Vous êtes sur la page 1sur 6

Histria

Antecedentes: Governo de Getlio Vargas (1951/54). Inflao, criao da Petrobrs, expanso de Volta Redonda e corrupo (oposio e crticas de Carlos Lacerda); Incidente da Rua Toneleros (morte do major Vaz), presses e suicdio de Getlio Vargas. Joo Caf Filho, vice-presidente assume a presidncia no lugar de Getlio, afastando-se pouco depois, por motivos de sade; Carlos Luz, presidente da Cmara dos Deputados, foi declarado impedido de governar aps golpe branco do marechal Lott Nereu Ramos, que governou at posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek. 1. Governo JK (1956/61) Antes de assumir o poder JK sofre duas tentativas de golpe militar (de GO e PA) que queriam que ele no assumisse o poder. Essas tentativas no tem sucesso e JK assume o poder em meio a uma crise a partir do voto direto da populao. Durante o mantado de JK o Brasil vive um perodo de notvel desenvolvimento econmico e relativa estabilidade politica. JK adota uma politica populista hibrida, por meio de uma parceria entre o capital estrangeiro e o capital nacional. Nessa poca que grandes industrias americanas se instalam no Brasil com um foco da regio do ABC e em indstrias automobilsticas. JK aproxima ainda mais o Brasil dos EUA ao declarar abertamente que apoia os americanos na Guerra Fria. em seu governo que criado o Plano de Metas com o slogan cinquenta anos em cinco que possua varias metas em vrios setores da economia (energia, transporte, alimentao, educao e a construo da nova capital, Braslia). O plano visava estimular, diversificar e crescimento da economia brasileira, baseado na expanso industrial (por meio do capital estrangeiro em conjunto com nacional) e na integrao dos povos de todas as regies do Brasil (construo de Braslia forma de avio significando progresso). Como parte do plano grandes investimentos so realizados nas industrias de consumo (ao contrrio de GV que focava nas indstrias de base), e so construdas as grandes rodovias que interligam os diferentes Estados. Politica Entregacionista liga todas as regies do Brasil, aproveitando o que cada uma tem de melhor, para agregar ao desenvolvimento do Brasil. Dentro dessa politica JK cria tambm diversos rgos regionais com foco no desenvolvimento: SUDENE, GEIA, GEICON, SUDANE. Quando os militares assumem tais planos so mantidos. O Plano de Metas realmente consegue que o Brasil vivencie um grande crescimento e desenvolvimento econmico, porm ao custo de uma dvida

externa elevada que leva a inflao e acaba por colocar em xeque o prprio estado populista.

2. Governo Jnio Quadros (1961) Presidente mais inusitado do Brasil. Eleito com uma plataforma anti-corrupo e anti-inflao porm com a oposio de todos os partidos polticos. Presidente camaleo que muda de lado muito rpido. No possui coerncia no projeto polticos com atos tanto de esquerda como de direita: (i) condecora Che Guevara e o convida a passear do Brasil (comunista); (ii) manda fazer a bandeira vermelha com a foice (comunista); (iii) probe o biquni e rock (falso moralismo de direita); (iv) pede emprstimo aos EUA (direita). No consegue controlar a inflao. Militares falam para Jnio renunciar, ele renuncia pensando que a populao iria pedir para voltar, o que no ocorre. Governou por 7 meses. 3. Governo Joo Goulart (1961/4) Chamado de Jango, foi ministro do trabalho no governo de GV onde conseguiu duplicar o salario mnimo. Chamado e interpretado como socialista, desculpa que os militares para implementar o golpe.

Joo Goulart (1961-4)


P lanoTrienal: reformasde base - Tributao progressiva comfuno social - Reestruturao fundiria (rural e urbana) - Controle de remessas - Nacionalizaes Apoios: UNE, sindicatos, Ligas Camponesas, CEB - Comcio de 13 mar 1964(Central do Brasil) Oposio: FIESP, grande imprensa, ruralistas, TFP - MarchadaFamliacomDeus pelaLiberdade - Golpe militar (1 de abril 1964)
inflao no surtem efeitos.

Implementou o Plano Trienal com uma economia planejada de governo nacional desenvolvimentista (capital nacional). Baseava-se em reformas de base e buscava reestruturar o estado brasileiro. No campo buscou implementar a reforma agrria e na cidade tabelou os preos dos imveis e dos alugueis. Queria abolir o presidencialismo e instituir o parlamentarismo. Suas politicas de controle de

EUA veem Jango como um presidente socialista e enviam a CIA para descobrir os planos do presidente, bem como armas e apoio aos militares. Brizola aconselha o presidente a pedir ajuda Unio Sovitica, porm Jango fica com medo e entrega o poder aos militares em 64.

