Vous êtes sur la page 1sur 3

Dirio da Repblica, 1. srie N. 122 25 de Junho de 2010 das.

s. Na verdade, a cobertura do Pas por instrumentos de gesto territorial, designadamente de mbito municipal, permite hoje um planeamento do territrio apto a acautelar os interesses relevantes para as decises de localizao das actividades humanas. A ponderao dos factores relevantes para a localizao dos equipamentos escolares no poder ser outra que no a dos instrumentos de gesto territorial, especialmente, os planos municipais de ordenamento do territrio. No mbito da elaborao destes instrumentos possvel efectuar uma anlise ajustada realidade do territrio, a qual beneficia da conduo do processo pela cmara municipal, entidade melhor colocada para o conhecimento do respectivo territrio, bem como dos contributos das diversas entidades da administrao central chamadas a intervir, onde se incluem, naturalmente, os servios do Ministrio da Educao, e ainda, das prprias populaes e da sociedade civil em geral. A transversalidade e participao, caractersticas dos processos de planeamento do territrio, constituem, por si, uma garantia de ponderao dos factores relevantes para a localizao dos equipamentos escolares que as rgidas regras do Decreto-Lei n. 37 575, de 8 de Outubro de 1949, no logram alcanar. Por outro lado, tambm, no que se refere preveno e limitao de consequncias, para o homem e o ambiente, do desenvolvimento de actividades que envolvam substncias perigosas, a evoluo foi muito significativa. Efectivamente, o desenvolvimento das actividades perigosas est, ele prprio, sujeito a zonas de proteco legalmente previstas. Por ltimo, importa referir que a revogao do decretolei referido no afasta os regimes especficos vigentes relativos s zonas de proteco dos edifcios pblicos de reconhecido valor arquitectnico, dos edifcios pblicos classificados como monumentos nacionais e dos edifcios de interesse pblico, dado que os edifcios escolares apresentam, com frequncia, caractersticas que os subsumem s categorias acima referidas. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo nico
Norma revogatria

2323

REGIO AUTNOMA DA MADEIRA


Assembleia Legislativa Decreto Legislativo Regional n. 11/2010/M
Adapta Regio Autnoma da Madeira o Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, que estabelece o regime jurdico da segurana contra incndios em edifcios

Considerando que o Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, que estabelece o regime jurdico da segurana contra incndios em edifcios, adiante designado abreviadamente por SCIE, determina que o mesmo se aplica a todo o territrio nacional, sem prejuzo de diploma regional que proceda s necessrias adaptaes nas Regies Autnomas; Considerando que as especificidades da Regio Autnoma da Madeira, adiante designada abreviadamente por Regio, em particular a sua orografia caracterizada pelo relevo acidentado, condicionam fortemente a utilizao urbana; Considerando ainda, que importa reportar s entidades pblicas regionais competentes as atribuies e competncias conferidas no decreto-lei supramencionado s diversas entidades nacionais, revela-se assim imperioso adaptar aquele diploma a fim de torn-lo exequvel na Regio: Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n. 23/98, de 26 de Maio. Assim: A Assembleia Legislativa da Regio Autnoma da Madeira decreta, ao abrigo da alnea a) do n. 1 do artigo 227. da Constituio da Repblica Portuguesa, da alnea z) do artigo 40. e do n. 1 do artigo 41. do Estatuto PolticoAdministrativo da Regio Autnoma da Madeira, aprovado pela Lei n. 13/91, de 5 de Junho, revisto pelas Leis n.os 130/99, de 21 de Agosto e 12/2000, de 21 de Junho, conjugados com o artigo 37. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, o seguinte: Artigo 1.
Objecto

revogado o Decreto-Lei n. 37 575, de 8 de Outubro de 1949. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 15 de Abril de 2010. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira Dulce dos Prazeres Fidalgo lvaro Pssaro Manuel Francisco Pizarro Sampaio e Castro Maria Isabel Giro de Melo Veiga Vilar. Promulgado em 8 de Junho de 2010. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 9 de Junho de 2010. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

O presente diploma adapta Regio Autnoma da Madeira o Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, que estabelece o regime jurdico da segurana contra incndios em edifcios, adiante designado abreviadamente por SCIE. Artigo 2.
Adaptaes orgnicas

1 As referncias feitas no Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, Autoridade Nacional de Proteco Civil, com excepo das constantes nos seus artigos 16., 23. e 35., entendem-se reportadas na Regio ao Servio Regional de Proteco Civil, IP-RAM, adiante designado abreviadamente por SRPC, IP-RAM. 2 As referncias feitas Autoridade de Segurana Alimentar e Econmica, entendem-se reportadas na Regio Inspeco Regional das Actividades Econmicas.

