Vous êtes sur la page 1sur 18

CRIMINOLOGIA

Cincia que estuda o crime e o criminoso, suas causas sociais, comportamentais e psicolgicas, bem como suas implicaes no sistema jurdico-penal (SUTHERLAND). CRIME: DUAS DIMENSES: ENTIDADE JURDICA: Fato tpico, ilcito e culpvel. FENMENO SOCIAL.

1 BIMESTRE
CAUSAS DO CRIME/CRIMINALIDADE/VIOLNCIA
1. ENDGENAS (INTERNAS, INDIVIDUAIS) Originadas no interior do organismo, ou por fatores internos. 1.1. BIOLGICAS Esto ligadas ao organismo da pessoa. Por exemplo, hipertireoidismo: funcionamento irregular da glndula tireide, que a faz produzir determinados hormnios em excesso, tendo conseqncias no comportamento do indivduo, podendo causar, entre outras coisas, um baixo controle da agressividade. 1.2. PSICOLGICAS Esto ligadas mente do indivduo. Por exemplo, cleptomania (mania de furtar), psicose (estado mental patolgico caracterizado por desvios, sobretudo de carter, que acarretam comportamentos anti-sociais). 1.3. BIO-PSICOLGICAS Esto ligadas a uma perturbao no organismo que desencadeia um reflexo comportamental. Por exemplo, puerprio (perodo que se segue ao parto at que os rgos genitais e o estado geral da mulher retornem normalidade, quando pode ocorrer um conjunto de fenmenos, entre eles, alteraes hormonais, que podem levar a desvios comportamentais). 2. EXGENAS (EXTERNAS, FSICAS / SOCIAIS) 2.1. SCIO-ECONMICAS So exemplos: a falta de formao slida moral/educacional como decorrncia da pobreza; a violncia como conseqncia da pobreza; rebeldia/averso/revolta sociedade consumista. Estes fatores podem levar criminalidade. Crise financeira/econmica que induz prtica delituosa como fator de subsistncia (o indivduo se v obrigado a furtar para sustentar sua famlia). *Evitar Determinismo1: mais de 30 milhes de brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza, o que no significa que haja 30 milhes de criminosos no pas; isso demonstra uma relao ocasional, porm, no obrigatria com a criminalidade. KARL MARX: Diviso Social do Trabalho: no capitalismo, a situao do desempregado pior do que era a situao do escravo na poca da escravatura; este era includo no sistema econmico ao menos como coisa enquanto aquele completamente excludo. O desemprego tambm pode ser uma causa exgena de criminalidade. Para o controle da criminalidade deve-se usar de Polticas Pblicas: a lei sozinha no combate criminalidade (Preveno Geral Positiva: a pena pode reduzir a criminalidade a curto prazo; todavia, no resolve o problema).
1

Determinismo: relao entre fenmenos pela qual estes fenmenos se acham ligados de modo to rigoroso que qualquer fenmeno destes est completamente condicionado pelos fenmenos que o precedem e acompanham, e condiciona com o mesmo rigor os que lhe sucedem; como as engrenagens de um relgio: cada uma delas responsvel pelo movimento da outra. Em outras palavras, determinismo significa que uma coisa guarda necessria relao com a outra. Deve-se evitar este raciocnio determinista em toda a matria de Criminologia. Assim, deve-se usar o verbo poder ao invs do dever nesta matria: determinada coisa pode levar criminalidade.

2.2. EDUCACIONAIS Guardam relao necessria com determinados tipos de crimes (crimes de informtica, white collars crimes2 elevado grau de instruo dos autores) e relao ocasional com outros tipos de crimes, por fatores como Atrofia dos Freios Morais (causada por uma educao formadora/informadora deficitria; o indivduo no capaz de se determinar por regras morais). 2.3. INFLUNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAO 1. Onde as causas scio-econmicas e a deficincia da educao formativa se cruzam: uma estrutura moral frgil pode ceder facilmente tentao do ter, pela criao de hbitos superficiais/suprfluos, pela cultura consumista pregada pelos meios de comunicao. Ser = Ter. 2. Banalizao do mal. 3. Incitao Violncia (condicionamento). 4. Deformao moral, sexual (banalizao do sexo, em cenas de novela, por exemplo). 5. Linguagem Marginal: identificao de grupos de subcultura criminal. Aspecto Positivo: Catarse canalizao/catlise da agressividade. Ao assistir o filme de guerra, por exemplo, o indivduo pode descarregar/canalizar sua raiva/estresse3. Coliso de Interesses em Direitos Fundamentais: quando direitos fundamentais se colidem (quando, por exemplo, o direito liberdade de expresso de exibir um determinado filme colide com o direito da criana de no ter cenas de sexo explcito expostas em horrio inapropriado) deve-se resolver isto pelo Princpio da Proporcionalidade/Razoabilidade atravs de um encaminhamento racional para a soluo dos problemas in concreto, ou seja, fazendo com que o direito liberdade de expresso seja exercido num horrio mais conveniente. 2.4. CRESCIMENTO POPULACIONAL DESORDENADO 1. Paternidade/Maternidade irresponsvel: baixas tcnicas de controle de natalidade; filhos indesejados; pais com deficincia moral os renegam, abandonam o menor. 2. xodo Rural (desigualdades regionais). 3. Excluso Social: ausncia do Estado; ocupao irregular do solo urbano; ausncia de estrutura. 4. Formao do poder paralelo; legitimao deste poder atravs da distribuio de benesses para solidificar a liderana. 5. Marcocriminalidade / Crime Organizado: gerada pela trade (xodo / Crescimento Populacional Desordenado / Ausncia do Estado). 2.5. PRECONCEITOS Por exemplo, Xiitas vs. Sunitas; Skinheads. 2.6. ANOMIA DRKHEIM: Sensao de anomia, de ineficcia das leis; certeza da impunidade. 1. Inimputabilidade do menor. 2. Morosidade da Justia. 3. Dficit de coero das leis penais. 4. Aspecto Macuinamico: sem escrpulos, preguioso; elevados nveis de corrupo no pas. 2.7. OUTROS H quem diga que, por exemplo, msicas, melodias, cores, podem influenciar o comportamento do indivduo.

