Vous êtes sur la page 1sur 3

No possvel convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenas no se baseiam em evidncias; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.

. - Carl Sagan

Busca

Guerra do Rio
6/12/2010

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 02 de dezembro de 2010. Origem da guerra
Os servios de inteligncia afirmam, categoricamente, que a violncia no Rio de Janeiro foi em consequncia de um impasse nas negociaes entre polticos e policiais corruptos com os chefes da bandidagem. Os quadrilheiros quebraram o pacto de no-agresso porque se negaram a reajustar a tabela de propinas cobradas pelas autoridades policiais e polticas.

Governantes Omissos e Coniventes


A atuao das Foras Armadas nas Operaes contra o narco-trfico no Rio de Janeiro escancaram ao Brasil e ao mundo a inoperncia dos governadores do estado do Rio de Janeiro, nas ltimas trs dcadas, a crnica falta de recursos e a corrupo das polcias civil e militar da Cidade Maravilhosa. A mdia amestrada usou e abusou das imagens mostrando a apreenso de drogas e armas, mas a fuga dos chefes do trfico mostra a incompetncia de uma operao pirotcnica mais preocupada nas tomadas espetaculares do que nos resultados. O planejamento equivocado realizado pelas Foras Auxiliares (policias civil e militar) patente quando se permitiu que os bandidos usassem rotas de fuga conhecidas por todos. A srie de equvocos e falhas mostra que o comando das operaes, como reza a Constituio, deveria ter sido realizado pelas Foras Armadas.

A Guerra no Rio Cel Gelio Fregapani


Muito j se escreveu sobre o assunto. Alm do aplauso pela apreenso de droga e de armamento, me limitarei a preocupaes ainda no aventadas suficientemente. 1 No adiantar muito prender ou eliminar os que estavam incendiando os veculos. Estes so familiares de presos menores, forados a faz-lo sob ameaa a seus parentes. Maior efeito teria sobre os chefes, castigando-os severamente a cada ao de seus bandidos na rua. Claro, isto no ser possvel enquanto os direitos humanos dos

bandidos forem maiores do que os direitos humanos de suas vtimas. 2 - Todos os pequenos traficantes mortos ou presos so descartveis e facilmente substituveis. Os grandes esto fora do alcance. O nico segmento que podemos atingir eficientemente o usurio, que financia tudo. Enquanto quisermos trat-lo como doente e coitadinho nada funcionar. Temos que impor pesada multa ou trabalhos forados, conjugado com uma campanha psicolgica como a que foi feita contra o cigarro; centrada no sobre o perigo (que atrai os audazes), mas sobre o mote de que a droga para os fracos. 3 - Quando aquele tenente do Exrcito entregou trs traficantes faco inimiga apareceram o MP e os direitos humanos para atacar o Exrcito. O Beltrame disse "o Exrcito no est preparado para atuar na Segurana Pblica..." Agora, por passe mgica, o Exrcito virou "a soluo para o Alemo"... Mais cedo ou mais tarde algum ter que atirar. Ser processado tambm ? Todos sabemos que a responsabilidade terminar nas mos do Exrcito, e que em breve o atual aplauso das comunidades se transformar em descontentamento, pelo prejuzo estrutura econmica baseada no trfico. O Exrcito sabe que s poder ter sucesso acumulando o poder militar com o poder poltico, sob lei marcial. Ou no? Solicito Publicao Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva Professor do Colgio Militar de Porto Alegre (CMPA) Presidente da Sociedade de Amigos da Amaznia Brasileira (SAMBRAS) Acadmico da Academia de Histria Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) Membro do Instituto de Histria e Tradies do Rio Grande do Sul (IHTRGS) Colaborador Emrito da Liga de Defesa Nacional Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br Email: hiramrs@terra.com.br

Vous aimerez peut-être aussi