Vous êtes sur la page 1sur 6

Maria Antnia Centro Universitrio da USP Curso de Especializao em Linguagens da Arte Turma 09

Alerta

Criao/Educao em Dana Contempornea Uxa Xavier

SO PAULO 2011

Curso de Especializao em Linguagens da Arte Turma 9

Beatriz Lange Edna Rosane Gonalves Fernanda Oliveira Ribeiro Jussara Justino Laila Sala Renata Martins Rita Tatiana Gualberto de Almeida

Alerta

Ficha tcnica
Material: uma bola. Nmero de participantes: 4 ou mais. Local: quadra, praa, parque. Habilidades trabalhadas nesta brincadeira: ateno, condicionamento fsico, velocidade e movimento.

Situao inicial
Um dos integrantes fica com a bola nas mos e de costas para os demais participantes que ficam virados de frente para o participante que est com a bola. necessrio que os participantes definam a distncia entre si e estejam espalhados e parados no espao. No primeiro momento da brincadeira o fator predominante espao.

Movimento 1
O integrante que est com a bola nas mos fala o nome de um dos demais enquanto joga a bola aleatoriamente no espao.

Movimento 2
Todos os integrantes se movem simultaneamente no espao em direes opostas, afastando-se de quem teve o nome dito, este, por sua vez, movimenta-se para pegar a bola.

Neste segundo movimento importante observar que o fator espao determinado pelo tempo que o integrante incumbido de pegar a bola demora para t-la em mos.

Movimento 3
Ao ter a bola em mos, o integrante fala: Alerta! Ao ouvir o comando os demais devem parar de se movimentar no espao.

Movimento 4
Enquanto os outros permanecem parados no espao, aquele que est com a bola em mos pode se movimentar, dando no mximo trs passos em direo aos demais participantes.

Movimento 5
Aps dar os trs passos, o jogador arremessa a bola num dos

participantes parados, se este ltimo no conseguir pegar a bola est fora da brincadeira, se conseguir pegar a bola aquele que arremessou que estar fora.

Movimento 6
Os participantes voltam para a situao inicial, exceto o que saiu. A brincadeira se repete at que um dos participantes seja o vencedor do jogo.

Releitura de Alerta

Ficha tcnica
Material: bolas de trs cores diferentes, sendo uma para cada participante. Nmero de participantes: 3 ou mais. Local: quadra, praa, parque. Habilidades envolvidas: ateno, memria, velocidade, movimento. Objetivo: A brincadeira foi modificada para trabalharmos tempo, relao com objeto e memria do movimento atravs da explorao de planos. O comando alerta teve seu papel invertido, ou seja, passou a indicar o incio dos movimentos com as bolas em posse dos integrantes e os movimentos sero definidos pela cor da bola em posse: a bola vermelha plano alto, a bola azul no plano mdio e a verde no plano baixo.

Situao inicial
Os participantes definem a distncia entre si, ficando espalhados e parados no espao. Um dos integrantes (arremessador) fica com as bolas nas mos e virado de costas para os demais, que devem ser capazes de ver o arremessador.

Movimento 1
O integrante que est com as bolas nas mos lana-as, aleatoriamente, no espao e diz: verde baixo, azul mdio e vermelha alto.

Movimento 2
Todos os integrantes se movem, simultaneamente, no espao buscando a posse de uma das bolas. Ao t-la em mos, iniciam os movimentos do plano definido pela cor da bola que possuem.

Movimento 3
O integrante que lanou as bolas fala: Alerta! Ao ouvir o comando os demais devem lanar a bola que tem em mos para o integrante mais prximo em seu campo de viso.

Movimento 4
O ltimo a pegar uma das bolas troca de lugar com o integrante que as arremessou e esta bola retirada da brincadeira.

Movimento 5
Os participantes voltam para a situao inicial. A brincadeira se repete at que reste apenas um participante que ser o vencedor.

Vous aimerez peut-être aussi