RESUMO

2 3

Crimes do colarinho branco. Pedofilia: simulao funciona como catarse, ou seja, a canalizao do desvio sexual simulando imagens de crianas em relao sexual funcionaria de modo a evitar a concretizao?

ESCOLAS PENAIS
1. LIBERAL CLSSICA (FRANCESCO CARRARA IMMANUEL KANT GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL LUDWIG ANDREAS FEUERBACH) IDIAS: 1. Liberalismo Idias e doutrinas inspiradas no Iluminismo que visam a assegurar a liberdade individual no campo da poltica, da moral, da religio, etc., dentro da sociedade. 2. Fundamento filosfico no livre-arbtrio Possibilidade de exercer um poder sem outro motivo que no a existncia mesma desse poder. Liberdade de indiferena. Refere-se o livre-arbtrio principalmente s aes e vontade humanas, e pretende significar que o homem dotado do poder de, em determinadas circunstncias, agir sem motivos ou finalidades diferentes da prpria ao. O homem responsvel por seus atos. 3. Responsabilidade Moral Por possuir o livre arbtrio, o homem responsvel por seus atos e deve assumir as conseqncias deles. 4. Perspectiva Metafsica Meta = alm: Metafsica: Alm da fsica: Plano superior abstrato. Aceita-se a idia do predomnio de normas absolutas e eternas sobre as leis positivas. 5. Categorias a priori: Imperativos Categricos: Segundo KANT, todas as condutas que quando praticadas generalizadamente levem a sociedade ao caos devem ser criminalizadas (por exemplo, se todo mundo furtar, matar). 6. HEGEL: O ser o racional, o racional o ser. MTODO: Lgico-Abstrato / Formal-Abstrato: ou seja, baseado em abstraes metafsicas, como, por exemplo, o ser humano ser dotado um livre-arbtrio (idia abstrata) e a existncia de leis num plano superior, alm das leis positivas. Em outras palavras, aplicar a lgica a idias abstratas, tirando concluses a partir da. Exemplo disto em KANT: Categorias a priori ou Imperativos Categricos: Segundo KANT, todas as condutas que quando praticadas generalizadamente levem a sociedade ao caos devem ser criminalizadas (por exemplo, se todo mundo furtar, matar, a sociedade vai ao caos, por isso, tais condutas devem ser criminalizadas). PENA: de carter vindicativo (vingana), retributivo. Chamar o delinqente sua responsabilidade moral para retribuir o mal desnecessrio praticado por ele com um mal necessrio imposto pela sociedade. FOCO: crime (fato tpico, ilcito e culpvel).

2. POSITIVA (CESARE LOMBROSO ENRICO FERRI RAFFAELE GAROFALLO) IDIAS 1. O crime como fenmeno social pode ser analisado luz das Cincias Naturais As Cincias Naturais tm como objeto de estudo a natureza em torno do homem, sendo este includo apenas na condio de animal natural, nada mais que isto (Fsica, Qumica, Astronomia, Geologia, Biologia). Cincias Humanas tm como objeto de estudo o comportamento do homem e os fenmenos culturais humanos (Psicologia, Antropologia). Cincias Sociais tm como objetivo o estudo os grupos humanos (Sociologia, Histria, Lingstica, Pedagogia, Psicologia Social). A Escola Positiva afirmava que o fenmeno social do crime poderia ser analisado pela tica das Cincias Naturais. Todavia, cada rea tem seu prprio mtodo de estudo. Os positivistas trouxeram para a criminologia o mtodo cientfico das Cincias Naturais, o que no significa que tenha havido alguma evoluo neste aspecto. 2. Determinismo Como conseqncia da tica das Cincias Naturais, os positivistas (LOMBROSO) achavam que o comportamento humano poderia seguir padres determinsticos. dizer, uma vez detectado o padro, pode-se determinar o comportamento do indivduo a partir de tal padro. Assim, segundo LOMBROSO, haveriam criminosos natos, que nascem propensos ao crime. Os criminosos natos seriam aqueles que permaneceram atrasados em relao aos demais durante a evoluo da espcie, e ainda no perderam a agressividade; possuiriam determinados traos fsicos que permitiriam reconhec-los, como cabea sui generis, com pronunciada assimetria craniana, fronte baixa e fugidia, orelhas em forma de asa, zigomas, lbulos occipitais e arcadas superciliares salientes, maxilares proeminentes (prognatismo), face longa e larga, apesar do crnio pequeno Tese ultrapassada. 3. Responsabilidade Social o criminoso representa um perigo para a sociedade e deve ser afastado. 4. Criminoso como um louco moral 5. LOMBROSO: existem dois tipos de criminosos: nato e outros. 6. TIPOLOGIA DE CRIMINOSOS (FERRI):
NATO: Possui atrofia primria do senso moral; nasce com incapacidade de se orientar pelas regras morais. LOUCO: Possui atrofia secundria do senso moral; desenvolve-a no curso da vida. Admite-se tratamento para ambos, por serem considerados como tendo grande capacidade de readaptabilidade social, mesmo tendo alta periculosidade social. HABITUAL: No possui atrofia moral. Subdivide-se em: 1. Profissional: vive do, para e pelo crime; h organizao, mtodo; por exemplo, crime organizado; 2. Violento / Contra a propriedade: mais problemticos; 3. Praticantes de crimes no graves; 4. Progressivo: pratica crimes mais graves e/ou mais freqentes. OCASIONAL: a ocasio faz o ladro; furto famlico, por exemplo. O criminoso ocasional possui alta capacidade de readaptabilidade social e baixa periculosidade social; no possui valores morais robustos para resistir tentao; o problema se agrava quando se comea a procurar/forjar situaes favorveis prtica dos crimes. OCASIONAL-PASSIONAL: Age movido pela paixo (crnica, progressiva) e/ou emoo (abrupta); normalmente, de reputao ilibada; age por comoo; so geralmente mais jovens (impetuosos); age sozinho; os crimes podem acontecer ao ar-livre; no so programados. CULPOSO: imprudente/negligente/imperito; no quer causar a leso; defeito de sensibilidade moral para as regras de cuidados impostas ao homem normal; imperitos pratica uma arte/ofcio/profisso/tcnica e, por desconhecimento, pratica o crime) ; defeito de ateno deficiente capacidade mental de organizao de idias, hoje, inimputveis ou semi; contingencial involuntrio/ocasional; interveno na conduta impediria de retomar sua conduta normal.

