Vous êtes sur la page 1sur 10

ANHANGUERA EDUCACIOCAL S.A.

SISTEMAS DE INFORMAO - 3 PERODO SISTEMAS DE BANCO DE DADOS PROFESSORA: THIAGO MORAES MARTINS

ATPS ETAPA 1: INTRODUO AO BANCO DE DADOS E MER PASSO 5: DOCUMENTAO

0000000000

NDICE

PASSO 1 SGBD X GA PASSO 2

2 ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 4

MODELOS DE DADOS 4 PASSO 3 PASSO 4 ESQUEMA: INSTNCIA: 6 6 6 7

PASSO 1

Desenvolva um comparativo entre a utilizao de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilizao de um SGBD para armazenamento de dados. Nesse comparativo essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicao de ambos os mtodos em uma operao empresarial, por exemplo, registro de vendas.

Sistemas de Gerenciamento de Arquivos:

A melhor maneira de entender a natureza geral e as caractersticas dos bancos de dados de hoje olhar para as caractersticas dos sistemas que antecederam o uso da tecnologia de banco de dados: Nos sistemas gerenciadores de arquivos cada usurio define e implementa os arquivos necessrios para uma aplicao especfica, acarretando repetio dos dados gerando inconsistncia nas informaes. O acesso aos dados est escrito nos programas que o manipulam, subordinando os programas aos arquivos. A manipulao dos dados contidos nos arquivos pelas aplicaes especficas dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manuteno dos aplicativos difcil e cara. Tomemos como exemplo a necessidade de incluso de um novo campo em um arquivo, esta alterao implica na alterao de todos os programas que utilizam este arquivo. O sistema possibilita uma redundncia no controlada de dados e inconsistncia ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado no seja alterado em outro. A responsabilidade sobre os procedimentos de backup e recuperao esta a cargo da aplicao.

SGBD Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Nos sistema gerenciador de Banco de Dados um arquivo (tabela) definido uma nica vez e atende a vrias aplicaes. Armazena-se junto com os dados toda as informaes referentes forma como foram estruturados os dados e onde eles esto armazenados fisicamente. Essas informaes esto armazenadas em um catlogo que chamado de meta-data. H separao entre programas e dados. No SGBD os acessos so escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito chamado de abstrao de dados, que se caracteriza por uma independncia entre programas e dados e entre programas e operaes de manipulao de dados. So permitidas vises diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicaes

diferentes. permitido acesso simultneo de vrios usurios ao mesmo dado. Essa simultaneidade tratada atravs do gerenciamento da concorrncia.

Consideraes Finais Atualmente, existe uma tendncia de mercado em se dizer que qualquer problema ser resolvido, caso a empresa adquira um Banco de Dados. Naturalmente, em um ambiente com acesso constante ao Banco de Dados (acesso concorrente, obviamente), onde a segurana seja de vital importncia e que o desempenho da aplicao escrita estiver comprometendo a empresa, considerando-se logicamente uma aplicao bem escrita, sem dvida a aquisio de um Banco de Dados poder ser o primeiro passo na soluo do problema. Analogamente ao que ocorreu com o aparecimento das primeiras linguagens de programao voltadas ao Windows, onde estas foram apresentadas como capazes de alavancar os negcios da empresa, e no geral causaram mais frustrao do que soluo, a aquisio do Banco de Dados, pode gerar o mesmo tipo de problema. fundamental que a empresa candidata a utilizar um Banco de Dados, normatize-se totalmente, pois solues quebra-galho, tpicas do ambiente que dispe de um Gerenciador de Arquivo, tendem a ser impossveis em um ambiente estruturado sobre o Banco de Dados. Portanto, sob pena de se realizar um grande investimento, e no se colher fruto algum, muito conveniente, que a empresa antes de adquirir um Banco de Dados, passe por um processo de adaptao, preferencialmente contando com pessoal especializado, geralmente consultores, que no tenham qualquer ligao com fabricantes de Bancos de Dados.

