Vous êtes sur la page 1sur 3

O Projeto

Caminho Sustentvel a opo consciente um projeto do Sindicato da Industria de Calados, Vesturio e Componentes de Calados de Igrejinha. Mais que um programa scio-ambiental, uma filosofia de ao, de gesto e de desenvolvimento sustentvel do setor, exercendo impactos nos objetivos, estratgias e no prprio significado de empresa. A atuao das empresas do setor de couro e calados de Igrejinha j vem h alguns anos buscando este caminho. J em 1997 o Sindicato das Indstrias criou e implantou uma das primeiras centrais de disposio de resduos industriais totalmente licenciada pelo rgo ambiental do estado. Apresentao de Slides Com o lanamento do programa Caminho Sustentvel a opo consciente, as empresas tero, a partir de agora, uma intensa programao, onde recebero informaes, treinamento e qualificao dentro das reas do meio ambiente e da tecnologia. Sero criados programas sociais de incluso e tambm de melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade. Caminho Sustentvel a opo consciente um marco para as empresas de Igrejinha e ser referncia para o setor de couro e calados em todo o Brasil e mesmo no mundo. Para um empreendimento humano ser sustentvel, tem de ter em vista 4 requisitos bsicos: Ser ecologicamente orientado; Ser economicamente vivel; Ser socialmente justo; e Ser culturalmente aceito.

Os principais objetivos a serem alcanados so:


demonstrao ao mercado da inteno das empresas de Igrejinha/RS de desenvolver-se de maneira sustentvel; * reduo dos passivos ambiental e trabalhista; maior visibilidade ao calado, artefatos e insumos produzidos em Igrejinha; maior conscientizao ambiental dos colaboradores e da comunidade; maior qualificao tcnica dos colaboradores das empresas; efetivo exerccio da funo social da empresa; reduo dos custos da disposio dos resduos industriais; reduo dos custos de produo dos calados; melhoria da qualidade de vida da comunidade; maior aproximao com a comunidade, entre outros.

Estratgias de Ao

Na busca pelo desenvolvimento sustentvel, este programa se apia em quatro grandes pilares: ambiental, social, tecnolgico e econmico. Ou seja, a empresa, para manter por longo prazo a sustentabilidade dos negcios, no pode prescindir mais de desenvolver a conscincia para estes temas junto aos seus colaboradores, nem o gestor pode deixar de tomar as decises com base nos conceitos referenciados neste programa. Ainda, ser criado um selo para certificao das empresas que aderirem ao programa e que cumprirem com requisitos bsicos ditados pelo regulamento criado especialmente para este programa. Esta certificao ser realizada atravs de auditoria de um comit tcnico independente, de maneira a tornar o selo Caminho Sustentvel uma referncia confivel para o mercado. Alm destas, muitas outras atividades devero ocorrer, uma vez que este projeto comeou em julho de 2009, mas no tem data para terminar. Como j foi dito, ele passa a ser uma filosofia a ser adotada por todas as empresas e por todos os colaboradores, de forma definitiva e permanente. reas de atuao Dentro do rol de aes previstas na programao do projeto Caminho Sustentvel a opo consciente as principais so:

rea ambiental
Reduo na gerao de resduos Educao ambiental nas empresas, com nfase na separao correta dos resduos Reduo do consumo de energia Educao ambiental nas escolas do municpio Troca de mudas e plantio de rvores Realizao de um seminrio anual de sustentabilidade

rea social
Arrecadao de agasalhos Doao de sangue Incluso de portadores de necessidades especiais Menores aprendizes Reduo do nmero de menores grvidas Reduo das doenas sexualmente transmissveis Erradicao do analfabetismo Otimizao do transporte de crianas para creches

rea tecnolgica

Programa de capacitao empresarial Qualificao profissional

Vous aimerez peut-être aussi