MTODO: Emprico-Indutivo ou Indutivo-Experimental (darwinismo social; perspectiva das cincias naturais). Empirismo: doutrina ou atitude que admite, quanto origem do conhecimento, que este provenha unicamente da experincia, seja negando a existncia de princpios puramente racionais, seja negando que tais princpios, existentes, embora possam, independentemente da experincia, levar ao conhecimento da verdade. Induo: Raciocnio do particular para o Geral. Darwinismo Social: corrente terica que aplica alguns princpios bsicos da idia darwinista de evoluo (como as de seleo natural, luta pela existncia, e sobrevivncia do mais apto) ao estudo e interpretao da vida humana em sociedade.

SANO PENAL: Preveno Especial Negativa. FOCO: criminoso.

3. TERZA SCUOLA ITALIANA (GIOVAN BATTISTA IMPALLOMENI MANUEL CARNEVALE BERNARDINO ALIMENA) IDIAS 1. Posio intermediria entre as escolas Liberal Clssica e Positiva A imputabilidade resulta da intimidabilidade (IMPALLOMENI). A imputabilidade resulta da dirigibilidade dos atos do homem, e a sociedade no tem o direito de punir, mas somente o de defender-se nos limites do justo (ALIMENA). 2. Responsabilidade Moral fundamentada no Determinismo Psicolgico diferente da Escola Liberal Clssica, aqui, a responsabilidade moral do indivduo no se baseia no livre-arbtrio, mas no determinismo psicolgico. 3. Determinismo Psicolgico motivos compelem o homem a agir, no h determinismo antropolgico. 4. Diferenciao entre Imputveis (Pena: Aflitiva, Vindicativa, Defesa Social) e Inimputveis (Medida de Segurana). PENA: para os imputveis tem carter Aflitivo, Vindicativo e tem por finalidade a Defesa Social e Medida de Segurana para os inimputveis.

4. MODERNA ALEM (FRANZ VON LISZT) IDIAS 1. Introduo do conceito de crime como fato tpico, ilcito e culpvel. 2. Perspectiva Teleolgica4 o Direito Penal em sua construo/aplicao deve observar seus fins/finalidades/objetivos. No se faz poltica criminal em prejuzo/desfavor ao direito do ru. 3. Direito Penal como Cincia Normativa traa normas ao pensamento e conduta humana Cincias Criminais (lgico-abstrata/causal-explicativa/emprico-dedutiva): Criminologia, Penologia, Vitimologia. A Escola Moderna Alem surgiu na Alemanha por iniciativa de FRANZ VON LISZT (maior poltico-criminolgico alemo. LISZT deu cincia do Direito Penal uma nova e mais complexa estrutura, tornando-a uma disciplina completa, resultante da fuso de outras disciplinas jurdicas e criminolgicas heterogneas (dogmtica, criminologia, poltica-criminal). 4. Escola da Poltica Criminal categoriza o que at ento era amorfo, impreciso, indefinido. O que era antes descrito em idias, agora categorizado, transformado em objeto de estudo de reas especficas. A poltica criminal encontra seu limite na lei penal, na qual o princpio da legalidade representa um baluarte de defesa social. Da as afirmaes de que o cdigo penal a Magna Carta do delinqente e de que o Direito Penal a insupervel barreira da poltica criminal. PENA: O ponto de partida a neutralidade entre livre-arbtrio e determinismo, com a proposta de imposio da pena, com carter intimidativo, para os delinqentes normais e de medida de segurana, para os perigosos (anormais e reincidentes), sendo esta ltima com o objetivo de assegurar a ordem social, com fim nico de justia.

