Vous êtes sur la page 1sur 7

MQUINA DE ATWOOD

Relatrio de experincia

Grupo de trabalho:

Nuno Principe n19 Nuno Matos n20 Toms Martins n 28 Vasco Dias n 29

RABALHO PR-LABORATORIAL

A experincia consiste numa roldana de eixo horizontal em cuja gola passa um fio longo, o qual sustenta, inicialmente, dois corpos de massas iguais, um em cada extremidade. Colocando um dos corpos a nvel superior ao do outro, e sobrecarregando aquele com um corpo de massa muito menor, o sistema move-se com movimento uniformemente acelerado, cuja acelerao, maior ou menor, depende dos valores das massas iguais dos corpos que esto suspensos e da massa do corpo que foi adicionado.

A partir da breve definio do instrumento utilizado na experincia, observa-se que o assunto principal o movimento rectilneo uniformemente variado com acelerao constante, movimento esse realizado na vertical. Atravs disso, possvel destacar as grandezas fsicas envolvidas: (SI), Tempo t, (s); o Deslocamento d (m), a Velocidade - v (m/s), a Acelerao a (m/s), Fora F (N) e a massa m (kg), consequentemente ser envolvido tambm o Peso P (N).

Frmulas Movimento uniformemente variado: 1.

Essa primeira frmula, a funo que representa o deslocamento nesse tipo de movimento, produz graficamente uma parbola. Temos ainda, a funo que relaciona a velocidade num dado instante com a acelerao, que produz uma recta inclinada se representada graficamente:
2. v = v0 + at

A acelerao no representado por uma funo especfica, pois nesse tipo de movimento, como j foi mencionado, permanece constante. A velocidade e a acelerao podem ser calculadas ainda atravs de:
3. v = 4. a =
s (velocidade escalar mdia) t

v (acelerao escalar mdia) t

Segunda Lei de Newton:

F = ma

M M 1

Fig. 1 Funcionamento da mquina de Atwood

Analisando a figura 1, com (m2>m1), pode deduzir-se: a = DEM.: P2 T = m2a

m 2 m1 g m 2 + m1

T P1 = m1a

Simplificando T, fazendo P1 = m1g e P2 = m2g e somando as equaes temos: m2g m1g = (m2+m1)a Colocando g em evidencia e isolando a (acelerao) temos:
a= m 2 m1 g m 2 + m1

Grandezas Tempo Posio no instante t Posio inicial Velocidade no Velocidade inicial Acelerao Variao da posio Variao do tempo Variao da Fora Massa Peso Tenso

Representa o t x x0 v v0 a s t v F m P T

Unidade s m (metro) m (metro) m/s m/s m/s m s m/s N kg N N

Fig. 2 - Tabela que


descreve as grandezas utilizadas para definio das frmulas

ROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Material: roldana e fio de massas desprezveis, massas marcadas de valores variados, fita mtrica e cronmetro.
Tabela que descreve as grandezas utilizadas para definio das frmulas

- Foi passado um fio pela roldana e os suportes foram pendurados.


Foram escolhidas, ento, massas m1 e m2 semelhantes para manter o sistema em equilbrio. Para isso, as massas foram pesadas, utilizando a balana.
Corpos medidos

m1 (+ suporte) Balana

m2 (+ suporte) Balana

Instrumento utilizado Medida obtida

11,910,0 11,980,00 05 g 5g

NOTA: 0,005g indicados correspondem preciso da balana

Em seguida, foi escolhida massa m pequena, que foi colocada juntamente com a massa M1 para desequilibrar o sistema. ( m = 0,93 g)

Tendo, assim, um sistema desequilibrado, o suporte contendo a massa m1 foi levado at o cho. Foi medido o tempo que m1 demora a chegar superfcie de contacto, tendo vrios valores de h. Cada medio feita trs vezes para evitar incertezas.

ESULTADOS

Medies 1,2,3 4,5,6 7,8,9 10,11,12 13,14,15

Tempo (s) 0,1493 0,1119 0,09285 0,08178 0,0742

Deslocamento (m) 0,0157 0,0314 0,0471 0,0628 0,0785

NOTA: Os valores da tabela referentes ao tempo e ao deslocamento so valores mdios


resultantes de trs medies.

Grficos
Grfico representado por uma funo do tipo y = a0 + a1x + a2x, que no caso a frmula 1, apresentada na introduo. Os dados, formam o que se esperava, uma parbola.

Grfico acelerao em funo do tempo. Acelerao constante logo o grfico uma paralela ao eixo do X (tempo).

ONCLUSO

A princpio quando se realiza a experincia em laboratrio, parece muito simples, mas quando comeamos a estud-lo mais a fundo, vemos que a quantidade de informaes e conceitos que esto relacionados. A partir de um aparentemente simples desequilbrio de massas, conseguimos dados que nos levam a grficos que realmente ilustram o movimento, grficos esses que so produzidos a partir de dados que aparentemente parecem no ter relao. A concluso pode ser resumida, ento, dizendo que a experincia interessante e exige um elevado grau de empenho.

Vous aimerez peut-être aussi