Vous êtes sur la page 1sur 2

PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS PARA RENOVAO DO CONSELHO DO FUNDEB Caso o Conselho do Fundeb esteja com mandato vencido, ou prximo

do vencimento do mandato, os seguintes procedimentos devem ser adotados pelo Poder Executivo (Prefeitura/Estado): 1) Convocar as categorias para que indiquem conselheiros para o novo mandato do CACS-Fundeb ou se manifestem sobre a reconduo dos conselheiros atuais (caso a legislao municipal permita a reconduo). A escolha dos conselheiros deve ser realizada na forma estabelecida pelo art. 24, 3, da Lei 11.494/2007. 2) Aps a indicao de cada categoria, na forma estabelecida pelo art. 24 da Lei 11.494/2007, o Poder Executivo dever nomear os conselheiros titulares e suplentes em Ato legal especfico (Lei, Decreto ou Portaria). No Ato legal de nomeao dos conselheiros devem constar algumas informaes indispensveis, a saber: Nome completo de cada conselheiro; Segmento que representa; Indicao de titularidade ou suplncia (para cada membro titular deve haver um suplente); Data da assinatura do Ato legal; Assinatura do Ato pela autoridade competente; e Data da publicao do Ato legal. Caso haja reconduo, importante que isso seja destacado no Ato legal de nomeao dos conselheiros. OBS.: Quando um conselheiro se afastar do Conselho antes do final do mandato, outra pessoa dever ser indicada pela mesma categoria para substitu-lo, ou no caso de se tratar de um conselheiro titular, seu suplente poder assumir seu lugar e a categoria dever indicar outro suplente. Em ambas as situaes, o conselheiro titular e seu suplente devem ser nomeados por Ato legal especfico do Poder Executivo (Decreto ou Portaria). IMPORTANTE: Quando houver substituio de conselheiro, apenas o substituto deve ser nomeado. Nesse caso, no correto nomear todos os conselheiros novamente.

Em relao ao cadastro do Conselho no sistema CACS-FUNDEB, devem ser adotados os seguintes procedimentos: Quando o mandato do Conselho do Fundeb estiver vencido, os passos para lanamento das informaes no sistema CACS-Fundeb devem ser adotados de acordo com as seguintes situaes:

1) O cadastro do Conselho vencido est com a situao CADASTRO PENDENTE. Neste caso deve-se entrar em contato com o FNDE pelo telefone (61) 3966-4232 para solicitar a liberao do mandato vencido. IMPORTANTE: Neste momento, o tcnico da Coordenao de Operacionalizao do Fundeb avaliar o cadastramento feito e, caso seja encontrada alguma irregularidade, o mandato somente ser liberado depois de corrigido o problema. 2) O cadastro do Conselho est com a situao AGUARDANDO DOCUMENTO. Neste caso, a documentao enviada ao FNDE pelo Poder Executivo, responsvel pelo cadastramento do Conselho, ser analisada pela equipe tcnica da Coordenao de Operacionalizao do Fundeb no FNDE. O municpio deve aguardar a anlise para verificar se o cadastro ficar REGULAR ou IRREGULAR. IMPORTANTE: Mesmo que os conselheiros do novo mandato tenham sido nomeados, o municpio deve aguardar o final da anlise para proceder a atualizao do cadastro. Essa medida visa o arquivamento no histrico de todas as informaes de todos os mandatos do Conselho do Fundeb para consultas posteriores. 3) O cadastro do Conselho vencido est com a situao IRREGULAR. Neste caso deve-se acessar a guia Irregularidades, dentro do sistema CACS-Fundeb, e buscar corrigir os problemas detectados pela equipe tcnica que avaliou o cadastro. Aps estas correes, o cadastro ser novamente analisado e somente ento o mandato vencido ser liberado pelo FNDE. IMPORTANTE: Em alguns casos a pendncia encontrada no poder ser resolvida para o mandato vencido, como no caso em que no houve alterao do Ato de criao do Conselho para incluso de mais um representante do Poder Executivo no Conselho. Neste caso, aps a alterao do Ato de criao do Conselho pelo Municpio, o mandato vencido poder ser arquivado no histrico, mesmo com a irregularidade neste segmento. 4) O cadastro do Conselho com mandato vencido est com a situao REGULAR. Neste caso, o municpio deve entrar em contato com o FNDE para que seja liberado o cadastro dos conselheiros do novo mandato. IMPORTANTE: Mesmo que um Conselheiro, que j est cadastrado no mandato vencido, seja reconduzido, necessrio encerrar seu primeiro mandato (para que estas informaes estejam presentes no histrico do Conselho do Fundeb) e cadastr-lo novamente no mandato atual.

Vous aimerez peut-être aussi