5. TCNICO-JURDICA (ARTURO ROCCO) IDIAS 1. Teoria Pura do Direito Penal O crime entidade / fenmeno jurdico. 2. Raciocnio lgico-abstrato (tcnico jurdico) O objeto da cincia penal era o ordenamento jurdico positivo e o mtodo utilizado (o chamado mtodo tcnico-jurdico) compunha-se de trs partes: exegese, dogmtica e crtica. 3. Perspectiva eminentemente tcnica a cincia criminal deveria se preocupar com o Direito Penal vigente, com o estudo da lei positiva, abstraindo-se o criminalista das indagaes de natureza filosfica. 4. Teoria do Tipo categoria lgica para subsumir condutas humanas.

Teleologia: estudo da finalidade das coisas.

6. CORRECIONALISTA (CARLOS DAVID AUGUSTO RDER DORATO MONTERO CONCEPCION ARENAL) IDIAS 1. Responsabilidade coletiva/social/difusa A pena serve para emendar/corrigir o delinqente. Profilaxia Social; o Juiz um mdico social. O delinqente tem o direito de exigir seu tratamento. O Estado no possua o direito de punir, mas de corrigir. O direito de reprimir os delitos deve ser utilizado pela sociedade com escopo curativo: reprimir curando. 2. Retorno da modalidade crist-catlica Criminoso como doente na perspectiva moral crist. 3. Perspectiva do indivduo imperativo de sua humanidade, como filho de Deus; misericrdia. O Direito Penal visa converter o criminoso a um homem de bem. PENA: tem carter de emenda/correo.

7. ESCOLA DA DEFESA SOCIAL OU NOVA DEFESA SOCIAL (FILIPPO GRAMATICA) IDIAS 1. Direito de Defesa Social O Direito Penal deveria ser substitudo por um direito de defesa social, com a finalidade de adaptar o indivduo ordem social e no sano de seus atos. 2. Preveno e Represso Criminal A luta contra a criminalidade deve ser reconhecida como uma das tarefas mais importantes que incumbem sociedade. Nesta luta, a sociedade deve recorrer a meios de ao diversos, ao mesmo tempo para prevenir e sancionar. O direito criminal deve ser considerado como um dos meios de que a sociedade pode se utilizar para fazer diminuir a criminalidade. Os meios de ao empregados com esse fim devem ter por escopo no somente proteger a sociedade contra os criminosos, mas tambm proteger seus membros contra o risco de carem na criminalidade. Por sua atividade nesses dois campos, a sociedade deve estabelecer o que se pode chamar com justa razo uma defesa social. 3. Perspectiva Pr-Indivduo humanitarismo. Humanizar a pena com o objetivo da defesa social. Se a pena no ressocializar (pela tica do tratamento humanitrio) no serve para nada (MARC ANCEL). 4. Interdisciplinaridade do tratamento do preso (Cincias Humanas) exame criminolgico (psicolgico/psiquitrico/servio social) para devolver ou manter as condies normais ao condenado antes do encarceramento. PENA: A pena deve ressocializar. As sanes, dadas tutela da norma de Direito Criminal e postas em correspondncia com os fins da represso ou da preveno, consistem respectivamente em penas ou medidas de segurana, com elementos caractersticos comuns e diferenciais, tanto em referncia sua natureza, quanto sua aplicao e execuo.

RESUMO

ESCOLAS SOCIOLGICAS DO CRIME/CRIMINOLGICAS


1. ESCOLA DE CHICAGO (ROBERT EZRA PARK HERBERT SPENCER AUGUSTE COMTE) Nasceu no Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago, por volta de 1890, tendo como base um conflito histrico em Chicago decorrente de massiva imigrao (estimativa de 50% de imigrantes) que levou a um boom de criminalidade. IDIAS Perspectiva Pragmtica (utilitria, prtica) Baseada na anlise dos Agentes / Elementos que envolvem a criminalidade, criando polticas pblicas de combate ao crime baseadas em uma metodologia que envolve o desenvolvimento de Inquritos Sociais (que ajudam a traar Mapas de Criminalidade) e Estudos Biogrficos de Casos. Inquritos Sociais Levantamentos Estatsticos-Demogrficos para o combate da criminalidade em universos circunscritos. Estudos Biogrficos de Casos traam histricos individuais dos criminosos. Mapas de Criminalidade determinar as reas da cidade onde nasce/desenvolve-se a criminalidade, para, com base nestes, direcionar as Polticas Sociais de combate criminalidade. Escola/Teoria Ecolgica do Crime o crime seria produto da desorganizao da grande cidade (urbanizao desordenada, conflitos culturais, imigrao, pobreza, meio-ambiente desorganizado, socializao precria), na qual se deterioram as relaes humanas, debilitando-se o controle social primrio, e possibilitando um contagioso clima de vcios e corrupo. Preocupao eminentemente urbana. Viso da cidade como sistema: intercomunicao entre os elementos do meio ambiente. A vida urbana traz mobilidade social, geogrfica, empregatcia, financeira, sendo fonte de inquietude (por exemplo, desemprego, falncia, mudana de bairro nobre para favela, etc.) que pode gerar atos de delinqncia. A desorganizao social causa uma Socializao Deficiente: a vida urbana permite/causa/possibilita o anonimato, arrefecendo (esfriando, afrouxando) os vnculos de solidariedade social; mitiga o autocontrole social (controle social primrio: por exemplo, vizinhos que nem se conhecem: no h o autocontrole social, ou seja, as aes das pessoas, por serem praticamente annimas, no interessam aos vizinhos, ao prximo, aos que esto ao redor; no h interesse na opinio/censura alheia; isso facilita a criminalidade). MODELO DE COMBATE AO CRIME Polticas Pblicas relacionadas ao urbanismo, arquitetura, e demais polticas sociais (por exemplo, recuperao de reas degradadas; urbanizao de favelas, deixando-as esteticamente prximas aos ambientes de classe mdia). A idia a de que uma esttica arquitetnica agradvel gera um reforo dignidade dos moradores, o que resulta numa baixa dos ndices de criminalidade. Melhoria da cidade resulta na melhoria da vida que resulta na baixa dos ndices de criminalidade.

