Vous êtes sur la page 1sur 1

Anlise ergonmicA

Anlise Ergonmica
Avaliao ergnomica dos pictogramas projetados pelos alunos Felipe Barroco e Luiz Alberto Pivetta, no ultimo semestre de 2010, na disciplina de Projeto Visual. O exerccio proposto era a criao de pictogramas para substituir as placas de Aberto/Fechado, muito utilizadas em estabelecimentos comericiais. A proposta partiu da idia que um pictograma passaria a mensagem de forma mais eficiente. Os pictogramas, tambm chamados de smbolos e cones, so formas grficas usadas para transmitir informao. Podem ser acompanhados por texto, ou, apresentados sozinhos. Contudo, as normas internacionais dizem que, se no atingirem nveis aceitveis de compreenso, devero ser acompanhados por texto. Para sabermos as suas taxas de sucesso, os pictogramas devem ser sujeitos a testes de compreenso, com potenciais utilizadores. Quanto s suas principais caractersticas, estes devem ser simples e com formas cheias em vez de apenas contornos. Devem ser legveis, mesmo a reduzidas dimenses mas tambm legveis a longas distncias e em ambientes com condies degradadas.

de

PictogrAmA

Introduo

Avaliaes semntica, sinttica e pragmtica. Semntica Como o signo representa melhor a mensagem? As pessoas compreendem a mensagem que o signo denota? Pessoas de diferentes culturas e idades compreendem o signo? O signo contm elementos que no condizem com a mensagem? Sinttica As partes se relacionam bem entre si? Se relaciona bem com outros signos? A construo adequada no uso de figura/fundo, preenchimento/outline, orientao, formato, escala, cor e textura? Contradiz padres existentes? O conjunto permite uma aplicao ou adaptao sistemtica para outros significados? Pragmtica afetado por condies de luminosidade, ngulos de viso distintos e outros limitantes? Tem boa visibilidade a certas distncias? difcil reproduzi-lo? Pode ser reduzido e ampliado?

Anlise Denotativa Aberto: que se abriu; descerrado; que permite entrar, sair ou ver, por no apresentar obstculos; desimpedido, desobstrudo; cuja entrada permitida; posto em funcionamento. Fechado: que se fechou; que no est aberto, apartado do exterior; encerrado, guardado; que tem a abertura vedada, obstruda; cujas atividades foram (provisria ou definitivamente) suspensas. Anlise Conotativa Conceitos, muito comuns no cotidiano, tambm so comuns em cincias como a mecnica (e.g. vlvulas abertas/fechadas), informtica (e.g. porta lgica aberta/ fechada), fisiologia ou ecnomia (e.g. mo aberta/fechada), cincia da computao (e.g. cdigo aberto/fechado), eletrnica (e.g. circuito aberto/fechado), biologia (e.g. sistema circulatrio aberto/fechado) etc; personalidade de determinado indivduo, se muito tmido e introspectivo ou mais extrovertido; intensidade de nvens escuras no cu; ambiente com cobertura ou descoberto; processos e atividades finalizados ou no; Anlise de Similares

A seguir pode ser visto o resultado de cada uma das anlises para cada uma das alternativas citadas no tpico anterior. Os resultados apresentados se referem respectivamente s anlises semntica, sinttica e pragmtica. Apesar de possuir uma anlise Pragmtica excelente, esta opo peca em semntica, individualmente se torna difcil de reconhecer o significado do smbolo. Sua construo sinttica boa, mas no o suficiente para se utilizar de forma 100% segura.

Mapa Mental

Resultados e Concluso

O Projeto

Possui a melhor avaliao mdia de todas, com 3 elementos com representatividade forte para aberto e fechado, tendo podendo ser interpretado inclusive como trancado e destrancado. Sua avaliao sinttica um pouco prejudicada pela complexidade do conjunto de elementos.

Painel Semntico

Gerao de Alternativas Cadeado o smbolo mais representativo para trancado e destrancado, que facilmente associado a aberto e fechado.

Individualmente ambas as opes possuem um funcionamento idntico, entretanto o negativo entre elas causa um pouco de confuso e o excesso de complexidade dos elementos (especialmente o cadeado pequeno de mais) causa falta de legibilidade. O significado tambm no completamente claro por possuir um elemento no representativo.

A Maaneta juntamente com o buraco da chave e o cadeado so opes que combinadas complementam a idia de aberto e fechado.

Individualmente existe uma falha muito grande com o pictograma de fechado que pode significar muitas coisas diferentes. O excesso de elementos grficos tambm prejudica bastante a visibilidade e a reproduo em escalas muito grandes ou muito pequenas.

Referncias

Uma pessoa com um cadeado representa o conceito de Entre ou Fechado, juntamente com o negativo d a idia de estar aberto ou no.

Referncias Bibliogrficas
EVERLING, Marli T. et al. A ANLISE ERGONMICA COMO FERRAMENTA EM PROJETOS DE SINALIZAO INTERNA: A RECEPO DAS UNIDADES DE INTERNAO DO HOSPITAL UNIVERSITRIO DE SANTA MARIA. Disponvel em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0517.PDF>. Acesso em: 6 jul. 2011. PACCOLA, Sileide Aparecida de Oliveira et al. Ergonomia e segurana do trabalho aplicados na anlise de sinalizao: cores e pictogramas. Disponvel em: <http://revistaeletronica.sp.senai.br/index.php/seer/article/ viewFile/51/39>. Acesso em: 06 jul. 2011. AIGA. SYMBOL SIGNS. Disponvel em: <http://www.aiga.org/symbol-signs/>. Acesso em: 06 jul. 2011.

Um ambiente com suas portas abertas ou fechadas a maneira mais simples de representar um ambiente fechado e aberto.

Vous aimerez peut-être aussi