PASSO 2 Defina, em no mnimo 10 linhas, Modelo de Dados. Cite os trs modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas caractersticas e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos

Modelos de dados uma imagem grfica de toda a base de informaes necessrias para um determinado empreendimento.

Modelo de Entidade Relacionamento

a principal ferramenta grfica para representao do Modelo de Dados e foi proposto por Peter Chain. Tem a finalidade de identificar entidades de dados e seus relacionamentos.

Modelagem de Dados Tcnica aplicada construo de modelos de dados.

Entidade Objeto ou evento do mundo real, distintamente identificado e tratado como uma categoria definida, acerca da qual armazenamos dados.

Ex.: 1) Entifsico ou Jurdico (Funcionrio, Cliente, Aluno, etc.) 2) Documento (Nota Fiscal, Ordem de Servio, etc.) 3) Local (Departamento, Unidade, etc.) 4) Histrico (Histrico escolar, dirio, Vendas Acumuladas, etc.) 5) Enti-Material (Matria-prima, produto, etc.)

Entidade de Dados (Supertipos) Podem ser subdivididas em diversas categorias de elementos (Subtipos), cada uma se caracterizando por atributos especficos: Pessoa; Fsica Jurdica

Tipos de Entidade 1) Fundamental: Empregado 2) Associativa ou derivada de relacionamento: Reclamao Rec_Ass Assinante 3) Atributiva; 4) Fortes e Fracas: (entidade forte) (entidade fraca); Banco Agncia

Atributos

Dados elementares que permitem descrever a entidade ou relacionamento. Podem ser monovalorados ou multivalorados. Monovalorados so aqueles que possuem uma nica opo. Ex. Identidade. Multivalorados so aqueles que podem mais de uma opo. Ex.: Sexo : Masculino ou Feminino.

PASSO 3 Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados no Passo 2, defina qual modelo de dados dever ser utilizado na resoluo do desafio. Por qu? Justifique sua resposta com apresentao de exemplo.

Optou-se pelo modelo Entidade/Relacionamento. Sendo considerada a melhor opo, tendo em vista, o uso de tabelas principais e auxiliares e os relacionamentos entre elas. Assim os dados de proprietrio, de veculo e de vaga, sero melhor aproveitados para a gerao das informaes.

PASSO 4 Defina Esquema e Instncia em banco de dados, utilizando-se das entidades propostas no desafio para representar e exemplificar suas definies.

ESQUEMA: Descrio (textual ou grfica) da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados. Esquema do Banco, Armazenado no catlogo, Mudanas muito menos freqentes.

Na entidade Estacionamento: nro_ficha, cpf_proprietario, nome_proprietario, telefone_com, telefone_res, telefone_cel, e-mail, placa_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo.

Na entidade: Vaga nro_vaga, vaga_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo.

INSTNCIA:

Conjunto de dados armazenados em um banco de dados em um determinado instante de tempo. Estado do Banco: Dados do banco em qualquer ponto do tempo, inicialmente vazio , muda freqentemente. Validade parcialmente garantida pelo SGBD

FICHA Nro_ficha CPF_proprietario nome_proprietario telefone_cel e-mail Placa_veiculo 1 123.456.789-10 Jose aaa1111 019.876.543-21 Joo bbb2222 telefone_com telefone_res

(11) 1111-1111 (11) 1111-1112 (11) 5511-1111 Jose@e-mail.com.br

(22) 2222-2222 (22) 2222-2221 (22) 6611-1111 Joo@e-mail.com.br

placa_veiculo modelo_veiculo aaa1111 bbb2222 Ford Fusion Pajero Azul Prata

cor_veiculo Passeio 2011 2011

tipo_veiculo

ano_veiculo

Utilitrio

Nro_vaga 1 2

placa_veiculo modelo_veiculo Ford Fusion Pajero Azul Prata

cor_veiculo

tipo_veiculo

ano_veiculo

aaa1111 bbb2222

Passeio 2011 2011

Utilitrio

ANHANGUERA EDUCACIOCAL S.A. SISTEMAS DE INFORMAO - 3 PERODO SISTEMAS DE BANCO DE DADOS PROFESSORA: THIAGO MORAES MARTINS ATPS ETAPA 1: INTRODUO AO BANCO DE DADOS E MER PASSO 5: DOCUMENTAO 0000000000