2. TEORIA DA ASSOCIAO DIFERENCIAL (EDWIN SUTHERLAND) IDIAS Experincias Pessoais os indivduos, principalmente os jovens, determinam seus comportamentos a partir de suas experincias pessoais com relao a situaes de conflito.

Canais de Comunicao o comportamento favorvel ou desfavorvel ao crime seria apreendido a partir das interaes pessoais, com base no processo de comunicao. Nesse sentido, a famlia, os grupos de amizade e a comunidade ocupam papel central. Valores dominantes ensinam o crime. O crime apreendido atravs dos canais de comunicao. Existem interaes sociais mais eficientes, mais eficazes, mais ntimas, no ensino do crime. Incorporao das idias de PAVLOV5 reflexo condicionado: Comportamentos reativos (nervoso/instintivo). Comportamento operante (elementos ambientais que levam quela operao orgnica, social). O social o racionalizado. Racionalizao da atividade criminosa a atividade criminosa racionalizada (apreendida, aculturada) com base nas relaes do indivduo. Isso se torna um empecilho para o controle da criminalidade, porque a atitude criminosa passa a fazer parte da cultura, do comportamento do sujeito, que vai assumindo modelos desfavorveis (a tcnica, os motivos, os impulsos e as atitudes criminosas) aos cdigos legais. Estmulo de reforo para comportamentos dominantes os egressos do sistema prisional voltam ao seu ambiente, que contm os mesmos elementos que os levaram e, com isso, readquirem (relembram) os hbitos criminosos.

3. TEORIA DA ANOMIA (MILE DRKHEIM ROBERT K. MERTON) IDIAS Perda dos vnculos de solidariedade social gera a percepo de que no h normas, valores. Microssocialmente, isto pode levar o indivduo ao suicdio; Macrossocialmente, pode levar a criminalidade. Diviso social do trabalho a diviso social do trabalho que ocorre na nossa cultura pode gerar alienao/anomia, ou seja, os indivduos, principalmente a classe operria, aprendem a executar somente determinadas tarefas (por exemplo, numa fbrica, o funcionrio que aperta parafusos s sabe apertar parafusos, no sabe pintar peas, nem montar motores). Assim, em situao de desemprego/recesso/crise o indivduo no arranja espao no mercado de trabalho, por s saber fazer determinada coisa. A frustrao pode levar o sujeito ao suicdio ou criminalidade. Anomia na perspectiva da adaptabilidade social do indivduo (MERTON) MERTON analisa a adaptao do indivduo sociedade atravs dos objetivos/aspiraes sociais confrontados aos caminhos

IVAN PAVLOV, mdico russo descobridor dos comportamentos que so reflexos condicionados. Enquanto estudava a digesto de ces de laboratrio, casualmente descobriu que certos sinais provocavam a salivao e a secreo estomacal no animal, uma reao que deveria ocorrer apenas quando houvesse ingesto de alimento. Teorizou que o comportamento estava condicionado a esses sinais, que, habitualmente, precediam a chegada do alimento, e que faziam o co antecipar seus reflexos alimentares. Pavlov procedeu experimentalmente, fazendo soar uma campainha anunciando o alimento, e constatou que em pouco tempo o co respondia com salivao ao soar da campainha, que passou a ser um estmulo e a provocar o reflexo da salivao mesmo sem a presena da comida. Constatou tambm que no podia enganar o co por muito tempo, pois a falta da comida fazia que os sinais perdessem seu efeito. Publicou os resultados chamando o fenmeno de reflexo condicionado, que podia ser adquirido por experincia, e designando o processo de condicionamento.

socialmente estruturados para atingir tais objetivos. Quadro de dissociao: adaptabilidade do indivduo sociedade em que vive. Assim, classifica os sujeitos conforme a sua forma de adaptao sociedade: Conformismo: aceitao os objetivos sociais e meios socialmente estruturados para alcan-los. Exemplo: cidado comum. Ritualismo: aceitao os meios socialmente estruturados, mas renuncia aos objetivos sociais, transformando os meios no objetivo em si. O indivduo tem apego ritualstico a normas sociais. Exemplo: funcionrios pblicos burocratas. Retraimento: renncia aos objetivos sociais e aos meios socialmente estruturados para alcanlos. Exemplos: bbados, errantes, viciados, mendigos, suicidas; esto no limiar da criminalidade. Inovao: aceitao os objetivos sociais e nega os meios socialmente estruturados para alcanlos. Exemplo: Criminosos. Rebelio: renegao os objetivos sociais e os meios socialmente estruturados para alcan-los. O indivduo se rebela e pode chegar criminalidade. Exemplo: terrorista.

