DE APRENDIZAGEM? O RITMO DO PRPRIO ALUNO QUE DETERMINA SEU TEMPO DE APRENDIZAGEM? SEGUIR AS APOSTILAS RIGIDAMENTE TORNA O TEMPO DE APRENDIZAGEM HOMOGNEO ENTRE OS ALUNOS?

PRECISAMOS APRENDER SOBRE OS JEITOS DE CADA ALUNO APRENDER. TEMOS DE CONHEC-LO EM SUA HISTRIA PESSOAL E FAMILIAR. PORM, A AUTORA ADMITE QUE CLASSES MUITO NUMEROSAS IMPEDEM QUE O PROFESSOR CONSIGA ACOMPANHAR AS HISTRIAS INDIVIDUAIS DOS ALUNOS.

AUTO-AVALIAO
Perspectiva Tradicional Sempre recai sobre as questes de indisciplina;
Perspectiva da avaliao mediadora

Processo no qual o aluno se auto-sentencia; Dizem aquilo que acreditam que os adultos gostariam de ouvir.

Que atividades foram realizadas? O que aprendi com elas? O aluno pede ajuda para realizar tarefas; Pede explicaes sobre os porqus de seus erros em atividades; pede auxlio a outros colegas.

MLTIPLAS DIMENSES DO OLHAR AVALIATIVO


Os resultados de tarefas e atividades no so pontos de chegada absolutos, mas pontos de passagem;

Carter provisrio e de movimento.

REFLETIR SOBRE A NATUREZA EPISTEMOLGICA DAS QUESTES OBSERVADAS


Professores devem estudar sobre as teorias da aprendizagem

6 X 1= 1
QUESTO DE NATUREZA LGICO MATEMTICA Utilizao de material concreto e jogos que auxiliem na construo da noo do conjunto 6.

MASS
QUESTO ORTOGRFICA CONVENO SOCIAL Uso do dicionrio; Leitura; Observao de regularidades e irregularidades na escrita das palavras.

INVESTIGAO DE CONCEPES PRVIAS


Ao equivocada
So de natureza classificatria; Utilizadas para verificar se o aluno possui pr-requisitos; praticada somente no incio de um curso; Verifica mais as condies prvias do que as concepes prvias; Atribuir notas e conceitos a essas atividades.

Viso das prticas de avaliao mediadora Necessitam que o professor realize inferncias para detect-las; So expressas pelos estudantes a todo momento; no somente no incio de um curso; O professor investiga continuamente sobre o que os alunos pensam e por que pensam de determinada forma.

Caractersticas das concepes prvias


So construes pessoais dos alunos a partir de sua realidade sociocultural; Construes incoerentes do ponto de vista cientfico; mas lgicas para o aluno; So estveis e resistentes a mudanas; Nem sempre so verbalizadas pelos alunos, mas aparecem implcitas em suas aes e comentrios.

MEDIAO DO DESEJO E DA NECESSIDADE DE APRENDER


O professor deve, intencionalmente, criar perguntas provocativas; Em outras situaes os prprios alunos faro a provocao; Ou se sentiro provocados por alguma situao vivida por eles; A mobilizao do desejo e da necessidade de aprender no exclusivamente de carter interno. H fatores externos que podem ajudar tal mobilizao; A autora contra a utilizao da nota como fator de mobilizao.

OBSERVAR AS ESTRATGIAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS


Como ele fez? Por onde comeou? Que tipo de dificuldade encontrou? Como superou o obstculo? Pediu ajuda a quem? Que hipteses e dvidas surgiram?

PLANEJAR TAREFAS ESPECFICAS PARA DIFERENTES ALUNOS DE ACORDO COM SUAS POSSIBILIDADES E/OU NECESSIDADES. ALUNOS DE UMA MESMA CLASSE REALIZANDO TAREFAS OU PROPOSTAS DIFERENTES, SIMULTANEAMENTE.

QUAL A FINALIDADE DA TAREFA AVALIATIVA?


Concepes prvias a respeito de temas? Estratgias de resoluo de problemas? Expresso de seu entendimento atravs de diferentes linguagens? Habilidade em determinado procedimento? Reflexo sobre sua ao?

PRTICAS METACOGNITIVAS
Comentrios do professor em seus testes e tarefas; Solicitar aos alunos que narrem os procedimentos que utilizaram para realizar tarefas, suas estratgias de pensamento; Discusso de diferentes respostas entre os estudantes; Elaborao de exerccios, tarefas e questes pelos prprios alunos.

INSTRUMENTO DE AVALIAO

AVALIAO

Instrumentos de avaliao so todas as tarefas avaliativas (provas, tarefas, testes, desenhos, atividades em cadernos, trabalhos e os registros feitos pelos professores acerca do processo de aprendizagem do aluno).

A avaliao a reflexo que faremos de posse daqueles instrumentos, para que se possa decidir sobre as intervenes subsequentes necessrias continuidade do processo de aprendizagem.

REGISTROS DOS PROFESSORES


REGISTROS COM FINALIDADE CLASSIFICATRIA

REGISTROS QUALITATIVOS

Notas de 01 a 10; Conceitos A, B, C, D; P, S, NS; Atitudinais (disciplina).

Como raciocinou para resolver um problema; Comentrios que o aluno realizou durante a aula; Perguntas que ele fez em diferentes momentos de aprendizagem.

Vous aimerez peut-être aussi