NDICE PASSO 1 2 SGBD X GA ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. PASSO 2 4 MODELOS DE DADOS 4 PASSO 3 6 PASSO 4 6 ESQUEMA: 6 INSTNCIA: 7

PASSO 1 Desenvolva um comparativo entre a utilizao de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilizao de um SGBD para armazenamento de dados. Nesse comparativo essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicao de ambos os mtodos em uma operao empresarial, por exemplo, registro de vendas.

Sistemas de Gerenciamento de Arquivos: A melhor maneira de entender a natureza geral e as caractersticas dos bancos de dados de hoje olhar para as caractersticas dos sistemas que antecederam o uso da tecnologia de banco de dados: Nos sistemas gerenciadores de arquivos cada usurio define e implementa os arquivos necessrios para uma aplicao especfica, acarretando repetio dos dados gerando inconsistncia nas informaes. O acesso aos dados est escrito nos programas que o manipulam, subordinando os programas aos arquivos. A manipulao dos dados contidos nos arquivos pelas aplicaes especficas dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manuteno dos aplicativos difcil e cara. Tomemos como exemplo a necessidade de incluso de um novo campo em um arquivo, esta alterao implica na alterao de todos os programas que utilizam este arquivo. O sistema possibilita uma redundncia no controlada de dados e inconsistncia ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado no seja alterado em outro. A responsabilidade sobre os procedimentos de backup e recuperao esta a cargo da aplicao.

SGBD Sistema Gerenciador de Banco de Dados Nos sistema gerenciador de Banco de Dados um arquivo (tabela) definido uma nica vez e atende a vrias aplicaes. Armazena-se junto com os dados toda as informaes referentes forma como foram estruturados os dados e onde eles esto armazenados fisicamente. Essas informaes esto armazenadas em um catlogo que chamado de meta-data. H separao entre programas e dados. No SGBD os acessos so escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito chamado de abstrao de dados, que se caracteriza por uma independncia entre programas e dados e entre programas e operaes de manipulao de dados. So permitidas vises diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicaes diferentes. permitido acesso simultneo de vrios usurios ao mesmo dado. Essa simultaneidade tratada atravs do gerenciamento da concorrncia. Consideraes Finais Atualmente, existe uma tendncia de mercado em se dizer que qualquer problema ser resolvido, caso a empresa adquira um Banco de Dados. Naturalmente, em um ambiente com acesso constante ao Banco de Dados (acesso concorrente, obviamente), onde a segurana seja de vital importncia e que o desempenho da aplicao escrita estiver comprometendo a empresa, considerando-se logicamente uma aplicao bem escrita, sem dvida a aquisio de um Banco de Dados poder ser o primeiro passo na soluo do problema. Analogamente ao que ocorreu com o aparecimento das primeiras linguagens de programao voltadas ao Windows, onde estas foram apresentadas como capazes de alavancar os negcios da empresa, e no geral causaram mais frustrao do que soluo, a aquisio do Banco de Dados, pode gerar o mesmo tipo de problema. fundamental que a empresa candidata a utilizar um Banco de Dados, normatize-se totalmente, pois solues quebra-galho, tpicas do ambiente que dispe de um Gerenciador de Arquivo, tendem a ser impossveis em um ambiente estruturado sobre o Banco de Dados. Portanto, sob pena de se realizar um grande investimento, e no se colher fruto algum, muito conveniente, que a empresa antes de adquirir um Banco de Dados, passe por um processo de adaptao, preferencialmente contando com pessoal especializado, geralmente consultores, que no tenham qualquer ligao com fabricantes de Bancos de Dados.