4. TEORIA DAS SUBCULTURAS CRIMINAIS (STANLEY COHEN) IDIAS Fatores catapultantes para a criminalidade contesta a idia de que o crime seja um ato racional. H fatores catapultantes para a criminalidade. O crime produto de um sistema de normas e valores que se opem aos valores majoritrios e oficiais. A subcultura criminal forma suas regras a partir da cultura dominante, invertendo-as. A conduta do criminoso torna-se justa no mbito sub-cultural, exatamente porque injusta de acordo com as normas culturais dominantes. Sociedade segmentada desenvolvimento de subculturas sem racionalidade, gerando inrcia cultural. Situaes com subculturas criminais subjacentes: o espao social disputado pelas diversas subculturas, que querem se impor. Caractersticas segundo COHEN No utilitarismo da ao: no h motivao utilitria; no h uma finalidade til. Malcia na conduta: prazer em desconsertar o outro, prazer em ferir, sem motivo. Negativismo: contrapor os valores institucionalizados da sociedade; contrariar os valores socialmente impostos. POLTICA CRIMINAL eliminar os cabeas dos grupos; reinserir socialmente os demais; aculturar (levar aos grupos a cultura vigente).

As escolas at aqui analisadas realizam uma abordagem monoltica, ou seja, preocupam-se com apenas um aspecto do problema da criminalidade.

5. LABELLING APPROACH (HOWARD S. BECKER EDWIN M. LEMERT) IDIAS Abordagem dinmica, democrtica, poligentica afirma que todas as teorias so verdadeiras. A prpria justia criminal movimenta a criminalidade haveriam desvios primrios (tratados pelas teorias anteriores). A priso causaria uma rotulagem social (estigma) com relao ao egresso do sistema prisional (sistema este tambm composto de subculturas criminais). E existem Desvios Secundrios, que so decorrentes dos estigmas da justia criminal, e que causam uma reao social desviao primria, ou seja, uma averso/preconceito social com relao aos ex-condenados, levando estes indivduos a praticarem novos delitos por no conseguirem se reintegrar sociedade e, conseqentemente, gerando um crculo vicioso. POLTICA CRIMINAL Prudente no-interveno, ou seja, evitar ao mximo o fator crimingeno da pena, atravs de penas alternativas, por exemplo, fazendo com que o indivduo no seja estigmatizado pela sistema prisional.

RESUMO

SISENANDO CALIXTO

2 BIMESTRE
ESCOLAS SOCIOLGICAS DO CRIME/CRIMINOLGICAS
CRIMINOLOGIA CRTICA / NOVA CRIMINOLOGIA (ALESSANDRO BARATTA) Embora seja esta a sua finalidade, a pena privativa de liberdade no ressocializa. Para Baratta, a priso nasceu, historicamente, para perpetuar desigualdades, e ela sempre ser usada para isto. A instituio carcerria s serviu para produzir desigualdades sociais e jamais atendeu sua finalidade ressocializadora. Alm disto, a pena privativa de liberdade no consegue atingir uma importante parcela da criminalidade, como os criminosos do colarinho branco, por exemplo. Enquanto os batedores de carteira so presos, os criminosos que praticam white collars crimes detm poder econmico para contratar os melhores defensores. Diante disto, indaga-se: Qual a funo do Direito Penal? O que efetivamente funciona? Para a Criminologia Crtica, a funo do Direito Penal deveria ser a ressocializao, todavia, seus moldes nunca serviram a este fim. O sistema penal, em sua origem, j nasceu desvirtuado. Alm disto, o sistema prisional permite a manuteno do sistema social e da estrutura vertical da sociedade, ou seja, das relaes de poder um dos elementos que permitem isto o estigma (Labeling Aproauch). Assim, para esta corrente terica, a pena privativa de liberdade s teria aplicabilidade aos criminosos residuais (aqueles de alta periculosidade e alta reincidncia) e a jurisdio no-penal serviria para substituir o Direito Penal. Neste ponto, alguns dizem que a Criminologia Crtica poderia levar ao Abolicionismo Penal Radical: se o Direito Penal no cumpre sua principal (e nica funo), para que ele serve? Algumas leis brasileiras caminham neste sentido: Lei 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais Civis e Criminais), Lei 10.276/2001 (Lei dos Juizados Especiais Federais). Mas, de outro lado, a Lei 8.072/90 (Lei dos Crimes Hediondos), e a Lei 9.034/95 (Lei de Combate ao Crime Organizado) ressuscitaram o que h de mais antigo em termos de pena (esquizofrenia legislativa). IDIAS Complexidade Transcendente no se prope a analisar o crime em si, como resultado de circunstncias prprias, mas sim, criticar o ordenamento e buscar respostas para uma criminalidade to crescente, de nveis altssimos. O que mais interessa a epidemia de criminalidade e no um simples fato considerado em si mesmo. Poltica Criminal sob a perspectiva de transformao social e radical Abrir os olhos para a opresso econmica e desigualdades sociais como fontes do crime. No adianta atacar vetores decorrentes das causas macroexgenas segundo as idias marxistas, o sistema prisional o instrumento da manuteno das desigualdades sociais. H que se rever o modelo, ultrapassando o limiar da moralizao para chegar transformao social. Dilogo com o Abolicionismo Penal se a pena no ressocializa, se ela no cumpre seu papel, ela no serve para nada; deve ser abolida. O abolicionismo prope abolir as prises e o prprio Direito Penal, substituindo-o por intervenes comunitrias e institucionais de carter alternativo. Entendem seus defensores que numa sociedade repleta de desigualdades nas relaes de poder, o Sistema Penal se destina apenas a reforar essas diferenas. Por outro lado, um sistema informal e comunitrio de soluo de situaes problemticas e conflitivas contribuiria em muito para diminuir essas desigualdades, como incio de um movimento de Transformao Social. Transformao social baseia-se na anlise marxista da ordem social. Considera o problema criminal insolvel em uma sociedade capitalista, sendo necessria a transformao da prpria sociedade. Assume o papel da classe trabalhadora, da classe explorada e passa a criticar o modo de produo capitalista, bem como os meios de reproduo dos modos de produo (reproduo da ideologia dominante, que se faz por intermdio dos rgos de estado e que tem o fim precpuo de manter o status atual da sociedade, perpetuando a mo de obra barata que aumenta o lucro e sustentando uma explorao com aparncia de liberdade, fazendo a manuteno da sociedade opressora.). Cria-se, conforme experincia dos grupos de ideologia de esquerda, um consenso social que uma iluso criada pelos aparelhos ideolgicos de estado, que so as escolas, a imprensa e outras, alm dos aparelhos repressivos como a polcia e o sistema penitencirio, que tambm cumprem com seus papeis de propagadores da ideologia dominante. Critica-se todo o ordenamento da sociedade capitalista, fazendo uma anlise do ponto de vista da classe trabalhadora,

