Vous êtes sur la page 1sur 6

Anfbios

Nas proximidades de riachos, lagoas, audes, banhados e outras reas alagadas, voc pode escutar os sons dos anfbios - sapos, rs, pererecas. O que so anfbios, afinal? A palavra anfbio, de origem grega, significa "vida dupla", porque esses animais so capazes de viver no ambiente terrestre na fase adulta, mas dependem da gua para a reproduo. Na evoluo da vida no nosso planeta, os anfbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, embora no efetivamente. Alm de possurem uma pele muito fina que no protege da desidratao, eles colocam ovos sem casca, que ficam ressecados se permanecerem fora da gua ou de ambientes midos. Assim, esse grupo de animais, no independente da gua, j que pelo menos uma fase da vida, da maioria dos anfbios, acontece na gua e eles precisam dela para a reproduo.

Cobertura e temperatura do corpo


No possuem plos nem escamas externas. So incapazes de manter constante a temperatura de seu corpo, por isso so chamados animais de sangue frio (pecilotrmicos). A pele fina, rica em vasos sanguneos e glndulas, atravs da respirao, permite-lhes, a absoro de gua, que funciona como defesa orgnica. Quando esto com "sede", os anfbios encostam a regio ventral de seu corpo na gua e a absorvem pela pele. As glndulas em sua pele so de dois tipos: mucosas, que produzem muco, e serosas, que produzem veneno. Todo o anfbio produz substncias txicas. Existem espcies mais e menos txicas e os acidentes com humanos somente acontecero se essas substncias entrarem em contato com as mucosas ou sangue.

Salamandra

Respirao
No estgio da vida aqutica, quando so larvas, os anfbios respiram por brnquias, como os peixes. Quando adultos, vivem em ambiente terrestre e realizam a respirao pulmonar. Como os seus pulmes so simples e tm pouca superfcie de contato para as trocas gasosas, a respirao pulmonar pouco eficiente, sendo importante a respirao cutnea - processo de trocas de gases com o meio ambiente atravs da pele.

A pele deve, necessariamente, estar mida, pois os gases no se difundem em superfcies secas. As paredes finas das clulas superficiais da pele permitem a passagem do oxignio para o sangue. A pele dos anfbios bem vascularizada, isto , com muitos vasos sanguneos.

Nutrio, digesto e excreo


Na fase adulta, que ocorre no ambiente terrestre, os anfbios so carnvoros. Alimentam-se de minhocas, insetos, aranhas, e de outros vertebrados. A lngua, em algumas espcies de anfbios uma das suas caractersticas adaptativas mais importantes. Os sapos caam insetos em pleno vo, utilizando a lngua que presa na parte da frente da boca e no na parte mais interna. Quando esticada para fora da boca, a lngua desses animais alcana uma grande distncia, alm de ser pegajosa, outro fator facilitador na captura da presa. Possuem estmago bem desenvolvido, intestino que termina em uma cloaca, glndulas como fgado e pncreas. Seu sistema digestrio produz substncias capazes de digerir a "casca" de insetos. Os anfbios fazem a sua excreo atravs dos rins, e sua urina abundante e bem diluda, isto , h bastante gua na urina, em relao s outras substncias que a formam.

Circulao
Os anfbios tm circulao fechada (o sangue circula dentro dos vasos). Como ocorre mistura de sangue venoso (rico em gs carbnico) e arterial (rico em oxignio) a circulao neste grupo de animais do tipo incompleta. O corao dos anfbios dividido em trs cavidades: dois trios ou aurculas e um ventrculo.

Reproduo
O lugar para a reproduo dos anfbios varia entre as espcies. Pode ser uma poa transitria formada aps uma chuva , um rio, lago ou um aude. H tambm os que procriam na terra, desde que seja bem mida. O acasalamento da maioria dos anfibios acontece na gua. O coaxar do sapo macho faz parte do ritual "pr-nupcial". A fmea no seu perodo frtil, atrada pelo parceiro sexual por meio do seu canto e do seu coaxar.

Esse canto varia de acordo com a espcie. A maioria das espcies possuem dois ou trs tipos de cantos diferentes. Alm do canto nupcial (que atrai as parceiras), h os cantos de advertncia com os quais o macho defende seu territrio da aproximao de outros machos. A fmea com o corpo cheio de vulos agarrada pelo macho com um forte "abrao". Esse "abrao" pode levar dias, at que a fmea lance os seus gametas (isto , os seus vulos) na gua. Ento o macho tambm lana os seus espermatozides, que fecundam os vulos, cujo desenvolvimento ocorre na gua. O sapo, a r e a perereca realizam fecundao externa. A salamandra e a cobra-cega realizam fecundao interna. Nos numerosos ovos protegidos por uma grossa camada de substncias gelatinosa, que geralmente se prendem s plantas aquticas, as clulas vo se dividindo e formando embries. Os ovos fecundados eclodem e as larvas denominadas girinos, vivem e crescem na gua at realizarem a metamorfose para a vida adulta.

Metamorfose

A metamorfose envolve uma srie de transformaes e um processo bastante lento que transforma o anfbio jovem (girino) em adulto. Durante esse processo desaparecem as brnquias e desenvolvem-se os pulmes. E surgem tambm as patas no corpo do animal. Nessa fase, os girinos se alimentam primeiramente da prpria gelatina que os envolve e depois de algas e plantas aquticas microscpicas. Reproduzem-se atravs de ovos moles e sem casca, postos na gua ou em lugares encharcados, dando origem a uma larva e depois a um adulto atravs do processo de metamorfose. Existem excees a essa regra, alguns deles so vivparos. Em geral, no existe cuidado com a prole dentre os anfbios.

