Vous êtes sur la page 1sur 2

DEFINIO

CLULAS DE CARGA - CONCEITOS BSICOS

Introduo
O uso de clulas de carga como transdutores de medio de fora abrange hoje urna vasta garna de aplicaes:desde nas balanas comerciais at na automatizao e controle de processos industriais.A popularizao do seu uso decorre do fato que a varivel peso Interveniente em qrande parte das transaes comerciais e de medio das mais frequentes dentre as grandezas fsicas de processo. Associa-se, no caso particular do Brasil, a circunstncia que a tecnologia de sua fabricao, que antes era restrita a naes mais desenvolvidas, hoje amplamente dominada pelo nosso Pas, que desponta como exportador importante no mercado internacional.

Fig. 1 - Extensmetro ou StrainGage

Princpios de Funcionamento
O princpio de funcionamento das clulas de carga baseia-se na variao da resistncia hmica de um sensor denominado extensmetro ou strain gage (Fig. 1), quando submetido a uma deformao. Utiliza-se comumente em clulas de carga quatro extensmetros ligados entre si segundo a ponte de Wheatstone (Fig. 2) e o desbalanceamento da mesma, em virtude da deformao dos extensmetros, proporcional fora que a provoca. atravs da medio deste desbalanceamento que se obtm o valor da fora aplicada. Os extensmetros so colados a uma pea metlica (alumnio, ao ou liga cobre-berlio), denominada corpo da clula de carga e inteiramente solidrios sua defornmao. A fora atua portanto sobre o corpo da clula de carga e a sua deformao transmitida aos extensmetros, que por sua vez mediro sua intensidade. Obviamente que a forma e as caractersticas do corpo da clula de carga devem ser objeto de um meticuloso cuidado, tanto no seu projeto quanto na sua execuo, visando assegurar que a sua relao de proporcionalidade entre a intensidade da fora atuante e a consequente deformao dos extensmetros seja preservada tanto no ciclo inicial de pesagem quanto nos cilcos subsequentes, independentemente das condies ambientais. A forma geomtrica, portanto, deve conduzir a uma "linearidade" dos resultados (fig. 3). Considerando-se que atemperatura gera deformaes em corpos slidos e que estas poderiam ser confundidas com a provocada pela aa da fora a ser medida, h necessidade de se "compensar" os efeitos de temperatura atrav da introduo no circuito de Wheatstone de resistncias especiais que variem com o calor de forma inversa a dos extensmetros.

Fig. 2 - Ponte de Wheatstone

Fig. 3 - Grfico de deformao x carga, mostrando histerese,

Um efeito normalmente presente ao ciclo de pesagem e que deve ser controlado com a escolha conveniente da liga da matria-prima da clula de carga o da "histerese" decorrente de trocas trmicas com o ambiente da energia elstica gerada pela deformao, o que acarreta que as medies de cargas sucessivas no coincidam com as descargas respectivas (Fig. 3). Outro efeito que tambm deve ser controlado a "repetibilidade" ou seja, indicao da mesma deformao decorrente da apIicao da mesma carga sucessivamente, tambm deve ser verificada e controlada atravs do uso de materiais isotrpicos e da correta aplicao da fora sobre a clula de carga (Fig. 3). Finalmente, deve-se considerar o fenmemo da "fluncia" ou creep, que consiste na variao da deformao ao longo do tempo aps a aplicao da carga. Este efeito decorre de escorregamentos entre as faces da estrutura cristalina do material e apresenta-se como variaes aparentes na intensidade da fora sem que haja incrementos na mesma (Fig. 4).

repetibilidade e no linearidade

Fig. 4- Grfico de deformao x tempo mostrando a fluncia ou creep

Vous aimerez peut-être aussi