criticando a prpria lei, por ser esta, instrumento da classe dominante e trazendo subsdios importantes para uma nova poltica criminal.

PROPOSTAS DE BARATTA PARA TORNAR O SISTEMA PENAL EFETIVAMENTE RESSOCIALIZADOR


Substitutivos Penais aliados a uma Poltica de Integrao Social Melhorar o sistema penal no apenas adotar uma poltica de substitutivos penais (recursos que evitam o encarceramento do criminoso: sursis, penas alternativas, transao civil). preciso aliar os substitutivos penais a uma poltica de integrao social, com maior igualdade, maior acesso a bens pblicos e melhor distribuio de renda. Inspirao na Labelling Aproauch: prudente no-interveno. Sociedade Participativa do Sistema Penal necessrio colocar a sociedade como ente de participao do sistema penal, e no apenas como vtima do crime. Restrio da Abrangncia do Direito Penal A legislao penal abrangente demais (por exemplo, fabricar acar de forma clandestina crime no Brasil). Sugere barata que o Direito Penal se restrinja a questes relacionadas vida, sade, segurana do trabalho. Questes envolvendo bens patrimoniais deveriam ser resolvidas no mbito civil. Debate Social A questo criminal deveria ser submetida a um debate de massas. As bases sociais devem ser consultadas sobre esta questo. Extino da Instituio Carcerria Formas autogestionrias de controle da delinqncia. Formao de associaes para realizar um trabalho de ressocializao e preveno ao crime. Grupos comunitrios realizariam o controle e estabeleceriam os padres ticos. A partir da viriam as leis: de baixo para cima.

DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS


Ler o texto Tutela Processual dos Direitos Humanos nas Relaes de Trabalho GUILHERME GUIMARES FELICIANO (Pginas 1 a 10) Direitos Humanos Fundamentais so direitos inatos pessoa humana. H autores que consideram Direitos Humanos e Fundamentais como expresses sinnimas. Outros diferenciam Direitos Humanos de direito Fundamentais, justificando que fundamental denota previso normativa, e que existiriam direitos humanos ainda no positivados. Direitos Humanos remetem Antiga Mesopotmia, Grcia Antiga, Cristianismo, Carta Magna da Inglaterra, Constituio de Weimar (1919). Esta ltima era considerada a constituio mais humanista at ento, prevendo, inclusive, o reconhecimento dos direitos dos filhos extramatrimoniais. Esta constituio, no entanto, no impediu o holocausto judeu. II Guerra Mundial: holocausto judeu, campos de concentrao. A Liga das Naes foi dissolvida, por mostrar-se incapaz de evitar uma segunda guerra. Surge a Organizao das Naes Unidas, com tratados e com a idia de que

no basta apenas que o Estado tenha em seu ordenamento a garantia dos direitos humanos. necessrio haver uma coordenao entre os Estados para cooperarem e se vigiarem mutuamente com o fim de garantir e preservar os direitos humanos. A ONU possui uma Comisso Internacional de Direitos Humanos e h rgos internacionais como o Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Passamos por um processo secular e inacabado de descobrimento e positivao dos direitos de liberdade, de igualdade e de solidariedade inerentes condio humana (ciclo virtualmente interminvel). Direitos Humanos so Direitos Histricos (no h como se encontrar um fundamento absoluto para os direitos humanos, porquanto derivam da concepo tica de seu tempo). Por isso, impossvel abranger todos os direitos. So os velozes passos do ser humano em direo ao progresso tecnolgico e ao desenvolvimento material e econmico que os determinam, no o contrrio. A cada um dos direitos humanos corresponde, em relao ao Estado, um direito de agir (instrumental) que lhes assegure a efetividade. O acesso Justia o fator que assegura, para alm das meras proclamaes, a satisfao de tais direitos. Declarao Universal dos Direitos do Homem (mais importante documento jurdico produzido pelo homem): o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e de seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo. O desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da Humanidade. Os direitos do homem devem ser protegidos pelo imprio da lei, para que o homem no seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e a opresso. DEFINIES: Direitos do homem so os que cabem ao homem enquanto homem. Direitos do homem so aqueles que pertencem, ou deveriam pertencer, a todos os homens, ou dos quais nenhum homem pode ser despojado. So os direitos cujo reconhecimento condio necessria para o aperfeioamento da pessoa humana, ou para o desenvolvimento da civilizao (BOBBIO). Conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade bsica o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteo contra o arbtrio do poder estatal e o estabelecimento de condies mnimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana (ALEXANDRE DE MORAES). DISTINES: Os direitos fundamentais decorrem dos direitos humanos. Os direitos fundamentais correspondem a uma manifestao positiva do direito, ao passo que os direitos humanos se restringem a uma plataforma tico-jurdica. Os direitos humanos se colocam num plano ideolgico e poltico, fixando-se em uma escala anterior de juridicidade (MARCUS VINCIUS AMORIM DE OLIVEIRA). Poder Judicirio com a funo de garantir em ltima instncia a liberdade dos homens, a justia nas relaes e a paz na sociedade (maiores valores de um Estado Democrtico de Direito, por isso se diz que o Poder Judicirio o guardio da Democracia nos Estados Republicanos). PREMISSAS ENVOLVENDO DIREITOS DO HOMEM (BOBBIO): 1. No so direitos naturais, mas direitos histricos; 2. Nascem no incio da Era Moderna, juntamente com a concepo individualista da sociedade; 3. Tornaram-se um dos principais indicadores do progresso histrico da civilizao. CARACTERSTICAS EMPRICAS: 1. Radicam-se nos valores ltimos de uma dada sociedade no raro, valores antinmicos / colises de direitos fundamentais. Renem-se em uma classe mal-definvel. 2. Classe varivel (porque histrica) no futuro, podero surgir novos direitos do homem. 3. Classe heterognea abrangem pretenses as mais dspares e, por vezes, incompatveis entre si (o que decorre daquela mesma antinomia recorrente de valores).

