Vous êtes sur la page 1sur 2

ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

LEE - Licenciatura em Engenharia Electrotcnica

Economia
2 Teste Microeconomia 8 Janeiro 2007

I Verdadeiro ou falso (7 valores)


Indique se cada uma das seguintes afirmaes verdadeira (V) ou falsa (F), assinalando com um X o quadrado correspondente
(cotao de cada resposta - correcta: 0,5 valores; errada: -0,5 valores)

V 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Quando a elasticidade preo de um bem tem um valor elevado a quantidade procurada varia pouco com variaes do preo Quando a procura tem elasticidade unitria a receita total no varia com a quantidade vendida Dois bens dizem-se substitutos se o aumento do preo de um leva ao aumento da procura do outro Dois bens dizem-se complementares se o aumento do preo de um leva ao aumento da procura do outro Quando o aumento de todos os factores leva a um aumento mais do que proporcional do nvel de produo h rendimentos decrescentes escala O custo fixo de produo aumenta quando a quantidade produzida tambm aumenta O custo marginal representa o acrscimo dos custos decorrente da produo de uma unidade adicional de produto O custo mdio atinge o valor mnimo quando o seu valor iguala o custo marginal Uma empresa concorrencial produz uma quantidade tal que o preo seja igual ao custo marginal

10. Quando decretado um imposto sobre um bem de procura rgida esse imposto totalmente suportado pelo produtor 11. A poluio um exemplo de uma externalidade negativa quando as empresas emissoras so obrigadas a pagar os custos dessa poluio 12. Uma empresa monopolista produz uma quantidade tal que a receita marginal seja igual ao custo marginal 13. Quanto maior a elasticidade da procura, maior o preo do monopolista acima do seu custo marginal 14. Os mercados tendem para a concorrncia imperfeita quando existem barreiras que impedem a entrada de novas empresas v.s.f.f.

II Conceitos econmicos (9 valores)


Responda a cada uma das seguintes questes de forma sucinta e objectiva
(cotao de cada questo: 1,5 valores).

15. Considere a seguinte funo de produo X = 10 L2, em que X a produo e L o factor trabalho. a. Indique se esta funo exibe rendimentos decrescentes em relao ao trabalho. b. Qual a produtividade marginal do trabalho para o valor de L = 100 ? 16. Indique o custo de oportunidade associado a cada uma das seguintes situaes: a. Servio militar obrigatrio b. Estudo no ensino superior c. Terreno no utilizado 17. Considere a seguinte funo de custos C = 100 + 5 Q, em que Q a quantidade produzida. Para esta funo determine, para Q = 100: a. O custo fixo e o custo varivel b. O custo mdio c. O custo marginal 18. Explique os conceitos de excedente do consumidor, excedente do produtor e bemestar social. 19. Indique quais as falhas de mercado que conhece e as suas consequncias. 20. Explique porque razes certos sectores tm uma situao prxima da concorrncia perfeita e outros so caracterizados por poucas empresas de grande dimenso.

III Problema de aplicao (4 valores)


21. Considere que detentor de uma empresa monopolista que enfrenta uma curva de procura inversa dada por P = 100 - 10 Q. Sabendo que os custos de produo variam com a quantidade produzida de acordo com a seguinte expresso C = 100 + 5 Q, em que Q a quantidade produzida, C o custo total de produo e P o preo de mercado, calcule a quantidade ptima que deve produzir. Para esse nvel de produo calcule o preo, o custo total de produo, a receita, o lucro e o excedente do consumidor. / Durao : 1 h 30 min / Boa Sorte !!!

Vous aimerez peut-être aussi