PASSO 2 Defina, em no mnimo 10 linhas, Modelo de Dados. Cite os trs modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas caractersticas e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos Modelos de dados uma imagem grfica de toda a base de informaes necessrias para um determinado empreendimento. Modelo de Entidade Relacionamento a principal ferramenta grfica para representao do Modelo de Dados e foi proposto por Peter Chain. Tem a finalidade de identificar entidades de dados e seus relacionamentos.

Modelagem de Dados Tcnica aplicada construo de modelos de dados. Entidade Objeto ou evento do mundo real, distintamente identificado e tratado como uma categoria definida, acerca da qual armazenamos dados. Ex.: 1) Entifsico ou Jurdico (Funcionrio, Cliente, Aluno, etc.) 2) Documento (Nota Fiscal, Ordem de Servio, etc.) 3) Local (Departamento, Unidade, etc.) 4) Histrico (Histrico escolar, dirio, Vendas Acumuladas, etc.) 5) Enti-Material (Matria-prima, produto, etc.) Entidade de Dados (Supertipos) Podem ser subdivididas em diversas categorias de elementos (Subtipos), cada uma se caracterizando por atributos especficos: Pessoa; Fsica Jurdica Tipos de Entidade 1) Fundamental: Empregado 2) Associativa ou derivada de relacionamento: Reclamao Rec_Ass Assinante 3) Atributiva; 4) Fortes e Fracas: (entidade forte) (entidade fraca); Banco Agncia Atributos Dados elementares que permitem descrever a entidade ou relacionamento. Podem ser monovalorados ou multivalorados. Monovalorados so aqueles que possuem uma nica opo. Ex. Identidade. Multivalorados so aqueles que podem mais de uma opo. Ex.: Sexo : Masculino ou Feminino. PASSO 3 Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados no Passo 2, defina qual modelo de dados dever ser utilizado na resoluo do desafio. Por qu? Justifique sua resposta com apresentao de exemplo. Optou-se pelo modelo Entidade/Relacionamento. Sendo considerada a melhor opo, tendo em vista, o uso de tabelas principais e auxiliares e os relacionamentos entre elas. Assim os dados de proprietrio, de veculo e de vaga, sero melhor aproveitados para a gerao das informaes. PASSO 4 Defina Esquema e Instncia em banco de dados, utilizando-se das entidades propostas no desafio para representar e exemplificar suas definies. ESQUEMA: Descrio (textual ou grfica) da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados. Esquema do Banco, Armazenado no catlogo, Mudanas muito menos freqentes.

Na entidade Estacionamento: nro_ficha, cpf_proprietario, nome_proprietario, telefone_com, telefone_res, telefone_cel, email, placa_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo. Na entidade: Vaga nro_vaga, vaga_veiculo, modelo_veiculo, cor_veiculo, tipo_veiculo, ano_veiculo. INSTNCIA: Conjunto de dados armazenados em um banco de dados em um determinado instante de tempo. Estado do Banco: Dados do banco em qualquer ponto do tempo, inicialmente vazio , muda freqentemente. Validade parcialmente garantida pelo SGBD FICHA Nro_ficha CPF_proprietario nome_proprietario telefone_com telefone_res telefone_cel email Placa_veiculo 1 123.456.789-10 Jose (11) 1111-1111 (11) 1111-1112 (11) 5511-1111 Jose@e-mail.com.br aaa1111 2 019.876.543-21 Joo (22) 2222-2222 (22) 2222-2221 (22) 6611-1111 Joo@e-mail.com.br bbb2222

placa_veiculo modelo_veiculo cor_veiculo tipo_veiculo ano_veiculo aaa1111 Ford Fusion Prata Passeio 2011 bbb2222 Pajero Azul Utilitrio 2011 Nro_vaga placa_veiculo modelo_veiculo cor_veiculo tipo_veiculo ano_veiculo 1 aaa1111 Ford Fusion Prata Passeio 2011 2 bbb2222 Pajero Azul Utilitrio 2011

Vous aimerez peut-être aussi