2324
Artigo 3.
Competncia

Dirio da Repblica, 1. srie N. 122 25 de Junho de 2010 proporcionada, desde que, cumulativamente, se verifiquem as seguintes condies: a) Emisso de declarao pelos autores e coordenador dos projectos, nos termos de responsabilidade, estabelecendo quais as disposies tcnicas que no foram observadas na elaborao dos mesmos, fundamentando as razes da sua no observncia; b) Previso de meios de segurana compensatrios determinados para cada situao, a propor fundamentadamente pelos autores e coordenador dos projectos, para aprovao pela entidade fiscalizadora competente. Artigo 6.
Perigosidade atpica

1 O SRPC, IP-RAM a entidade competente para assegurar o cumprimento do regime jurdico da segurana contra incndios em edifcios na Regio. 2 Mediante acordo prvio e protocolo a celebrar para o efeito, o SRPC, IP-RAM pode, no que se refere a utilizaes-tipo de edifcios e recintos da 1. e 2. categoria de risco, delegar competncias nos servios municipais de proteco civil que disponham de tcnicos habilitados. Artigo 4.
Fiscalizao

1 A competncia a que se refere a alnea a) do n. 1 do artigo 24. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, exercida pelo SRPC, IP-RAM, atravs de: a) Emisso de parecer sobre os projectos de especialidade de SCIE submetidos a consulta do SRPC, IP-RAM; b) Emisso de parecer sobre as medidas de autoproteco, previstas no artigo 21. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro; c) Realizao de vistorias, nas condies previstas no artigo 18. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro; d) Realizao de inspeces, nas condies previstas no artigo 19. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro. 2 Os municpios, na sua rea territorial, so competentes para assegurar e fiscalizar o cumprimento das condies de SCIE quanto a edifcios, suas fraces, ou recintos, das utilizaes-tipo I, II, III, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII da 1. categoria de risco. 3 A Inspeco Regional das Actividades Econmicas competente para fiscalizar o cumprimento das condies de SCIE, no que respeita colocao no mercado dos equipamentos referidos no regulamento tcnico mencionado no artigo 15. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro. 4 Aos projectos de especialidade de SCIE, submetidos a consulta do SRPC, IP-RAM, aplicvel, com as necessrias adaptaes, o disposto no artigo 13. do Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro. 5 Quando desfavorvel, o parecer sobre os projectos de especialidade de SCIE vinculativo e deve ser devidamente fundamentado. Artigo 5.
Edifcios existentes sujeitos a operaes urbansticas

1 Na Regio, quando justificada e comprovadamente, as disposies do regulamento tcnico, a que se refere o artigo 15. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, sejam desadequadas face topografia acidentada do terreno, aplicao de tecnologias inovadoras no mbito das disposies construtivas ou dos sistemas e equipamentos de segurana, s grandes dimenses em altimetria e planimetria ou s suas caractersticas de funcionamento e explorao, tais edifcios e recintos ou as suas fraces so classificados de perigosidade atpica, e ficam sujeitos a solues de SCIE que, cumulativamente: a) Sejam devidamente fundamentadas pelo autor do projecto, com base em anlises de risco, associadas a prticas j experimentadas, mtodos de ensaio ou modelos de clculo; b) Sejam explicitamente referidas como no conformes nos termos de responsabilidade do coordenador e autores do projecto; c) Sejam aprovadas pela entidade fiscalizadora competente. 2 A responsabilidade pela elaborao dos projectos de SCIE e dos planos de segurana internos referentes a edifcios e recintos classificados de perigosidade atpica, tem de ser assumida exclusivamente por um arquitecto, reconhecido pela Ordem dos Arquitectos (OA), ou por um engenheiro, reconhecido pela Ordem dos Engenheiros (OE), ou por um engenheiro tcnico, reconhecido pela Associao Nacional dos Engenheiros Tcnicos (ANET), com certificao de especializao nos termos previstos no artigo 16. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro. Artigo 7.
Utilizao dos edifcios

Aos edifcios ou partes de edifcios e recintos existentes, sujeitos a obras de reconstruo, obras de ampliao ou obras de alterao a que se referem as alneas c) a e) do artigo 2. do Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, bem como aos casos de alterao de utilizao dos mesmos, pode ser dispensada a aplicao de algumas das disposies do regulamento tcnico referido no artigo 15. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, se estas se revelarem, por razes de natureza econmica, tcnica ou arquitectnica, de concretizao manifestamente des-