4. Populismo na Amrica Latina A. AGENTINA Tentativa de reproduo do modelo europeu na Argentina Poder concentrado nas mos de estrangeiros ligados ao capital internacional Em 1933 Juan Peron indicado como secretrio do trabalho, suas principais medidas so criao de uma nova legislao trabalhista frias, 13 salario, licena maternidade; atrelar os sindicatos ao Estado e; aumento salarial

PERON (1946/55) Estado passa a intervir na economia, ocorre a nacionalizao de ferrovias, servios de comunicao, gs e transportes urbanos. Governo autoritrio e paternalista. Fenmeno do culto da personalidade de Peron e Evita. Evita se torna um smbolo para o povo argentino sendo admirada e idolatrada. Ela que discursa pelo marido.

O que diferencia o populismo brasileiro do populismo argentino que na Com as argentina a figura da Evita que assume o papel maternalista e feminista. No brasil somente existe o papel paternalista masculino. medidas de Peron a Argentina rompe relaes com os EUA deixando sua economia fragilizada e resultado no aumento da inflao e desemprego. Porta aberta para golpes militares. Em 52 Evita morre de cncer e se inicia o declnio do governo de Peron. dado um golpe militar e implementada a ditadura. Aps o final da ditadura, Peron eleito novamente como presidente, agora casado com Isabella que tambm discursa em seu lugar. Sofre segundo militar. B. MEXICO CARDENAS (1933/40)

Eleito pelo povo A diferena entre o governante mexicano para os outros que Cardenas era democrtico no autoritrio nem paternalista Consegue fazer reforma agrria

Em seu governo o sindicato era permitido, incentivava o sindicalismo, reduz o analfabetismo, nacionaliza o petrleo (expulsa os EUA), denuncia fascistas e utiliza o rdio para se aproximar da populao (assim como GV e Roosevelt). Apoia o muralismo para passar populao a ideia de nacionalismo, porm, pelas estatizaes seu governo visto como socialista.

5. Revoluo Cubana Antecedentes: -

rea de colonizao espanhola escravido negra Em 1898 Guerra Hispo-Americana: americanos responsveis pela independncia tardia, pois a escravido negra fez com que no existisse uma elite cubana (elite cubana era espanhola o que levou no formao de uma cultura nacional) Depois da guerra os EUA apoiam a existncia de uma elite (formada por americanos) que facilite a entrada do capital americano no pais Colonizao indireta (dependncia econmica)

FULGENCIO BATISTA (1959) Transformou Cuba num bordel dos Estados Unidos (pessoas iam pra Cuba para se divertir), pois era um presidente fantoche. A cidade de Guantanamo era alugada pelos EUA para uma base naval onde seus marinheiros faziam treinamentos navais. Os cubanos moravam em casas de papelo que se desfaziam na chuva. As mulheres se prostituiam onde o publico alvo eram os americanos e os homens trabalhavam na agricultura os nos casinos e hotis de havana. Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da populao vivia na pobreza. Todo este contexto gerava muita

insatisfao nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria. Universidade de Havana onde estudavam jovens de famlias burguesas cubanas (1% da populao que se beneficiou com a entrada de capital americano) estudavam os irmos Castro (Raul e Fidel) que resolvem fazer um revoluo. Em 1953, os irmos tentam invadir a sede do exercito cubano (treinado pelo exercido dos EUA), so presos e exilados para o Mxico. No Mxico os irmos so conhecem e recebem treinamento de guerrilha de Che Guevara para organizaram a revoluo (com o principal objetivo de expulsar os Americanos). Em 1956 os irmos regressam a cuba com um plano desembarque perto de Guantnamo para depor Batista, porm novamente um fracasso. Os revolucionrios que sobrevivem ao fracasso fogem para as montanhas e vo conseguindo camponeses para se juntarem a sua causa. Guerra de guerrilha. O exercito bombardeia as montanhas para acabar com os revolucionrios porem tem o efeito reverso: acabam atingindo tambm camponeses inocentes o que leva a mais pessoas se juntarem revoluo. Revolucionrios so bem recebidos pela populao das cidades. Criam uma rdio clandestina para comunicao com os estudantes que ficaram em Havana prepara o campo politico e trazer mais pessoas para a revoluo. Quando o exercito se aproxima de Havana, Batista se exila na Rep. Dominicana e os irmos tomam o poder e expulsam os EUA do pas. Fidel no se declara comunista para evitar interferncia da URSS e tambm rejeita aliana com EUA.

Primeiro Ato do Governo: Declara o Estado Cubano Ateu o que acaba com a moralidade do povo: drogas, prostituio, jogos, tudo.

Vous aimerez peut-être aussi