Vous êtes sur la page 1sur 2

Eletrlise e banho de metais Disciplina: Qumica Ciclo: Ensino Mdio Assunto: Eletrlise Tipo: Metodologias possvel fazer com

m que os alunos participem do estudo da eletrlise, por meio da anlise de um processo utilizado para dar banhos de cobre ou zinco em metais. Para a realizao da experincia, pode-se construir junto com os alunos um circuito eltrico para o banho de metais. Esse processo de recobrimento com metais, chamado de galvanoplastia, utilizado industrialmente para proteger peas de ao da corroso. Essa experincia no necessita de um laboratrio para ser realizada, basta uma mesa na sala de aula e os materiais colocados abaixo. Mas, como em qualquer experincia, requer cuidados para preservao da integridade fsica dos alunos. Materiais necessrios: Bateria de 9 V Bquer ou qualquer recipiente de vidro transparente Pedaos de cobre ou zinco (se houver dificuldade de encontrar cobre, pode-se obt-lo em fios de cobre, retirando-se o plstico que o envolve; o zinco utilizado para a cobertura de algumas construes) Sulfato de cobre Sulfato de zinco Fios de cobre (os fios devem ser finos e o ideal conectar jacars - presilhas de metal - para facilitar a montagem) Peas metlicas, como argolas, clipes etc. cido clordrico, cido sulfrico e conta-gotas (material opcional)

(Clique na figura para obt-la em tamanho maior) Para dar o banho de cobre, necessrio dissolver sulfato de cobre em gua no recipiente de vidro. Nesse ponto, pode-se perguntar aos alunos quais so os ons que esto presentes na soluo:

Caso queira melhorar a eficincia do processo, pode-se acrescentar algumas gotas de cido clordrico e cido sulfrico, tomando-se o devido cuidado para no colocar em risco a integridade fsica dos alunos. Os cidos corroem a pea metlica, melhorando a aderncia do cobre. O cido sulfrico, em particular, melhora a condutividade da soluo. Algumas questes podem ser formuladas para serem respondidas em grupo:

O que aconteceu com a pea metlica que mudou de cor? Que equao explicaria esse processo? Para que serve a placa de cobre conectada ao plo positivo? O cobre que se encontra na soluo, na forma de ons, atrado pelo plo negativo, onde sofre uma reduo, fazendo com que esse elemento se deposite na forma metlica sobre a superfcie do metal. Esta reao pode ser representada por:

A placa de cobre serve para repor os ons de cobre que esto sendo retirados da soluo. Mais uma explicao pode ser necessria: por que ocorre um borbulhamento no plo positivo? No plo positivo, o OH- sofre a seguinte reao:

Para avaliar se os alunos entenderam bem o processo, pode-se propor, na seqncia, que faam um banho de zinco em uma pea de cobre. Esse processo, quando realizado em peas de ao, chamado de galvanizao, e serve para que o zinco proteja o ao da ferrugem. O ideal que os alunos faam as conexes para tentar inferir, por exemplo, em que plo devero conectar a pea a ser zincada. Atualmente, esse processo tem uma grande importncia industrial, principalmente para melhorar a proteo anticorrosiva de peas metlicas, como geladeiras e carroceria de carros (ver abaixo linha de montagem).

(Clique na figura para obt-la em tamanho maior) No fim, pode-se solicitar que os alunos faam um relatrio da zincagem, no qual conste um esquema da aparelhagem montada e as equaes da eletrlise. Aps a correo dos relatrios pelo professor, ele poder sistematizar na lousa o que ocorreu durante o experimento, alm de discutir outras possveis aplicaes desse processo. Texto original: Roosevelt Fujikawa e Beatriz Higushi Edio: Equipe EducaRede

Vous aimerez peut-être aussi