Quando haja lugar a vistorias, nos termos do artigo 18. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, referentes s 2., 3. e 4. categorias de risco, estas devem integrar um representante da entidade fiscalizadora competente. Artigo 8.
Medidas de autoproteco

1 Para efeitos de apreciao das medidas de autoproteco referidas no artigo 21. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, o respectivo processo deve ser enviado entidade fiscalizadora competente, pelas entidades refe-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 122 25 de Junho de 2010 ridas no artigo 6. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, nos seguintes prazos: a) At 30 dias anteriores entrada em utilizao, no caso de obras de construo nova, de alterao, ampliao ou mudana de uso; b) No prazo mximo de um ano aps a data de entrada em vigor do presente diploma, para o caso de edifcios e recintos existentes quela data. 2 Na fase de concepo das medidas de autoproteco podem ser solicitadas, entidade fiscalizadora competente, consultas prvias sobre a adequao das propostas de soluo para satisfao das exigncias de segurana contra incndio. Artigo 9.
Instruo e deciso dos processos sancionatrios

2325
de vistorias e inspeces das condies de segurana contra incndios em edifcios. Artigo 13.
Comisso regional de acompanhamento

Sem prejuzo do disposto no artigo 35. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, por despacho conjunto dos membros do Governo Regional responsveis pelas reas da proteco civil e das obras pblicas, ser criada uma comisso de acompanhamento do regime institudo no presente diploma, presidida pelo SRPC, IP-RAM, e constituda por um perito a designar por cada uma das seguintes entidades: a) Laboratrio Regional de Engenharia Civil; b) Associao de Municpios da Regio Autnoma da Madeira; c) Delegao Regional da Ordem dos Arquitectos; d) Seco Regional da Ordem dos Engenheiros; e) Seco Regional da Madeira da Associao Nacional dos Engenheiros Tcnicos. Artigo 14.
Legislao complementar

A instruo e deciso de processos por contra-ordenao, prevista no Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, compete entidade fiscalizadora, no mbito das respectivas competncias legais. Artigo 10.
Destino do produto das coimas

O produto das coimas repartido da seguinte forma: a) 10 % para a entidade fiscalizadora; b) 30 % para o SRPC, IP-RAM; c) 60 % para a Regio. Artigo 11.
Taxas

A regulamentao do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro igualmente aplicvel Regio, sem prejuzo desta proceder respectiva adaptao ou aprovao de regulamentao prpria. Artigo 15.
Norma revogatria

So revogados: a) O Decreto Regulamentar Regional n. 21/95/M, de 28 de Agosto; b) O Decreto Regulamentar Regional n. 24/92/M, de 15 de Setembro; c) O Decreto Regulamentar Regional n. 23/92/M, de 15 de Setembro; d) O Decreto Regulamentar Regional n. 25/92/M, de 17 de Setembro. Artigo 16.
Entrada em vigor

1 O disposto no artigo 29. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, no aplicvel na Regio. 2 Os servios prestados pelo SRPC, IP-RAM, no mbito do presente diploma, esto sujeitos a taxas cujo valor ser fixado por portaria conjunta dos membros do Governo Regional responsveis pelas reas das finanas e da proteco civil. Artigo 12.
Credenciao

1 O regime de credenciao previsto no n. 2 do artigo 5. e no artigo 30. do Decreto-Lei n. 220/2008, de 12 de Novembro, ser objecto de regulamentao prpria, pelo membro do Governo Regional com tutela na rea da proteco civil. 2 Podem ser credenciadas pelo SRPC IP-RAM, pessoas colectivas legalmente constitudas que possuam no seu objecto social a prestao de servios na rea da proteco civil, participadas em comum pelas associaes humanitrias de bombeiros e cmaras municipais detentoras de corpos de bombeiros, desde que disponham de tcnicos devidamente habilitados e credenciados pelo SRPC IP-RAM, para a emisso de pareceres e realizao

O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Aprovado em sesso plenria da Assembleia Legislativa da Regio Autnoma da Madeira em 1 de Junho de 2010. O Presidente da Assembleia Legislativa, Jos Miguel Jardim dOlival Mendona. Assinado em 15 de Junho de 2010. Publique-se. O Representante da Repblica para a Regio Autnoma da Madeira, Antero Alves Monteiro Diniz.

Vous aimerez peut-être aussi