GERAES/DIMENSES DE DIREITOS HUMANOS: PRIMEIRA GERAO basicamente os consagrados na Declarao de 1948 liberdades pblicas (por exemplo, os direitos civis e polticos relacionados ao valor liberdade). Reclamam, da parte de terceiros (poderes e rgos pblicos), deveres puramente negativos. Liberdades clssicas, negativas ou formais (absteno do Estado de praticar determinados comportamentos cerceadores). SEGUNDA GERAO direitos sociais, econmicos e culturais (por exemplo, artigos 6 e 7 da CRFB). S podem ser satisfeitos se forem impostos aos terceiros (poderes e rgos pblicos); deveres/poderes positivos sindicveis em juzo. Liberdades positivas, reais ou concretas (demandam prestaes e no abstenes do Estado. Interesses coletivos stricto sensu (artigo 81, II, do CDC). Os direitos de primeira e de segunda gerao tendem a ser antinmicos entre si, pois a realizao plena de todos eles no admite simultaneidade. TERCEIRA GERAO direitos de solidariedade/fraternidade: direito paz, ao desenvolvimento, ao respeito ao patrimnio comum da humanidade, ao meio ambiente. Evolve um processo de coletivizao dos interesses e destinatrios (interesses difusos) e de especificao dos sujeitos titulares (considerao do indivduo humano uti singulus, a criana, a mulher, o adolescente, o consumidor, o contribuinte, o deficiente, o idoso, etc.), diferenciando-se das liberdades singulares do sculo XVIII (pensava-se o homem in abstracto; igualdade formal). Os direitos e os homens diferenciam-se em funo do gnero (homem vs. mulher), das vrias fases da vida (direitos da infncia e da juventude, direitos do idoso) e dos vrios estados excepcionais (deficientes fsicos e mentais), entre outros. So tambm de terceira gerao o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (artigo 225 da CRFB) e os chamados direitos de paz (em geral). QUARTA GERAO resultariam da globalizao da Economia e dos direitos fundamentais, bem como da universalizao desses ltimos no plano institucional, com vistas (re)fundao do Estado Social e composio de uma trincheira de direitos antagnicos globalizao neoliberal (direito democracia, direito informao, direito ao pluralismo, direitos de biogentica e outros direitos cogitados no final do sculo XX, rebentos da era tecnolgica). QUINTA GERAO direitos intergeracionais (preservao do genoma humano fundamental, extenso da esfera do direito vida das geraes futuras; novos sujeitos de direito, como os animais, a natureza). CARACTERSTICAS JURDICAS DOS DIREITOS HUMANOS: 1. IMPRESCRITIBILIDADE no se perdem pelo decurso de prazo (tese paralela de que os crimes contra a humanidade so igualmente imprescritveis). 2. INALIENABILIDADE no podem ser transferidos ou cedidos, seja a ttulo oneroso ou gratuito a ningum. 3. IRRENUNCIABILIDADE no podem ser objeto de renncia (por exemplo, alguns direitos trabalhistas). 4. INVIOLABILIDADE no podem ser desrespeitados por comandos normativos infraconstitucionais ou por atos administrativos de autoridades pblicas. 5. UNIVERSALIDADE alcanam e favorecem todos os indivduos, independentemente de nacionalidade, credo, sexo, raa, convico poltico-filosfica, etc. 6. EFETIVIDADE devem ser garantidos pelo Poder Pblico, no bastando a sua proclamao ou previso in abstracto. 7. COMPLEMENTARIDADE no devem ser interpretados isoladamente, mas sim de modo conjunto e sistemtico, para que se complementem em funo do projeto teleolgico da Constituio. 8. INTERDEPENDNCIA possuem interconexes e interseces entre si, de modo que o malferimento de um deles normalmente afeta o exerccio dos demais. Talvez a mais relevante entre todas as caractersticas jurdicas dos direitos fundamentais.

SISENANDO CALIXTO

Vous aimerez peut-être aussi