So divididos em trs grupos: os sapos, as rs, as pererecas Anura, as salamandras Caudata e as ceclias Apoda.

Os grupos de anfbios
Das cerca de 3.500 espcies de sapos, rs e pererecas catalogadas no mundo, mais de 600 ocorrem no Brasil. De acordo com a forma do corpo, os animais classificados como os anfbios esto ordenados da seguinte maneira:

podes

Ceclias
As ceclias so anfbios, vermiformes, que no tm membros e que vivem enterradas.

Em decorrncia, seus olhos so muito pequenos e usam receptores qumicos para detectar suas presas. Podem ser aquticas ou terrestres, mas todas respiram atravs de pulmes. Alimentam-se de presas alongadas como minhocas, vermes, larvas de insetos e provavelmente tambm de peixes pequenos. As ceclias so encontradas em regies tropicais. No Brasil existem espcies aquticas na Amaznia e terrestres por grande parte do territrio. So difceis de encontrar, pois vivem em locais midos, enterradas no solo. Os machos desse grupo possuem um rgo reprodutor chamado de falodeu, assim a fecundao nas ceclias interna. Algumas espcies de ceclias so ovparas e outras vivparas, no caso das ovparas as fmeas cuidam dos ovos at o nascimento.

Anuros

Sapos
Os anuros so um grupo de anfbios que no possuem cauda e possuem estrutura de esqueleto adaptada para locomoo aos saltos. A diversidade de anuros enorme e este grupo est presente em todos os continentes. Existem anuros adaptados vida aqutica e terrestre. Todos so carnvoros, em geral utilizam a viso para a deteco da presa, portanto importante que haja movimento. Esses animais possuem uma grande variedade de estratgias reprodutivas, que vo desde o desenvolvimento direto dos girinos, que nascem aps dez dias, e que depois de uma srie de metamorfoses transformam-se em sapinhos. O sapo captura suas presas com a lngua gil. Ele fecha os olhos para engolir o alimento. Atitude que uma necessidade fisiolgica: os grandes olhos so forados para cavidade bucal a assim ajudam a empurrar os alimentos para a garganta abaixo. Os sapos so muito teis ao homem porque com seu grande apetite comem muitos vermes, lagartas e insetos nocivos de vrias espcies. A parte mais fascinante da reproduo dos anuros , entretanto a vocalizao do macho para atrair a fmea. Cada espcie produz um som diferente originando grande variedade de sons emitidos. So capazes de emitir tambm sons de agonia e de defesa de territrio.

Rs

As rs so popularmente conhecidas como anuros. So bastante ligadas gua e bons nadadores. No Brasil, ocorre apenas uma espcie de r verdadeira que encontrada na Amaznia. Seus membros posteriores so longos e adaptados natao e aos saltos. As rs "verdadeiras" possuem membranas entre os dedos dos membros posteriores (como num p de pato). Alimentam-se de caramujos, lesmas e insetos, apanhando-os com a lngua. O acasalamento dura 24 horas. A fmea pe 2.000 ou 3.000 ovos com cerca de 2 mm de dimetro. A carne da r bastante apreciada. Existem criadouros para explorao comercial.

Pererecas
A perereca pertence famlia das Racofordeas. Existem cerca de 150 espcies. Sua pele mais lisa que as dos sapos. A perereca possui nas extremidades de cada dedo pequenas almofadas adesivas que servem para se prender aos galhos. Ela dotada de membranas elsticas estendidas entre os dedos, que formam uma espcie de pipa. Encurvando o trax e estendendo as pernas, as pererecas podem realizar vos de quase 2 metros. Quando vo botar seus ovos, escolhem uma rvore pendente sobre o pntano, esses ovos depositados nas folhas, so envolvidos por uma substncia pegajosa, muito parecida com claras batidas em neve. Quando nascem os girinos, fabricam uma substncia que os livra desta massa pegajosa caindo ento no pntano e s assim comea sua vida aqutica. As pererecas so comumente encontradas em banheiros de casas de chcaras e stios.

Urodelos

Salamandras-de-fogo
As salamandras comuns so chamadas pelo nome cientfico de Salamandra terrestris. Habitam regies arborizadas. Vivem principalmente na Europa e no norte da frica e tm hbitos essencialmente noturnos. Normalmente elas hibernam. Elas diferem em tamanho e no jogo de cores das costas. Algumas medem cerca de 14 a 20 centmetros. Secretam um veneno que as protege de predadores. Esse veneno produzido por glndulas localizadas na parte de traz da cabea e muito forte. Um cachorro que tentar comer uma salamandra pode morrer. Ao contrrio de outros anfbios, a salamandra comum se acasala em terra firme. Os machos, que so muito ativos, correm de uma fenda a outra procura de fmeas. Depois da fecundao, os ovos se desenvolvem dentro do rgo genital da fmea.

As larvas nascem da fmea numa corrente de gua. Sofrem metamorfose, tornam-se adultas e perdem a capacidade de viver dentro da gua.

Salamandra terrestris

Vous aimerez peut-être aussi